Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Restauração (revisão) (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

Restauração (revisão) Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/03/20 11:32
Esta tarefa é para revisar a magia Restauração que foi muito mal avaliada. Na pesquisa tivemos a seguintes opiniões:

... Restauração - tem boa utilidade em jogo mas a progressão da magia é fraca...
... essa demora umas 8 campanhas para ser usada. Inútil.

#2 Edilton Oliveira Enviado : 14/03/20 07:03
A magia se referia a restaurar por 30 rodadas objetos danificados pela ação do tempo. Meu primeiro ponto é alterar esse item. A ideia é boa, caso fosse um RPG nos tempos atuais ou até futurista mesmo, teria grande utilidade. Mas em um RPG medieval, ficou constatado que não houve muita praticidade. Assim, pensei em delimitar o estado de deterioramento e, contanto que esse limite seja respeitado, pode-se restaurar o objeto por qualquer ação corrosiva: tempo, sujeira, raspagem, manchas, etc, não somente pelo tempo.
Pegando o gancho em restaurar objetos, por que não restaurar equipamentos de proteção (armaduras, escudos e elmos)? Afinal, não são objetos? Ou armas?
Como aumentou em muito o leque de opções dos efeitos corrosivos, eu pensei em diminuir o tempo de idade dos objetos restaurados, para manter um equilíbrio na magia.
Outro ponto, se o nome é RESTAURAR, por que após o efeito o objeto da magia fica pior? Aceito nos níveis mais baixo, mas não se aplicaria nos níveis mais alto.
Dessa forma, segue um esboço da magia. O QUE VOCÊS ACHAM (CONFESSO QUE É DIFÍCIL ADEQUAR ESSA MAGIA)?

EVOCAÇÃO: Variável

ALCANCE: Toque

DURAÇÃO: Variável

Restaura um documento ou objeto ao seu estado original. A magia só pode ser usada uma vez por documento ou objeto danificado. Após o efeito, o objeto da magia retorna ao estado em que se encontrava (exceto os efeitos permanentes). Caso seja restaurada pelos meios convencionais, poderá ser usado novamente a magia, respeitando o ciclo acima. Caso não seja restaurado pelos meios convencionais, o karma será gasto porém não surtirá efeito. Tal regra também se aplica ao uso nos equipamentos de proteção.
Por documento ou objeto entende-se como inscrições em paredes, artefatos de decoração, sacos de dormir, barracas, brasões em escudo, mapas, símbolos, desenhos, afrescos, enfim, há uma gama imensa de possibilidade. Caso haja dúvida em que pode se enquadrar, a palavra do MJ é a decisão final.
A magia leva em consideração 3 estados de danificação: pouco, médio e muito danificado. Algo totalmente danificado não pode ser restaurado.
Cada efeito restaura até uma certa idade. Objetos além desta idade não são afetados.
A restauração dos pontos de absorção dos equipamentos de proteção devem ser direcionados a até dois itens (toque), sendo os pontos divididos entre eles, não podendo ultrapassar o valor original. Valores excedentes serão perdidos.
Até o nível 5, reverte pelo período de 20 rodadas (inclusive equipamento de proteção), ao alcance do toque, e com evocação de 1 rodada. O sétimo e nono nível têm efeitos permanentes e é preciso um ritual.
A magia não funciona em objetos mágicos.

Restauração 1 - restaura objeto pouco danificado com até 5 anos de idade. Restaura até 10 pontos de armadura leve, escudo pequeno ou elmo aberto.

Restauração 3 - restaura objeto médio danificado com até 25 anos de idade. Restaura 20 pontos de armadura média, escudo grande ou pequeno, ou elmo aberto.

Restauração 5 - restaura objeto muito danificado com até 50 anos de idade. Restaura 30 pontos de armadura pesada, qualquer escudo, ou qualquer elmo.

