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Questão da Enquete : Procedimento com as Tarefas (Enquete fechada)
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Procedimento com as Tarefas Opções
#1 Joao Enviado : 07/10/13 17:14
Tópico para se discutir a realização das tarefas, na medida que o texto for se modificando irei postar "texto editado".

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Organização dos Livros e Procedimento com as Tarefas



No que diz respeito às tarefas, os livros produzidos e disponibilizados no projeto são classificados de três maneiras distintas:

1. Novo livro.
--- É o livro inédito no projeto.

2. Livro passível de constante atualização.
---Todo livro oficial que tenha em seu escopo uma relação e descrição de características, objetos, ou personagens independentes entre si, por exemplo, Livro de Criaturas, Livro de Magias, Livro de Magias perdidas, Livro de Objetos Mágicos, Livro de habilidades, Livro de Armas, Livro de Técnicas de Combates, entre outros.
3. Livro à revisar.
--- Livro que, apesar de ter atingido o status de oficial, por algum motivo não se enquadre nas diretrizes do projeto. Ou os participantes acharam por bem revisá-lo.

Para cada livro existe um coordenador responsável.


Para fins de compreensão repete-se a definição estabelecida na estrutura do projeto:

-- Herói de Tagmar: Membro com direito a voto.

-- Responsável pelo livro : Membro com permissão para edição dos textos de livro novo a serem oficializados e produzidos na tagmarpédia.

-- Responsável pela tarefa : Membro com permissão para edição dos textos de Livro passível de constante atualização a serem oficializados e produzidos na tagmarpédia.

* A motivação destas definições se dá por conta das permissões de fórum.


1. Observações Gerais

  1. Todos aqueles que se voluntariarem deverão concordar com as diretrizes do projeto, a estrutura do projeto, e os procedimentos aqui expostos.
  2. Cada coordenador deve ficar responsável por apenas um livro, mesmo que falte apenas uma tarefa para completá-lo.
  3. Para cada livro novo, se abrirá uma tarefa por vez.
  4. Todos os participantes do projeto podem participar do fórum de discussão das tarefas e livros na intenção de opinar e contribuir.
  5. Os responsáveis pelo livro devem estar atentos a discussão estabelecida na sua tarefa.
  6. Todos os participantes devem zelar pela cortesia, se abstendo de responder caso o tratamento respeitoso estiver perigando se extinguir, e reportar qualquer problema por MP ao coordenador.
  7. Os coordenadores devem ser exemplos e prezar pela cortesia nas discussões. Em caso de algum problema, estes devem se reportar ao coordenador geral por MP, para que tome as medidas cabíveis sem fazer alarde.
  8. Da mesma forma, caso um participante entender que consta abuso ou omissão por parte do coordenador ou responsável pela tarefa, estes devem enviar uma MP ao coordenador geral para que tome as medidas cabíveis. E em caso de não ter uma resposta em uma semana, redigir a reclamação em aberto.
  9. O participante que se exceder em comportamento e não seguir estas orientações será afastado da tarefa ou livro e receberá as penalidades previstas nas diretrizes.


2. Confecção de um novo livro no projeto Tagmar-2.


A confecção é dividida em 5 etapas: Abertura, execução e contribuição, avaliação, votação e finalização do livro.


2.1. Abertura.
Esta etapa fica ao encargo da coordenação.

  1. O coordenador geral deve abrir um tópico com um texto inicial, indicando os objetivos do livro aonde todos os membros possam discutir e acrescentar idéias.
    --- Nesta fase deve-se definir se haverá ou não, e o número em caso positivo, de:
    1. Partes do livro;
    2. Capítulos das partes;
    3. Sub-capítulos dos capítulos;
    4. Resumo dos sub-capítulos;
    -- Deve-se detalhar os objetivos de cada item destacado acima bem como seus títulos provisórios.
    -- Este tópico deve permanecer aberto durante um mês corrido ou até não haver mais desenvolvimento na discussão. Podendo ser prorrogado em mais um mês.

  2. Em seguida, abre-se uma enquete para eleger o coordenador responsável do livro -- doravante chamado simplesmente de coordenador.
    -- O coordenador tem como responsabilidade de moderar a confecção do livro.
    -- Caso se tenha apenas um candidato, este é eleito automaticamente.
  3. O coordenador deverá dividir o livro em Tarefas.
    -- Caso já exista algum texto parcialmente desenvolvido este será postado na Tagmarpédia.
    -- A coordenação deverá colocar junto a tarefa os objetivos da e os critérios que devem ser alcançados.
    -- O coordenador do livro decidirá quantos voluntários poderão participar de cada tarefa.
  4. O coordenador deverá entrar em contato com o voluntário e verificar a disponibilidade e compromisso com a tarefa. O coordenador poderá não aprovar um voluntário caso este não possua as qualificações para a tarefa.


2.2. Execução e contribuição

Esta etapa fica a encargo dos responsáveis pelo livro com o apoio do coordenador e demais participantes do projeto.

  1. Os responsáveis pelo livro desenvolverão o texto de forma coletiva, dando forma e coerência.
    -- As modificações e versões anteriores poderão ser vistas no link histórico, do verbete da Tagmarpédia.
  2. Em caso da discussão gerar dúvidas sobre qualquer ponto das regras ou ambientação, deve-se recorrer à coordenação.
    -- A edição do texto ficará trancada por uma semana.
    -- Se em uma semana não se chegar a um acordo, se levantará uma votação a respeito do ponto em discussão.
    -- O coordenador moderará estes pontos, mantendo a coordialidade e tendo respaldo de toda a coordenação para isso.
  3. Como moderador, o coordenador deve comentar qual a proporção da tarefa que acredita ter-se completado tendo em vista os objetivos e critérios, quais os entraves que está encontrando, e em quais pontos ele acredita que a discussão deveria se focar.
  4. Quando se julgar adequado, os voluntários na forma do coordenador do livro devem contatar o coordenador de ilustração e abrir um tópico para discutir o caráter das ilustrações do livro em questão e sua quantidade.
    --- É importante destacar que as indicações que sairem desta discussão devem ser flexíveis o suficiente para não tolher a criatividade do ilustrador assim como não permitir a confecção de uma ilustração independente do carater do texto, afinal se está falando de um trabalho coletivo.
    --- A partir disto o coordenador de ilustração abrirá tarefas de ilustração que seguirão o tramite aqui definido até a votação final. Após a votação as ilustrações serão repassadas aos diagramadores que farão a composição final do texto.
  5. O coordenador fica responsável por anunciar o momento em que a etapa de execução e contribuição estiver concluída.


