Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Lista de Equipamentos Adicionais  

O objetivo desta página é ampliar as listas de equipamentos (armas e armaduras) descritas no Manual de Regras e no Livro de Regras Opcionais para dar mais opções de equipamentos aos aventureiros e para descrever detalhadamente os equipamentos antigos e novos: sua aparência, usos dentro e fora de combate, origem ou história, variações (regionais? raciais?) e quaisquer outras peculiaridades relevantes.

As listas abaixo contém os equipamentos clássicos (já presentes nos livros citados), mais os novos equipamentos; para que seja possível utilizá-la como uma lista única de equipamentos, sem haver a necessidade de consultar as três listas separadamente.

OBS: Os itens em cinza da tabela são os equipamentos já existentes nos livros oficiais. Alguns tiveram os nomes alterados, mas suas estatísticas e preços foram mantidos intactos. Os equipamentos das linhas brancas são os novos equipamentos propostos. Suas estatísticas estão sujeitas a sofrerem alterações futuras (nesta tabela, ou pelo próprio mestre) por motivos de equilíbrio.

Armas




Adagas



Adagas (Cl)

  • Faca: Adagas projetadas para o combate. Sua lâmina fina e curva a torna perfeita para cortar carne em ataques rápidos. Esta vantagem aliada ao seu tamanho discreto, a torna a escolha preferida da maioria dos gatunos.
  • Punhal: Adaga pessoal, um pouco menor que a Faca, mas tão letal quanto. Bastante usada como arma secundária por guerreiros ou arqueiros. Pode ser usada para arremesso ou ser guardada escondida em algumas vestes. Também é comum encontrar versões decorativas entre os nobres, enfeitadas com ouro e pedras preciosas; estas geralmente são usada somente em rituais tradicionais da realiza. (Alcance em arremesso: 20m)
  • Kama: (ou Foice de Mão) É uma pequena arma de corte de aparência similar à uma foice, porém de tamanho bem menor. Esta arma é muito temida porque sua forma diferenciada das armas tradicionais a torna muito eficiente em enganar o oponente e conseguir ultrapassar seus bloqueios; e sua lâmina pontiaguda é capaz de causar graves ferimentos profundos. Quando são usadas em par, podem ser usadas para aparar golpes na tentativa de aprisionar a arma inimiga entre as lâminas da Kama.
  • Sai: Adaga pontiaguda com duas lâminas laterais ao cabo. É uma arma muito versátil, podendo ser usada em combate como arma de corte ou de perfurar e para aparar golpes inimigos aprisionando a lâmina no tsuba do Sai. Usuários habilidosos são capazes até mesmo de quebrar a lâmina presa com um movimento de suas mãos. Tradicionalmente, os sai são carregados em três: dois como armas primárias, e um terceiro escondido nas costas, no caso de uma mão ser desarmada ou para prender o pé de um inimigo ao solo. Também pode ser usada como arma de arremesso. (Alcance em arremesso: 20m)
  • Stiletto: Uma adaga de lâmina longa e pontiaguda como uma agulha, primariamente usada para estocadas. Não possui lâmina de corte.
  • Rondel: Adaga de lâmina longa e fina de fio único, medindo de 30 a 50 cm. Usada por cavaleiros como arma secundária em combates corpo-a-corpo, sendo capaz de perfurar pesadas inimigas.
  • Main Gauche: Usada principalmente para ajudar na defesa aparando as estocadas recebidas enquanto a mão principal segura uma arma ofensiva maior. Bônus: Recebe +4 colunas ao utilizar a técnica de Aparar Golpes com uma Main Gauche.
  • Quebra-Espadas: Adaga muito resistente com pequenas ranhuras em um dos lados, muito parecido com os dentes de um pente. Os dentes podem pegar a lâmina da espada do adversário e mantê-la rápido, permitindo uma variedade de técnicas de acompanhamento.
  • Adaga-Tridente: São construídas de modo que uma porção da lâmina de cada lado brota para fora. Isso cria uma adaga capaz de prender lâminas de forma mais segura e mais facilmente. Bônus: Recebe +5 colunas ao utilizar a técnica de Aparar Golpes com uma Adaga-Tridente.
  • Cinquedea: É uma adaga larga e longa, de 25 a 40 cm de cumprimento. Pode ser usada como arma secundária em caso de desarmamento, mas também pode exercer o papel de arma principal tão bem quanto uma espada curta (Gládio).
  • Kukri: Uma adaga longa de lâmina fina, muito parecida com um facão, porém com a lâmina curvada para frente. Pode ser usada tanto como ferramenta quanto como arma. Sua lâmina possui por volta de 26 a 38 centímetros de cumprimento e 2 milímetros de espessura.
  • Facão: A lâmina tem geralmente 32.5 a 45 centímetros de cumprimento e menos de 3 milímetros de espessura.
  • Janbiya: Adaga curta e fina de lâmina curva. Como a lâmina de corte tende para frente, o usuário não precisa inclinar o punho, assim, é possível desferir ataques frontais como estocadas, mas causando profundos ferimentos de corte, sendo assim, uma arma de manuseio mais confortável para o usuário.
  • Kris: É uma adaga assimétrica de lâmina ondulada usada com estocadas profundas e cortes laterais giratórios com o objetivo de decepar membros ou perfurar órgãos vitais. Seus ataques de corte são mais fluidos e efetivos do que os punhais comuns porque a lâmina ondulada não prende na carne do alvo após um golpe com a lâmina lateral.
  • Pesh-kabz: Adaga levemente ondulada de fio púnico com uma fina espinha transversal em forma de "T" para maior força e rigidez, projetada para penetrar cotas de malha. Em combate é usada primariamente para estocadas devido ao seu poder de penetração, mas fora de combate também pode ser usada para cortar objetos.

    Esmagamento




    Espadas



    Espadas (CmE)

  • Gládio: Uma arma de corte semelhante à uma espada, mas curta.
  • Espada: Espada longa comum.
  • Cimitarra: Espada pesada de lâmina larga, fina, levemente curva e menor, mas quase tão grande quanto uma espada comum; semelhante a um facão, mas mais pesada. A ideia por trás desta arma é combinar o poder e peso do machado com a versatilidade e cumprimento de lâmina da espada.
  • Sabre: Espada leve e bem balanceada, de lâmina fina e levemente curvada, com protetor de mão bastante grande, que abrange os dedos da mão, bem como o polegar e o indicador. É considerada uma arma nobre e versões especiais com detalhes de ouro e encrustadas com pedras preciosas são frequentemente encontradas sendo carregadas por monarcas como objeto de luxo. Os espadachins nobres desenvolveram uma técnica de esgrima para utilizar todo o potencial desta arma e esta técnica é ensinada somente aos nobres. É a arma preferida dos bardos que lutam em combate corpo-a-corpo. Efeito: Aqueles que receberam o treinamento de combate da nobreza e dominam a arte da esgrima recebem um bônus de +2 de ataque com o Sabres.
  • Florete: Espada pontiaguda usada para estocadas. Não possui lâmina de corte.
  • Alfanje: Espada de lâmina curva. Não possui extremidades pontiagudas para estocadas.
  • Falcata: Espada curta de fio único com a lâmina curvada para frente, semelhante a um Kukri. Este formato distribui o peso da arma de um jeito que é capaz de proporcionar um golpe com o impulso de um machado, enquanto se mantém a aresta de corte mais longa de uma espada.
  • Kalis: Espada de fio duplo e lâmina ondulada, de 46 a 66 cm de cumprimento, para facilitar golpes de corte rápidos sem que a lâmina fique presa no alvo, quando acertado, como acontece com espadas de lâmina reta. Também pode ser usada para golpes de estocada.
  • Kampilan: Uma espada de lâmina fina e lisa como de um facão, mas cônica de modo que é mais larga e mais fina na extremidade do que em sua base presa ao cabo. Além disso, possui um pequeno gancho saliente no lado liso da ponta da lâmina. Tradicionalmente, a empunhadura das Kampilans é bifurcado para representar a boca aberta de uma criatura mística à escolha do ferreiro.

