Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Vitalicistas  

História



Rompendo com a ordem vigente dos Mecanicistas, o filosofo e alquimista Gregor Lednem desenvolveu a filosofia Vitalista, opondo-se a uma série de ideias dentre os poderosos senhores anões.

Para Gregor a ideologia Mecanicista afastava os anões da natureza e das verdadeiras verdades do mundo. A máquina reduzia o anão a mais um instrumento sem vida e inconsciente de sua verdadeira grandeza.

Após a morte de Gregor Lednem, três dos seus mais talentosos estudantes abraçaram a bandeira da filosofia Vitalicista ampliando e divulgando para a sociedade dos anões. Os estudantes Hugo Seir, Carlos Senrroc e Eric Camer aprofundaram o conhecimento e a tecnologia que permitiu o desenvolvimento dos Criadores.

Estes Criadores são indivíduos dotados de conhecimento capaz de selecionar e aprimorar as espécies animais que serviriam aos anões. Muitos Mecanicistas falam na própria deturpação da filosofia da ordem, que transforma a natureza em meros instrumentos, longe de aproximar os anões da natureza.

Um Vitalicista terá ao final de seus estudos quatro professores. Sempre haverá outro indivíduo de nível superior encarregado de repassar o conhecimento que possui ao aluno.

Níveis da Profissão Vitalicista



Adepto


Selecionado entre os candidatos, o indivíduos é ingressado a ordem após um juramento e entregue a um professor, neste caso um Semeador.

Nesta etapa do aprendizado o aprendiz é um mero estudante, cercado de livros e acompanha de perto as atividades do seu professor.

Após 3 anos de serviço é dado o direito a prestar teste para Semeador, sendo avaliado pelo seu professor e caso não passe poderá no ano seguinte prestar novo teste.

É dado o direito de prestar 4 vezes o teste para integrar a ordem. Caso não consiga é expulso e proibido de exercer qualquer atividade ligada ao vitalicismo.

- Pré-requisito: Habilidade Escrita.

Teste: Habilidade Observar. 5 Testes devem ser feitos de dificuldade média. O sucesso em três testes ou mais permite passar para a próxima classe.

- Habilidades Ganhas:Herbalismo e Lidar com animais.

Nigredo


O indivíduo inicia estudos aprofundados de fisiologia tanto animais quanto vegetais. O estudo da matéria viva, passando a entender os diversos tipos de doenças e venenos.

Aprendendo que para cada veneno da natureza, seja ele de origem mineral, vegetal ou animal, existe um antidoto eficaz, o tempo de administrar e recuperação da criatura vitimada.

- Pré-requisito: Passar no teste de Adepto.

Teste: Habilidade Herbalismo. 5 Testes devem ser feitos de dificuldade média. O sucesso em três testes ou mais permite passar para a próxima classe.

- Habilidade Ganha: Venefício.

Albedo


Durante os dois anos de estudo seguintes, o indivíduo se aprimora no combate das doenças e na produção de remédios, seja em forma de guetos ou em poções. A busca por alcançar a cura das doenças e prolongar a vida. Começam os estudos para a obtenção do Aquae Vitae.

- Pré-requisito: Passar no teste de Nigredo.

Teste: Habilidade Venefício. 5 Testes devem ser feitos de dificuldade média. O sucesso em três testes ou mais permite passar para a próxima classe.

Obtenção do Aquae Vitae – 8 Testes (4 de Venefício e 4 de Herbalismo) – 3 sucessos sucessivos em ambas as habilidades.

- Habilidades Ganhas: Medicina.

Citrinita


Com o aprimoramento da habilidade, é possível criar um Aquae Vitae para os mais diversos tipos de doença ou veneno, o que pode também ser usado para criar elixires para ampliar a vitalidade ou disposição.

Alguns elixires podem ser usados também para ampliar qualidades físicas como a inteligência, a força, o físico ou até mesmo a agilidade, contudo o elixir pode se tornar viciantes para o usuário, causando em diversas vezes após o uso o desgaste acentuado na qualidade física que foi ampliada.

Existe também a capacidade de aprimorar e melhorar através da seleção sucessiva de características desejadas uma espécie determinada, criando ou aperfeiçoando uma raça de animal ou variedade vegetal. (Engenharia Mendeliana)

- Pré-requisito: Passar no teste de Albedo.
Teste: Habilidade Medicina. 5 Testes devem ser feitos de dificuldade média. O sucesso em três testes ou mais permite passar para a próxima classe.

Obtenção da Tábua Smaragdia– 5 Testes de Medicina para cada Aquae Vitae criada. Através da formulação de seu próprio códex de Aquae Vitae, seja para doença, seja para elixires, o indivíduo tem uma redução de custo e/ou tempo na formulação da Aquae Vitae.

- Habilidades Ganhas: Alquimia.

Rubedo


O último nível dentro da profissão de Vitalicista. É o mestre nas formulações, tendo amplo conhecimento de venenos, animais e técnicas para tratamento de indivíduos, animais e vegetais.

Dentro deste nível de conhecimento, caberá ao indivíduo escolher entre dois grupos específicos de aprimoramento, sendo eles o Animus Domini e o Mirabilis Sciendi.

Cada um destes abre a porta para a Pedra Filosofal. Muitos leigos acreditam que a Pedra Filosofal seja um objeto com propriedades “magicas” quando na verdade se trata do conhecimento máximo que permite entrar em uma das casas de conhecimento citadas anteriormente.

Animus Domini
É a capacidade de aprimorar e ampliar o conhecimento existente, aumentando as habilidades já existentes e ampliando também a Tábua Smaragdia a baixo custo.

Mirabilis Sciendi
O desenvolvimento de uma técnica desconhecida por muitos, chamada de De Brevitate Vitae. Com o uso desta técnica é possível capturar o sopro da vida, permitindo assim que pacientes que se encontrem em estado terminal, possam ser tratados e até mesmo retorná-los dos portões da morte.

Verbetes que fazem referência

Quarto Ciclo, Regras Extraoficiais

Verbetes relacionados

Mecanicistas | Vitalicistas