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Raças das Ilhas Independentes Opções
#91 samuel.azevedo Enviado : 26/12/18 16:25
zetagmar escreveu:
Uma outra coisa que acredito que deva ser feito é caso haja a criação de uma religião específica para alguma das raças, esta religião seja comunicada ao Elton que está encarregado no material de religiões das ilhas.


Olá, ele está ciente. Trabalhamos em conjunto desde o início das duas tarefas, inclusive parte do material criado aqui foi movido para o tópico da religião.

zetagmar escreveu:

Só vou pedir para efetuar a separação do que escreveu por subitens do item 7 por raça e em alguns casos por etnias.

abraço


Não sei se o texto ficaria legível se separasse por subtópicos... Vou procurar esclarecer todos os pontos em parágrafos, mas se precisar, organizarei o texto como você pediu.

Abraços
#92 Arion Enviado : 27/12/18 11:15
Citação:
Item 7 - Não foi concluído. Muita coisa foi escrita, mas várias lacunas nos subitens não foram nem mesmo mencionados.
São os subitens listados:
História ou lenda da raça,
Povos onde ela é mais comum,
Características físicas,
Habilidades especiais,
Vantagens/desvantagens ou pontos fortes/fracos comuns a todos os membros da raça em relação a outras raças,
Idioma (se possuir idioma próprio exclusivo),
Clãs/famílias,
Tempo de vida médio,
Facilidade/dificuldade de reprodução,
Relação com magia,
Religião (se existir religião própria, quem é seu "panteão"),
Relação com outras raças (inimigos/aliados "naturais"),
Profissões heroicas mais indicadas e porquê;


1) Acho que essas descrições acima devem ser bem rasas... Caso contrário o texto vai ficar bem chato e monótono! Dos humanos então, falar quase nada!

2) Estava lendo o trecho do texto falando sobre as cidades democráticas... Não seria legal já falarmos em cidades-Estados democráticas? Acho que nesse ambientação não teremos reinos com muitas cidades e vilas como no mundo conhecido.
#93 zetagmar Enviado : 27/12/18 13:51
Se algum dos subitens que são exigidos na tarefa não forem compatíveis com um texto mais fluído, porque não coloca-los em tabelas no final do material.

Coisas como o tempo de vida e o idioma.

Outra coisa que acho importante e que agora que você explicou, vai ajudar outros autores a dar mais coerência ao material, foi a cultura para cada raça.
Diversas vezes fiz comentários sobre o que serve de inspiração para os autores do tagmar, ou assuntos, que não devam ser explicados oficialmente, mas que devem ser registrados, gravados.
O objetivo é simples. O seu material vai servir de base para outros autores, com isso, fica muitíssimo mais fácil para os outros que vierem depois ter uma ideia do que você pretendia, do que imaginava.
Muitas das vezes o trabalho de um autor acaba sendo prejudicado, pois mais tarde não era a direção que deveria ser tomado ou ainda pior pode acontecer de acabar se baseando em outra cultura que não foi a que estava sendo pré-determinada .
#94 Arion Enviado : 07/01/19 21:27
Samuel,

Sei que o texto ainda está sendo produzido e tal... O trabalho está fantástico!!!! Mas as informações relacionadas à citação abaixo são desnecessárias... Estão deixando o texto muito denso... É um tipo de informação que deveria ser tratada apenas numa aventura oficial ou pelos MJ por exemplo...

Citação:
Estas nações, por sua vez, possuem suas principais famílias ou clãs:
Moltas - Makanbe, Zumbala, Mabumba, Beconga, Maculo, Quizonga, Chilaka, Nairoto, e Pongani.
Sulnos - aqui cada família é uma tribo - sendo as principais Enkil, Marig, Nergule, Setseg, Shiger, Tsubandi.
Vancos - Aang, Ba, Bocu, Chen, Hu, Kay, Ki, Li, Liu, Ling, Ma, Seg, Shi, Suo, Tsu, Xu, Wu, Zhao, Zhu.
Valons - Amiria, Baldim, Brofo, Chandamala, Dhimer, Deue, Hine, Jung, Kiri, Marama, Makareta, Nigai, Olung, Quartem, Rajna, Vasha, Tiamoto.
Gípcios - Atalya, Besou, Dhalma, Haryama, Irawama, Kalischi, Lauar, Mamba, Minra, Poloca, Susanti, Wardhana.
Doriates - Nomes comuns: Amar(a), Amin(a), Berg(a), Bruhto(a), Drago(a), Doteh, Huto(a), Jade, Jasmin(o), Khal(i), Kalil(a), Mirr(a), Omar(a), Zar(a), Zadé. Não usam sobrenomes, usam o título (se tiver) seguido do nome seguido dos nomes dos pais (filho de ____ e de ___), Ex: Príncipe Khal filho de Amin e Berga.
Yaring - Aiaque, Elami, Iupa, Junga, Kanique, Najara, Quanaque, Sirenque, Tupeque, Ujara, Yarq, Ying.


