Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

4 Páginas <1234>
Raças das Ilhas Independentes Opções
#61 Rywv Enviado : 06/09/18 18:13
Eu sinceramente não tenho nada contra em ter mais tipos, só quero que a historia seja bem fechada e não pareça forçada.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#62 samuel.azevedo Enviado : 22/10/18 18:15
Boa tarde, mais alguma sugestão para esta tarefa? Podemos votar?
#63 samuel.azevedo Enviado : 13/12/18 18:52
Simplifiquei o texto das elanas por sugestão do Elton na tarefa das religiões. O texto retirado já encontrava-se no texto da religião.

Abraços
#64 Azurius Enviado : 13/12/18 21:26
Essa raça ai não podia ser gnomo mesmo?
E podia citar do carisma deles. acho legal.
Sempre visualizo gnomos como inteligentes, carismáticos, místicos e troncudos pra sua estatura.

Fica a dica. vlw
#65 Rywv Enviado : 13/12/18 22:46
Samuel, troca o Brutamontes por outra nome. Não tem pq "destruir" a criatura para que ela se enquadre ao que ta escrito nessa tarefa. Pq querendo ou não ao coloca-lo como raça pensante vc cria a necessidade de modificar sua historia, reduzir drasticamente o numero de habilidade inatas, seu estagio entre outras coisas.

Vc poderia criar um lenda que essa raça possui ligação com os brutamontes, mas que ninguem sabe como ja que pelo o que dizem os brutamontes não são capazes de se reproduzir.

Sei que ja falei isso só que realmente não é legal a altura do Colossal se maior que 2,10 m, uma criatura maior que o sekbete vai gerar a necessidade de criar armas mais poderosas. Isso é algo que sempre existiu em tagmar, quanto maior a criatura maior e mais poderosa é a arma que ela pode usar.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#66 Fábio_CM Enviado : 14/12/18 09:59
Olá. Eu não acompanhei a tarefa enquanto desenvolvida, mas vou fazer algumas considerações enquanto dá tempo:

1. Não acho interessante sugerir diferenças de atributos dentro de uma etnia (como nos magornos). Se a intenção é que haja no futuro alguma variação de atributo (um tem bônus de agilidade, outro não), falamos em raças, mesmo que no mesmo nome (como os elfos florestais e dourados).

2. Deixo para a organização do Samuel, mas pessoalmente acho ideal não dar detalhes como nomes e esferas de atuação para divindade neste momento. Achei o texto final dos humanos muito detalhado.

3. O que impede os Aquarianos de já terem chegado aos mares dos Reinos? Por que eles não seriam conhecidos por lá?

4. Os colossais volgarianos não tem religião mas são adoradores do Titã Fogo?

5. As elanas começam seu árduo treinamento aos 10 e aos 12 já tem que fazer o ritual de passagem? Não está muito rápido?

6. Os dragões imperiais do gelo são intelegentes? Diz a lenda que os deuses tiraram o fogo e a inteligência dos dragões quando eles os traíram. Não sou contra a existência deles, mas acho que precisa de um pouco mais de argumentos para eles serem tão especiais.

Temos várias raças novas e estranhas:
1. Reptantes
2. Magornos (macacos e gorilas)
3. Pantos
4. Aquarianos
5. Colossais
6. Ornes
7. Gnomios
8. Draconianos
9. Elanas

Não está muito Star Wars não?
#67 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/12/18 11:56
Também fico com receio de virar um stars wars. Mas isto depende de como são aceitos fora de seus lugares.... afinal todas estas raças são a eceitas na maioria dos lugares?Think

Se sim, ai com certeza teremos uma coiss muito star wars.Brick wall
#68 samuel.azevedo Enviado : 16/12/18 11:10
Bom dia!

Citação:
1. Não acho interessante sugerir diferenças de atributos dentro de uma etnia (como nos magornos). Se a intenção é que haja no futuro alguma variação de atributo (um tem bônus de agilidade, outro não), falamos em raças, mesmo que no mesmo nome (como os elfos florestais e dourados).

Bom, a ideia foi fundir em uma coisa só e deixar essas diferenças como caracterizações. O que sugere que seja feito?

Citação:
2. Deixo para a organização do Samuel, mas pessoalmente acho ideal não dar detalhes como nomes e esferas de atuação para divindade neste momento. Achei o texto final dos humanos muito detalhado.

O objetivo de deixar o texto dos humanos muito detalhado foi para levantar diferentes nações/povos que serão descritas em tarefas (capítulos) separados.

Citação:
3. O que impede os Aquarianos de já terem chegado aos mares dos Reinos? Por que eles não seriam conhecidos por lá?

Esta é uma excelente pergunta! Adicionei o parágrafo a seguir:
"Apesar de respirarem e se movimentarem com facilidade em baixo d'água, este povo não consegue atravessar os mares mais profundos, a que eles chamam de abismo, que circulam toda a região das Ilhas independentes. Pois nestas regiões habitam monstros territoriais que são capazes de perceber qualquer criatura viva em seu território. As lendas aquarianas narram que estes monstros abissais são crias ou servos de Kroka, Saramo e Tubiakã."

Citação:
4. Os colossais volgarianos não tem religião mas são adoradores do Titã Fogo?

Obrigado! Removi a incoerência, são adoradores do Fogo.

Citação:
5. As elanas começam seu árduo treinamento aos 10 e aos 12 já tem que fazer o ritual de passagem? Não está muito rápido?

Antes as elanas eram um povo que tinha menos longevidade mas graças as críticas modifiquei as datas algumas vezes e não atentei para este detalhe. Aumentei de 12 para 20.

