Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
🏝️Religiões das Ilhas Independentes
#1 samuel.azevedo Enviado : 05/06/18 20:24
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Olá,

O objetivo desta tarefa é descrever as principais religiões presentes nesta ambientação.

Esta tarefa deve obedecer as seguintes diretrizes:
- Apresentar um culto diferenciado, sem o patronato dos deuses. Um local onde os antigos Titãs ainda são cultuados, mesmo que sem retribuição real (já que quase todos ou estão presos ou mortos).
- Existência de alguns titãs segundos atuando como deuses semelhante ao que existe com Tanis n'O Império.
- Uma inspiração na polinésia, nas filipinas e na indonésia, povos de navegantes como os polinésios, guerreiros (canibais ) como os maoris, inspirações budistas, australianas, indianas...
- Aproveitar o possível do material extraoficial da TagmarPedia sobre deuses e religiões desta região, respeitando as diretrizes acima.



Deve ser evitado, nesta tarefa, por ter sido rejeitado nas etapas anteriores:
- Culto aberto a demônios;
- As matas abarrotadas de espíritos;
- Deuses das outras ambientações com novos nomes como aconteceu n'O Império;
- A presença de um panteão pequeno como o d'O Império.

OBS: No material extraoficial das ilhas independentes, no tópico religião, há menção de culto aos deuses tradicionais com novos nomes (não aproveitar esta parte) e faz confusão com o termo Titãs, citando novos deuses que são na verdade titãs segundos que se tornaram deuses. Resumindo tudo o que pode e não pode nesta tarefa, acredito que nesta ambientação pode haver um culto ancestral aos titãs originais (adoração as forças cósmicas e da natureza) e um culto aos deuses (titãs segundos); pode haver mais de um grupo desses novos deuses, especializados para a população de algumas raças ou ilhas. E também pode haver adoração a heróis ancestrais ou a uma miríade de deuses inspirada nas religiões das culturas que foram votadas que podem inspirar esta região. Pode ainda haver uma religião de adoração a animais, e/ou uma religião que acredite em entidades espirituais no lugar de divindades. Enfim, há muitas possibilidades, basta escolher considerando as diretrizes do que pode e não pode acima.
Ah, há alguns demônios que são titãs segundos (ex: Vouxis), talvez eles possam ter um espaço nesta ambientação se não for considerado aqui um culto demoníaco.Think

Abraços
#2 Térom Lanister Enviado : 08/06/18 20:33
Jogador: Térom Lanister
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Ah, há alguns demônios que são titãs segundos (ex: Vouxis), talvez eles possam ter um espaço nesta ambientação se não for considerado aqui um culto demoníaco.Think


BULLSEYE!

Inclusive isso pode ser chave para os povos das ilhas temerem Sacerdotes dos Deuses, criando uma grande cisma, que mais cedo o mais tarde gerará uma guerra santa ou cruzada (ambos os termos nos conceitos religiosos do Tagmar, ok?)
#3 Flores Enviado : 19/06/18 11:11
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Pensando nas áreas misteriosas preparei um material que talvez possa ser utilizado. Não sei se encaixa, porém pode servir de base para algo. Baseado neles venho esboçando as áreas misteriosas.

Vejamos se o raciocínio está correto.
Titãs > Deuses > Seres do continente
Titãs > Deuses > Titãs Segundos
Titãs > Titãs Segundos filhos

Os segundos filhos seriam seres criados a partir dos titãs visando uma segunda alternativa à criação inicial, ou talvez uma proteção sagrada desconhecida. Eles seriam capazes de reprodução com as mais distintas raças do continente podendo repovoar em caso de extermínio das raças conhecidas.

Titãs Segundos Filhos:
Essas entidades são seres únicos dotado do conhecimento, saber e desejos dos primeiros titãs. Esses são seres humanoides, com traços e detalhes que os distinguem entre si, porém com formas humanas. Acreditam que as magias são os sustentadores da vida em cada ser vivo. Essas poderosas criaturas são capazes de moldar a realidade das coisas a praticamente seu bel-prazer.

Enquanto suas ordens não forem alteradas devem zelar pelos adoradores de forma a não influenciar em suas decisões. Criados como alternativa ao livre arbítrio dos seres do antigo continente, guardiões do portal entre a Omnisciência dos primeiros titãs possuindo cada qual o poder de efetuar um antigo ritual de criação.

Sammia Segunda Filha;
Roccar Segundo Filho;
Telrar Segundo Filho;
Feertel Segundo Filho;
Marrar Segunda Filha;
Lamiria Segunda Filha;
Ochoal Segundo Filho.

Segundos Filhos:
Sammia Segunda Filha
Alcunha: Sereia
Média de altura: 1,70m.
Média de peso: 55kg .
Cor da pele: Azul celeste para o azul marinho.
Olhos: de cor esverdeada por completo. Tem um traçado felino e de tamanho médio.
Cabeça: sua cabeça tem forma quadrada, as orelhas são grandes e lembram guelras, mas respiram pelos narizes e têm pulmões. A forma nasal é praticamente inexistente, a não ser por duas fendas. No lugar de cabelos, eles possuem tentáculos que regeneram se cortados e a cor é a mesma da pele.
Fisionomia: Ela, logicamente possui suas particularidades: mãos e pés são membranosos, mas não o bastante para impedi-los de necessitar de dedos para ações complexas como operar uma arma. Apesar da grande semelhança com anfíbios é mamífera e possui um par de seios, que são pequenos, crescem apenas para amamentar. Não possuem pelos corporais.
Armas: As armas favoritas da raça são as lanças por serem fáceis de usar em baixo d’água.

Portadora do controle dos mares e dominar o comércio nas ilhas independentes, sempre que for derrotada ao vencedor uma rota comercial entre ilhas poderá ser requisitada seus mares alternando entre atribulados ou calmos para navegação, e as marés assim o farão.

Ochoal Segundo Filho
Alcunha: Novo-Orc
Media de altura: 1,90m
Media de Peso: 110kg.
Olhos: Íris vertical, pupilas cor de âmbar ou cinza claro. Olhos pequenos e puxados. Possuem um par de marcas negras na parte externa em volta dos olhos, lembram tatuagens.
Cabeça: Seus crânios são grandes e os rostos são ossudos, possuem queixos e narizes largos. Portadores de dentes carnívoros no maxilar inferior e cortados ao estilo punk. Possuem um par de ossos na lateral do crânio circundando as têmporas e orelhas, lembram chifres, não fosse pelo fato de não haver pontas, pois eles nascem no fim da testa e termina em uma reentrância na lateral do pescoço.
Fisionomia: Busca a perfeição física e mental. Possui corpo com músculos bem definidos, são corpulentos, mas possuem ombros largos e braços longos. A pele deles é de um verde musgo. São mamíferos marsupiais. Divide sua vida entre os exercícios físicos e mentais. Um membro que entende tanto do bom uso de espadas como os segredos das ondas sísmicas. Quando percebe que encontrou o limite de seu corpo, utiliza seus segredos para expandirem os próprios conhecimentos. Não possuem sobrancelhas, pode ter barba como humanos, mas ele raramente a deixa crescer.
Armas: Usa qualquer arma com mortal destreza porém, espadas são suas paixões.

Portador de uma grande aptidão com lâminas, o mesmo traja vestes distintas para qualquer guerreiro. Como ritual místico ele é capaz de iniciar ou terminar um conflito entre povos, seja de forma mística ou interferindo diretamente na batalha.

Telrar Segundo Filho
Alcunha: Ciganos
Media de Altura: 1,60m
Media de Peso:50kg.
Olhos: São olhos grandes e amendoados por completo
Cabeça: Formato fino onde o nariz parece prolongamento da testa (O osso frontal se une ao osso nasal dando uma aparência quadrada ao perfil do rosto) que é levemente alta, os cabelos possuem entrada em “W”, sendo castanho de tom bastante escuros. O cabelo jamais foi cortado e muito bem cuidado. As orelhas são pontudas, mas não pequenas, lembrando meio-elfos. A boca é sempre pequena dando aparência séria a eles. Na entrada da testa nascem antenas musculares, o que para eles é apenas um marco da idade, pois eles não mudam praticamente nada enquanto envelhecem, com exceção das antenas que ficam mais longas e clareiam com o tempo.
Fisionomia: Tem uma compleição aparentemente frágil, mas é resistentes às intempéries do clima. Mãos e pés têm um dedo a menos, mas não impede de ser ser muito habilidoso em perícias complexas. A cor da pele é de uma cor de vinho escura próxima ao marrom. São mamíferos e possuem pêlos da mesma forma como os humanos possuem, entretanto são imberbes.
Armas: arqueiro poderoso, inclusive domina o uso de arcos mais longos que ele. Eles têm a habilidade de criar flechas que são chamadas de setas imortais, praticamente indestrutíveis e podem ser utilizadas repetidas vezes.

Guardião do poder de trazer o caos pelo fogo ou forjar uma arma sagrada para o campeão.

Roccar Segundo Filho
Alcunha: Águia.
Media de Peso: 45kg
Media de altura: 1,80m
Olhos: parecidos como os olhos de águias.
Cabeça: ela têm formas aerodinâmicas, crescem penas ao invés de cabelos, e elas crescem a partir do ponto onde seriam as sobrancelhas. No resto é parecido com humanos muito bonitos: nariz pequeno com ponta empinada, boca atraente, queixo fino e orelhas em forma de folha.
Fisionomia: Apesar da diferença entre altura e peso parecer desproporcional, ele não é magérrimo, a vantagem dele são seus ossos que são muito mais leves e lhe proporciona um deslocamento incrível no campo de batalha. Jamais anda completamente ereto, ombros são “jogados” para trás, as omoplatas parecem que vão sair do corpo se transformando em asas, seus pés tocam o chão apenas pela base dianteira dos pés. Dedos terminam em grossas unhas que são armas naturais. Os pêlos corporais são penas que costuma crescer apenas na parte traseira dos ombros, antebraços e canelas. A fisionomia interna dele é um mistério, antigas lendas dizem que veio de um ovo.
Armas: São matadores corpo-a-corpo. Usam armas curtas, raramente usam armas de longo alcance, e sua arma favorita um tipo de luva com garras.

Ao ser derrotado dará o poder de voar ao bravo campeão.

Feertel Segundo Filho
Alcunha: Guardiões do vazio ou necromantes
Média de peso: 70kg
Média de altura: 1,70m
Olhos: preto chumbo com um estranho brilho vermelho no lugar da íris.
Cabeça: têm uma cabeça em forma de prancha e a ponta da nuca varia em um ângulo de 80 graus com o pescoço. Possui tentáculos no lugar de cabelos que crescem na lateral da cabeça e chegam no máximo ao toque dos ombros. Os lábios não existem e não existe distinção de onde começa a crescer os pequenos e afiados dentes que têm a mesma cor da pele.
Fisionomia: Têm corpo muito parecido com o de humanos mortos por extrema desidratação (aparentemente eles não possuem água no corpo e a abominam profundamente). A pele tem cor púrpura e os músculos são extremamente bem definidos por causa da pele dele parecer tão intensamente ressecada. Pés e mãos têm cinco dedos que terminam em unhas negras. A barriga e o peito dele é de uma cor mais clara que lembra algum tipo de verde, mas é difícil de definir, pois é desagradável de se olhar.
Armas favoritas: É magos necromantes e péssimo no combate corpo a corpo armado, suas magias e seus punhos são suas melhores armas. Dominam o caminho das artes marciais.

Permitindo a quem o derrotar a obter o conhecimento de um ser finado.

Marrar Segunda Filha
Alcunha: Fazendeira
Média de peso: 46kg
Média de altura: 1,60m
Olhos: Claros com um estranho brilho prismático em sua íris.
Cabeça: Idêntica aos Humanos.
Fisionomia: Possui pele clara que brilha de diferentes cores no contato com o sol, ofuscando assim a visão de seus inimigos. Cabelos loiros, lisos e olhar sereno.
Armas favoritas: Cajado.

Portadora do controle climático em uma região.

Lamiria Segunda Filha
Alcunha: Fada
Média de peso: 33kg
Média de altura: 1,40m
Olhos: Violetas.
Cabeça: Possui a descrição de uma fada.
Fisionomia: Relatos afirmam que foi a primeira Segunda filha a atingir o domínio pleno de seus poderes, até então em sua forma parecida como fada atualmente possui o poder de transformar-se em névoa.
Armas favoritas: Não especificado.

A este ser foi concedido o poder de purificação de mentes.
#4 Flores Enviado : 21/06/18 09:59
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Hoje saiu um conto, o qual ficou mais longo do que o imaginado.

****************
Enquanto isso no culto a Ochoal, um pergaminho é entregue por um mensageiro. Ao ser lido e proferido pelo ancião o sentimento de espanto toma o local e um festival anunciado após sua leitura. Abaixo segue o relato contido no pergaminho.

"Os segundos filhos impedidos de interferir diretamente em ações dos seres livres chegam a uma região a qual atrelada a um conflito. Aldeões e poucos valentes mercenários tentam conter a intrépida invasão de guerreiros que vieram do mar em seus navios.

Ochoal, senhor da Guerra e da Paz observa um grupo de crianças ao alto de um penhasco jogando pedras em direção aos barcos que aproximavam-se da praia logo abaixo. Curioso a respeito de suas ações, Ochoal indagou as crianças a respeito de sua atitude e pelo incrível que pareça a resposta lhe causou espanto.

- Crianças, indagou Ochoal, Por qual motivo atiram pedras em direção aos mares, por acaso buscam a ira de Sammia?

- Não senhor! Responderam todas as crianças em um ato similar a um coro.

Uma menina então indagou: - Quem é o senhor?

Ochoal responde: -Sou o senhor da guerra e da paz, segundo filho dos titãs, guardião das ilhas e de seus povos, Ochoal.

- E por qual motivo não nos ajuda? Indagou a menina.

- Não é assim que funciona, todos seguimos ordens e a minha é nunca interferir até que seja findo o momento.

A menina inconformada com a atitude do ser que alegava-se divindade, logo em tom de deboche lançou as seguintes palavras: - Então eu o desafio para..

Antes que suas palavras fossem proferidas por completo, os demais segundos filhos surgiram.

Marrar logo indaga a Ochoal: - Ochoal, meu irmão. Será que encontra-se tão entediado que lutará com essa menina que não suporta sequer o peso de sua espada?

Ochoal fecha sua cara em espanto, pois também estava surpreendido com o desafio.

Então, novamente a menina se pronuncia: Vocês me interromperam, não deixaram terminar as regras do desafio, O senhor está desafiado a arremessar a pedra o mais longe possível.

Ochoal então sorri, pega uma pedra pouco maior do que as até então arremessada pelas crianças e a joga em direção aos mares, a pedra some da vista das crianças que logo lançam um som de espanto.

- Hã!?

Logo um sorriso de canto de boca é apresentado por Ochoal. Contudo a criança não intimidou-se, pegou uma pedra e preparou-se para arremessar.

Enquanto so demais segundos filhos observavam a cena com espanto, devido a bravura da menina, Ochoal somente olhava ao horizonte. Foi quando a menina deu alguns passo para trás e disse: - Lá vou eu!

Após o impulso a criança fez todos o movimento para arremessar a pedra, entretanto a mesma caiu de suas mãos em suas costas, não que tenha a impedido de prosseguir com o movimento, afinal de contas, uma criança diverte-se com tudo. Logo os segundos filhos caem na gargalhada, Feerte da as costas e volta sua atenção à invasão. Ochoal prepara-se para sair, quando a menina indaga:

- Ei, senhor, venci o desafio e o senhor nem sequer viu a pedra.

Os segundos filhos espantados todos voltam sua atenção a Ochoal que estava abismado com a petulância da menina. Ochoal logo pega sua espada e fixa posição de combate contra as crianças. Quando há a interferência de Roccar com breves palavras.

- É, meu caro irmão, essa menina é de muita sorte, pois ao arremessar sua pedra ela entrou em uma rajada de ventos do primeiro ciclo, a qual circulou a terra e caiu poucos passos de sua posição de arremesso. Você deveria ter utilizado toda a sua força.

Os demais segundos filhos caem na gargalhada e anunciam a primeira derrota de Ochoal em um desafio. Até então invicto, o senhor da Guerra sem atitude vira-se a jovem e entoa as palavras sagradas:

- Cara desafiante, ao vencer o desafio possui o direito de solicitar paz, guerra ou destruição de uma região a qual ruirá em escombros. Qual o seu desejo?

A menina logo em seguida, após pensar alguns instantes diz: - Não estavamos atirando pedras nos barcos, e sim treinando visando aumentar nossas forças para combater junto a nossos irmãos nas linhas de frente. Não desejo qualquer atitude mágica por intermédio do senhor, gostaria que o Senhor Ochoal fosse meu mestre e que me transforme em uma grande guerreira.

Maravilhados, os demais segundos filhos antes mesmo de Ochoal se pronunciar aprovaram o singelo pedido da menina.

Ochoal então indaga a jovem: - Qual seria o seu nome?

- Amaz. Responde a jovem.

******

E que essas palavras possam estar nos ouvidos e coração de todos os seguidores de Ochoal."

Essas foram as últimas palavras escritas no pergaminho.
#5 samuel.azevedo Enviado : 22/06/18 10:05
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
O texto abaixo surgiu em outro tópico e trouxe para cá:

Flores escreveu:
Tenho uma sugestão em relação ao verbete relacionado aos Titãs na TagmarPedia.

Ochoal apresentdo como Fogo e Guerra, enquanto Telrar como Terremoto e Metaurgia.

