Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Missões Secundárias  

As missões secundárias, ou side quests, são missões criadas para personagens como aliados, seguidores, ou aprendizes dos personagens principais - também chamados de coadjuvantes ou personagens secundários. O objetivo desta regra é definir como é uma missão, sua duração, e testes que possam ser feitos para definir o resultado final depois do tempo em que os personagens ficaram ausentes para tentar cumprir a missão.

Nas Missões, há três tipos de encontros:

- Combate;
- Habilidade;
- Magia.

De acordo com a profissão de cada personagem secundário, ele possui atributos de missão para expressar seu poder de combate/habilidade/magia. Para definir os valores deste atributo, consulte a lista abaixo conforme a profissão do coadjuvante:

- bardo: combate 4, habilidade 7, magia 7.
- berseker: combate 10, habilidade 4, magia 4.
- feiticeiro: combate 3, habilidade 6, magia 9.
- guerreiro: combate 12, habilidade 6, magia 0.
- mago: combate 1, habilidade 6, magia 11.
- ladino: combate 8, habilidade 10, magia 0.
- rastreador: combate 6, habilidade 6, magia 6.
- sacerdote: combate 6, habilidade 5, magia 7.
- personagem coadjuvante sem profissão heroica - escolha uma destas três atributos de missão acima de acordo com o que mais se aproximar do personagem e dê um dos valores a seguir (o restante é zero): caso o personagem seja iniciante, aprendiz, ou jovem dê o valor 1 a um dos atributos de missão; caso seja adulto ou experiente, 3; caso seja considerado um mestre em alguma coisa ou tenha idade madura 5.

A coluna total do personagem em cada um destes atributos será igual ao seu estágio + o valor correspondente ao seu atributo de missão da lista acima. É possível enviar mais de um coadjuvante para uma missão secundária, e neste escolha um líder para combate ou habilidade ou missão e cada atributo de missão do grupo será correspondente ao do líder escolhido para o atributo.

Itens mágicos dão um bônus em magia, habilidade ou combate, equivalente ao bônus no ataque/dano, habilidade beneficiada pelo encanto ou pela magia de maior efeito que elas possuem.

As missões podem ter pré-requisitos (atributo mínimo da ficha de personagem, estágio mínimo, soma de estágios totais dos personagens secundários, uma habilidade, técnica, equipamento ou magia específica) obrigatórios ou opcionais (os opcionais concederão um nível de bônus no resultado final).

As missões terão um nível de dificuldade que será definido pelo mestre em cada um dos três atributos de missões (combate, habilidade e magia).

As missões tem um objetivo (prêmios ou resultados).

Para verificar se uma missão foi bem sucedida, usa-se a coluna total do personagem (estágio + atributo de missão) nos atributos envolvidos na missão menos o nível de dificuldade da missão, rola-se 1d20 e verifica-se se atingiu o nível mínimo de dificuldade da missão.

Missão Combate = estágio + combate - requisito mínimo do combate

Missão Habilidade = estágio + habilidade - requisito mínimo da habilidade

Missão Magia = estágio + magia - requisito mínimo da magia


Um sucesso total indica sucesso nestes três testes, um sucesso parcial indica sucesso em dois dos três testes, e um sucesso de apenas um dos três testes terá resultados mínimos.

Uma falha acontece quando há falha crítica (1 no dado em um dos três testes) ou quando não há sucesso em nenhum dos três atributos de missão. Neste caso haverá algum tipo de baixa que se encaixe com o perigo enfrentado (perda de equipamentos, aliado foi preso, ou até morte do aliado).

Em caso de sucesso crítico (20 no dado) em um dos três testes, observe a profissão do personagem que conseguiu o crítico (ou no caso de mais de um personagem, o líder para o atributo envolvido):

- bardo: conquistou um aliado.
- berserker: pilhou tesouros a mais (1d10 x 10% a mais de tesouro) ou conquistou um ou mais prisioneiros.
- feiticeiro: conseguiu uma entidade aliada.
- guerreiro: conquistou um ou mais prisioneiros.
- ladino: roubou tesouros (1d10 x 10% a mais de tesouro).
- mago: encontrou um item mágico (o nível do item será compatível com o nível da dificuldade da missão, desde um pergaminho a algo mais duradouro e poderoso).
- rastreador: conseguiu um animal aliado.
- sacerdote: salvou uma vida de um aliado que morreria numa falha de combate ou a de um inocente.
- personagem coadjuvante sem profissão heroica: feito heroico o converte em herói (ele recebe uma das profissões heroicas de acordo com sua atuação).

obs: em algumas missões, o resultado crítico acima não se encaixa (por exemplo, não houve encontros com pessoas então um bardo não faria aliados), então fica a critério do mestre dar outro bônus.