Citação:
6. Os dragões imperiais do gelo são intelegentes? Diz a lenda que os deuses tiraram o fogo e a inteligência dos dragões quando eles os traíram. Não sou contra a existência deles, mas acho que precisa de um pouco mais de argumentos para eles serem tão especiais.

Então, estes são os dragões imperiais de gelo são novidade desta ambientação. Ainda assim, no texto dos dragões de gelo (livro de criaturas) menciona que eles leem e falam qualquer idioma. Talvez tenhamos achado um furo da ambientação em relação aos dragões do gelo?

Citação:
Temos várias raças novas e estranhas:
1. Reptantes
2. Magornos (macacos e gorilas)
3. Pantos
4. Aquarianos
5. Colossais
6. Ornes
7. Gnomios
8. Draconianos
9. Elanas

Não está muito Star Wars não?

e
Citação:
Também fico com receio de virar um stars wars. Mas isto depende de como são aceitos fora de seus lugares.... afinal todas estas raças são a eceitas na maioria dos lugares?Think

Se sim, ai com certeza teremos uma coiss muito star wars.Brick wall

Então, a quantidade de raças que tinha no material extraoficial pré-escrito pelos colegas para esta ambientação é muito maior. As outras pessoas que colaboraram com a tarefa, com exceção de Fabio e de Marcelo gostaram da diversidade de raças.

Esta região tem 11 raças jogáveis (estas 9, humanos e pequeninos), mas a área dela no mapa me parece que é algo equivalente as regiões dos Reinos, Terras Selvagens e do Império. Quantas raças jogáveis ao todo existem no continente destas 3 regiões? Humanos, elfos (dourados, florestais, sombrios), anões (dos reinos, de blur, crinsom), pequeninos, meio-orcos, sekbets, napóis, gouras, tessaldarianos e bestiais (que eu lembre agora, e o Planalto Vermelho está como uma região do continente ainda não descrita que poderá ter outras raças jogáveis).

Algumas raças são desconfiadas e xenófobas, e não serão comuns em toda a região mas em suas nações ou em ilhas específicas (como no caso dos colossais). A predominância da região é de humanos (são pelo menos 7 povos humanos) assim como nas demais ambientações.

Abraços
#69 elton10pkn Enviado : 16/12/18 11:55
Salve,
Em relação aos dragões imperiais de gelo eu que tive a ideia de aproveitar o texto extraoficial deles e estou adaptando. Um detalhe é que eles não tem nada haver com os Dragões de Gelo comuns. A origem deles é separada. Mais detalhes sobre podem ser lidas nesse texto extraoficial:
Dragões Imperiais de Gelo
E nesse em oficialização: História Geral das Ilhas Independentes

Realmente parece uma incoerência os Dragões de Gelo comuns serem menos inteligentes e saberem todos os idiomas.
Talvez uma revisão, leve no texto.Think
#70 Arion Enviado : 16/12/18 14:25
Sobre essa questão de várias raças e o receio de virar star wars, acho que tudo está aberto ainda... temos um leque grande, totalmente aberto à sugestões... Os magornos mesmo podem ser um raça selvagem da ambientação... Enfim... O trabalho está sendo bem feito... Com o avanço da parte da geografia e da história da região, acredito que seja possível avançarmos nesses pontos...
#71 zetagmar Enviado : 16/12/18 17:43
è importante esclarecer que existe uma diferença entre raça e etnia.
Raça humana só existe uma. O que há nesta ambientação são várias etnias e mesmo assim pode algumas serem somente culturas diferentes, isso porque não foram completamente definidas as características físicas.
Para facilitar a compreensão de todos.
No nosso mundo existe somente uma raça humana, mas algumas etnias bem características, exemplo. Africanos - Pele mais escura, Asiaticos - olhos mais puxados, europeu - pele clara, Americanos nativos - tom de pele"bronzeada".
Mesmo dentre estes, há várias pequenas variações. Dizer que coreanos, chineses e japoneses são iguais é não ter o cuidado em perceber as sutis diferenças locais. O mesmo ocorre nos povos de origem africana ou as tribos americanas tanto do norte quanto do sul.
#72 Fábio_CM Enviado : 17/12/18 09:39
samuel.azevedo escreveu:
Bom, a ideia foi fundir em uma coisa só e deixar essas diferenças como caracterizações. O que sugere que seja feito?

Ok. Apenas dizendo que, se a intenção é que sejam duas opções diferentes na criação do personagem, elas deverão ser apresentadas como raças. Se vai haver só uma escolha padrão, e esta pode ser modificada através de caracterizações, então é possível dizer que é uma mesma raça com diferenças culturais ou étnicas.

Citação:

elton10pkn escreveu:
Em relação aos dragões imperiais de gelo eu que tive a ideia de aproveitar o texto extraoficial deles e estou adaptando. Um detalhe é que eles não tem nada haver com os Dragões de Gelo comuns. A origem deles é separada. Mais detalhes sobre podem ser lidas nesse texto extraoficial:
Dragões Imperiais de Gelo

Acho que o texto no Criaturas Onlines que o elton mostrou responde a pergunta.

samuel.azevedo escreveu:
Talvez tenhamos achado um furo da ambientação em relação aos dragões do gelo?

É bem possível. Mas não há problema de criar o dragão imperial do gelo. Ele só precisa estar bem amarrado na ambientação que já existe, e explicar porque é diferente.

samuel.azevedo escreveu:
A predominância da região é de humanos (são pelo menos 7 povos humanos) assim como nas demais ambientações.

