Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas 12>
10.3 Regras para calor e frio extremo Opções
#1 Samyaza Enviado : 30/06/16 08:49
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

Regras para calor e frio extremo

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Sistema Automático Enviado : 09/08/16 17:13
A Terefa foi solicitada pelo usuário Fábio_CM
#3 Samyaza Enviado : 10/08/16 09:42
Fabio_CM, essa tarefa surgiu pela ausência no manual de regras de explicações sobre como o narrador deve lidar com o calor e frio extremos.

São objetivos dessa tarefa:

1 - Definir uma escala para calor/frio com exemplos que o narrador possa usar de referência
2 - Definir quais os efeitos ou penalidades aplicados a cada degrau dessa escala
3 - Definir quais os testes necessários para evitar ou reduzir esses efeitos ou penalidades

Não são objetivos desta tarefa:
1 - Alterar a definição ou o uso da RF ou do atributo Físico
2 - Alterar a tabela de resistências
3 - Alterar a tabela colorida
#4 Fábio_CM Enviado : 10/08/16 11:56
Verbete editado

Fiz um esforço e usei a tabela de resistência para desenvolver a regra Sick

Deem uma lida e me digam o que acham.
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#5 T.REX Enviado : 10/08/16 21:13
Cavalheiros,

Boa noite!

Seria interessante sabermos uma temperatura mediana em cada reino também.

Locais onde chove muito ou pouco... Coisas assim.

O que acham?

No aguardo.
#6 Fábio_CM Enviado : 10/08/16 23:29
O Livro dos Reinos pede uma revisão há tempos.
#7 Samyaza Enviado : 11/08/16 19:41
Acho a ideia do T.Rex boa, poderíamos ter uma tabela que tivesse como colunas as estações do ano e como linhas as regiões dos reinos, ela seria preenchida com a temperatura média de cada região em cada estação.

Fabio, sobre a tarefa, algumas sugestões (algumas baseadas em tristes experiências minhas com sol - 3x tive queimaduras de segundo grau):

1 - a escala de temperatura poderia ser maior, contando a partir dos 35º ou 40º
2 - cada degrau na escala poderia ter uma Força de Ataque diferente
3 - o tempo de exposição antes de um teste de RF deveria variar conforme a temperatura
4 - a recuperação de EF deveria exigir alguns cuidados, queimaduras de 3º grau podem causar necrose na pele
5 - o uso de armaduras ou de vestimentas poderia ajustar (bônus ou penalidade) a RF para o teste
6 - além do dano, no caso do frio extremo, temos que considerar as doenças que isso traz como a chance de pneumonia e até a questão da gangrena

#8 Fábio_CM Enviado : 11/08/16 21:01
Samyaza, eu não sei se eu que não entendi suas colocações ou se foi você que não entendeu a proposta (está faltando um exemplo mesmo, vou inseri-lo amanhã).

Samyaza escreveu:
Acho a ideia do T.Rex boa, poderíamos ter uma tabela que tivesse como colunas as estações do ano e como linhas as regiões dos reinos, ela seria preenchida com a temperatura média de cada região em cada estação.

Você fala de acrescentar isso nesta tarefa? Isso não seria ambientação? Posso fazer, se for preciso.

Samyaza escreveu:
1 - a escala de temperatura poderia ser maior, contando a partir dos 35º ou 40º
2 - cada degrau na escala poderia ter uma Força de Ataque diferente

Isto está contemplado na regra. O prejuízo com a temperatura alta começa com 40º para quem está sem armaduras, mas o uso de armaduras reduz esta temperatura. Como consequência o Limite de Calor (LC) que o personagem tolera é menor e a força de ataque acaba sendo maior.

Por exemplo, suponha um aventureiro de físico 2 usando armaduras médias viajando pelo deserto de Blirga ao meio dia. Está 49 ºC e até o camelo do infeliz está com sede. O LC dele é de 36ºC (devido às armaduras médias). Logo, ele é capaz de permanecer 22 minutos nestas condições (20+físico minutos). Depois disso e a cada cinco minutos subsequentes ele precisará passar em um teste de RF contra uma força de ataque de 14 [porque X=(49-36) e força de ataque é igual a X+1] Cada vez que ele falhar neste teste, o aventureiro perde 1 ponto de EF. Se ele perder 3 pontos de EF dessa forma, ele passa a realizar todos os testes com um nível de dificuldade a mais, exceto em ataques e em novas tentativas de EF.

Supondo que o aventureiro acima seja experiente e esteja no décimo estágio, ele precisará obter um 15 pela tabela de RF, que representam 30% de chances de sucesso. Logo, se ele tem 22 pontos de EF, podemos estimar que ele falhará em 2 de cada 3 testes realizados (arredondei só para facilitar a conta). Então ele irá de 22 a 0 de EF em pouco mais de 180 minutos, ou 3 horas. Não dá nem meio dia de jornada e certamente o sol ainda estará rachando às 3 da tarde.

Eu sei que foram muitas contas (embora todas babaquinhas), mas é uma consequência de se usar a tabela de RF. Uma saída seria aumentar o dano e o tempo de realização dos testes.

Mas, voltando às suas sugestões: elas não estão mesmo contempladas na regra?

Samyaza escreveu:
3 - o tempo de exposição antes de um teste de RF deveria variar conforme a temperatura

Eu não variei o tempo de exposição, mas variei na dificuldade do teste. Acho que variar ambos complicaria demais. Ou não?

Samyaza escreveu:
4 - a recuperação de EF deveria exigir alguns cuidados, queimaduras de 3º grau podem causar necrose na pele

Blz, vou detalhar mais isso na próxima versão.

Samyaza escreveu:
5 - o uso de armaduras ou de vestimentas poderia ajustar (bônus ou penalidade) a RF para o teste

Ele ajusta os limites de calor e frio tolerados pelo personagem. No caso de calor eu estabeleci as temperaturas. Não fiz o mesmo com o frio porque existem muitas variedades de roupas de frio diferentes e achei melhor deixar a cargo do mestre. Mas posso acrescentar alguns parâmetros mais detalhados.

Samyaza escreveu:
6 - além do dano, no caso do frio extremo, temos que considerar as doenças que isso traz como a chance de pneumonia e até a questão da gangrena

Ok. Essas duas condições poderão estar como marcos. Por exemplo, no final de cada hora de exposição ao frio que tenha lhe causado pelo menos 3 pontos de dano o personagem deverá realizar um teste fácil de físico (ajustado de acordo com o dano sofrido) para evitar a pneumonia e a gangrena. A descrição dessas condições devem estar em outra seção.
#9 Samyaza Enviado : 13/08/16 01:52
Fabio, eu preferia que a tabela de temperatura das regiões estivesse na tarefa, pois assim o narrador encontra as duas informações no mesmo local. Abaixo um modelo de como poderia ser (não completei as regiões):

No caso das temperaturas e força de ataque, acho que dá pra simplificar um pouco da seguinte forma

Acho que ter esses valores pré determinados reduz um pouco as contas, o narrador só precisa determinar o tempo de se fazer o teste e vrf a vestimenta para aplicar o ajuste na RF.

#10 Fábio_CM Enviado : 14/08/16 01:39
Vou pensar em uma forma de colocar tudo. Por enquanto eu já coloquei uma tabela com temperaturas médias. De uma olhada para ver o que acha.

Tabela de médias de temperatura por estação em diversos locais selecionados de Tagmar.

Obs: O deserto de Blirga e as Estepes Vítreas apresentam dois valores. O primeiro é a temperatura média durante o dia e o segundo a temperatura média durante a noite.
#11 Samyaza Enviado : 14/08/16 12:42
Applause Applause Applause Applause

Só acho que as temperaturas precisam de uma pequena revisão, o Deserto de Blirga tá mais "fresco" que o Rio de Janeiro.
#12 Fábio_CM Enviado : 14/08/16 19:10
Samyaza, tentei me basear em posições geográficas na América do Sul, mas não fui muito a fundo (até porque a relação não tem como ser direta com tantos efeitos mágicos afetando o clima)

Para o deserto de Blirga eu fiz uma comparação com o deserto do Atacama. As cidades estado imagino ser mais como o sertão nordestino, inclusive devido às várias cadeias de montanhas ao redor, então podem ser mais quentes do que Blirga mesmo.

Já as terras selvagens são uma complicação, com magia afetando o clima em quase todo o lugar. Chutei os valores com base no livro das terras selvagens.
#13 Samyaza Enviado : 14/08/16 23:38
Para ajudar com os locais mais quentes e frios: Link

Durante a semana eu vou com calma ler a descrição das outras regiões e ir colocando aqui no tópico para lhe ajudar, ok?
#14 Samyaza Enviado : 24/08/16 09:26
Aqui tá a lista das regiões dos reinos e das terras selvagens e o império:

