Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

2 Páginas 12>
Geografia das Ilhas Independentes Opções
#1 samuel.azevedo Enviado : 04/06/18 12:01
Bom dia,

O objetivo desta tarefa é discutir quais são as principais regiões, rotas, limitações geográficas para montar o mapa da região.

Esta tarefa deve obedecer as seguintes diretrizes:
- A região deve ter uma ou mais áreas mágicas e misteriosas como Dartel ou O Domo de Arminus (isto é discutido na tarefa Áreas Misteriosas, apenas importar a menção das áreas a este texto);
- A região deve ser ampla o suficiente para permitir a coexistência de raças e culturas diversas (respeitar o descrito na tarefas das Raças das Ilhas Independentes);
- Inspiração: "simbad o marujo" com inúmeras ilhas e cidades estados, Indonésia, Polinésia e África (provavelmente a maior ilha);
- Um reino submarino;
- Uma terra de dinossauros e antigas criaturas;
- Na descrição de algumas ilhas pode mencionar o povo que vive nela, ou raça que se originou dela, muito superficialmente; mas este não é o foco desta tarefa;
- Deve ter algumas ilhas ou territórios não nomeados, permitindo ao mestre colocar o que quiser ali;
- Aproveitar o máximo do material extraoficial da TagmarPedia sobre esta região, respeitando as diretrizes acima.

Deve ser evitado, nesta tarefa, por ter sido rejeitado nas etapas anteriores:
- Menção a locais com culturas inspiradas na China e Japão;
- Menção a locais com variação de raças já existentes em outros livros (ex: chega de variações de elfos, e variação de pequeninos foram rejeitadas);
- Menção a uma terra de elfos ou variação destes;
- Uma terra sem magia - isto também foi rejeitado nos debates e votações iniciais.

Abraços
#2 Arion Enviado : 04/06/18 14:22
Olá pessoal! Que bom que a discussão das Ilhas começou!!! Dancing

Vou deixar aqui uma ideia sobre uma região misteriosa situada no extremo oeste de Agéia que seria conhecida como "Ilhas Ermas". Essa ideia pode ser ampliada, modificada, trabalhada, enfim...

Trata-se de uma região inóspita e desabitada por humanos. Não haveria nenhum reino humano na região. Apenas ilhas inexploradas, sendo algumas habitadas por raças diferentes, algumas delas inteligentes, organizadas, outras não... Essa região ficava localizada após um mar perigoso e seria coberto por uma espécie de bruma mágica... Um nevoeiro intenso e inexplicável... Seria uma viagem muito perigosa e de difícil navegação... Ninguém saberia ao certo o número de ilhas existentes nessa localidade... Provavelmente, centenas delas, a maioria inexploradas... Uma região mística e com forte concentração de Karma (ou mana).. Não existiriam rotas comerciais nessa parte do mundo.. Apenas piratas e aventureiros se arriscariam por lá... Poucos seriam os capitães que arriscariam suas embarcações numa empreitada nas Ilhas Ermas. E, mesmo assim, mediante o pagamento de uma quantia monetária substancial.

Ilhas Ermas seria o lar das poderosas “Rainhas Arcanas”... Diferentemente do que está escrito no material extraoficial, as Rainhas Arcanas seriam cinco Entidades Ancestrais mágicas do Segundo Ciclo. Seriam remanescentes de uma raça superior de magos ancestrais... Poderiam ser semideusas também... Extremamente poderosas! Talvez as mais poderosas do Mundo! Seriam altas, esguias, sem rosto, e detentoras de uma quantidade incalculável de conhecimento, objetos mágicos e poder... Talvez seriam as responsáveis pela bruma mágica que circunda a região... Não gostariam de visitas inesperadas... Só entraria nessa região quem as Rainhas Arcanas permitissem...

Enfim... As Ilhas Ermas seriam a grande incógnita da ambientação... Uma região totalmente aberta para os mestres criarem aventuras surpreendentes e repleta de mistérios e misticismo.

Sem mais... Think
#3 Ares Enviado : 28/06/18 14:02
Após um bom tempo afastado e sem comentar muita coisas por motivos de faculdade, finalmente um pouco de ar e vamos lá.