O que deixa bastante a impressão Star Wars é eles serem "humanos com cabeças alienígenas.", com pouca ou nenhuma diferença cosmética. Vejo que se encaixar nesta categoria:

Reptantes (especialmente os Yatujas)
Magornos - pela descrição curta, imaginei eles como o planeta dos macacos antigo (já que nos filmes novos eles não são meio macacos, são totalmente);
Pantos - "São pessoas de aparência humanoide com traços felinos"
Ornes

As Elanas e os Colossais são esteticamente humanos, então não carregam uma imagem muito exótica.

Talvez a descrição da parte exótica deles possa ser um pouco mais enfática, e ser dado menos destaque para a parte "são como os humanos, mas..."
#73 Azurius Enviado : 17/12/18 11:48
Como o Rywv comentou não da pra usar o Brutamontes como raça, eu auxiliei o Bruno na criação e sei que ele definitivamente não foi criado e não deveria ser usado como raça civilizada e nem selvagem.

Brutamontes escreveu:
Os Brutamontes possuem as seguintes capacidades:
- Seu corpo é extremamente denso por conta da fusão, o que lhes confere uma grande massa corporal, redução do dano recebido e imunidade a críticos. Possuem também imunidade a magias diretas, proveniente de uma mistura de algumas criaturas místicas com características similares. E uma incrível capacidade de transformar o dano recebido na EH em EF podendo dobrar o seu tamanho ao término da EH. Essa modificação permanece por 1 hora após o término do combate, quando finalmente se acalmam. O fervor das batalhas permite a regeneração de 1 EH por rodada em combate, podem saltar cerca de 200 metros e não são afetados por danos de queda, ao tocarem no chão ou se moverem causam um efeito similar ao encanto Terremoto 10 em uma área de 10 metros ao seu redor. São imortais pois suas almas são seladas em seu corpo, só podendo se desprender se forem completamente desintegrados.

Os colossais com a altura de 2,30m precisariam de uma arma maior que as dos sekbetes. Quanto aos sekbetes, estes já tem uma forma corpórea muito avantajada, e você não tem ideia do caos que podem causar com as armas que empunham. Imagina se nós criarmos algo que vai dar 8 a mais de dano. Você teria um potencial de 80 mais de dano em 5 rodadas com técnicas.
Eu não aprovo esse tipo de material.
#74 Marcelo_Rodrigues Enviado : 18/12/18 08:21
Mas e a minha pergunta?

Citação:
afinal todas estas raças são a aceitas na maioria dos lugares?

Isto é o que dirá se vai ficar Star Wars ou não.

Qual a posição sobre esta questão?
#75 Arion Enviado : 18/12/18 13:21
Citação:

Na verdade, acredito que a criação da ambientação está num estágio tão inicial que não existe ainda uma resposta conclusiva para a sua pergunta... Se alguém falar que sim ou que não pode cair em erro... Acho que o momento é mais para colhermos idéias e avançarmos na produção dos textos para enfim podermos ter uma noção de onde esse "mix" de ideias deve chegar. Também sou contra star wars.
#76 Azurius Enviado : 19/12/18 13:15
Sou obrigado a diacordar de você Arion. O material depende dessa resposta pra ter aprovação ou não.
#77 Arion Enviado : 19/12/18 14:19
Entendo o que você está falando, Azurius... Concordo inclusive!

Mas para um texto ser aprovado no Projeto, ele tem que estar escrito, discutido e pronto para votação. Esses textos das Ilhas ainda são um esboço. Ainda estão na fase da produção e discussão. Não estão prontos para nenhuma votação. Ainda estão no campo das idéias.

Como vamos aprovar um texto sobre as raças se não temos nada sobre a geografia da região, por exemplo? Como vou falar que uma raça é isolada ou integrada se não sabemos onde ela habita? Ainda não sabemos como as Ilhas Independentes serão! Uma coisa é um império de reptantes no centro de Agéia. Esse eventualmente pode ter alguma integração e contato com outros reinos... Outra coisa, é uma ilha remota nos confins do mundo... Entendeu?

Então, o que eu acho é que temos que avançar um pouco no campo geografia e história antes de fecharmos esses pontos... Ainda vamos escrever sobre os reinos/impérios/povoados dessas raças.. Nada está fechado!

Agora, nada impede de avançarmos nas discussões sobre o assunto... Um consenso sobre esse e outros assunto pode ser um bom ponto de partida. Já aprovação oficial, só depois...
#78 Fábio_CM Enviado : 19/12/18 14:21
Azurius escreveu:
Os colossais com a altura de 2,30m precisariam de uma arma maior que as dos sekbetes.

Não vejo obrigatoriedade dos colossais terem que usar uma arma maior do que a dos Sekbetes. Para os Sekbetes foram criadas armas novas porque a diferença deles, com média de 2,10, para a segunda raça mais alta, os humanos, com 1,77 m de média (valor bem alto, por sinal), era grande demais.

A tolerância para mudança na faixa de tamanho que afetam o uso das armas foi definido como 10% da média. Os Sekbetes possuem uma média 20% maior do que a média humana, se enquadrando como humanos gigantes. Se compararmos os 2,3 m dos colossais, eles não tem nem 10% a mais do que os Sekbetes. Logo, estão na mesma faixa de tamanho.

Arion escreveu:
Na verdade, acredito que a criação da ambientação está num estágio tão inicial que não existe ainda uma resposta conclusiva para a sua pergunta... Se alguém falar que sim ou que não pode cair em erro... Acho que o momento é mais para colhermos idéias e avançarmos na produção dos textos para enfim podermos ter uma noção de onde esse "mix" de ideias deve chegar. Também sou contra star wars.

Concordo que o momento pode ser prematuro para bater o martelo se as raças serão jogáveis ou não. Contudo, acredito que, como o Marcelo perguntou, a aceitação e, mais importante, a frequencia com que elas são encontradas em diferentes locais já pode ser desenhada, mesmo que sofra algumas alterações depois.
#79 Rywv Enviado : 19/12/18 15:26
Citação:
A tolerância para mudança na faixa de tamanho que afetam o uso das armas foi definido como 10% da média. Os Sekbetes possuem uma média 20% maior do que a média humana, se enquadrando como humanos gigantes. Se compararmos os 2,3 m dos colossais, eles não tem nem 10% a mais do que os Sekbetes. Logo, estão na mesma faixa de tamanho.

Então vc ta falando que o colossal que chega a 2,53 tem que usar as armas do sekbete que chega a no maximo 2,31? Não faz sentido, desse forma vc só ta colocando desvantagem na raça, pq em tagmar a unica vantagem real de ser grande é o uso de armas pq de resto só vem desvantagem. Dificuldade de arrumar armaduras, as vezes alguns mestre cobram mais caro por causa do tamanho, penalidades ou ate a impossibilidade de usar certas habilidades e o mais importante que é a falta de acessibilidade de algumas magias, existe magias que tem limitações feita para se encaixar nos parametros de tamanho e peso dos humanos o que torna bem inviavel para o colossal com 2,30m. Ele com a altura de 2,1 consegue sem caracterização entrar na faixa de altura e talvez de peso dos humanos.

Não importa se vai ser Star Wars ou não, na verdade seria melhor se fosse pq assim evita de ter problema na mesa de fulano fazendo a raça X que é arqui-inimiga da raça Y que ciclano fez, esse tipo de coisa acaba geralmente terminando em 3 situações.
1- Os personagens são parias que não carregam o odio caracteristico de suas raças.
2- Um dos jogadores acaba impedido de fazer o personagem com a raça que quer por causa do outro.
3- Um acaba matando o outro durante o jogo por causa da rixa entre as raças.

A situação 2 e 3 são broxantes, principalmente a 3 que pode acaba causando o termino de uma mesa(ja vi acontece).
Gar,"O Louco"
#80 Fábio_CM Enviado : 19/12/18 17:02
Rywv escreveu:
Então vc ta falando que o colossal que chega a 2,53 tem que usar as armas do sekbete que chega a no maximo 2,31?

É isso mesmo. Um humano com 1,60 m e outro com 1,94 m (34 cm de diferença) utilizam as mesmas armas, do mesmo jeito. Então, não vejo porque essas duas situações que você colocou (22 cm de diferença em criaturas que já são muito grandes) devam causar algum problema.

Rywv escreveu:
Não importa se vai ser Star Wars ou não, na verdade seria melhor se fosse pq assim evita de ter problema na mesa de fulano fazendo a raça X que é arqui-inimiga da raça Y que ciclano fez, esse tipo de coisa acaba geralmente terminando em 3 situações.

Se as raças são raras, não há porque haver uma reação negativa pré definida quanto a elas (salvo em casos específicos, dependendo da característica de uma região).
#81 Rywv Enviado : 19/12/18 17:44
Citação:
É isso mesmo. Um humano com 1,60 m e outro com 1,94 m (34 cm de diferença) utilizam as mesmas armas, do mesmo jeito. Então, não vejo porque essas duas situações que você colocou (22 cm de diferença em criaturas que já são muito grandes) devam causar algum problema.

Então no final só sobra os maleficios, e se é assim pq não reduzir o tamanho para 2,10? Não tem nada que exige que sua altura seja de 2,30, então pq manter essas altura e tornar mais oneroso o jogo com a raça?
Gar,"O Louco"
#82 samuel.azevedo Enviado : 24/12/18 15:58
Bom dia,

Obrigado por todas as participações! Vou responder aqui alguns trechos que ficaram carecendo de resposta.

Citação:
Ok. Apenas dizendo que, se a intenção é que sejam duas opções diferentes na criação do personagem, elas deverão ser apresentadas como raças. Se vai haver só uma escolha padrão, e esta pode ser modificada através de caracterizações, então é possível dizer que é uma mesma raça com diferenças culturais ou étnicas.

Então, o próprio texto dos magornos explica que são duas etnias da mesma raça...

Citação:
O que deixa bastante a impressão Star Wars é eles serem "humanos com cabeças alienígenas.", com pouca ou nenhuma diferença cosmética. Vejo que se encaixar nesta categoria:

Reptantes (especialmente os Yatujas)
Magornos - pela descrição curta, imaginei eles como o planeta dos macacos antigo (já que nos filmes novos eles não são meio macacos, são totalmente);
Pantos - "São pessoas de aparência humanoide com traços felinos"
Ornes

As Elanas e os Colossais são esteticamente humanos, então não carregam uma imagem muito exótica.

Talvez a descrição da parte exótica deles possa ser um pouco mais enfática, e ser dado menos destaque para a parte "são como os humanos, mas..."

Ok, procurei deixar os corpos dos magornos e pantos mais caracterizados.

Citação:
Samuel, troca o Brutamontes por outra nome. Não tem pq "destruir" a criatura para que ela se enquadre ao que ta escrito nessa tarefa. Pq querendo ou não ao coloca-lo como raça pensante vc cria a necessidade de modificar sua historia, reduzir drasticamente o numero de habilidade inatas, seu estagio entre outras coisas.

Troquei a raça Brutamontes por uma nova raça selvagem chamada Tessaros. São monstros de quatro braços e criei uma lenda para seu surgimento.

Citação:
Essa raça ai não podia ser gnomo mesmo?
E podia citar do carisma deles. acho legal.
Sempre visualizo gnomos como inteligentes, carismáticos, místicos e troncudos pra sua estatura.

Fica a dica. vlw

Os gnomios aqui são uma espécie de mistura de gnomos com goblins. Mas fiz isso principalmente para não mexer na criatura gnomo do nosso livro de criaturas e partir para uma aparência do gnomo mais usado em outros RPGs. Em nossa ambientação os gnomos morrem se passarem alguns dias fora de suas terras, e tem uma aparência mais fofinha.

Citação:
Os colossais com a altura de 2,30m precisariam de uma arma maior que as dos sekbetes. Quanto aos sekbetes, estes já tem uma forma corpórea muito avantajada, e você não tem ideia do caos que podem causar com as armas que empunham. Imagina se nós criarmos algo que vai dar 8 a mais de dano. Você teria um potencial de 80 mais de dano em 5 rodadas com técnicas.
Eu não aprovo esse tipo de material.

Olha, não sei que regra diz que essas armas tem que ser tão mais fortes assim! As armas dos sekbetes já foram oficializadas? Este é um caminho que não é escalável. Algo que se pode fazer com seres mais altos é simplesmente dizer que eles não precisam de 2 mãos para armas de 2 mãos para humanos, em em casos estremos aumentar o dano base em 4; também é possível dizer que eles não usam armas leves pois são muito pequenas.

Citação:
Mas e a minha pergunta?

Citação:

Isto é o que dirá se vai ficar Star Wars ou não.

Qual a posição sobre esta questão?

Não, mas pode haver um porto onde tem de tudo. Cada raça deverá ocupar um território. Coloquei o parágrafo abaixo:

"Apesar da diversidade de raças, algumas vivem em territórios específicos. Os humanos são a raça mais espalhada em toda a região das Ilhas Independentes, e são a única raça comum de se ver em quase todos os mares e portos. Portos ou mesmo navios com de pessoas de várias raças são raríssimos pois é preciso adaptar portas e cômodos para os diferentes tamanhos e pesos, e em algumas cidades não é possível o desembarque de marujos de raças exóticas sem autorização dos líderes locais por diversos motivos (segredos tecnológicos, xenofobia, medo de doenças, falta de estrutura adequada para todas as raças, etc)."

Citação:
Mas para um texto ser aprovado no Projeto, ele tem que estar escrito, discutido e pronto para votação. Esses textos das Ilhas ainda são um esboço. Ainda estão na fase da produção e discussão. Não estão prontos para nenhuma votação. Ainda estão no campo das idéias.

Como vamos aprovar um texto sobre as raças se não temos nada sobre a geografia da região, por exemplo? Como vou falar que uma raça é isolada ou integrada se não sabemos onde ela habita? Ainda não sabemos como as Ilhas Independentes serão! Uma coisa é um império de reptantes no centro de Agéia. Esse eventualmente pode ter alguma integração e contato com outros reinos... Outra coisa, é uma ilha remota nos confins do mundo... Entendeu?

Então, o que eu acho é que temos que avançar um pouco no campo geografia e história antes de fecharmos esses pontos... Ainda vamos escrever sobre os reinos/impérios/povoados dessas raças.. Nada está fechado!

O principal objetivo desta tarefa é definir quais são as raças e esboçar alguma coisa que possa ser expandida em capítulos. A partir da aprovação desta tarefa, da tarefa da geografia, e da tarefa das religiões, abrirei as tarefas dos reinos/povos. Então, quero por esta tarefa para votação para pararmos de discutir que raça pode ou não pode e focarmos as discussões nas demais tarefas.

Citação:
Não vejo obrigatoriedade dos colossais terem que usar uma arma maior do que a dos Sekbetes. Para os Sekbetes foram criadas armas novas porque a diferença deles, com média de 2,10, para a segunda raça mais alta, os humanos, com 1,77 m de média (valor bem alto, por sinal), era grande demais.

Concordo!

Citação:
Então vc ta falando que o colossal que chega a 2,53 tem que usar as armas do sekbete que chega a no maximo 2,31? Não faz sentido, desse forma vc só ta colocando desvantagem na raça, pq em tagmar a unica vantagem real de ser grande é o uso de armas pq de resto só vem desvantagem. Dificuldade de arrumar armaduras, as vezes alguns mestre cobram mais caro por causa do tamanho, penalidades ou ate a impossibilidade de usar certas habilidades e o mais importante que é a falta de acessibilidade de algumas magias, existe magias que tem limitações feita para se encaixar nos parametros de tamanho e peso dos humanos o que torna bem inviavel para o colossal com 2,30m. Ele com a altura de 2,1 consegue sem caracterização entrar na faixa de altura e talvez de peso dos humanos.

O tamanho (e consequentemente peso) muda muito a EF base, que é uma enorme vantagem; além disso deve ser mais difícil de derrubar (com um empurrão, rasteira, técnica, etc) um ser maior.

Citação:
Então no final só sobra os maleficios, e se é assim pq não reduzir o tamanho para 2,10? Não tem nada que exige que sua altura seja de 2,30, então pq manter essas altura e tornar mais oneroso o jogo com a raça?

Pelo que estou modelando, os colossais (ou meio-gigantes) estão para esta ambientação como os anões estão para a ambientação dos reinos. Ou seja, são a raça que vai ter muito físico e EF; estas são algumas vantagens (existem outras vantagens descritas nas etnias) e é ok ter desvantagens. Mas as regras de vantagens e desvantagens ficarão para outro livro (um livro de regras).

Quanto ao uso das armas, poderíamos simplesmente dizer que um colossal segura com uma mão uma arma que um sekbet seguraria com 2, se bem que isso parece texto de regra - que não é o escopo aqui.

Abraços e feliz natal a todos!
#83 zetagmar Enviado : 24/12/18 18:20
Pensei nos panthos como sendo semelhantes ao Leão Negro. Uma homenagem ao personagem dos quadrinhos.
Leão Negro

Outra coisa que ainda estou tentando entender é....
Já decidimos quais raças vão integrar a ambientação? Correto?

Como serão visualmente, mais animais ou mais cabeça de animal e corpo de humano, isso pode ser decidido futuramente, mas eu mesmo prefiro algo mais ligado aos animais.

Foi perguntado se as todas as raças serão aceitas em todos os lugares. Nem humanos são aceitos em todos os lugares, por conta de religião, nacionalidade ou ainda alianças. O mesmo deve acontecer aqui.
Em parte esta determinação deve ser parte da ambientação, seja por conta de um conflito de maior ou menor proporção, ou ainda desavenças entre clãs ou famílias.
#84 samuel.azevedo Enviado : 24/12/18 19:34
zetagmar escreveu:
Pensei nos panthos como sendo semelhantes ao Leão Negro. Uma homenagem ao personagem dos quadrinhos.
Leão Negro

Outra coisa que ainda estou tentando entender é....
Já decidimos quais raças vão integrar a ambientação? Correto?

Como serão visualmente, mais animais ou mais cabeça de animal e corpo de humano, isso pode ser decidido futuramente, mas eu mesmo prefiro algo mais ligado aos animais.

Foi perguntado se as todas as raças serão aceitas em todos os lugares. Nem humanos são aceitos em todos os lugares, por conta de religião, nacionalidade ou ainda alianças. O mesmo deve acontecer aqui.
Em parte esta determinação deve ser parte da ambientação, seja por conta de um conflito de maior ou menor proporção, ou ainda desavenças entre clãs ou famílias.

Grande Zetagmar!

Adorei a imagem do leão negro, modifiquei um pouco a descrição da raça dos pantos para sua descrição da cabeça e garras ficar mais parecida com ela. Quanto a aceitação ou não das raças nos lugares, concordo contigo.

Todos,

Acredito que a tarefa finalmente está convergindo para um ponto final. Mais alguma consideração?
#85 Arion Enviado : 24/12/18 21:50
O texto está realmente muito bom! Parabéns, samuel.azevedo! Applause

Vou deixar algumas sugestões finais:

1) Nesse trecho "(...) pois é preciso adaptar portas e cômodos para os diferentes tamanhos e pesos (...)"

Acho que esse trecho deveria ser retirado do texto... Numa época medieval, caótica, rústica e bruta, a questão do conforto e da ergonomia dos navios não deveria ser muito importante. Acho que o foco da ausência de raças exóticas nas embarcações (e cidades) deveria ser a xenofobia mesmo...

2) Nesse trecho "(...) Além destes, há ainda os gigantes da colina, do fogo e do gelo, e alguns gigantes titânicos vivem em tribos de gigantes do fogo, assim como alguns gigantes glaciais podem ser vistos com tribos de gigantes do gelo (...)

Acho que dá para retirar os gigantes da colina daqui... Podemos mudar para uma outra subespécie para variar, os gigantes de pedra... Que seriam um grupo que viveria em Ilhas Rochosas, montanhas e encostas... Arremessariam grandes rochas e criariam uma espécie de carneiro da montanha para o seu sustento... Também acho que os gigantes do gelo poderiam ser substituídos por uma espécie mais irracional e estúpida... Seriam os de gigantes albinos... Seria uma espécie totalmente hostil, selvagem e atrasada... No mais, os Cíclopes deveriam entrar aqui... Eles são a cara de Simbad, o marujo!!!

Sem mais...

#86 samuel.azevedo Enviado : 25/12/18 11:52
Arion escreveu:
O texto está realmente muito bom! Parabéns, samuel.azevedo! Applause

Vou deixar algumas sugestões finais:

1) Nesse trecho "(...) pois é preciso adaptar portas e cômodos para os diferentes tamanhos e pesos (...)"

Acho que esse trecho deveria ser retirado do texto... Numa época medieval, caótica, rústica e bruta, a questão do conforto e da ergonomia dos navios não deveria ser muito importante. Acho que o foco da ausência de raças exóticas nas embarcações (e cidades) deveria ser a xenofobia mesmo...

2) Nesse trecho "(...) Além destes, há ainda os gigantes da colina, do fogo e do gelo, e alguns gigantes titânicos vivem em tribos de gigantes do fogo, assim como alguns gigantes glaciais podem ser vistos com tribos de gigantes do gelo (...)

Acho que dá para retirar os gigantes da colina daqui... Podemos mudar para uma outra subespécie para variar, os gigantes de pedra... Que seriam um grupo que viveria em Ilhas Rochosas, montanhas e encostas... Arremessariam grandes rochas e criariam uma espécie de carneiro da montanha para o seu sustento... Também acho que os gigantes do gelo poderiam ser substituídos por uma espécie mais irracional e estúpida... Seriam os de gigantes albinos... Seria uma espécie totalmente hostil, selvagem e atrasada... No mais, os Cíclopes deveriam entrar aqui... Eles são a cara de Simbad, o marujo!!!

Sem mais...

Obrigado!

Retirei o trecho e também as menções a outras espécies de gigantes comuns de outras ambientações e adicionei três novas espécies: Os Gigantes Albinos, os Gigantes das Pedras, e os Ciclopes das Minas (serão uma variação da criatura ciclope, porém mais espertos e com outra origem).
Abraços
#87 samuel.azevedo Enviado : 25/12/18 12:04
Prezados, marquei novamente a tarefa para votação e a data é o dia 01/01/2019.

As raças precisam ser fechadas para que possamos definir melhor as nações, ilhas, etc nas demais tarefas.

Não precisamos definir regras de como funcionarão as raças ou quais serão realmente jogáveis ou não, este não é o escopo deste livro. Apesar disso, na descrição das raças há indicação de algumas características que poderão ser atributos ou caracterizações de raça em um material futuro, e identifiquei as raças civilizadas e as não civilizadas. Isso não quer dizer que no futuro todas as civilizadas serão jogáveis. Vai depender dos debates no livro futuro de regras. Mas precisamos focar na escrita deste material de ambientação que já tem tanta coisa extraoficialmente escrita que podemos aproveitar ou adaptar ao que formos discutindo e votando por aqui.

Abraços
#88 zetagmar Enviado : 25/12/18 20:32
Samuel,

dei uma lida no texto, são um total de 13 páginas, um grande trabalho sem dúvida e que gostei bastante.
Aqui vão algumas das minhas considerações.

As considerações são as seguintes:
Foram colocados 7 itens para o desenvolvimento da tarefa.
Item 1 - Não foi concluído; Acredito que deveria ser feito uma observação, nem que fosse uma observação tipo baseado na cultura XXX
Item 2 - Não foi concluído; Não foi feito nenhum comentário. Não que tenha que haver uma raça canibal, mas deveria haver ao menos algum comentário.
Item 3 - Foi concluído;
Item 4 - Foi concluído;
Item 5 - Foi concluído;
Item 6 - Foi concluído;
Item 7 - Não foi concluído. Muita coisa foi escrita, mas várias lacunas nos subitens não foram nem mesmo mencionados.
São os subitens listados:
História ou lenda da raça,
Povos onde ela é mais comum,
Características físicas,
Habilidades especiais,
Vantagens/desvantagens ou pontos fortes/fracos comuns a todos os membros da raça em relação a outras raças,
Idioma (se possuir idioma próprio exclusivo),
Clãs/famílias,
Tempo de vida médio,
Facilidade/dificuldade de reprodução,
Relação com magia,
Religião (se existir religião própria, quem é seu "panteão"),
Relação com outras raças (inimigos/aliados "naturais"),
Profissões heroicas mais indicadas e porquê;

Este é um trabalho bem grande e vai demorar um tempo para ser concluído.
Por isso é considerado de complexidade Alta, o que não chegou nem a ser alcançado no texto apresentado no dia 25-12-2018.
Gostaria de deixar minha afirmação de que o material NÃO está pronto para votação.

#89 zetagmar Enviado : 25/12/18 21:50
Uma outra coisa que acredito que deva ser feito é caso haja a criação de uma religião específica para alguma das raças, esta religião seja comunicada ao Elton que está encarregado no material de religiões das ilhas.
Outra coisa que gostaria de dizer é que não quero parecer aquele tipo de cara que aparece por aqui e critica. mas não ajuda nem quer participar. Fica falando o que quer ou deseja e outros tem que trabalhar para agradar seus desejos.
Se quiser, estou disposto a ajudar nos itens que faltam.
Só vou pedir para efetuar a separação do que escreveu por subitens do item 7 por raça e em alguns casos por etnias.

abraço
#90 samuel.azevedo Enviado : 26/12/18 16:23
zetagmar escreveu:
Samuel,

dei uma lida no texto, são um total de 13 páginas, um grande trabalho sem dúvida e que gostei bastante.
Aqui vão algumas das minhas considerações.

As considerações são as seguintes:
Foram colocados 7 itens para o desenvolvimento da tarefa.
Item 1 - Não foi concluído; Acredito que deveria ser feito uma observação, nem que fosse uma observação tipo baseado na cultura XXX
Item 2 - Não foi concluído; Não foi feito nenhum comentário. Não que tenha que haver uma raça canibal, mas deveria haver ao menos algum comentário.
Item 3 - Foi concluído;
Item 4 - Foi concluído;
Item 5 - Foi concluído;
Item 6 - Foi concluído;
Item 7 - Não foi concluído. Muita coisa foi escrita, mas várias lacunas nos subitens não foram nem mesmo mencionados.
Características físicas,
Habilidades especiais,
Vantagens/desvantagens ou pontos fortes/fracos comuns a todos os membros da raça em relação a outras raças,
Clãs/famílias,
Tempo de vida médio,
Relação com magia,

Este é um trabalho bem grande e vai demorar um tempo para ser concluído.
Por isso é considerado de complexidade Alta, o que não chegou nem a ser alcançado no texto apresentado no dia 25-12-2018.
Gostaria de deixar minha afirmação de que o material NÃO está pronto para votação.

Uau! Eu realmente agradeço esta revisão meticulosa!

Vamos as diretrizes da tarefa.

samuel.azevedo escreveu:
Olá,

O objetivo desta tarefa é definir as raças inteligentes/civilizadas das ilhas independentes.

