Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Aquisição e Uso das Técnicas de Combates (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas 12>
Aquisição e Uso das Técnicas de Combates Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/05/17 15:39
Nesta tarefa vamos discutir a Aquisição e Uso das Técnicas de Combates.

#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 22/07/17 10:36
Pessoal,

vamos dar prosseguimento a esta tarefa já que as técnicas já estão quase prontas.

Primeiramente precisamos definir uma questão crucial sobre um outro fator que irá determinar a base para a definição da quantidade:

• Fator de combinação das Técnicas.

Isto pode parecer estranho para alguns, mas até agora não definimos se haverá ou não uma limitação da combinação das Técnicas. O problema foi apontado inicialmente pelo Fábio e ele reside na questão de isoladamente as técnicas podem não ser assim muito poderosas, mas uma combinação múltipla pode gerar resultados muito indesejáveis com bônus/penalidades se somando e alcançando valores muito altos.

Para limitar este acumulo múltiplo de técnicas temos duas soluções básicas:

1) Limitamos a poucos pontos para aquisição mas não limitamos os combos-múltiplos nas técnicas

2) Damos uma boa quantidade de pontos para a compra, mas limitamos os combos-múltiplos nas técnicas

Com isto, antes de definir quantos pontos cada profissão terá, temos de escolher qual dos dois caminhos acima vamos tomar.

Gostaria então de ouvir a opinião de todos para decidir qual doas duas opções iremos tomar.

• #3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 22/07/17 10:40
    Para começar eu mesmo já deixo a minha opinião.

Vou ficar muito triste caso a opção seja limitar os pontos. Há tantas técnicas maneiras e dar poucos pontos acredito que tiraria toda a diversidade que foi criada para favorecer os Guerreiros e os Ladinos.

Por isto eu prefiro a opção nº 2.
    #4 Fábio_CM Enviado : 22/07/17 12:16
    Eu também prefiro a opção 2.
    #5 samuel.azevedo Enviado : 22/07/17 12:34
    Não tenho certeza, mas acho que as técnicas já tem algumas limitações para evitar combos...

Se não houver tais limitações nas técnicas, concordo com a opção 2 e algum limite do tipo "não podem ser combinadas mais de X técnicas por rodada". Sendo X algum número, talvez 3 ou 2.
    #6 Ayronalkon Enviado : 23/07/17 03:14
    Também gosto mais da opção 2.

E se esse X de técnicas que podem ser combinadas for o valor de algum atributo (tipo agilidade), com um mínimo de 1? Outra possibilidade seria condicionar esse X ao estágio do personagem, tipo uma técnica por rodada em estágio 1, duas em estágio 5, três em estágio 10 e assim vai. Outra possibilidade é fazer uma mistura das anteriores, tipo atributo+modificador por estágio elevado.
    #7 Azurius Enviado : 23/07/17 09:49
    Esse X não poderia ser número de atributo, mas poderia ser gradual mostrando que o guerreiro ao avançar de nível vai ficando mais qualificado.
    #8 RenatoCardos Enviado : 23/07/17 10:29
    Eu também prefiro a opção 2.
    #9 Rywv Enviado : 24/07/17 01:33
    Primeiro eu gostaria de saber qual seria a diferença de pontos entre a opção 1 e 2, pq dizer que um vai ter poucos pontos e que o outro vai ter uma boa quantidade não significa mto.

Outra coisa é que depende de como vai ser essa limitação, pq limitar simplesmente por numeros não vai resolver o problema. Eu acho que é necessario dividir as tecnicas por grupos, dessa forma evitaremos os combos problematicos.

Sujestão:
    Leia o resto do texto...
    # Grupo de Pericia
    Tecnicas desse grupo tem seu foco no treinamento do corpo ou do uso de equipamentos especificos,etc.
    Obs: Tecnicas desse grupo podem ser usadas em conjunto.
    Tecnicas: Aprimorar, Centaurizar, Combate com Arco, Combate Montado, Combate não letal, Desequilibrar, Direcionamento, Estilhaçar, Heroismo, Luta as Cegas, Recuperar Folego, Resistencia a Dor, Resistencia Extrema, Remover Debilitações.