Como fala o velho ditado envolvendo o xadrez, a historia estuda o movimento das peças, enquanto que a geografia estuda o tabuleiro. Acho que poderiamos começar por definir o tamanho da região em comparação com a Região d'Os Reinos. Meus pitacos:

-Em area total, ela deve ser muito maior do que os reinos. Por área total digo maritima+terrestre, para permitir regiões completamente inexploradas e uma miriade grande de ilhas e arquipelagos.
-Pegar modelos antigos dos mapas e ter antes de tudo, pelo menos um esboço de aonde ficam os diferentes povos, para que na hora da construção deles, tenha certa continuidade.
-Determinar de quão ao sul até quão ao norte a região se encontra, para determinar os climas naturais dos locais.
#4 Azurius Enviado : 28/06/18 14:11
Ótimo posicionamento do companheiro Ares.
#5 Arion Enviado : 28/06/18 15:17
Olá Pessoal!

Também concordo com o Ares! Acho que a primeira coisa que deveria existir é um esboço oficial do mapa da região... Sem isso fica mais complicado trabalhar outras tarefas como por exemplo "lugares misteriosos"... Não precisa ser nada profissional como os demais mapas, apenas um esboço...

Acho que o mapa atual deveria ser ajustado nos seguintes pontos:

a) Alteração do mapa de Agéia... Saindo a forma "Austrália" da Ilha, entrando a forma de "indonésia", com três ou quatros Ilhas principais, sendo Agéia a maior delas, numa idéia parecida com a existente hoje em dia entre Malásia e as Ilhas de Sumatra, Java e Borneo.

b) O tamanho das Ilhas Independentes tem que ser gigantesco mesmo... Poderia pegar toda a região acima do Império e do Mundo Conhecido, estendendo-se inclusive sobre a parte norte do oceano que fica ao leste do Mundo Conhecido... Assim, as Ilhas Ermas (extremo oeste da ambientação) ficariam mais ou menos sobre o Império, a região de Agéia (região central da ambientação) ficaria mais ou menos no limite do Mundo Conhecido e os Reinos Menores (onde ficam as cidades/estados, extremo leste da ambientação) ficariam em cima do oceano que banha toda a parte leste do Mundo Conhecido..

c) da Mesma forma, a parte sul e glacial da região deveriam ficar BEM afastadas de Agéia para justificar a variação do clima e a dificuldade de atravessar o grande oceano até o Mundo Conhecido...

d) O tamanho dos mares e oceanos da região deveriam ser aumentados substancialmente... O oposto do mapa atual que foca demais em quantidade de ilhas! Qual seria a graça se fosse tudo pertinho? A protagonista aqui DEVE ser a ÁGUA SALGADA!!!!

A partir daí novas idéias SURGIRÃO...

Sem mais
#6 Sistema Automático Enviado : 29/06/18 07:45
A Terefa foi solicitada pelo usuário marcelo_rodrigues
#7 Fábio_CM Enviado : 29/06/18 10:42
Arion escreveu:
a) Alteração do mapa de Agéia... Saindo a forma "Austrália" da Ilha, entrando a forma de "indonésia", com três ou quatros Ilhas principais, sendo Agéia a maior delas, numa idéia parecida com a existente hoje em dia entre Malásia e as Ilhas de Sumatra, Java e Borneo.

b) O tamanho das Ilhas Independentes tem que ser gigantesco mesmo... Poderia pegar toda a região acima do Império e do Mundo Conhecido, estendendo-se inclusive sobre a parte norte do oceano que fica ao leste do Mundo Conhecido... Assim, as Ilhas Ermas (extremo oeste da ambientação) ficariam mais ou menos sobre o Império, a região de Agéia (região central da ambientação) ficaria mais ou menos no limite do Mundo Conhecido e os Reinos Menores (onde ficam as cidades/estados, extremo leste da ambientação) ficariam em cima do oceano que banha toda a parte leste do Mundo Conhecido..

