Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas 12>
Manual de Regras Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/08/09 16:37
... José faz seu guerreiro dar um voleio com sua espada e tenta atacar o inimigo... 3, não foi desta vez... seu inimigo sorri e desfere um golpe com seu machado... 12, pegou de jeito no guerreiro do José, que se vê em uma situação difícil, seu contra ataque é desesperado... 18, José vibra de alegria, seu guerreiro derruba o inimigo com um poderoso golpe, sangrando mas vivo e vitorioso o guerreiro se mantém alerta, alguns passos e um novo inimigo entra em cena, José re-avalia a situação, conta os pontos de energia física e heróica... ainda é possível continuar, o guerreiro brande sua espada e parte para o ataque...

A imaginação não conhece limites, como quando crianças brincávamos de polícia e ladrão, muitas vezes ficávamos num impasse sobre quem acertou quem, até que um dos lados cedesse ao outro. No RPG seria igual se não houvesse algumas regras de como definir acontecimentos e fatos. Tagmar 2 possui um conjunto de regras bem balanceado, rápido e de fácil entendimento, não esmiuçando cada recôncavo da realidade, tornando-o lento, mas dando boa liberdade ao Mestre de Jogo e aos Jogadores, ao mesmo tempo em que resolve a maior parte das situações cotidianas em que um aventureiro se encontra.

Neste Manual de Regras você encontrará:

- Todas regras necessárias para criar seu personagem através de um dinâmico sistema de pontos.
- Regras revisadas e expandidas para uso de Habilidades, Combate e Magia.
- Novas regras para as tecnicas de combate
- Novos Colégios de Magia

Tudo o que um bom RPG deve ter, de modo conciso, sem muitos cálculos, uma rodada de combate se define muitas vezes com apenas uma rolada, que determina o ataque e o dano, muitas magias são feitas de forma automática, as habilidades são praticamente auto-explicativas, um bom conjunto de técnicas de combate o torna uma experiência emocionante, sem torná-lo uma parte chata do jogo. Todas as profissões estão balanceadas para participarem tanto quanto possível das mais variadas situações, muitos novos colégios de magia, ordens sacerdotais, academias de guerreiros e guildas de ladinos permitem um leque de opções incrível aos jogadores, regras que ajudam e não atrapalham o jogo, regras de nível profissional como todo bom RPG deve ter.
#2 Fábio_CM Enviado : 21/02/12 11:26
Vou colocar aqui antes que eu me esqueça (de novo):
Tá fazendo muita falta um índice remissivo nesse livro e em alguns outros.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/02/12 16:37
Fabio,

índices remissivos são uma característica de livros impressos. Hoje com o advento dos netbooks do Tagmar (PDF) e com a TagmarPedia, com um simples clique pode-se buscar qualquer palavra ou brafse. Isto torna pouco útil criar e manter um índice remissivo. Não acha?
#4 Fábio_CM Enviado : 21/02/12 16:52
Acho sim.
É por isso que nunca tinha sentido muita falta de um até imprimir manual de regras :p.

Mesmo sendo digital, acho que tanto um índice remissivo quanto um índice de tabelas seriam úteis, já que existe a possibilidade de impressão. Carregar o notebook pra mesa de jogo da trabalho e a presença dele distrai (talvez com a popularização dos tablets fique mais fácil). Contudo, não sei o jeito fácil de fazer um índice remissivo no editor de texto. Acho que seria com referência cruzada. O de tabelas é fácil.
#5 Nironde Enviado : 07/05/14 01:27
SAUDAÇÕES NOBRES
Felizmente o Guerreiro ficou muito retrógrado e comparado com magias em que hoje não ha guerreiro que resista seria um acaso ou puramente sorte
o fato que guerreiro fica limitado a compra pelo nível de tributo em sua especialidade
pois visto que não permite ter pontos alem do seu estagio certamente isso iria colocar em cheque qual quer oponente que se use magia pois se tornaria um oponente ao nível de quem possa usar
no entanto só tem uma maneira de se sair de uma situação de risco para um guerreiro
e que ele sobreviva pelo menos por mais tempo
mas isso
so percebi por anos de jogo e que mais tarde foi a solução para parar de ser um genocida guerreiro que joga arrisca muito mesmo
e tem boa parte sob em mãos o dado ele que se expõe coloca muitas vezes o dele na reta porque ninguém quer ser o primeiro

