Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : II.4 - Equilíbrio das raças (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 3 75 %
Reprovado (precisa de melhorias) 1 25 %

10 Páginas 123>»
II.4 - Equilíbrio das raças Opções
#1 Samyaza Enviado : 25/03/16 21:26
O objetivo deste tópico é revisar o equilíbrio entre as raças.

Para isto devem ser verificados se:

1 - Se as raças estão equilibradas entre si quantitativamente e qualitativamente
2 - Se as regras das raças respeitam a ambientação sem que ocorra desequilíbrio
3 - Caso os itens 1 e 2 não estejam sendo cumpridos que façamos os ajustes necessários a esse fim

Para uma primeira análise organizei uma tabela que lista os fatores que influenciam as raças como os ajustes nos atributos, EF, VB, vantagens especiais e profissões disponíveis.

Importante lembrar que adotei como padrão peso 1 para cada uma das variáveis, mas foi apenas uma escolha para apresentar as diferenças, mas poderíamos considerar:

A - que AGI e PER tenham peso maior devido a relevância que elas apresentaram na discussão de equilíbrio dos atributos;
B - que AUR tenha um peso menor por ser um atributo pouco relevante
C - as habilidades de escrita dos humanos, meio-elfos e pequeninos são condicionais e poderiam ter um peso menor do que as habilidades de escrita dos elfos e dos anões que são fixas
D - a habilidade exclusiva dos anões de ver no escuro poderia ter um peso diferente

Importante: nosso primeiro objetivo nesse momento é verificar se manteremos o mesmo peso para todas as variáveis citadas (atributos, VB, EH, Especial e profissões) ou se vamos alterar o peso de algumas dessas variáveis e quais delas (opções A, B, C e D). Por isso, peço que inicialmente opinem apenas entre:

1 - Manter peso 1 para todas as variáveis
2 - Alterar o peso de algumas variáveis e informando quais delas (A, B, C, D)

EDIT:
A tabela original foi alterada:

1 - Nos atributos foi considerado o total inicial de pontos que cada raça tem para comprar seus atributos
2 - Na VB e EF foi mantido peso 1 para cada valor
3 - Na linha de vantagens especiais foi considerado peso 1 para as vantagens fixas (de alfabetização e ver no escuro) e peso 0,5 para as vantagens condicionais (alfabetização depende da profissão)
4 - Nas profissões disponíveis foi feito uma conta considerando o total de profissões disponíveis para a raça dividido pelo total de profissões existentes

Os valores foram arredondados na última linha para facilitar as comparações.
#2 samuel.azevedo Enviado : 25/03/16 23:31
Bom, se fossemos analisar de forma simulacionista ainda haveriam dificuldades a mais para encontrar armaduras e montarias para a sua raça em reinos que a raça não é comum.

Talvez possa diluir o peso "a mais da agilidade" considerando uma linha a mais para o bônus/penalidade na defesa devido ao atributo?

Não sei ao certo, mas talvez possa considerar a quantidade de habilidades e/ou técnicas impactadas com os bônus/penalidades os atributos diferentes de 0 (acho que isso faria bastante diferença nestes cálculos).

Se somarmos só os bônus/penalidades dos atributos temos: humanos 0, meio-elfos 1, florestais 2, dourados 2, anões 1, pequeninos 2. Porque alguns ganham mais pontos em atributos que outros? Onde isso é compensado?

Acho que anões poderiam ter uma EF bem maior. Por falar nisso, no manual de regras o peso médio de um anão é o mesmo de um elfo. Sei que eles são mais baixinhos, mas sempre pensei nos anões como seres mais pesados...

De toda forma, gostei da análise.