# Grupo de Estado
    Este grupo é formado por tecnicas que melhoram o estado fisico e ou mental do usuario por um periodo.
    Tecnicas: Concentração, Furia, Força Interior, Animosidade.

# Grupo de Postura de Combate

Este grupo é formado por tecnicas em que o usuario assume uma postura especifica para o combate.
    Tecnicas: Imprevisibilidade, Postura Defensiva, Postura Ofensiva, Posicionamento, Pressionar o Oponente, Escolta.

# Grupo de Ataque
    Este grupo é formado por tecnicas que substituem a rolagem padrão de ataque ou que é usada em conjunto com o ataque.
    Tecnicas: Ambidestria, Disparo Rapido, Flechadas Múltiplas, Golpe Duplo, Golpe Giratorio, Pugilato, Retalhar, Ricochetear.

# Grupo de Bonus em Coluna
    Este grupo é formado por tecnicas que geram bonus em coluna de ataque quando um fator especifica acontece.
    Tecnicas: Ataque Oportuno, Ajustar Disparo, Carga, Carga de Arremesso, Carga Montada, Contra-Ataque, Mira.

# Grupo de Bonus em Dano
    Este grupo é formado por tecnicas que geram bonus de dano.
    Tecnicas: Brutalizar, Dano Agravado, Golpe Letal, Sangramento.

# Grupo de Tecnicas Defensivas
    Este grupo é formado por tecnicas que evitam os ataques.
    Tecnicas:Aparar, Combate com Escudo, Desviar, Defletir Ataque, Esquiva, Inibir Ataque, Resguardar.

# Grupo de Movimentação
    Este grupo é formado por tecnicas que tem seu uso atraves de movimento.
    Tecnicas: Atirar em Movimento, Atravessar o oponente, Conduzir oponente.

# Grupo de Gerenciamento de Combate
    Este grupo é formado por tecnicas
    Tecnicas: Explorar Fraqueza, Intimidar, Leitura da Batalha, Provocar, Voz de Comando.

A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/07/17 09:18
    Rywv,

a 1ª não imporia nenhuma limitação aos combos. O controle seria pela quantidade baixa de pontos de aquisição.

A 2ª opção é exatamente ao contrário. Daremos uma quantidade boa de pontos, e aplicaremos um controle na quantidade de técnicas que pode se sobrepor o que poderia ser algo como sua sugestão. O Fábio tempos a traz já tinha alertado sobre os "combos intermináveis" e já tinha feito uma proposta de limitação semelhante.

Vamos apenas decidir quais dos dois caminhos básicos a seguir. Em adotando a 2ª opção, vamos então discutir qual a solução melhor. Que pode ser a sua, a do Fábio, ou outra.

#11 Rywv Enviado : 24/07/17 12:41
    Eu entendi isso Marcelo, mas eu queria saber qual seria a diferença de pontos, se é de 2, 4 ou qualquer outro valor. Pq mesmo na opção 1 seria necessario um aumento de 3 a 5 pontos, então qual seria o aumento na opção 2?

A minha proposta e a do Fabio são bem parecidas, a unica diferença é o numero de grupos. Essa ideia pode ser considerada como uma simplificação da ideia do Samyaza que era de listar nas tecnicas com que tecnicas ela comba ou não.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/07/17 17:17
    A diferença seria bem grande. Note que para controlar os combos apenas por pontuação teríamos de manter algo perto dos atuais pontos que hoje (ou até menos) pois se não o combos seriam muito fáceis se bem criados.

A opção 2 (que pelo jeito é o preferido por enquanto) pode dar bem mais, tipo até o dobro.

