Discutir Histórico Ver Versão Atual Editar Pesquisar
Controle de Lealdade  

Controle de Lealdade

Esta regra deve ser aplicada aos PNJs que acompanham os personagens dos jogadores quando o MJ achar que os jogadores estão ou poderão abusar do personagem acompanhante. PNJs podem acompanhar o grupo por diversas razões: um companheiro animal que acompanha seu mestre rastreador, um mercenário contratado para proteger um personagem mais fraco do grupo, um aventureiro decide acompanhar o grupo na próxima masmorra por razões pessoais, etc.; mas em todos esses casos, o companheiro deve ser tratado como um integrante do grupo igualmente como os jogadores e deverá reagir caso os jogadores abusem, por exemplo, o mandando na frente para que as armadilhas o atinjam. O sistema de Controle de Lealdade serve para evitar que estas situações ocorram e definir quando está na hora de um PNJ reagir contra os aventureiros.

Pontos de Lealdade

Um PNJ pode ser leal ao grupo como um todo ou à um personagem em específico. A lealdade do PNJ é mensurada em um valor numérico que vai de 0 (zero) até um valor máximo, que é calculado por "valor do atributo Carisma do personagem + 4". Caso o PNJ seja leal à um grupo de jogadores, calcule quanto seria sua lealdade para o personagem do grupo com menor carisma e para o personagem com maior carisma e, depois, tire a média arredondada para cima. Exemplo: Um grupo com dois Guerreiros com 0 de carisma, um Rastreador com -1 de carisma e um Bardo com 2 de carisma, é calculado que a menor lealdade é 3 e a maior é 6; então a lealdade máxima do PNJ para o grupo como um todo é 5.

Esta pontuação indica o quanto o personagem é leal. Quando a pontuação de lealdade chegar à 0 (zero), o PNJ deixará de seguir a pessoa permanentemente. Será difícil recuperar a confiança do PNJ após uma vez perdida. Caso as ações do grupo vão contra os princípios do PNJ, ele poderá até mesmo trair o grupo se aliando com o vilão da campanha e armando uma armadilha para o grupo; ou simplesmente traindo o grupo por seus próprios motivos. Isto pode se tornar, inclusive, um gancho para uma aventura centralizada nos motivos do PNJ ex-companheiro.

Pontuação Inicial de Lealdade

Quando o PNJ se junrta ao grupo ou começa a acompanhar um personagem, calcule a pontuação máxima de lealdade do PNJ. A lealdade inicial do PNJ é igual à metade da pontuação máxima de lealdade, arredondada para baixo. O MJ pode optar por adicionar um bônus de +1 ou +2 à lealdade inicial do personagem, caso ele já seja conhecido do grupo e compartilhe de seus interesses. Exemplo: No grupo onde a pontuação máxima de lealdade é 5, um PNJ que se junta ao grupo, normalmente receberia uma quantidade inicial de 2 pontos, mas o Rastreador Jon, por já ser um velho conhecido do grupo, começa com 4 pontos de lealdade.

Descontando Pontos de Lealdade

Toda vez que o MJ achar que os aventureiros estão abusando da aliança com o PNJ companheiro, 1 ponto de lealdade é descontado. Note que esta pontuação não é um crédito dos jogadores para abusar do personagem; então mesmo perdendo 1 ponto, o PNJ ainda assim pode recusar fazer o que os jogadores pedem, caso isso o ponha em grande perigo ou vá contra seus princípios. Mesmo que os jogadores não peçam favores ao companheiro, se ele julgar que os jogadores estão errados, ele pode se recusar à seguir os jogadores. Caso a pontuação de lealdade chegue à 0 (zero), o PNJ pode tentar impedir os jogadores, por exemplo, chamado os guardas da cidade, caso os personagens estejam cometendo algum crime.

Recuperando Pontos de Lealdade

Os jogadores recuperam pontos de lealdade toda vez que tratam o PNJ como um igual. Oferecendo equipamentos, cura, alimentos, etc.

Acompanhamento dos Pontos de Lealdade

O MJ deve controlar os pontos de lealdade escondido dos jogadores para tornar a interpretação do jogo mais orgânica. Os jogadores não devem saber o que se passa na cabeça do PNJ se eles não se preocuparem em interagir com ele. Além disso, isso evita que eles abusem do personagem "por ainda terem pontos para isso".