Ver Discussão (85) Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Multiclasse  

Multiclasse:

O sistema de multiclasse é uma alternativa para aqueles que desejam trilhar novos caminhos em suas carreiras de aventureiros. Por exemplo, um guerreiro que tenha ficado encantado com os efeitos mágicos vindos da música dos bardos poderá desta forma ter acesso a eles, desde que desenvolva estágios nesta profissão com auxílio de um mestre. Seu mestre que precisará de no mínimo 5 estágios na profissão, poderá ser outro personagem de outro jogador. O tempo de aprendizado depende do narrador. As vezes será exigida uma história para acessar uma nova profissão.
Uma vez adquirido o primeiro estágio na nova profissão o personagem poderá desenvolver os demais estágio por sí só normalmente. E a partir de então alternar a evolução da forma como desejar.

Para facilitar a compreensão, dividi em tópicos o funcionamento das características dos personagens multiclasse:

• Estágio de profissão:
Assim que um personagem sobe de estágio, ele poderá decidir continuar progredindo na mesma profissão, ou adquirir uma nova, desde que tenha alguém que possa ensina-lo a base daquele caminho. Caso ele opte por evoluir outra opção, ele terá a partir de agora duas profissões, a antiga, e a recém escolhida. Seu estágio na antiga será mantido e o da nova será adicionado a sua ficha.
Ex.: Um bardo de terceiro estágio foi salvo, trazido de volta a vida por um sacerdote de Selimon, encantado com a dádiva, ele decide que a partir de hoje, usará de sua música e influência para propagar a religião deste deus. Após algum tempo aprendendo sobre religião, ele é doutrinado e aceito por Selimon como um de seus sacerdotes. A partir de então ele que já era um bardo, torna-se também um sacerdote, em termos de regra, ele será considerado, Bardo 3, Sacerdote 1.
Sempre que evoluir de estágio o personagem poderá selecionar adquirir uma nova profissão (desde que haja um mestre e este o ensine por um determinado tempo mínimo fixado pelo narrador), ou evoluir qualquer uma de suas atuais profissões.

• Estágio geral:
Trata-se do somatório de estágios que o personagem tenha entre suas profissões. No exemplo anterior, vimos um bardo 3, sacerdote 1. Neste caso o estágio geral do personagem é 4, afinal 3 +1 = 4.
O estágio geral é uma característica importante pois é ele que determina o nível máximo que se pode ter em técnicas, manobras acessíveis a todos, e habilidades.

Ex.: Um personagem de estágio geral 6, só pode ter nível máximo 6 em habilidades, técnicas e manobras de acesso comum a todas as classes (não as específicas de academia).


• Sacerdotes multiclasse:
Sacerdotes não possuem restrição com relação a escolha de suas novas profissões quando evoluem de estágio, seus deuses continuarão permitindo que eles conjurem magias concedidas por eles, ou seja, é possível continuar a conjurar magias de sacerdote mesmo que se tenha selecionado outra profissão. Os deuses só exigem que o personagem permaneça fiel a seus desígnios, isto faz com quem algumas especializações entrem em conflito com determinados deuses. Ex.: Um sacerdote 4 (seguidor de Selimon) alcança o 5º estágio de ladino. Escolher a guilda dos assassinos é extremamente contrário aos preceitos deste deus, logo, caso o faça, Selimon não mais o agraciará com a capacidade de conjurar suas magias. Note que o fato dele ser um sacerdote membro de outra classe não implica que ele não possa mais continuar a evoluir seu estágio de sacerdote, afinal uma religião necessita de pessoas de todos os tipos (salvos quando entram em contradição com os dogmas, como no caso do exemplo citado acima), e os deuses olham apenas para os atos e a fé de seus devotos fervosos (sacerdotes).


• Evolução de estágio:
O xp necessário para evoluir de estágio é feito com base no EG (Estagio Geral), logo, um personagem com EG 7 precisa de 96 pontos de experiência para atingir o8º estágio.


• Karma:
O karma total do personagem é encontrado com base em seu Estágio geral, definido pela fórmula citada no livro de regras básicas: (Estágio Atual _agora chamado de Estágio geral +1) x o valor valor de aura, ou seja: K = (EG +1) x A .Vejamos qual seria o karma total do bardo 3, sacerdote 1 (estágio geral 4):

Ex.:

K = (EG+1) x A
K = (4 + 1) x 3 =
K = 5 x 3
K = 15

Neste caso nosso herói possui 15 pontos de karma. Este valor pode ser usado tanto para o uso de magias de sacerdote quanto para as de bardo, uma vez que o karma é uma característica genérica.

Pontos de Habilidade:
São definidos pela profissão que evoluiu.ex.: Se você avançou de estágio como guerreiro, vc receberá 14 pontos de habilidade, caso tenha avançado como ladino, receberá 22 pontos. Note que os grupos penalizados e as habilidades que sobem com estágio se aplicam a profissão que subiu não a todas que você tenha.

Técnicas e Habilidades: Como já citado, os personagens só poderão possuir nível nelas equivalente a seu Estágio Geral (EG), embora o total possa ultrapassar este valor:
Ex.: Um rastreador 5, mago 2, (EG 7) pode possuir nível 7 pode possuir por exemplo ações furtivas em nível máximo 7, mas como possui agilidade 3, ele terá total 10.

Especialização: Para possuir uma especialização o personagem precisa atingir estágio 5 em uma de suas profissões, note que seu Estágio Geral aqui pouco importa. Logo, um guerreiro 3, sacerdote 2, bardo 3, (EG 7) não pode escolher nenhuma especialização pois nenhuma de suas profissões possui 5º estágio.
Caso ele atenda uma de suas profissões possua estágio 5 ele poderá selecionar a especialização daquela profissão, ou seja, se ele for mago 2, sacerdote 5, ele pode entrar por exemplo para a ordem de Palier, mas não pode selecionar virar um mago elemental, pois não tem 5º estágio de mago.

Só é possível possuir uma especialização, mesmo que se tenha estágio 5 em mais de uma profissão, o jogador só pode escolher uma especialização. Ex.: Um mago 5, rastreador 5, pode selecionar uma especialização de mago ou de rastreador.

Manobras Específicas de academias:
Todas as manobras exclusivas de academias, como por exemplo: tiro duplo, combate com escudo, fúria, etc. Só podem ter nível menor ou igual ao que o personagem possua de estágio na profissão de guerreiro (embora o total possa ultrapassar isto). Logo, um guerreiro especialista em infantaria 7, mago 4 (EG 11), só pode ter nível em ataque giratório 7, pois seu estágio de guerreiro é 7 e pelo fato desta técnica só ser acessível aos guerreiros especializados em infantaria.
Magias: O nível máximo que se pode ter nas magias, não é determinado pelo EG (Estágio Geral), mas sim pelo estágio da classe do personagem, sendo assim, um mago 4, bardo 2, só pode ter magias de mago com nível máximo 4, e de bardo 2.

Magias específicas de escolas, confraria, trilhas e ordens seguem a mesma lógica. Se por exemplo, um Mago ilusionista desejar aprender a magia covardia em nível 8, ele precisará de estágio 8 na profissão mago, seu EG, pouco importa neste caso.

As restrições de armadura permanecem, logo, um guerreiro mago, por exemplo, só pode conjurar magias de mago se não estiver vestindo armadura alguma (similar ao mago). Se ele fosse sacerdote/ mago, e estivesse usando uma cota de malha parcial por exemplo, ele poderia conjurar magias de sacerdote sem problemas, pois sacerdotes não tem esta limitação, mas ficaria impedido de conjurar magias de mago, pois estas não permitem que ele use armadura (no caso de dúvidas sobre que tipo de armaduras cada profissão pode usar enquanto conjura magias, confira o livro de regras básicas, da página 15 até a 17).
Pontos de aprendizado de magia: Os pontos conferidos para o aprendizado de magia são determinados sempre pelo atributo chave da profissão que ele evoluiu, assim sendo, um bardo com carisma 3 e inteligência 1, decide evoluir um estágio como mago, deste modo ele receberá os pontos de magia com base na inteligência (7 pontos), não no carisma (11 pontos).

Além disto os pontos obtidos quando se evolui de estágio só servem para comprar magias referentes a profissão que se escolheu evoluir, logo, se você subir um nível de sacerdote e obtiver 11 pontos para comprar magia, só pode gastar esses 11 pontos nas magias de sacerdote ou da ordem escolhida (se for o caso).