Alguma coisa mais ou menos assim? (a região em cinza não foi desenhada, mas coloquei todo o tamanho que imaginei o mapa para se ter uma ideia de escala)

Os reinos deveriam estar mais ou menos ao sul do centro da imagem. O Império ao sul da parte esquerda da figura. A parte direita (em cinza), seriam as regiões misteriosas e ao leste do continente dos reinos.
#8 Ares Enviado : 29/06/18 12:41
Tagmar é plano ou redondo?
#9 Fábio_CM Enviado : 29/06/18 13:12
Abaixo uma sobreposição em escala com o mapa dos reinos para ficar mais claro

Ares escreveu:

Boa pergunta. Imagino que seja redondo
#10 samuel.azevedo Enviado : 29/06/18 13:19
Eu já tenho a opinião de que as ilhas independentes deveriam ocupar uma área com dimensões iguais ou maiores a do continente ao sul.

Por falar nisso, não está na hora de batizar os continentes? Se eles forem avançados em navegação já devem ter pensado nisso.

Acredito que o nome do planeta é Tagmar. Mas qual é o nome do continente onde estão Os Reinos, Terras Selvagens, e O Império?
#11 Arion Enviado : 29/06/18 14:46
Olá Pessoal!

Também acho que as Ilhas Independentes deveriam ocupar um espaço maior no mapa... Não precisa ser um punhadinho de ilhas... Tem tudo a ver com a ambientação marítima... Longas viagens, perigos, terras distantes, povos diferentes, enfim... Aquela velha setinha (-->) que tinha no mapa antigo de tagmar 1 apontando a direção das Ilhas Independentes para o nordeste do Mundo Conhecido não precisa ser seguida tão rigorosamente assim... Podemos considerar apenas a rota conhecido para chegar até Agéia...

Também acho que será preciso dar nome aos continentes... Mundo Conhecido para quem? Os habitantes de lá podem conhecer o Mundo Conhecido por outro nome... Terra Firme? Deserto Imperial? Enfim... O pensamento tem que ser invertido nesse caso...
#12 samuel.azevedo Enviado : 29/06/18 14:55
O nome do continente sul poderia ser uma homenagem a uma das principais deusas deste continente (Maira/Saurina). A mesma regra poderá se aplicar depois para definir o nome do continente das ilhas independentes.
#13 Fábio_CM Enviado : 29/06/18 15:57
Arion escreveu:
Olá Pessoal!

Também acho que as Ilhas Independentes deveriam ocupar um espaço maior no mapa...

Tagmar é maior do que a Terra?
#14 Arion Enviado : 29/06/18 16:28
Explica melhor o seu raciocínio, Fábio_CM! Think

Explica também as áreas cinzas escuras do seu mapa esboço... Não entendi muito bem essas áreas... É um lugar vazio? Na minha opinião, essa parte de cima toda deveria ser Ilhas Independentes... Think

#15 Fábio_CM Enviado : 29/06/18 16:48
Oi. É que eu não terminei de desenhar. Coloquei em cinza apenas para termos uma ideia de proporção!

Aqui com uma parte a mais completada:

Perguntei antes se Tagmar é um planeta maior ou menor do que a Terra, porque se as Ilhas forem muito grandes, considerando o tamanho do continente, teremos um planeta gigante!
#16 Arion Enviado : 29/06/18 17:57
Entendi o seu raciocínio, Fábio_CM... blz!!

Mas na Terra, você saindo de um ponto qualquer vai andar 40 mil KM até chegar nesse mesmo lugar atravessando o mundo... Então, acho que o mapa atual do Império + Mundo Conhecido deve ajudar bastante nessa referência... Ilhas Ermas sobre o Império, criaria um ar mistico nessa Região! E, do lado leste, algumas ilhas nesse extremo, abriria chance remota para um novo continente ao leste do Mundo Conhecido... Quem sabe?

Sobre o seu mapa, achei ele bem bacana... Bem perto do que pensava... Só mudaria algumas coisas como por exemplo:

a) Menos ilhas no oeste (ilhas Ermas);
b) Uma baia na parte glacial, além de pequenas ilhas costeiras ao longo do continente (ver mapa Groelândia + Canadá);
c) Uma Ilha grande ao leste que seria o território de um poderoso império que provavelmente vai rivalizar com os reinos livres da região central de Agéia (material extraoficial);
d) Agéia um pouco maior que as outras Ilhas por ser a Ilha mais famosa da ambientação;
e) E as Ilhas formando um pequeno Losango (Losango Astral) entre Agéia e as Ilhas Glaciais.