2.3. Avaliação.

Esta etapa fica ao encargo de todos os participantes do projeto Tagmar .
É durante esta etapa de se deve:
1. Remover as inconsistências, os erros e aparar arestas.
2. Colher o material e preparar a versão beta. Disponibilizada para download e playtest.

  1. A etapa de avaliação se dá também durante a etapa de execução, onde é avaliada a forma -- ou seja, necessidade de revisão de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa -- e fundo -- ou seja, coerência com as diretrizes, os objetivos e critérios propostos assim como revisão de incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais ou mesmo erros de função e/ou finalidade.
  2. Em caso de alguma correção os participantes deve destacá-la no tópico de discussão da tarefa de maneira cortês.
  3. Após o coordenador anunciar que a etapa de execução foi concluída , o este trancará a edição do texto dará um prazo máximo de um mês para o encerramento da etapa de avaliação, o que também incluí a execução de playtests.

  4. O supervisor de conteúdo terá e mesmo prazo para avaliar o texto e conteúdo. Se dentro deste período de um mês o supervisor de conteúdo não se manifestar contrário à abertura de votação e pedir reabertura da edição do texto --sendo que esta posição deve ser justificada de acordo com as diretrizes -- o coordenador do livro poderá abrir a etapa de votação.


2.4. Votação.
Votação de Tarefa

  1. A votação se dará pelos Heróis de Tagmar.
  2. Existem apenas dois critérios avaliação na votação:
    1. Aprovado.
    -- Não se vê necessidade de revisão de fundo.

    2. Reprovado com revisão de fundo.
    -- É vista incoerência, inconsistência com as diretrizes e/ou os objetivos e critérios propostos para a tarefa ou vê necessidade de revisão de incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais ou mesmo erros de função e/ou finalidade.

    Os Heróis que votaram na reprovação devem justificar seu voto. Caso contrário o voto será invalidado.

  3. Em caso de aprovação, os responsáveis pela tarefa serão considerados Herói de Tagmar.

  4. Caso a tarefa seja reprovada com revisão de fundo ela será repassada ao coordenador para reabrir a tarefa para os responsáveis, implementar as revisões e submeter a tarefa para nova votação.
    -- Caso o coordenador fique impossibilitado de reabrir a tarefa, se abrirá nova eleição de coordenador.



2.5. Finalização do livro.

É nesta etapa que com o feedback em mãos se focará em produzir o material definitivo.

  • Antes do encerramento do livro, o livro terá o seu português revisado (ortografia, gramática e estilo de linguagem) pela equipe de revisão.

Após ter passado pela equipe de revisão diagramação e ilustração, este será apresentado em uma versão prévia na tagmarpédia, e se pedirá os participantes fazerem testes e considerações finais durante um prazo especificado pelo coordenador do livro.

-- No caso dos revisores alterarem, nomes, disposição de parágrafos, ordem dos itens, ou algum conceito, qualquer participante do projeto poderá pedir que se abra uma votação para referendar as alterações. Se não houver nenhuma manifestação, o texto apresentado será aprovado.

-- Uma vez findado o livro, o coordenador do livro deixa de ser coordenador, podendo se candidatar para outra coordenação ou tarefa.


--

3. Livros passíveis de constante atualização no projeto Tagmar-2.

São considerados "Livros passíveis de constante atualização":

  • Livro de Criaturas
  • Livro de Magias
  • Livro das Magias Perdidas
  • Livro dos Objetos Mágicos
  • Todo livro oficializado que tenha em seu escopo uma relação e descrição de características, objetos, ou personagens independentes entre si, por exemplo, Livro de habilidades, Livro de Armas, Livro de Técnicas de Combates, entre outros.



3.1. Organização para realização das tarefas nos "Livros passíveis de constante atualização":

  1. Estes livros terão fóruns abertos permanentemente.
    --- Dado o caráter permanente da coordenação deste livro o coordenador deverá ser eleito periodicamente, de acordo com o tempo de mandato estipulado na estrutura do projeto.

  2. Poderão existir tarefas do tipo:
    --- Revisão.
    Correção para adequar com as orientações das diretrizes ou a forma do texto.
    --- Confecção.
    Acrescentar um novo verbete ao livro.
  3. O fórum sempre estará aberto para voluntários a fim de se responsabilizarem por um tipo de tarefa.
    -- Estas tarefas serão abertas pelo coordenador do livro.

  4. As tarefas serão divididas em quatro etapas:
    1. Contato.
    2. Confecção/Revisão.
    3. Avaliação.
    4. Votação e Finalização.


3.2. Contato

  • O voluntário entra em contato por meio do fórum com o coordenador da tarefa.
  • O coordenador deve entrar em contato com o voluntário de maneira cortês. No contato deve-se constar os critérios para a tarefa, um link para as diretrizes do projeto Tagmar bem como uma pergunta quanto a concordância com a tarefa.
  • Da mesma forma o coordenador e o voluntário irão entrar em acordo sob qual frequência o voluntário, se responsável pela tarefa, moderará e editará o texto na tagmarpédia.
    -- Após iniciada a tarefa, este período só poderá ser modificado com a concordância de ambos, o coordenador e o responsável pela tarefa.
  • Se o voluntário e o coordenador entrarem em acordo, o voluntário é agora o responsável pela tarefa.
  • A coordenação deverá abrir a tarefa e postar um verbete na tagmarpédia com o texto inicial ou mesmo com a página em branco, permitindo a edição pelo responsável pela tarefa.
    [/list]
    3.3. Confecção/Revisão.

    Esta etapa fica a encargo do responsável pela tarefa com o apoio do coordenador.

    1. O responsável (ou responsáveis) pela tarefa é (são) quem constrói os detalhes do texto ao qual ficou incumbido, dando forma e coerência.
    2. Se o verbete estiver inicialmente em branco, o voluntário irá entrar em acordo com a coordenação sobre o prazo dentro do qual deverá postar um texto inicial, ou um rascunho, ou ideias primeiras para que os participantes da discussão possam opinar e contribuir para o andamento do projeto.
      --- destaca-se que este texto não precisa ser rigoroso e nem profundo, é apenas um "pontapé" para o início da discussão.

    3. Em caso de dúvida sobre qualquer ponto sobre regras e ambientação, o responsável pela tarefa pode recorrer ao coordenador.
      -- O coordenador não precisa responder de imediato mas ficará obrigado a pesquisar sobre o ponto duvidoso e responder o responsável pela tarefa em um prazo acordado com este.

    4. Ao mesmo tempo abaixo dos objetivos e critérios, deve-se ter uma área para o responsável comentar qual a proporção da tarefa que acredita ter completado tendo em vista os objetivos e critérios, quais os entraves que está encontrando, e em quais pontos ele gostaria que os participantes da discussão o ajudassem.
    5. A cada edição, o responsável responderá com uma mensagem no tópico de sua discussão escrito unicamente "Texto Editado"
      -- As modificações poderão ser vistas ao clicar no link histórico da Tagmarpédia.
    6. O responsável deve estar atento a discussão estabelecida na sua tarefa. Ele pode manter sua opção criativa acima das expostas no post desde que não esbarre nas diretrizes e em nenhum critério ou objetivo acordado.
    7. Caso o responsável precise se ausentar do fórum e deseja permanecer na execução da tarefa, este deve comunicar ao coordenador e este por sua vez manterá ou não o responsável ao avaliar com o conjunto dos coordenadores se a ausência não afetará o calendário proposto.
    8. Em caso de inatividade na tarefa por parte do responsável pela tarefa depois do período acordado, o coordenador irá enviar um e-mail perguntando se o responsável pela tarefa ainda é voluntário;
    9. Se a resposta justificando a inatividade não vier dentro de uma semana, a tarefa ficará disponível para outro voluntário ou o próprio coordenador caso este não esteja ocupando nenhuma outra tarefa.
    10. A parte de ilustração se dá como no item 2.2 deste texto.
    11. O responsável pela tarefa é que deve anunciar o momento em a etapa de execução e contribuição estiver concluída.


    3.4. Avaliação.

    Tal como no item 2.3 deste texto

    3.5. Votação
    Votação de Tarefa.
    Tal como no item 2.4 deste texto
    3.6. Finalização

    • Em caso de aprovação, o responsável pela tarefa será considerado Herói de Tagmar.

      -- O texto será repassado para um revisor. Após revisado será passado para um diagramador.
      -- Após a finalização da diagramação o verbete será oficializado.


    4. Revisão do livro declarado como à revisar no projeto Tagmar-2..

    -- Apenas um livro oficial por vez pode ser posto para revisar.
    -- O responsável pela tarefa consiste em um coordenador eleito para tal ou o coordenador geral na falta de candidatos.
    -- A tarefa deve estar visível para todos na Tagmarpédia.
    -- As mudanças só poderão ser implementadas no livro oficial, após a avaliação, votação, aprovação e revisão. Tal como os procedimentos estabelecidos para o livro do tipo "livro novo".


  • #2 Ares Enviado : 08/10/13 02:22
    Abertura:

    Acredito que logo após ser aberto o processo de criação de um livro, o coordenador responsável deve abrir um tópico aonde todos os membros possam discutir. Nele ele colocara um texto inicial dos objetivos do livro, que serão expandidos e melhorados através da participação dos membros.

    Fazendo com que estes sintam que sua participação é mais ativa que simplesmente a execução de tarefas previamente definidas, em que eles também ajudam a definir as bases das tarefas em debates.

    O papel do coordenador nesta fase, além de ajudar com ideias e participar do debate, deve ser atualizar o texto e manter a essência do livro, de forma que ele não seja desvirtuado e se torne algo completamente diferente da ideia original.

    Após isto deve ser feita a divisão das tarefas, que deverão possuir uma explicação básicas da tarefa, que junto dos objetivos do livro guiarão o criados na tarefa.

    Acredito que além de ser colocado no Portal, deve ser colocado avisos nas Redes Sociais que estejam em usa na época da tarefa(não duvido que o Facebook "termine" igual ao Orkut e outra Rede Social se torne a sensação do momento, por isto acho melhor não especificar qual. E eu como fanboy do Google, recomendo o Google Plus.)

    Execução:

    Como os objetivos já foram discutidos anteriormente, acho que não existe necessidade do prazo de 15 dias para se discutir eles novamente.

    Acho que o autor da tarefa deve postar pelo menos uma vez por semana na tópico da discussão sobre suas previsões de termino e do que precisa de ajuda, já que a simples edição da Tagmarpedia não possui nenhum aviso aos membros, enquanto as postagens novas sempre aparecem nas Discussões Ativas.

    Avaliação:

    Qual deve ser o procedimento caso a tarefa não atenda as expectativas? Tanto na questão das diretrizes como nos objetivos.

    Votação:

    Seriam bom deixar uma explicação de cada opção na votação.

    Observações Gerais:

    Não seria melhor que o limite de tarefas fosse no projeto como um todo? Eliminando as limitações de tarefas por coordenação.
    darkred]teste
    #3 Joao Enviado : 08/10/13 09:57
    texto editado
    #4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/10/13 10:02

    Dúvidas

    O processo só me deixou algumas pequenas dúvidas.

    O que seria:
    - Aprovado com revisão de forma?
    - Reprovado com revisão de fundo?

    Ponto importante

    Um aspecto interessante é a questão de serem definidos os objetivos do livro ANTES de se distribuir tarefas. Inclusive apoio que sejam feitas discussões para de definirem este objetivos. isto vai evitar problemas semelhante que atingiram alguns livros como por exemplo o "Aventuras nas Terras Selvagens".

    Sugestão 1

    Uma sugestão que gostaria de dar é trocar os nomes de "Coordenadores" para "Lideres de Equipe" (ou outro nome semelhante). Assim, haveria apenas um Coordenador do Projeto e vários Lideres de Equipe. Já vi muitas pessoas confundindo as atribuições do coordenador geral dos demais coordenadores.

    Sugestão 2

    Outro sugestão é a criação do cargo Supervisor geral. Esta sugestão foi dada durante as discussões na minha ausência. O Supervisor Geral seria apessoa que estaria olhando os trabalhos para verificar a coerência dos material produzido em relação as diretrizes, a questão Regras X Ambientação, a coerência entre os textos produzidos e coerência com o o material já oficializado.

    Até hoje, este papel sempre foi feito pelo coordenador geral, e causou sérios problemas pelo grande acumulo de responsabilidade. Como consequência causou sobre carga e o coordenador geral virou um gargalo.

    Acredito que esta divisão de responsabilidades seja essencial para podermos melhorar o nosso ritmo de trabalho.
    #5 Arion Enviado : 08/10/13 10:08
    Olá pessoal! Alguns comentários Feliz

    1) Prazo para produção de textos

    O prazo para a execução está incompatível com o trabalho voluntário do projeto. Vai ser MUITO difícil encontrar alguém que trabalhe, estude, tenha cachorro, gato, etc, que tope produzir um texto de relativa profundidade e qualidade em tão pouco tempo. Só mesmo escritores vorazes conseguirão tal façanha.

    Vou dar o meu exemplo. Peguei uns meses atrás a tarefa "corcel de fogo"... Uma criatura tranquila, sugerida uns atrás por mim mesmo... Fiquei umas duas semanas só colhendo material e informações sobre cavalos selvagens, cavalos em outros RPGs e sobre o filme Krull (a criatura foi inspirada nas éguas de fogo de referido filme)... Só depois disso comecei a organizar o texto básico de forma mais ou menos organizada... Tinha dia que nem tocava na criatura por falta de tempo e/ou inspiração. Só depois desse processo entrei com as regras do livro de criaturas... Ou seja, não conseguiria postar em uma semana um texto inicial. Olhe que estamos falando de um testículo, imagina um texto complexo de 1 aventura pronta ou um capítulo do livro de ambientação.

    Então, acho que o prazo para apresentar um esboço inicial deveria ser assinalado pelo coordenador da área, de acordo com a complexidade, o tamanho da tarefa e em comum acordo com o voluntário.

    2) Resumo das tarefas

    Sempre senti falta de uma espécie de sinopse da tarefa. Hoje em dia pegamos a tarefa no escuro, apenas lendo o nome da tarefa. Só depois de assumir o compromisso, a coordenação da área entra em contato falando o que precisa ser feito. Não acho esse modelo bacana. O ideal seria trabalharmos com poucas tarefas e que existisse uma caixa de texto resumindo o atual estágio do texto e o que precisa ser feito.

    Vou pegar o exemplo da Aventura "O jogo de de Maira". A aventura está parado há anos. Depois de um tempo o zetagmar topou revisar a tarefa. Peguei a explicação do Marcelo Rodrigues no referido tópico para o zetagmar

    Coordenação de Aventuras.

    Tarefa Aventura O Jogo de Maira

    Citação:
    o objetivo é dar uma revisada na aventura. Temos as seguintes pendências:

    1. A historia ta bem confusa mesmo, tem 4 enigmas, mas todos estão com
    nomes e locais bagunçados,

    2. Varios locais não batem com a versao nova do mapa, devem alterdas
    para bater com o mapa atual.

    3. Certas criaturas, como o Lorde Guerreiro, não pode ser um Enviado
    Tipo 4, tem que ser uma criatura a aprte mesmo?

    4. O sistema de tempo, é praticamente impossivel calcular
    aquilo, ta muito confuso, posso alterar baseado em valores abstratos,
    tipo 8 dias para o primeiro desafio, 5 para o segundo, etc... Proque
    se tiver que calcular distancia no mapa, tempo levado para realizar as
    partes da aventura, é de deixar doido, ainda mais com essa confusão
    que ta o texto.

    5, Tem muitos nomes que não aparecem em lugar nenhum do Tagmar, acho
    que deveriamos altera-los para locais conhecidos, ou não dar demasiada
    importancia ao local.

    6. Tem muito item magico poderoso espalhado por tudo que é "buraco" na
    aventura, acho demais, mesmo se tratando de nivel 8 a 10, o tom do
    Tagmar é ser mais realista, menos Alta Fantasia, e o que não falta
    nessa aventura é artefato e avatar por todo lado, acho que temos de
    limitar isso ao máximo, tipo usar coisas de usou/gastou tipo uma
    poção, elixir, folha, etc... até vai, mas até a deusa aparece e da
    artefatos para os aventureiros, ta muito demais isso, destoa do resto.

    7. Sugiro tambem mudar todas as aparições de deuses, deusas e
    avatares, para sacerdotes ou enviados menores, ta parecendo mais o
    Time of Troubles de Forgoten Realmes que tagmar isso, tem deus pra
    tudo que é lado, agindo a torto e direito aqui...

    8. Tem muito da historia dos elfos, que é desnecessario para a
    aventura, poderiamos reduzir isso drasticamente, até porque o foco não
    são os elfos, e sim a arvore, e me desculpa, mas nunca uns
    aventureiros iriam chegar na principal arvore de amiem, fossem quem
    fossem, acho muito forçado isso, uma arvore, em alguma outra vila, nas
    borda de amiem pode ate ser, mas do jeito que esta ta muito forçado.

    Emfim, é um texto longo e confuso em
    muitas partes, eu acho que seria melhor termos um resumo claro da
    aventura, mais ou menos cmo esta logo no comecinho, onde porem falta
    parte dos enigmas, e com esse resumo, aproveitar as partes do texto
    que batem com os desafios, e resumir e alterar o resto.


    Perfeito! Se toda tarefa tivesse um texto desse ficaria muito mais justo para os interessados. Afinal, nem todo mundo consegue produzir todo tipo de texto. Eu, por exemplo, não consigo escrever nada sobre regras, profissões e raças. Enfim... com essas informações iniciais (ou algo até mais resumido) poderíamos atrair mais interessados, deixando claro o tamanho da empreitada, antes de alguém assumir a tarefa. O voluntário precisa saber o que vai enfrentar, para avaliar se tem condições de cumprir a missão. Com isso, poderíamos reduzir o alto número de desistências.

    3) Tarefas prontas aguardando votação

    Após a execução, as tarefas precisam ter um tempo certo para serem votadas. Não tem como o voluntário fazer uma tarefa com todo o esforço e ela ficar mais de 1 ano parada aguardando a votação para virar oficial. Acho que o ideal seria 1 mês de discussão, prorrogável por igual período. Após esse tempo, o Coordenador da área deverá enviar o texto para votação ou determinar o retorno da tarefa para nova revisão, ou seja, devolver ela para o autor ou mesmo disponibilizar a tarefa para outro interessado. O que não dá é ver tarefas prontas ficando mais de ano aguardando alguma coisa, como ocorreu com algumas criaturas, na ausência do nobre TREX na coordenação de criaturas, e está ocorrendo atualmente com as tarefas do livro de Deuses e Demônios.

    No mais é isso

    #6 Joao Enviado : 08/10/13 10:22
    Olaaaaaaa pepepepessoal!

    ARES escreveu:

    Não seria melhor que o limite de tarefas fosse no projeto como um todo? Eliminando as limitações de tarefas por coordenação


    Isso é para não limitar a quantidade de tarefas que uma pessoa pode fazer sem permitir que ela faça um livro sozinha (sei que existem super escritores por aqui, mas vamos deixar espaço para todo mundo Feliz ).




    Marcelo_Rodrigues escreveu:

    Outro sugestão é a criação do cargo Supervisor geral.


    Aqui no máximo podemos citar cargos a serem criados na estrutura do projeto.
    Se não, ao invés de discutir como implementar as tarefas, vamos discutir as atribuições de cargos que não dizem respeito a este tópico.
    Seguindo a ideia do Villanova, se este cargo aparecer como imprecindível para o procedimento com as tarefas, poderemos aprofundar sua atribuição no tópico de estrutura do projeto.

    Citação:
    Já vi muitas pessoas confundindo as atribuições do coordenador geral dos demais coordenadores.


    Sim, mas é importante lembrar que o projeto não tinha textos de apresentação com o nível de detalhamento que estamos fazendo. Penso em propor inclusive um desenho esquemático para cada tópico.
    Penso que o nome de "coordenador" da a ideia correta da função principal: coordenar.

    Arion escreveu:

    O prazo para a execução está incompatível com o trabalho voluntário do projeto.


    Mas não há prazo de execução. A tarefa pode demorar o que for. O que se precisa é de um constante contato entre o executor da tarefa e o projeto.
    O esboço é um esboço mesmo... um rascunho qualquer: "O cavalo vive nos monte e mata". Acho que isso já dá um pontapé inicial para a discussão.

    De qualuqer forma editarei o texto para deixar mais flexível.
    Citação:


    Sempre senti falta de uma espécie de sinopse da tarefa.


    Leia o item 1 letra h. Feliz (e o item 2 letra b)

    Citação:

    Após a execução, as tarefas precisam ter um tempo certo para serem votadas. Não tem como o voluntário fazer uma tarefa com todo o esforço e ela ficar mais de 1 ano parada aguardando a votação para virar oficial.

    O período máximo para aguardar é de um mês.

    Acho que o texto dá conta das suas demandas. Não?
    #7 Joao Enviado : 08/10/13 10:34
    texto editado (de novo)
    #8 Fábio_CM Enviado : 08/10/13 10:43
    Olá!

    Joao escreveu:
    Esta etapa fica mais ao encargo da coordenação.

    Acho que aquele mais ali que está destacado deve sair. Ele aparece em outros parágrafos também.

    ___

    Concordo com o Arion que os prazos estipulados já de cara amedrontam voluntários. Acho melhor sugerir que o coordenador negocie os prazos com aquele que se voluntariar, dentro de um limite aceitável, de acordo com a complexidade da tarefa (é claro que assim há o problema da análise ser subjetiva).

    ___

    Quanto as tarefas aguardando votação, eu tenho alguns comentários:
    Primeiro, concordo com o Arion que é desestimulante ter um texto concluído há anos aguardando votação.
    Por outro lado, sabemos que os trabalhos se interrelacionam e que não dá para aprovar só metade sem saber o que será proposto por outros autores.
    Então, acho que podemos criar uma votação parcial: Após um trabalho estar pronto, vota-se e o deixamos em espera para ser apenas revisado quanto a coerência em relação aos outros, depois que o trabalho maior (como o livro) estiver completo. Cito como exemplo o livro dos deuses e demônios: votam-se todos os deuses que já tem trabalhos prontos. Depois que todos estiverem votados, coloca-se os textos apenas para análise de coerência, de forma a harmonizar o livro final.
    Naturalmente os trabalhos mais recentes já vão estar sofrendo a influência dos mais antigos, já aprovados, para se adequarem. Então eu não acho que o trabaho será duplicado, como pode parecer a primeira vista.
    Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
    #9 Joao Enviado : 08/10/13 11:21
    Texto editado (ainda bem que hoje estou aplicando prova)
    #10 Joao Enviado : 08/10/13 14:39
    Pessoal, me ocorreu o seguinte:

    Duas pessoas (desde que confiem um no outro) podem ser responsáveis pela mesma tarefa?
    #11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/10/13 14:48
    João,

    se estamos discutindo o processo do trabalho, a discussão de termos ou não o "Supervisor Geral" é pertinente, pois a atuação do supervisor tem que estar inserido neste descrição do trabalho. Ou seja... onde e quando o supervisor iria atuar?

    Então não há como não discutirmos sobre tarefas sem definimos esta estrutura organizacional também.

    #12 Joao Enviado : 08/10/13 14:55
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    João,[...]

    a atuação do supervisor tem que estar inserido neste descrição do trabalho.



    Marcelo, eu não vejo problemas em continuar neste tópico, é só dizer onde a figura do supervisor geral se insere no processo que eu coloco.

    Por exemplo, na etapa 4 no item "d" aparece a figura do revisor geral. Ela será melhor detalhada na estrutura da projeto, mas já se tem uma ideia de seu papel na parte das tarefas.


    Aliás, pessoal,
    aproveitando a ideia do Samuel, que tal chamar o responsável pela tarefa de "Guardião de Tagmar" (era essa a intenção da proposta?)

    #13 Alan Emmanuel Enviado : 08/10/13 16:28
    Salve Confrades!

    Pessoal não vou propor um método definido, mas algo pra ser ventilado e, quem sabe, viabilizado...

    Tenho observado a Tagmarpedia e fico estupefato com o poder desta Ferramenta... Em programação usamos um processo chamado, controle de versão (coisa que o Word e o Writer fazem tb). Funciona com se várias pessoas editassem um arquivo ao mesmo tempo...

    Atualmente faço parte de um trabalho (um livro) onde os autores (somos 03) digitam o material ao mesmo tempo (usamos o Google Docs).

    Particularmente, penso que o futuro das tarefas em Tagmar seria esse... Uma forma de várias pessoas (e não apenas um "responsável pela tarefa") poderem efetivamente editar e corrigir o texto. Claro que precisaria criar regras de edição e todos os autores precisariam estar bem afiados com o texto... teria tb a questão das discussões... Mas acredito que essa é, hoje, a mais eficaz forma de produção coletiva. Na programação esse método (chamado Sistema de Controle de Versão) é muito eficaz e dispõe de excelente programas que gerenciam o "versionamento"...

    A vantagem é permitir um fluxo de trabalho extremamente rápido e independente de "um homem só".
    A desvantagem seria o grau de controle exigido por parte do Coordenador para evitar discrepâncias e bobagens...

    Acredito que a Tagmarpedia pode ajudar bastante nisso... acho mesmo que tarefas inteiras poderiam ser feitas ali. Cada um editando um capítulo...

    O controle de versão poderia ser feito de "fora pra dentro" em "estágios de desenvolvimento"... tipo:

    Estágio 1: Verificação - podendo os editores acrescentar apenas o que seriam as partes do livro
    Estágio 2: Síntese - podendo os editores acrescentar apenas o que seriam os capítulos das partes
    Estágio 3: Definições - podendo os editores acrescentar apenas o que seriam sub-capítulos dos capítulos
    Estágio 4: Características - podendo os editores acrescentar apenas o que seriam o conteúdo dos sub-capítulos
    Estágio 5: Análise - Hora de revisar, remover as inconsistências, os erros e aparar arestas
    Estágio 6: Edição - Colher o material e preparar a versão beta. Disponibilizada para download e playtest.
    Estágio 7: Ajustes - Com o feedback em mãos produzir o material definitivo.

    Bom, cada estágio desse seria antecedido por uma votação...

    Sei que essa ideia é estranha e muito diferente do que temos hoje... mas, bom, tá aí. Digam o que pensam... Ela não é definitiva também e há muito a ser pensado ainda, porém acredito que se mantivermos o mesmo eixo Tarefa/Responsável/Coordenador estamos fadados à mesma problemática que temos enfrentado nos últimos anos... E cobrar mais dos Responsáveis/Coordenadores, não muda muito, no fim o hobby acaba ficando em segundo plano (pq deve mesmo ser assim)... E não podemos, nem devemos, obrigar ninguém a fazer nada... afinal, esse é o espírito de um trabalho "voluntário", fazer algo não porque é obrigado, mas pq é prazeroso e altruísta.

    Grande abraço!
    #14 Marcelo Villanova Enviado : 08/10/13 17:24
    Precisamos de um método que contemple o fato que as pessoas hoje em dia tem cada vez menos tempo, portanto precisamos nos adaptar ao ritmo de vida das pessoas e ao mesmo tempo que possibilite que a tarefa seja controlada. Ficar esperando alguém com disponibilidade de tempo pra escrever não dá, pois na internet as mudanças são rápidas e as pessoas esperam um dinamismo, quando algo parece parado ficam desmotivadas. Como manter esse dinamismo? O Fábio já apresentou alguns problemas de textos prontos, mas que ficam muito tempo esperando, por exemplo.
    Portanto, essa é a hora de apresentarmos ideias quanto ao método de trabalho e a estrutura do projeto vai ser montada a partir da forma como trabalhamos.

    Então temos duas ideias:
    1. Subdividir as tarefas em blocos menores.
    Quais são os pontos positivos e negativos disso? Como estruturar o projeto a partir disso?

    2. Usar o método de criação coletiva de um texto a partir do Tagmarpedia (penso que o wikipedia funciona assim tbm não?)
    Isso demandaria um coordenador pro Tagmarpedia ou talvez mais de um.
    Quais são os pontos positivos e negativos? Que outros tipos de mudanças seriam necessárias para implementar isso?
    #15 Max_Sovat Enviado : 09/10/13 01:44
    Salve Nobres Amigos!
    O comentado pelo Alan Emmanuel e uma ideia muito interessante e complementa uma forma de produçao que ja havia dito que realizava-mos no passado aqui no projeto. Membros como ZeTagmar, Arion e varios outros trabalhavam assim(se falar besteira me corrijam amigos):
    1) trocavamos e-mails com os arquivos em word utilizando a ferramenta controle de alteraçoes.
    2) o responsavel pela tarefa aceitava ou nao as alteraçoes ( recurso permitido pelo ferramenta) e postava a nova versao aqui no site...

    ou seja, o tagmarpedia poderia fazer as vezes do processo 1), agilizando essa troca de informaçoes e aumentando a abrangencia do grupo de trabalho. Porem no controle e interessante que estas alteraçoes possam ser autorizadas ou nao pelo responsavel da tarefa.

