Ver Discussão (17) Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Leitura-revisão  

Evocação: Instantânea

Alcance: Toque

Duração: Variável

Ao tocar um livro/texto o evocador consegue sentir a intenção do autor, sabendo o conteúdo da obra sem precisar ler as palavras. A capacidade de interpretar os escritos vai aumentando conforme o nível da magia.

Até o nível 7, o evocador não consegue compreender escritura mágica, porém consegue identificar que existe essa parte no texto, só não compreende. Compreende todo o resto.

A partir do nível 7, todo livro/texto lido será decorado. É preciso um teste de intelecto médio para lembrar.

  • Leitura 1: O evocador leva 1 segundo para compreender o conteúdo de uma página em uma língua que ele domina, exceto escritura mágica. Duração 10 rodadas.

  • Leitura 3: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua de raças civilizadas e raças selvagens, exceto escritura mágica. Além de compreender, o evocador consegue identificar (apontar somente) se há códigos inseridos.

  • Leitura 5: Ao simples toque em um livro/texto de uma língua civilizada ou selvagem, exceto escritura mágica, o evocador compreende todo o conteúdo, inclusive se há códigos inseridos. Reduz em 1 nível de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar.

  • Leitura 7: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua atual de seres senciente do plano material, exceto escritura mágica. Reduz em 2 níveis de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar. Através da leitura da aura residual, o evocador cria uma identificação com o autor, tendo conhecimento da forma de como ele pensa (ou pensava). Assim, uma obra inacabada ou faltando partes (desde que a parte faltante/inacabada não ultrapasse 30% do todo) pode ser terminada ou preenchida (exceção seria um feitiço/magia/ritual inacabado).

  • Leitura 9: Idem ao anterior, porém o evocador consegue compreender qualquer língua atual ou morta de seres senciente do plano material e do plano infernal, inclusive escritura mágica. Reduz em 3 níveis de dificuldade na habilidade Códigos para decifrar. Nesse nível, até um feitiço/magia/ritual inacabado, desde que não exceda 30% do todo, pode ser completado.