Sem mais...
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 29/06/18 21:08
Gelara... assumi esta tarefa. Vou gastar um tempo lendo este e outros topicos antes de dar andamento...

Aguardem Feliz
#18 Flores Enviado : 30/06/18 10:05
Oi gente,

Deixarei minha opinião e algumas indagações.

Citação:

Esse mapa proposto ficou bem legal.

Citação:
Aquela velha setinha (-->) que tinha no mapa antigo de tagmar 1 apontando a direção das Ilhas Independentes para o nordeste do Mundo Conhecido não precisa ser seguida tão rigorosamente assim... Podemos considerar apenas a rota conhecido para chegar até Agéia...

Em relação a aquela setinha que aponta as ilhas independentes à Noroeste, concordo com o que foi dito, pode ser o caminho "seguro"e conhecido do pessoal de Porto Livre (como foi citado em algum lugar, não sei se em livro, fórum ou tagmarpedia).

Citação:

Também tive essa dúvida em relação ao formato e proporção do mundo de Tagmar, a forma do mundo influenciará diretamente no mapa, sendo assim qual será a projeção cartográfica selecionada a fim de delimitar as proporções do planeta?
Por exemplo, no desenvolvimento da tarefa Áreas Misteriosas ao tentar esquematizar as distâncias entre as ilhas no Losango Astral imaginei algo em torno de +-200km de distância entre as ilhas internas e próximas ao Losango. O que em mar aberto, com veleiro gastaria mais de uma noite de travessia com ventos à favor. É tal qual pensar na direção das mares costeiras no Brasil, a travessia para o Caribe é favorecida, porém para o retorno é mais prático atravessar o oceano em direção à Africa (máximo 12~15 dias) e retornar para o Brasil do que enfrentar pelo menos 6 meses de travessia costeira. Isso casa com uma das ideias propostas que para ir do continente conhecido para as ilhas possui um período e o retorno maior período.

Desejo a todos um bom final de semana.
Pense ai, pois é com ôces.
#19 Fábio_CM Enviado : 02/07/18 02:01
Pessoal, abaixo o esboço completo:

Arion escreveu:
Ilhas Ermas sobre o Império, criaria um ar mistico nessa Região! E, do lado leste, algumas ilhas nesse extremo, abriria chance remota para um novo continente ao leste do Mundo Conhecido... Quem sabe?

Bem, pensando que as Ilhas começam ao leste do continente, se elas ainda devem estar totalmente sobre o Império, teríamos uma extensão muito grande. No mapa que esbocei acima fiz em uma proporção de 2:1, ou seja, ele tem duas vezes mais distância no sentido leste-oeste do que no sentido norte-sul. Não há distorção por projeção.

Arion escreveu:
b) Uma baia na parte glacial, além de pequenas ilhas costeiras ao longo do continente (ver mapa Groelândia + Canadá);

Mais ilhas na parte glacial?

Arion escreveu:
d) Agéia um pouco maior que as outras Ilhas por ser a Ilha mais famosa da ambientação;

Uni as duas maiores ilhas que estavam por ali. Seria melhor que fossem ainda maiores?

Arion escreveu:
e) E as Ilhas formando um pequeno Losango (Losango Astral) entre Agéia e as Ilhas Glaciais.

Fiz mais ou menos como o Flores estava desenhando no tópico de Áreas Misteriosas, mas sem muita preocupação com escala.

Flores escreveu:
Também tive essa dúvida em relação ao formato e proporção do mundo de Tagmar, a forma do mundo influenciará diretamente no mapa, sendo assim qual será a projeção cartográfica selecionada a fim de delimitar as proporções do planeta?

É preciso entrar nesse tipo de detalhe? Eu acho que os mapas de RPG não representam as distorções devido a projeção.

Pessoal, desenhar o mapa de verdade, o que será oficial, não é uma tarefa simples e não sei se atualmente temos alguém pra fazer isso. Podemos ir trabalhando no esboço acima (mexendo e alterando no que for necessário) até que cheguemos a alguma decisão e encontremos alguém pra fazer a arte final. Digo isso porque a versão que está na Tagmarpedia não pode ser editada, enquanto este que eu postei tenho os arquivos xcf.
#20 Azurius Enviado : 02/07/18 08:35
O mapa poderia ser dividido em parte é os esboços irem sendo trabalhados aos poucos.