Abraços
#3 Ares Enviado : 25/03/16 23:51
Ter 2 pontos num atributo tem peso 2 ou 3?
De -1 para 0 se gasta quantos pontos na criação do personagem mesmo? Não é só meio? Então ter o atributo negativo não deveria custar uma redução só da metade do valor?
Acho que o fator profissão deveria ser excluído, porque ele fala a respeito unicamente de uma limitação da ambientação e não da mecânica. Se todos os personagens, cada qual com uma raça diferente, escolher a mesma profissão, eles ainda devem estar equilibrados, assim como se escolherem profissões diferentes.
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 26/03/16 09:45
Também acho que a profissão é um fator a ser retirado.
#5 Alisson Enviado : 26/03/16 12:13
Página35 escreveu:
Em Tagmar a Habilidade de ler e escrever são mais
disseminados que em nosso mundo na idade
média. Todos os Anões e Elfos, por serem membros
de raças sábias e antigas, são alfabetizados (na sua
língua da raça), isto é, têm a Habilidade Escrita no
nível 1 (antes de somar quaisquer ajustes e
determinar o Total na Habilidade). No caso de
Humanos e Pequeninos, todos os personagens
Sacerdotes ou Magos, por terem passado por um
treinamento organizado e por sua profissão exigir o
uso de leitura, sabem ler e escrever (na sua língua
da raça).

No texto fala de todas as raças menos dos meio-elfos especificamente. Pois eles já estão incluídos nos elfos. Sua alfabetização não está condicionada à profissão.
Página 14 escreveu:
Devido a seu lento amadurecer (por padrões
Humanos) os Meio-Elfos passam em geral, a
primeira parte de suas vidas entre Elfos.
No entanto
a mais dura decisão da vida de um Meio-Elfo é
escolher em que raça ele viverá e quais costumes e
leis respeitará (humanas ou élficas).

Se eles passam sua primeira parte da vida entre elfos, certamente serão alfabetizados na língua élfica. Contudo, para perceber isso foi necessário um estudo do manual, acho que poucos percebem isto, portanto seria interessante contemplar esse fato no texto de alfabetização também.

Eu acho que deve contar sim as profissões. Pois quando você escolhe uma raça, o "pacote" de possibilidades dela vem junto ex: (o atributo máximo que poderá conseguir, os caminhos que poderá tomar) acho que tudo isso conta na hora de escolher uma raça. Por exemplo, se quero ser mago, já não posso ser anão ou pequenino. A profissão que você quer impacta diretamente na raça que você vai escolher. O fato de estar ligado à ambientação não é argumento pois sabemos que tanto a ambientação quanto a mecânica de jogo impedem que um pequenino seja guerreiro, mas ainda assim ele "pode".

Acredito que podem ter valor 1 sim, até porque o equilíbrio sempre será algo subjetivo, e o equilíbrio perfeito é utopia. O que podemos fazer é amenizar o máximo as diferenças das classes, mas elas nunca serão iguais, pois não foram feitas para isso. Por exemplo, se o jogador não se lembra das habilidades natas de sua raça pode ser que na prática não haja um equilíbrio, embora na teoria exista.

Uma sugestão: de acordo com manual de regras:
Citação:
Anões são mestres artífices por índole

Os anões poderiam começar com Trabalhos em Metal nível 1 na minha opinião.

Abraços.
Ich möchte Zeuge deiner Liebe sein
#6 Samyaza Enviado : 26/03/16 23:20
Citação:
Bom, se fossemos analisar de forma simulacionista ainda haveriam dificuldades a mais para encontrar armaduras e montarias para a sua raça em reinos que a raça não é comum.

Realmente Samuel mas acho que isso vai variar mais do narrador do que das regras em si, por exemplo, eu nunca vi essa exigência (e acho que ela deveria existir) nas mesas comuns, aliás, até que vc deu uma idéia de, no momento de revisar os pertences incluirmos essa diferença, o que vc acha?

Citação:

Talvez possa diluir o peso "a mais da agilidade" considerando uma linha a mais para o bônus/penalidade na defesa devido ao atributo?

Acho que isso estaria mais incluído na parte dos atributos certo?

Citação:
Não sei ao certo, mas talvez possa considerar a quantidade de habilidades e/ou técnicas impactadas com os bônus/penalidades os atributos diferentes de 0 (acho que isso faria bastante diferença nestes cálculos).

Vou incluir isso na tabela.

Citação:
Acho que anões poderiam ter uma EF bem maior. Por falar nisso, no manual de regras o peso médio de um anão é o mesmo de um elfo. Sei que eles são mais baixinhos, mas sempre pensei nos anões como seres mais pesados...

Eu tbm que anões poderiam ter mais EF acho Samuel, sou suspeito pra falar pq gosto de anões pra caramba. sobre o peso deles isso tá anotado lá na planilha e definitivamente precisa ser revisto, um anão tá pesando quase que o peso de um saco de cimento!