Descrição das Missões Secundárias

Nome da Missão Secundária: um nome para se referenciar a missão.
Grupo: personagens enviados.
Objetivo: os objetivos da missão (procure definir os objetivos em etapas, pois cada objetivo será atingido para cada sucesso nos testes de atributo de missão).
Duração: tempo necessário para ir até o local da missão, executá-la e voltar; expresso em horas, dias, semanas, etc.
Atributos de Missão: definição dos valores dos atributos Combate, Habilidade e Magia para a missão. Como parâmetro, o valor de combate deve ser o estágio do oponente mais alto enfrentado na missão; o valor de habilidade pode ser o número de habilidades que seriam necessárias na missão ou o nível mais alto de alguma habilidade oposta usada no encontro; e o valor da habilidade magia é igual ao nível da magia mais alta necessária para resolver algo ou usada pelos oponentes na missão. De acordo com a natureza da missão, o uso de alguns atributo de missão pode não ser necessário (por exemplo, pode não ser necessário uso de magia); no caso de algum atributo não ser necessário, pode ser interessante descrever um requisito bônus caso hajam personagens com valor alto neste atributo no grupo.
Nível de dificuldade: um nível de dificuldade que deverá ser testado em todos os atributos de missão. A dificuldade é um dos valores da tabela colorida (rotineiro, fácil, médio, difícil, muito difícil, absurdo), a dificuldade pode ser a mesma para os três atributos de missão, ou diferente entre os atributos.
Pré-requisitos: se for esperado encontro com combate, é necessário que haja um pré-requisito de número de personagens no grupo maior que o número de oponente, ou uma soma de estágios do grupo maior que a soma de estágios dos oponentes; também podem ser descritas habilidades (e um total mínimo representando a experiência ou conhecimento necessário naquela habilidade) ou magias necessárias para realizar alguma tarefa da missão. Recursos consumidos, por exemplo de alimentos ou de materiais para rituais também devem ser descritos.
Requisitos opcionais (Bônus): uma lista de descrição de um bônus para cada requisito extra que for atingido. Por exemplo, se o dobro do número mínimo de personagens for levado para a missão, um dado extra pode ser usado para substituir um dos testes. Mas o bônus pode ser pré-determinado e descrito na missão. Exemplos de bônus: a conquista de um novo aliado, um tesouro extra, ou um dado extra para substituir um dos testes, menor tempo de execução da tarefa, etc.


Exemplo de missão secundária:

Missão Secundária - Tomar a Torre dos Gigantes e Encontrar a Tribo dos Pumas Ligeiros
Local:Torre do Noroeste
Grupo: ?
Objetivo: tomar a torre noroeste, ocupada por gigantes do gelo; e procurar a tribo dos Pumas Ligeiros.
Duração: 12 horas.
Atributos de Missão: Combate 17, Habilidade 16, Magia - não se aplica -.
Nível de Dificuldade: Combate (difícil), habilidade (médio), magia -.
Pré-requisitos: 10 personagens, idioma rúbeo, seguir trilhas 5, persuasão 8.
Pré-requisitos bônus: idioma gigante (sucesso em habilidade significa que conseguiu persuadir ou intimidar os gigantes no lugar de lutar) diminuiria a missão em 4 horas. Uso de magia pode dar um rolamento extra para substituir um dos dados ou diminuir 4 horas. O dobro de personagens pode dar outro rolamento extra ou diminuir 4 horas.


Executando a missão:
Missão Secundária - Tomar a Torre dos Gigantes e Encontrar a Tribo dos Pumas Ligeiros
Pré-requisitos:
* 10 personagens: Grupo: Leonardus (guerreiro, estágio 9), Bel'ya (barda, estágio 1), Tosho (mestre de caça - sem profissão heróica), Na'tasha (ladina, estágio 7), Ka'tya (barda, estágio 7), Hagar (guerreiro, estágio 3), Ygritte (guerreira, estágio 3), Bryone (aprendiz de guerreira - sem profissão heróica), Brenda (aprendiz de guerreira - sem profissão heróica) e Byrn (aprendiz de guerreiro - sem profissão heróica).
* idioma rúbeo: Leonardus, Ka'tya, Bel'ya
* seguir trilhas 5: Tosho
* persuasão 8: Ka'tya Persuasão (13)
Pré-requisitos bônus:
idioma gigante: Ka'tya - diminuiria a missão em 4 horas.
Uso de magia: Ka'tya e Bel'ya - rolamento extra.
Dobro de personagem: Não atingido.

Atributos de missão:
Combate (líder Leonardus): 12 (guerreiro) +9 (estágio) +3 gigacida (armadura mágica) + 6 espadas gêmeas (armas mágicas) +4 (arma mágica de Na'tasha) +2 (arma mágica de Ka'tya)+6 (2 arcos mágicos aurora das geleiras) = 42.
Habilidade (líder Na'tasha): 10 (ladina) + 7 (estágio) + 5 (botas mágicas) = 22.
Magia (líder Ka'tya): 7 (barda) + 7 (estágio) + 5 (flauta mágica) +2 (tiara da beleza) = 21.