Talvez achar alguém que faça tudo de uma vez seja realmente improvável, mas aos poucos pode ser uma tarefa possível.
#21 Arion Enviado : 02/07/18 10:59
Salve! Dancing

Estou gostando bastante do mapa, Fábio_CM! Na verdade, é muito mais que precisamos nesse momento de esboço inicial! Não precisamos de um mapa profissional até a conclusão dos textos! Parabéns pela iniciativa! Applause

Vou deixar aqui mais algumas sugestões para ajustes...

Citação:
Bem, pensando que as Ilhas começam ao leste do continente, se elas ainda devem estar totalmente sobre o Império, teríamos uma extensão muito grande. No mapa que esbocei acima fiz em uma proporção de 2:1, ou seja, ele tem duas vezes mais distância no sentido leste-oeste do que no sentido norte-sul. Não há distorção por projeção

Blz! Ficou bom assim... Só achei que que existem algumas ilhas próximas demais do Mundo Conhecido... Seria melhor subir um pouco e espalhar elas para dar a sensação de grande distância!!! Lembrando que apenas "baleeiros de Conti já tiveram algum contato com as Ilhas Independentes",segundo uma passagem perdida em algum livro da ambientação. Nessa distância aí fica fácil para outros reinos do MundoConhecido chegarem lá...

Citação:
Mais ilhas na parte glacial?

Na verdade, estava pensando na existência Baías nessa região... O alto-mar está muito presente... São nas Baías onde as embarcações ficam mais protegidas,cidades são erguidas, e de lá saem boas histórias de RPG!!! Minha sugestão: existência de: a) uma baía e; b) uma entrada para o mar.. Para a Baía, dá uma olhada na Baia de Hudson no Canadá, que tem algumas Ilhas ao norte... Para a entrada do mar, dá uma ilhada na saída de San Petesburgo para o golfo da finlândia... São bons exemplos...

Citação:
Uni as duas maiores ilhas que estavam por ali. Seria melhor que fossem ainda maiores?

Acho que pela ideia que está no material extraoficial, não precisaria unir as duas ilhas maiores não... Acho até interessante duas ou três ilhas maiores... A única coisa que poderia ser feita seria uma das ilhas, a mais central -Agéia-, ser um pouco maior... Um destaque! Agéia deve abrigar os principais reinos (califados,cidades, etc) dessa ambientação... Na verdade, são vários reinos... Uma pequena baía também seria legal pelas razões do item acima...

Por fim, ainda com base no material extraoficial, temos a região dos reinos menores... Esses reinos menores serão um conjunto de algumas cidades estados existentes, alguns ocupando mais de uma ilha... Essa região dos reinos menores deverá abrigar, junto com os reinos de agéia, as principais rotas comerciais da região...Então seria bacana uma distribuição de ilhas adequada para essa idéia de rota comercial... Minha sugestão,tirar um pouco dessas ilhas coladas em Agéia e deslocar algumas delas para leste, perto da Ilha que vai abrigar o grande império antagonista...

Sem mais...Vou deixar o espaço para receber outras opiniões...
#22 Fábio_CM Enviado : 02/07/18 16:44
Fiz algumas alterações e abaixo está o mapa com elas.

Algumas considerações:
Arion escreveu:
Seria melhor subir um pouco e espalhar elas para dar a sensação de grande distância!!!

Subi um pouco, mas não dá para ir muito para o norte. Aquelas ilhas em linha foram baseadas no mapa extraoficial. Talvez fosse melhor depois, quando formos unir os mapas de verdade, aumentar a distância entre o continente e o mapa das ilhas apenas com oceano.

Arions escreveu:
Na verdade, estava pensando na existência Baías nessa região... O alto-mar está muito presente... São nas Baías onde as embarcações ficam mais protegidas,cidades são erguidas, e de lá saem boas histórias de RPG!!! Minha sugestão: existência de: a) uma baía e; b) uma entrada para o mar.. Para a Baía, dá uma olhada na Baia de Hudson no Canadá, que tem algumas Ilhas ao norte... Para a entrada do mar, dá uma ilhada na saída de San Petesburgo para o golfo da finlândia... São bons exemplos...

