Ver Discussão (64) Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Erva daninha  

Evocação: 1 rodada
Duração: 20 rodadas
Alcance: 10 metros
Tipo: Agravamento/Dano

A erva daninha é um feitiço que prolifera uma grande quantidade de ervas mágicas venenosas em um piso de qualquer tipo, desde que ele não esteja a mais de 2 metros do solo natural. As ervas crescem rapidamente e de forma rasteira (~ 5 cm do solo) em uma área de 4m x 4m.

As ervas daninhas matam qualquer vegetação rasteira que originalmente estivesse no solo, além de secar as folhas de árvores e vegetação alta em 4 rodadas. Elas destroem pisos de madeira e provocam rachaduras na rocha. Exalam um odor característico e um gás venenoso que afeta todos que estivem sobre ela, provocando as penalidades de acordo com os níveis abaixo. Além disso, as ervas são pegajosas e são consideradas terreno difícil (penalidade de VB +2) para todos que precisam cruzá-la a pé.

As ervas secam e destroem-se ao fim da duração do feitiço. Elas são inflamáveis e se ateadas queimarão por 2 rodadas em uma labareda alta que provoca 3 pontos de dano em quem estiver sobre ela. O fogo pode durar além da duração normal do feitiço. O dano indicado em alguns níveis pode ser absorvido pela EH, normalmente.

Erva daninha 1: Pegajosa. Não há penalidades extras.
Erva daninha 2: Atrimântica. Gases tóxicos nauseantes provocam penalidade de -1 em todos os testes. Testes de usar sentidos tem a penalidade aumentada para -4.
Erva daninha 4: Venenosa. Gases tóxicos venenosos provocam penalidade de -2 em todos os testes e obrigam a vítima a ser bem sucedida em um teste de RF ou ser acometida por uma doença chamada "Mal do Bruxo". A doença tem 1 dia de incubação. Os sintomas são náuseas constantes que duram 5 dias. Durante este tempo, todos os testes da vítima sofrem uma penalidade de -3, inclusive RF e RM. Além disso, o mal do bruxo impede a recuperação natural de EF, EH e karma.
Erva daninha 6: Oros. Esporos venenosos provocam penalidade de -2 em todos os testes e o gás ataca as armaduras, queimando o couro e oxidando o metal, provocando a perda de 2 pontos de absorção por rodada de exposição. Também provocam o "Mal do Bruxo", como em 4.
Erva daninha 8: Mata-gigante. Esporos venenosos provocam penalidade de -3 em todos os testes. O gás é tóxico para seres vivos, provocando 1 ponto de dano por rodada de exposição, mais dano na absorção como acima.
Erva daninha 10: Draconídea. Esporos venenosos provocam penalidade de -3 em todos os testes. Os esporos sanguessuga se aderem aos seres vivos, provocando 2 pontos de dano por rodada que permanecerem em contato com a vítima, mais 3 pontos de dano na absorção por rodada de exposição. Os sanguessuga permanecem vivos enquanto durar o feitiço, mesmo que a vítima os leve para fora da área da erva daninha. Para removê-los, é preciso parar e utilizar suas ações para arrancá-los do corpo durante 2 rodadas por rodada que o personagem permaneceu sobre a área da magia.

Verbetes que fazem referência

LISTA DE MAGIAS