Vejo ninguém por enquanto prefere a opção 1. Então vou deixar ver se mais alguém se manifesta durante esta semana e logo em seguida começamos a colher as sugestões/propostas. ok? Muito Feliz

#13 Rywv Enviado : 24/07/17 23:30
    Algumas pessoas podem ate achar que to de picuinha por perguntar isso mesmo optando pela opção 2, mas eu só quero que as coisas fiquem claras.
    Gar,"O Louco"
    #14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/07/17 07:29
    Tranquilo. Faz parte do jogo. Também concordo com você . Quanto mais claro melhor Feliz
    #15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 29/07/17 11:16
    Bem... pessoal vamos então pelo caminho da opção 2.

Com isto vou preparar uma tabela com as pontuações de aquisição e em breve publico aqui.

Quanto a limitação dos múltiplos combos temos duas propostas similares. Uma do Fábio e uma do Rywy. Mas o resumo é que cada técnica será classificada de acordo com o tipo de vantagem que ela fornecesse e a limitação será que não será possível se executar duas técnicas de combates simultaneamente se elas forem do mesmo tipo.

Gostaria de sugerir uma segunda limitação que seria a limitação de até 3 técnicas serem usadas simultaneamente independente do tipo.
    #16 Rywv Enviado : 31/07/17 15:04
    Marcelo, vc vai criar uma mova tabela ou vai usar a minha ou a do Fabio?

E sobre a limitação de uso simultaneo eu não concordo, acredito que ela vai trazer limitações desnecessário.
    Ex.:
    Cavaleiro ja é meio que obrigado a usar Animosidade, ai ele decide usar postura defensiva pra aumentar sua resistencia e usa escolta em 1 aliado pra auxiliar ele no combate, só ate aqui ele ja usou 3 tecnicas e ficaria impedido de usar:

1-Voz de comando pra auxiliar o grupo.
    2-Resistencia a dor, resistencia extrema, remover debilitações.
    3-Tecnica defensiva para bloquear ataque.
    4- Ataque Oportuno ou contra-ataque.

Outro Ex.
    Gladiador usa furia e postura ofensiva, nisso ele ja ta usando 2 tecnicas se ele for usar ambidestria ele não pode usar mais nada.

A divisão das tecnicas em grupos se bem feita ja deve ser o suficiente pra evitar problemas.
    Gar,"O Louco"
    #17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/07/17 15:38
    Todos ao mesmo tempo? Isso é o mesmo que assobiar e chupar cana...

Uma coisa é saber e outra é poder fazer várias coisas simultâneas.

De qualquer forma faz parte da limitação para manter o equilíbrio de jogo. As magias também são limitadas a uma por rodada com exceção de algumas que foram feitas para serem usadas em conjunto.
    #18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/07/17 15:45
    Quanto a lista que vamos usar que tal vc é o Fábio trocarem uma ideia é me apresentarem uma proposta?

Obs: particularmente prefiro a do Fábio por que tem menos classificações.
    #19 Rywv Enviado : 31/07/17 16:38
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Todos ao mesmo tempo? Isso é o mesmo que assobiar e chupar cana...

Uma coisa é saber e outra é poder fazer várias coisas simultâneas.

Não exatamente, ja que cada uma tem sua caracteristica que não afeta o uso das outras.
    Furia é um estado.
    Postura ofensiva é a forma que o jogador se comporta no combate.
    Ambidestria o simples uso das 2 mãos.
    Contra-ataque é uma abertura que o oponente deu ao errar o ataque.
    Ataque oportuno é gerado por uma situação especifica que o oponente se encontra.

E assim por diante, como ja tinha dito ao separar as tecnicas por grupos vc ja limita o suficiente.

De qualquer forma faz parte da limitação para manter o equilíbrio de jogo. As magias também são limitadas a uma por rodada com exceção de algumas que foram feitas para serem usadas em conjunto.

Não tem nem como comparar os 2.
    Magia causa mto mais dano e tem mto mais utilidade.
    Magia sumona/cria criaturas pra te ajudar.
    Magia não é limitada a ser usada esclusivamente no combate.
    Magia não traz maleficio ao usuario.

A unica limitação da magia é o custo de karma.

