Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Matérias Primas Especiais  



    Este texto exibe uma lista de minerais e vegetais raros ou lendários que podem ser usados para confecção de armas, armaduras, joias ou outros objetos com propriedades especiais.

    Matérias Primas Comuns



    São materiais encontrados facilmente em dadas regiões de Tagmar. Não possuem propriedades especiais, mas são listadas aqui por região que são mais comumente encontradas e por ordem de dureza.

    Bater uma arma em um objeto com dureza superior pode danificá-la.

    Região dos Reinos - As armas são comumente feitas de aço e madeira (se for o caso), e armaduras e escudo são feitas de couro, madeira e aço. Verrogar, o reino mais bélico, possui o melhor aço de todos os reinos.

    Região das Terras Selvagens - aqui há presença de aço, mas também de armas feitas de materiais mais primitivos como ferro e armas de ossos e pedra.

    Região do Império - armas e armaduras mais comuns são de ferro, cobre ou bronze, mas também há presença de aço entre os anões Crinsom. Os bestiais costumam usar armas mais primitivas como pedras e ossos, ou armas melhores capturadas de seus oponentes.

    Dureza dos materiais (do mais fraco para o mais forte)

    couro < ossos < madeira < pedras (obsidiana < sílex) < metais (cobre < bronze < ferro < aço < aço verrogari)


    Matérias Primas Raras



    Ouro e prata podem ornamentar armaduras ou armas, mas não oferecem proteção boa como os outros metais. Entretanto, armas de prata ou banhadas a prata ferem licantropos melhor que armas de aço.

    Metais nobres e gemas preciosas são raros de se encontrar e por isso são caros, mais caros ainda são materiais com propriedades especiais como os listados abaixo.

    É necessário conhecimento especializado nestes materiais para trabalhar com eles. Para moldar objetos com estes materiais sem o conhecimento devido é necessário um teste Muito Difícil na habilidade correspondente (Trabalhos Manuais, Trabalho em Metais, etc), e com o conhecimento adequado ainda é Difícil lidar com eles.

  • Aço de Verrogar: Forjado a altíssimas temperaturas, sofre um processo de aquecimento e esfriamento rápido consecutivas vezes, dominado por poucos ferreiros (e também chamado de aço temperado). Armas feitas com este material são mais resistentes do que aço comum, e suas lâminas demoram mais a "cegar". Armaduras feitas deste aço também são mais resistentes e podem dentar ou mesmo quebrar uma arma de aço comum que as atinja.

  • Anilien: Encontrado em crateras de meteoros, é conhecido e desejado pelos elfos de Lar, que consideram este minério sagrado e mais precioso que o ouro. Acredita-se que este metal de cor dourada cai do céu cada vez que Palier e Parom entram em acordo. Ele é mais leve que o aço, e talvez mais resistente. Possui a propriedade especial de absorver 25% de dano de magias.

  • Lápis-Lazúli: Um tipo de gema azul escura muito rara, normalmente salpicada com minúsculas partículas de outros minerais que também podem ser encontrados na mesma mina. Suas propriedades especiais estão relacionadas a um grande acúmulo de Karma e a magias relacionadas ao frio, ilusões, a mente ou teletransporte. É usada como adorno e símbolo de nobreza na Levânia e é raramente encontrada em alguma mina nos Montes Moncurianos.

  • Madeira Enida: Muito mais resistente e maleável que madeira de freixo, se for cedida de bom grado pelos Enidas ela terá um tom levemente prateado, mas se for tomada a força ficará com uma cor pétrea. Em outras palavras, é madeira com as propriedades de aço, mas possui bom isolamento ao frio e armaduras feitas dela protegem contra 25% de dano de frio natural ou mágico.

  • Mítrio: metal de cor branco azulada, conhecido como a prata dos anões, é muito raro e altamente resistente e leve. Acredita-se que veio do plano elemental da terra, e respingou na formação do mundo quando os Titãs foram derrotados, sendo encontrado em grandes profundezas. Armaduras ou escudos feitos deste metal sofrem 25% a menos de dano por qualquer tipo de arma.

  • Pulgur: Este mineral é encontrado nas imediações de Uno e é utilizado para a confecção de armas mais resistentes e poderosas que as comuns, ou mesmo a confecção de focus mágicos. Depois de trabalhado apresenta uma superfície muita lisa e dura, que dificilmente se desgasta ou enferruja. Porém, para se trabalhar com este mineral necessita-se de temperaturas enormes, por isso sua forja é feita no Krokanom, mas também pode ser feita em outros vulcões. Este minério vermelho aguenta o calor de altas temperaturas sem se aquecer ou mudar suas propriedades, só sendo sobrepujado e aquecido no interior de grandes vulcões. Por isso, ajuda a absorver 25% de dano de fogo, seja de magia, hálitos encantados ou fontes naturais.