Citação:
Ter 2 pontos num atributo tem peso 2 ou 3?
De -1 para 0 se gasta quantos pontos na criação do personagem mesmo? Não é só meio? Então ter o atributo negativo não deveria custar uma redução só da metade do valor?

Ares, bom vê-lo por aqui!
Então, como disse no primeiro tópico, considerei peso 1 para todos os atributos independente do custo pois achei que isso facilitaria a comparação, mas sua observação é mais precisa e vou ajustar a tabela para isso.

Citação:
Acho que o fator profissão deveria ser excluído, porque ele fala a respeito unicamente de uma limitação da ambientação e não da mecânica. Se todos os personagens, cada qual com uma raça diferente, escolher a mesma profissão, eles ainda devem estar equilibrados, assim como se escolherem profissões diferentes.

Eu acho que as profissões fazem diferença sim pois umas raças tem todas as opções enquanto algumas não, então há uma diferença quantitativa na lista de opções das raças que me parece ser importante considerar.

Citação:
No texto fala de todas as raças menos dos meio-elfos especificamente. Pois eles já estão incluídos nos elfos. Sua alfabetização não está condicionada à profissão.

Alisson, isso é uma inferência, o texto não é claro sobre o fato dos meio-elfos serem alfabetizados ou não, pelo menos no manual de regras eu desconheço tal informação.

Citação:
Se eles passam sua primeira parte da vida entre elfos, certamente serão alfabetizados na língua élfica. Contudo, para perceber isso foi necessário um estudo do manual, acho que poucos percebem isto, portanto seria interessante contemplar esse fato no texto de alfabetização também.

O texto cita o termo "geralmente" e isso é diferente de "sempre" ou seja, o jogador no momento do background pode escolher ou não ter vivido com os elfos e isso iria interferir na sua alfabetização. O que precisaríamos decidir é se os meio-elfos são ou não alfabetizados e incluir isso de maneira clara no manual de regras para evitar dúvidas, até que essa alteração ocorra, oficialmente vamos considerá-los não alfabetizados, blza?

Citação:
Eu acho que deve contar sim as profissões. Pois quando você escolhe uma raça, o "pacote" de possibilidades dela vem junto ex: (o atributo máximo que poderá conseguir, os caminhos que poderá tomar) acho que tudo isso conta na hora de escolher uma raça. Por exemplo, se quero ser mago, já não posso ser anão ou pequenino. A profissão que você quer impacta diretamente na raça que você vai escolher. O fato de estar ligado à ambientação não é argumento pois sabemos que tanto a ambientação quanto a mecânica de jogo impedem que um pequenino seja guerreiro, mas ainda assim ele "pode".

Concordo, por isso manterei a profissão na tabela.

Citação:
Acredito que podem ter valor 1 sim, até porque o equilíbrio sempre será algo subjetivo, e o equilíbrio perfeito é utopia. O que podemos fazer é amenizar o máximo as diferenças das classes, mas elas nunca serão iguais, pois não foram feitas para isso. Por exemplo, se o jogador não se lembra das habilidades natas de sua raça pode ser que na prática não haja um equilíbrio, embora na teoria exista.

Eu tbm acho, mas para evitarmos que membros utilizem nossa escolha de simplificar a comparação como um erro de cálculo vou fazer os ajustes colocando pesos mais adequados a cada variável.

Citação:
ma sugestão: de acordo com manual de regras:
Citação:
Anões são mestres artífices por índole

Os anões poderiam começar com Trabalhos em Metal nível 1 na minha opinião.

Concordo que os anões precisam de uma vantagem nessa habilidade pois respeitaria a ambientação, assim como outras profissões tbm tem citações parecidas, depois de ajustar a tabela e verificarmos quais raças estão desequilibradas os primeiros critérios para ajustes serão esses.
#7 Samyaza Enviado : 27/03/16 00:14
Prezados, a tabela foi atualizada, por favor verifiquem se está ok agora e se podemos começar a trabalhar no equilíbrio das raças ou não.

Ares:
Utilizei o total de pontos disponíveis para comprar atributo que cada raça possui por ser mais fácil de verificar e demonstrar, basta pegar a ficha automatizada e ir trocando as raças que no campo Pontos restantes mostra o valor que cada raça tem para comprar seus atributos, não é tão diferente do que você tinha solicitado exceto que ele considera os 15 pontos iniciais na soma.