Restauração 7 - restaura permanentemente objetos poucos e médios danificados com até 75 anos de idade. Restaura permanentemente armas das categorias Leve e Média, bem como equipamentos de proteção descritos nos níveis 1 e 3. O custo do ritual é um terço do valor da arma ou do equipamento de proteção, e 5 moedas de prata para objetos.

Restauração 9 - restaura permanentemente objetos muito danificados com até 100 anos de idade. Restaura permanentemente armas da categoria Pesada, bem como equipamento de proteção descrito no nível 5. O custo do ritual é metade do valor da arma ou do equipamento de proteção, e 1 moeda de ouro para objetos.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/03/20 07:32
Vai ai umas de sugestões para que a magia tenha mais utilidade. Podia:

- restaurar mecanismos (rodas,polias, engrenagens, maquinas de guerra)

- estruturas (pontes, tuneis desabados, muros)

- a falha da magia original está na progressão por idade. Podia alem da progressão por idade, por progressão pelo tamanho do objeto e pela sua complexidade.Ex. rodas são simples, engrenagens mais complexos, maquinas de guerra mais ainda. Restaurar uma vaso é mais fácil que uma estátua de 10 metros!

- Outro ponto na progressão da magia é que objetos mágicos só poderiam ser restaurados nos níveis mais altos (aqui temos um coisa que pode ser realmente interessante para o jogador)

OBS.: achava que restaurar armas devia ser em níveis mais baixos, pelo menos armas comuns.
#4 Nironde Enviado : 14/03/20 09:10
Um grande delimitador da magia é o tempo ao meu ver que deixa de ser muitas vezes utilizado.

Poderia ser na verdade quanto mais antigo maior valor e tempo para que objeto seja restaurado um processo mais lento e demorado.

Assim também quanto o nível de complexidade ser exigindo maior nível na magia maior tempo para realizar o processo.

#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/03/20 09:49
Nironde,

"...um processo mais lento e demorado." Aí que a magia fica pior do que está.Brick wall

Esta magia é uma das piores que existem com pouquíssima utilidade. A proposta é melhorar e dar mais utilidade Feliz Uma das inicitiva é dar mais opções nos efeitos e fazer coisas mais incríveis nos níveis altos. Veja exemplos abaixo do que poria ser a nova versão:

Efeito Nível 1

Efeito nivel 10 (cenas finais do filme Fantastic Beasts and Where to Find Them)
Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
Reparo (cenas fineis do filme Fantastic Beasts and Where to Find Them).jpg
#6 Nironde Enviado : 14/03/20 14:07
Não fui muito claro.
Eu quero dizer que não tem porque haver tempo como fator que limita a restauração.

Quanto ao filme ae dá pra ver que foi restauração ser simples porque é um objeto conhecido e já visto por quem está fazendo a restauração.

Casos de auta complexidade pode ser por ritual.

É só isso Muito Feliz
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/03/20 16:37
A ideia de ter tempo é para dar um brecha para o mestre por um objeto que não pode ser restaurado, mas fora isso não precisa mesmo. Feliz
#8 Nironde Enviado : 15/03/20 10:46
Tem várias formas de delimitador.

O personagem não haver nível suficiente.

Poderia ser exigido nível tanto na magia quanto ao tempo de habilidade em experiência (nível do personagem).
#9 Edilton Oliveira Enviado : 16/03/20 05:14
Ok, as sugestões foram boas. O grande desafio é delimitar as construções. Somente de raças civilizadas? Porque imagine que um grupo está nas Terras Selvagens, e lá se deparam, por exemplo, com um mecanismo simples, porém que eles nunca viram e não tem ideia do funcionamento. Está um pouco avariado. Eles poderiam restaurar? Ou seja, se vai restaurar um quadro, mesmo sem saber o conteúdo, mas eu sei que aquilo serve para retratar algo. Já nesse exemplo do mecanismo, pode-se ter pensado que seria um mecanismo de guerra, quando na verdade é para arar a terra.

"Restaurar uma vaso é mais fácil que uma estátua de 10 metros!" Entendo a lógica, mas digamos que nesse vaso de uns 50 cm foi feito sob medida, é único, e tem uma pintura nele. A tinta da pintura foi extraída de uma planta rara que quando toca na argila fica fluorescente. E a estátua é grande, porém grosseira, sem contornos expressivos.

Quando eu disse que tinha dificuldade nessa magia eu não tava brincando. Sem as limitações, ela pode se tornar uma das mais poderosas. O que não seria ruim, mas é preciso equilíbrio.

Então, não só Marcelo, mas todos, o que vocês acham disso?

Marcelo_Rodrigues escreveu:
Vai ai umas de sugestões para que a magia tenha mais utilidade. Podia:

- restaurar mecanismos (rodas,polias, engrenagens, maquinas de guerra)

- estruturas (pontes, tuneis desabados, muros)

- a falha da magia original está na progressão por idade. Podia alem da progressão por idade, por progressão pelo tamanho do objeto e pela sua complexidade.Ex. rodas são simples, engrenagens mais complexos, maquinas de guerra mais ainda. Restaurar uma vaso é mais fácil que uma estátua de 10 metros!

- Outro ponto na progressão da magia é que objetos mágicos só poderiam ser restaurados nos níveis mais altos (aqui temos um coisa que pode ser realmente interessante para o jogador)

OBS.: achava que restaurar armas devia ser em níveis mais baixos, pelo menos armas comuns.

#10 Edilton Oliveira Enviado : 16/03/20 05:16
Meu amigo, me ajude! Desenvolva mais essa ideia de nível suficiente/habilidade. Escreva um exemplo prático ou descreva um nível da magia para me dar ideia, eu agradeceria, valeu!

Nironde escreveu:
Tem várias formas de delimitador.

O personagem não haver nível suficiente.

Poderia ser exigido nível tanto na magia quanto ao tempo de habilidade em experiência (nível do personagem).

#11 Nironde Enviado : 16/03/20 14:42

Citação:
Citação:
Cada Efeito restaura objetos até uma certa idade. Objetos além desta idade não são afetado. Note que os objetos são restaurados apenas dos efeitos do tempo. Quebras, queimaduras, manchas de água e etc, não são afetados, embora partes intactas possam ser restauradas.

Com excessão do último nível

Exemplo:

Para cada nível de dificuldade a restauração conforme o tempo a metade com que indicado nos níveis da magia.

Também são adicionados aos níveis de dificuldade para cada um deles um nível para:
Quebra, queimadura, mancha de água e etc.

Segue o exemplo:

João tem nível 7 e encontrou um pergaminho em que ao estado deste objeto com mancha, rasgado, e este sendo 400 anos.

Restauração 7: Restaura objetos com até 200 anos de idade.

Para que João com total eficiência a usar a magia traga em seu estado original teria de possuir estágio 11 em seu personagem.

Quanto maior estágio do personagem menor o nível em dificuldade para a restauração.

Observação:

A magia nível 7 poderia informar quantos anos determinado objeto teria com precisão.
Informar que o efeito é permanente.

#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/03/20 16:04
Ninrode,

a ideia é interessante, mas não queria cometer o mesmo erro que fizemos nas técnicas de combate onde cada uma tem uma mecânica diferente. Isto confunde muito o jogador e dificulta a memorização. As magias devem seguir um padrão e esta de depender do estágio fica bem fora do padrão das magias.

Acho que o ponto chave não é uma questão de logica de se faz ou não sentido. A questão é: esta magia é util, é boa? E fraca? É forne de mais?

O foco da revisão é ela ser jogável. Pergunte a vc mesmo: "- eu pegaria esta magia para meu personagem"?

