Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Ira Divina - revisão (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 3 75 %
Reprovado (precisa de melhorias) 1 25 %

2 Páginas 12>
Responder...
Ira Divina - revisão Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/02/20 08:37
Esta tarefa se destina a revisar a Magia - Ira Divina. Na pesquisa foi apontada como uma magia faca, onde a quantidade de pontos negativos são praticamente iguais aos negativos (50% de aprovação). Esta magia recebeu os seguintes comentários:

... efeitos muitos fracos...
... tem um efeito interessante, mas pouco prático...
... nunca usei, média...

#2 merlinus Enviado : 05/03/20 09:49
Acabei pegando essa magia para revisar.. logo uma das que eu mais gosto.
Assim para mim RPG tem duas frentes, Ele pode ser jogado enfrentando criaturas no mais belo estilo Hack Slash, aonde essa magia é deficiente/inútil, OU pode ser um jogo de estratégia, de interpretação aonde uma simples palavra bem colocada tem mais efeito do que uma duzia de espadas.
Eu propriamente dito não gostaria que Tagmar perdesse esse lado interpretativo.. mas como diria o Pedrinho se é para alegria do povo vamos tentar mudar algo:
O que proponho é nos efeitos pares da magia eles serem usados para batalhas os efeitos impares serem deixados como estão.

Gostaria de saber o que vocês acham e se concordam como acham que a ira deve bater nos que ousaram desafiar o deus: efeito em grupo (dai mais brandos) ou efeito individual dai mais fortes.

#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/03/20 10:14
merlinus,

não é padrão ter um efeito por nível, já que sua sugestão teria que ter efeitos pares e impares (1,3,5,7,9 e 2,4,6,8,10)

Uma sugestão é por um "ou". Assim a cada efeito o jogador poderá escolher entre duas opções.

OBS: esta solução foi adotada recentemente na magia Sagração.
#4 merlinus Enviado : 05/03/20 10:50
Pode ser tb
Me inspirei para falar de efeitos pares ou impares na magia apelo que tem exatamente a estrutura q estava pensando: nos impares efeitos instantaneos validos para batalhas, nos pares rituaiss
#5 Nironde Enviado : 05/03/20 16:02
Com franqueza é raríssimo e tende ha nunca ser usado em níveis mais altos pois sempre na maior parte haver inocentes serem envolvidos.

O que ocorre corriqueiramente seja por minorias, e por ter opção de magia maldições ao sacerdote acaba a não arriscar em usar irá divina.

Certamente castigo já seria... Por pessoas procurarem pelo indivíduo por um tempo pelo menos quanto perdurar as pragas pelos efeitos da magia irá divina na quela região. Imagino depender de passar pela região se escondendo.

Ninguém imagina como seja difícil saber de gente estar em seu encalço, a sua procura ou a cabeça a prêmio.
#6 DarkWater Enviado : 05/03/20 22:00
Pois é, pouco útil, não só por não ter uso me combate, mas por ser um milagre que tem que ser evocado por um bom motivo. O que pra mim chega a ser controverso, pois é bem injusto castigar uma comunidade pelos atos de uma pessoa. Se for pra castigar uma pessoa só que blasfemou, use Maldições.
Dito isso, existem vários milagres, como esse que deveriam estar nas mãos de NPC's, autoridades eclesiásticas de alta hierarquia das divindades de Tagmar. Que numa história bem contada, teriam excelentes usos pra esse milagre.
Ou seja, não é ruim, só não é tão útil quanto outras possibilidades pra um sacerdote que vive uma vida de perigos por seu deus.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 06/03/20 06:52
Acho que chegamos num impasse. Há o desejo de manter os atuais efeitos, mas não são úteis em jogo. Se mudar a magia para ter um segundo com uso mais pessoal, aí estaríamos fazendo o mesmo que maldições.

Assim, faço a pergunta: que acham de retirar esta magia da lista (deixando ela para o Livro das magias perdidas) e pensarmos em uma substituta?
#8 Nironde Enviado : 07/03/20 15:34
Passar a magia Irá Divina para perdida poderia em ser uma opção, mas não a solução do problema Marcelo.

Seria como aposentar a magia e seus efeitos.
#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/03/20 18:14
Mas não tem jeito. Se não da para ser util em jogo não justifica estar na lista para os jogadores. Gasta um slot de magia.

Mas e ai galera? Mais alguem a opinar?
#10 regisdante Enviado : 08/03/20 17:13
Faria o mesmo que aconteceu com Sagração.
Fundiria Maldição com Irá Divina.
Maldição Divina?
AMBOS efeitos em os todos os leveis, uso em um alvo ou uma comunidade/raio/km.

Assim não retiraria uma magia que é mto boooooa na minha opinião e abriria espaço para alguma nova e útil mais vezes em jogo.
#11 Nironde Enviado : 08/03/20 21:19
Citação:

Faria o mesmo que aconteceu com Sagração.
Fundiria Maldição com Irá Divina.
Maldição Divina?
AMBOS efeitos em os todos os leveis, uso em um alvo ou uma comunidade/raio/km.