em situação de risco sempre iminente garante uma hora o critico sai e ae anos de jogo com o personagem vão pro ralo
isso sempre acontecia comigo
tava virando uma rotina isso em quanto meus colegas tinham 1 ou 2 personagens no ano eu já bati o recorde talvez pro
guinness book o livro dos recordes porque mais de 40 personagens sem contar dos que voltei por magia de um companheiro sacerdote
então a pior coisa foi notado que morria demais pelos críticos que saia devido sempre na maioria no mano a mano então fora isso por esse azar tinha ainda o físico que muitas vezes ficava pouco riss pelas borduadas que levava isso era muito triste
quando começava com nível 1 e o mestre de jogo já quase desistiu de mim era quase caso perdido
o jeito foi resolver isso
teve remédio e foi o melhor personagem guerreiro que ja pude ter não houve outro mesmo acredito talvez pela historia no jogo
aparentemente tenha meu personagem no jogo ficou lendário
e na minha historia fui um entre dos personagens que sobreviveu isso foi muita sorte mesmo....
se o quiserem uma novidade sob como um personagem guerreiro pode se tornar um personagem bom só me procurar mas ainda assim creio que muita coisa fica a desejar pois não houve trabalho para desenvolverem melhoras para guerreiros já sacerdote pode se garantir diferente do guerreiro que não tem outros meios porem tem que buscar sempre no improviso e ter visão de como minimizar o risco ja no meu caso sempre corri risco toda vida de jogo mas procurava eliminar riscos desnecessários mas encarar um bando de gente sem magia isso era divertido de se fazer mesmo assim porque pra meu personagem não tinha problema...
POR TANTO QUEM TIVER INTERESSE EM COMO TER UM GUERREIRO
BOM É SÓ ME PROCURAR...
GOSTARIA DE PODER FAZER ALGO QUE FACILITE E RENOVE AS CONDIÇÕES PARA UM GUERREIRO TER MAIOR PRAZER NO JOGAR
MAS VEJO QUE MUITOS AQUI NÃO SE JOGA COM GUERREIRO
POIS NÃO TEM MAGIA RISS...
ISSO É MESMO UMA PENA
MAS DA PRA RESOLVER ESSA CARÊNCIA

#6 DiegoA Enviado : 09/05/14 23:30
ola nironde, particularmente acho q os guerreiros estão mto bem no sistema afinal possuem grande EH, inúmeras técnicas de combate, armas mais potentes e armaduras. Quanto ao fato de começar no nível 1, os guerreiros, principalmente nos níveis menores, são muito superiores a qualquer outra profissão... então, de repente o seu mestre de jogo esta sendo muito rigoroso ou definitivamente vc não esta sabendo jogar com essa profissão... q tal jogar como rastreador, acho q e isso q procura, e tipo um guerreiro q tb se utiliza de magias... procure experimentar outras profissões quem sabe vc se encontra.. abco
#7 fabiohenrique Enviado : 11/05/14 07:44
Nironde escreveu:
tava virando uma rotina isso em quanto meus colegas tinham 1 ou 2 personagens no ano eu já bati o recorde talvez pro
guinness book o livro dos recordes porque mais de 40 personagens sem contar dos que voltei por magia de um companheiro sacerdote

Perai 40 personagens num ano? Isso da quase 1 por semana. Ou voce joga de modo suicida ou seu mestre adora matar personagens. Como os outros jogadores morrem pouco...
#8 fabiohenrique Enviado : 11/05/14 07:47
Nironde escreveu:
SAUDAÇÕES NOBRES
so percebi por anos de jogo e que mais tarde foi a solução para parar de ser um genocida guerreiro que joga arrisca muito mesmo

Outra coisa, por que voce teve que parar de ser um genocida? Quantas racas voce exterminou??

Depois outros voltam pra se vingar e nao sabe o motivo que esta morrendo

Feliz
#9 Alisson Enviado : 27/06/15 10:46
Manual de Regras pág.35 escreveu:

Em Tagmar a Habilidade de ler e escrever são mais
disseminados que em nosso mundo na idade
média. Todos os Anões e Elfos, por serem membros
de raças sábias e antigas, são alfabetizados (na sua
língua da raça), isto é, têm a Habilidade Escrita no
nível 1 (antes de somar quaisquer ajustes e
determinar o Total na Habilidade). No caso de
Humanos e Pequeninos, todos os personagens
Sacerdotes ou Magos, por terem passado por um
treinamento organizado e por sua profissão exigir o
uso de leitura, sabem ler e escrever (na sua língua
da raça).