Região dos Reinos
Cidades-estado
Azanti
Conti - floresta de melgundi
Conti - região montanhosa perto de virena
Conti - região norte
Calco - região norte
Calco - região sul
Plana - região norte
Plana - região sul
Acordo
Abadom - Cordilheira de Sotopor
Abadom - região leste
Lago Denégrio
Dartel
Levânia - região sul
Levânia - deserto de blirga
Levânia - campo branco
Levânia - região norte
Ludgrim - floresta de siltam e de kender
Ludgrim - região central
Ludgrim - montanhas morÂnicas
Ludgrim - floresta de tambar
Ludgrim - região sudeste
Portis - Cordilheira da navalha
Portis - região leste
Portis - região oeste
Filanti - cordilheira de keiss
Filanti - Floresta de melgundi
Filanti - região oeste
Luna - região norte
Luna - região sul
Marana - floresta de fiorna
Marana - regiao norte
Marana - regiao sul
Verrogar - montes palomares
Verrogar - montes solomor
Verrogar - regiao central
Verrogar - floresta de finlaril
Verrogar - montes crássios
Amien
Eredra - região sul
Eredra - região norte
Dantsem - região oeste
Dantsem - região leste

Terras selvagens
Região norte
Geleiras - centro
Geleiras - fronteiras
Blur
Vulcão forja e krokanon
Domo de Arminus
Floresta gélida de gingord
Planícies geladas de enoar
Floresta eudan
Floresta obriana
Floresta sombria
Cadeia ergoniana e vales de solumontis
Mangues
Lar
Estepes vítreas

Império

Planalto vermelho
Deserto do sul
Região leste
Cidades-estado Dictíneas
Deserto do norte
Montanhas ao norte

Acho que agora já dá pra montar a tabela.
#15 Fábio_CM Enviado : 30/08/16 14:52
Think Não gostei muito da sua tabela. Ela está muito política e pouco geográfica.

Algumas razões porque penso assim:
  • A floresta de Finlaril está colocada dentro de Verrogar. Só que geograficamente ela é a mesma Âmien, não Verrogar.
  • Marana é muito pequena e a região norte são os Montes Palomares. O clima que não está nos montes deve ser quase o mesmo do resto do reino, exceto pelo litoral, que deve ser muito parecido desde a Cordilheira da Navalha, na fronteira de Luna com Porto Livre. Não sei se vale a pena considerar a Floresta de Fiorna como um caso à parte.
  • O litoral e Eredra deve ser muito parecido com o litoral de Dantsem, assim como o interior dos dois reinos. Os Montes Solomor são a única quebra de relevo que devem ocasionar alguma diferença grande de clima.
  • Não vejo a necessidade de falar de Dartel. É uma região mágica e diferenciada que pode ter o clima que o mestre quiser.
  • Plana, tirando a cordilheira de Sotopor que é a mesma até a Levânia, deve ter um só clima com Calco e Conti - pelo menos no interior.

Resumindo, acho que a tabela apresentada com seus nomes seria exagerada, daria uma impressão errada de exaustão e deixaria pouca abertura para os mestres. Se você quer uma tabela mais completa, sugiro a seguinte classificação para os reinos(os textos entre parênteses não iriam na tabela final):
  • Lago Denégrio, Costa Média e Sul (mais ou menos Abadom, Filanti, Verrogar)
  • Lago Denégrio, Costa Norte (mais ou menos Calco, Conti, Plana e parte de Filanti)
  • Lago Denégrio, Águas Centrais
  • Litoral Noroeste (Acordo, Plana, Abadom)
  • Litoral Norte (Calco, Conti, Cidades-Estado)
  • Litoral Nordeste (Portis, Porto Livre)
  • Litoral Oeste (Levânia)
  • Litoral Leste (Marana, Luna)
  • Litoral Sudoeste (Ludgrim)
  • Litoral Sudeste (Verrogar, Dantsem, Eredra)
  • Cordilheira de Sotopor
  • Cordilheira da Navalha
  • Montes Crássios e Palomares
  • Montanhas Morânicas
  • Âmien
  • Floresta de Girondi (pode ser uma floresta alta ligando as duas cadeias de montanhas, Palomares e Keiss, já que o rio Topeu a contorna)
  • Floresta de Melgundi (é muito grande para ser ignorada)
  • Meio-Norte (Plana, Calco, Conti, Filanti, Azanti, Portis)
  • Norte (Cidades Estado - interior)
  • Meio-Sul baixo (Marana, Luna)
  • Meio-Sul alto (Abadom, Verrogar)
  • Sudoeste (É mais alto: Ludgrim)
  • Sudeste (É mais baixo: Parte de Ludgrim, Eredra, Dantsem)
  • Deserto de Blirga

Já ficou uma lista bem grande, mas eu acho que está uma lista mais genérica do que a que você apresentou. Obviamente ela não considera os micro-climas, que foi o que eu tentei pegar quando fiz a minha primeira tabela.

Destaco que eu continuo achando que o ideal mesmo seria esses valores fazerem parte dos livros de ambientação, particularmente o Livro dos Reinos, não do livro de regras, mas você é o coordenador. Fico no aguardo de sugestões antes de preparar os números.
  • #16 Max_Sovat Enviado : 30/08/16 21:09
    Salve senhores,
    Acredito que a temperatura mínima de 12° C está muito alta, deveria ser coisa próximo de 5 graus...afinal, a regra seria para calor e frios EXTREMOS.
    Isso posto, a tabela de temperaturas auxilia sim, mas não pode ser tão precisa assim, pois estamos falando de EXTREMOS. Talvez deveriamos citar apenas as regiões nos exteemos de temperatura...
    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #17 samuel.azevedo Enviado : 23/10/16 23:22
    Gostei da tabela apresentada pelo Fabio, faz mais sentido mesmo. E concordo com o limite de 12o ser muito alto para frio extremo...

Uma coisa que acho que o texto poderia tratar é de desidratação (pelo calor extremo) e hipotermia (pelo frio extremo) - sendo hipotermia tratada no livro das terras selvagens numa seção chamada de A Morte Fria.

Alguma novidade na tarefa?

PS: A lista de doenças de tagmar, presente no livro de regras opcionais, será usada em conjunto com esta tarefa, ou fará parte do novo livro de regras?
    #18 Fábio_CM Enviado : 24/10/16 10:09
    Olá, eu também acho melhor uma tabela mais abrangente. Ela é um guia ao mesmo tempo que não limita a criatividade do mestre.

Sobre os 12ºC, o texto menciona que esta deve ser a temperatura de exposição quando não se tem roupas apropriadas. Lembrando que o corpo humano entra em hipotermia quando a temperatura corporal está abaixo dos 35ºC, o que pode facilmente acontecer em 12ºC.

Citação:
    Alguma novidade na tarefa?

No momento ela está sem responsável.
    #19 samuel.azevedo Enviado : 16/01/17 12:24
    Acho que a quantidade de tempo (5 min) para fazer novos testes é muito rápida. Acho que poderia ser um teste para cada vez que a condição mudar (temperatura subiu, baixou, procurou se aquecer, etc), e a quantidade de pontos perdidos poderia ser de 1 por hora.
    #20 Samyaza Enviado : 18/01/17 16:33
    Samuel, a regra está um pouco simulacionista demais, vc tem alguma sugestão de como poderíamos aliviar as contas e testes da regra sem que se perca a "ameaça" que devem ser o calor e frio extremos?
    #21 samuel.azevedo Enviado : 18/01/17 17:49
    Fazer o teste só uma vez quando a temperatura mudar, e caso a pessoa falhe, terá direito a tentar um novo teste só no dia seguinte ou no mesmo dia apenas se a temperatura ou demais condições mudarem novamente (encontrou agasalhos mais apropriados, etc).
    #22 Sistema Automático Enviado : 10/04/17 09:48
    A Terefa foi solicitada pelo usuário samuel.azevedo
    #23 Azurius Enviado : 21/04/17 22:17
    Boa noite.
    Alguma novidade Samuel?
    #24 samuel.azevedo Enviado : 22/04/17 11:44
    Citação:
    Samuel, a regra está um pouco simulacionista demais, vc tem alguma sugestão de como poderíamos aliviar as contas e testes da regra sem que se perca a "ameaça" que devem ser o calor e frio extremos?

Tentei usar a regra há algum tempo e constatei que realmente o número de testes precisa ser menor. Vou trabalhar nisso.
    #25 samuel.azevedo Enviado : 22/04/17 11:58
    Nova versão. Mudei a necessidade de refazer o teste que antes era a cada 5 minutos para cada vez que as situações mudarem.
    #26 samuel.azevedo Enviado : 22/04/17 12:21
    Uma dúvida: devo fazer a regra diferenciada para momentos de passagem de tempo (ex: pedir um teste por semana no lugar de diariamente)?
    #27 Azurius Enviado : 22/04/17 14:38
    Qual das duas opções te agrada mais?
    #28 samuel.azevedo Enviado : 22/04/17 17:42
    Colocar uma subregra para fazer estes testes apenas uma vez por semana em passagens de tempo longas como viagens.
    #29 Azurius Enviado : 22/04/17 18:44
    Caro Samuel, pode prosseguir desta forma então.

Abraço.
    #30 Fábio_CM Enviado : 22/04/17 19:36
    Já que você aumentou o intervalo de testes para diários, eu acho que os danos deveriam sofrer um aumento também Think

Não precisa ser proporcional (ou uma falha seria mortal), mas eles tem que representar um risco. Da forma como está uma pessoa precisaria passar duas semanas no frio para cair. Ou você pode aplicar mais algum efeito ruim no caso das falhas subsequentes, como danos críticos.
    Usuários visualizando este tópico
    Guest
    2 Páginas 12>
    Ir para o Fórum