Assim não retiraria uma magia que é mto boooooa na minha opinião e abriria espaço para alguma nova e útil mais vezes em jogo.

Tá ae uma alternativa e boa sugestão.
Applause Applause

Magia Irá Divina é pra ser coletiva.

Já magia Maldições é individual.

Mas ser a soma das duas traria o efeito mais poderoso e sendo condicionado aos sacerdotes.

Se ao menos ser coletiva mas podendo ser usada pelo jogador com inteligência.
Exemplo: uma tentativa desesperada ao saber de um exército estar acaminho e que não havendo interesse de poupar as vidas de inocentes e que as tentativas de paz falharam.

Sacerdote poderia invocar Irá Divina contra o exército.

Exemplo: Guerra, Peste, Fome, Morte.

Mas não afetando aos nativos do local isso já reduz muito ao número de vítimas ou possíveis inocentes.

Ao sacerdote deve de conhecer os motivos dos dois lados para que não sofrer as penalidades pela divindade.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/03/20 10:26
Podemos, fazer mas nada de efeitos em todos os níveis, já que fica totalmente fora do padrão.

Escolha: 1,2,4,6,8,10 ou 1,3,5,7,9

Merlinos,

Você pode fazer esta ideia de mesclar as duas?

#13 merlinus Enviado : 10/03/20 01:48
Acho que é uma boa e uma má idéia,
Foi uma das primeiras coisas que pensei mas tem a questão de enquilibrio:
maldições é magia do ciclo básico
Ira divina é das ordens

Logo se mesclar as duas alguem vai perder uma magia OU as ordens OU a classe básica.

Sobre ela afetar apenas um certo grupo .. acho interessante talvez o sacerdote possa escolher de alguma forma os poupados como por exemplo .. . sei lá "os que fizerem um simbolo com sangue nas portas", se bem que não sei que deus faria uma coisa dessas...

[edit] Fiz um rascunho da magia mesclando efeitos instantaneos com os que já tinham e retirando as obrigatoridades que haviam reclamado, deem uma olhada e opinem.
#14 regisdante Enviado : 10/03/20 21:02
Como o Marcelo falou.. a magia deve ter 1,3, 5,7 E 9
Ou
1, 2, 4, 6, 8 E 10.

Particularmente prefiro os pares, pois essa mistura daria muitos efeitos.

Tenta colocar no mesmo level da magia ambos efeitos de maldição para pessoas e ira para uma região. Think
#15 dysthy Enviado : 12/03/20 16:12
Acho que ficou muito boa, seguindo numeração 1,2,3 seguidas temos mais opções. Deveria incluir a duração nos lvls.
#16 merlinus Enviado : 12/03/20 17:03
Atualizado com as considerações.
Analisem e opinem
#17 Edilton Oliveira Enviado : 12/03/20 19:48
Cara, eu gostei da opção instantânea, com algumas observações. Já o ritual, acho de pouco utilidade prática no jogo. Acho muito improvável que alguém vá conseguir usar o nível 9 do ritual sem ferir um inocente. O último nível da magia deve ser aquele que todos devam fazer de tudo para comprar. E assim que comprar, vai demorar umas 5 campanhas para usar, e olhe lá se vai conseguir. Desmotiva.

No nível 7 da instantânea, invoca uma praga de animais. Ok? Beleza, eles aparecem do nada? Se estiver dentro de um castelo? Ou num barco? Em quantos turnos eles chegam? Aí deixa de ser instantânea. Poderia me explicar isso melhor?
#18 merlinus Enviado : 12/03/20 20:02
Serio q seu exemplo pra lugqres q nao tem ratos é um barco na era medieval?
Mas sim a idia é eles aparecerem magicamente vindos de toda parte como se eles sempre estivessem por lá.
Vou melhorar os dizeres.
Qto a acertar inocentes... Qdo o negocio é ira faz parte mas como esta especificado
"Os efeitos rituais podem ser colocados uma condição para poupar os escolhidos dos sacerdotes"
#19 regisdante Enviado : 12/03/20 20:18
Ficou mto boa essa ideia !!Applause Applause
Algumas considerações..
- Irá 3 não deve afetar apenas 2 pessoas, tem que afetar no minimo um numero igual ao a Ira 1, que no caso é 5 pessoas.

- Irá 7 esta mais fraco que ira 5.
Pensamos assim, o alvo já falhou na RM então ele nao pode se livrar da ira em 2 turnos. Só com quebra de encantos ou o sacerdote retirando a ira instantânea.
O efeito esta parecido com do nivel 5, porem ainda tem um lado ruim que atinge aliados essa parte esta mto ruim.
Tiraria essa parte que atinge aliados, a parte que o oponente se desvencilha em 2 turnos, e adiciona um Onus de tabela, tipo -5 em todas ações por conta de atrapalhar a vista, e movimentos do alvo.