Eu acho que todos os Humanos que forem Bardos devem ter a habilidade escrita também, afinal de contas como é mencionado no Livro de magias perdidas os Bardos aprendem suas magias através de manuscritos.
Livro de Magias Perdidas pág.19 escreveu:

Os bardos podem buscar algum bardo mais experiente ou guias de arte (partituras e manuais sobre artes).

Destaquei.
Ich möchte Zeuge deiner Liebe sein
#10 samuel.azevedo Enviado : 27/06/15 11:52
#11 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/06/15 21:51
Já eu discordo.

Os Bardos são o fruto da tradição oral. Da historia contada e repetida. Da arte aprendida na prática de mestre para aluno.

Mas nada impede de eles aprenderem a ler, sacou ? Muito Feliz
#12 cassiusmarques001 Enviado : 27/06/15 22:29
Só a tradição oral não é suficiente para manter a história viva. Como sacerdotes e magos ganham a habilidade, nada mais justo que os bardos ganhem tb.
#13 samuel.azevedo Enviado : 28/06/15 00:18
Supondo que Bardos são analfabetis, a magia básica Escrita está lá na lista dele só para fazer volume morto? E a magia linguagem, só servirá para falar? Quando seu melhor uso é para ler documentos antigos de línguas esquecidas. E os eruditos? São analfabetos? Como um bardo vai aprender magias perdidas e ancestrais, se são magias do 2o ciclo que não são de conhecimento público? Eles teriam passado oralmente estas magias por mais de 1400 anos, sem nenhum ruído (efeito telefone sem fio)?
#14 Alisson Enviado : 28/06/15 00:45
samuel.azevedo escreveu:
Supondo que Bardos são analfabetis, a magia básica Escrita está lá na lista dele só para fazer volume morto? E a magia linguagem, só servirá para falar? Quando seu melhor uso é para ler documentos antigos de línguas esquecidas. E os eruditos? São analfabetos? Como um bardo vai aprender magias perdidas e ancestrais, se são magias do 2o ciclo que não são de conhecimento público? Eles teriam passado oralmente estas magias por mais de 1400 anos, sem nenhum ruído (efeito telefone sem fio)?

Eu ia comentar isso também. Quem já estudou partituras musicais sabe que trata-se de uma limguagem complexa e que tem que ser lida como quem lê um livro, porém é muito mais difícil. A não ser que em tagmar todos os bardos sejam geniais e peguem tudo de ouvido...
Os Bardos lançam magias de vários tipos e com certeza esse conhecimento dica registrado em alfum lugar.
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/06/15 10:47
Pessoal,

são analfabetos no estágio 1... mas nada impede de se alfabetizarem!Brick wall

Até a renascença, os músicos eram analfabetos. Se aprendia música apenas como um profissão de pai para filho. A humanidade faz música a milênios e eles eram analfabetos. E não existia a partitura (escrita) como conhecemos! d'oh!

A magia Linguagem se refere a língua falada, não escrita. E está escrito: O uso deste feitiço não ajuda em nada o aprendizado de uma língua. Ou seja, tem que aprender ANTES!

Já a magia Escrita diz que reduz a dificuldade, não diz que vc pode ler uma escrita que vc não conheça! Ou seja, um Bardo que sabe ler Males, não vai poder ler linguagem elfica se não sabe ler ela, a não ser é claro que use o efeito 9, que remove até o nível impossível. Dancing

#16 Alisson Enviado : 28/06/15 11:18
Vou me basear no Manual de Regras
Citação:
Em Tagmar a Habilidade de ler e escrever são mais
disseminados que em nosso mundo na idade
média.