Quanto a lista que vamos usar que tal vc é o Fábio trocarem uma ideia é me apresentarem uma proposta?

Obs: particularmente prefiro a do Fábio por que tem menos classificações.

Vou ver com o Fabio assim que ele tiver um tempo.
    Gar,"O Louco"
    #20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/07/17 18:43
    Rywv,

a comparação com as magias é correta sim. Não disse que não pode combinar (como na maioria das magias). Na verdade estou estabelecendo um limite de 3 ao mesmo tempo.

Vou comparar com as habilidades que está no extremo oposto, já que não possuem limitações. Assim nada impedede de Escalar Superfícies, furtivamente (ações furtivas) ao mesmo tempo que tenta dar uma cantada na bela ladina ao seu lado (sedução). Mas tentar tricotar (trabalhos manuais) ao mesmo tempo que nada (Natação) é um absurdo né? E é neste ponto que as habilidades são equilibradas. Eles tem nível de dificuldade para serem feitas e o mestre obviamente leva em consideração quando o jogador combina elas.

As técnicas não. Não há nível de dificuldade pela situação, muito menos para quando vc as combina. Do jeito que está, por exemplo, pela proposta do Fabio dá para fazer 6 técnicas simultâneas. Na sua dá para fazer 9! d'oh!

As técnicas isoladas não são grande coisas mas ao somar 9 delas vai dar uma baita diferença... e fazer elas toda rodada sem penalidades pela combinação e sem gastar Karma (que é finito) é uma enorme vantagem. Brick wall
    #21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/07/17 19:42
    Só para ilustrar. Pela proposta do Fabio que já impede duas técnicas do mesmo tipo serem executadas, pode-se fazer:

Golpe Duplo, Provocar, Ataque Oportuno, Dano Agravado,Imprevisibilidade e Inibir Ataque (já que são de tipos diferentes)

E para aqueles que acham que nem precisava limitar daria para fazer:

Dano Agravado, Força Interior , Golpe Duplo, Golpe Letal,Ataque Oportuno, Pressionar o Oponente,Aprimorar, Inibir Ataque, Resistência Extrema.

#22 Rywv Enviado : 04/08/17 00:14
    Apesar do seu exemplo ser exagerado eu entendi aonde vc quis chegar mas acho 3 mto pouco. Se for 3 inicialmente e quando entrasse pra academia esse valor mudasse pra uns 5 acho que seria viavel.

Troquei uma ideia com o Fabio ontem e fizemos essa tabela.
    Leia o resto do texto...

O obs da tabela é necessario pra evitar problemas. Como os efeitos passivos que não podem ser controlados pelo jogador e que em alguns casos podem ate mesmo tornar o grupo inteiro inutil.

- - - -
    Troquei a imagem pq a anterior tava cortando o nome de algumas tecnicas.
    Gar,"O Louco"
    #23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/08/17 16:03
    Rywv,

Os exemplos que dei não são exageros, eu escolhi técnicas de categorias diferentes e podem ser feitas do jeito que listei que são de um guerreiro de uma academia.

Vai um exemplo mais detalhado: O Guerreiro ataca o oponente que está caido (Ataque Oportuno) e faz um Golpe Duplo, com um Dano Agravado, e ao acertar usa o Inibir Ataque. O cara Ganhou bônus pelo ataque oportuno, fez 2 ataques, ganha o bonus do Dano Agravado e ainda causa uma penalidade no oponente usando o Inibir ataque. E isto só foram 4 técnicas e todas de categoria uma diferente das outras.

Para mim o problema real é que vai contra o principio do sistema que divide uma ação por rodada. Há casos onde as ações combinadas são razoáveis, mas ficar combinando até sete ao mesmo tempo é apelação. E sem falar que não há preceitos no nosso sistema que justifiquem 5 ações simultâneas (ideia original do Fábio), muito menos 7 (esta proposta).

Se deixar como vc quer daqui a pouco vai ter um gaiato querendo mudar a regra para poder fazer múltiplas magias por rodas... por que não? d'oh!

