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2.5.1 Magias dos encantadores Opções
#1 Fábio_CM Enviado : 07/03/18 14:14
Este tópico foi criado para discutir a criação das magias dos encantadores. Ele tem o objetivo de decidir o tipo de magias e quantas de cada um destes tipos serão alocadas na especialização. A criação de cada magia será uma tarefa independente, votada em separado.
#2 samuel.azevedo Enviado : 07/03/18 14:19

Estes trechos abaixo podem ajudar, retirados da tarefa dos encantadores, já aprovada:

Citação:
Estes bardos manipulam a harmonia de uma forma mais primal, manipulando a mente e os corpos de pessoas civilizadas ou de raças mais "selvagens". E seus poderes permitem manipular o intelecto, as emoções, a força, a velocidade e outros atributos físicos e mentais. Para isso, fazem uso de seu charme ou de encantos, que normalmente são evocados com ajuda de instrumentos que causam vibração sonora como sinos, chocalhos, guizos e tambores ou mesmo flautas. Algumas encantadoras de tribos selvagens gostam de adornar-se com inúmeras joias para produzem vibrações no lugar destes instrumentos quando elas fazem movimentos de dança com seus braços e pernas. A própria voz também pode ser por eles como um instrumento, mas não na forma de canto, mas de sons, como assobios, gritos, gemidos ou urros entoados da maneira certa.


Citação:
Os encantadores não possuem magia que causem dano, mas muitas de suas magias causam penalidades ou controles em suas vítimas, chegando a forçar uma pessoa como uma marionete nos níveis mais poderosos. O mais selvagem dos poderes dos encantadores, porém, é o de mesmerizar pessoas e animais, usando as vibrações para deixá-los em um transe curativo. Outro dos poderes mais característicos desta confraria, é o de deixar uma ou mais criaturas que assistam ao seu encanto, em um estado mais vulnerável às suas magias ou a de seus colegas.
#3 samuel.azevedo Enviado : 07/03/18 14:31
Efeitos descritos na especialização:

manipulação de corpo (bônus ou penalidades)
* força
* agilidade/velocidade
* físico

manipulação de mente (bônus ou penalidades)
* intelecto
* carisma/emoções
* percepção

Controlar o corpo como uma marionete (forçar a fazer ações)
Mesmerizar pessoas e animais (causar um transe curativo)
Deixar uma ou mais criaturas mais vulneráveis a magias ou encantos...

Algumas magias podem ter um desses descritores:
* Charme
* Dança
* Encantar
* Som (assobio,grito, gemido ou urro)
#4 Fábio_CM Enviado : 07/03/18 14:53
Vamos então nomear isso:

Controle (as que forçam mente ou corpo a fazer ─ ou não fazer ─ alguma coisa)
Melhoria (as que concedem benefícios)
Agravamento (as que concedem penalidades ou enfraquecem)
Recuperação (as que curam condições negativas ou concedem/curam EH)

O que está faltando?
#5 samuel.azevedo Enviado : 07/03/18 15:10
Talvez uma magia que dê bônus em habilidades sociais e uma magia que use de ilusões.
#6 Fábio_CM Enviado : 07/03/18 15:13
samuel.azevedo escreveu:
Talvez uma magia que dê bônus em habilidades sociais e uma magia que use de ilusões.

Se dão bônus, são de melhoria.

Já as ilusões podem ser muita coisa. Elas podem ser de controle, se induzirem a vítima a fazer algo, ou podem ser apenas de distração.

Uma dúvida: as especializações de bardo continuam com 8 magias?
#7 samuel.azevedo Enviado : 07/03/18 15:16
Pela última tarefa aprovada da lista de magias de arautos, sim. Mas talvez Saulo, como coordenador tenha outros planos.
#8 samuel.azevedo Enviado : 10/03/18 21:49
Acho que entre as de controle poderia haver uma de alteração de memória.
#9 Sistema Automático Enviado : 01/04/18 17:37
A Terefa foi solicitada pelo usuário azurius
#10 Azurius Enviado : 01/04/18 17:56
Será que rola de ter uma magia de criação ai?
Queria adicionar Lenda Viva e Marionetes Místicas.
#11 Fábio_CM Enviado : 02/04/18 14:53
No lugar de quê? Recuperação?
#12 Azurius Enviado : 02/04/18 19:13
Acho bem mais útil que as magias de recuperação.
Se você me permitir.
#13 samuel.azevedo Enviado : 02/04/18 21:28
Por favor, ao menos deixe uma de recuperação.
#14 Azurius Enviado : 02/04/18 21:34
Samuel eu acho que a lista ta até errada. Se não me engano li em algum lugar que o bardão teria 16 magias. Coisa da época do Alisson.
Da pra ter até essas duas de recuperação aí.
Ps: que tipo de magia de recuperação você tá pensando meu gato?

Eu vi gnomos.
#15 samuel.azevedo Enviado : 02/04/18 23:50
Oi,

Eu procurei mas não encontrei sobre este aumento, talvez tenha sido algum aumento na lista básica ou na lista do rastreador. Na revisão da lista dos arautos (foi minha tarefa) eram 8 magias.

Minhas sugestões de magias para o encantador:
- Alguma magia que afete a memória (veja as perdidas Tocar a Memória e Manipulação Mental para ter um parâmetro).
- Domínio mental (livro de magias);
- Ordens (livro de magias) (ou uma mistura de Ordens com Domínio Mental, poderia ter o nome Hipnose ou algo parecido - mas a ideia de Marionetes Místicas parece interessante);
- Paralisia (livro de magias);
- Mesmerizar (uma nova magia, que restaura pequenas quantidades de EF, EH e Karma em um número variado de criaturas, use como base Melodia Zen).

Abraços
PS: gato não, meu namorado é ciumento.
#16 Azurius Enviado : 03/04/18 00:27
A quantidade final nunca ficou definida pelo que eu percebi.
A única coisa que realmente ficou claro é que o número de magias não era satisfatório.
O bardo é o segundo místico, não deveria ter menos magias que um sacerdote ou rastreador.
#17 Fábio_CM Enviado : 13/07/18 14:23
Azurius, temos algum andamento nesta tarefa?
#18 Azurius Enviado : 13/07/18 14:36
O único impedimento era a lista básica dos bardos.
Tô aguardando o fim da votação.
Já tenho ideia da lista quase toda e até de como vão ser as magias novas.
#19 Azurius Enviado : 21/08/18 07:12
Estive muito doente, não estou 100%, mas estou mais animado.
Estarei retornando aos trabalhos.

Abraço a todos.
#20 samuel.azevedo Enviado : 21/08/18 18:32
Poxa, melhoras! E bem vindo de volta.

Abraços
#21 Azurius Enviado : 23/08/18 07:01
Vlw, Samuel, hoje eu vou sentar pra desenvolver mais uma das magias da lista.

Estamos quase terminando terras selvagens, esse foi o livro mais rápido da história do fórum.
#22 Azurius Enviado : 24/08/18 19:53
Armadilha sonora possui uma versão alfa.
Opinem por gentileza sobre o funcionamento.
A magia ainda não possui níveis
#23 Azurius Enviado : 04/09/18 10:28
Adicionado o nível da magia citada acima.
Adicionado a magia canção do controle.
Reduzido a distância da magia esquecimento para 5 metros e o tempo de evocação de 2 para 1 rodada.
#24 Azurius Enviado : 23/09/18 18:54
A magia marionetes místicas está disponível no verbete.
#25 Fábio_CM Enviado : 23/09/18 23:37
Não use dificuldade crítica para testes de habilidade. Em vez disso, use o muito difícil.

O crítico tem a mesma chance de ocorrer tanto para quem é muito bom quanto para quem tem nível negativo na habilidade.

Além disso, mesmo criando o boneco com carpintaria, faltou informar o custo do material.
#26 Azurius Enviado : 24/09/18 18:11
Feito o ajusto. Vlw
#27 Azurius Enviado : 25/09/18 20:58
Magia mesmerizar adicionada.
#28 Fábio_CM Enviado : 27/09/18 10:28
Leia o resto do texto...
Mesmerizar

Alcance: Variável
Duração: Permanente
Evocação: 6 horas

Sempre foi sabido que a musica é capaz de acalmar, aliviar dores, estimular a memória e ajudar nos exercícios físicos. Estes místicos aprenderam a ampliar magicamente os efeitos benéficos da música para acelerar o processo de recuperação de um ser cansado ou ferido.

Ao tocar uma música relaxante e lenta, o místico utiliza-se da harmonia de seu encanto para ampliar os efeitos de um bom descanso. Mas para que esta magia faça efeito é necessário que os ouvintes estejam descansando. Ao término da evocação, os seres afetados pelo encanto sentem-se como se tivesse completamente descansados.

Este encanto possui as seguintes limitações: Só pode ser conjurado uma vez por dia; se for interrompido antes da metade do tempo não restaura nada; se for interrompido da metade pra frente só recupera metade dos valores descritos; valores de EH, EF e Karma recuperados não ultrapassam o valor máximo descrito na ficha do personagem.