Seria possível alterar Ochoal para Terremoto e Guerra e Telrar para Fogo e Metalurgia?
A mudança de temperatura influencia diretamente na fundição de metais ou minerais. Enquanto um terremoto denotaria guerra e destruição. Basta para tal observar a destruição ocasionada por exemplo na Síria, os escombros parecem algo que sofreu a influência de terremotos de grandes magnitudes. A destruição é proveniente mais pela propagação de ondas sísmicas do que pela explosão de misseis e bombas.

Apenas uma sugestão.


Seria possível sim fazer esta alteração. O texto na Tagmarpedia foi um trabalho prévio mas é extraoficial, então está passível de mudanças e discussão.

abraços
#6 samuel.azevedo Enviado : 22/06/18 10:20
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Bom dia,

Quanto a nomenclaturas, pelas tarefas oficiais já aprovadas temos o seguinte:

Titãs - treze seres primordiais que criam e destroem para recriar;
Demônios - sete seres primordiais do caos e destruição, convenceram os deuses a se opor aos Titãs;
Deuses - na ambientação original são quinze, alguns são filhos dos Titãs e o restante é filho desses primeiros deuses; se afeiçoaram a criação e se voltaram contra os titãs para impedir que tudo fosse destruído e reconstruído novamente;
Titãs-segundos - filhos dos deuses com os demônios, criados para a guerra contra os titãs; dentre eles, Tânis se elevou ao patamar de deusa na ambientação do Império; outros (Vouxis e Branaxis) se tornaram príncipes infernais .
Príncipes Infernais - alguns são demônios, outros são deuses "caídos", e outros são titãs-segundos, uma foi uma espécie de anjo, e há um que foi um mortal que juntou muito poder e se comparava aos deuses.

Este pequeno panteão de 7 deuses que você chama de titãs segundos filhos pode ser uma das religiões desta ambientação nova. Pela concepção que você descreveu, eles bem podiam ser semideuses (já que são filhos de mortais com deuses).

Abraços
#7 Flores Enviado : 27/06/18 12:03
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
[quote]Este pequeno panteão de 7 deuses que você chama de titãs segundos filhos pode ser uma das religiões desta ambientação nova. Pela concepção que você descreveu, eles bem podiam ser semideuses (já que são filhos de mortais com deuses).
[\quote]

A nomenclatura titãs segundos silho foi apenas inicial, a proposta é que fossem de certa forma uma parte reencarnada da essência de antigos titãs, de qualquer forma a entrada deles como semideuses é interessante.
#8 Flores Enviado : 30/06/18 12:44
Jogador: Flores
EF:
EH:
Karma:
Em relação a esses semi-deuses tenho uma proposta.

Em algum momento da criação dessas divindades à Primeira Marrar foi oferecida a guarda de 6 entidades para que fossem criadas como seus filhos. A ela, como humana seria oferecida a imortalidade através de sua linhagem, algo como a primeira ou segunda gestação dela seria obrigatoriamente uma menina a qual herdaria o posto de semi-deusa e guardiã das outras divindades.

Marrar era uma fazendeira de uma terra distante, a qual há muito tendo contato limitado com outros seres apenas para vender sua produção ou contratante de mão de obra para colheita. Alguns de seus frutos foram transformados em sagrados, sendo os alimentos que deveriam ser ofertados aos jovens deuses. Essas divindades deveriam ficar o mais longe possível de contato com a civilização até que atingissem a maturidade. E assim, gerações se passaram, várias mulheres assumiram o posto de Marrar herdando suas tarefas e poderes, sempre guardiã e mentora sendo chamada de mãe pelas demais divindades.

Apenas um texto cru que pode servir de referência para algo.
#9 samuel.azevedo Enviado : 30/06/18 14:40
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Valeu!

Continuem postando ideias, vai ter bastante material para ajudar quem ficar com a tarefa!

Abraços
#10 Sistema Automático Enviado : 17/07/18 14:52
Jogador: Sistema Automático
EF:
EH:
Karma:
A Terefa foi solicitada pelo usuário elton10pkn
#11 samuel.azevedo Enviado : 17/07/18 16:12
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Lembrete, ao mencionar titãs-segundos tem que se pensar no que diz no material de cosmologia, ou buscar um novo nome para estes conceitos. Tânis surgiu no material do império, o restante pode ser usado neste material ou em ambientações futuras.

Citação:
Na busca por nomes, encontramos as seguintes nomenclaturas para os titãs-segundos:

Tanis, a rocha que ferve.

Tulã, o fogo elétrico.

Metalicana, que ensinou o uso das espadas aos humanos.

Raiz, que se apaixonou pelas criações de Palier.

Cristália, a mais bela e transparente.

Astro, o que permeia os céus.

Nébula, a incorpórea.
#12 elton10pkn Enviado : 20/07/18 23:41
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Vou dar minhas considerações iniciais sobre a tarefa. Eu li tudo o que há sobre a cosmogonia de Tagmar e tentei relaciar as religiões de uma forma que fique coerente com que já foi escrito, então alguns detalhes sobre as divindades.
Há 13 Titãs.

Há 16 deuses: todos os 15 clássicos e Heldrom.

Há 7 demônios primordiais: Morrigalti e seus 6 filhos Príncipes demoníacos, Anasmadis, Antredom, Ekisis, Fulvina, Mocna e Ricutatis.

Há 10 titãs-segundos conhecidos: Tanis, Tulã, Metalicana, Raiz, Cristália, Astro, Nébula, Vouxis, Branaxis e Morrigaltrina.

Coloquei tudo isso como referência, já que todos eles estão relacionados quando se diz respeito aos titãs-segundos. Eu fiz uma árvore genealógica extraoficial com o intuito de ter uma lógica por traz, mas como estou sem PC fiz em papel mesmo.
Bem, a minha ideia para está ambientação é a introdução de semititãs, seriam como semideuses, mas filhos dos titãs-segundos. Eles funcionáriam como uma espécie de santos católicos. Eles foram heróis em vida e quando morreram ascenderam e ganharam status de divindades criando o Panteão Heróico.
Seria assim:
Citação:
Ochoal, a Chama do Conflito
Sammia, a Guardiã do Mar
Roccar, o Soprador do Vento
Telrar, a Movedora de Rochas
Feerte, o Adivinho dos Céus
Marrar, o Agricultor da Semente
Lamiria, a Fúria da Tempestade

A área de influência deles é mais restrita do que a dos deuses, mas eles seriam mais populares, porque estariam mais próximo das pessoas.
Além desse Panteão há outras religiões menores.

Titanismo: um culto totêmico aos titãs-elementos através de sacrifícios para apazigua-los, comum em povos primitivos.
Conclave Dracônico: o líder deste panteão é Radrakkar, o Primeiro Dragão Dourado. Ele é muito mais poderoso que um Dragão Imperial Dourado Ancestral e vive no Plano Divino. É criador dos Draconatos (esse termo é melhor que draconiano já que parece muito com dragoniano) e tem como representantes em Tagmar o Conclave que é composto pelos mais fortes dragões de cada tipo, menos os Dragões Negros e de Gelo, já que são amaldiçoados.

Crença Aquariana: gira em torno da Grande Pérola, que nada mais é que uma manifestação de Ganis, e sua luta contra os Seres Abissais que são filhos monstruosos de Vouxis ou Aqua, ainda não decidi.

Panterismo: religião dos Pantos e é semelhante a egípcia onde o rei tem caráter divino. O que é meio verdade já que ele seria descendente de uma manifestação de Cambu. Seus antagonistas seria os Choals, canídeos humanoides adoradores de Mocna.

Filosofia Siltam: seria semelhante ao budismo. Os seguidores desta filosofia não adoram nenhum panteão específico, mas seguem as palavras de Siltam, um sábio que, acredita-se, alcançou a Iluminação (uma visão em vida do Plano Divino) através de boas práticas e meditação.

Bem esse foi o meu brainstorm. O que acharam?
#13 samuel.azevedo Enviado : 21/07/18 20:08
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Bom trabalho!

Achei bem interessante. Vou fazer algumas observações e contribuir com mais um pouco de brainstorm.

Heldrom, Vouxis, Branaxis e Morrigaltrina se juntaram aos 7 demônios primordiais no "panteão" dos Príncipes Infernais, com outros príncipes que não foram lembrados no seu brainstorm.

Tânis se uniu ao panteão dos deuses (na ambientação do império).

Dos demais titãs segundos não se tem muita informação oficial, apenas seus nomes e um título. Eles não tem área de influência em nenhuma ambientação ainda.

Gostei muito do que você fez com a ideia de novos titãs segundos e transforou no panteão heróico, muito bom!

Gostei do titanismo, deixou a ideia simples e funcional.

Quanto a crença aquariana, está reusando Gânis com um novo nome. E um dos critérios definidos no brainstorm inicial desta ambientação é que não vamos repetir os mesmos deuses com novos nomes como houve no Império. Sugiro deixar no máximo como uma suspeita e não como uma afirmação. Ainda assim, se ela desse milagres aqui, alguns teriam que ser diferentes pois os aquarianos já vivem embaixo de água.

Titãs-segundos são filhos de deuses e demônios primordiais, então eles tem poder divino e demoníaco; logo, podem criar, destruir, conceder milagres e pragas dependendo da inclinação de cada um.

Este panteão heróico vai conceder milagres ou intermediar aos titãs-segundos por milagres?

Panterismo: muito bom dizer que o rei é descendente de uma manifestação de um deus, mas novamente, evitar menção de deuses das outras ambientações. Gostei bastante da ideia dos choals, podem ser uma raça selvagem que vive perto deles.

Filosofia Siltam - Siltam é o nome de um herói e uma floresta da ambientação dos reinos, o termo que estamos usando atualmente (mas ainda não votado) na tarefa de raças é Silar. Mas estou aberto a alterações no termo se chegarmos a um consenso.

Algo que não foi abordado foi os astros celestes, alguma religião poderia adorar deuses personificados no sol, nas três luas, e talvez nas estrelas, constelações ou cometas.

Abraços
#14 elton10pkn Enviado : 22/07/18 10:23
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Obrigado, estou gostando bastante desta tarefa.

Citação:
Heldrom, Vouxis, Branaxis e Morrigaltrina se juntaram aos 7 demônios primordiais no "panteão" dos Príncipes Infernais, com outros príncipes que não foram lembrados no seu brainstorm.


Sim, sim. A minha intenção foi agrupar as entidades “puras”. Seinoniz, por exemplo, é um príncipe demoníaco, mas não é um demônio em sua origem, sem falar que ele surgiu no segundo ciclo.

Citação:
Quanto a crença aquariana, está reusando Gânis com um novo nome. E um dos critérios definidos no brainstorm inicial desta ambientação é que não vamos repetir os mesmos deuses com novos nomes como houve no Império.


Eu achei que isso fosse em relação ao Panteão como um todo, não deuses específicos. Vou corrigir. Em relação ao milagres, não vejo problemas. A única “sem utilidade” seria hidrotolerância, mas mesmo assim ela pode ser usada em outras pessoas, o que na prática poderia ser uma benção do sacerdote a alguém da superfície.

Citação:
Este panteão heróico vai conceder milagres ou intermediar aos titãs-segundos por milagres?


Ainda não decidi. Pensei em algo assim, alguns titãs-segundos eram muito ativos na região no segundo ciclo, mas depois do Cataclisma foram convencidos pelos deuses a se afastar. Foi nessa época que os semititãs surgiram. A princípio eles não conseguiram conceder milagres, mas depois de muito seguidores acabaram por fazê-lo. Mas acho que isso tem que ser discutido.

O nome Siltam foi um erro, bem que tava com a impressão que já tinha ouvido esse nome.

Não sei se deu pra perceber, mas eu quero evitar mudar muito a cosmogonia oficial para não entrar em conflito. Por isso quero evitar criar divindades do nada. Como as deusas das elladrim que parecem surgir do nada.
#15 samuel.azevedo Enviado : 23/07/18 11:38
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Bom dia,

Citação:
Obrigado, estou gostando bastante desta tarefa.


Que ótimo! Fico feliz.

Citação:
Eu achei que isso fosse em relação ao Panteão como um todo, não deuses específicos. Vou corrigir. Em relação ao milagres, não vejo problemas. A única “sem utilidade” seria hidrotolerância, mas mesmo assim ela pode ser usada em outras pessoas, o que na prática poderia ser uma benção do sacerdote a alguém da superfície.


No império não foi o panteão todo "importado", foram 6 deuses com novos nomes e o resto parece ter chegado recentemente com viajantes. Bom, é a minha interpretação, mas se mais gente disser que concorda que Gânis seja a deusa Pérola, tudo bem. Gostei da sua visão de como hidrotolerância pode ser útil para eles trazerem visitantes.



Citação:
Não sei se deu pra perceber, mas eu quero evitar mudar muito a cosmogonia oficial para não entrar em conflito. Por isso quero evitar criar divindades do nada. Como as deusas das elladrim que parecem surgir do nada.


Entendi. A ideia das deusas das elladrim foi um esboço, tanto que nem dei nome a elas. Mas eu estava na cabeça que elas podiam ser titãs-segundas que são chamadas de deusas pelas elladrim. Além disso, também podem existir "deuses" que só existem na mitologia de um povo mas nem existem de verdade na ambientação. De qualquer forma, se você tiver uma ideia para o panteão delas pode sugerir.


Abraços
#16 elton10pkn Enviado : 24/07/18 21:19
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Texto alterado!
Religiões das Ilhas Independentes
Primeira versão disponível.
Ainda falta alguns cultos referidos na tarefa das religiões atual e no texto original, mas as principais são essas. A única que ainda não defini nada foi o Conclave Dracônico. A ideia inicial era a dos deuses dragões dos Vancos no texto do samuel.azevedo, porém lendo o texto original vi que há referências a Dragões Imperiais de Gelo, creio que o Samuel abanou a ideia por não condiser com a ambientação oficial, mas eu gostei muito da ideia, ela combinou muito bem com este povo. Outro ponto é que ainda há o deus dragão criador dos Draconianos e Coralianos. Então eu pensei tentar unificar os dois cultos. O problema inicial é a origem dos dragões imperiais de gelo, que no original há nenhuma referência, eu que já que os Imperiais foram abençoados pelos deuses os Imperiais de Gelo podem ter duas origens: Dragões Imperiais de Fogo corrompidos por Heldrom ou Dragões de Gelo comuns "agraciados" pelo mesmo. O segundo problema seria unificar com o criador dos Draconatos (vou generalizar as duas raças dragão assim) já que geralmente todo panteão possui um antagonista.

Bem é só uma ideia eu posso separar os panteões, mas imagino que com certeza em algum momento eles já devem ter interagido.

samuel.azevedo escreveu:
Além disso, também podem existir "deuses" que só existem na mitologia de um povo mas nem existem de verdade na ambientação. De qualquer forma, se você tiver uma ideia para o panteão delas pode sugerir.

Sim, compreendo, mas é aquela coisa se o panteão não existir não há sacerdotes de verdade. E elas não seriam tolas de continuar seguindo um panteão que não responde enquanto que os outros povos é ativo. Ainda eu sem ideias para as deusas delas.

Algumas dúvidas:
Por quais razões os deuses não podem receber novos nomes? Vi que no texto original os moltas adoram os deuses com novos nomes, mas a mitologia deles é muito bem construída.

A diretriz desta tarefa é que os deuses não sejam adorados nas Ilhas? Eu entendi que deveria haver um panteão independente deles, mas não que eles sejam esquecidos. Porque pelo que eu entendi o Cataclisma foi causado pelos deuses como uma forma deles serem adorados, já que os raças haviam se desviado.

Então, o Cataclisma ocorreu nas ilhas, mas mesmo assim os deuses foram esquecidos? Think
#17 samuel.azevedo Enviado : 25/07/18 12:50
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Ainda falta alguns cultos referidos na tarefa das religiões atual e no texto original, mas as principais são essas. A única que ainda não defini nada foi o Conclave Dracônico. A ideia inicial era a dos deuses dragões dos Vancos no texto do samuel.azevedo, porém lendo o texto original vi que há referências a Dragões Imperiais de Gelo, creio que o Samuel abanou a ideia por não condiser com a ambientação oficial, mas eu gostei muito da ideia, ela combinou muito bem com este povo. Outro ponto é que ainda há o deus dragão criador dos Draconianos e Coralianos. Então eu pensei tentar unificar os dois cultos. O problema inicial é a origem dos dragões imperiais de gelo, que no original há nenhuma referência, eu que já que os Imperiais foram abençoados pelos deuses os Imperiais de Gelo podem ter duas origens: Dragões Imperiais de Fogo corrompidos por Heldrom ou Dragões de Gelo comuns "agraciados" pelo mesmo. O segundo problema seria unificar com o criador dos Draconatos (vou generalizar as duas raças dragão assim) já que geralmente todo panteão possui um antagonista.


Os dragões do gelo ainda podem ter tido outra origem. Algumas sugestões diversas:
a) A região das ilhas independentes é delimitada ao norte por uma terra de gelo. Poderia haver uma divindade do gelo (titã-segundo, provavelmente) que agraciou alguns dragões do gelo...
b) Por falar nisso, havia o titã Crio. Como que ele não se tornou um dos planos elementais? De repente, estes dragões imperiais do gelo não foram "evoluções" dos dragões do gelo amaldiçoados pelos deuses, eles podem ter nascido direto de Crio.
c) Alguns dragões do gelo podem ter adquirido poder e alterado a si mesmo em algum tipo de ritual para se tornarem mais poderosos, tornando-se os dragões imperiais do gelo.
d) Na descrição das criaturas Dragoniano (livro de criaturas) há uma mística em torno de dragões de gelo (Nevasca, Asa do Inverno, e Presas Geladas) que tentaram se tornar deuses através da absorção de almas de seres devotos a eles. Os deuses dragões podem ter surgido assim...