#20 Edilton Oliveira Enviado : 12/03/20 20:19
Onde eu escrevi que num barco não tem ratos? Ou que castelos não tem ratos? Eu dei dois exemplos que, no meu entendimento, demorariam para os ratos chegarem se fossem chamados (e também não citou a quantidade). Mas vc está explicando que aparecem magicamente. Acho muito fantasioso, as magias são mais verossímeis em Tagmar. Mas é só minha opinião.

merlinus escreveu:
Serio q seu exemplo pra lugqres q nao tem ratos é um barco na era medieval?
Mas sim a idia é eles aparecerem magicamente vindos de toda parte como se eles sempre estivessem por lá.
Vou melhorar os dizeres.
Qto a acertar inocentes... Qdo o negocio é ira faz parte mas como esta especificado
"Os efeitos rituais podem ser colocados uma condição para poupar os escolhidos dos sacerdotes"

#21 merlinus Enviado : 12/03/20 20:45
Eu pessoalmente discordo, é um s ia tema q conjura elementais, demonios, e ate copias de vc mesmo... O q sao alguns ratos e morcegos?
#22 DarkWater Enviado : 12/03/20 21:14
Achei os níveis instantâneos bem fortes, especialmente os 5, 7 e 9. Acho que a Duração do Nível 5 poderia ser menor que uma semana.
Já o nível 7, em vez de "uma praga" de animais, deveria ser "vários" animais e perder EH ou levar algum dano já que suponho que eles irão tentar machucar, morder, arranhar o alvo.
O nível 9 precisa melhorar um pouco o texto. "o teste de resistência a magia será feita mais duas rodadas"; deveria estar, o teste de RM deve ser feito 2x. E discordo que ele deva passar na RM e sofrer algo, se passou, passou, está incólume.
#23 Nironde Enviado : 13/03/20 13:17
Irá divina poderia de haver força variadas conforme uma causa com mais ou menos intensidade ser informada ao MJ.

Eu imagino o seguinte se o invocador possa escolher as calamidades.

Efeito para tempestades.
(areia, chuva, granizo, rajadas de ventos, baixas ou elevadas temperaturas)

Efeito de seca
(Queimadas, ciclone, tornado)

Praga parece como se tudo migrar para um mesmo lugar.

Baratas, Ratos, vespas

Mofo : ao que tenha sido guardado comestível, pode vir a estragar. Seus efeitos variados como exemplo: (cólera, disenteria, alergias, alucinógenos).

Grandes quantias: Peste de Plandis , Formigas, Porcos do Mato, Enxame (abelhas, gafanhotos).

Achei muito legal
Peste de Plandis

Acho que isso se aplicaria ao último nível...

É uma idéia ...
Bom trabalho
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/03/20 13:34
Mas e ai? Como ficamos com esta magia?
#25 Nironde Enviado : 26/03/20 12:58
Sempre acreditei que Luna foi assolada pela peste por alguém que realizou uma Irá Divina.

Talvez fora Irá Divina conjunto com possivelmente outras magias.

Da pra ter idéia a proporção e efeito que possa alcançar e perdurar.

Já imaginaram Maldições conjunto com Irá Divina?

Acredito que Luna se mantém por ser muito rica e tem muitos místicos poderosos para conter a praga.

Obs. Veja que depende muito do MJ.
Mas também da situação com que levaria os acontecimentos.
Tudo leva a crer que a repercussão depende dos envolvidos e os acontecimentos.

Acima de tudo pode não ser intenção do evocador atingir inocentes.

Mas não fora dito quem fora o responsável ou se este tenha sido punido.

Por tanto houve um bom motivo por tudo isso.
Uma sociedade associada a ceita poderia ser um bom motivo.

Obs

Acho que já tá bom. Se alguma coisa falta poderia voltar a falarmos de novo.

#26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 28/03/20 10:15
Merlinus,

vi a sua nova descrição da magia e gostei! Só fiquei em dúvida quanto a uma coisa: em todos os efeitos instantâneos que afetam direto na pessoa, ele tem direito a resistência né?
#27 regisdante Enviado : 05/04/20 19:39
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Merlinus,

vi a sua nova descrição da magia e gostei! Só fiquei em dúvida quanto a uma coisa: em todos os efeitos instantâneos que afetam direto na pessoa, ele tem direito a resistência né?

Todas as magias tem efeito instantaneo OU ritual, tendo que o conjurador escolher qual está fazendo no inicio da magia, as magias instantaneas tem direito de Resistência.
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/04/20 08:11
Fechamos?
#29 samuel.azevedo Enviado : 30/04/20 18:21
Olá,

Ficou muito interessante! Applause Applause Applause

Sugiro inverter os efeitos instantâneos 5 e 7 pois o 5 me parece mais poderoso que o 7.

O efeito instantâneo também dura por 1 semana? Deveria ser variável e por um número de rodadas em cada efeito (ou permanente no último)...

Abraços
#30 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/05/20 10:58
Correções feitas. Evocação ritual dura uma semana e evocação instantânea dia 1 dia. Foi colocado uma observação no final sobre o uso leviano da magia.
Usuários visualizando este tópico
Guest (5)
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum