Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 7.3 Peso carregado (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 2 66 %
Reprovado (precisa de melhorias) 1 33 %

4 Páginas 123>»
7.3 Peso carregado Opções
#1 Samyaza Enviado : 09/05/16 18:03
O objetivo deste tópico é revisar a regra de peso carregado.

Peso carregado

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Samyaza Enviado : 09/05/16 18:10
Essa tarefa está disponível, caso deseje assumi-la, entre em contato com o coordenador de regras para receber as orientações iniciais antes de começar a desenvolver seu trabalho.
#3 saulocr Enviado : 25/05/16 14:04
Gostaria de assumir a tarefa!
#4 Samyaza Enviado : 29/05/16 18:32
Saulo o coloquei como responsável pela tarefa, segue as orientações:

1 - A ideia dessa tarefa é rever a regra atual que apesar de ligeiramente prática é um pouco inverossímil.

2 - Não temos a ideia de um sistema realístico, precisamos tentar uma regra mais verossímil mas ainda sim prática.

3 - Na tarefa de descrição dos itens e inclusão de novos itens foi solicitado que o responsável informe o peso médio do item, talvez vc possa utilizá-los como referência para sua regra.

4 - não seguir essas orientações pode removê-lo da responsabilidade da tarefa.
#5 saulocr Enviado : 30/05/16 08:28
Olá, antes de editar o conteúdo, vou colocar aqui minha sugestão seguindo o "Padrão Samyaza" Dancing

Citação:
1 - A ideia dessa tarefa é rever a regra atual que apesar de ligeiramente prática é um pouco inverossímil.
2 - Não temos a ideia de um sistema realístico, precisamos tentar uma regra mais verossímil mas ainda sim prática.
3 - Na tarefa de descrição dos itens e inclusão de novos itens foi solicitado que o responsável informe o peso médio do item, talvez vc possa utilizá-los como referência para sua regra.
4 - não seguir essas orientações pode removê-lo da responsabilidade da tarefa.

Vou ressurgir aqui com a discussão em um tópico meses atrás!

Citação:
O método que desenvolvemos procura ser o mais simples e rápido possível, procurando, no entanto, colocar certo realismo em termos de quanto alguém pode carregar. Este casamento entre realismo e rapidez é extremamente importante para o bom andamento da aventura e, por isso recomendamos que o MJ leia atentamente este item.

Os problemas do atual modelo:

1. A começar pelo erro da tabela.
2. Não existe diferença de uma força para outra, ou seja, se você tem força 1 ou força 2 não importa, carrega o mesmo peso. Não sei porque causa mais dano.
3. A diferença entre força 1 e força 4, é uma espada!

Eu fiz um levantamento usando como fonte o Módulo Básico do Gurps, considero ser o mais parelho com a realidade. Temos o seguinte:

Veja a seguir que tipo de vestes o personagem está usando no momento.

-Leves (0): roupa comum (desprezível) + sandálias ou sapatos 1 kg, Couro Leve + Botas (4 kg). = Max 4 kg.

-Médias (+1): Couro Leve (4kg) e Escudo (Pequeno 6kg), Couro Rígido (9kg) ou Cota de Malha Parcial (12 kg). = Max 12 kg.

-Pesadas (+4) Cota de Malha Completa (26 kg) ou Couraça Parcial (35 kg). = Max 35 kg.

Em seguida, devem ser vistas quais as armas que o personagem está carregando.

- Leves (0): 05 Punhais (1,5kg) ou uma Espada (1,5kg) ou 1 Arco Composto (2kg). = Max 2 kg.

-Médias (+1): uma Espada, um Punhal e um Arco Composto (5kg). = Max 5kg.

-Pesadas (+2): um Montante (6kg) e um Arco Composto (2kg). = (8kg).

Finalmente, veja a categoria em que se insere o equipamento do personagem.

- Leve (0): cabe folgado dentro de uma mochila normal; Uma mochila normal cabe em média 20 kg. Ou seja, folgado seria cerca de 10kg.

-Médio (+1): cabe apertado dentro de uma mochila normal; Então 20kg.

-Pesado (+3): cabe dentro de duas mochilas normais; 40 kg.

-Absurdo (+6): não cabe dentro de duas mochilas normais. + de 40 kg.

