Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Revisão do cálculo de EH das criaturas (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 3 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

3 Páginas <123>
Revisão do cálculo de EH das criaturas Opções
#31 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/11/18 07:52
Citação:
Volto a dizer, acho que seria melhor usar valores fixos como sugeri na postagem 23.

Valores fixos não faz sentido e muito menos para grupos onde as criaturas são tão heterogêneos. No mesmos grupos tem criaturas monstruosos juntas com outras simplórias.

Aumentar absurdamente só porque está sozinha também não é a solução. Só vai criar aguias e qualquer criatura solitária num monstro. Não é a solução também.

A solução é aumentar a EH por estágio das criaturas solitárias que hoje estão bem baixo. Vou dar uns exemplos para vocês entenderem:

Dragão de Areia | EH/Estágio = 8 | Estágio = 17 = EH Total = 252
Gigante do Fogo | EH/Estágio = 4 | Estágio = 17 = EH Total = 136
Lagarto do Gelo | EH/Estágio = 5 | Estágio = 10 = EH Total = 120

Note que o problema está no EH/estágio que estão muito baixo. Basta corrigir este atributo e a EH dará um pulo.

vejam como fica usando a minha proposta

Dragão de Areia | Combatividade Alta | Coragem - Fanático | EH/Estágio = 20 | Estágio = 21 = EH Total = 504
Gigante do Fogo | Combatividade Alta | Coragem - Corajoso |EH/Estágio = 15 | Estágio = 17 = EH Total = 323
Lagarto do Gelo | Combatividade Média |Coragem - Heroico | EH/Estágio = 12 | Estágio = 10 = EH Total = 190

OBS: notem que o dragão e o Gigante do Fogo só não tem mais EH porque a seu atributo Físico está baixo para a criatura em questão.

A ideia de por dois atributos (Combatividade e Coragem ) é uma forma sim empírica, mas que remete a algum sentido. Bem melhor que apenas atribuir um numero aleatório de EH/Estágio que hoje está no criaturas online. Notem que a EH baixa (que o Fábio está reclamando) é exclusiva deste número que está muito baixo para os padrões do Tagmar 3.

Seria simplória apenas dobrar este número (Eh/Estágio), mas continuaria um numero chutado sem nenhum nexo. É necessário classificar a criatura por sua natureza para evitar criar distorções...

OBSFinal: A afirmação "A EH das criaturas não está relacionada diretamente com seu Estágio" está errada! A formula é EH = (EHPorEstágio+Físico) x Estágio.

#32 Fábio_CM Enviado : 08/11/18 09:22
Rywv escreveu:
A ideia seria mudar para isso, eu ainda acho melhor usar valores fixos para cada grupo de criatura pq dessa forma cria menos problemas. A ideia de EH baseada em agrupamento tbm não fica mto bem, vamos ter mtas criaturas com EH mto alta ou baixa que não deveriamos ter.

Eu não vi nenhuma. Mesmo a águia, como já foi citada, tem bons motivos para possuir uma EH razoável (até porque um grupo de estágio 1 já abate 60 de EH em uma rodada).

Rywv escreveu:
Discordo e concordo. Acho que existe sim algumas criaturas desnecessárias, mas a coruja entre outras são criaturas úteis para o rastreador, acredito que elas estõa no livro justamente para ele.

Sei. Tipo vaca.

Se coruja é uma criatura que deve estar na lista, então não há razão para ela não possuir uma EH que a mantenha viva. Pelas minhas contas, ela terá uma EH de 36.

Fábio_CM escreveu:
Se vc procurar na internet vc encontra vídeos de águias atacando uma infinidade de seres, entre eles tem pessoas adultas e lobos.

Então qual é o problema dela possuir bastante EH?????
#33 Fábio_CM Enviado : 08/11/18 09:38
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Aumentar absurdamente só porque está sozinha também não é a solução. Só vai criar aguias e qualquer criatura solitária num monstro. Não é a solução também.

Não é só uma questão de "parecer bonitinho". É por equilíbrio do jogo. Se na ficha da criatura está escrito que ela deve enfrentar o grupo sozinha, o mestre deve colocá-la sozinha por uma questão de manter a ambientação coerente (dois dragões do gelo no mesmo covil? Hein?!).

Por isso, repito, a organização como elas agem é importante por uma questão de equilíbrio de jogo.

A solução é aumentar a EH por estágio das criaturas solitárias que hoje estão bem baixo.

É verdade, mas sua proposta está aumentando a complexidade para fazer criaturas no improviso. A ideia original era permitir uma avaliação rápida do poder de uma criatura que o mestre deseje colocar como oponente aos personagens.

Marcelo Rodrigues escreveu:
A ideia de por dois atributos (Combatividade e Coragem ) é uma forma sim empírica, mas que remete a algum sentido. Bem melhor que apenas atribuir um numero aleatório de EH/Estágio que hoje está no criaturas online. Notem que a EH baixa (que o Fábio está reclamando) é exclusiva deste número que está muito baixo para os padrões do Tagmar 3.

Combatividade até faz sentido, mas a coragem não. Ela já existe para determinar a Moral e não funciona. O Rywv sugeriu uma redução em seus níveis, mas mesmo assim acho que ficaram muitos. O bom seriam no máximo três para ficar fácil a escolha: Covarde, Destemida ou Fanática.

Além disso, não vi nenhum destes seus valores eliminando a EH. Se alguma destas características zerar a EH (multiplicando-a por 0), talvez tenhamos algum resultado satisfatório. Pode ser tanto o "covarde" quanto o "combatividade baixa" (um ou outro, ou ambos).
#34 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/11/18 14:56
Citação:
É verdade, mas sua proposta está aumentando a complexidade para fazer criaturas no improviso. A ideia original era permitir uma avaliação rápida do poder de uma criatura que o mestre deseje colocar como oponente aos personagens.

neste ponto concordo que complica, não que isto seja algum problema para o criaturas online porque ele faria os cálculos automáticos. Vai então uma nova sugestão combinando com sua ideia, mas com valores mais modestos:

No lugar de um "EH/Estágio" teremos um campo "Combatividade" com as seguintes opções:

Combatividade baixa = 5 Eh/estágio
Combatividade Média = 7 Eh/estágio
Combatividade Alta = 10 Eh/estágio
Combatividade Extrema = 13 Eh/estágio (esta categoria seria para as criaturas mais poderosas em combate, como os dragões)

Para "Criaturas Solitárias" deve-se somar + 7 de EH/estágio

Note assim a águia terá 42 de EH (o que é bem mais razoável que os 120).

As criaturas que citei antes teriam

Dragão de Areia | Combatividade Extrema| Solitário | EH/Estágio = 20| | Estágio = 21 = EH Total = 504
Gigante do Fogo | Combatividade Alta | Solitário |EH/Estágio = 17 | Estágio = 17 = EH Total = 357
Lagarto do Gelo | Combatividade Média |Solitário | EH/Estágio = 14 | Estágio = 10 = EH Total = 210

Citação:
Além disso, não vi nenhum destes seus valores eliminando a EH. Se alguma destas características zerar a EH (multiplicando-a por 0), talvez tenhamos algum resultado satisfatório. Pode ser tanto o "covarde" quanto o "combatividade baixa" (um ou outro, ou ambos).

Criaturas sem EH são raras, geralmente criaturas construídas ou algumas poucas de estágio 1. Basta por uma opção "Sem EH" no criaturas online
#35 Rywv Enviado : 08/11/18 22:55
Fábio_CM escreveu:
Eu não vi nenhuma. Mesmo a águia, como já foi citada, tem bons motivos para possuir uma EH razoável (até porque um grupo de estágio 1 já abate 60 de EH em uma rodada).

Se coruja é uma criatura que deve estar na lista, então não há razão para ela não possuir uma EH que a mantenha viva. Pelas minhas contas, ela terá uma EH de 36.

Então qual é o problema dela possuir bastante EH?????

Sinceramente eu não vejo motivo para ter tanta EH, tanta a coruja quanto a aguia ao meu ver são criaturas que o rastreador usaria para suporte e não combate.
Fábio_CM escreveu:
Sei. Tipo vaca.

A vaca é uma das criaturas desnecessarias.

Note assim a águia terá 42 de EH (o que é bem mais razoável que os 120).