Não sei por que a comparação entre os Bardos de Tagmar e os Bardos de nossa realidade. Um sabe usar magias, rituais etc. O outro apenas toca.
Nem todos os músicos eram analfabetos e os Bardos não são apenas músicos. Esta profissão atualmente está muito desequilibrada e precisa de melhorias urgentes. O Bardo não é muito bom em combate como um guerreiro (e nem deve ser), todavia suas vantagens devem estar todas atreladas no âmbito do conhecimento e influência. Os PJs não são personagens comuns eles sempre tem vários de seus atributos maiores que a média, portanto nada de anormal quem decidiu seguir a profissão de Bardo saber ler, de repente em uma campanha um Bardo encontra um manual de magia perdida para bardos, mas não poderá usá-lo pois não sabe ler. Nada a ver.
#17 cassiusmarques001 Enviado : 28/06/15 15:50
Faz mais sentido o bardo ser alfabetizado que o sacerdote.
#18 Alisson Enviado : 28/06/15 16:15
cassiusmarques001 escreveu:
Faz mais sentido o bardo ser alfabetizado que o sacerdote.

No que tange as magias sim, pois os sacerdotes não aprendem magias em manuscritos. Mas eles passam por um treinamento de clérigo. O problema é que eu acho que esse treinamento só é recebido pós adentrar em uma ordem. Antes disso, sacerdote é apenas mais fiel que os demais fieis, ou não?
Já o bardo tem seu treinamento nas artes e nas magias antes de começar sua aventura.
#19 Alisson Enviado : 29/06/15 11:58
Aproveitando que estamos falando de Alfabetização. O texto foi omisso quando não falou do caso dos meio-elfos. Ou será que os meio-elfos já estão incluídos quando se fala que todos os elfos são alfabetizados?
Sei que a língua de raça dos pequeninos é o lanta, mas qual seria a língua de raça dos humanos? O malês?
Acho que o texto poderia ser mais explicado. Vi que no livro de ambientaçao está sendo incluído vários idiomas. O da Levania o de Dantsen o de Verrogar etc. Será que isso nao iria causar dúvidas qual seria a lingua de raça dos humanos? Na minha opinião o texto deveria ser mais explicado.
Feliz
#20 Ares Enviado : 29/06/15 14:17
Imagino que o aventureiro humano de uma profissão que lhe permita gratuitamente a habilidade ESCRITA possa escolher entre o malês ou a língua regional para saber escrever.

Quando a capacidade da FALA, acho que deve saber gratuitamente a língua do reino(ou tribo ou local) de origem e o Malês, mas sem a capacidade nata de escrever em qualquer uma das destas duas línguas.

Edit: Apoio o Bardo ter a habilidade ESCRITA como os sacerdotes e magos.
#21 Alisson Enviado : 29/06/15 14:24
Ares escreveu:
Imagino que o aventureiro humano de uma profissão que lhe permita gratuitamente a habilidade ESCRITA possa escolher entre o malês ou a língua regional para saber escrever.

Quando a capacidade da FALA, acho que deve saber gratuitamente a língua do reino(ou tribo ou local) de origem e o Malês, mas sem a capacidade nata de escrever em qualquer uma das destas duas línguas.

Edit: Apoio o Bardo ter a habilidade ESCRITA como os sacerdotes e magos.

Mas você não acha que isso deveria estar explícito no livro? Tenho a mesma opinião que você, mas eu acredito que o texto pode ser mais explicado nesse caso.
#22 Ares Enviado : 29/06/15 14:35
Só me pergunto em que livro e em que parte do livro deve ser explicado. Se é na parte das raças ou das línguas no Livro de Ambientação ou na parte das raças ou da alfabetização do Manual de Regras(o que próximo a sofrer uma revisão). Se for na parte das línguas, eu posso editar super de boa, mas tenho duvida se é nela ou mesmo no Livro de Ambientação.
#23 Alisson Enviado : 29/06/15 14:44
Acho que deve ser no "Manual de Regras" pág 35.
#24 RavenVitrius Enviado : 31/08/15 18:13
Concordo a respeito do bardo saber ler ;)
#25 Ketalel Enviado : 02/09/15 08:46
Concordo também. Os nobres companheiros acham que seria uma melhoria muito grande se colocarmos a Escrita como habilidade treinada (aumentando junto com o nível) das profissões que utilizam constantemente essa habilidade (ex: bardos, magos, sacerdotes)?
#26 Alisson Enviado : 02/09/15 08:56
Ketalel escreveu:
Concordo também. Os nobres companheiros acham que seria uma melhoria muito grande se colocarmos a Escrita como habilidade treinada (aumentando junto com o nível) das profissões que utilizam constantemente essa habilidade (ex: bardos, magos, sacerdotes)?