#13 Edilton Oliveira Enviado : 17/03/20 13:44
Novo esboço para apreciação. Para não atrapalhar a aventura, atentem que o mestre pode usar esse recurso: se for importante para a história que aquela construção não seja restaurada, é só avisar que ela foi “Totalmente Danificado”. Ou seja, se não for importante, deixa os jogadores se divertirem Feliz

EVOCAÇÃO: Variável

ALCANCE: Toque

DURAÇÃO: Variável

Restaura qualquer construção ao seu estado original. Inicialmente, apenas construções de raças civilizadas. A partir do momento que o evocador conhece a construção de outra raça, ele também poderá restaurar. Se caso tenha apenas observado, será necessário passar em um teste de intelecto MÉDIO para compreender a construção e poder restaurar.
Por construção entende-se qualquer objeto feito por uma raça: artefatos, pergaminhos, casas, armas, brasões, mapas, símbolos, armaduras, desenhos, etc. Enfim, há uma gama imensa de possibilidade. Caso haja dúvida em que pode se enquadrar, a palavra do MJ é a decisão final.
A magia só pode ser usada uma vez por construção danificada. Após o efeito, o objeto da magia retorna ao estado em que se encontrava (exceto os níveis 7º e 9º, onde os efeitos são permanentes). Caso seja restaurada pelos meios convencionais, poderá ser usado novamente a magia, respeitando o ciclo acima. Caso não seja restaurado pelos meios convencionais, o karma será gasto porém não surtirá efeito.
Cada efeito restaura até uma certa idade. Construções além desta idade não são afetados. Algo totalmente danificado não pode ser restaurado, é necessário que uma parte esteja intacta, mesmo que mínima.
A restauração dos pontos de absorção dos equipamentos de proteção devem ser direcionados a até dois itens (toque), sendo os pontos divididos entre eles, não podendo ultrapassar o valor original. Valores excedentes serão perdidos.
Até o nível 5, reverte pelo período de 20 rodadas (inclusive equipamento de proteção e armas), ao alcance do toque, e com evocação de 1 rodada. O sétimo e nono nível têm efeitos permanentes e é preciso um ritual.
A magia funciona em itens mágicos, porém só restaurará o encanto do objeto se for do mesmo nível (ou inferior) que o efeito usado para restaurar. Caso não seja, a construção será restaurada, porém o encanto não.
A restauração de armas e equipamentos de proteção seguem regras específicas descritas em cada nível da magia.

Restauração 1 - restaura construções com até 5 anos de idade, cujas dimensões não ultrapassem 1m x 1m x 1m. Restaura até 10 pontos de armadura leve, escudo pequeno ou elmo aberto. Restaura armas de categoria Leve.

Restauração 3 - restaura construções com até 25 anos de idade, cujas dimensões não ultrapassem 3m x 3m x 3m. Restaura 20 pontos de armadura média, escudo grande ou pequeno, ou elmo aberto. Restaura armas de categoria Média.

Restauração 5 - restaura construções com até 50 anos de idade, cujas dimensões não ultrapassem 5m x 5m x 5m. Restaura 30 pontos de armadura pesada, qualquer escudo, ou qualquer elmo. Restaura armas de categoria Pesada.

Restauração 7 - restaura permanentemente construções com até 75 anos de idade, cujas dimensões não ultrapassem 10m x 10m x 10m. Restaura permanentemente armas das categorias Leve e Média, bem como equipamentos de proteção descritos nos níveis 1 e 3. O custo do ritual é um terço do valor da arma ou do equipamento de proteção, e 3 moedas de ouro para construções.

Restauração 9 - restaura permanentemente construções com até 100 anos de idade, cujas dimensões não ultrapassem 15m x 15m x 15m. Restaura permanentemente armas da categoria Pesada, bem como equipamento de proteção descrito no nível 5. O custo do ritual é metade do valor da arma ou do equipamento de proteção, e 6 moedas de ouro para construções.