Samuel:
Não considerei o número de habilidades disponíveis para cada atributo pois o atributo só é somado nas habilidades em que o jogador compra pelo menos um nível, ou seja, depende de como o jogador vai distribuir suas habilidades.
#8 samuel.azevedo Enviado : 27/03/16 00:28
Oi, não entendi o primeiro subtotal. Achei que todas as profissões tivessem 15 pontos...
#9 samuel.azevedo Enviado : 27/03/16 00:45
Uma dúvida básica: este material vai continuar só com as raças jogáveis dos reinos ou vai ter TB as raças das outras regiões?
#10 Samyaza Enviado : 27/03/16 00:53
Samuel, para achar os valores subtotais do atributo faça o seguinte:
1 - abra a ficha automatizada
2 - escolha uma raça
3 - compare o valor do campo "Pontos restantes"

Sobre o material de outras raças, elas não estão inclusas no manual de regras e há previsão de termos um livro só de regras para as terras selvagens, por exemplo, então acho que não vão aparecer.
#11 Fábio_CM Enviado : 28/03/16 09:19
Eu não vejo a necessidade de acrescentar as profissões nesse cálculo. Elas já foram discutidas em outro momento e foi inclusive votado o que ficaria e o que não. Colocando elas como parte da discussão, mesmo que apenas para consulta, pode levantar, de novo, um ponto que recém foi decidido - pode dar tumulto.

Em vez disso, acho que deveríamos considerar o peso dos atributos para cada raça, Por exemplo, você mostrou na tabela que os anões somam 14,5 pontos. Daí vamos ver onde está o que o difere das outras raças e percebemos que eles tem modificador -1 em agilidade. Oras, se agilidade é tudo isso que estamos discutindo no equilíbrio dos atributos (mesmo que vá ficar mais equilibrada depois da mudança), os anões recebem penalidade e mesmo assim estão com menos pontos, suponho que eles estejam com uma nítida desvantagem em relação às outras raças.

Eu também acho que as habilidades de escrita e língua devam sofrer modificações e saírem da lista, mas por enquanto acho que é importante considerar.

Além disso, não faz sentido nenhum os elfos com VB quase tão baixa quanto a dos anões. Mas acho que isso é para outro momento.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/03/16 12:49
Samyza e galera,

o lance da ficha automatizada vocês estão cometendo um engano. A ficha autotomizada começa com todos os atributos em Zero, mas como as raças tem atributos variados a ficha já desconta.

Faça o seguinte.

1) abra a ficha automatizada
2) escolha uma raça
3) copie os atributos iniciais para o final.
4) veja que ela indica que restam 15 pontos.
5) troque a raça e refaça os passos acima.
#13 Samyaza Enviado : 09/05/16 18:23
Essa tarefa está disponível, caso deseje assumi-la, entre em contato com o coordenador de regras para receber as orientações iniciais antes de começar a desenvolver seu trabalho.
#14 Rywv Enviado : 11/05/16 11:43
Eu acho que o humano e o meio-elfo não tem tanto atrativo quanto as outras raças, mesmo que nessa tabela eles aparentem serem melhores. A falta de chance de ultrapassar o 4 em algum atributo forte, como agi, fis, perc e int , deixa essas 2 raças menos desejaveis, se colocasse alguma coisa pra "balancear" isso, tipo vantagens em algumas habilidades ou algo do tipo poderia deixar as raças mais atrativas pra mtos jogadores, principalmente os novatos. Outra coisa que reparei é que a variedade de raças não é tao grnade sendo que metade das raças jogaveis são elfos, e tbm senti falta do meio-orc que é uma raça basica da maioria dos rpgs fantasia/medieval .
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#15 Samyaza Enviado : 22/05/16 23:24
Vou retomar as discussões das raças e profissões nesta semana, antes de começar a definir o que alterar ou não nas raças vou montar um texto definindo como uma profissão é estruturada no Tagmar, a partir disso as diferenças ficarão mais nítidas e fáceis de serem comparadas.

Quanto à quantidade de raças: acredito o núcleo do sistema impede que criemos mais raças para o manual de regras, poderemos criá-las apenas para a ambientação das terras selvagens, império e ilhas independentes.

Quanto aos meio-orcs: ficaram famosos como raça jogadora num manual básico pelo D&D 3ed, até então orcos sempre foram tratados como criaturas cruéis e impróprias para roleplay, apesar de alguns livros de tagmar deixarem alguma brecha, acredito que não teremos eles como uma raça jogadora, pessoalmente eu sou compra pois mecanicamente ele "dividiria vaga" com o anão.

#16 Rywv Enviado : 04/06/16 15:03
Samyaza escreveu:
Quanto aos meio-orcs: ficaram famosos como raça jogadora num manual básico pelo D&D 3ed, até então orcos sempre foram tratados como criaturas cruéis e impróprias para roleplay, apesar de alguns livros de tagmar deixarem alguma brecha, acredito que não teremos eles como uma raça jogadora, pessoalmente eu sou compra pois mecanicamente ele "dividiria vaga" com o anão.

Atualmente eu jogo com uma adaptação de meio-orc, uso os seguintes atributos: -1 CAR, -1 INT , 2 FOR, 1 FIS, Peso 95kg e altura 1,90. Seus valores são bem diferentes, não vejo ele dividindo lugar com o anão.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#17 samuel.azevedo Enviado : 04/06/16 19:11
Citação:
Realmente Samuel mas acho que isso vai variar mais do narrador do que das regras em si, por exemplo, eu nunca vi essa exigência (e acho que ela deveria existir) nas mesas comuns, aliás, até que vc deu uma idéia de, no momento de revisar os pertences incluirmos essa diferença, o que vc acha?

Samyaza, concordo - ou então entra como opcional! Aliás, podíamos fazer um pente fino e extrair regras que complicam o sistema para regras opcionais. Por exemplo, a regra de modificadores de combate acho que ninguém olhar normalmente por causa de sua complexidade. Deveria ir logo para as regras opcionais.
#18 Azurius Enviado : 04/06/16 20:19
Gostaria de saber se todas as raças vão ter o mesmo saldo, e se é possível incluirmos raças novas.
Tagmar tem pouquíssimas raças , não digo que devemos colocar várias raças, mas, colocar umas 2 ou 3 a mais parece legal pra diversidade do jogo.
#19 Fábio_CM Enviado : 06/06/16 14:31
Azurius escreveu:
Gostaria de saber se todas as raças vão ter o mesmo saldo, e se é possível incluirmos raças novas.
Tagmar tem pouquíssimas raças , não digo que devemos colocar várias raças, mas, colocar umas 2 ou 3 a mais parece legal pra diversidade do jogo.

Eu não acho que seja o momento de colocarmos raças novas. O encantado Livro de Regras das Terras Selvagens um dia vai sair e trará essa opções novas e interessantes.
#20 Azurius Enviado : 06/06/16 14:36
#21 ernani Enviado : 11/06/16 17:14
Azurius escreveu:

A falta de diversidade, de fato, é o principal motivo para o abandono do sistema. A porta de entrada, para novos jogadores, é a parte de raças e profissões. É o primeiro contato com o sistema, é onde começa toda sessão de jogo e onde reside boa parte da diversão.

Não adianta investir anos em ambientação se a pessoa olhar as opções de personagem e se frustrar, ao saber que as alternativas se resumem ao "básico do básico" de outros sistemas. Para quem vem de um sistema mais completo, Tagmar soa simplista demais, neste quesito.

Quem gosta de Guerreiro vai jogar com Humano ou Anão-"Anão"... o que até vai nas 5 primeiras aventuras, depois não há mais incentivo para jogar com o mesmo background, com as mesmas características socioculturais, limitações, habilidades, etc.

Deixa o cara jogar com um, sei lá, Bárbaro Meio-Orco... vai sofrer preconceito? Que seja, já é algo diferente a se explorar na aventura. O cara terá uma motivação diferente, digamos, provar o seu valor para aqueles que o consideram inferior, por não pertencer nem ao mundo dos Humanos e nem aos dos Orcos. Deixe o cara formar aliança com os Humanos, contra os Orcos... ou arriscar uma interação sociopolítica num reino dos Orcos, que é algo que você não pode fazer com nenhuma outra raça atual. Se inspirem no péssimo filme de Warcraft... rs

E a coisa nem precisa ser socada no "sagrado" Livro de Regras... pode vir no Livro de Regras Opcionais ou num Player's Handbook da vida.