As criaturas que citei antes teriam

Dragão de Areia | Combatividade Extrema| Solitário | EH/Estágio = 20| | Estágio = 21 = EH Total = 504
Gigante do Fogo | Combatividade Alta | Solitário |EH/Estágio = 17 | Estágio = 17 = EH Total = 357
Lagarto do Gelo | Combatividade Média |Solitário | EH/Estágio = 14 | Estágio = 10 = EH Total = 210

Acho que essa proposta ta legal, só faltou falar que soma fisico pq isso pode passar despercebido.

Vc classificou a aguia como combatividade media ne? Acho que da pra colocar combatividade baixa pra reduzir um pouco a EH, 42 ainda acho um pouco alto pra ela e ela nem é tão boa em combate, só é agressiva.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#36 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/11/18 07:53
Citação:
Acho que essa proposta ta legal, só faltou falar que soma fisico pq isso pode passar despercebido.

Sim, sim, a formula contempla isso.

E aí Fábio? Fechamos?
#37 Fábio_CM Enviado : 09/11/18 13:50
Sim. Edito o verbete mais tarde.
#38 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/11/18 19:29
Beleza... vou preparar para ajustar o criaturas online
#39 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/11/18 07:27
Fabio e Rywv,

pensei num pequeno ajuste. No lugar de por um campo "Combatividade" queria sugerir trocar o nome por "Heroísmo". A mecânica continuaria a mesma com os valores baixo, médio, alto e extremo, mas seria mais explicito o que esta escolha faria e aí podíamos por a opção "nenhum" para criaturas sem EH.

o que acham?
#40 Fábio_CM Enviado : 14/11/18 09:47
Verbete atualizado!

Marcelo, continuei utilizando o termo Combatividade porque acho mais adequado. Mas na prática é a mesma coisa. Acrescentei uma linha para não combativos.
#41 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/11/18 14:37
Show! Por mim fechou!!!!
#42 Rywv Enviado : 14/11/18 22:16
Livro de Criaturas 2.3 escreveu:
• Raças Civilizadas e Selvagens: devem ter um valor de EH comparável à profissão que cada indivíduo
segue, isto é, um orco ladrão deve ter EH comparável à de um ladrão de mesmo estágio.
• Criaturas construídas: não devem ter valores de EH, porque não possuem mente. Uma exceção à
essa regra é o Humúnculo, que deve ter EH comparável à de um mago.

Acho que essas 2 citações deveriam ser mantidas.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#43 Fábio_CM Enviado : 14/11/18 22:50
A primeira, sobre raças civilizadas e selvagens, deveria estar. Eu coloquei no meu textoe acabei não copiando para o verbete. Vou corrigir.

Quanto a criaturas construídas não tenho tanta certeza. Acho que preferiria que elas tivessem EH. Imagino que está regra exista para limitar um pouco o alquimista, mas todas as outras especializações de mago fazem criaturas com EH.
#44 Rywv Enviado : 15/11/18 13:55
Fábio_CM escreveu:
A primeira, sobre raças civilizadas e selvagens, deveria estar. Eu coloquei no meu textoe acabei não copiando para o verbete. Vou corrigir.

Quanto a criaturas construídas não tenho tanta certeza. Acho que preferiria que elas tivessem EH. Imagino que está regra exista para limitar um pouco o alquimista, mas todas as outras especializações de mago fazem criaturas com EH.

O alquimista tem algumas criaturas com EH, são poucas mas ele tem. Acredito que isso acontece para ter alguma equilibrio então não vejo problema em manter isso ate mesmo pq as criaturas quando forem revisadas podem receber EH ja que a regra deixa claro que existe exceções.

Outra coisa que pensei é que na citação do solitario deveria deixar claro que são criaturas originalmente solitarias como o dragão e não criaturas que por acaso virou solitaria tipo o lobo. Acho isso mto importante para evitar problemas no futuros.
Gar,"O Louco"
#45 Fábio_CM Enviado : 19/11/18 17:33
Rywv escreveu:
O alquimista tem algumas criaturas com EH, são poucas mas ele tem. Acredito que isso acontece para ter alguma equilibrio então não vejo problema em manter isso ate mesmo pq as criaturas quando forem revisadas podem receber EH ja que a regra deixa claro que existe exceções.

Então, se há exceções, qual o problema em colocá-las como Combatividade Baixa? Não vejo equilíbrio em retirar a EH desse tipo de criatura, que é uma excelente opção de oposição aos personagens. Na verdade, metade das criaturas artificiais já possui EH, mostrando que a regra escrita não tem sido seguida em muitos casos.

Rywv escreveu:
Outra coisa que pensei é que na citação do solitario deveria deixar claro que são criaturas originalmente solitarias como o dragão e não criaturas que por acaso virou solitaria tipo o lobo. Acho isso mto importante para evitar problemas no futuros.

Posso mencionar, mas será que é mesmo necessário? Não é uma informação óbvia? Porque um lobo solitário é uma exceção, e o mestre pode fazer qualquer coisa alegando exceções...
#46 Rywv Enviado : 19/11/18 21:33
Fábio_CM escreveu:
[Então, se há exceções, qual o problema em colocá-las como Combatividade Baixa? Não vejo equilíbrio em retirar a EH desse tipo de criatura, que é uma excelente opção de oposição aos personagens. Na verdade, metade das criaturas artificiais já possui EH, mostrando que a regra escrita não tem sido seguida em muitos casos.

Vc ta esquecendo que essas criaturas tem varias vantagens. Não tem limite de tempo, ja vem sobre o controle do mistico, são imunes a magias mentais, não são afetadas afetados por veneno ou sangramento, acho que são ate imunes a alguns criticos. Isso é o que eu consigo pensar no momento.

E tbm lembro de ter visto algumas magias pra fortalecer essa criaturas como aumentando EF, poder de ataque e ate conceder a capacidade de fazer magia. Todas essas vantagens são suficientes para não colocar EH nelas.

Fábio_CM escreveu:

Posso mencionar, mas será que é mesmo necessário? Não é uma informação óbvia? Porque um lobo solitário é uma exceção, e o mestre pode fazer qualquer coisa alegando exceções...

Precisa Fabio, vai por mim. A questão nem é o mestre, é criar a regra que vai regir a criação de criaturas no futuro.
Gar,"O Louco"
#47 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/11/18 13:23
Para mim a única pergunta é: ao adicionar a EH (mesmo que baixa) não vai desbalancear e dar ao mago uma criatura muito poderosa? Think
#48 Fábio_CM Enviado : 20/11/18 17:54
Verbete atualizado

Incluídas as Criaturas Artificiais como não combativas e uma frase para deixar claro o que são criaturas solitárias.
#49 Marcelo_Rodrigues Enviado : 21/11/18 08:39
Para mim está perfeito! Applause

Votação? Dancing
#50 Rywv Enviado : 22/11/18 22:29
Acho que fechou.
Gar,"O Louco"
#51 Azurius Enviado : 28/11/18 08:43
Fabio gostaria de deixar umas críticas construtivas. Acredito que os números possam aumentar um pouco mais e o texto está deverás longo pra algo simples.

Abraço
#52 Fábio_CM Enviado : 28/11/18 10:25
O texto é explicativo, por isso está um pouco maior do que poderia. Para quem já conhece os termos, uma olhada na tabela é mais do que suficiente. Mas acho que reduzir a descrição pode prejudicar quem chega e não conhece nada.

Quanto aos números, ele foram reduzidos à metade durante a discussão até chegarmos nestes valores.
#53 Rywv Enviado : 29/11/18 21:15
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
Gar,"O Louco"
#54 Rywv Enviado : 29/11/18 21:16
Gar,"O Louco"
#55 Rywv Enviado : 29/11/18 21:18
Gar,"O Louco"
#56 Rywv Enviado : 29/11/18 21:20
Gar,"O Louco"
#57 Rywv Enviado : 29/11/18 21:21
Gar,"O Louco"
#58 Rywv Enviado : 29/11/18 21:23
Gar,"O Louco"
#59 Rywv Enviado : 29/11/18 21:25
Gar,"O Louco"
#60 Rywv Enviado : 29/11/18 21:27
Gar,"O Louco"
Usuários visualizando este tópico
Guest (4)
3 Páginas <123>
Ir para o Fórum