Experiência
Numa partida presencial, o manual de regras dá sugestões claras de como devem ser distribuídos os pontos de experiência ao final de cada cena.
Citação:9.7.1 Experiência
A experiência é concedida aos jogadores na forma de pontos a serem usados na aquisição de Habilidades com armas e magia. O Mestre de Jogo deve separar sua aventura em cenas. Cada cena é uma parcela importante da aventura que tenha começo, meio e fim. Por exemplo: em uma história poderiam existir as seguintes cenas: um episódio na taberna onde os personagens interagiriam com
indivíduos (personagens sem jogador) controlados pelo MJ e seriam apresentados à aventura. Em uma segunda cena, eles explorariam uma ruína, escapando de armadilhas e derrotando monstros, além de descobrirem uma passagem secreta para subterrâneos desconhecidos. E em uma terceira e última cena eles entrariam neste subterrâneo e descobririam a criatura que estava levando medo à
região (um monstro mais poderoso, por exemplo: um morto-vivo) derrotando-a a muito custo.
Para cada cena, o MJ dará certo número de pontos a cada personagem de acordo com sua atuação. O normal é 0 pontos para um jogador que se absteve do jogo ou para aquele que não esteve presente à sessão de jogo, 1 ponto para aquele cuja atuação foi fraca, 2 pontos para uma atuação normal, 3 pontos para uma atuação excepcional (aqueles que se sobressaem no jogo) e 4 pontos para o jogador
que sozinho salve o grupo, decifre o mistério principal da aventura, etc.
O MJ pode conceder 1 ou 2 pontos adicionais por aventura para os jogadores que tenham soluções inteligentes para as situações propostas, que utilizem as Habilidades de seu personagem ao máximo ou que contribuam para o sucesso da aventura e do jogo, fazendo com que esta divirta tanto jogadores quanto MJ, estimulando-os ou levando-os às gargalhadas com suas ações e palavras.
Os pontos são distribuídos conforme os desafios apresentados aos personagens. Caso sejam cenas sem muitos perigos, ou provações, o MJ deve diminuir o número de pontos dados, podendo mesmo não conceder nenhum ponto por uma determinada cena. Assim, no esquema de aventura descrito acima um jogador de participação normal receberia 1 ponto pela cena na taberna (uma cena de poucos desafios), 2 pontos pela segunda cena e 3 pontos pela terceira, num total de 6 pontos para a aventura.
Numa partida de PBF, pode passar um período de dias ou semanas para se concluir uma cena de uma aventura. Então, a pontuação deve ser diferente, caso contrário, os personagens demorarão demais a evoluir.
Minha proposta é a seguinte:
1 ponto de experiência para cada página do PBF que o personagem participar;
1 ponto extra para quem normalmente responde as postagens no mesmo dia;
1 ponto extra para quem normalmente presta atenção e responde aos posts dos colegas;
1 ponto extra para o jogador que sozinho salve o grupo ou um personagem do mestre;
1 ponto extra para quem decifrar o mistério principal da aventura primeiro;
1 ponto extra para quem interpreta bem e de forma consistente a personalidade de seu personagem, descrita no tópico do prelúdio/ficha do personagem;
1 ponto extra para quem mantém a ficha (no Criaturas Online) atualizada, principalmente em relação a itens, munição e dinheiro (poderão haver auditorias surpresa) - a EF, a EH e o Karma não se atualizam neste espaço, o mestre atualizará no sistema do PBF;
1 ponto extra para quem apresentou uma solução inteligente para uma situação;
1 ponto extra para quem utilizar as habilidades de seu personagem de forma criativa;
3 pontos extra para quem descreve a maioria de suas ações de forma elaborada. Ex: no lugar de postar "eu ataco", o jogador descreve algo como "com sangue nos olhos, saco minha espada e desfiro um golpe de alto a baixo buscando partir a cabeça do infeliz", ou um mago, no lugar de dizer Uso Bola de Fogo 3, descrever gestos e palavras mágicas para sua bola de fogo. Ou seja, para este bônus os posts devem ter a descrição do sentimento do personagem, identificar o objeto que será usado, as técnicas usadas, e a descrição da ação ou fala do personagem, além da rolagem dos dados.
Os jogadores se auto-avaliarão para pedir os pontos de experiência nestes quesitos acima, ao final de cada Cena, justificando cada item.
O que acham?