Citação:
Com o fim do 2º ciclo de Tagmar, após infindáveis batalhas infrutíferas, um dragão do gelo conhecido entre as raças civilizadas pelo nome de Nevasca, compreendeu de onde vinha o poder divino: da adoração dos devotos espalhados pelo mundo. Durante muito tempo Nevasca tentou adquirir devotos para si. Tentou com humanos e pequeninos, mas tendo sido criados pelos Deuses, esses não conseguiam transferir poder ao ganancioso dragão. Ele tentou com sua prole, mas tendo índole tão independente quanto a sua, também não obteve sucesso. Finalmente Nevasca conseguiu o que ele achava ser a resposta para sua empreitada. Ele era incapaz de criar vida a partir da essência pura do mana da mesma forma que os Deuses, então se utilizando de crianças humanas, ele executou uma série de rituais mágicos para transformá-las nos Dragonianos. Esta nova raça de humanóides se parecia com os humanos, porém mais fortes e musculosos e com um rosto característico por ter grandes mandíbulas e olhos com pupilas fendidas. Nevasca criou muitas dessas criaturas, e fez com que o cultuassem. Durante um longo tempo essa nova raça foi mantida em segredo pelo seu criador, escondida num complexo de cavernas na cordilheira de Sotopor. Foi quando dois outros dragões do gelo descobriram seu segredo que Nevasca liberou sua fúria. Sua criação havia falhado, e agora sua idéia era conhecida por outros de sua raça. Mas os outros dois dragões, Asa do Inverno e Presas Geladas conseguiram dialogar com Nevasca e sugeriram que esse Povo Dragão interagisse com o mundo exterior, para que pudesse desenvolver sentimentos básicos, como inveja, desejo, tristeza e felicidade. Isso poderia dar a eles a força de vontade necessária para se tornarem devotos verdadeiros. Rapidamente, mais dragões do gelo uniram-se ao grupo, e iniciaram a criação
do povo dragoniano.
Então, no ano 1420 , uma revoada de dragões do gelo seguida por uma horda de dragonianos invadiu o reino de Abadom, buscando suas riquezas e prazeres. Vendo a possibilidade de enriquecer com essa situação, vários dragões do fogo aproveitaram-se da guerra (iniciada pelos dragões de gelo) para aumentar seus tesouros. Os meses que se seguiram selaram o fim de um dos mais ricos e prósperos reinos do Mundo Conhecido, onde dragões e dragonianos causaram destruição e pilhagens como nunca visto antes.
Após a guerra, o que se seguiu foi mais uma tentativa frustrada pela incapacidade dos dragonianos em se tornarem devotos fiéis. Em sua ira, os dragões do gelo destruíram muitos dos dragonianos antes de se retirarem para a cordilheira de Sotopor. Os dragonianos remanescentes organizaram-se em pequenas tribos nômades espalhadas pelo território de Abadom.
Os dragonianos por sua incapacidade de se reproduzir desenvolveram uma sociedade baseada no ódio contra os deuses e seus devotos. Como conseqüência disso, o povo dragão realiza ataques às cidades próximas, matando e pilhando numa fúria sem sentido, buscando novas crianças para realizarem o ritual ensinado por seu criador. Prisioneiros adultos, embora raros, são sacrificados em nome dos dragões, e então devorados em
festins bárbaros.
Hoje, o povo dragão reza para seus criadores, na esperança de que sua ira não os atinja mais uma vez. Talvez os dragões do gelo tenham alcançado seu objetivo, sem nem mesmo perceber...


Bom, o texto acima fala de eventos recentes então se for abordar por um caminho parecido, terá que ser uma história paralela de outros dragões que tentaram este experimento um pouco antes nesta outra região...

...


Citação:
Sim, compreendo, mas é aquela coisa se o panteão não existir não há sacerdotes de verdade. E elas não seriam tolas de continuar seguindo um panteão que não responde enquanto que os outros povos é ativo. Ainda eu sem ideias para as deusas delas.


O culto a estes falsos deuses poderia ser liderado por feiticeiros, e elas continuariam acreditando que os poderes são milagres, por alguma crendice que justificasse isso como por exemplo "as deusas deram dons mágicos aquelas que seriam suas representantes mais fervorosas".

...

Citação:
Algumas dúvidas:
Por quais razões os deuses não podem receber novos nomes? Vi que no texto original os moltas adoram os deuses com novos nomes, mas a mitologia deles é muito bem construída.

A diretriz desta tarefa é que os deuses não sejam adorados nas Ilhas? Eu entendi que deveria haver um panteão independente deles, mas não que eles sejam esquecidos. Porque pelo que eu entendi o Cataclisma foi causado pelos deuses como uma forma deles serem adorados, já que os raças haviam se desviado.

Então, o Cataclisma ocorreu nas ilhas, mas mesmo assim os deuses foram esquecidos? Think


Porque nas rodadas iniciais se votou alguns pontos relacionados a religião entre todas as sugestões. As diretrizes do primeiro post foi minha primeira tentativa de compilar tudo de uma forma organizada, mas você abriu questionamentos interessantes. Vou tentar recompilar abaixo o que foi votado relativo a religião.

Entraram entre os mais pedidos:

Citação:
7. Um culto diferenciado, sem o patronato dos deuses. Um local onde os antigos Titãs ainda são cultuados, mesmo que sem retribuição real (já que quase todos ou estão presos ou mortos).
12. Nesta ambientação haveria a existência de alguns titãs segundos semelhante ao que existe no "O Império"


E o ponto a seguir teve poucos votos favoráveis: "13. Poderia haver cultos explícitos aos demônios com templos demonistas em varias ilhas onde eles seriam aceito pelo governantes locais. Teriam se formado a partir do êxodo dos demonistas com o fim da guerra contra a seita na Região dos Reinos. Os demônios foram expulsos, mas os demonistas não foram mortos."

Ao mesmo tempo que o ponto a seguir teve alguns votos de rejeição: "24. O culto aberto a demônios, as matas abarrotadas de espíritos e a presença de um panteão pequeno (mesmo que intensa) poderia dar novos ares, principalmente a fuga do maniqueísmo, como ocorreu em O Império, mas menos opressivo do que a porção oeste do Mundo Conhecido. Civilizados ou não, seria um lugar de sobrevivência."

Então o ponto 13 foi votado novamente, teve 2 votos contra e 3 a favor, mas com a consideração de que até pode ter algumas regiões com cultos a demônios, mas seus seguidores não devem ser um refugo da região dos reinos (ou seja, não tem ligação direta com a seita bankdi). Também foi votado, fora do contexto de religião ou não, que esta região não tem o refugo (bandidos) da região dos reinos.

Os pontos 13 e 24 são conflituosos cada um teve alguns votos, tentando compilar as ideias, o culto aos demônios parece ser tolerável desde que seja em pequenos povos. Mas o conflito religioso não deve ser o foco desta ambientação (isto foi outra das questões debatidas entre estes pontos).Minha sugestão é que ele poderia ficar com as raças não civilizadas ex. tritões adorando Vouxis.

Sobre a questão de não poder ter deuses da outra ambientação, foi minha interpretação do ponto 7. Mas a frase do ponto 7 não impede que haja culto dos deuses, só diz que deve haver culto diferente aos dos deuses. Ou seja, faça o que achar necessário e me desculpe se minha interpretação inicial o tolheu. Preste atenção que esta ideia de renomear os deuses já foi feita nas Terras Selvagens e no Império, e tem que ser feito com cautela para que não seja repetitivo.

Destaco apenas que na tarefa "Isolamento e Contato com Outras Regiões" há uma sugestão de que a região pode ter sido isolada porque em algum acordo as divindades "lotearam" os continentes e só é permitido navegar desta região para outras com a permissão dos titãs(ou deuses). Seria interessante se você pudesse dar sua opinião sobre a sugestão.

Abraços

#18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/07/18 17:00
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

apenas uma informação importante. Quando se escolheu que haveria culto aos titãs, era para dar a oportunidade semelhante ao que foi feito no império. Mas de forma alguma faz sentido que os deuses não sejam cultuados! Um não exclui o outro!
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/07/18 17:03
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
E uma sugestão de ordem prática... que tal restringir o cultos a:

1) Os Titans que ainda estão livres ou vivos
2) Alguns poucos titans segundos (1 a 3)

Sugiro isso, porque vcs terão de escrever um texto para cada um!
#20 Arion Enviado : 25/07/18 19:33
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Não tem como Ganis ficar de fora dessa ambientação! Ela já é pouco trabalhada no Mundo Conhecido.... Agora é a vez dela crescer!!!! Lembrando que ela é o equivalente à Poseidon, um dos três grandes Deuses da mitologia grega!!! Outra coisa, os milagres também são muito importante na jogabilidade do sistema... Então, além de Ganis, outros Deuses também devem entrar nessa lista... Crezir, Crisagom, Cambú, Lena, Maira, Plandis, Cruine, Blator (homens lagarto)... Enfim...
#21 elton10pkn Enviado : 25/07/18 22:54
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve, salve!
samuel.azevedo escreveu:
a) A região das ilhas independentes é delimitada ao norte por uma terra de gelo. Poderia haver uma divindade do gelo (titã-segundo, provavelmente) que agraciou alguns dragões do gelo...
b) Por falar nisso, havia o titã Crio. Como que ele não se tornou um dos planos elementais? De repente, estes dragões imperiais do gelo não foram "evoluções" dos dragões do gelo amaldiçoados pelos deuses, eles podem ter nascido direto de Crio.
c) Alguns dragões do gelo podem ter adquirido poder e alterado a si mesmo em algum tipo de ritual para se tornarem mais poderosos, tornando-se os dragões imperiais do gelo.
d) Na descrição das criaturas Dragoniano (livro de criaturas) há uma mística em torno de dragões de gelo (Nevasca, Asa do Inverno, e Presas Geladas) que tentaram se tornar deuses através da absorção de almas de seres devotos a eles. Os deuses dragões podem ter surgido assim…


Dragões de gelo são naturalmente maléficos por isso sugeri Heldrom, aposto o quão satisfeito ele ficaria ao corromper um Dragão Imperial, mas suas ideias são interessantes.
a) Se existir uma entidade assim provavelmente os DIG vão ainda está sujeitos a ele e eu queria evitar algum ser “humanoide” neste culto.
b) Crio não existe mais. Foi uns dos titãs que foram incorporados pelos deuses segundo Maudi. Os únicos titãs que se tem paradeiro conhecido são os quatro elementais.
c) Eu acho essa a menos provável. Os DI normais receberam bençãos divinas por isso são os mais poderosos.
d)Essa me parece interessante. É semelhante a tentativa de ascensão dos reis-feiticeiros. Talvez um dragão de gelo que roubou um daqueles colares que os arcondi usavam para roubar almas.
samuel.azevedo escreveu:
O culto a estes falsos deuses poderia ser liderado por feiticeiros, e elas continuariam acreditando que os poderes são milagres, por alguma crendice que justificasse isso como por exemplo "as deusas deram dons mágicos aquelas que seriam suas representantes mais fervorosas".

Feiticeiros, tinha me esquecido desta nova profissão. Essa ideia pode ser uma saída eles sempre me pareceram uma mistura de warlock e sorcerer. Ou as Elladrim podem ser uma criação conjunta de Tulã (tinha tratado no masculino, mas é só trocar), Lena, Ganis e Crezir.

samuel.azevedo escreveu:
Destaco apenas que na tarefa "Isolamento e Contato com Outras Regiões" há uma sugestão de que a região pode ter sido isolada porque em algum acordo as divindades "lotearam" os continentes e só é permitido navegar desta região para outras com a permissão dos titãs(ou deuses). Seria interessante se você pudesse dar sua opinião sobre a sugestão
.
Pelo que percebi dos deuses eles são extremamente possessivos com a sua criação. Com isso tive uma ideia assim: os deuses e alguns titãs-segundos criaram seus filhos mortais no plano material e decidiram esperar a verdadeira fé florescer, porém esses titãs não esperaram e passaram a intervir diretamente no destino desta raças atrapalhando todo o processo. Os deuses irritados com isso, somado as crescentes ousadias dos mortais, causaram o Cataclisma. Os segundos não ficaram nenhum pouco satisfeitos com isso e ameaçaram entrar em guerra, temendo uma destruição ainda maior os deuses permitiram que os semititãs intermediacem os segundos e assim surgiu o Panteão Heróico. Desta forma haveria um estigma em os seguidores dos deuses e dos segundos, cada um com uma versão da história. Eu poderia contar esta história de forma semelhante a parte de cosmologia do livro de ambientação com o pontos de vista dos seguidores dos deuses e dos segundos. O isolamento podeia ser devido a monstros marinhos ou a garganta de Ganis em um análogo as montanhas que separam o mundo conhecido do império.

Marcelo_Rodrigues escreveu:
E uma sugestão de ordem prática... que tal restringir o cultos a:

1) Os Titans que ainda estão livres ou vivos
2) Alguns poucos titans segundos (1 a 3)

Sugiro isso, porque vcs terão de escrever um texto para cada um!

O texto não é problema eu já escrevi um texto inicial para cada semititã e pretendo ampliar ainda mais usando o texto original da tagmapedia.
1) Já pensei em algo assim, mas os únicos titãs disponíveis são os quatro elementais. Há Gênese também, mas prefiro deixá-lo como um mistério. Eu lembrei recentemente que no livro do colégio elemental há uma espécie de “seita” titânica entre esses magos, fui ler de novo e me pareceu muito interessante essa ideia de redenção.
2) A ideia que estou seguindo é manter os titãs-segundos afastados e ter seus filhos como representantes.
O livro do colégio elemental até diz como ele surgiu:
Citação:
A história do Colégio Elemental é ancestral e rica, datando dos primórdios do Tempo dos Filhos. Antes da revelação dos deuses, grupos tribais viram nos elementos fatores que poderiam ter originado a vida em Tagmar; com o tempo, eles evoluíram para quatro escolas distintas de magia: os Andarilhos dos Ventos, os Regentes das Águas, os Senhores da Chama e os Artífices, magos do elemento Terra. Tais escolas louvavam personificações macrocósmicas de seus elementos patronos, o que fazia com que, inevitavelmente, sua adoração fosse dirigida aos Titãs-Elementos exilados do Plano Físico. Embora fossem antagônicos inicialmente, o contato constante fez com que vissem quão similar era sua crença, e dessa afinidade surgiu o Colégio Elemental. Contudo, a união recente sofreu uma nova cisão com a Revelação dos deuses: os adeptos da fé divina não podiam mais tolerar o culto aos Titãs-Elementos, e irmão voltou-se contra irmão, num banho de sangue que resultou na extinção dos seguidores dos Titãs. Este cisma jamais foi motivo de orgulho para os elementalistas, que choraram amargamente sua perda.

Talvez estes cultos ainda existam nas Ilhas e tenham se radicalizado. Uma espécie de fundamentalismo religioso totalmente contrário ao preceitos do Colégio Elemental.
Ou ele pode ter adquirido um tom mais prometeico e talvez, só talvez, o próprio Prometeu tenha, de alguma forma, tido contato este culto.

Arion escreveu:
Não tem como Ganis ficar de fora dessa ambientação! Ela já é pouco trabalhada no Mundo Conhecido.... Agora é a vez dela crescer!!!!

Siimm, eu tirei um tempo para ler as discussões iniciais sobre as ilhas e vi uma ideia de fazer com que Quiris e Liris sejam mais próximo de sua mãe Ganis do que de Sevides. Eu achei essa ideia muito boa e vou explora-la.

Minha mente está fervilhando!!!
#22 elton10pkn Enviado : 26/07/18 00:53
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Percebi que fica mais fácil criar e organizar as religiões se eu as descrever para cada raça, então aqui vai minhas sugestões:
  • Humanos:
    -Moltas: deuses com uma mitologia própria, pequena presença dos Segundos e seus filhos.
    -Vancos: dragões imperiais de gelo.
    -Sulnos: presença de alguns semititãs com elementos próprios.
    -Gípcios: Ganis, Quiris e Liris com uma interpretação própria.
    -Doriats: Ganis, Água e Vouxis como deuses antagonistas.
    -Valons: Quase exclusividade dos Segundos e seus filhos. Afirmam que todos os semititãs são de origem valom.
    -Enkil: sem deuses ou segundos, presença de feiticeiros.
    -Yaring: ?

  • Reptantes: Filosofia Silar
  • Magornos: Sincretismo religioso entre os titãs(-segundos) e os deuses?
  • Pantos: Panterismo.
  • Aquarianos: Crença Aquariana. Ganis, Vouxis e seus dois filhos monstros.
  • Gnomios: sem religião, culto ao dinheiro. Influência de Vouxis?
  • Colossais: Titanismo.
  • Ornes: variação do Titanismo?
  • Draconianos e Coralianos: Conclave Dracônico.
  • Elladrim: Tulã, Lena, Crezir, Ganis e Maira(?) numa mitologia própria.


