Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Combate no Império  

Essa página está em construção.
Atenção esta página contem regras do Tagmar I e podem ser incompatíveis com a versão atual. Por favor ajude revisando as regras.

1. Introdução


Esse suplemento traz algumas mudanças em à Tagmar. Algumas armas que são usadas nos Reinos Livres não são usadas no Império e vice-versa. Os exércitos de Tagmar utilizam principalmente cavalaria, os exércitos do Império e das cidades preferem os carros e máquinas de guerra. Mas não se preocupe, o efeito do metal sobre a carne continua o mesmo e a morte uma constaste nas batalhas.

2. Alteração e diferenças em relação ao Mundo Conhecido


2.1. Novas Armas

    Funda: Consiste em uma tira de couro no centro da qual e colocado um projétil de pedra ou metal. O atacante segura a funda pelas duas extremidades, roda-a acima da cabeça até atingir velocidade e soltando uma das pontas libera o projétil.
    Aqhu: Um tipo especial de lâmina estrita e ponta afiada, especialmente desenhado para atravessar armaduras lamelares.
    Machado Crescente: Uma letal combinação entre machado e espada usualmente associada aos reis-feiticeiros.
    Kopesh: Espada de lâmina curva, tradicionalmente usada pelos birsos.
    Sapara: Espada de lâmina curva, tradicionalmente usada pelo Império.
    Rede: Uma rede de combate utilizada para derrubar ou imobilizar o oponente. Normalmente utilizada por gladiadores nos jogos. O atacante costuma utilizar a rede em uma das mãos e outra arma na outra, mas só pode atacar com uma das armas de cada vez.
  • Especial: O objetivo da rede é imobilizar o adversário e não fazer dano, os resultados variam de acordo com a cor obtida no ataque:
      Amarelo: Seu golpe confundiu o oponente que ataca com ajuste negativo de 2 colunas.
      Alaranjado: Oponente “gasta” a ação se desviando e não ataca nessa rodada.
      Vermelho: Oponente semi-enredado: não na rodada e na próxima tem um ataque negativo de 3 colunas em suas ações e defesa.
      Azul: Oponente enredado, incapaz de se mover ou atacar enquanto não se desvencilhar da rede (Teste Muito Difícil (Azul) de Esquiva com ajuste negativo 2 colunas). Se o atacante obtiver mais um resultado azul ou mais dois vermelhos em seu ataque antes que o oponente consiga se livrar, este estará totalmente enredado e incapaz de se mover.

    Critico para rede:

      Cinza: Golpe quebra o pescoço do adversário.
      Azul: Estrangulado pela rede, cai inconsciente.
      Vermelho: Oponente totalmente enredado e in capaz de se mover.
      Laranja: Oponente cai ao chão enredado, incapaz de mover ou atacar enquanto não se desvencilhas da rede. (Ver acima) Na queda recebe de dano na Energia Física.
      Amarelo, Branco ou Verde: Golpe desarma oponente.

    2.2. Armas não permitidas


    Algumas do Mundo Conhecido não são conhecidas ou usadas pelos guerreiros dessa ambientação, consequentemente não são permitidas aos personagens dos jogadores:
    • Montante
    • Mangual
    • Lança de Cavalaria

    2.3. Novas armaduras


    Algumas armaduras são usadas somente no Império como as “grevas” e “brafoneiras”, outras camo a armadura lamerar são equivalentes a armadura do Mundo Conhecido.
      Grevas: Proteção de Couro nas pernas que vão dos joelhos até os calcanhares. Muito usadas pelos gladiadores. São úteis apenas se o ataque for direcionado as pernas (serpentes por exemplo) ou gerais (bola de fogo por exemplo).
      Brafoneiras: Proteção de couro que vão dos punhos até os antebraços. Muito usados pelos gladiadores.
      Armadura de escamas: Usada no lugar da cota de malha parcial.
      Armadura lamelar: Usada no lugar da cota de malha completa.
      Couraça parcial de bronze: A relativa escassez de ferro no Império e o clima desértico inviabilizou o uso de couraças parciais de aço.

    Absorção


    A armadura de couro leve tem uma absorção de 3 pontos a de couro rígido 6. A armadura de escamas dá uma absorção de 11, a lamelar dá 14 e a couraça parcial de bronze 12.
    As brafoneiras e as grevas aumentam em mais 1 a absorção. Outras proteções incluem o capuz de couro (+1 de absorção), o capuz lamelar(+2) e o elmo de metal (+3).
    Escudos pequenos e grandes somam +3 e +5 na absorção, respectivamente.

    2.4. Armaduras não permitidas

    • Cota de malha parcial ou completa: No seu lugar é utilizada a armadura de escamas ou lamelar.
    • Couraça parcial: No seu lugar é utilizado a couraça parcial de bronze.

    Obs.: A couraça parcial de bronze é mais utilizada pelos gladiadores e por oligarcas em festividades devido a seu brilho e beleza, pois o seu peso não compensa a proteção obtida.

    Verbetes que fazem referência

    Regras Extraoficiais