Energia Heróica: Quando o personagem evolui um estágio, seu jogador precisa definir qual profissão seu personagem evoluirá, com base nesta escolha, ele receberá os pontos de energia heroica de acordo com a tabela referente a profissão que ele evoluiu. Sendo assim, se um bardo 2, guerreiro 3, decide evoluir seu estágio de guerreiro para 4, ele jogará usará a tabela de guerreiro para sortear o acréscimo de energia heroica, caso ele tenha decidido evoluir seu estágio de bardo para 3, ele fará sua rolagem com base na tabela de bardo.
A energia heroica total do personagem é obtida somando-se todas as rolagens do personagem.
Ex.: Um guerreiro 2, mago 3 (EG5) com 0 de físico, que possui 32 de energia heroica, evolui um estágio, ele decide evoluir sua profissão guerreiro, ele faz rola o d10 e obtém 5, o que lhe confere +7 de energia heroica, sendo assim, seu novo total de energia heroica será 39.
Caso ele tenha escolhido evoluir seu estágio de mago e obtivesse o mesmo valor (5), o resultado seria 3 de energia heroica adicional, sendo assim seu novo valor total seria 35.




Verbetes que fazem referência

Regras Extraoficiais

Verbetes relacionados

Atributo Vontade | Combate em grande escala | Capacidade de Carga | Dano a Objetos | Falhas Opcionais | Penalidades e Modificadores | Tabela de força | Revisão da regra de Queda | Ritual de Conformidade do Karma | Sistema de Moral para grupo de jogadores | Defesa e Absorção de Armaduras | Concentração, mais modificações em Esquiva e Aparar | Pontos de Trama, regras para tornar seu jogo mais narrativo | Renome, regras para tornar seu jogo mais narrativo | EH como ferramenta para aventuras | Esforço físico | RM e RF sem a tabela de confronto de forças | Usando seu heroísmo para melhorar sua RF ou sua RM | Revisão da Lista de Magias Básica de Bardos | Nova Fórmula para EF de Mortos-vivos | Exemplo de organização de livro de Criação e Evolução de Personagens | Pedras Preciosas | Ataques oportunos e surpresa feito por ladinos | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução 2 | Ferimento em Batalha | Aprendizado de manobras fora de sua especialização | Multiclasse | Ataques a múltiplos alvos | Opção para a iniciativa | Manobra de Carga | Manobra tiro em movimento | Arremesso de Armas | Ataque Localizado | Combate não Letal | Conduzir Oponente | Desviar Ataques | Defesa mental | Especializar em Arma | Estratégia | Formação de Combate | Golpe Sujo | Multiclasse | Combate no Império | Multiclasse | Multiclasse | Elfo Sombrio | Multiclasse | Licantropo | Multiclasse | Multiclasse | Profissão Não-Jogadora | Colapso Mental | Burons | Mecanicistas | Vitalicistas | Bárbaro das Terras Selvagens | Multiclasse | Colégio de Luz e Trevas | Colégio dos Evocadores | Trilha dos Predadores | Habilidades Avançadas | Habilidades Heróicas | Habilidade Farejar | Habilidade Memorização Fotografica | Memória Dinâmica | Regeneração de karma | Aprendizado de magias fora da especialização escolhida | Magias da LB com custo menor na ESP | Evocação em Grupo | Magias Extraoficiais para Magos | Revisão | Magias dos Magos de Nível 1 a 10 | Multiclasse | Magias Extraoficiais para Rastreadores | Magias dos Rastreadores de Nível 1 a 10 | Magia Dos Bardos | Magias Extraoficiais para bardos | Vantagens e Desvantagens | Conceitos ou Arquétipos de Personagens | Caracterizações para Criaturas | Lista de Equipamentos Adicionais | Equipamentos de Defesa | Armas de Fogo | Itens de Herbalista | Bebidas e Fumos | Itens Sagrados e Itens Profanos | Itens Alquimicos | Mercado Negro | Multiclasse | Ferramentas de trabalho como armas | Novos Objetos Mágicos | Matérias Primas Especiais | Estatística da definição dos atributos por sorteio | Estudo da tabela de resoluções original | Avaliação e proposta de alteração da tabela de resolução | Guia de Criação de Personagens para Iniciantes sem o Manual de Regras | Guia de criação de raças | Guia de criação de Profissões | Guia de criação de Magias | Multiclasse | Multiclasse | Guia de criação de Especializações | Multiclasse | Multiclasse | Controle de Lealdade | Tabela de Resolução | Técnicas de Combate | Raças-Regras especiais | Meio Orco | Multiclasse | Mudança de deus, sacerdotes | Nova especialização, Academia dos arcanos de aço | Magia Dos Rastreadores | História do personagem | Guia de criação de Tecnicas de Combate