Como podem ver o maior problema está nos humanos pois eu gostaria de aproveitar o máximo do texto original. As demais raças possuem uma mitologia independente e mais simples com algumas exceções. Um dos problemas é que o culto aos deuses e aos titãs parece ser excludente. Os sacerdotes dos deuses (nos reinos) parecem possuir uma aversão tremenda a isso, só não maior que o culto aos demônios, já que esse foi um dos motivos do Cataclisma. Então é preciso definir como o titanismo se manteve, já que como os titãs não interagem com os seus seguidores eles não possuem revelações, ou seja, qualquer cosmogonia é baseada em suposições, contato com outras religiões ou revelações de entidades alheias como os Segundos ou até mesmo demônios. Por exemplo os povos mais "avançados" que cultuariam os titãs como deuses absolutos fariam isso com base em que? Já que os titãs não revelaram sua versão da história nem concedem poderes. Dizer que foram os Segundos é a saída mais fácil, porém os deuses não possuem aversão a eles. Entendem onde quero chegar? Um culto aos titãs-segundos é aceitável, mas aos titãs é quase como adorar os demônios. Uma ofensa.
Eu não quero remover esse culto titânico pois ele tem um caráter herético muito interessante, mas esse culto tem que ser muito sutil. Pois é de se esperar que os sacerdotes (dos deuses ou dos segundos) tentem "catequizar" os povos ignorantes que seguem os elementos. Porém um culto mais aberto e organismo seria fortemente perseguido ao passo que não teria nenhum apoio dos titãs nem motivos para existir já que os mesmos nunca se manifestaram e qualquer mitologia os envolvendo ou é completamente falsa ou é baseada previamente na versão dos deuses.

Ufa, escrevi demais!!!
#23 samuel.azevedo Enviado : 26/07/18 01:42
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Boa noite,

Voltando a origem dos deuses dragões.
a) Cada divindade pode escolher sua forma, porque todos seriam humanoides? Será que nenhum titã segundo escolheu a forma de um dragão? Por falar nisso, um titã-segundo do gelo, contrabalanceando Tânis podia ser muito legal.
b) Ok, Crio e outros titãs foram absorvidos no universo, durante a criação. Será que, por viver no gelo, algum dragão de gelo não se aproximou de algum lugar que concentrava o poder remanescente de Crio, absorvendo este poder, e tornando-se uma divindade? A partir dele podem ter surgidos seus filhos e elevado alguns dragões que se curvaram a ele para o ranking de imperiais...
d) Falando em reis feiticeiros, na região da geleira há a história da Rainha Palidá x O Grande Rei, pelo que entendi o grande Rei era um antigo Rei Feiticeiro que converteu esta bela mulher em uma Rainha Feiticeira; ela continuava o rejeitando, então ele virou um dragão de gelo e foi atacá-la mas ela usou todo o seu poder para detê-lo.
novas sugestões:
e) E se, um dragão imperial, depois de muitos séculos de decepções (ou talvez manipulação demoníaca) mudasse de lado dos deuses para Heldrom, por exemplo...
f) Durante a guerra, o titã Pyros teve um filho (deus) em forma de dragão, para inspirar a lealdade dos dragões. Mas este filho não quis se envolver na guerra dos outros, ou simplesmente fugiu diante da derrota, partiu para um lugar seguro e agora está de volta.


...
Moltas: sim, como é um povo de pele negra, inclusive, seus deuses deveriam ser negros espelhando sua aparência.
Yaring: poderiam adorar os titãs Aqua, Crio e Ânimus, a deusa Gânis, Vouxis e suas filhas.

Magornos: acho que o certo seria a crença no sincretismo religioso de todas as religiões desta ambientação, sua crença também poderia ter algum ritual feito após a morte que permita a reencarnação.

Gnomios: pensei neles como grandes capitalistas que adora apenas o dinheiro mesmo; mas podem ter alguns crédulos em Cambu, Vouxis ou Seinoniz (este é o arqui-inimigo de Cambu, mas Vouxis é a personificação da Ganância).

Ornes: creio que devam adorar principalmente titãs-segundos e titãs, quem sabe, representados pelas constelações.

Elladrim: sim, pode colocar uma "convenção das deusas" juntando deusas, titãs-segundas, semititãs, etc. No "conto" de origem da raça fiz menção a uma deusa da forja que se desentendeu com as outras e partiu para o sul, era uma menção indireta a Tânis.

Dependendo da forma como foi colocado, o culto aos titãs primordiais pode ser apresentado como um culto aos fenômenos ou elementos da natureza; ou mesmo um culto secreto liderado por druidas e outros feiticeiros. Um povo não precisa ter um único culto, podem ter dois ou mais cultos concorrendo. Como este culto se manteve? Quase da mesma forma que rastreadores se mantém, já que eles pedem o poder da natureza... Talvez isto possa ser visto de outras formas (mais brandas) pelos sacerdotes locais, nesta região diversa em culturas e religiões.

Abraços
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 26/07/18 08:11
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
dúvida: "deuses dragões"? Que isto? Lembrem que NÂO podem ser criados novos deuses, muito menos um novo panteão.

Quanto as novas divindades, é necessário conter a a enorme vontade de sair criando "deuses menores" (Titans-segundos). Para cada titã elevado status de deus (semelhante a Tanis) teremos uma penca de trabalho associado:

1) descrição do deus
2) descrição da religião em volta deles
3) magias de sacerdote (não é parte deste livro falar das magias) mas ao fazer um futuro "Aventuras nas Ilhas Independentes" isto será uma tarefa monstruosa

Samuel, é bom pensar em simplificar... prevejo um trabalho interminável afrente!

OBS: lembre-se que o mundo é o mesmo, e a cosmologia é a mesma, então esta ambientação não pode contradizer a ambientação do "mundo Conhecido" !!!

#25 elton10pkn Enviado : 26/07/18 10:19
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
dúvida: "deuses dragões"? Que isto? Lembrem que NÂO podem ser criados novos deuses, muito menos um novo panteão.

Os "deuses dragões" como o Samuel escreveu não são deuses de verdade, é apenas um título. Usar a palavra "deuses" em Tagmar remete ao panteão dos reinos, acho que por isso a confusão. O que estava sendo discutido é como introduzir dragões imperiais de gelo na ambientação, já que eles seriam adorados como deuses pela etnia vanco.

Marcelo_Rodrigues escreveu:
Quanto as novas divindades, é necessário conter a a enorme vontade de sair criando "deuses menores" (Titans-segundos). Para cada titã elevado status de deus (semelhante a Tanis) teremos uma penca de trabalho associado: […]

Eu achei que a ideia desta ambientação seria apresentar um novo culto para quebrar o maniqueísmo dos Reinos. Por isso tive a ideia de "semititãs(-segundos)", assim eu aproveitaria ao máximo o que já foi feito ao passo que tentaria evitar contradições. O "panteão heróico" (já estava pensando em trocar esse nome), não seria um panteão ao modo dos deuses. Eles não se veem como uma grande família, se ajudando mutuamente. Eles teriam origens diversas nas Ilhas e único povo a realmente junta-los em um "panteão" seria os vancos. Eu estou tentando ao máximo evitar contradições por isso sugeri explorar essa ideia de "a história pertence aos vendedores", onde os seguidores dos deuses nas Ilhas teriam uma versão muito parecida com a que é contada nos Reinos e os seguidores dos Segundos uma versão ligeiramente diferente.
Em relação as magias, os únicos que na prática teriam magias novas seriam os 7 "semititãs" que na verdade viriam de seus pais titãs-segundos. Todos os demais cultos ou são falsos ou são versões raciais dos deuses. Como a crença aquariana que é um culto a Ganis ou o panterismo, um culto a Cambu.
Mas se a ideia de semititãs for muito forçada ela pode ser trocada sim, embora eu ache que estou fazendo um bom trabalho em evitar contradições.
#26 samuel.azevedo Enviado : 26/07/18 11:08
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Continua, Elton. Está ficando muito bom!

Esta ideia do panteão heróico é basicamente usar a ideia de santos, aqueles que trazem milagres intermediando aos deuses. Então, não são novos deuses.
#27 elton10pkn Enviado : 26/07/18 22:55
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Uma dúvida: como vai ficar a organização do livro? Cada povo vai ter um espaço reservado para sua religião ou vai haver um capítulo específico para cada culto?
Pergunto isso para eu poder me situar em como fazer a tarefa de maneira mais eficiente.
Eu vi aqui uma uma ideia de como o livro vai ficar organizado, mas achei a parte de religião ineficiente, seria mais prático se cada povo tivesse seus cultos especificados no seu próprio capítulo e o capítulo "religião" ser trocado por um focado somente no "novo panteão" e sua relação com os deuses e a visão de cada culto. Assim o semititãs seriam muito bem trabalhados e os demais cultos (mais fáceis de explicar) juntos com seus povos.
#28 elton10pkn Enviado : 27/07/18 00:47
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Um detalhe sobre a minha ideia dos semititãs: ela é bem antiga, por volta de 2016. Eu escrevi um conto sobre isso para ser lançado na Vingador Negro #2, mas infelizmente ela não aconteceu. Triste
Então eu decidi envia-la para o crônicas de tagmar, não sei se vai ser aceita, mas quem quiser a ler ela está aqui.
#29 elton10pkn Enviado : 02/08/18 18:18
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve galera,
Estive lendo alguns texto relacionados a cosmogonia de alguns povos e pensei, porque o povos das ilhas não podem ter sua. A versão dos Reinos é a que está no livro de Maudi, só que nas ilhas eles nunca devem ter ouvido falar nele. Então escrevi uma versão para as Ilhas, claro que respeitando a dos reinos já que é o mesmo universo. Ficou tosco, mas vou dar umas lapidadas. No geral é isso:
Citação:
No princípio, antes da separação de céus e terra, havia apenas o oceano de caos. Ondunlando infinitamente num tempo sem tempo, onde as luas não podiam ser contadas. Mas houve então a perturbação e com ela a separação do caos. Das ondas primais surgiram os treze Primeiros e do abismo sem fim, onde a luz nunca há de tocar, os senhores da destruição.
Abraçados os Primeiros criavam e como formas na areia destruíam. Incontáveis eras sem tempo se passaram e do abraço primordial surgiram os deuses. Temendo serem esmagados pelo abraço, os deuses fugiram para o Abismo e da sua união com a destruição surgiram os Segundos, então houve a segunda perturbação. Unidos, deuses e Segundos, separaram os Primeiros de seu abraço e deste espaço criaram o Mundo. Quatro dos Primeiros criaram os Elementos que o compõem -- água, terra, fogo e ar -- e em seus reinos habitam, outros cinco em sua tentativa de partir para além do oceano de caos se tornaram parte Mundo -- tempo, frio, vida, magia, e fim --, subjugados outros dois deram origem as luzes e as sombras e do último apenas seu nome é conhecido e é chamado de Origem.
Vitoriosos os deuses passaram a reinar sobre o Mundo e nele dar forma. Os Segundos, alheios aos desejos de seus pais, passaram a vagar pelos infinito oceano sem rumo ou motivos revelados. Porém, num tempo em as luas já podiam ser contadas, desejaram os filhos e filhas dos deuses e dessa união nasceram os Heróis e deles flui o poder dos Segundos.

Eu troquei pérolas por oceano, já que cada cosmogonia tem uma espécie de "elemento primordial" na Bíblia são as águas, para os Nórdicos o gelo, os gregos era o caos, para as Ilhas escolhi um oceano. Eu troquei o termo Titãs por Primeiros e Titãs-segundos por apenas Segundos. O abraço dos titãs me inspirei na mitologia da polinésia, onde os dois deuses primordiais estavam abraçados. Já a origem dos Heróis a inspiração veio dos Nephilins da Bíblia.

Pra tentar organizar a origem dos Segundos criei uma genealogia. A ideia não é que ela seja oficializada, mas apenas dar uma ideia de como os Segundos estão relacionados com os deuses. Lembro que eu fiz um organograma parecido alguns anos atrás quando estavam discutindo a genealogia dos deuses.
#30 elton10pkn Enviado : 02/08/18 18:20
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve galera,
Estive lendo alguns texto relacionados a cosmogonia de alguns povos e pensei, porque o povos das ilhas não podem ter sua. A versão dos Reinos é a que está no livro de Maudi, só que nas ilhas eles nunca devem ter ouvido falar nele. Então escrevi uma versão para as Ilhas, claro que respeitando a dos reinos já que é o mesmo universo. Ficou tosco, mas vou dar umas lapidadas. No geral é isso:
Citação:
No princípio, antes da separação de céus e terra, havia apenas o oceano de caos. Ondunlando infinitamente num tempo sem tempo, onde as luas não podiam ser contadas. Mas houve então a perturbação e com ela a separação do caos. Das ondas primais surgiram os treze Primeiros e do abismo sem fim, onde a luz nunca há de tocar, os senhores da destruição.
Abraçados os Primeiros criavam e como formas na areia destruíam. Incontáveis eras sem tempo se passaram e do abraço primordial surgiram os deuses. Temendo serem esmagados pelo abraço, os deuses fugiram para o Abismo e da sua união com a destruição surgiram os Segundos, então houve a segunda perturbação. Unidos, deuses e Segundos, separaram os Primeiros de seu abraço e deste espaço criaram o Mundo. Quatro dos Primeiros criaram os Elementos que o compõem -- água, terra, fogo e ar -- e em seus reinos habitam, outros cinco em sua tentativa de partir para além do oceano de caos se tornaram parte Mundo -- tempo, frio, vida, magia, e fim --, subjugados outros dois deram origem as luzes e as sombras e do último apenas seu nome é conhecido e é chamado de Origem.
Vitoriosos os deuses passaram a reinar sobre o Mundo e nele dar forma. Os Segundos, alheios aos desejos de seus pais, passaram a vagar pelos infinito oceano sem rumo ou motivos revelados. Porém, num tempo em as luas já podiam ser contadas, desejaram os filhos e filhas dos deuses e dessa união nasceram os Heróis e deles flui o poder dos Segundos.

Eu troquei pérolas por oceano, já que cada cosmogonia tem uma espécie de "elemento primordial" na Bíblia são as águas, para os Nórdicos o gelo, os gregos era o caos, para as Ilhas escolhi um oceano. Eu troquei o termo Titãs por Primeiros e Titãs-segundos por apenas Segundos. O abraço dos titãs me inspirei na mitologia da polinésia, onde os dois deuses primordiais estavam abraçados. Já a origem dos Heróis a inspiração veio dos Nephilins da Bíblia.

Pra tentar organizar a origem dos Segundos criei uma genealogia. A ideia não é que ela seja oficializada, mas apenas dar uma ideia de como os Segundos estão relacionados com os deuses. Lembro que eu fiz um organograma parecido alguns anos atrás quando estavam discutindo a genealogia dos deuses.

Detalhe, eu imaginei Metalicana, Raiz e Cristália como trigêmeas filhas de três pais diferentes. Combina com Anasmadis. Muito Feliz
#31 zetagmar Enviado : 05/08/18 23:56
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Elton,

Já escrevi duas vezes e acabo me desviando do assunto. Então vou tentar ser bem sucinto. Gostei da ideia do Panteão Herói, usa-se os titãs na explicação, e dando algo novo.
Não sei se vai ser usado o material que fez de genealogia dos deuses, mas achei bom demais, porque amarra o assunto. Sem ficar flutuando em especulações, algo que durante muito tempo, em outras ambientações foi duro de resolver.

A ideia de uma religião com deus único usado nos Pantos é muito boa. Resume a coisa de forma elegante e rápida.

A crença Aquariana é que deve ter uma lapidada, entrar mais e com elementos desde universo. Uma visão mais focada lá, no mundo aquático, já que este povo veio de lá. Vou tentar pensar em algo e te escrevo.

A Filosofia Silar é boa, mas assim como a Crença Aquariana é bastante vaga.

O Conclave Draconiano ao meu ver é algo completamente desnecessário. Isso porque acredito que os dragões são tão poderosos que só adorariam a eles próprios. São como deuses em poder, e com um ego tão grande quanto o poder que possuem.
Difícil acreditar neles adorando algo que não eles próprios.



#32 elton10pkn Enviado : 06/08/18 16:45
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve zetagmar,
Fico feliz que tenha gostado do texto de maneira geral. A genealogia é apenas dar uma ideia de como estas entidades estam relacionadas. De qualquer forma criei o um verbete no tagmarpedia: Genealogia dos Deuses e Titãs-segundos.
Citação:
A crença Aquariana é que deve ter uma lapidada, entrar mais e com elementos desde universo. Uma visão mais focada lá, no mundo aquático, já que este povo veio de lá. Vou tentar pensar em algo e te escrevo.

A Filosofia Silar é boa, mas assim como a Crença Aquariana é bastante vaga.

Você diz vago em que sentido? Se for nas práticas religiosas posso tentar aprofundar isso. Suas ideias seram bem vindas.
Citação:
O Conclave Draconiano ao meu ver é algo completamente desnecessário. Isso porque acredito que os dragões são tão poderosos que só adorariam a eles próprios. São como deuses em poder, e com um ego tão grande quanto o poder que possuem.
Difícil acreditar neles adorando algo que não eles próprios.

A ideia do conclave não seria uma religião para os dragões e sim para o Draconianos e Coralianos. Essas duas raças são "netas" de um dragão Imperial. Eu já abandonei a ideia do Conclave por não se encaixar na origem das raças dracônicas. O problema é que há duas religiões que adoram dragões: a dos Vancos (povo humano que adora dragões Imperiais de gelo) e dos Draconianos. Eu queria de alguma forma unir as duas, mas acho que vou mantê-las separadas mesmo.
#33 zetagmar Enviado : 08/08/18 23:57
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Elton, se não se importar, gostaria de ler mais coisa sobre as religiões que escreveu.
#34 elton10pkn Enviado : 13/08/18 15:27
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Texto alterado.
Acrescentei três religiões novas. O Culto do Pai Dragão, o Conclave de Gelo, e o Morgum.