A partir do levantamento apresentado, eu somei os pontos necessários e defini o peso para cada nível de força eis que consegui o seguinte resultado:

#6 saulocr Enviado : 30/05/16 08:33
Podemos então tirar algumas conclusões.

1- Proposital ou não, os componentes seguem um padrão.
2- Quem tem força 2 e 3 e 5 e 6, levantam o mesmo peso?
3- Quem tem força 4 não levanta peso?
4- Outra coisa que não é bem explicada são as colunas absurdo e impossível.

Enfim gostaria de sugerir algo simples e real. E segue praticamente o mesmo principio, cada item possui um valor em pontos, cada ponto de força possui um total de pontos máximo que ela é capaz de carregar, a diferença é que adicionei alguns redutores para cada nível de carga.

*Note que o mestre deve entender que uma montante não cabe dentro de uma mochila, uma machadinha sim. Então algumas situações o MJ tem que ter bom senso.

Pouca Carga: O personagem não carrega praticamente nada, não sofre nenhum redutor.

Carga Média: O personagem carrega uma carga suportável, sua velocidade base é reduzida em 1 pontos.

Muita Carga: O personagem carrega a carga no limite da sua força, sua velocidade base é reduzida em 2 pontos, a cada 30 minutos de caminhada o personagem precisa testar resistência física, contra força de ataque 1 (cumulativo a cada 10 minutos sem descanso) em caso de falha o personagem perde 1 de EH.

Absurda: O personagem consegue levantar a carga, porém mal consegue andar com ela. Sua velocidade cai para 1, todas as rodadas o personagem precisa testar resistência física, contra força de ataque 1 (cumulativo a cada 10 minutos sem descanso) em caso de falha o personagem perde 1 de EH. Além disso o personagem perde metade das suas colunas de ataque.

Segue para discussão.
#7 Fábio_CM Enviado : 30/05/16 08:58
Olá. Ficou bom. A primeira tabela ficou muito simples e clara. Tenho algumas considerações a partir dela.

1. A primeira coluna da segunda tabela deveria ser (3+F)x5, não? A notação está errada e induzindo a multiplicar o físico por 5 antes de somar-se 3.
2. Os valores da segunda tabela estão em pontos como a primeira, correto?
3. Eu acho 1 ponto muito pouca redução para uma carga média. Considerando que a VB sempre fica na faixa de 13-20 um redutor de 1 é quase insignificante. Sugiro penalidade de movimento 1 (ou seja, velocidade reduzido à metade). O mesmo se aplica para carga pesada, com o ideal sendo uma penalidade de movimento 2 (equivalente a perder 2/3 da VB).
4. A Energia Heroica não é um atributo que está presente em qualquer indivíduo ou criatura. Assim, não acho que ela devesse ser usada como única alternativa para algo tão corriqueiro quanto andar. Penso que a perda de EH devesse ser substituído por perda de EF e, talvez, alternativamente, usar uma equivalência em heroica se as razões da caminhada forem merecedoras.
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#8 saulocr Enviado : 30/05/16 10:32
Fábio_CM escreveu:
Olá. Ficou bom. A primeira tabela ficou muito simples e clara. Tenho algumas considerações a partir dela.

1. A primeira coluna da segunda tabela deveria ser (3+F)x5, não? A notação está errada e induzindo a multiplicar o físico por 5 antes de somar-se 3.
2. Os valores da segunda tabela estão em pontos como a primeira, correto?
3. Eu acho 1 ponto muito pouca redução para uma carga média. Considerando que a VB sempre fica na faixa de 13-20 um redutor de 1 é quase insignificante. Sugiro penalidade de movimento 1 (ou seja, velocidade reduzido à metade). O mesmo se aplica para carga pesada, com o ideal sendo uma penalidade de movimento 2 (equivalente a perder 2/3 da VB).
4. A Energia Heroica não é um atributo que está presente em qualquer indivíduo ou criatura. Assim, não acho que ela devesse ser usada como única alternativa para algo tão corriqueiro quanto andar. Penso que a perda de EH devesse ser substituído por perda de EF e, talvez, alternativamente, usar uma equivalência em heroica se as razões da caminhada forem merecedoras.

1. Sim. Erro meu.
2. Estou contando que sim.
3. Somos dois, deixei conforme o livro, por mim seriam reduções mais sérias, onde os pj pensassem duas vezes antes de sair encouraçado em uma longa caminhada.
4. Quanto a EH, coloquei porque entre outras coisas também representa o cansaço físico, todavia se a criatura não tem EH, a lógica é que seja na física.
#9 Alisson Enviado : 30/05/16 11:18
Acho que o trabalho foi muito bem feito. Tenho algumas observações/dúvidas:

1- por que couro rígido pesa quase o triplo do couro leve? A diferença real é tão grande assim?
2- elmo fechado é sempre o dobro do peso do elmo aberto?
3- na parte de sacolas e mochilhas, quando você diz cabe, quer dizer que ela está cheia, certo? pois muitas coisas cabem em uma mochila grande, porém não necessariamente teria o valor total, certo? Por exemplo, um personagem carregando um livro penas em uma mochila grande.
4- o livro fala que a penalidade é no movimento e não tirada da vb total.
5- é interessante padronizar os tipos de carga, pois o livro usa nomes diferentes. Ora usa totalmente carregado, ora usa absurdamente carregado. Os demais termos permanecem iguais.
Ich möchte Zeuge deiner Liebe sein
#10 saulocr Enviado : 30/05/16 13:32
Alisson escreveu:
Acho que o trabalho foi muito bem feito. Tenho algumas observações/dúvidas:

1- por que couro rígido pesa quase o triplo do couro leve? A diferença real é tão grande assim?
2- elmo fechado é sempre o dobro do peso do elmo aberto?
3- na parte de sacolas e mochilhas, quando você diz cabe, quer dizer que ela está cheia, certo? pois muitas coisas cabem em uma mochila grande, porém não necessariamente teria o valor total, certo? Por exemplo, um personagem carregando um livro penas em uma mochila grande.
4- o livro fala que a penalidade é no movimento e não tirada da vb total.
5- é interessante padronizar os tipos de carga, pois o livro usa nomes diferentes. Ora usa totalmente carregado, ora usa absurdamente carregado. Os demais termos permanecem iguais.

1. Na verdade sim, talvez até mais. Um couro leve (popular coura, corselete de couro, etc) que era uma armadura feita com couro cru, onde em cada fase da costura, a armadura é mergulhada rapidamente em óleo fervente e então resfriada sobre um modelo de madeira de formato humano. Pesava em média 2 kg. Todavia o couro rígido, não diz muito bem do que se trata, afinal as imagens são praticamente iguais do Manual de Regras, então se levar em consideração que nada mais é que um corselete de couro reforçado com arrebites metálicos em toda a superfície da armadura, ele pesa em média 4,5 kg a 5,0 kg.

2. Sim. Um elmo aberto deve pesar entre 2,0 e 2,5 kg, um elmo fechado entre 4,0 e 4,5 kg.

3. Sim. Estou dizendo que cabe aquele valor de pontos ou quilos.

4. Acredito que deveria ser dos dois, após alguns comentários irei reescrever o texto de acordo com as ideias.

5. Sim, farei isso quando pegar mais sugestões.

#11 Samyaza Enviado : 02/06/16 09:30
Saulo, bom trabalho, só sugiro aumentar a redução, acho 1 ponto pouco, o ideal é limitar bem a VB do jogador que quer ser um encouraçado.
#12 saulocr Enviado : 02/06/16 13:53
Samyaza escreveu:
Saulo, bom trabalho, só sugiro aumentar a redução, acho 1 ponto pouco, o ideal é limitar bem a VB do jogador que quer ser um encouraçado.

Anotado!
#13 saulocr Enviado : 02/06/16 13:53
Samyaza escreveu:

Anotado!
#14 Alisson Enviado : 02/06/16 14:02
2 penalidades não é muito? Já existe a penalidade do movimento, agora teria uma na VB também?
Ich möchte Zeuge deiner Liebe sein
#15 saulocr Enviado : 03/06/16 17:40
Alisson escreveu:
2 penalidades não é muito? Já existe a penalidade do movimento, agora teria uma na VB também?

Não creio, na verdade uma armadura não limitava TANTO o movimento, você pode ver vários videos no youtube mostrando isso! O impacto maior era na velocidade.

Acredito que as penalidades de movimento poderiam continuar as mesmas. Mas as penalidades da VB poderiam ser:

Pouco, sem penalidade.
Médio VB -2.
Muito VB/2.
Absurdo, VB cairia para 1.

#16 Samyaza Enviado : 03/06/16 22:13
Saulo, a VB tem uma regra meio chata, de primeiro calcular os modificadores e depois dividir os valores, por isso, será que poderíamos manter todos os ajustes por peso carregado como modificadores a dividir, pq senão o jogador vai ter que fazer algo como:

(VB - ajuste por peso) / 1 + modificadores

#17 saulocr Enviado : 13/06/16 15:05
Pessoal mais alguma sugestão, dúvida, critica????

Vou organizar o que foi discutido até agora em algumas propostas para a votação.
#18 Samyaza Enviado : 22/06/16 09:34
Prezados tagmarianos, estou temporariamente trancando todas as tarefas de revisão do Manual de Regras. O motivo disso é simples, estou organizando uma reunião com todos os responsáveis por tarefas que tem por objetivo alinhar a forma de trabalho para que possamos ser mais eficientes e organizados na revisão do Manual de Regras.

Não há necessidade de preocupação com o atraso nas tarefas pois os verbetes continuarão acessíveis para seus responsáveis continuarem seus trabalhos, trancaremos apenas os tópicos para mantermos uma organização.

Data: 25 de junho de 2016
Horário: a partir de 21h00min
Ferramenta: skype ou discord
Pauta:
- Dificuldades da tarefa
- Dependência entre as tarefas
- Ordem de execução das tarefas
- Método de execução das tarefas
- Funções de coordenador e responsável por tarefa

Como explicado, as tarefas ficarão trancadas temporariamente e serão destrancadas no domingo (26 de junho) a partir do que foi deliberado na reunião.
Para evitarmos confusões e um gasto de tempo maior do que o necessário, abaixo deixamos algumas regras de conduta, a fim de que seja um encontro civilizado e não tenha o aspecto de uma assembleia de revolucionários, e também tiramos algumas dúvidas:
1 – O coordenador geral está ciente da reunião, autorizou-a e concorda com tal
2 – Ofensas, cinismo, sarcasmo ou semelhantes serão punidas
3 – A reunião se dará por rodadas tratando de cada item da pauta
4 – A cada rodada o responsável pela tarefa ou coordenador (excetuando o coordenador de regras) terá 5min para falar se assim desejar. Qualquer outro membro poderá participar limitado ao uso do chat
6 – O desrespeito à sequencia ou pertinência dos assuntos será punido
7 – A reunião será gravada a fim de manter a transparência e dirimir dúvidas sobre o que foi deliberado
8 – As deliberações sobre a ordem e o método de execução das tarefas terão vigência a partir do dia 26 de junho, quando serão apresentadas no projeto
9 – As deliberações deverão respeitar as diretrizes do projeto e podem ser ajustadas pelas orientações que o coordenador geral, no exercício dos direitos de sua função, possa apresentar.
10 - Todo responsável pela tarefa deverá ajustar sua forma de trabalho ao que foi deliberado ou será afastado da execução da tarefa.

#19 Sistema Automático Enviado : 09/09/16 22:00
A Terefa foi solicitada pelo usuário azurius
#20 Samyaza Enviado : 11/09/16 16:00
Como o membro azurius está suspenso a tarefa foi colocada como disponível.
#21 Sistema Automático Enviado : 28/09/16 00:12
A Terefa foi solicitada pelo usuário Rywv
#22 lobster Enviado : 26/11/16 05:49
Minha dúvida é a seguinte.

Tenho força 4.

Vou carregar, uma montante (10)
Couraça Parcial (60)
Escudo Grande (20)
Elmo fechado (4)

Total 94 pontos

Meu personagem se enquadrará na categoria Muito Carregado, já terei minha velocidade básica reduzida em 2 pontos, a cada trinta minutos de CAMINHADA ja terei de fazer teste....

É isso ou estou enganado?

Se for isso, acho que está um tanto exagerado, um guerreiro sem carregar nada além de sua arma e escudo já está quase no limite.
#23 Rywv Enviado : 26/11/16 12:37
lobster escreveu:

Tenho força 4.

Couraça Parcial (60)
Escudo Grande (20)
Elmo fechado (4)

Total 94 pontos

Meu personagem se enquadrará na categoria Muito Carregado, já terei minha velocidade básica reduzida em 2 pontos, a cada trinta minutos de CAMINHADA ja terei de fazer teste....

Se for isso, acho que está um tanto exagerado, um guerreiro sem carregar nada além de sua arma e escudo já está quase no limite.

Esta sim.

O peso de uma montante é em media 2 a 4 kgs, os escudos Europeus pesavam entre 3 a 8 kgs enquanto os escudos romanos chegavam a pesar quase 11 kgs.
Os valores apresentados não são exatos, alguns itens estão pesando mto e outros talvez pouco. O peso que cada 1 ponto de força apresenta não esta respeitando a tarefa Definição dos atributos.
Outra coisa é que o atributo responsável pelo peso carregado deveria ser o físico, erguer o peso é força mais sustentar(que é o caso) é físico.
Enfim, eu estava esperando a tarefa que ira descrever os equipamentos para dar continuidade a essa, mas já não sou responsavel por essa tarefa.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#24 Samyaza Enviado : 13/12/16 09:32
Ryvw, vc deseja assumir essa tarefa?
#25 saulocr Enviado : 13/12/16 09:46
Rywv escreveu:
Esta sim.

O peso de uma montante é em media 2 a 4 kgs, os escudos Europeus pesavam entre 3 a 8 kgs enquanto os escudos romanos chegavam a pesar quase 11 kgs.
Os valores apresentados não são exatos, alguns itens estão pesando mto e outros talvez pouco. O peso que cada 1 ponto de força apresenta não esta respeitando a tarefa Definição dos atributos.
Outra coisa é que o atributo responsável pelo peso carregado deveria ser o físico, erguer o peso é força mais sustentar(que é o caso) é físico.
Enfim, eu estava esperando a tarefa que ira descrever os equipamentos para dar continuidade a essa, mas já não sou responsavel por essa tarefa.

Então Rywv eu comecei a tarefa, e queria somente justificar os pesos. Quando coloquei esses valores referentes aos pesos, fiz uma média como se cada 0,5 kg valesse 1 ponto. Então pra tabela não ficar muito extensa coloquei como peso médio para as armas pesadas 5 kg = 10 pontos.

#26 saulocr Enviado : 13/12/16 09:51
lobster escreveu:

Tenho força 4.

Couraça Parcial (60)
Escudo Grande (20)
Elmo fechado (4)

Total 94 pontos

Duas observações:

1º - De acordo com a regra proposta, se você tem força 2, ou 3, ou 4 e carrega "94 pontos", você continua na coluna média.
2º - Exagerado? Você está com a melhor armadura e a melhor arma do jogo a penalidade é a redução de 1 ponto.
#27 Samyaza Enviado : 13/12/16 09:57
Saulo, vc gostaria de assumir a tarefa?
#28 saulocr Enviado : 13/12/16 10:45
Samyaza escreveu:
Saulo, vc gostaria de assumir a tarefa?

Meu, eu não abandonei. Simplesmente ninguém se interessou e eu perguntei se poderia colocar pra votação e ninguém se prontificou a discutir.
#29 Samyaza Enviado : 13/12/16 11:12
A tarefa aparece como disponível, clica lá para assumi-la e vamos voltar às discussões. O tópico não foi abandonado, só foi trancado junto com outras tarefas quando fizemos uma reorganização nas tarefas com dependência ou não. Neste caso, esta era uma tarefa com dependência e deveria aguardar a conclusão de outras tarefas, agora ela já pode ser discutida.
[url=http://www.tagmar2.com.br/tarefas.aspx]
http://www.tagmar2.com.br/tarefas.aspx[/url]
#30 Rywv Enviado : 20/12/16 16:44
Samyaza escreveu:
Ryvw, vc deseja assumir essa tarefa?

Bom Samyaza, como disse antes eu estava esperando a tarefa que descreve os itens pra dar andamento nessa.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
Usuários visualizando este tópico
Guest
4 Páginas 123>»
Ir para o Fórum