Esperar o tal "Terras Selvagens" é algo meio triste, pois passa ano e entra ano... bom, não é assunto novo.
#22 Azurius Enviado : 11/06/16 18:12
A grande questão é que: O Livro de regras oficial é o chamariz, muita gente não vai ter nem o contato com o opcional, se já não curtir o conteúdo do oficial.
Meio-Orco ()
Meio-Gigante
Gnomo
Bestial (Mas parecido com elfo wow )

São todas possibilidades para aumentar a variedade do que se têm.

#23 ernani Enviado : 11/06/16 18:23
Azurius escreveu:
A grande questão é que: O Livro de regras oficial é o chamariz, muita gente não vai ter nem o contato com o opcional, se já não curtir o conteúdo do oficial.
Meio-Orco ()
Meio-Gigante
Gnomo
Bestial (Mas parecido com elfo wow )

São todas possibilidades para aumentar a variedade do que se têm.

O Livro de Regras Opcionais é bem aceito, mesmo pelos mestres "moderadamente reacionários".

É visto mais como um complemento oficial do que como um "material apócrifo" (aka material da Wiki).
#24 Samyaza Enviado : 22/06/16 09:34
Prezados tagmarianos, estou temporariamente trancando todas as tarefas de revisão do Manual de Regras. O motivo disso é simples, estou organizando uma reunião com todos os responsáveis por tarefas que tem por objetivo alinhar a forma de trabalho para que possamos ser mais eficientes e organizados na revisão do Manual de Regras.

Não há necessidade de preocupação com o atraso nas tarefas pois os verbetes continuarão acessíveis para seus responsáveis continuarem seus trabalhos, trancaremos apenas os tópicos para mantermos uma organização.

Data: 25 de junho de 2016
Horário: a partir de 21h00min
Ferramenta: skype ou discord
Pauta:
- Dificuldades da tarefa
- Dependência entre as tarefas
- Ordem de execução das tarefas
- Método de execução das tarefas
- Funções de coordenador e responsável por tarefa

Como explicado, as tarefas ficarão trancadas temporariamente e serão destrancadas no domingo (26 de junho) a partir do que foi deliberado na reunião.
Para evitarmos confusões e um gasto de tempo maior do que o necessário, abaixo deixamos algumas regras de conduta, a fim de que seja um encontro civilizado e não tenha o aspecto de uma assembleia de revolucionários, e também tiramos algumas dúvidas:
1 – O coordenador geral está ciente da reunião, autorizou-a e concorda com tal
2 – Ofensas, cinismo, sarcasmo ou semelhantes serão punidas
3 – A reunião se dará por rodadas tratando de cada item da pauta
4 – A cada rodada o responsável pela tarefa ou coordenador (excetuando o coordenador de regras) terá 5min para falar se assim desejar. Qualquer outro membro poderá participar limitado ao uso do chat
6 – O desrespeito à sequencia ou pertinência dos assuntos será punido
7 – A reunião será gravada a fim de manter a transparência e dirimir dúvidas sobre o que foi deliberado
8 – As deliberações sobre a ordem e o método de execução das tarefas terão vigência a partir do dia 26 de junho, quando serão apresentadas no projeto
9 – As deliberações deverão respeitar as diretrizes do projeto e podem ser ajustadas pelas orientações que o coordenador geral, no exercício dos direitos de sua função, possa apresentar.
10 - Todo responsável pela tarefa deverá ajustar sua forma de trabalho ao que foi deliberado ou será afastado da execução da tarefa.

#25 Samyaza Enviado : 12/10/16 17:25
O objetivo deste tópico é revisar o equilíbrio entre as raças. Neste as raças serão apresentadas em função das seguintes características:

Saldo nos atributos: refere-se ao valor dos atributos negativos e atributos positivos, por exemplo, os anões recebem -1 em Aura e Agilidade, +1 em Força e +2 em Físico, o saldo é: -1-1+1+2=1. Essa característica pode ser alterada por essa tarefa.

VB: refere-se à velocidade base de cada raça discriminada no manual de regras. Essa característica pode ser alterada.

EF: refere-se à energia física base de cada raça discriminada no manual de regras. Essa característica pode ser alterada.