O outro problema é um que o Fábio já tinha apontado: não há como prever a combinação maluca que pode ser feita. E vc sabe que o jogador apelão é criativo né? E vai ter jogador escolhendo sempre técnicas de grupos diferentes só para poder combinar elas ao máximo.

Por falar nisto... isso me lembrar o Magic The Gathering lá no inicio dos 90. Um espertinho fez um baralho só com Mox e Black Lotus...

#24 Rywv Enviado : 04/08/17 19:39
    Quando eu disse que vc exagerou foi pq dano agravado não comba com golpe letal e é impossivel combar qualquer tecnicas com resistencia extrema, outra coisa é que o aprimorar é totalmente passivo então seria mta sorte ele usar isso com oportuno.

Marcelo, nem toda tecnica vale por uma ação, algumas são bonus para ataque que depende de alguma situação especifica(ataque oportuno, contra-ataque entre outras) que não depende do jogador pra acontecer.
    Tem tecnicas que contam como ação livre como rolar uma habilidade, pegar um objeto, falar com alguem e um bom exemplo disso é a voz de comando.
    Tbm tem tecnicas que exigem rolagem por causa de certa situações(resistencia a dor e resistencia extrema) igual algumas habilidades.
    Existem tbm tecnicas que tem efeitos passivos que o jogador não tem como desativar e que impediria o uso do grupo inteiro(Animosidade, aprimorar, remover debilitação, resistencia a dor e voz de comando), por causa disso o grupo de pericia foi criado com a adição do Obs se não a tabela teria 6 grupos igual a tabela do fabio(eu tbm tava achando que a tabela dele tinha 5 grupos).

Fazer multiplas magias na mesma rodada? Pw Marcelo, não tem como comparar tecnica de combate com magia, fazer isso é o mesmo que comparar um pequenino com um gigante. Magia é mil vezes mais forte.

Eu nem estou dizendo que não devemos ter um limite de uso simultaneo, só estou falando que precisa ser maior que 3 e que precisamos ter o grupo de pericia isento desse limite.
    Gar,"O Louco"
    #25 Fábio_CM Enviado : 05/08/17 00:37
    Rywv escreveu:
    Existem tbm técnicas que tem efeitos passivos que o jogador não tem como desativar e que impediria o uso do grupo inteiro(Animosidade, aprimorar, remover debilitação, resistencia a dor e voz de comando), por causa disso o grupo de pericia foi criado com a adição do Obs

Essa é a maior razão para existir um grupo que permitiria quaisquer combinações. Estas técnicas de uso passivo não exercem uma influência decisiva no combate e ficariam muito limitadas se fosse permitido usar apenas uma de cada vez. Além disso, acho improvável que um jogador escolha mais do que duas desse tipo de técnica.

Eu acho que é possível limitar em número máximo de combinações, além da limitação por grupo, e variar esse número com o estágio. Por exemplo, um guerreiro pode juntar no máximo três técnicas no estágio 1, cinco no estágio 5 e sete no estágio 15. Ladinos ficariam limitados a três, como as outras profissões.
    #26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/08/17 12:30
    Beleza pessoal,

vou criar o verbete a partir das sugestões de vocês.

Fabio, escolhe mais 2 ícones já que agora são 7. Notei que mudaram o nome dos grupos, você podia acertar aquela sua planilha e já colocar os ícones nelas?
    #27 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/08/17 07:10
    O verbete já foi inicializado. Hoje ainda termino a primeira versão.
    #28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/08/17 15:55
    Coloquei as tabelas. Notem que ainda não está pronto, pois vou colocar nas tabelas mais duas colunas com a informação:

• Pré-requisito (que estão no texto e tenho de replicar aqui).
  • Resumo do Efeito (um resumo do efeito da técnica para ajudar o jogador a escolher as técnicas.

Falta mais alguns ajustes no texto. Talvez amanhã termine a parte da aquisição

OBS: esta parte é exclusiva para aquisição e não descreve o uso e não descreve a questão da limitação de combos. isto vou explicar na parte seguinte.