O culto do pai dragão é a religião dos draconianos, o texto está inicial e vou tentar fazer melhorias.

O Conclave de gelo é a minha tentativa de incorporar os dragões imperiais de gelo. O texto também é inicial e precisa de melhorias.

O Morgum é a religião dos magornas. Ela é sincretismo entre o culto dos deuses e titãs. A ideia está bem desenvolvida, mas estou aceitando ajuda.

Acrescentei um parágrafo ao texto do Filosofia Silar na tentativa de explicar melhor como funciona. Não sei se alguém percebeu, mas eu aproveitei está religião para sugerir a profissão monge. Sei que tem gente que é a favor e outros que são contra, porém no contexto dessa religião acho muito coerente. Algo que não seria nas outras ambientações.

Algumas religiões precisam de um ajuste para entrar em sintonia com a tarefa das raças. Por isso estou farei algumas revisões nos textos e também acrescentar a última religião que falta que a das ellanas.
#35 samuel.azevedo Enviado : 23/08/18 14:12
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Olá,

Excelente trabalho, Elton!

Fiquei pensando. Com tantas religiões, talvez, no passado possa ter havido um conflito entre algumas delas. Quem sabe uma guerra santa, marcada pela luta de sacerdotes, guerreiros templários, monges, mártires, inquisidores, hierofantes, etc. Isto daria margem para novas especializações ligadas a religiosidade.

Por falar nisso, como cada uma dessas religiões lida com a existência da outra? Talvez a resposta a esta pergunta possa enriquecer ainda mais a tarefa.

Sobre o culto do Pai Dragão, no tópico das raças teve uma sugestão recente de algum dragão imperial ter dado outra esposa para seu filho, e assim ter gerado uma tribo de dragonianos com ataque de gelo... Eu expandiria esta ideia para outras variações de dragões, mas é minha opinião e sugestão.

Abraços
#36 zetagmar Enviado : 14/09/18 18:11
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Material para ver.
Mitologia Maori
#37 zetagmar Enviado : 13/10/18 23:50
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Elton enviei para o seu e-mail algumas coisas que podem ajudar na contribuição desta tarefa. A ideia foi acrescentar mais alguma coisa a religião Aquariana.
#38 samuel.azevedo Enviado : 22/10/18 18:19
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Boa noite, algo mais?

Elton, como está a tarefa?

Abraços
#39 elton10pkn Enviado : 31/10/18 21:10
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Vamos lá,
Eu andei sumido por causas de alguns projetos e sempre acabava esquecendo da tarefa, enfim, o zetagmar me enviou um texto bem interessante para a religião dos aquarianos, que foi uma das religiões que estavam mais incompletas. Ainda não atualizei o verbete porque quero fazer uma revisão completa do texto antes de postar.
Como eu tenho duas tarefas em aberto vou focar primeiro nessa, já que ela está mais completa, e se tudo der certo este final de semana sai a versão atualizada.
#40 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/11/18 16:34
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Li o texto e fiquei com um a dúvida: Nem todas as "religiões" terão sacerdotes reais, né? Think

Pensei nisso porque se não é uma "divindade" não tem como tem um Sacerdote (personagem que faz milagres). Se o meu raciocínio estiver correto, então era bom em cada religião deixar claro se possuem ou não Sacerdotes. Feliz
#41 samuel.azevedo Enviado : 05/11/18 19:58
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Li o texto e fiquei com um a dúvida: Nem todas as "religiões" terão sacerdotes reais, né? Think

Pensei nisso porque se não é uma "divindade" não tem como tem um Sacerdote (personagem que faz milagres). Se o meu raciocínio estiver correto, então era bom em cada religião deixar claro se possuem ou não Sacerdotes. Feliz



Isso mesmo!
#42 samuel.azevedo Enviado : 05/11/18 19:59
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
elton10pkn escreveu:
Vamos lá,
Eu andei sumido por causas de alguns projetos e sempre acabava esquecendo da tarefa, enfim, o zetagmar me enviou um texto bem interessante para a religião dos aquarianos, que foi uma das religiões que estavam mais incompletas. Ainda não atualizei o verbete porque quero fazer uma revisão completa do texto antes de postar.
Como eu tenho duas tarefas em aberto vou focar primeiro nessa, já que ela está mais completa, e se tudo der certo este final de semana sai a versão atualizada.


Empatamos! Eu também andei de férias... Vamos retomando as tarefas juntos. Ansioso pela próxima versão.

Abraços
#43 elton10pkn Enviado : 18/11/18 10:54
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Texto alterado!
As alterações desta versão focaram basicamente na revisão da crença Aquariana com base na sugestão do zetagmar. Eu acabei alterando bastante coisa, mas aproveitei alguns conceitos. Outras alterações foram pequenas revisões no texto das outras religiões.
Na próxima versão pretendo acrescentar a última religião, as das elanas e melhorar as religiões draconicas que ao meu ver é o maior problema no momento.

Marcelo_Rodrigues escreveu:
Li o texto e fiquei com um a dúvida: Nem todas as "religiões" terão sacerdotes reais, né?

Pensei nisso porque se não é uma "divindade" não tem como tem um Sacerdote (personagem que faz milagres). Se o meu raciocínio estiver correto, então era bom em cada religião deixar claro se possuem ou não Sacerdotes.

Como o Samuel já respondeu nem todas as religiões teram sacerdotes, basicamente só o Panteão Heróico (isso ainda está em aberto), a crença Aquariana (culto a Ganis, e versões de Quiris e Liris) e o Panterismo (Cambu) teram sacerdotes reais. As demais seram Feiticeiros ou Magos modificados para tais funções. A exceção é a filosofia silar que seria composta por Monges, uma futura profissão talvez.
#44 samuel.azevedo Enviado : 26/11/18 12:28
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Bom trabalho!

A questão da religião dracônica ainda precisa ser um pouco lapidada. Talvez os filhos de Nidogue pudessem fazer parte do "panteão héróico" desta religião?

O trecho abaixo precisa de um retoque "Todavia, os chamados Clérigos-dragão são feiticeiros muito hábeis suprindo a necessidade de sacerdotes dos deuses, embora eles estejam presentes, principalmente Blator, seus filhos e Ganis nos Coralianos."

Sugestão:

Todavia, os chamados Clérigos-dragão são feiticeiros muito hábeis suprindo a necessidade de sacerdotes dos deuses, embora eles estejam presentes entre os draconianos, principalmente os sacerdotes de Blator, e de seus filhos, e os de Ganis entre os Coralianos.

Quanto aos monges serem uma profissão ou especialização, ficará em aberto para quando se discutir as regras destas ambientação. Não precisamos decidir isso.


Sobre a religião das elanas, no texto da raça delas há uma história sobre seu surgimento e a menção de deusas. Mas poderei alterar o texto para ficar coeso com este.

Abraços
#45 elton10pkn Enviado : 04/12/18 23:03
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Citação:
A questão da religião dracônica ainda precisa ser um pouco lapidada. Talvez os filhos de Nidogue pudessem fazer parte do "panteão héróico" desta religião?

Isso não não faz muito sentido. A ideia do panteão heróico é eles terem poderes de verdade. Pelo que consta no texto Nidogue não é assim. O culto a ele é apenas simbólico por assim dizer, mas há um detalhe. Na história dos Dragonianos menciona que o seu criador queria obter poder da adoração, mas eles não conseguiam adora-lo de verdade. Os Draconiano são diferentes eles efetivamente adoram Nidogue. Talvez ele possa ter conseguido esse poder da adoração e foi isso que o criador dos Dragonianos tentou imitar. Think

Citação:
Quanto aos monges serem uma profissão ou especialização, ficará em aberto para quando se discutir as regras destas ambientação. Não precisamos decidir isso

Sim, sim. Isso foi uma verde que joguei. Não é meu intuito discutir isso.

Citação:
Sobre a religião das elanas, no texto da raça delas há uma história sobre seu surgimento e a menção de deusas. Mas poderei alterar o texto para ficar coeso com este.

Isso me mostrou um "problema" a história criação das raças está no texto das religiões e as elanas são a única raça diferente. Eu acho melhor padronizar os textos. A criação fica no texto das religiões.

Estou sem tempo pra fazer um trabalho descente então por enquanto vou só discutir o texto atual e anotar os resultados. Quando meu semestre acabar aí sim vou voltar de vez.
#46 samuel.azevedo Enviado : 13/12/18 18:46
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Ok, pode deixar o texto da criação das elanas aqui (como já está) que eu padronizo no outro tópico! Boas provas!
#47 samuel.azevedo Enviado : 08/01/19 20:57
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Olá, Elton. Depois dê uma olhada no novo texto dos Pantos. Como tive que colocar uma história inicial da raça aproveitei mais um pouco o material do tagmarpedia e entrou nas veredas da religião deles...

Abraços
#48 samuel.azevedo Enviado : 18/03/19 23:32
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Olá, acabei de notar que há uma ilha chamada Santuário importante para os Pantos, e outra com mesmo nome para as Elanas, também importante em sua religião. Deixamos os 2 nomes iguais, ou trocamos uma delas?

Abraços
#49 Arion Enviado : 19/03/19 10:59
Jogador: Arion
EF:
EH:
Karma:
Acho que deve ser trocado o nome de uma delas. Ou até mesmo das duas ilhas, colocando nomes mais sugestivos.
#50 samuel.azevedo Enviado : 27/03/19 19:50
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Boa noite,

Citação:
Muitos nomes foram dados a eles, porém os mais populares foram os que eles mesmo se denominam, e estes nomes eram: Tulã, Metalicana, Raiz, Cristália, Nébula e Vouxis.


Não sei se o trecho acima pretendia listar todos os titãs-segundos. Mas no material oficial temos os seguintes:

Citação:
Tanis, a rocha que ferve.

Tulã, o fogo elétrico.

Metalicana, que ensinou o uso das espadas aos humanos.

Raiz, que se apaixonou pelas criações de Palier.

Cristália, a mais bela e transparente.

Astro, o que permeia os céus.

Nébula, a incorpórea.
Fonte: Livro de Ambientação - Cosmologia

Citação:
Branaxis, o pesadelo medonho.
Morrigaltrina.
Vouxiz, a névoa gananciosa.
Fonte: Livro dos Demônios

Enfim, percebi que a lista dos titãs-segundos deste material não inclui Astro, do Livro da Ambientação e do material dos demônios foi incluída apenas Vouxiz. A minha pergunta é: Astro, Branaxis, e Morigaltrina ficaram de fora da lista de titãs-segundos deste material por algum motivo?

Abraços
#51 elton10pkn Enviado : 30/03/19 20:32
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve,
Eu estou revisando o texto de todas as religiões. O texto dos Pantos foi o primeiro a sofrer alterações, algumas semanas atrás, e ele vai servir como base para os próximos. O texto vai tentar seguir a seguinte sequência: apresentação geral da religião, explanação das características da(s) divindade (s), descrição do culto e dos templos, possíveis antagonistas do credo. Aceito sugestões.
Citação:
Olá, acabei de notar que há uma ilha chamada Santuário importante para os Pantos, e outra com mesmo nome para as Elanas, também importante em sua religião. Deixamos os 2 nomes iguais, ou trocamos uma delas?

Realmente, vou alterar o nome.
Citação:
Enfim, percebi que a lista dos titãs-segundos deste material não inclui Astro, do Livro da Ambientação e do material dos demônios foi incluída apenas Vouxiz. A minha pergunta é: Astro, Branaxis, e Morigaltrina ficaram de fora da lista de titãs-segundos deste material por algum motivo?

Astro não tem filhos, pelo menos não ainda, por isso não foi mencionado. Eu peguei uma tarefa para escrever um conto e o texto é justamente sobre isso. Ele narra o "relacionamento" de Astro e uma mortal. Bem, não sei se o texto vai ser aprovado, mas eu já enviei há muito tempo.
Sobre os outras não sei bem como encaixa-los. Talvez eu faça menção que há outra titãs-segundos que não tiveram filhos mortais.
#52 samuel.azevedo Enviado : 03/04/19 12:16
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Olá,

Ansioso para ver como vai ficar a próxima versão. Sobre Astro, mencionei no sentido de que pensei que os titãs segundos também fossem adorados... Se ele não teve filhos, não precisa mencionar na religião heroica.

Abraços
#53 samuel.azevedo Enviado : 05/04/19 19:49
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Oi Elton, por enquanto deixei na tarefa das raças o nome da ilha sagrada das elanas: Elana (não me matem pela falta de criatividade Pray ). Também podia ser outra das ilhas delas, como Elisia (eu achei um nome de sonoridade forte, a lá Campos Elísios, Coliseu) ou algum nome que arremetesse sua essência como Amazonas...
#54 zetagmar Enviado : 03/01/20 08:22
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Andei relendo o material. É verdade que a tarefa cresceu bastante desde que foi inicialmente discutido sobre o assunto.
Algumas coisas devem ser esclarecidas na introdução do material.

- O Titanismo é uma religião, contudo os "sacerdotes" são magos do colégio elemental.Os poderes dados aos sacerdotes é o mesmo de um mago comum desta escola ou é oferecido pelos próprios titãs? Pergunto isso porque para mim, se for a segunda opção, não seria mais lógico que estes poderes fiquem mais "turbinados".

- O Panteão Heroico o sacerdote mistura titãs-segundos e heróis do passado. Estes sacerdotes tem algum poder?
Assim como outras religiões que foram criadas, estes sacerdotes tem algum poder?

-O Panterismo, A crença Aquariana, O culto ao pai-dragão, o clã das deusas criaram novos deuses. Os sacerdotes destes cultos tem poderes?

O Morgum tem o sincretismo religioso entre deuses e titãs. Os deuses ou os titãs permitiriam isso? Os sacerdotes teriam algum poder?

A filosofia Silar é um culto religioso tão particular que é não somente uma nova ordem religiosa como um novo acesso a poderes já que é feito a menção de que seriam usados poderes psíquicos.

Quanto ao Conclave de Gelo, a coisa fica um pouco mais simples. Se nós pensarmos que os sacerdotes deste culto teriam poderes mágicos fornecidos pelos dragões imperiais de gelo. Uma ideia que ainda merece ser trabalhada.

Acho legal já fecharmos uma ideia sobre isso e de forma que possamos não gerar confusão mais tarde seja na criação deste personagem sacerdote das Ilhas Independentes, seja na criação de novas regras ou poderes.
#55 zetagmar Enviado : 04/01/20 08:55
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Ideias para o material.

Panteão Crença Aquariana

Por se tratar de uma religião. Pensei também em esboçar o que seria uma hierarquia para está ordem sacerdotal.
Titanismo
Conclave de gelo
Crença Aquariana
#56 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/01/20 09:23
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
José,

vamos as minhas considerações:

1) Para o Titanismo, este se encaixa direitinho dentro da nossa ambientação, mas temos alguns pontos que devem ser discutidos:
- Na época tinha falado que poucos Titãs sobreviveram, então ficou que só teríamos o culto aos existente atuais, mas no texto só há 4. Falam Étere e Gênese.
- No texto diz que os Titãs não ajudam, isto quer dizer que não há "sacerdotes" deles? Esta questão precisa ser discutida. Será que não poderia ter misticos que dominem os elementos e que com isso se tornem "sacerdotes" deste Titãs? Note que não vamos discutir regras, mas podemos citar um tipo novo de profissão, não acha?

2) Quanto a Crença Aquariana, aí eu acho que me pareceu totalmente desconectada do nossa ambientação. Temos entender que as Ilhas Independentes fazem parte da ambientação, logo todos os deuses existem e não podem ser ignorados. No "O Império" tem uma mitologia diferente, mas são os mesmos deuses com nomes diferentes. Neste texto dos Aquarianos falta esta conexão.

3) Devemos entender que com tanta magia divina presente não há espaço para religiões onde os "sacerdotes" não fazem magia. Pode até ter falsos sacerdotes tais como os cultistas dos demônios, magos que se passem por sacerdotes, até estes sacerdotes titanicos seriam aceitos, mas deste que eles fizessem "milagres" (magias). Assim sendo como não há como mexer na teologia de Tagmar alem do que já foi descrito ou deixado em aberto.

OBS: da mesma forma que o O Império inclui um Titan segundo como divindade, poderia ter isto nas ilhas independentes, mas por enquanto isso não foi explorado.
#57 zetagmar Enviado : 10/01/20 13:49
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Marcelo,

Acredito que algumas coisas ainda tem que ser esclarecidas na introdução do tópico de Religiões.

O primeira coisa seria a denominação de sacerdotes.
Até onde eu entendo, claro que podemos alterar, um sacerdote ou sacerdotisa são aqueles profissionais que exercem uma atividade em um templo ou na religião e que teriam a responsabilidade de divulgar e exercer os dogmas para os fieis.
Bem, partindo desta ideia, todas as religiões apresentadas tem seus respectivos sacerdotes.

Claro que algumas religiões aqui apresentadas tem aspectos bem particulares.

Nesta ambientação o culto aos Titãs é forte, como jamais foi na ambientação dos reinos. Algumas características mudariam drasticamente.
- Livro de Magia 2.3 página 14.
" Esta ligação com forças titânicas, no entanto, causa uma grande apreensão e terror por parte dos povos menos tolerantes à magia. O resultado disso é uma grande repressão e ódio pelos elementalistas em boa parte do mundo."
Aqui o culto ao Titanismo ganhou forma e poder. Estariam estabelecidos.
- Livro do Colégio Elemental 2.1.0 - Não seria um colégio de magia e sim um culto. Ao contrário dos magos dos reinos ou do Império ou das Terras Selvagens, estes sacerdotes, tem um contato muito mais intimo com o poder elemental que seus colegas distantes, o que tornaria mais fácil as magias e mais poderosas. Ao meu ver.