Esta tarefa deve obedecer as seguintes diretrizes:
- Pode ter raças inspiradas no folclore das culturas (ou nestas regiões): Africana, Polinésia, Filipinas, Indonésia, Chinesas (exceto se já forem muito manjadas em RPGs "orientais"), Indianas, Australianas;
- Alguma raça ou povo pode ser canibal;
- Entre os humanos tem um subgrupo chamado Os Moltas, altamente desenvolvido, inspirado em Walkanda;
- Novas raças inteligentes, sendo elas "evolução" de seres conhecidos como lagartos, gorilas e tigres;
- Uma ou mais raças aquáticas, ao menos uma delas tem um reino submarino;
- Devem ser listadas algumas raças novas, além da descrição da raça humana nesta ambientação;
- O texto de cada raça deve conter alguns parágrafos abordando estes assuntos: história ou lenda da raça, povos onde ela é mais comum, características físicas, habilidades especiais, vantagens/desvantagens ou pontos fortes/fracos comuns a todos os membros da raça em relação a outras raças, idioma (se possuir idioma próprio exclusivo), clãs/famílias, tempo de vida médio, facilidade/dificuldade de reprodução, relação com magia, religião (se existir religião própria, quem é seu "panteão"), relação com outras raças (inimigos/aliados "naturais"), profissões heroicas mais indicadas e porquê;
- Aproveitar raças do material extraoficial da TagmarPedia sobre as raças esta região, respeitando as diretrizes deste tópico (note que o tópico raças do material extraoficial está muito extenso misturando o que seria texto de nações com raças, fazer uma filtragem).

Deve ser evitado, nesta tarefa, por ter sido rejeitado nas etapas anteriores:
- Nada inspirado em RPGs de fantasia medieval clássico ou em RPGs de "aventuras orientais" conhecidos;
- Foi considerado que já existem muitas raças de elfos e sua presença é bem marcante em outras ambientações, então eles estão vedados nesta ambientação;
- Variações de raças já existentes em outras ambientações, como Pequeninos variando para Ginetes e Iogs (presente no material extraoficial).

Abraços

Citação:

O item 1 era "Pode ter raças inspiradas no folclore das culturas (ou nestas regiões): Africana, Polinésia, Filipinas, Indonésia, Chinesas (exceto se já forem muito manjadas em RPGs "orientais"), Indianas, Australianas;".

Não coloquei estas explicações das inspirações no texto porque acredito que quebraria a imersão no texto misturando dados do mundo real com os dados de Tagmar.

As diversas culturas humanas desta ambientação são inspirados em um destes itens: africanos (os moltas são uma releitura dos wakanda), oriente médio (os doriates são levemente inspirados nos árabes com uma releitura dos dothraki para um cenário marítimo), indonésia (os gípcios inspirados nos mercados flutuantes indonésios e misturados com ciganos), mistura de siberianos com esquimós e vikings (yarings), polinésios, australianos e indianos (valons), chineses ( inspiram um pouco os vancos). Algumas dessas influências estão em características físicas ou dados culturais. Em alguns casos troquei a cor de pele propositalmente para diferenciar do mundo real, em outros casos, as culturas já estavam mescladas no material da tagmarpedia. Eu diria que entre os valons e os vancos há uma rixa como a do império chinês e o mongol.

Os reptantes são dois povos com a mesma origem que se modificaram e se tornaram inimigos durante seu êxodo. Tem um pouco de inspiração no oriente médio mas são homens lagarto psiônicos.

Os magornos são inspirados em uma mistura das religiões politeístas orientais, como seu templo de 10 mil deuses e sua crença em reencarnação e em karma. Também foram inspirados na lenda chinesa, nos filmes e séries do rei macaco. Acrescentei uma parte falando que a maior parte de seus sacerdotes são monges.

Os pantos tem um código de castas inspirado no indiano.

Os aquarianos tem uma cultura própria, com temas marítimos.

Os colossais tem uma cultura própria em cada etnia, mas a etnia arina é inspirada na tribo africana em que as mulheres usam anéis para alongar o pescoço.

Os ornes são inspirados visualmente em animes e fisicamente em contos de fadas.

Os gnomios são um povo ultra capitalista, são os principais banqueiros da região, não vou fazer piadas comparando eles a um povo pq seria racista...

Os draconianos também tem uma inspiração na história bíblica de Abraão, Isaque e Ismael; mas são homens-dragões...

As elanas são inspiradas em algumas coisas: ilha de Lesbos, Themiscira, e também seria inspirado nas cidades chinesas governadas por matriarcado mas é difícil de aplicar já que as elanas são só mulheres.

Os pequeninos, a princípio não entrariam nesta tarefa, mas apresentaram argumentos aqui de que há outros materiais oficiais que citavam que haviam pequeninos vindo desta região então tive que colocar eles aqui.

Dentre as raças não civilizadas tem os tessaros, que são inspirados visualmente em deuses indianos e culturalmente em personagens de mortal kombat. :-P

Então, em resumo, concluo que o item 1 foi atendido em parte das raças e não penso adequado mencionar as culturas que inspiraram cada raça para evitar quebra de imersão no material, para não confundir dados do mundo real com essas misturas que são as culturas desta ambientação, e para não cair no risco de parecer racista.

Citação:

Muito bem observado, ia passando em branco. No princípio haveria uma raça de pigmeus mas essa ideia foi cortada para evitar propagação de racismo e estigma deste povo africano. Então, agora que você chamou a atenção coloquei o canibalismo para a etnia dos Sulnos, além de algumas tribos selvagens de gigantes.

Os itens 3 ao 5 você mesmo citou que foram concluídos, então vou pular para o 7o:

Citação:
Características físicas,
Habilidades especiais,
Clãs/famílias,
Tempo de vida médio,
Relação com magia,

Vou fazer uma revisão destes subitens em cada raça e devo avisar assim que terminar, obrigado por chamar a atenção a este detalhe e pela sua revisão. =)

Abraços
Usuários visualizando este tópico
Guest (6)
4 Páginas <1234>
Ir para o Fórum