• Mesmerizar 1: Permite que o usuário restaure 1/10 de suas energias. Afeta 1 alvo.
• Mesmerizar 2: Permite que o usuário restaure 2/10 de suas energias. Afeta 1 alvo.
• Mesmerizar 3: Permite que cada usuário restaure 3/10 de suas energias. Afeta 2 alvos.
• Mesmerizar 4: Permite que cada usuário restaure 4/10 de suas energias. Afeta 2 alvos.
• Mesmerizar 5: Permite que cada usuário restaure 5/10 de suas energias. Afeta 2 alvos.
• Mesmerizar 6: Permite que cada usuário restaure 6/10 de suas energias. Afeta 3 alvos.
• Mesmerizar 7: Permite que cada usuário restaure 7/10 de suas energias. Afeta 3 alvos.
• Mesmerizar 8: Permite que cada usuário restaure 8/10 de suas energias. Afeta 3 alvos.
• Mesmerizar 9: Permite que cada usuário restaure 9/10 de suas energias. Afeta 3 alvos.
• Mesmerizar 10: Permite que cada usuário restaure toda as suas energias. Afeta 4 alvos.


Não gostei muito da mecânica desta magia. Comentários sobre ela:

• O primeiro parágrafo é só enrolação. Pode ser removido ou resumido para apenas a segunda frase ("Mesmerizar utiliza a música para acelerar o processo de recuperação de uma criatura debilitada").
• A primeira frase do segundo parágrafo está se repetindo com a mensagem do primeiro parágrafo e pode ser removida.
• A última frase do segundo parágrafo ("Ao término da evocação...") afirma que os alvos "sentem-se completamente descansados". Isso vale mesmo que alguma energia não tenha sido completamente recuperada? Não gostei muito dessa frase. Acho ela desnecessária.

─ Depois, algumas dúvidas:
○ A magia recupera alguma coisa do evocador? Me parece que não. Caso recupere, o karma não pode entrar nessa lista de estatísticas recuperadas.
○ Recuperação proporcional é um ganho pequeno para a complicação que trás para a dinâmica da sessão. Por mais simples que seja, acrescenta cálculos que vão deixar a sessão mais lenta (primeiro calcula porcentagem, depois soma). É mais grave para essa magia, porque todos os jogadores vão ter que calcular ao mesmo tempo para seus personagens, mais o mestre para os NPCs, se for o caso. Isso para três parâmetros. Por isso, sugiro que coloque valores absolutos.
○ O alcance dela aparece como variável, mas não há indicação de quanto seja na descrição. Sugiro um alcance de 4 ou 5 metros a frente do evocador (todos que estão perto o suficiente para escutar a música, que é baixa, com clareza).

Sugestão de níveis:
• Mesmerizar 1: Permite que os alvos recuperem 10 pontos de EH e 2 pontos de EF.
• Mesmerizar 2: Permite que os alvos recuperem 10 pontos de EH, 4 pontos de EF e 5 pontos de karma.
• Mesmerizar 4: Permite que os alvos recuperem todo o karma.
• Mesmerizar 6: Permite que os alvos recuperem toda a EH.
• Mesmerizar 8: Permite que os alvos recuperem toda a EF.
• Mesmerizar 10: Permite que os alvos recuperem toda a EF, EH e karma.

O nível 4 recuperar todo o karma parece meio inóquo, já que com descanso o karma já é recuperado naturalmente. Contudo, essa magia se soma à recuperação natural, Por isso, acho que ela pode ser útil mesmo para a recuperação de karma (se o alvo perdeu seu focus, por exemplo).
#29 Azurius Enviado : 27/09/18 20:06
○ A magia recupera alguma coisa do evocador? Me parece que não. Caso recupere, o karma não pode entrar nessa lista de estatísticas recuperadas.

Fiz as alterações sugeridas, e coloquei que não recupera o karma do evocador e fiz umas melhoras, espero que esteja melhor agora.
#30 samuel.azevedo Enviado : 28/09/18 10:06
Olá,

Citação:
Mesmerizar 7: Idem ao anterior, mas agora recupera todo a EH.
• Mesmerizar 9: Idem ao anterior, mas agora recupera todo o EF.


Da forma que está, pode se interpretado que é como o anterior mas a palavra MAS pode dar a entender que há uma substituição. Ou seja, algum mestre mais rígido pode dizer que o 5 cura todo o karma, o 7 cura toda a EH e o 9 cura toda a EF.

A palavra mesmerizar é sinônimo de hipnotizar, encantar, magnetizar, enfeitiçar. Já que ela está atingindo muita gente, podia ter um efeito colateral de deixar as pessoas afetadas em estado vulnerável (passíveis de ataques surpresa) durante o ritual.

abraços
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