Resumindo:
São magos elementais que assumiram o manto do sacerdócio por cultuar os titãs. Seria o que teria acontecido caso o culto titânico tivesse vencido na guerra dentro do colégio elemental. Informação tirada do livro - Guia do Colégio Elemental, item"História", página 06.
“Quando os deuses se revelaram a nós, e conhecemos nossa verdadeira origem, houve uma grande guerra entre aqueles
que abraçaram a fé divina e os que, teimosamente, se apegavam ao culto titânico. Foi a primeira e única guerra dentro do Colégio, ..."
#58 Azurius Enviado : 10/01/20 18:36
Jogador: Azurius
EF:
EH:
Karma:
Applause
Mesmo que sem a presença de alguns a energia deles está aí pra ser usada.
#59 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/01/20 21:49
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Ze, vc é um gênio! Não me lembrava mesmo desta história!!

Então até ficou mais fácil. Os cultista dos titãs são os elementalista que fugiram quando eles perderam a guerra. O que acha?

Quanto os observações do Azurios também são válidas. Podemos pensar, mas será que faz sentido alguém cultuar um Titã que não existe mais? Think
#60 elton10pkn Enviado : 16/01/20 01:14
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve,
Vamos ao trabalho. Depois de um tempo voltei, o Zé já me tornou a par do que está acontecendo na tarefa e estou aqui para bota-la adiante.
Concordo com o Zé que algumas tem que ser estabelecidas. Realmente a definição do que vai ser um sacerdote ou não ficou um tanto confusa.

Quanto criei este esboço do que são as religiões hoje minha ideia era que o culto aos titãs fosse quase extinto existindo apenas em comunidades humanas isoladas. Seria uma uma religião animista, mas infelizmente acabei não deixando isso claro. Meu argumento a isso é que um culto titã seria altamente perseguido. Se houve este culto abertamente isso com certeza seria motivo para conflitos nas Ilhas com os seguidores dos deuses. Como alternativa eu sugeri a historia dos heróis que seriam "semideuses" descendentes dos titãs-segundos incorporados no panteão.

No entanto, isso acabou levando a outros problemas que seriam se eles seriam capazes de conceder poderes aos seus seguidores; e o problema do Morgum que é um sincretismo entre deuses e titãs que com essa visão não poderia existir. Levando em conta isso quero ressaltar que exceto os Heróis nenhuma outra divindade foi criada. Os pantos adoram uma face de Cambu, aquarianos tem uma mitologia envolvendo Ganis, Quiris, Liris, Sevides e Vouxis com novos nomes, as Elanas adoram somente as deusas, os Draconianos seguem seu criador que embora seja muito poderoso não chega a ser uma divindade e o Silar não é uma religião propriamente dita, é uma filosofia rígida de vida que busca a iluminação, mas não nega os deuses. O Conclave de gelo acho que ficou claro.

Como foi bem lembrado pelo Zé existem os Prometeicos presentes no Livro do Colégio Elemental, eu já havia sugerido a utilização desse conceito no inicio da tarefa, mas acabei não usando, porém agora me veio a ideia de trazer uma espécie de Neotitatismo. Bem, a minha ideia seria tentar trazer essa ideia de titatismo como sendo algo mais recente. De fato, o culto aos titãs como ocorria nas Ilhas teria acabado com o Cataclisma, mas um culto relativamente recente aos Titãs poderiam está surgindo na região. O livro do colegio elemental não sugere da onde Prometeu teve a suas ideias:
Citação:
O Colégio viveu em harmonia até o final do último século, quando surgiu Prometeu, um mago que sustentava a idéia de que todos os feiticeiros que possuíssem aptidão para fazer parte do Colégio Elemental seriam na verdade avatares dos Titãs-Elementos, surgidos no Plano Material para a redenção de seus criadores. Tal idéia se tornou muito popular entre jovens elementalistas, e alguns não tão jovens, que aderiram a ela aberta ou silenciosamente. Contudo, os Prometéicos — como foram chamados em virtude do nome do criador da tese — logo atraíram a hostilidade de sacerdotes e cidadãos ilustrados e tementes aos deuses. E hoje o Concílio, a liderança do Colégio Elemental, se vê às voltas com um espinhoso dilema diplomático: como lidar com a liberdade de pensamento dentro da instituição quando ela pode representar heresia e atrair a desaprovação popular?

Citação:
Prometéicos, por sua vez, não se veem como hereges: a presença dos elementos no Plano Material mostra que os deuses não detestam
absolutamente os Titãs-Elementais, em sua opinião, e a teoria de Prometeu abre as portas para um conceito nobre e elevado — a redenção. Através dos filhos dos deuses, os Titãs se regenerariam frente aos seus rebentos, que os baniram para que o universo conhecesse Lei e Ordem. Pela redenção através do trabalho em prol das espécies inteligentes, os Prometéicos tentam atrair a simpatia dos que os cercam e mostrar que não são uma ameaça, mas sim uma ferramenta de purificação e progresso. Contudo, para a massa de
sacerdotes e fiéis (e muitos elementalistas), o Prometeísmo é uma heresia baseada na adoração dos Titãs exilados, e ponto.

Dessa forma pode-se tentar criar um gancho indireto entre as ambientações só que nas Ilhas tais cultos seriam mais abertos e organizados motivando um crescente conflito na região.

Bem, isso me levou a questão se a ideia dos Heróis deve ou não ser abandonada. Ela até poderia ser um motivo para o Neotitanismo está ganhando força, já que seus seguidores poderiam usar isso como motivo para tentar causar a aceitação dos Titãs.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
#61 zetagmar Enviado : 16/01/20 10:47
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Primeiramente, obrigado pelo elogio Marcelo, mas seria muita pretensão minha me dar este crédito já que tive várias conversas com outros membros do tagmar por e-mail e foi comentado isso. A única coisa que aconteceu é que fui eu que postei o comentário.
Como já havia lhe escrito em e-mail, temos muito material. O tagmar tem se tornado cada vez mais complexo e completo. O que no final das contas acaba também dando mais trabalho.

Mas vamos aos comentários.
Não querendo criar polêmica, principalmente por conta do assunto Religião que é algo sempre sensível para muitas pessoas. O meu argumento para muitos pode se tornar ofensivo e já de ante mão quero deixar claro que respeito todas as religiões, qualquer culto tem sua importância.
A pergunta que o Marcelo fez foi "Faz sentido alguém cultuar um titã que não existe mais?".
A pergunta poderia ser respondida de várias formas.
- Quem ganha com o culto?
- Como ter certeza que foi agraciado com um milagre ou privilegiado por um deus?
- Demonstrações pirotécnicas satisfazem os fiéis?

As minhas considerações são que os cultos religiosos que vierem a existir não necessariamente tem que dar ao sacerdote poder divino. Os "sacerdotes" dos titãs seriam somente magos elementais que usam a ideia religiosa para obter mais poder e quando falo em poder é o poder político, o prestígio dentro de uma sociedade.
A ambientação inicialmente pensada tinha somente duas religiões conflitantes.
A primeira seria o culto aos titãs, que seria largamente predominante. A segunda seria o culto aos deuses que vem com os humanos. Esta está crescente, porém ainda fraca.
Se formos colocar em número, o Culto aos Titãs são 80% dos indivíduos e o Culto aos Deuses 20%.
A ambientação também tem como pano de fundo um período de guerra. Uma guerra naval que vem se arrastando por anos. Uma das grandes divergências entre o pessoal que inicialmente estava pensando, no Projeto Ilhas Independentes, seria em que ponto da guerra as coisas se encontravam.
Se seria um período de clímax onde as batalhas incessantes prosseguem e não tem um lado vencedor ou se estaríamos em um momento de paz armada, ainda em uma corrida armamentista para o grande confronto final.

Voltando para o assunto religião.
Sendo sincero, gostei bastante das outras religiões que o Elton ajudou a desenvolver e acredito que devam existir, principalmente porque algumas ajudam a definir alguns povos e criar até justificativas plausíveis para alguns comportamentos (Silar e Vancos).
As religiões ajudariam a embasar comportamentos, mas não dão qualquer bônus ou ônus ao personagem.
O Culto dos Titãs não se importam e até permitem que hajam outros cultos, mas poderia ser cobrado um valor ou taxa a estes cultos menos influentes.

Resumindo:
Cada raça tem uma religião e uma definição de existência. Estes "Deuses" criados por eles são cultuados, contudo não oferecem qualquer milagre, já que não existem. Nada impediria de cultuar a religião predominante também.
O Culto aos Titãs são magos elementais (possuem poderes pois usam magia elemental), mas os Titãs não influenciariam nada, apesar destes "sacerdotes" venderem está ideia ao povo.
O Culto aos Deuses são sacerdotes que recebem seus poderes dos Deuses de Tagmar.
#62 elton10pkn Enviado : 16/01/20 22:40
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Bem, pelo que posso notar o principal problema são as religiões humanas.

No post #22 e #25 eu já havia tentando responder alguns questionamentos e tentanto organizar as religiões por povos, fica mais fácil entender.

Citação:
A primeira seria o culto aos titãs, que seria largamente predominante. A segunda seria o culto aos deuses que vem com os humanos. Esta está crescente, porém ainda fraca.
Se formos colocar em número, o Culto aos Titãs são 80% dos indivíduos e o Culto aos Deuses 20%.

Eu acho isso um pouco incoerente. O Cataclisma foi causado justamente por isso. Os deuses queriam acabar com as heresias e falsas divindades. Além do mais os moltas seriam o povo mais poderoso nas Ilhas e adorariam os deuses. No entanto, faz sentido que os Valons, como maiores rivais dos moltas tenham uma religião diferente e culto titã é uma opção bem coerente.

Citação:
A pergunta que o Marcelo fez foi "Faz sentido alguém cultuar um titã que não existe mais?".
A pergunta poderia ser respondida de várias formas.
- Quem ganha com o culto?
- Como ter certeza que foi agraciado com um milagre ou privilegiado por um deus?
- Demonstrações pirotécnicas satisfazem os fiéis?

Bem, se colocarmos somente os Valons como "adoradores" dos titas eu responderia da seguinte forma:
Os Valons são extremamente xenófobos e os outros povos (incluindo sua cultura) são menosprezados.
-Quem ganha com o culto? R.: os magos. Um povo que segue aos deuses acaba por ter varias limitações éticas, por assim dizer. É fato que não há deuses maus em tagmar. Logo, faz sentido que governos que os seguem veem com maus olhos alguém faça algo que desagrade os deuses, necromantes são um bom exemplo.
-Como ter certeza que foi agraciado com um milagre ou privilegiado por um deus? R.: Isso é simples. Primeiro que um sacerdote se apresentaria como tal e, além disso, com exceção dos Rastreadores somente eles tem poderes de cura e invocar enviados.
-Demonstrações pirotécnicas satisfazem os fiéis? R.: Não. Mas para o povo comum como duvidar de alguém capaz de controlar um ser feito de fogo, ou controlar as forças naturais? Ou, talvez, esses magos tenham desenvolvido alguma forma de cura.

Os valons não cultuariam aos titãs por simples fé, mas como uma de obter um poder que eles não seriam livres para ter se limitassem as imposições dos deuses. De fato, eles não negariam a existência dos deuses, mas questionariam a sua importância. Eles carregariam os mesmos pensamentos que os deuses tentaram extirpar no cataclisma e tentariam possuir novamente o poder que perderam.
#63 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/01/20 13:39
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Vai ai algumas sugestões com base dos comentários do Elton.

A questão se ser majoritário os Titãs, acho que também não seria o ideal, mas da mesma forma que os Bankids toram quase toda Tagmar podemos explicar que a religião Titânica vem se expandindo que eque boa parcela já a segue. A questão cura não seria pre-requisito. Magias elementais se bens usadas podem ser encaradas como ira divina (fogo, raios, terremotos) e aquando usadas contra inimigos de uma nação poderia impactar muito a população e fortaleceria a crença. Se usar para ajudar chuva durante uma seca seria uma "ajuda divina". Aqui os cultistas titânicos usariam a negação aos deuses de forma semelhante aos demonistas para reforçar sua crença e afastar os verdadeiros sacerdotes da população. Com certeza nos lugares onde este religião titânica for predominante haverá perseguição aos sacerdotes.

#64 Ketalel Enviado : 20/02/20 09:04
Jogador: Ketalel
EF:
EH:
Karma:
Além de tudo que já foi citado. Vamos lembrar que os Sacerdotes (com "S" maiúsculo) de Tagmar são minoria, escolhidos pelos Deuses. A maior parte dos cultos não tem magia.
Isso pode ser o que determina a vantagem do culto titânico sobre o dos deuses.
Em outras histórias como Game of Thrones (o livro, não a série) podemos ver a "religião" dos piromantes, que na verdade nem magos eram.
A vantagem do culto aos Titãs é que além de poder se passar como ira dos deuses como o Marcelo pontuou, os sacerdotes (com "s" minúsculo) desse culto que não são magos ainda poderiam se diferenciar daqueles que seguem os deuses por todos seus fiéis poderem fazer "milagres". A manipulação do fogo por alquimia, através de fogo grego, "Fogo Vivo" e outras questões "tecnológicas" (tá aí o link com a outra discussão) podem conferir poder aos falsos sacerdotes. Um poder desconhecido pela maior parte da população (apenas eles dominariam essa tecnologia) que coneta o rebanho a sua fé, quando os fiéis dos deuses que não são Sacerdotes não teriam poder algum.
#65 zetagmar Enviado : 20/06/20 16:31
Jogador: zetagmar
EF:
EH:
Karma:
Srs. andei lendo algumas coisas e acabei esbarrando exatamente em uma ideia que estamos elaborando aqui e que virou um livro.
O assunto em questão é Magos agindo como sacerdotes de uma religião.
Na obra O Ciclo Nessântico é colocado exatamente assim. Uma religião que utiliza as energias do "Segundo mundo", o que para nós seria conhecido como as energias mágicas.
Já terminei o primeiro volume , O trono do Sol e estou entrando no segundo volume. São um total de três.
Acredito que seja uma boa leitura, não que seja indispensável para poder participar da conversa ou dar a opinião. Mas acredito que fica mais fácil já pensar sobre o assunto quando já temos algo concreto criado.
Fica a ideia.
#66 elton10pkn Enviado : 01/08/20 20:55
Jogador: elton10pkn
EF:
EH:
Karma:
Salve,
retornando as atividades vou trazer uma abordagem para as religiões das Ilhas. Observando as últimas postagens e seguindo uma tendência que já estava implícita, acho que é consenso que a religião das Ilhas irão tem conotações religiosas. Não todas, é claro. Isso acaba nos levando a um assunto paralelo que é a forma como a organizações mágicas estão organizadas. Faz sentido que, como uma região altamente isolada, as Ilhas não possuam as mesmas organizações presentes nos Reinos, em especial os Colégios. As ordens dos deuses seriam muito semelhantes em conceito e preceitos (afinal os deuses são os mesmos), salvo que teriam particularidades regionais, porém seriam independentes dos Reinos ou teriam relações implícitas, talvez criando ganchos entre as ambientações. As confrarias e trilhas clássicas nunca foram abordadas de forma muito especifica aos Reinos, logo não vejo porque deveriam ser muito diferentes, com óbvia exceção das trilhas e confrarias regionais, afinal não faria sentido ter a Trilha Sombria nas Ilhas.
Já os Colégios é que mudança seria mais radical. Todos eles tiveram seus fundamentos intrinsecamente ligados ao continente dos Reinos. No entanto, as fontes de magia de Tagmar são as mesmas independente do lugar, logo surgiriam vertentes semelhantes as existentes nos Reinos, mas seus objetivos e fundamentos seriam completamente diferentes. A própria ambientação dos Reinos deixa explicito que usuários de magias elementais sofrem um certo estigma do povo em geral que os associa aos Titãs, nas Ilhas isso seria diferente, pois, eles mesmos, se identificariam com os titãs e se organizariam de forma semelhante a uma religião. As outras vertentes mágicas ainda não tenho uma visão clara de como elas devem ser organizadas, até porque meu foco agora vai ser as religiões. Dessa forma, acho de interessante a ideia de trabalhar com esse conceito de uma organização mágica com um forte viés religioso.

Afim de esclarecer como ficaria a divisão das profissões entre as religiões e seus status atuais vou lista-las:
  • Titanismo - composta por magos que dividem e seguem preceitos de forma semelhante a uma religião. Em construção.
  • Elementismo: versão primitiva e desorganizada do Titanismo, mas seguida pelos Colossais. Em construção.
  • Panteão Heroico - até o momento deve ser composta por sacerdotes, no entanto o tema ainda é controverso. Em discussão.
  • A Crença Aquariana - composta por sacerdotes de Ganis e seus filhos Quiris e Liris. Em discussão.
  • Panterismo - composto por sacerdotes de Cambu. Em discussão.
  • Filosofia Silar - composto por monges (sugestão de classe). Em construção.
  • O Pai Dragão - composto de feiticeiros ou magos (o que for mais adequado). Em discussão.
  • O Conclave de Gelo - composto por magos, semelhante ao Titanismo. Em discussão.
  • Morgum - essa religião deve passar por uma reformulação completa afim de evitar más interpretações.
  • O Clã das Deusas - composta por sacerdotisas. Em discussão.