#14 dysthy Enviado : 17/03/20 16:00
A restauração por idade da construção poderia ser mais alta, principalmente nos lvls mais altos. Imagine um cara de lvl 10 que não consegue restaurar uma casa só pq a mesma tem 200 anos, sendo que estamos em mundos fantásticos e quase sempre que aparece algo a ser feito desse tipo seria uma construção de muitos anos. Acho que no lvl max poderia não ter limitador de idade.
#15 Edilton Oliveira Enviado : 17/03/20 17:00
Aumentar o tempo é algo a se pensar. Meu receio é que fique muito desbalanceado ao ponto de ser considerado uma Magia Ancestral. Por exemplo, vc sugere sem limite para o nível máximo, porém ele poderia restaurar uma construção do segundo ciclo? Entende meu receio?

dysthy escreveu:
A restauração por idade da construção poderia ser mais alta, principalmente nos lvls mais altos. Imagine um cara de lvl 10 que não consegue restaurar uma casa só pq a mesma tem 200 anos, sendo que estamos em mundos fantásticos e quase sempre que aparece algo a ser feito desse tipo seria uma construção de muitos anos. Acho que no lvl max poderia não ter limitador de idade.

#16 Nironde Enviado : 18/03/20 12:25
Acredito que não carece em usar o tempo como limitador. Mais sim o que pode demandar muito karma e tempo. Podendo concluí que precisaria de outras magias ou ações em conjunto para ajudar a fazer este feito.

Obs.
Mesmo que se realize uma restauração de uma enorme edificação poderia não ter karma o suficiente para concluir por um mesmo indivíduo.

#17 Edilton Oliveira Enviado : 18/03/20 14:26
Tempo já está considerado, copiando o livro de regras pág 175: “A evocação de magias rituais demora um número de horas igual à dificuldade do efeito que está sendo usado. Os efeitos desta magia se fazem sentir apenas após o término de seu tempo de evocação.”Ou seja, um ritual nível 9 demorará 9 horas, que é bastante tempo.

Agora, usar mais de um mago para evocar a magia (como magia cerimonial em gurps), isso não é característico das magias em Tagmar. Entendo a lógica, mas não se aplica. Talvez futuramente, em alguma revisão se inclua.

Com relação a quantidade de karma, também fugiria das características de Tagmar. O karma utilizado é de acordo com o nível da magia, e não com o efeito. Agora, se caso já exista algo diferente em Tagmar, por favor, me informe que eu não sabia.

Nironde escreveu:
Acredito que não carece em usar o tempo como limitador. Mais sim o que pode demandar muito karma e tempo. Podendo concluí que precisaria de outras magias ou ações em conjunto para ajudar a fazer este feito.

Obs.
Mesmo que se realize uma restauração de uma enorme edificação poderia não ter karma o suficiente para concluir por um mesmo indivíduo.

#18 Nironde Enviado : 19/03/20 07:24
Obrigado Edilton eu me esqueço dos detalhes.

Não costumava jogar com místico é por isso que tenho pouco mais de dificuldade.

Eu acabo usando mais a lógica.

Valeu pela atenção e sua paciência.
Fez um ótimo trabalho.
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/03/20 17:20
Pessoal,

fiz uma edição do texto para ajustar o estilo de escrita para ficar mais dentro dos padrões. Troquei o termo "construção" por "objeto" pois construção dá um falso sentido que a magia só afeta uma estrutura.

No mais a magia ficou ótima porque passou a ter mais utilidade na sua progressão afetando desde um pequeno objeto até construções, alem de poder agora restaurar permanente.

Por mim fechou, muito bom o trabalho feito! Applause
#20 DarkWater Enviado : 20/03/20 20:04
Gostei da nova edição desta magia. Acho que tá muito boa!
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/03/20 11:12
beleza... agendei para votação.
#22 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/04/20 08:10
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#23 Sistema de Votação Enviado : 15/04/20 21:53
Resultado da Votação "Restauração (revisão)":

Aprovado, 4 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
regisdante - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
T.REX - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest (7)
Ir para o Fórum