    Joao - Trocar responsavel pela tarefa por guardiao de Tagmar eh pura questao de semantica e acredito que So vai confundir os novatos sobre os cargos daqui. Pelo mesmo motivo nao vejo necessidade de trocar o nome "coordenador", porem se decidirem troca-lo meu voto ficaria para "gerente".

    Sobre a subdivisao das tarefas poderia ser algo mais enxuto, como( pegando carona na versao do Alan):
    1) elaboraçao Sumario - engloba estagios 1,2, 3 e 4
    2) Revisao - semelhante ao estagio 5, porem dividida em Forma e Fundo
    3) Ediçao - idem estagio 6
    4) Ajuste - idem estagio 7

    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/10/13 08:32
    Boas novidades que vem a bom tempo!

    Estou terminando umas melhorias no site que vão estar comtemplando varios dos requisitos que já estão citados aqui nesta discussão, dentre elas:

    1) A lista de tarefas conterá novos campos para registro do prazo e objetivo. Haverá também funcionalidades para a partir da lista já poder acessar o conteúdo na TagmarPedia.

    2) A TagmarPedia passar ter um controle de versão semelhante ao do Word, permitindo que se veja as alterações feitas! Dancing
    #17 Arion Enviado : 09/10/13 08:39
    Sei que é um pouco de utopia diante da limitação humana que temos no projeto, mas sempre achei necessária uma ampla revisão ortográfica dos textos antes de sua publicação nos livros oficiais... Existem textos publicados sem nenhuma revisão desse tipo. Não fala dessas revisões citadas abaixo

    Citação:
    Avaliação
    A etapa de avaliação se dá também durante a etapa de execução, onde é avaliada a forma (escrita) e fundo (coerência com as diretrizes, e os objetivos e critérios propostos).


    Citação:
    Votação
    O Herói vê necessidade de revisão de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa.


    falo de uma "fase" entre a votação e a publicação.

    Ex. Toda tarefa aprovada deve ser revisada gramaticalmente antes de ser publicada nos livros oficiais.

    Saudações
    #18 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/10/13 08:58
    Arion,

    a ideia é perfeita. Após votação então a Tafefa vai para revisão (ortografia, gramática, estilo de linguagem). E somente após a revisão entra com status Oficial.

    Só um ponto importante. So uma votação por tarefa! Nada de fiocar votando a cada etapa, né? d'oh!
    #19 Joao Enviado : 09/10/13 14:24
    Olá pessoal!

    Max, você tem razão, concordo com você a respeito dos nomes... fica como está mesmo.

    Arion,
    Arion escreveu:
    Sei que é um pouco de utopia diante da limitação humana que temos no projeto, mas sempre achei necessária uma ampla revisão ortográfica dos textos antes de sua publicação nos livros oficiais.


    Bem, valiar a "forma" envolve avaliar também a questão ortográfica, mas vou deixar mais explicito.

    Marcelo, acho que o texto não esta sendo lido com cuidado em algumas partes
    Marcelo_Rodrigues escreveu:

    Após votação então a Tafefa vai para revisão (ortografia, gramática, estilo de linguagem).


    o texto prevê isso:

    Citação:


    2. Aprovado com revisão de forma.
    -- O Herói vê necessidade de revisão de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa.
    [...]
    Caso a tarefa seja aprovada com revisão de forma o responsável pela tarefa será considerado Herói de Tagmar e a tarefa será repassada ao coordenador geral ou revisor geral para implementar as revisões.



    Villanova, será que a ideia do Alan vai de encontro com sua demanda?

    Se mais pessoas estiverem responsáveis pela mesma tarefa, ela poderá evoluir sem depender do tempo de uma só pessoa.

    Alan, que tal fazer um meio termo -- afim de manter a organização para o coordenador -- permitindo que mais pessoas sejam responsáveis pela mesma tarefa?

    Vou tentar implementar suas etapas no texto de maneira adaptada se ainda assim não ficar bom, teria como você fazer um texto (tal como nas diretrizes) me indicando quais correções implementariam suas ideias?

    Quando terminar de editar o texto, aviso!




    #20 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/10/13 15:01
    Citação:
    F. Antes do encerramento do livro, este será apresentado em uma versão prévia na tagmarpédia, e se pedirá para os responsáveis pelas tarefas fazerem ajustes nos seus respectivos capítulos a fim de deixar o livro o mais coerente possível.


    João, não está claro não, principalmente por quem faz a revisão de Ortografia/gramática NÂO é o autor da tarefa. É uma pessoa da equipe de revisão. O texto não fala desta equipe de revisão e nem da necessidade de revisão de Ortografia/gramática.

    Outra coisa. Não vejo a necessidade de fazer uma votação final para livro. Se todas as suas partes estão aprovadas qual a vantagem de fazer uma votação para o todo?
    #21 Joao Enviado : 09/10/13 15:02
    texto editado
    #22 Joao Enviado : 09/10/13 15:20
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Citação:
    F. Antes do encerramento do livro, este será apresentado em uma versão prévia na tagmarpédia, e se pedirá para os responsáveis pelas tarefas fazerem ajustes nos seus respectivos capítulos a fim de deixar o livro o mais coerente possível.


    João, não está claro não, principalmente por quem faz a revisão de Ortografia/gramática NÂO é o autor da tarefa. É uma pessoa da equipe de revisão. O texto não fala desta equipe de revisão e nem da necessidade de revisão de Ortografia/gramática.

    Outra coisa. Não vejo a necessidade de fazer uma votação final para livro. Se todas as suas partes estão aprovadas qual a vantagem de fazer uma votação para o todo?


    Vamos ver os trechos :
    Citação:

    2. Aprovado com revisão de forma.
    -- O Herói vê necessidade de revisão de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa.


    Gostaria que fosse lida a parte destacada, isso bate com a sua afirmação?

    na sequencia:

    Citação:

    Caso a tarefa seja aprovada com revisão de forma o responsável pela tarefa será considerado Herói de Tagmar e a tarefa será repassada ao coordenador geral ou revisor geral para implementar as revisões.


    Outra vez, isso bate com a afirmação?

    Alem do mais, se a correção ortográfica será feita por um reviso, pelo próprio autor ou por uma equipe, isto será definido neste tópico. Se tiver uma proposta de equipe de revisão detalhe a proposta que eu encaixo no texto.

    Sobre as votações.

    Citação:


    1. [...]
    2. [...]
    3. Em caso de aprovação, o responsável pela tarefa será considerado Herói de Tagmar.
    4. Caso a tarefa seja aprovada com revisão de forma o responsável pela tarefa será considerado Herói de Tagmar e a tarefa será repassada ao coordenador geral ou revisor geral para implementar as revisões.
    5. Caso a tarefa seja reprovada com revisão de fundo ela será repassada ao responsável pela tarefa para implementar as revisões e submeter a tarefa para nova votação.



    Isso vem antes do trecho que você citou. Agora vamos dar uma olhada na demanda apresentada pelo Fábio_CM:

    Fábio_CM escreveu:

    Por outro lado, sabemos que os trabalhos se interrelacionam e que não dá para aprovar só metade sem saber o que será proposto por outros autores.
    Então, acho que podemos criar uma votação parcial: Após um trabalho estar pronto, vota-se e o deixamos em espera para ser apenas revisado quanto a coerência em relação aos outros, [...] Depois que todos estiverem votados, coloca-se os textos apenas para análise de coerência, de forma a harmonizar o livro final.


    A vantagem de fazer a votação para o todo, é de simplesmente passar o pente fino tomando o devido cuidado para não atropelar o estilo do autor.
    #23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/10/13 15:30
    João,

    vc não está entendendo. Mesmo que o texto seja aprovado sem nenhuma ressalva, ele TEM que ser passado pela equipe de revisão.

    Os Revisores de Texto que não são nenhum dos envolvidos na criação. São pessoas que se preocupam e tem habilidades específica de revisão de português. Esta pessoas não precisam saber nada de regras nem de ambientação. O que precisam saber é português.

    Isto é o padrão de toda editora. Ter equipes dedicada a revisão de português. Não é o autor (o heroi) nem o editor (coordenador) que faz esta tarefa.
    #24 Joao Enviado : 09/10/13 15:32
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    João,

    vc não está entendendo. Mesmo que o texto seja aprovado sem nenhuma ressalva, ele TEM que ser passado pela equipe de revisão.

    Os Revisores de Texto que não são nenhum dos envolvidos na criação. São pessoas que se preocupam e tem habilidades específica de revisão de português. Esta pessoas não precisam saber nada de regras nem de ambientação. O que precisam saber é português.

    Isto é o padrão de toda editora. Ter equipes dedicada a revisão de português. Não é o autor nem o editor que faz esta tarefa.


    Ah... Mas nós somos obrigados a isso? Então deve ser alguém com algum tipo de credencial?

    PS:Mas, pelo que me lembro, o revisor devolve para o autor para ver se este concorda com as modificações, pois a sentido de uma frase pode ser alterada.
    #25 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/10/13 15:40
    Existe uma regra de "quem escreve não revisa". Isto é por que a leitura de quem escreve acaba sendo viciada (quando se lê muitas vezes um texto acabamos por não vendo os erros).

    Sim, sim. Apos a revisão de portugues recomenda-se alguem (autor ou coordenador) dar uma revisada na revisada para ver se o revisor não mudou um sentido que não devia ter sido feito.
    #26 Joao Enviado : 09/10/13 15:43
    Sim eu concordo que isso existe,



    A questão é simlesmente trocar o termo "revisor geral" por "equipe de revisão"?
    #27 samuel.azevedo Enviado : 09/10/13 15:47
    Marcelo Rodrigues tocou num ponto interessante ("quem escreve não revisa").

    Tenho observado que as vezes a pessoa escreve o texto e acha que está tudo claro para os leitores, mas faltam detalhes no texto ou uma ambiguidade leva os leitores a entenderem outra coisa. Não só a revisão ortográfica é importante, mas revisão de semântica também.

    Abraços
    #28 Joao Enviado : 09/10/13 15:54
    Texto editado,

    Ve se agora ficou melhor (Alan! vc apareceu e depois sumiu que eu vi! Muito Feliz )

    PS: reeditei um detalhe.
    #29 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/10/13 16:18
    Pequena sugestão. Crie explicitamente o Item 5 (troque o atual 5 por 6)

    5 - Finalização do livro.

    É nesta etapa que com o feedback em mãos se focará em produzir o material definitivo.

    Antes do encerramento do livro, o livro terá o seu português revisado (ortografia, gramática e estilo de linguagem) pela equipe de revisão.

    Após ter passado pela equipe de revisão, este será apresentado em uma versão prévia na tagmarpédia, e se pedirá os participantes fazerem testes e considerações finais e os responsáveis pelas tarefas fazerem as considerações a respeito das edições, se algo alterado não está conforme a intenção do autor,a fim de deixar o livro o mais coerente possível.
    Por fim, o livro como um todo entrará em votação seguindo os mesmos critérios destacados acima.
    --- Destaca-se que os responsáveis pelas tarefas aprovadas no livro, agora considerados Heróis de Tagmar, também podem votar.
    #30 Joao Enviado : 09/10/13 16:22
    Texto editado Feliz .
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