    Vale ressaltar que as religiões descritas são aquelas que merecem destaque. Outras religiões devem existir de fato, mas são particularidades. Eu nunca vi em nenhum livro, por exemplo, algo sobre a religião dos orcos e eles tem sacerdotes, até.
  • #67 Max_Sovat Enviado : 08/08/20 07:48
    Jogador: Max_Sovat
    EF:
    EH:
    Karma:
    Salve, salve!
    Pelo que vi essa discussão evoluiu bastante! Sei que cheguei tarde, mas queria perguntar, existe alguma crença que se assemelhe ao culto à Maat ou Rá no egito? Acho interessantíssimo tem uma religião que não envolva um Deus propriamente, mas sim uma filosofia, a busca pela retidão ou pelo melhor à sua civilização...
    Outra ideia seria algo em torno do Mana da Polinésia, que acreditam ser a "força de vontade" do ser que lhe provém liderança! Traduzindo para Tagmar seria algo como a EH sendo comprovada por algum teste/prova legitimaria a liderança religiosa/politica à alguém
    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #68 elton10pkn Enviado : 11/08/20 00:35
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Max_Sovat escreveu:
    Salve, salve!
    Pelo que vi essa discussão evoluiu bastante! Sei que cheguei tarde, mas queria perguntar, existe alguma crença que se assemelhe ao culto à Maat ou Rá no egito? Acho interessantíssimo tem uma religião que não envolva um Deus propriamente, mas sim uma filosofia, a busca pela retidão ou pelo melhor à sua civilização...


    Salve,
    chegou tarde não, o texto está em pleno desenvolvimento. Sim, existe uma "religião" assim, A Filosofia Silar. Eu não conhecia esses cultos egípcios, mas a filosofia é algo do tipo. Ela é seguida principalmente pelos reptantes, mas no texto explica que não se limita a eles. Essa filosofia não é uma religião propriamente dita, porque os seus seguidores não negam a existência dos deuses, muitos os seguem, mas sua relação a isso é bem diferente do usual. Talvez, explicar isso seja um ponto a ser melhorar no texto.

    Citação:
    Outra ideia seria algo em torno do Mana da Polinésia, que acreditam ser a "força de vontade" do ser que lhe provém liderança! Traduzindo para Tagmar seria algo como a EH sendo comprovada por algum teste/prova legitimaria a liderança religiosa/politica à alguém


    Bem, isso não deve ser abordado diretamente do texto, já que as regras serão definidas posteriormente, mas talvez a filosofia Silar tenha essas características. A minha ideia é que os Silars tenham uma forma de poder parecida com os Palátinus do império. Até o texto diz que os reptantes vieram das regiões do Império, porém a ligação entre os Palátinus e Silar vai ficar em aberto. No entanto, isso não vai ser discutido aqui, até porque acho que a forma como os poderes dos Palátinus foi apresentada muito estranha. É muito diferente das demais profissões e como Império não possuem regras oficiais não faço a menor ideia de como isso vai ser implementado.
    #69 samuel.azevedo Enviado : 11/08/20 11:05
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Salve,
    retornando as atividades vou trazer uma abordagem para as religiões das Ilhas. Observando as últimas postagens e seguindo uma tendência que já estava implícita, acho que é consenso que a religião das Ilhas irão tem conotações religiosas. Não todas, é claro. Isso acaba nos levando a um assunto paralelo que é a forma como a organizações mágicas estão organizadas. Faz sentido que, como uma região altamente isolada, as Ilhas não possuam as mesmas organizações presentes nos Reinos, em especial os Colégios. As ordens dos deuses seriam muito semelhantes em conceito e preceitos (afinal os deuses são os mesmos), salvo que teriam particularidades regionais, porém seriam independentes dos Reinos ou teriam relações implícitas, talvez criando ganchos entre as ambientações. As confrarias e trilhas clássicas nunca foram abordadas de forma muito especifica aos Reinos, logo não vejo porque deveriam ser muito diferentes, com óbvia exceção das trilhas e confrarias regionais, afinal não faria sentido ter a Trilha Sombria nas Ilhas.
    Já os Colégios é que mudança seria mais radical. Todos eles tiveram seus fundamentos intrinsecamente ligados ao continente dos Reinos. No entanto, as fontes de magia de Tagmar são as mesmas independente do lugar, logo surgiriam vertentes semelhantes as existentes nos Reinos, mas seus objetivos e fundamentos seriam completamente diferentes. A própria ambientação dos Reinos deixa explicito que usuários de magias elementais sofrem um certo estigma do povo em geral que os associa aos Titãs, nas Ilhas isso seria diferente, pois, eles mesmos, se identificariam com os titãs e se organizariam de forma semelhante a uma religião. As outras vertentes mágicas ainda não tenho uma visão clara de como elas devem ser organizadas, até porque meu foco agora vai ser as religiões. Dessa forma, acho de interessante a ideia de trabalhar com esse conceito de uma organização mágica com um forte viés religioso.


    Olá, que ótima notícia, o seu retorno! Não estou mais como coordenador do livro, mas mesmo assim fico muito feliz. A tarefa já tinha uma boa base, acredito que o resultado final via ficar muito bom.

    Sobre essas religiões que não usam magia divina, eles praticam magia mas não recebem milagres por meio de orações como os sacerdotes... Mas talvez eles tenham a crença de que eles receberam a capacidade de usar magia como dádiva das entidades que adoram.


    elton10pkn escreveu:


    Afim de esclarecer como ficaria a divisão das profissões entre as religiões e seus status atuais vou lista-las:
  • Titanismo - composta por magos que dividem e seguem preceitos de forma semelhante a uma religião. Em construção.
  • Elementismo: versão primitiva e desorganizada do Titanismo, mas seguida pelos Colossais. Em construção.
  • Panteão Heroico - até o momento deve ser composta por sacerdotes, no entanto o tema ainda é controverso. Em discussão.
  • A Crença Aquariana - composta por sacerdotes de Ganis e seus filhos Quiris e Liris. Em discussão.
  • Panterismo - composto por sacerdotes de Cambu. Em discussão.
  • Filosofia Silar - composto por monges (sugestão de classe). Em construção.
  • O Pai Dragão - composto de feiticeiros ou magos (o que for mais adequado). Em discussão.
  • O Conclave de Gelo - composto por magos, semelhante ao Titanismo. Em discussão.
  • Morgum - essa religião deve passar por uma reformulação completa afim de evitar más interpretações.
  • O Clã das Deusas - composta por sacerdotisas. Em discussão.

    Vale ressaltar que as religiões descritas são aquelas que merecem destaque. Outras religiões devem existir de fato, mas são particularidades. Eu nunca vi em nenhum livro, por exemplo, algo sobre a religião dos orcos e eles tem sacerdotes, até.


  • O material é de ambientação, não sei se cabe mencionar regras como acima. Mas poderia ter um subtópico no final para listar a Sugestão de Interpretação dos usuários de magia para as crenças acima, ainda não sei como ficaria interessante.

    O morgum, como está tá lembrando um pouco de religiões que existem no mundo real e pode dar más interpretações mesmo. O texto aprovado na tarefa das Raças é esta:
    "Eles não adoram um único deus em específico, mas veneram todos os deuses, especialmente os antigos titãs em suas manifestações na natureza, e acreditam que vivem muitas encarnações e a cada encarnação recebem uma missão e um karma da vida passada que devem ser superados para atingir a iluminação e finalmente morar entre os deuses. Costumam morar em residências coletivas em formatos de templos, e no centro de cada um há um grande altar para os antepassados e para muitos deuses. No centro da Floresta de Artrum há uma ruína com um templo em forma de torre com andares superiores e subterrâneos, com estátuas de seres diversos, e eles chamam este lugar de Templo dos 10 mil Deuses. Todos de aparências, tamanhos, raças e traços diferentes, e algumas estátuas tem aparência de animais e outras chegam a ser muito abstratas. Eles não sabem quem construiu o templo, mas entre as estátuas há algumas divindades com aparências similares as deles e as divindades dos povos vizinhos. Boa parte dos sacerdotes magornos dedicam suas vidas e de seus familiares a manutenção dos templos, a meditação e ao estudo das artes marciais."

    Basicamente seria uma religião aberta a adorar todos os deuses de todas as religiões, quando propusemos sincretismo, acho que quis dizer que em alguns eles saberiam que o deus X de tal religião é o deus Y de outra, misturariam todas as religiões da ambientação, e dariam seus próprios nomes para os deuses das demais religiões da ambientação...

    Se quiser, também pode mencionar por alto as religiões prováveis das raças selvagens (ver fim da tarefa das raças):

    Sereias - titã água? princesa infernal Vouxis ?
    Tritões - idem anterior, e o príncipe infernal Udoviom ?
    Centaurinos - as estrelas ou ateísmo?
    Gigantes - culto aos titãs de uma forma mais primitiva?
    Sasquates - culto primitivo a Selimom?
    Yatujas - adoram os antigos reis feiticeiros ou simplesmente tratam seu meio de vida violenta como uma religião "A Caça"?
    Tessaros - o texto diz que são adoradores da princesa infernal Anasmadis.
    Nolusgos - algum culto sofisticado (já que tem sociedade organizada em castas) que expresse seu medo primitivo e vulnerabilidade ao sal de alguma forma.
    Rainhas Arcanas - acho que elas querem se tornar deusas, são muito poderosas e imortais, e tem mulheres de outras raças servindo elas que poderiam adorar elas tb.
    Dragões Imperiais do Gelo - o texto diz que são as divindades dos vancos. Já estão contemplados no texto do Conclave do Gelo.
    Piratas - existe alguma crença ou religião geral dos piratas, cada um segue a da sua raça, ou eles são mais livres para ter qualquer religião?

    Abraços

    #70 Max_Sovat Enviado : 11/08/20 20:56
    Jogador: Max_Sovat
    EF:
    EH:
    Karma:
    Salve à todos! Ainda vou ler o opinar sobre o texto, mas uma ideia não me sai da cabeça, então tive que lança-la aqui... E se existisse uma religião baseada nos astros, poderia ser chamada de TRILUNAR...
    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #71 elton10pkn Enviado : 16/08/20 01:10
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    samuel.azevedo escreveu:

    Sobre essas religiões que não usam magia divina, eles praticam magia mas não recebem milagres por meio de orações como os sacerdotes... Mas talvez eles tenham a crença de que eles receberam a capacidade de usar magia como dádiva das entidades que adoram.

    Sim, é basicamente isso que vai acontecer. O Titanismo (quero um nome melhor kkkk) vai ter essa visão. Vou me aproveitar um pouco da história dos Prometeicos que está no livro do colégio elemental, mas vai ser uma versão radical. O adoradores dos titãs clamam que foram eles os criadores dos humanos. Quase todas as raças tem algum deus patrono, mas não os humanos. Os titanistas vão se aproveitar disso pra sua religião. Os fundadores e membros de mais alto escalam passam por um ritual de conformação mais severo onde eles adquirirem um visual mais próximo do elemento da qual representam.

    samuel.azevedo escreveu:
    O material é de ambientação, não sei se cabe mencionar regras como acima. Mas poderia ter um subtópico no final para listar a Sugestão de Interpretação dos usuários de magia para as crenças acima, ainda não sei como ficaria interessante.

    Uma coisa a ser mencionada é quem nem tudo são religiões propriamente ditas. Estou colocando cultos (seitas) também.


    samuel.azevedo escreveu:
    O morgum, como está tá lembrando um pouco de religiões que existem no mundo real e pode dar más interpretações mesmo. O texto aprovado na tarefa das Raças é esta:
    Leia o resto do texto...
    "Eles não adoram um único deus em específico, mas veneram todos os deuses, especialmente os antigos titãs em suas manifestações na natureza, e acreditam que vivem muitas encarnações e a cada encarnação recebem uma missão e um karma da vida passada que devem ser superados para atingir a iluminação e finalmente morar entre os deuses. Costumam morar em residências coletivas em formatos de templos, e no centro de cada um há um grande altar para os antepassados e para muitos deuses. No centro da Floresta de Artrum há uma ruína com um templo em forma de torre com andares superiores e subterrâneos, com estátuas de seres diversos, e eles chamam este lugar de Templo dos 10 mil Deuses. Todos de aparências, tamanhos, raças e traços diferentes, e algumas estátuas tem aparência de animais e outras chegam a ser muito abstratas. Eles não sabem quem construiu o templo, mas entre as estátuas há algumas divindades com aparências similares as deles e as divindades dos povos vizinhos. Boa parte dos sacerdotes magornos dedicam suas vidas e de seus familiares a manutenção dos templos, a meditação e ao estudo das artes marciais."


    Basicamente seria uma religião aberta a adorar todos os deuses de todas as religiões, quando propusemos sincretismo, acho que quis dizer que em alguns eles saberiam que o deus X de tal religião é o deus Y de outra, misturariam todas as religiões da ambientação, e dariam seus próprios nomes para os deuses das demais religiões da ambientação...

    O problema é dessa forma talvez eles não tenham sacerdotes de vdd. Ao que parece os deuses não gostam dos titãs serem tratados como deuses. Muito justo aliás se formos considerar que a versão deles dá criação está certa. Vou pensar em alguma coisa. Talvez a religião deles não seja unificada e cada grupo ou tripo acredite em algo.

    samuel.azevedo escreveu:
    Se quiser, também pode mencionar por alto as religiões prováveis das raças selvagens (ver fim da tarefa das raças):

    Leia o resto do texto...
    Sereias - titã água? princesa infernal Vouxis ?
    Tritões - idem anterior, e o príncipe infernal Udoviom ?
    Centaurinos - as estrelas ou ateísmo?
    Gigantes - culto aos titãs de uma forma mais primitiva?
    Sasquates - culto primitivo a Selimom?
    Yatujas - adoram os antigos reis feiticeiros ou simplesmente tratam seu meio de vida violenta como uma religião "A Caça"?
    Tessaros - o texto diz que são adoradores da princesa infernal Anasmadis.
    Nolusgos - algum culto sofisticado (já que tem sociedade organizada em castas) que expresse seu medo primitivo e vulnerabilidade ao sal de alguma forma.
    Rainhas Arcanas - acho que elas querem se tornar deusas, são muito poderosas e imortais, e tem mulheres de outras raças servindo elas que poderiam adorar elas tb.
    Dragões Imperiais do Gelo - o texto diz que são as divindades dos vancos. Já estão contemplados no texto do Conclave do Gelo.
    Piratas - existe alguma crença ou religião geral dos piratas, cada um segue a da sua raça, ou eles são mais livres para ter qualquer religião?


    Eu tô ao máximo tentando não criar novas religiões. Até porque não sei como vai ficar no livro final. Se vai ser um capitulo só das religiões ou se vai ficar dentro de cada povo.

    Max_Sovat escreveu:
    Salve à todos! Ainda vou ler o opinar sobre o texto, mas uma ideia não me sai da cabeça, então tive que lança-la aqui... E se existisse uma religião baseada nos astros, poderia ser chamada de TRILUNAR...


    Isso parece uma boa ideia de magia para os vagantes noturnos, mas analisando não há nenhuma religião ou divindade lidada as luas. Acho que vou incorporar esse conceito em algumas das religiões que estou revisando.
    #72 Flores Enviado : 22/11/20 00:26
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Gostaria de dizer, não sei quem foi que executou o trabalho, mas a apresentação do Panteão Heroico no fim ficou fantástica. Mas precisa conferir os textos já aprovados, ontem esbarrei com referência a alguns dos nomes antigos. Algo em relação a atuação do titã segundo.
    #73 Flores Enviado : 23/11/20 02:44
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Ok, falando de religião, pois ainda deve estender um cadim pelo visto. Vamos de uma proposta para englobar a todas.

    "Não pode-se afirmar, mas é capaz que o dia de uma lua cheia possa vir a ser o dia mais lucrativo de um capitão, mesmo aos piratas. Por vastas ilhas é possível comprar uma passagem para que participe do leilão do capitão. Após a passagem ocorreria a festa em alto mar, ao luar a cartomante surge, e os maiores lances podem vir ao baralho da cartomante, retirar uma carta que o acompanhará e uma carta símbolo da Religião, se houver. O Símbolo da religião é incorporado à carta de uma constelação do Mapa Celeste e também a lua cheia do momento. Até a próxima Lua cheia desta lua, aquela carta será uma amuleto.

    Ou, para aqueles intrépidos mais aventureiros, há aqueles que ainda apostem suas moedas ao mar. Pois, assim como os Segundos, o valor de sua oferenda junto à carta, determinará sua passagem através do caminho das luas. Quantos assuntos um capitão conseguiria resolver em uma lua cheia? Determina-se por exemplo o caminho para o Mapa Astral/Losango Astral Sendo esta carta junto a alguma gema.
    O detentor da carta a enrola na gema, se possível, da um laço com algum material e joga o embrulho ao mar. Abre-se então o caminho para que seu navio passe.

    Um Cartomante com 19 cartas (4 carta do Titanismo, 8 cartas do panteão heróico, +1 carta da crença aquariana, + 1 Carta do panterismo, + 1carta da Filosofia Silar, +1 carta Pai dragão, +1 carta Conclave de gelo, +1 carta Morgum, +1 carta clã das deusas) + as cartas das constelações. Esse faz um dinheiro em qualquer lugar contendo cartas de até duas luas cheias simultâneas.

