Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
As Regiões de Tagmar .  

Esta página contém material oriundo dos livros oficiais e não pode ser editada

Devido à geografia que impõe uma isolação física, Tagmar é dividido em 4 grandes regiões politicas. No lado leste fica a Região dos Reinos ao sul fica a Região das Terras selvagens, a oeste e sudoeste fica a Região do Império e ao norte, no mar acima da Região dos Reinos, fica a Região das Ilhas Independentes. Mas isso não significa que os outros seres e plantas devam obedecer a divisão artificial imposta pelas raças que se auto proclamam "civilizadas".

Em cada uma destes regiões você terá oportunidade de colher diversos dados sobre o mundo natural que se espalha nas várias regiões do continente. O mapa, que lhe será útil para acompanhar as descrições, não pretende esgotar todas as áreas e os acidentes geográficos de Tagmar. Ele deve ser encarado mais como uma concepção artística do que como trabalho cartográfico de precisão. Nele estão assinalados apenas os rios, cordilheiras, baías e florestas de maior importância para o perfil do continente. Você, ou seu Mestre de Jogo, tem total liberdade para acrescentar lagos, rios, montes e todo o tipo de terreno que seja necessário para o andamento da sua aventura ou campanha.

Da mesma forma, a distribuição da fauna e flora aqui sugerida não é uma regra que se deve levar a risca. O aparecimento de certos animais e plantas em ambientes inesperados dão ao jogo um bom clima de mistério e suspense.

Se desejar mais detalhes, de relevo, plantas e criaturas citados estes podem ser encontrados nos suplementos tais como o Livro dos Objetos Mágicos, O Livro de Criaturas, O Império, Os Reinos e As terras Selvagens.

Para cada uma das Regiões serão abordados tópicos sobre geografia, clima, fauna e flora. Devido as suas peculiaridades seguir temos uma explicação geral sobre a geografia e o clima de Tagmar.

Geografia


Nessa seção você terá oportunidade de colher dados sobre as diversas regiões do continente. O mapa, que lhe será útil para acompanhar as descrições, não pretende esgotar todas as áreas e os acidentes geográficos de Tagmar. Ele deve ser encarado mais como uma concepção artística do que como trabalho cartográfico de precisão. Nele estão assinalados apenas os rios, cordilheiras, baías e florestas de maior importância para o perfil do continente. Você, ou seu Mestre de Jogo, tem total liberdade para acrescentar lagos, rios, montes e todo o tipo de terreno que seja necessário para o andamento da sua aventura ou campanha.

Da mesma forma, a distribuição da fauna e flora aqui sugerida não é uma regra que se deve levar a risca. O aparecimento de certos animais e plantas em ambientes inesperados dão ao jogo um bom clima de mistério e suspense.

Se desejar mais detalhes, de relevo, plantas e criaturas aqui citados estes podem ser encontrados nos suplementos tais como o Livro dos Objetos Mágicos, O Livro de Criaturas, O Império, Os Reinos e As terras Selvagens.






Clima


Diferentemente da Terra que conhecemos, em Tagmar existe algo a mais além dos fenômenos físicos para influenciar as estações, a temperatura e todos os eventos climáticos: Os deuses e a magia.

De forma geral, a natureza em Tagmar foi criada por Maira que, embora na cultura dos filhos tenha seu culto divido em 3 áreas que nada tem a ver com o clima, também exerce sua influência em muitos eventos meteorológicos. Porém, Maira não possui poder exclusivo sobre tais eventos: todos os deuses, às suas vontades, são capazes de invocar calor, frio, ventos, terremotos, enchentes, nevascas, ou o que mais o clima pode oferecer.

É verdade que o temperamento de algumas divindades prefere determinadas catástrofes ou bênçãos em relação a outras. Por exemplo, grandes ondas de calor são usualmente relacionadas com Crezir, e brandas chuvas são relacionadas com Sevides. Enchentes são relacionadas com Ganis, e tempestades com Plandis. Naturalmente que estas relações são suposições, uma vez que a fúria de uma deusa tão poderosa como Ganis poderia provocar o mais terrível dos terremotos, mesmo que estes eventos sejam normalmente relacionados com Blator.

Apesar de todas as fantásticas características descritas até aqui que são componentes das características climáticas de Tagmar, majoritariamente em áreas específicas, os efeitos naturais, criados originalmente pelos deuses, são as forças físicas semelhantes aos mundos sem magia e fornecem o panorama geral para classificar o clima tagmariano.

Verbetes que fazem referência

Livro de Ambientação

Verbetes relacionados

Extratos do "Livro de Maudi" | 1º Ciclo ou O "Tempo das Névoas" | 2º Ciclo ou "O Tempo dos Filhos" | 3º Ciclo ou "Tempo das Mentiras Infernais" | Os deuses de Tagmar | Cosmologia | As Regiões de Tagmar | Região dos Reinos | Região das Terras selvagens | Região do Império | Raças para Roleplay | Calendário de Tagmar | As Línguas de Tagmar | Os aventureiros | Cronologia de Tagmar | Considerações Finais | Créditos do Livro de Ambientação