Testes:
Combate = 42 (atributo) - 17 (dificuldade) = 25
Habilidade = 22 (atributo) - 16 (dificuldade) = 6
Magia = 21 - não se aplica.


Rolamentos: 14, 9, 8 e 15.
Combate 25= coluna 5 + 2 níveis, rolamento 14, laranja + 2 níveis = azul, muito difícil: sucesso.
Habilidade 6, rolamento 9, amarelo, fácil, fracasso.
Habilidade 6, rolamento 8, amarelo, fácil, fracasso. (1o teste extra)
Habilidade 6, rolamento 15, vermelho, difícil. (2o teste extra)

Como houve sucesso em metade dos testes, podemos narrar que os personagens atingiram a metade dos objetivos e tiveram um problema na segunda metade.
Mas como um pré-requisito extra deu direito a dois testes extra, podemos narrar que a personagem que concedeu o rolamento extra fez algo extraordinário que de última hora permitiu que o grupo alcançasse a segunda metade da missão.

Verbetes que fazem referência

Regras Extraoficiais

Verbetes relacionados

Atributo Vontade | Combate em grande escala | Capacidade de Carga | Dano a Objetos | Falhas Opcionais | Penalidades e Modificadores | Tabela de força | Revisão da regra de Queda | Ritual de Conformidade do Karma | Sistema de Moral para grupo de jogadores | Defesa e Absorção de Armaduras | Concentração, mais modificações em Esquiva e Aparar | Pontos de Trama, regras para tornar seu jogo mais narrativo | Renome, regras para tornar seu jogo mais narrativo | EH como ferramenta para aventuras | Esforço físico | RM e RF sem a tabela de confronto de forças | Usando seu heroísmo para melhorar sua RF ou sua RM | Revisão da Lista de Magias Básica de Bardos | Nova Fórmula para EF de Mortos-vivos | Exemplo de organização de livro de Criação e Evolução de Personagens | VB para Defesa | Missões Secundárias | Alternativa para penalidades de movimento | Ataques oportunos e surpresa feito por ladinos | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução 2 | Ferimento em Batalha | Aprendizado de manobras fora de sua especialização | Missões Secundárias | Ataques a múltiplos alvos | Opção para a iniciativa | Manobra de Carga | Manobra tiro em movimento | Arremesso de Armas | Ataque Localizado | Combate não Letal | Conduzir Oponente | Desviar Ataques | Defesa mental | Especializar em Arma | Estratégia | Formação de Combate | Golpe Sujo | Replicar | Arremesso duplo de punhais | Avanço Repentino | Estocada | Força Interior | Missões Secundárias | Combate no Império | Missões Secundárias | Missões Secundárias | Elfo Sombrio | Missões Secundárias | Licantropo | Missões Secundárias | Missões Secundárias | Profissão Não-Jogadora | Colapso Mental | Burons | Mecanicistas | Vitalicistas | Bárbaro das Terras Selvagens | Bárbaro 2010 | Chabala | Missões Secundárias | Colégio de Luz e Trevas | Colégio dos Evocadores | Trilha dos Predadores | Academia de Lutadores | Habilidades Avançadas | Habilidades Heróicas | Habilidade Farejar | Habilidade Memorização Fotografica | Memória Dinâmica | Regeneração de karma | Aprendizado de magias fora da especialização escolhida | Magias da LB com custo menor na ESP | Evocação em Grupo | Magias Extraoficiais para Magos | Revisão | Magias dos Magos de Nível 1 a 10 | Missões Secundárias | Magias Extraoficiais para Rastreadores | Magias dos Rastreadores de Nível 1 a 10 | Magia Dos Bardos | Magias Extraoficiais para bardos | Lista de Magias de Heldrom | Vantagens e Desvantagens | Conceitos ou Arquétipos de Personagens | Caracterizações para Criaturas | Lista de Equipamentos Adicionais | Armas de Fogo | Missões Secundárias | Bebidas e Fumos | Equipamentos de Defesa | Ferramentas de trabalho como armas | Itens Alquimicos | Itens de Herbalista | Itens Sagrados e Itens Profanos | Matérias Primas Especiais | Mercado Negro | Novos Objetos Mágicos | Pedras Preciosas | Estatística da definição dos atributos por sorteio | Estudo da tabela de resoluções original | Avaliação e proposta de alteração da tabela de resolução | Guia de Criação de Personagens para Iniciantes sem o Manual de Regras | Guia de criação de raças | Guia de criação de Profissões | Guia de criação de Magias | Missões Secundárias | Missões Secundárias | Guia de criação de Especializações | Missões Secundárias | Missões Secundárias | Controle de Lealdade | Tabela de Resolução | Técnicas de Combate | Raças-Regras especiais | Meio Orco | Multiclasse | Mudança de deus, sacerdotes | Nova especialização, Academia dos arcanos de aço | Magia Dos Rastreadores | História do personagem | Guia de criação de Tecnicas de Combate