OBS2: notem que no lugar de fazer tabelas separadas por especialização bastou colocar a coluna Restrição e recução do custo
  • #29 RenatoCardos Enviado : 11/08/17 07:23
    Marcelo, notei tres problemas.

No seguinte paragrafo as coisas estão meio sem sentidos.

Citação:
    Nas tabelas a seguir estão relacionadas todas as técnicas de combate que existem com seu Custo,Restrição para Aquisição,Pré-requisito, Categoria e Atributo que concede Bônus. Como Bardos, Magos, Rastreadores e Magos possuem tem acesso a uma mesma lista de Técnicas, ladinos possuem acesso a uma lista diferente da mesma forma que guerreiros possuem outra lista, por isto a seguir apresentamos as técnicas separadas em 3 listas distintas de acordo com a profissão.

Entendi o que vc queria dizer mas precisa ser escrito melhor.

No item
    Citação:
    Restrição: Algumas Técnicas de Combate não possuem restrição para aquisição e estão marcadas como "Sem restrição".
    Mas na tabela não tem nenhum "Sem restrição".

No texto não explica o "Custo Reduzido em 1".
    #30 Rywv Enviado : 11/08/17 15:06

Marcelo, tem mta coisa que vc ta repetindo que ja foi feita e aprovada na tarefa das tecnicas de combate.

Citação:
    5.4.1-2 Aquisição: Cada profissão tem uma determinada quantidade de pontos para aquisição, as tabelas acima descrevem o custo por nível de cada técnica nas suas respectivas listas. Caso uma técnica seja comprada na lista básica e/ou restrita e posteriormente seja adquirida na lista avançada com um custo menor, os pontos devem ser recalculados de acordo com a lista de menor custo como se a técnica tivesse sido comprada desde o primeiro estágio com aquele custo novo.

Citação:
    5.4.1-4 Requisitos: Algumas técnicas de combate possuem requisitos e só podem ser aprendidas após o personagem ter em sua ficha todos os requisitos descritos nas técnicas.

Citação:
    5.4.2 Tipos de Listas

Existem estes três tipos de listas: Básica, Restrita e Avançada.

5.4.2-1 Básica: A lista básica é a lista que contém técnicas que estão acessíveis a todas as profissões desde o primeiro estágio.
    5.4.2-2 Restrita: A lista restrita de cada seguimento contém técnicas que estão acessíveis desde o primeiro estágio. Somente às profissões Guerreiro e Ladino e levam o nome da profissão na parte superior.

5.4.2-3 Avançada: As listas Avançadas são listas específicas das profissões do Guerreiro (Arqueiro, Cavaleiro, Gladiador e Infante) e do Ladino (Assassino, Ladrão e Pirata). As técnicas que ali estão só podem ser adquiridas quando o Guerreiro e o Ladino entram respectivamente em sua Academia e Guilda.

Um coisa que não entendi é essa tabela, ela vai substituir a que ta sendo usada na tarefa de tecnicas? Se sim eu sou totalmente contra, a tabela apresentada é mto confusa e bagunçada, a descrição de tipos de listas(citado acima) e as tabelas(mesmo modelo do livro 2.3) da tarefa de tecnicas de combate estão bem mais simples, facies, praticas e organizadas. Eu que ja estou um pouco acostumada com as tecnicas atuais me senti perdido nessa sua tabela imagina um iniciante.

- - -

Reparei que é preciso ajustar 3 coisas nos textos aprovados da tarefa de tecnicas.

Especialização, pq foi votado outra coisa que não é aquilo que ta escrito.

Uso, pq estamos decidindo ainda a limitação de combos.

Lista restrita, nao deveria ser só restrita e sim restrita de guerreiro, pra deixar claro que é só de guerreiro e que o ladino não tem acesso.
    Gar,"O Louco"
    Usuários visualizando este tópico
    Guest
    2 Páginas 12>
    Ir para o Fórum