  • Titânio Metal branco mais duro que o aço, porém cerca de 50% mais leve. É resistente a corrosão e a aquecimento, por isso requer forjas mais potentes para trabalhar. O dano base (100%) de uma arma feita de titânio é +4 (e as frações são ajustadas com base nessa mudança), por exemplo, uma arma de dano 16/12/8/4 passa a ser uma arma de dano 20/15/10/5. Armaduras e escudos feitos deste material oferecem o dobro da absorção se feitos com o mesmo peso de armaduras de aço, ou a mesma absorção e metade do peso. Por serem mais leves, mais fortes e mais resistentes, armas e armaduras feitas neste material tem o dobro do preço. Este é um material raro, mas não tanto quanto os demais desta lista. Há lendas que falam que este metal era o aço dos titãs, por isso seu nome.


    Matérias Primas Lendárias



    São materiais provenientes de outros planos, ou de partes de corpo de criaturas poderosas. Lidar com estes materiais para moldar objetos é um conhecimento que talvez apenas o melhor ferreiro ou artesão do mundo terá, ou talvez o conhecimento ainda precise ser pesquisado ao longo de meses (e perda do material no processo) ou com sorte poderia estar em algum manuscrito antigo. Para moldar objetos com estes materiais sem o conhecimento devido é necessário um teste Absurdo na habilidade correspondente (Trabalhos Manuais, Trabalho em Metais, etc), e com o conhecimento adequado, ainda é Muito Difícil lidar com eles.

  • Chama Pétrea: Um minério de cor alaranjada existente no Plano Elemental do Fogo, em seu estado bruto chaga a temperatura de 800° C, sendo encontrado principalmente em vulcões e rios de magma. Mas após ser refinado adquire uma coloração azulada e gera um calor de quase 1000° C, o que cria pequenas chamas em volta do material. Escudos feitos deste material oferecem 25% de resistência a dano natural ou mágico por calor ou frio, e armaduras 50%.

  • Coral de Aço: Esse coral facilmente encontrado no Plano Elemental da Água é tão resistente quanto aço temperado, mas não enferruja ou se desgasta com o tempo. Para reparar eventuais danos, basta banhá-lo em água oceânica. Acredita-se que alguns espécimes foram trazidos acidentalmente para a região de Recifes do Afogado no segundo ciclo por um rei feiticeiro que fazia experimentos com portais para o plano da água. Pode ser encontrado em tons vivos ou pasteis de azul, verde e roxo. Escudos feitos com este metal absorvem 25% de dano por frio ou água, natural ou mágico, e armaduras 50%.

  • Couro de Demônio: Couro extraído de demônio, animal ou qualquer criatura de natureza infernal. Armaduras feitas com este material oferecem +2 na RM. Portar um item feito deste material pode provocar a fúria de demônios e a desconfiança de pessoas que cruzarem o caminho do portador.

  • Cristal de Luz: Material originário do plano elemental da luz, pode ser usado para confecção de joias ou armas, apesar de não ser tão duro quanto aço. Sua propriedade especial é a de emitir constantemente luz. A área que um cristal deste tipo ilumina depende de seu tamanho. Um cristal que ornamente um anel ilumina como uma vela, do tamanho de um medalhão ilumina como uma tocha, do tamanho de uma espada ilumina uma área como uma lamparina. Também podem ser usadas como focus mágico (+1 se ornar um anel, +3 se ornar um medalhão, +5 para algum objeto maior). Além de iluminar, armas feitas ou ornadas com este material podem ferir seres incorpóreos como fantasmas.

  • Escamas e Couro de Dragão: Podem ser usadas para fabricação de escudos ou armaduras. Oferecem proteção especial de absorver dano do elemento correspondente a baforada do dragão; escudos absorvem 50% deste tipo de dano, e armaduras 75% deste tipo de dano. As escamas são usadas para escudos ou armaduras pesadas, e o couro para armaduras de couro rígido. Uma escama também pode ser usada para medalhões de focus mágico (bônus igual ao das garras).

  • Esteanor: Um minério negro de origem infernal, usado em muitos itens profanos. Apesar de ser relativamente frágil para o uso em armas, é de fácil reparação e é quase indestrutível a meios mágicos. Um escudo feito de esteanor absorve 25% de dano mágico, e uma armadura absorve 50% de dano mágico.

  • Osso ou Chifre de Demônio: Este material é raríssimo de encontrar, normalmente é extraído de seres demoníacos mortos, como mastim infernal, ou corcel demoníaco, e mais difícil ainda de encontrar são ossos de demônios propriamente ditos. Este material pode ser usado para fabricar armas, que terão como bônus o poder de drenar 1 de Karma para cada 25% de dano causado na EF. Objetos de proteção, como escudo ou armaduras de ossos podem ser feitos com este material, e darão um bônus de +1 em RM. Portar um item feito deste material pode provocar a fúria de demônios que cruzarem o caminho do portador e a desconfiança das pessoas. Este material causa +25% de dano contra seres divinos.

  • Presas, Osso, Garras, ou Chifre de Dragão: As presas, ou dentes dos dragões podem chegar ao tamanho de pontas de lança ou punhais (inclusive podem ser usadas para entalhar estes objetos). As garras ou os dentes podem adornar colares, e oferecem bônus em focus mágico dependendo da espécie (+1 para os menos poderosos, +3 para os medianos, +5 para os ancestrais e +7 para os imperiais). Os ossos e os chifres podem ser usados para armas, que terão um bônus de dano com valor similar aos listados para os focus; o tipo do dano extra será igual ao tipo do elemento da baforada do dragão.

  • Seda de Aço: Este material raríssimo é feito por exclusivamente demônios-aranha. Seus fios são resistentes e flexíveis, e uma veste feita deste material oferece defesa base M0. A uma veste bem feita com este material além de oferecer proteção é confortável e não atrapalha a movimentação nem mesmo para os gestos mágicos mais delicados. O material é imune a fogo, e uma roupa completa feita deste material absorve metade do dano por fogo natural ou mágico causado ao seu usuário.




Verbetes que fazem referência

Regras Extraoficiais

Verbetes relacionados

Atributo Vontade | Combate em grande escala | Capacidade de Carga | Dano a Objetos | Falhas Opcionais | Penalidades e Modificadores | Tabela de força | Revisão da regra de Queda | Ritual de Conformidade do Karma | Sistema de Moral para grupo de jogadores | Defesa e Absorção de Armaduras | Concentração, mais modificações em Esquiva e Aparar | Pontos de Trama, regras para tornar seu jogo mais narrativo | Renome, regras para tornar seu jogo mais narrativo | EH como ferramenta para aventuras | Esforço físico | RM e RF sem a tabela de confronto de forças | Usando seu heroísmo para melhorar sua RF ou sua RM | Revisão da Lista de Magias Básica de Bardos | Nova Fórmula para EF de Mortos-vivos | Exemplo de organização de livro de Criação e Evolução de Personagens | Pedras Preciosas | Ataques oportunos e surpresa feito por ladinos | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução 2 | Ferimento em Batalha | Aprendizado de manobras fora de sua especialização | Matérias Primas Especiais | Ataques a múltiplos alvos | Opção para a iniciativa | Manobra de Carga | Manobra tiro em movimento | Arremesso de Armas | Ataque Localizado | Combate não Letal | Conduzir Oponente | Desviar Ataques | Defesa mental | Especializar em Arma | Estratégia | Formação de Combate | Golpe Sujo | Matérias Primas Especiais | Combate no Império | Matérias Primas Especiais | Matérias Primas Especiais | Elfo Sombrio | Matérias Primas Especiais | Licantropo | Matérias Primas Especiais | Matérias Primas Especiais | Profissão Não-Jogadora | Colapso Mental | Burons | Mecanicistas | Vitalicistas | Bárbaro das Terras Selvagens | Matérias Primas Especiais | Colégio de Luz e Trevas | Colégio dos Evocadores | Trilha dos Predadores | Habilidades Avançadas | Habilidades Heróicas | Habilidade Farejar | Habilidade Memorização Fotografica | Memória Dinâmica | Regeneração de karma | Aprendizado de magias fora da especialização escolhida | Magias da LB com custo menor na ESP | Evocação em Grupo | Magias Extraoficiais para Magos | Revisão | Magias dos Magos de Nível 1 a 10 | Matérias Primas Especiais | Magias Extraoficiais para Rastreadores | Magias dos Rastreadores de Nível 1 a 10 | Magia Dos Bardos | Magias Extraoficiais para bardos | Vantagens e Desvantagens | Conceitos ou Arquétipos de Personagens | Caracterizações para Criaturas | Lista de Equipamentos Adicionais | Equipamentos de Defesa | Armas de Fogo | Itens de Herbalista | Bebidas e Fumos | Itens Sagrados e Itens Profanos | Itens Alquimicos | Mercado Negro | Matérias Primas Especiais | Ferramentas de trabalho como armas | Novos Objetos Mágicos | Matérias Primas Especiais | Estatística da definição dos atributos por sorteio | Estudo da tabela de resoluções original | Avaliação e proposta de alteração da tabela de resolução | Guia de Criação de Personagens para Iniciantes sem o Manual de Regras | Guia de criação de raças | Guia de criação de Profissões | Guia de criação de Magias | Matérias Primas Especiais | Matérias Primas Especiais | Guia de criação de Especializações | Matérias Primas Especiais | Matérias Primas Especiais | Controle de Lealdade | Tabela de Resolução | Técnicas de Combate | Raças-Regras especiais | Meio Orco | Multiclasse | Mudança de deus, sacerdotes | Nova especialização, Academia dos arcanos de aço | Magia Dos Rastreadores | História do personagem | Guia de criação de Tecnicas de Combate