Sem mais...
#95 samuel.azevedo Enviado : 08/01/19 21:01
Arion escreveu:
Samuel,

Sei que o texto ainda está sendo produzido e tal... O trabalho está fantástico!!!! Mas as informações relacionadas à citação abaixo são desnecessárias... Estão deixando o texto muito denso... É um tipo de informação que deveria ser tratada apenas numa aventura oficial ou pelos MJ por exemplo...

Citação:
Estas nações, por sua vez, possuem suas principais famílias ou clãs:
Moltas - Makanbe, Zumbala, Mabumba, Beconga, Maculo, Quizonga, Chilaka, Nairoto, e Pongani.
Sulnos - aqui cada família é uma tribo - sendo as principais Enkil, Marig, Nergule, Setseg, Shiger, Tsubandi.
Vancos - Aang, Ba, Bocu, Chen, Hu, Kay, Ki, Li, Liu, Ling, Ma, Seg, Shi, Suo, Tsu, Xu, Wu, Zhao, Zhu.
Valons - Amiria, Baldim, Brofo, Chandamala, Dhimer, Deue, Hine, Jung, Kiri, Marama, Makareta, Nigai, Olung, Quartem, Rajna, Vasha, Tiamoto.
Gípcios - Atalya, Besou, Dhalma, Haryama, Irawama, Kalischi, Lauar, Mamba, Minra, Poloca, Susanti, Wardhana.
Doriates - Nomes comuns: Amar(a), Amin(a), Berg(a), Bruhto(a), Drago(a), Doteh, Huto(a), Jade, Jasmin(o), Khal(i), Kalil(a), Mirr(a), Omar(a), Zar(a), Zadé. Não usam sobrenomes, usam o título (se tiver) seguido do nome seguido dos nomes dos pais (filho de ____ e de ___), Ex: Príncipe Khal filho de Amin e Berga.
Yaring - Aiaque, Elami, Iupa, Junga, Kanique, Najara, Quanaque, Sirenque, Tupeque, Ujara, Yarq, Ying.


Sem mais...


Beleza, se mais gente também achar melhor cortar este ponto da tarefa (nomes das principais famílias ou clãs) a gente corta. Eu, particularmente, penso que ajuda a construir nomes de personagens para o texto de cada povo e ajuda jogadores a pensarem em nomes mais inspirados na ambientação; porém também percebo que isso deixa o material maior.

Abraço
#96 Rywv Enviado : 11/01/19 00:48
Não sei se é necessario ter o sobrenome das familias, mas ter sugestões para nomes é uma boa ate mesmo pq se não me engano o proprio manual de regras faz isso, acho.Think
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#97 elton10pkn Enviado : 11/01/19 02:16
Salve,
Agora devidamente livre posso me dedicar as tarefas.

O texto das raças evoluiu bastante, gostei de ver. Mas tenho umas ressalvas.

A religião precisa ser padronizada. Diversas partes não condizem com o texto das religiões, porém como eu trabalhar nelas agora deixar isso pode esperar.

Uma coisa me deixou confuso. A referência de duas novas profissões: monges e psiônicos. Achei que se não fosse definir as novas profissões. Enfim, isso também tem que ser visto.

Também reparei que os orbes e os yatujas estão "mágicos demais". Isso não chegaria a ser um problema em outros cenários, mas acho que ficaria destoante das outras raças.
Dá mesma que não acho interessante dar telepatia aos aquarianos, talvez seja melhor uma saída mais biológica como ultrassom, claro não com essa palavras e capacidade de gerar luz ser uma capacidade de alguns indivíduos, sendo sendo uma caracterização, tipo "Apêndice Luminoso" ou algo do tipo.
#98 samuel.azevedo Enviado : 12/01/19 02:01
elton10pkn escreveu:
Salve,
Agora devidamente livre posso me dedicar as tarefas.

O texto das raças evoluiu bastante, gostei de ver. Mas tenho umas ressalvas.

A religião precisa ser padronizada. Diversas partes não condizem com o texto das religiões, porém como eu trabalhar nelas agora deixar isso pode esperar.

Uma coisa me deixou confuso. A referência de duas novas profissões: monges e psiônicos. Achei que se não fosse definir as novas profissões. Enfim, isso também tem que ser visto.

Também reparei que os orbes e os yatujas estão "mágicos demais". Isso não chegaria a ser um problema em outros cenários, mas acho que ficaria destoante das outras raças.
Dá mesma que não acho interessante dar telepatia aos aquarianos, talvez seja melhor uma saída mais biológica como ultrassom, claro não com essa palavras e capacidade de gerar luz ser uma capacidade de alguns indivíduos, sendo sendo uma caracterização, tipo "Apêndice Luminoso" ou algo do tipo.


Sobre a religião, estou procurando deixar coerente com o que consta na tarefa de religiões, mas ainda não acabei de editar esta última versão. O que deu mais trabalho até agora foi a dos pantos, pois precisei acrescentar a história de criação da raça, e aproveitei um pouco do que tinha na tagmarpedia, daí vi o que tinha na tarefa das religiões e fui tentando corrigir, mas deixei um aviso no tópico da tarefa das religiões. Brick wall

Sobre a magia nos ornes e yatujas: resolvi colocar os yatujas como raça selvagem. Quanto aos ornes, vou modificar um pouco para indicar que alguns dons (algo similar aos truques do d&d) se manifestam individualmente e podem ter a ver com a linhagem familiar deles.

A profissão ou especialização de monge, na verdade, foi vedada na etapa de votos! Acabei colocando quando descrevia mais os magornos, pois a inspiração (lenda do rei macaco) me levou naturalmente para este caminho. Retirei menções diretas a monges no texto, mas deixei aberto a ideia de lutadores (sem usar a palavra).

A profissão de psiônico existe no material do Império, com o nome de Palátinus (ainda existe só no texto de ambientação). Coloquei porque na história de origem da raça reptante descrita aqui, colocamos eles como descendentes de ksaros que fugiram do império trazendo consigo a filosofia do mestre Silar que aprendera com a resistência a disciplina dos palátinus. Enfim, não é uma profissão nova em si, só será expandida com um novo nome.

Modifiquei a forma de comunicação dos aquarianos para ondas sonoras. Mas deixei no texto uma frase para permitir caracterizações com dom da telepatia ou da emissão de luz.

Abraços
#99 zetagmar Enviado : 04/03/19 19:32
Samuel

Olha eu dei uma lida no material e vi que muita coisa evoluiu.
O trabalho não é considerado de alta complexidade atoa. O que você vem fazendo é dando um ponta pé inicial em um material que vai servir de base para outros autores que vierem a aprofundar os textos das raças que está redigindo.

Você aborda o assunto Idioma, sendo Marante o comum a todos e pincela que que os Vancos e Sulnos possuem uma origem linguística comum o Selius. Algo bem legal para enriquecer a ambientação.Applause
Mas a pergunta que fica é: Quais os idiomas que existem para cada um dos povos?
Pergunto isso porque o Marante é uma língua comum para todos os povos da ambientação das ilhas Independentes, algo que permite que todos se entendam e que permita a comercialização, etc.
Não é preciso descrever foneticamente cada idioma, como é composto , etc, somente nomear.
Muitos vão me perguntar, e para que isso? Bem, em uma ambientação tão diversificada um Mestre de jogo pode criar situações que "comerciantes" estejam falando na língua local e somente o personagem que tenha "estudado" está língua, entenda o que está sendo dito.

Acho importante deixar as famílias e clãs dos humanos. Isso porque pode servir como base para outros autores e dar uma identificação entre as etnias.

A religião "Os Setes", remete muito a "Guerra dos Tronos". Acredito que um outro nome possa ser escolhido, claro que se ninguém tiver objeção. Penso somente na questão de estar sendo considerado como uma cópia do livro.
Assim como Fel, deus dos afogados, um termo usado no livro.
Pode ser besteira minha, mas fica parecendo uma cópia, mas se ninguém for ver problema, por mim fica.

Gostei muito com o que fez com os Reptantes. Muito criativo a forma como:
1º - uniu a ideia deles com o continente (fugitivos dos Reis-feiticeiros)- ligando assim a ambientação do Império;
2º - Usou os Yatujas.

Possuem idioma?

Sempre fui fã de Planeta dos Macacos e portanto gosto muito dos Magornos. A ideia de criaturas símias sempre foi interessante, mas uma coisa que me chamou a atenção foi a divisão etnica em macaco e gorila.
Olha criar uma raça símia é interessante, mas uma coisa que me perturba é que gorilas não tem cauda. No grupo dos grande primatas (Orangotango, gorila, chimpanzé, bonobo e humano) todos não possuem cauda.
Talvez criar algo que possa ser considerado um tipo de símio grande como um "gorila" (necessário dar uma nome), mas com com alguma aparência que o diferencie de um gorila e que possua calda.

Digo isso porque o ritual de retirada da cauda (parece dragon ball) pode ser muito mais trabalhada e até dar um baita toque profundidade psicológica. Vamos as explicações.
Os Magornos são uma espécie de primata de grande porte (parecido com os gorilas, mas com rabos) e que passam a se relacionar com os Moltas.
O ato de extirpar o rabo é quase como se uma tentativa de se identificar com os humanos.
Isso dá um baita pano de fundo para criar a possibilidade de explorar a ideia de um grupo dentro desta sociedade que não se identifica com está ideologia, algo mais xenófobo ou uma vertente mais tradicional.
Dois grupos ou mais com ideologias contrárias, ou até mesmo visões particulares sobre as outras raças.
Os Tradicionalistas e os "Amantes de Humanos";d'oh!
Idioma Gorne ? Gostei

Pantos - Muito bom. A origem deles está muito boa.

Gostei demais da ideia de um mestiço ser chamado de gato. Não necessariamente ter pequeno, mas somente que foge as caraterísticas consideradas "puras" por eles.
Idioma : Panthor (boa).

Aquarianos - Gostei muito da apresentação deles.

As cidades estão no fundo do mar. Nada contra, mas como contornar este problema na ambientação? As cidades não poderão ser visitadas por personagens de outras raças?
Se a resposta for sim. Não vejo problema. Vai ficar parecido com Blur, a cidade dos anões. Mas como disse anteriormente, não vejo problema.
Idioma :Aquasom.

Colossais - Gostei. Parece ser uma grande mistura de possibilidades de jogar. Como já venho participando deste projeto à seculos, me parece que pegou um pouco de algumas raças que o pessoal criou. bem legal.
Idioma: Colossês.

Ornês e Gnomios - São ótimas aquisições para a ambientação e da maneira como foram apresentadas reinventam os gêneros de fadas e gnomos ou anões. Gostei da nova roupagem.
idioma :Ornês.
Só ficou faltando para mim o nome do idioma dos Gnomios.

Draconianos - Nunca fui muito fã deste tipo de raça, mas a apresentação deles e a origem foram muito boas e criaram muita simpatia.
Idioma: Dracônico.

Elanas - Uma das coisas mais interessantes é que quando as raças são humanas, não existe um texto muito longo por conta de que por sermos humanos, não existe uma necessidade muito profunda de explicar o que já é naturalmente entendido.
As Elanas flutuam em uma linha tênue entre o que pode ser compreendido, mas não explicado.
São humanas, mas sem serem.
Poderiam ser hermafrodita, mas com aparência feminina.
Ficou faltando o idioma.

Pequeninos - Depois que foram criados os Gnomios, os pequeninos ficaram ao meu ver não tão interessantes. Claro que a presença desta raça não é nenhum problema.
Ficou faltando o idioma.


Algumas coisas no texto que expõem ainda não sei se foram abordadas.
1º - A raça humana é muito comum? (No texto HUMANOS - 1º paragrafo, 2ª frase.)Think
2º - Magias psionicas não foram abordadas, e acredito que nem mesmo serão aceitas. Apesar de eu mesmo gostar muito Silenced (Dark Sun);

Fiz anteriormente observações referente a este material, que agora claramente é infinitamente superior ao anterior. Quero dar meus parabéns ao Samuel por todo o trabalho e cuidado.
Deixou para os futuros autores facilidade e coerência ao material e a difícil tarefa de se igualarem em seus textos com a qualidade deste resumo das raças.
Novamente Samuel, parabéns.

#100 samuel.azevedo Enviado : 13/03/19 13:30
Poxa Zé, muito obrigado pelos elogios, indicam que o objetivo (dar um material inicial para os autores expandirem) será atingido.

Também facilitou bastante a enorme quantidade de material feito por você e muitos outros na Tagmarpedia, e muitas das ideias apresentadas neste texto foram tiradas de lá ou são uma mescla de ideias que estão lá, muitas delas para poder adequar as diretrizes votadas inicialmente para o livro.

O texto dos draconianos, elanas e pequeninos ainda não foi finalizado no formato dos demais texto. Tem dado muito trabalho e passei mais de um mês sem poder editar por causa do trabalho. Vou entrar de recesso no fim da semana que vem e finalizo tudo, considerando também as suas observações acima.

Gostei bastante especialmente da sugestão de conflito entre magornos tradicionalistas x os "amantes de humanos".

Sobre a religião "dos sete" foi um nome que eu botei no meio do texto, nem é o nome oficial desta religião na tarefa das religiões (na tarefa correspondente ela é chamada de Panteão Heróico), vou editar isso.

Abraços

#101 samuel.azevedo Enviado : 03/04/19 11:12
Bom dia,

Eu terminei de colocar os textos de todas as raças civilizadas no mesmo padrão. Algumas ficaram com alguns parágrafos a mais para poder descrever alguma peculiaridade como por exemplo suas etnias.

Agora estou trabalhando na tarefa de nível tecnológico, que ao mesmo tempo é uma compilação/resumo do que tem na região em diversas áreas. Ao fazer a outra tarefa, vez ou outra noto que uma área tecnológica falta trabalhar mais na ambientação e faço uma pequena alteração aqui.
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