Línguas iniciais: refere-se à quantidade de línguas iniciais de cada raça definida na tarefa Língua das Raças. O valor dado a essa característica refere-se à quantidade de línguas iniciais de cada raça. Essa característica só poderá ser alterada se for para aumentar a quantidade de línguas iniciais de uma raça a fim de tornar as raças mais equilibradas entre si.

Alfabetização: refere-se aos idiomas nas quais a raça é alfabetizada conforme definido na tarefa Alfabetização das raças. Para evitar valores quebrados foi dado peso 2 para uma raça alfabetizada independente da profissão e peso 1 para as raças cuja alfabetização depende da profissão escolhida. Esta característica não pode ser alterada.

Especial: refere-se as qualidades especiais de cada raça que não aparecem reunidas num único grupo específico. Apenas uma raça apresenta uma qualidade especial que é a dos Anões que podem enxergar no escuro. Esta característica pode ser alterada.

Se houver unanimidade nos valores considerados, o próximo passo seria definir um valor padrão para fazer a equalização. Inicialmente considero 35 um valor adequado para ajustar as raças, desta forma a sugestão da tabela seria:

Os ajustes feitos estão discriminados em vermelho na tabela, segue as justificativas:

1 - A a EF dos humanos foi igualada a dos meio-elfos (13) para compensar, os humanos teriam mais 1 língua inicial.

2 - Nos elfos florestais foi incluída a habilidade de enxergar em baixa luminosidade, retirou-se o ajuste de Intelecto e colocou para
Percepção favorecendo que florestais se tornem rastreadores.

3 - Nos elfos dourados foi incluído a habilidade de enxergar em baixa luminosidade.

4 - Nos anões aumentou-se o ajuste de força para 2, a VB reduziu para 13 e EF aumentou para 15.

5 - Nos pequeninos removeu-se o ajuste de físico (irreal dado o tamanho da raça, físico 0 já os iguala aos humanos, físico 1 torna-os melhores que os humanos), foi dado carisma 2 devido o caráter festivo da raça como agora eles podem ser bardos, favorece-se o uso dessa profissão sem que se desmereça a do ladino que tbm é beneficiada pelo ajuste. VB aumentou para 15 considerando que apesar de pequenos são leves e tem pernas proporcionais ao seu tamanho para permitir uma locomoção maior que a dos anões. EF foi reduzida para 10 devido o tamanho pequeno e peso baixo. Foram incluídos 4 pontos em habilidades que são:
+1 nível em Ações furtivas
+1 nível em Escapar
+1 nos ataques quando lutar com alvos maiores que o pequenino
+1 na defesa quando for atacado por um alvo maior que o pequenino

A raça que tive mais dificuldade em ajustar com esses pontos foi o pequenino, essas são apenas sugestões iniciais, as opiniões serão colhidas e mudanças provavelmente serão realizadas.
#26 Fábio_CM Enviado : 12/10/16 17:38
É muita mudança. As raças não estão tão desequilibradas assim.

Os anões deviam perder a penalidade em aura e os elfos não precisam ganhar nada de benefício, com excessão de VB (ou reduz dos humanos). Não acho que o resto seja problema.
#27 Rywv Enviado : 12/10/16 18:28
Só pra entender, vc ta melhorando AINDA MAIS os elfos? Sendo que são a raça mais roubada do jogo, pra piorar ta nerfando os pequeninos que ja não são tão bons e nerfando os humanos que são os mais lixos seguidos dos meios-elfos, é isso mesmo?

OBS.: Vc não deveria pegar tarefa só se não tiver interessados? Pq vc pegou assim que ela foi liberada? E se não me engano o Hazafer queria essa tarefa.
Gar,"O Louco"
#28 Ares Enviado : 12/10/16 18:44
Antes de mais nada, poderia usar cores diferentes para o acréscimo e o decréscimo de pontos, ficar tudo em vermelho passa a impressão inicial, e errônea, de que só foram retirados pontos(deve ter algo na psicologia sobre isso, quem sabe).

A grande questão que deve ser discutida, ao meu ver, é se o peso de cada indicador escolhido deve ser o mesmo. O conhecimento de uma língua em sua forma básica equivale a ter um ponto a mais na agilidade? Ou a um ponto a mais na EF? Porque sem ter isso bem definido, de nada vale o total desses pontos serem iguais ou serem diferentes.

Meus dois centavos sobre o assunto, que eu tenho certeza que já foi falado o mesmo por alguém em algum outro lugar quando se discutia algo parecido, não lembro quem e nem onde.
#29 Samyaza Enviado : 13/10/16 10:03
Pessoal, em primeiro lugar, peço que tenham calma. Apenas fiz uma sugestão para iniciar as discussões, as opiniões serão colhidas e vamos fazendo os ajustes. Não há necessidade de crucificações agora, a tarefa sequer teve data de votação agendada.

Vejam o que escrevi nessa parte:
Citação:
Se houver unanimidade nos valores considerados, o próximo passo seria definir um valor padrão para fazer a equalização. Inicialmente considero 35 um valor adequado para ajustar as raças, desta forma a sugestão da tabela seria:

Isso deixa claro que a sugestão dada foi apenas para colher opiniões, agora respondendo a vocês:

Citação:
É muita mudança. As raças não estão tão desequilibradas assim.

Os ajustes foram considerados para atingir a média de 35 pontos em cada raça, obviamente que, como o Ares falou, não discutimos ainda o peso de cada característica, talvez 1 ponto em uma característica não seja equivalente a 1 ponto em outra característica.

Citação:
Os anões deviam perder a penalidade em aura e os elfos não precisam ganhar nada de benefício, com excessão de VB (ou reduz dos humanos). Não acho que o resto seja problema.

Vou retirar a penalidade em Aura, no caso dos elfos eles tem 1 ponto a menos que as demais raças por isso incluir a habilidade de enxergar em baixa luz por ser uma característica comum da raça em outros rpgs mas no tagmar não cita nada a respeito. Também vou reduzir a VB dos humanos.

Citação:
Só pra entender, vc ta melhorando AINDA MAIS os elfos? Sendo que são a raça mais roubada do jogo,

Ryvw, nos dourados a única mudança foi a inclusão da possibilidade de ver em baixa luminosidade, pelo motivo já descrito acima.
Nos florestais, além desta habilidade, eu apenas retirei o ponto de intelecto que considerei desnecessário e movi para percepção, podemos remover essa mudança se vc achar melhor.

Citação:
ra piorar ta nerfando os pequeninos que ja não são tão bons

Os pequeninos ganharam mais VB e 4 habilidades especiais, não sei se realmente pioraram.

Citação:
e nerfando os humanos que são os mais lixos seguidos dos meios-elfos

Ao montar a tabela foi verificado que humanos e meio-elfos tinham um total parecido (36 pontos no caso dos humanos e 35 no caso dos meio-elfos), adotou-se os 35 pontos e por isso não mexi nos meio-elfos, nos humanos apenas reduzi a EF para manter a EF dos anões maior, seria possível também manter a EF das duas raças iguais, o que vc acha melhor?

Citação:
OBS.: Vc não deveria pegar tarefa só se não tiver interessados? Pq vc pegou assim que ela foi liberada? E se não me engano o Hazafer queria essa tarefa.

É direito de qualquer membro (independente se é heróis, não é herói ou coordenador) pegar as tarefas que forem liberadas.

Citação:
Antes de mais nada, poderia usar cores diferentes para o acréscimo e o decréscimo de pontos, ficar tudo em vermelho passa a impressão inicial, e errônea, de que só foram retirados pontos(deve ter algo na psicologia sobre isso, quem sabe).

Assim que colher mais opiniões vou refazer a tabela no verbete e trocar as cores, valeu pela dica.

Citação:
A grande questão que deve ser discutida, ao meu ver, é se o peso de cada indicador escolhido deve ser o mesmo. O conhecimento de uma língua em sua forma básica equivale a ter um ponto a mais na agilidade? Ou a um ponto a mais na EF? Porque sem ter isso bem definido, de nada vale o total desses pontos serem iguais ou serem diferentes.

Concordo.

Pessoal, acredito que o Ares tenha razão, peço que ignorem a tabela sugerida e vamos recomeçar discutindo duas outras questões:
1 - o peso de cada característica está correto?
2 - 35 será o total que vamos adotar para considerar as raças equilibradas?

#30 Azurius Enviado : 13/10/16 10:51
Alfabetização nem deveria ser contado na sua tarefa. É mais uma questão de ambientação do que de mecânica.
Usuários visualizando este tópico
Guest
10 Páginas 123>»
Ir para o Fórum