Por um lado não, pois já que os mesmos usam essa habilidade constantemente. Mas por outro lado sim, porque neste caso quaisquer habilidades que fossem usadas muitas vezes poderiam ser aumentadas assim. Um exemplo seria um ladino que usa muito a habilidade ações furtivas ou um rastreador que usa muito sobrevivência etc.

Escrita escreveu:
Rotineiro: ler e interpretar um poema simples;
escrever uma carta estilisticamente sofisticada;
Fácil: ler um texto arcaico ou antigo, porém na
mesma língua aprendida ou escrever uma carta
nestes termos;
Médio: ler um texto simples, escrito em um dialeto
aparentado à língua aprendida (uma pessoa letrada
em português tentando ler um texto em espanhol);
Difícil: ler um texto complexo, escrito em dialeto
aparentado;
Muito Difícil: ler um texto antigo em outro dialeto;
Absurdo: ler um texto em um dialeto remotamente
aparentado e com poucas palavras conhecidas (ler
um texto em português tendo aprendido apenas
italiano);
Impossível: ler ou escrever um texto numa língua
totalmente desconhecida.

Ao que me parece, Escrita mesmo no nível 1 já é bastante útil.
#27 El Gato Enviado : 30/11/15 15:25
Olá amigos, fiquei sabendo que o manual de regras está necessitando de uma atenção especial.
Gostaria de saber se existe vaga pra coordenar as mudanças.
#28 samuel.azevedo Enviado : 01/12/15 17:42
Boa pergunta. Como vai ficar a questão deste livro?
#29 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/12/15 18:26
No momento aguardando a posição do nosso coordenador geral...
#30 abartel06 Enviado : 01/12/15 19:29
Marcelo_Rodrigues escreveu:
... José faz seu guerreiro dar um voleio com sua espada e tenta atacar o inimigo... 3, não foi desta vez... seu inimigo sorri e desfere um golpe com seu machado... 12, pegou de jeito no guerreiro do José, que se vê em uma situação difícil, seu contra ataque é desesperado... 18, José vibra de alegria, seu guerreiro derruba o inimigo com um poderoso golpe, sangrando mas vivo e vitorioso o guerreiro se mantém alerta, alguns passos e um novo inimigo entra em cena, José re-avalia a situação, conta os pontos de energia física e heróica... ainda é possível continuar, o guerreiro brande sua espada e parte para o ataque...

A imaginação não conhece limites, como quando crianças brincávamos de polícia e ladrão, muitas vezes ficávamos num impasse sobre quem acertou quem, até que um dos lados cedesse ao outro. No RPG seria igual se não houvesse algumas regras de como definir acontecimentos e fatos. Tagmar 2 possui um conjunto de regras bem balanceado, rápido e de fácil entendimento, não esmiuçando cada recôncavo da realidade, tornando-o lento, mas dando boa liberdade ao Mestre de Jogo e aos Jogadores, ao mesmo tempo em que resolve a maior parte das situações cotidianas em que um aventureiro se encontra.

Neste Manual de Regras você encontrará:

- Todas regras necessárias para criar seu personagem através de um dinâmico sistema de pontos.
- Regras revisadas e expandidas para uso de Habilidades, Combate e Magia.
- Novas regras para as tecnicas de combate
- Novos Colégios de Magia

Tudo o que um bom RPG deve ter, de modo conciso, sem muitos cálculos, uma rodada de combate se define muitas vezes com apenas uma rolada, que determina o ataque e o dano, muitas magias são feitas de forma automática, as habilidades são praticamente auto-explicativas, um bom conjunto de técnicas de combate o torna uma experiência emocionante, sem torná-lo uma parte chata do jogo. Todas as profissões estão balanceadas para participarem tanto quanto possível das mais variadas situações, muitos novos colégios de magia, ordens sacerdotais, academias de guerreiros e guildas de ladinos permitem um leque de opções incrível aos jogadores, regras que ajudam e não atrapalham o jogo, regras de nível profissional como todo bom RPG deve ter.

Este livro de regras é a versão mas atual é isso ?? caso seja serei obrigado a baixa-lo novamente Triste

Abs,

Usuários visualizando este tópico
Guest
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum