Região de Agéia
A região é composta pela grande ilha de Agéian, que ocupa quase toda a totalidade da região possuindo 7.692.000 Km2. A grande ilha possui três outras ilhas, a de Arim, morada dos Arinos; a ilha de Carnis, onde se pode encontrar as maligias, uma flor de potente veneno e também pode ser transformado em antídotos para grande parte dos venenos conhecidos e a Ilha dos Corais que fica na entrada da grande baía de Baical.
Em Agéia tem os seguintes locais importantes, a leste é coberta pela gigantesca
Floresta Artrum. Torres exóticas, cidadelas perdidas e grandes monumentos do passado se espalham por suas matas tropicais. A floresta é cortada pelo valente Rio Osgo. Na
Cordilheira de Torim, o rio perde grande parte da sua força e passa tranquilamente pelas planícies do sul, já sob a alcunha de Rio Negro.
Ao norte fica a imponente
Cordilheira Feidjar. Nesta região nasce o majestoso Rio Fortes que percorre toda a ilha desembocando ao sul, mas precisamente em uma região alagada conhecida como o
Grande Alagado. Trata-se de uma vasta planície alagada que abriga diversas criaturas perigosas e estranhos povos. È uma região muito perigosa e evitada pela maioria dos habitantes.
Ainda no norte, muito além da cordilheira feidjar, fica o terrível
Vale do Fogo, uma região com grande concentração de vulcões, gêiseres e altas temperaturas. O principal Vulcão é o imponente Onir, o maior do mundo!
Na parte oeste de Agéia, existe uma vasta região chamada de
Campos Rochosos. Trata-se de gigantescos campos rodeados por inúmeros rochedos que formam um verdadeiro labirinto natural com grandes cânions, cavernas gigantescas e chapadas exuberantes. A região é cortada pelo Rio Urtan. No extremo oeste fica ainda a Ilha de Arim, lar dos Arinos.
No extremo sul de Agéia, existe também as tradicionais Baías de
Baical e
Balizar, principais redutos comerciais da região. Nesta região ficam os principais reinos humanos de Agéia.
Estados Humanos
Moltas:
Terom: É a província mais antiga do despedaçado Império Molta. Durante os bons anos do império foi a região mais desenvolvida e próspera, tendo entre as principais cidades a capital
Solder.
As grandes cidades ainda mantêm as exóticas e gigantescas torres com cúpulas douradas e avermelhadas e os templos aos Deuses Antigos.
A região é levemente montanhosa e conta com a
Floresta Artrum que ocupa cerca de 80% de seu território e a bela cascata de Torim. O norte da província é limitado pela cadeia de montanhas de Torim que separa a província de Terom do reino dos Gorns.
A província é cortada pelo
Rio Negro que começa na
Cascata de Torim e desagua nas águas do Grande Oceano.
Tavoris: Durante todo o antigo Império Molta, a província de Tavoris foi considerada o centro da Magia no império e tinha na cidade de
Aurens o mais importante centro de estudos náuticos.
A
Escola de Marinheiros de Aurens formou durante 195 anos os principais marinheiros e capitães da antiga frota, tornando-se referência em Agéia para a navegação. Dentro de seus muros fortificados encontra-se uma grande variedade de mapas náuticos adquiridos pela experiência de seus marinheiros ou pela compra de exploração feita por outras raças.
O Porto de Aurens é para muitos o ponto de partida para as mais ousadas viagens pelas Ilhas Independentes. Hoje Aurens é a capital do reino de Tavoris, mantendo assim sua importância na antiga província.
Ganvrinel: O passado da província de Ganvrinel é marcado pelas escolas de formação de soldados. A escolha da província foi escolhida pela posição estratégica sendo próxima de um centro de maior conflito no antigo Império Molta, a província de Ranvor.
A presença das escolas de formação de soldados espalhados pela região acabou por moldar a mentalidade local. Mesmo as cidades que lá foram fundadas se deram em torno dos centros de treinamento de soldados. Das famílias que existem nas cidades, cerca de 90% são de antigos militares aposentados e pessoas ligadas diretamente a atividade militar.
Os portos locais apesar de não serem grandes como outros portos do antigo império são bastante movimentados, principalmente os estaleiros que produzem diversos navios, entre eles os comerciais e militares.
A cidade de
Platinus no passado se destacou pelo grande forte e a marinha de guerra que fez frente as antigas invasões de Valon e Ardor. Com o fim do Império Molta e a fragmentação das províncias, a cidade de Platinus tornou-se capital do novo reino de Ganvrinel.
Ranvor:Um dos ditados do antigo império é “
Distante como Ranvor”. Assim ficou conhecido uma das mais ricas províncias do antigo Império Molta.
Foi a última das províncias a ser fundada, sendo considerada uma terra de corajosos e selvagens. Uma região que sempre esteve marcada pela disputa territorial com o povo Reptante e que por fim levou à construção de uma das obras mais impressionantes da arquitetura molta, a famosa Muralha do Sol.
As
Montanhas de Zartam ao leste, separando as terras áridas da embocadura das Áreas Alagadas. Não somente as montanhas, mas toda a região da província de Ranvor é rica em diversos tipos de minérios que vai desde as ricas minas de ouro e prata nas montanhas a ricos veios de carvão e ferro no planalto seco.
Uma das características mais marcantes é a grande extensão do planalto local quase totalmente desprovido de vegetação, tendo uma coloração cinzenta com pontos amarelados. Dizem que no passado a região era coberta com um verde pequeno mas intenso, mas as constantes explorações do minério e a mudança do
Rio Sinis levou a destruição quase completa da flora local.
A região conta ainda com as grandes
Iguanas Siix, uma espécie que no passado era um dos principais animais selvagens locais, mas que foi progressivamente domesticada pelos Moltas, possuindo somente alguns poucos bandos ainda livres na região.
Muralha do Sol é a maior muralha já criada pelo homem e que divide os Campos Rochosos mais ao noroeste de Agéia, onde moram os Reptantes, do sul , a província de Ranvor.
É uma impressionante obra de engenharia que levou quase uma década para ser concluída e por fim permitiu uma “pacificação” local. Os ataques nas regiões mais internas da província cessaram, contudo os combates ficaram mais centrados na grande muralha.
A cidade de
Rariem, a mais rica das cidades mineradoras locais, tornou-se após a fragmentação do Império Molta, a capital do reino de Ranvor.
Castam: Localizada entre duas grandes províncias, a de Ranvor e a de Ganvrinel, muitos consideram que a província de Castam foi originariamente parte de Ganvrinel quando na verdade era parte de Ranvor. A cidade de
Fream era a sede administrativa do território em expansão do império.
Durante os anos de expansão do Império Molta para a província de Ranvor, a cidade de Fream era considerado o último reduto de civilização antes de entrar nos territórios selvagens do oeste.
Enquanto as cidades da província de Ranvor eram mais que simples comunidades de mineradoras cercadas de grandes muralhas e clima escaldante, a cidade de Fream é um oásis de requinte e beleza. Muito dos antigos exploradores e mineradores que fizeram riqueza nos territórios selvagens do oeste mudaram-se para a cidade de Fream.
Com a fragmentação do império os senhores de Fream acharam por bem se separar da província de Ranvor e manter somente o controle da província de Castam.
Andrar: Para muitos que desconhecem a história do Império Molta e confuso entender que a província de Andrar e a fortaleza cidade de Andrar possuem o mesmo nome.
Na região montanhosa a oeste da entrada da baia de Baical se encontra a fortaleza de Andrar, um dos mais poderosos redutos defensivos do antigo Império Molta.
Em Agéia, existem, ainda, outras 4 grandes civilizações não humanas. São povos antigos da época do Segundo Ciclo que também rivalizavam com o Império Valon. São eles os povos:
Gorns que vivem na grande floresta;
Reptantes que ocupam os campos rochosos; os
Teldruns que vivem no vale do fogo nas cordilheiras;
Pantos que vivem na região dos grandes lagos, sendo um povo isolado, um dos últimos representantes dos Burons.
Verbetes que fazem referência
Ilhas Ermas,
Geografia,
Região Central,
Reinos Menores,
Vastam
Verbetes relacionados
Região de Agéia |
Reinos Menores |
Ilhas Ermas