    Uma pessoa contendo a carta de sua religião e da constelação que estava no céu no período da primeira noite de sua morte, a mesma pode vir a aparecer na ilha da sua entidade religiosa. Objetivo, adquirir uma ou duas magias específicas. (Magias raras e com relação ao caminho do sacerdote destas religiões. Assim, proclamando para algumas áreas sacerdotes e outras algum outro tipo de profissão ligada à religião. )

    Um ferreiro com uma carta de Bigorna forjando armas mágicas específicas para aquela religião.

    Um Magornos com uma carta do Macaco, mesmo ele sendo austral.

    Um Panto com uma carta de Gato austral.

    Um Aquariano com uma carta de Titã ou até contendo Sammia ou Lamiria.

    Um Gnomio com uma carta de gnomo.

    Um O pai dragão com uma carta Dragão austral.

    Um O conclave de gelo com um Dragão austral ou um Leviatã.

    Um Draconiano com uma carta Dragão austral.

    De uma coisa eu sei, uma carta embrulhada com qualquer pedrinha preciosa, leva até ao Losango Astral.

    Cada religião pode adotar uma combinação e ter caminhos diretos para uma localidade sua única dentro do sistema de cartomante + pedras peciosas. "A escola dos sacerdotes".

    A cartomante prefere um jogo de suspense, ao sugerir que até Marrar provavelmente detinha uma carta. (Marrar e a magia perdida Chuva Etérea + carta (Hidra maior + gemas; ) + Karma.)

    "O que Amaz não pode perceber ao realizar seu pedido, era que terminaria sendo a professora de todos os sacerdotes do panteão heróico". (Lista confeccionada após selecionar as magias de Sacerdotes e da ordem de Sevides).

    As magias da aprendiz de Ochoal, Amaz e suas delegações:
    Magia 1 da Casa de Amaz: Poder evocar ataques com as cartas. Leviatã ou Sereia por exemplo. (Nova)
    Magia 2 da Casa de Amaz: Ressureição
    Magia 3 da Casa de Amaz: Ira Divina
    Magia 4 da Casa de Amaz: Contatos
    Magia 5 da Casa de Amaz: Cartomante da Lua Cheia(Nova)
    Magia 6 da Casa de Amaz: A Cartomante (Nova)

    A magia Ressurreição de Amaz propicia ao Sacerdote ou quem ecoe a magia, que caso o corpo siga a aquelas regras e possua o número de gemas em sua posse, quem profere a magia acumula algumas gemas em seu tesouro seguro na ilha de Amaz e aquele que é ressuscitado renasce com o poder daquela gema que possua como um extra nesta nova chance de vida. Podendo partir assim que aprender as duas magias obrigatórias.

    A Cartomante seriam regras de utilizar o baralho em sua posse contendo poder de Lua Cheia (indiferente do numero de cartas) diariamente. Podendo mudar a sorte de um jogador por um dia. Dentre as opções disponíveis, selecionando as cartas possíveis. Custando duas moedinhas ou gemas quaisquer.

    Magia 1 do Sacerdote de Ochoal: Contatos
    Magia 2 do Sacerdote de Ochoal: Presença Divina

    Magia 1 do Sacerdote de Sammia: Controle Climático
    Magia 2 do Sacerdote de Sammia: Contatos
    Magia 3 do Sacerdote de Sammia: Presença Divina

    Magia 1 do Sacerdote de Roccar: Campo Abençoado
    Magia 2 do Sacerdote de Roccar: Controle Climático
    Magia 3 do Sacerdote de Roccar: Contatos
    Magia 4 do Sacerdote de Roccar: Presença Divina

    Magia 1 do Sacerdote de Telrar: Contatos
    Magia 2 do Sacerdote de Telrar: Presença Divina

    Magia 1 do Sacerdote de Feerte: Maldições.
    Magia 2 do Sacerdote de Feerte: Recuperação Física
    Magia 3 do Sacerdote de Feerte: Contatos
    Magia 4 do Sacerdote de Feerte: Ordens
    Magia 5 do Sacerdote de Feerte: Presença Divina

    Magia 1 do Sacerdote de Lamiria: Controle Climático.
    Magia 2 do Sacerdote de Lamiria: Contatos
    Magia 3 do Sacerdote de Lamiria: Presença Divina

    Magia 1 do sacerdote de Marrar: Graça Divina.
    Magia 2 do Sacerdote de Marrar: Controle Climático.
    Magia 3 do Sacerdote de Marrar: Purificação.
    Magia 4 do Sacerdote de Marrar: Contatos

    Após aprender Contatos, qualquer sacerdote do panteão heróico poderá aprender as magias da Casa de Amaz.

    Ao falar de Gemas, são os itens contidos no Livro de Objetos Mágicos citados como catalizadores:
    Citação:
    Gemas preciosas ou semipreciosas e chifres de criaturas místicas estão associadas ao
    armazenamento de pontos de karma, sendo utilizados em muitos dos fócus mágicos por causa
    disso.


    E assim conseguimos denotar mais valor ainda a pedrinhas preciosas de tesouros piratas ou de navegação.

    Enquanto isso,os Yorgs prisioneiros, utilizando catalizadores de origem animal.
    Citação:
    Partes gerais de criaturas místicas, como pêlos, escamas, couro, chifres, olhos, bicos, garras, sangue,
    etc. são catalisadores de magias poderosas, geralmente relacionadas aos poderes que a criatura
    possui, ao elemento que predomina sua existência, ou ao ambiente em que vive.


    Para a ordem dos Panteão Heróico, somente algumas magias novas abriria as portas de alguns sistemas diferentes.
    #74 Flores Enviado : 23/11/20 12:38
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Criando uma relação entre as magias de um Sacerdote de Amaz e o Mapa Celeste contido nos complementos extra-oficiais.

    Magia 5 da Casa de Amaz: Cartomante da Lua Cheia(Nova)
    Cartas de Amaz ou de seus sacerdotes:
    Invoca Criaturas: O Caçador, O Cavaleiro, O Cefeiro, O Arqueiro, A Serpente, O Gnomo, O Minotauro, um Anão, um Elfo, um Grifo, A Ninfa, O Ladrão, O Mago, Hidra Menor, O Peixe, O Escorpião, O Bárbaro, O Guerreiro, A Sereia, Levitã, Hidra maior, Unicórnio, Fada, Gato, O Macaco.

    A Dama: Carta do amor.
    A Concha: Proteção mágica pelo alinhamento dos chacras de magia.
    O Cruzeiro: Escolha seu destino de acordo com o Caminho das luas.
    Nautilus: Acesso ao mundo do povo subaquático. Baseado em qual religião?.
    A Bigorna: Para um ferreiro.
    O Corredor: Ela lhe da um ponto entre uma de suas rotas e estabelece contato com outra grande Ilha paralela dali contendo duas rotas menores.
    O Suplicante: Um pedido aos deuses. A qual deus encontra-se na carta? A Carta de Amaz é nula, porém ela é a aprendiz de Ochoal e assistente dos Segundos, sendo a responsável no momento por atender a aquela tarefa da carta, com seus poderes (Poderes já explicados dos sacerdotes da casa de Amaz). Sendo assim, ela atende aos desejos de todos os sacerdotes do panteão heróico. Triste sina quando decidiu ser aprendiz!
    O Escudo: Fornece uma proteção mágica ao portador ou um escudo com os mesmos atributos da carta.
    A Prisioneiro: Fornece transporte dimensional ao portador quando sem mais chances de fuga. Única utilização.
    O Dragão: Uma carta de invocação simples, porém podendo aumentar o poder do dragão invocado de acordo com as gemas incorporadas à invocação.
    A Cobra: Invoca um animal, como também possui relação com venenos.
    Kraken: Chama o monstro!

    O Sistema de utilização das cartas no dia à dia como um Sacerdote de Amaz ou a utilização de seus sistemas no jogo em si, acabam se auto explicando com o que foi proposto acima.

    As magias 1 e 6 da Casa de Amaz, seriam contraponto em relação ao sacerdote de Amaz poder estudar duas disciplinas. É raro alguém que decido percorrer todo o caminho da cartomancia enquanto em seu território, pois seriam 4 magias exclusivas da Casa de Amaz, podendo ser acessadas após aprender a magia Contatos de qualquer casa sacerdotal. Abrindo assim o sistema a qualquer Sacerdote.

    O Contrato de Amaz na cartomancia é somente com 8 Cartas de deuses, somente podendo adicionar alguma carta caso a pessoa que vier a receber a próxima carta tenha solicitado, por exemplo Adicionar ao seu baralho a carta da religião Titãnismo. Enquanto seus sacerdotes, possuem liberdade para escolher, mas possuem obrigação em ter as 7 cartas do Panteão heróico e a carta lisa, da qual ela é a responsável (Támbém).
    #75 Flores Enviado : 23/11/20 13:10
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Magia 6 da Casa de Amaz: A Cartomante (Nova)
    Ao acordar, a magia contida nas cartas de Amaz renova seu baralho diariamente. Pelo menos aquelas cartas que possui de utilização geradas em lua cheia. As demais são cartas de uso diário.
    Nível 1: O Cartomante pode puxar uma carta aleatória para ele ou para qualquer pessoa por dia. Para ele não possui custos, porém para terceiros custará pelo menos 2 gemas preciosas no ritual e uma moedinha pelo trabalho.
    Nível 2: O Cartomante pode puxar duas cartas aleatórias para ele ou qualquer pessoa por dia. Suas duas cartas podem ser utilizadas como espécie de bônus diário ou queimadas e chamando sua magia imediata. Para terceiros, caso efeito não agrade, pode ser recusado, ficando obrigatoriamente com 1 efeito e a casta descartada virando uma carta diárias para o cartomante.
    Nível 10: O cartomante pode puxar até 10 cartas aleatórias para ele ou para um terceiro. Uma dessas 10 cartas deverá ser a fixa do dia para o solicitante das cartas. E as outras 9 Negociáveis com o Sacerdote. Sendo estas cartas com marcas de luas e religiões.

    Está seria a magia de produção de rotação diária das cartas de um sacerdote. A produção seria com a magia 5. A queima da carta na Magia 1. Sendo 4 as magias desta casa de Sacerdotes.
    #76 Flores Enviado : 23/11/20 13:42
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Magia 2 da Casa de Amaz: Ressureição
    Funciona de forma idêntica a magia conhecida, entretanto caso a pessoa já tenha ouvido falar do panteão heróico ou de qualquer outra religião, ela é a responsável por direcionar os tesouros sagrados jurados para o pagamento de sua passagem por esta vida, aqueles que estavam em sua possem jurados a algum deus das Ilhas independentes. Pela parte do panteão heróico a seus sacerdotes é oferecido Cântico de guerra, o qual consegue canalizar a magia em pessoas contendo tesouros jurados ao panteão, antes que sejam saqueados.
    Um Sacerdote de Amaz através da ressurreição consegue garantir que sua ordem receba através do ritual sua parte como pagamento, a parte do sacerdote a qual ficará guardada até que o mesmo compareça à ilha para a retirada e a criatura ressuscitada recebe uma outra chance de vida, sendo obrigada a escolher duas magias dentre os sacerdotes do panteão heróico ou mais.

    Há várias formas de se chegar até a ilha de Amaz e o que se fazer por lá, ocorre que tradicionalmente é um limbo na terra. E talvez por isso essa religião seja Tão popular nas Ilhas independentes, qualquer um com alguma joia jurada ao cair,pode obter uma segunda chance. Os Sacerdotes precisam estar de prontidão em caso de guerras.

    O renascimento na segunda chance. De acordo com o seu tesouro de queda e travessia até esta nova vida, a sua parte estabelece quais constelações gostaria de ter encravadas em sua pele com sua parte das gemas, e tatuadas ligadas em sua pele. Podendo ter mais de uma. Ocorre que estas gemas encravadas em seu corpo, somente podem sair de duas formas, cortando suas pele ou através de um novo pagamento a Amaz. Passa a ser uma segurança. E a cada retorno, reescreve-se as constelações na pele. Podendo funcionar para sacerdotes de qualquer religião.

    Referência:
    Citação:
    Feerte, o Adivinho dos Céus
    Filho da enigmática Nébula, a incorpórea, é o mais sábio dentre os heróis. Ganhou seu título ao prever o futuro das coisas ao observar o céu, é dito que previu a ira dos deuses no Cataclisma. Possui a aparência de um homem de meia idade vestindo um longo robe. Possui tatuagens em esferas conectadas como se fossem constelações.


    Daí, aprovando isso, se for provável. Fala-se de detalhes que faltam. Seria a interação de cada gema na pele pelas constelações e magias. Cada quantidade de gemas e seus poderes mágicos.

    O único problema é que para a cada retorno, deve-se aprender outras duas magias ou evoluir o nível de alguma conhecida. De qualquer forma, não é conhecido pelos demais sacerdotes do mundo, porém qualquer pessoas que seja ressuscitada através da magia Ressurreição e sua regra de morte com posse de gema jurada ou metal precioso jurado e algumas moedinhas em oferenda a paciência de Amaz, receberá uma chance nos campos de Amaz. Ou simplesmente segue o caminho dos mortos.

    (Aprovando o Mapa celestial passa a ser algo para ser criado rapidamente..) Ou deixa a liberdade do que não foi escrito para a negociação entre o mestre e o jogador, visto que possui um nivelamento pelas cartas existentes.
    #77 Flores Enviado : 23/11/20 14:52
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Magia 3 do Sacerdote de Ochoal (Ensinada por Amaz): Mergulho no vulcão
    Para acessar a civilização que reside debaixo das lavas de um vulcão ardente. Resiste a altas temperaturas se o objetivo for mergulhar em um vulcão.

    Magia 5 do Sacerdote de Telrar (Ensinada por Amaz): Mineração.
    Aponta o local mais próximo com uma quantidade similar a que deseja.

    Sammia e Lamiria concordam que viagens mais seguras nos mares ocorrem em embarcações contendo boas cartas proveniente de seus sacerdotes em posse de capitães.

    Titanismo teria um total de 4 cartas de deuses. Aumentando assim para 19 o número de cartas de religião. Interessante. Um mini grimório para cada religião presente nas ilhas.

    O Clan das deusas e uma carta A dama.
    Magia 1 do Sacerdote de Clan das Deusas (Ensinada por Amaz): Pedido Sagrado.
    Vá conversar com as deusas, você tem a carta do amor da Dama e das deusas.

    Da crença aquariana, a sua relação com as gemas é a mesma que a de pérolas para os aquarianos.
    Magia 1 do Sacerdote Aquariano (Ensinada por Amaz): Ressurreição da casa de Amaz. Magia de aprendizado obrigatório por um aquariano
    renascido através de gemas ou Pérolas com poderes angelicais.

    Magia 1 do Sacerdote Panterino (Ensinada por Amaz): Ressurreição da casa de Amaz. Magia de aprendizado obrigatório por um Panterino
    renascido através de gemas ou Pérolas com poderes angelicais.
    Em animais com garras, há a possibilidade de por exemplo, ele faleceu e continha duas garras de diamante ao invés de tatuagens. Essas duas garras de diamante, conterão o poder do seu possuidor ante de morte junto ao da gema diamante. Ao ser quebrada após a morte do utilizador invocaria uma magia única de aparições da existência deste ser. Gasto único.

    Magia 1 do Sacerdote O Pai Dragão (Ensinada por Amaz): Cartomante da Lua Cheia(Nova). Magia de aprendizado obrigatório por um O Pai Dragão renascido.

    Magia 5 do Sacerdote de Marrar (Ensinada por Amaz): Magia perdida Chuva Etérea.

    Vê ai se aprova o tema, que continuamos. =)
    #78 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/11/20 15:06
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Olá Flores,

    o coordenador do Ilhas Independentes é o zetagmar, manda um Mensagem Particular para ele, pois ele anda meio off-line e pode não ver seus posts.

    Mas um aviso: este livro será apenas de ambientação, só depois dele pronto é que vamos partir para regras
    #79 Flores Enviado : 23/11/20 15:17
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Olá Flores,

    o coordenador do Ilhas Independentes é o zetagmar, manda um Mensagem Particular para ele, pois ele anda meio off-line e pode não ver seus posts.

    Mas um aviso: este livro será apenas de ambientação, só depois dele pronto é que vamos partir para regras


    Haveria a possibilidade de solicitar a aprovação desse texto referente a uma religião das ilhas independentes?
    Já meio que fecha tudo ali para trabalhar em cima, faltando uma magia ou outra.
    De minha parte, ele fecha a religião de forma simples.
    #80 Flores Enviado : 23/11/20 15:48
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    A pergunta que fica é com o nivelamento com as outras religiões. Quantas cartas sagradas cada religião mereceria em cima do que está escrito até agora de seu controle territorial.

    4 Titãnismo
    8 Panteão heróico
    7 Demais religiões. (1 carta para cada)
    19 Total

    É Dito que o Panteão heróico é o mais comum. E, ele necessita de 8 cartas.
    4 Elementos do Titãnismo.
    1 Carta de cada elemento deus da religião.

    Há alguma religião dentre as 7 que necessita de mais uma carta? Acredito que uma religião deva ter dois nomes sagrados. Fechamos 20 cartas de religião. Há uma carta de religião (Existência nas ilhas de influencia +1) para fechar o nivelamento de religião.

    A Carta de Amaz no Panteão heróico é tipo um coringa, sem a presença explicita de um deus, mas ela atende e acaso a pessoa solicite outra religião, será encaminhado.
    #81 Flores Enviado : 23/11/20 16:59
    Jogador: Flores
    EF:
    EH:
    Karma:
    Tudo em um somente documento:

    Doc Amaz v1.02
    Usuários visualizando este tópico
    Guest

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.