Ver Discussão (123) Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Revisão e expansão das caracterizações básicas  

X.1.1 Caracterização dos Personagens



Algumas vezes, certos Jogadores querem fazer um personagem de um determinado tipo e tem a sensação de que ele irá, no fim das contas, ficar muito semelhante a qualquer outro da mesma profissão.

As regras de Caracterização dos Personagens têm como objetivo permitir que os Jogadores tenham uma maneira adicional de diferenciar os seus personagens. Contudo, é importante que cada caracterização inicial ou adquirida no decorrer da aventura, tenha a ver com as condições, circunstâncias e/ou antecedentes da história do personagem para seja autêntica.

Assim como em todo o sistema Tagmar, o Mestre tem toda a liberdade para modificar o sistema para adaptá-lo às necessidades de sua campanha.

X.1.2 Caracterizações Iniciais (☆)



São caracterizações que só podem ser obtidas no momento da criação do personagem e representam características que o acompanham desde sempre. Elas são diferenciadas das outras no texto pelo símbolo da estrela (☆) ao lado do custo da caracterização. Assim, se a marca da caracterização inicial não estiver presente no título, então ela pode ser adquirida a qualquer momento na evolução do personagem através de pontos de caracterização.

X.1.2 Caracterizações Muito Raras (Ⓤ)


Algumas caracterizações existem em tão poucas pessoas no mundo que são consideradas muito raras. Assim, é proibido que mais de um personagem de um mesmo grupo de jogadores possua aquela caracterização. Elas estão identificadas na lista de caracterizações com o símbolo de uma letra U circunscrita em um círculo (Ⓤ) ao lado do custo de aquisição.

X.1.3 Tipos de Caracterizações



As caracterizações são divididas em: Positivas, Negativas e Híbridas.

Caracterizações Positivas: São caracterizações que trazem vantagem ao personagem. São adquiridas gastando os Pontos de Caracterização. A quantidade de pontos que deve ser gasto está sinalizado ao lado do nome da caracterização.
Caracterizações Negativas: São caracterizações que trazem desvantagem ao personagem. Caso um personagem deseje ter uma Caracterização Negativa, ao invés de “pagar”, ele receberá Pontos de Caracterização, a exemplo do que ocorre quando se adquire um atributo negativo na criação de personagem. A quantidade de pontos que deve adquirido está sinalizado ao lado do nome da caracterização com um número de sinal negativo.

Caracterizações Híbridas: São caracterizações que podem assumir tanto a forma de uma vantagem quanto de uma desvantagem. O Jogador deverá compor a caracterização no momento em que comprá-la e o custo final irá determinar se ela é positiva ou negativa.

X.2.1 Adquirindo Caracterizações



As caracterizações são adquiridas em dois momentos: Na criação do Personagem e no decorrer da aventura.

Na criação do personagem, o Jogador recebe (4) Pontos de Caracterização para serem gastos. Todo personagem ganha mais 1 ponto de Caracterização em cada estágio ímpar além do primeiro. Portanto, o personagem ganhará 1 ponto no estágio três, mais 1 ponto no cinco e assim sucessivamente.

A adição de caracterizações negativas também aumentam o número de pontos disponíveis para o Jogador adquirir caracterizações positivas. Não há limite de quantas caracterizações negativas é possível acumular, mas o mestre deve determinar se o personagem criado é viável e se as combinações são aceitáveis.

Uma caracterização negativa também pode ser adquirida durante as aventuras do personagem através do desenrolar da história, independente da vontade do jogador. Por exemplo, o personagem pode ter o braço arrancado por um ogro ao sofrer um golpe oriundo de acerto crítico ou ter ficado com sequelas mentais após sofrer o ataque de uma magia Medo. Uma caracterização adquirida pelo desenrolar da história nunca concede ou custa pontos. Elas devem ser anotadas na ficha em um espaço de caracterização, mas seu custo é 0. Da mesma forma que são adquiridas, estas caracterizações só podem ser recompradas através do desenrolar da história.

X.2.2 Acumulando Pontos



É possível acumular os pontos adquiridos na Criação, na passagem de Estágio ou através de uma Caracterização Negativa. Mas o Jogador deve lembrar que há Caracterizações que só podem ser obtidas na criação do personagem. A decisão de acumular é de escolha do Jogador.

X.2.3 Anulando Caracterizações



Há casos que uma caracterização acaba não sendo interpretada pelo Jogador. Se isso acontecer, o Mestre deve adverti-lo, e reduzir os pontos de experiência que serão ganhos pela cena ou aventura. O Mestre tem total poder para retirar a Caracterização da ficha do personagem se o problema persistir.

Os pontos adquiridos por uma caracterização positiva anulada são perdidos. Os pontos adquiridos por uma caracterização negativa anulada serão debitados dos pontos que o Jogador tiver acumulado. Caso o Jogador não tenha pontos, eles serão acumulados negativamente para serem descontados quando o personagem tiver pontos para pagar. O mestre também pode optar por substituir uma caracterização negativa por outra a sua escolha.

Verbetes que fazem referência

Novidades do Tagmar 3.0, Regras em Oficialização