    Espadas (CpE)

  • Katana: A katana é caracterizada pela sua aparência distinta: sua lâmina de fio único possui de 60 a 90 cm de cumprimento e é esguia e curva; possui uma guarda circular ou quadriculada e uma longa empunhadura para acomodar as duas mãos de forma confortável. É uma arma de corte bastante eficiente tanto contra armaduras pesadas quanto contra armaduras leves, mas também pode ser usada para estocadas, apesar de isso ser menos comum.
  • Espada Bastarda: (ou Espada de Uma Mão e Meia) Possui esse nome por não se encaixar exatamente nem no grupo de espadas de duas mãos, nem do de espadas de uma mão, tendo tamanho intermediário, e sendo balanceada para poder ser usada com uma mão (e um escudo na outra) ou duas mãos (sem escudo). Uma espada bastarda costuma ter 1,10 m a 1,20 m de comprimento e pesar 1,5 kg a 2,0 kg.
  • Claymore: A claymore é uma variante da espada montante, porém mais leve. O guarda-mão, em forma de cruz, é ligeiramente voltado para a ponta da espada e tem as extremidades ornadas com três ou quatro pequenas argolas. Seu punho é geralmente feito de madeira e o pomo tem forma arredondada. O tamanho da espada claymore é variável. Geralmente, possui o tamanho aproximado da altura do guerreiro que a empunha e, por este motivo, deve ser feita sob encomenda.
  • Montante: A maior e mais pesada espada já utilizada por guerreiros em batalhas. Possuem um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. Sua lâmina com dois gumes chega a medir de 1m a 1,2m de comprimento, e seu peso varia de 1.2 a 1.8kg em suas versões mais leves e as mais pesadas pouco mais de 2kg. Para contrabalancear o peso da lâmina, a montante dispõe de um grande pomo maciço no fim do cabo. Usada para golpear o adversário pelo alto ou para perfurar as armaduras pesadas.

    Machados



    Machados (CmM)

  • Machadinha: Pequeno machado geralmente usado para arremesso, mas alguns pequeninos a usam em combates corpo-a-corpo normalmente, por não serem capazes de manusear machados maiores. (Alcance em arremesso: 25m)
  • Machado Leve: (ou simplesmente Machado) Machado comum de uma mão.
  • Machado Crescente: (ou Machado Duplo Leve) Machado leve de lâmina dupla. Os pequeninos guerreiros costumam chamá-la de Machado Pesado.

    Machados (CpM)

  • Bardiche: Uma arma de haste de 1,5m de cumprimento com uma larga lâmina de corte de fio único de 60cm na ponta. É um machado de cabo longo usado por carrascos. Assemelha-se muito à Alabarda, porém é menor, não possui a lâmina pontiaguda e nem o gancho na parte de trás da lâmina.
  • Machado Pesado: (ou Machado de Guerra)
  • Machado Duplo: Machado pesado com duas lâminas opostas. Seu dano pode ser considerado tanto de corte quanto de esmagamento. É a especialidade e orgulho da forja anã.

    Lanças



    Lanças (PmL)

  • Azagaia: (ou Lança Leve) Lança curta e delgada de 1,5 a 2 metros de cumprimento usada primariamente como arma de arremesso, mas pequeninos também podem usar como arma para combate corpo-a-corpo. (Alcance em arremesso: 40m)
  • Alabarda: (ou Lança de Guarda) A haste é rematada por uma peça pontiaguda, de ferro, que por sua vez é atravessada por uma lâmina em forma de meia-lua (similar à de um machado), com um gancho ou esporão no outro lado. É considerada a arma de infantaria mais eficaz contra invasores em fortificações e muralhas e é por excelência a arma usada pelos guardas de castelos e palácios.
  • Partesana: (ou Lança Pesada) Consiste em uma haste de cerca de 2m de cumprimento com uma lâmina na ponta em formato de um espinho com saliências nas laterais que ajudaram o usuário em aparando golpes de espada. É a antecessora da Ranseur, cujas pontas laterais se tornam mais evidentes.
  • Tridente Leve: (ou simplesmente Tridente) Lança de combate com três lâminas pontiagudas paralelas na extremidade para aumentar o dano causado contra armaduras pesadas.
  • Pilo: (ou Quebra-Escudos) Lança composta de uma parte de ferro, mais fina e pontiaguda, e outra de madeira, maior e mais pesada. Essas duas partes eram unidas de tal maneira que quando o pilo atingisse seu alvo, a junção das duas partes entortaria, e tornaria difícil para, por exemplo, um adversário arrancar a lança se ela tivesse cravado no seu escudo. Ele então seria obrigado a jogar seu escudo fora para ter maior agilidade, e então o exército inimigo teria um soldado sem a devida proteção. Existiram diversos tipos de pillum, sendo os mais comuns aqueles onde o metal encaixava na madeira e outros onde rebites prendiam o metal à haste.

    Lanças (Pp)

  • Lança de Justa: Lança com um pequeno cabo para apoio e um pequeno aríete na extremidade, de formatos diversos, para causar dano de esmagamento com o impacto da carga da montaria. Usada em combates de Justa. Restrições: Só pode ser usada enquanto montado.
  • Pique: Arma de haste de 3 a 5 metros de cumprimento com uma ponta de metal. É geralmente usada em combates de larga como arma defensiva, ou contra cavalaria. Restrições: Não pode ser usada em combates de curta distância devido ao seu tamanho.
  • Ranseur: Arma de haste cuja cabeça é composta por três pontas em formato de W, onde a ponta central é a sobressalente. O formato de sua lâmina assemelha-se a um Sai. As pontas laterais servem para interceptação de armas do adversário no espaço abaixo da lâmina principal, onde uma torção do eixo ajudam a impedir o movimento, quebrar ou desarmar a arma do adversário.
  • Guisarme: Uma lança com uma lâmina em um formato característico, com um espinho e um gancho na ponta. Este formato permite acertar oponentes em movimento com mais facilidade. Ideal para ser usada contra oponentes montados, podendo derrubá-los com o gancho da lâmina. Efeito: Recebe +4 de ataque se usado contra oponentes montados ou gigantes. (3 metros ou mais)
  • Glaive: Uma arma semelhante à uma lança, mas com uma lâmina de corte de fio único, frequentemente com um pequeno gancho na parte de trás. A lâmina possui cerca de 45cm e o cabo 2m.
  • Tridente Pesado: Uma espécie de lança de três pontas que, por isso, perde um pouco a capacidade de perfurar oponentes mas tem uma capacidade de ataque maior contra armaduras pesadas.
  • Gadanha: Uma foice de combate com cerca de 2m de cumprimento. Seu cabo não é completamente reto.
  • Lança de Cavalaria: Lança com um pequeno cabo para apoio e uma grande ponta que estende-se desde a guarda do cabo até sua extremidade. Não possui lâmina de corte. Usada em combates montados. Restrições: Só pode ser usada enquanto montado.
  • Glaive-Guisarme: É uma variação da Glaive que incorpora a lâmina-gancho da Guisarme atrás da lâmina principal.
  • Bec de Corbin: Consiste em uma haste com um martelo "bico-de-corvo" e uma ponta afiada. Enquanto a ponta consegue perfurar armaduras, o martelo passa a força do golpe através da armadura mesmo não o quebrando.

    Arcos



    Arcos (PmA)

  • Arco Simples: Alcance: 120m.
  • Arco Composto: Alcance: 200m.
  • Arco Longo Simples: (ou Arco de Guerra) Alcance: 160m.
  • Arco Longo Composto: Alcance: 240m.
  • Arco Longo Élfico: Alcance: 300m.

    Armas Exóticas


    Estas armas não são comuns de serem encontradas nos reinos livres e, por tanto, seu aprendizado é diferenciado das demais classes de armas. Em termos de regras, estas armas não fazem parte de nenhum dos grupos de armas existentes, mas é possível se especializar nelas investindo pontos como se existisse um grupo de armas específico para cada uma destas armas. (Exemplo: Investir pontos no grupo de armas "Shuriken" por 1 ponto; ou investir no grupo de armas "Chicotes" por 2 pontos)
  • Katar: É uma adaga composta de lâminas e um bracelete, para que possa formar uma extensão do braço. São muito usada por mercenários para executar suas vítimas com muita velocidade, precisão e silêncio. São perfeitas para perfurar armaduras.
  • Garras:
  • Shuriken:
  • Chicote Comum: Chicote comum, possui apenas uma única e longa tira de couro. Causa muita dor quando atinge diretamente o alvo, mas não tem qualquer capacidade de perfurar armaduras.
  • Chicote de Tiras: Possui uma série de sub-tiras na ponta, cada uma com uma pequena lâmina cortante. Sua produção é mais difícil que um chicote de couro simples, tornando-se assim uma arma mais rara de ser encontrada, mas é muito mais efetiva. Apesar de causar ferimentos muito maiores do que o chicote comum, as lâminas não possuem capacidade de causar cortes profundos.
  • Chicote de Aço: Um chicote feito de correntes de aço. Na ponta existe um peso para causar danos de esmagamento na força do impacto do chicote. O peso também pode ser usado junto à corrente para acorrentar um membro ou arma na tentativa de desequilibrar o alvo ou desarmá-lo.
  • Chicote-Corrente: Uma espécie de chicote formado por uma série de barras de ferro rígidas de cerca de 15cm presas umas às outras como uma corrente. As barras das duas pontas (que são usadas como cabo) possuem uma lâmina para perfurar os oponentes com estocadas no balançar o chicote. Esta arma é, porém, de difícil manuseio e pode facilmente causar um ferimento no próprio usuário em uma falha crítica.
  • Lâmina Escondida: Uma lâmina presa à parte inferior de uma braçadeira. Perfeita para ser escondida entre as vestes e facilitar um ataque surpresa. Seu uso em combate, porém, é desaconselhável. Efeito: Causa +1 nível de dano em ataques surpresa.

    Armas Comuns ou Improvisadas


    São armas de uso comum e/ou altamente intuitivo. Para estas armas, não é necessário investir pontos de grupos de armas para poder usá-las. Em termos de regras, elas não recebem bonificação de nenhum dos grupos de armas existentes, ou seja, o ataque do personagem que usa estas armas depende somente da agilidade. Para compensar a falta de um grupo de armas no cálculo do ataque da arma, o personagem soma sua agilidade duas vezes, ao invés de apenas uma. Exemplo: Um personagem com Agilidade 2 usando uma Besta Leve tem ataque 5/4/5 independente de suas especializações em grupos de armas.


    Armaduras





    Escudos


  • Broquel: (ou Escudo Pequeno) Escudo muito pequeno, com 20 cm de diâmetro, por isso é utilizado para aparar golpes e ajudar a desviar, em vez de bloqueá-los. Pode ser preso ao braço com fivelas de couro, permitindo que o usuário ainda empunhe uma arma com o mesmo braço.
  • Targe: O escudo de madeira tradicional, comumente enfeitado com detalhes de couro e reforçado com placas de ferro. Mede de 40 a 60 centímetros e é usado para bloquear ataques corpo-a-corpo. Não é muito eficaz contra flechas.
  • Kite: Escudo de madeira em formato de gota invertida, tendo sua parte superior mais larga e a parte inferior mais estreita. Vai do ombro ao joelho na altura, com uma largura de 60 a 80 cm, mas por ser mais estreito na parte de baixo, não oferece uma boa defesa às pernas.
  • Kalasag: Escudo de madeira retangular e cumprido verticalmente, semelhante a um escudo kite, mas de base reta para defender de ataques baixos.
  • Escudo Torre: Escudo retangular grande, que cobre quase o corpo inteiro. Geralmente usado pelos soldados da linha de frente em combates de larga escala, juntamente à lança Pique, para formar uma espécie de muro impenetrável, onde as lanças atingem os oponentes de uma distância segura. Em combates corpo-a-corpo comuns, este escudo não é usado por dificultar o manuseio de uma arma na outra mão.
  • Rodada: Escudo grande e redondo. Mede de 60 a 80 cm de diâmetro e é bastante eficaz para bloquear ataques corpo-a-corpo. Também pode ser usado para bloquear flechas, embora para isto a proteção não seja perfeita.
  • Escudo Metálico: Escudo grande de madeira, reforçado com ferro e aço. Possui tiras de couro batido para preder ao antebraço ou servir de cabo de apoio. É mais pesado que os escudos tradicionais de madeira, porém muito mais resistente. O formato destes escudos varia, podendo ser redondos ou pontiagudos na base. Sua produção é mais difícil, por isso geralmente são feitos sob encomenda e costumam possuir marcas e brasões de seus artesãos ou daqueles que encomendaram.
  • Escudo de Bronze: Igualmente pesado e ainda mais resistente que os escudos metálicos, porém de fabricação muito cara.

    Acessórios




    Equipamentos para Montarias



    Verbetes que fazem referência

    Regras Extraoficiais

    Verbetes relacionados

    Atributo Vontade | Combate em grande escala | Capacidade de Carga | Dano a Objetos | Falhas Opcionais | Penalidades e Modificadores | Tabela de força | Revisão da regra de Queda | Ritual de Conformidade do Karma | Sistema de Moral para grupo de jogadores | Defesa e Absorção de Armaduras | Concentração, mais modificações em Esquiva e Aparar | Pontos de Trama, regras para tornar seu jogo mais narrativo | Renome, regras para tornar seu jogo mais narrativo | EH como ferramenta para aventuras | Esforço físico | RM e RF sem a tabela de confronto de forças | Usando seu heroísmo para melhorar sua RF ou sua RM | Revisão da Lista de Magias Básica de Bardos | Nova Fórmula para EF de Mortos-vivos | Exemplo de organização de livro de Criação e Evolução de Personagens | Pedras Preciosas | Ataques oportunos e surpresa feito por ladinos | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução | Regras de Combate sem a Tabela de Resolução 2 | Ferimento em Batalha | Aprendizado de manobras fora de sua especialização | Lista de Equipamentos Adicionais | Ataques a múltiplos alvos | Opção para a iniciativa | Manobra de Carga | Manobra tiro em movimento | Arremesso de Armas | Ataque Localizado | Combate não Letal | Conduzir Oponente | Desviar Ataques | Defesa mental | Especializar em Arma | Estratégia | Formação de Combate | Golpe Sujo | Lista de Equipamentos Adicionais | Combate no Império | Lista de Equipamentos Adicionais | Lista de Equipamentos Adicionais | Elfo Sombrio | Lista de Equipamentos Adicionais | Licantropo | Lista de Equipamentos Adicionais | Lista de Equipamentos Adicionais | Profissão Não-Jogadora | Colapso Mental | Burons | Mecanicistas | Vitalicistas | Bárbaro das Terras Selvagens | Lista de Equipamentos Adicionais | Colégio de Luz e Trevas | Colégio dos Evocadores | Trilha dos Predadores | Habilidades Avançadas | Habilidades Heróicas | Habilidade Farejar | Habilidade Memorização Fotografica | Memória Dinâmica | Regeneração de karma | Aprendizado de magias fora da especialização escolhida | Magias da LB com custo menor na ESP | Evocação em Grupo | Magias Extraoficiais para Magos | Revisão | Magias dos Magos de Nível 1 a 10 | Lista de Equipamentos Adicionais | Magias Extraoficiais para Rastreadores | Magias dos Rastreadores de Nível 1 a 10 | Magia Dos Bardos | Magias Extraoficiais para bardos | Vantagens e Desvantagens | Conceitos ou Arquétipos de Personagens | Caracterizações para Criaturas | Lista de Equipamentos Adicionais | Equipamentos de Defesa | Armas de Fogo | Itens de Herbalista | Bebidas e Fumos | Itens Sagrados e Itens Profanos | Itens Alquimicos | Mercado Negro | Lista de Equipamentos Adicionais | Ferramentas de trabalho como armas | Novos Objetos Mágicos | Matérias Primas Especiais | Estatística da definição dos atributos por sorteio | Estudo da tabela de resoluções original | Avaliação e proposta de alteração da tabela de resolução | Guia de Criação de Personagens para Iniciantes sem o Manual de Regras | Guia de criação de raças | Guia de criação de Profissões | Guia de criação de Magias | Lista de Equipamentos Adicionais | Lista de Equipamentos Adicionais | Guia de criação de Especializações | Lista de Equipamentos Adicionais | Lista de Equipamentos Adicionais | Controle de Lealdade | Tabela de Resolução | Técnicas de Combate | Raças-Regras especiais | Meio Orco | Multiclasse | Mudança de deus, sacerdotes | Nova especialização, Academia dos arcanos de aço | Magia Dos Rastreadores | História do personagem | Guia de criação de Tecnicas de Combate