Aumentei bastante a quantidade de terra e coloquei algumas baías e mares. Só não se se estão no lugar ideal. Não imagino que a região glacial seja explorável, principalmente com as embarcações disponíveis.

Arion escreveu:
Então seria bacana uma distribuição de ilhas adequada para essa idéia de rota comercial... Minha sugestão,tirar um pouco dessas ilhas coladas em Agéia e deslocar algumas delas para leste, perto da Ilha que vai abrigar o grande império antagonista...

Não mexi nessa parte porque acho que já existem ilhas que se conectam até o arquipélago do sudeste. Seriam elas muito poucas?

#23 Arion Enviado : 02/07/18 19:14
Blz, Fábio_CM! Entendi tudo... Acho que os ajustes no mapa agora virão com o avanço da produção de conteúdo! Vou deixar o espaço para os outros participantes opinarem! Valeu!! Applause
#24 samuel.azevedo Enviado : 09/07/18 08:56
Bom dia,

Eu pessoalmente não gostei muito dessa ilha furada no meio. E acho que poderia reduzir a quantidade de ilhas minúsculas (em alguns pontos está parecendo uma nuvem de mosquitos) e colocar algumas de tamanhos variados.

Abraços
#25 Fábio_CM Enviado : 09/07/18 10:47
samuel.azevedo escreveu:
Eu pessoalmente não gostei muito dessa ilha furada no meio.

Posso redesenhar aquela parte sem problemas. Deixo preenchido por terra?

samuel.azevedo escreveu:
E acho que poderia reduzir a quantidade de ilhas minúsculas (em alguns pontos está parecendo uma nuvem de mosquitos) e colocar algumas de tamanhos variados.

A grande quantidade de ilhas foi baseada no mapa extraoficial. Pela escala, muitas das pequenas ilhas tem entre 8 e 20 km. Peloo google earth vemos que a Ilha de Barbados tem 15 km em seu lado menor.

Posso dar uma limpada no mapa, removendo pequenas ilhas ou juntando em ilhas maiores. Qual o tamanho ideal para a média das ilhas?
#26 samuel.azevedo Enviado : 09/07/18 12:09
Sugiro algumas do tamanho de 3 a 9 ilhotas. E outras poucas do tamanho daquela central do losango astral variando o tamanho e formato em 50 a 100%.
#27 Fábio_CM Enviado : 09/07/18 14:29
Fiz algumas alterações no mapa, principalmente mesclando várias ilhas em ilhas maiores.

Mantive algumas ilhas pequenas para dar uma impressão mais realista.

#28 Ares Enviado : 09/07/18 23:47
https://imgur.com/a/93lyArT

Algumas sugestões de alterações, com a imagem para dar uma ideia:
1-Adicionar algumas ilhas, para oferecer uma continuidade as ilhas existentes, mais ou menos como as ilhas caribenhas formam um "arco".

2-Para tornar essa ilha mais massuda, acho que ficaria mais agradável ao olhar.

3-Era uma região próximo a massa central, mas faltavam ilhas menores por lá.

4-Dividindo ailha gigante em duas menores, retirando aquela ponte terrestre.

5-Ilhas no extremo ocidente, só para preencher um espaço que parecia muito vazio.
#29 Arion Enviado : 10/07/18 08:52
Olá, pessoal! Rapaz... Só para refletirmos... Acho que tem ilha demais nesse mapa!!!! Será que a gente precisa de tantas ilhas assim? O mar aberto não vai ter espaço não? Vai ter espaço para navegação de grandes embarcações? Acho que daria para tirar aquela ilha grande que fica acima da ageia... Em forma de estilingue! O que vcs acham?
#30 Fábio_CM Enviado : 10/07/18 09:06
Arion escreveu:
Olá, pessoal! Rapaz... Só para refletirmos... Acho que tem ilha demais nesse mapa!!!! Será que a gente precisa de tantas ilhas assim? O mar aberto não vai ter espaço não? Vai ter espaço para navegação de grandes embarcações? Acho que daria para tirar aquela ilha grande que fica acima da ageia... Em forma de estilingue! O que vcs acham?

Será? Você deu uma pensada sobre a escala? Entre Agéia e o arquipélago do oeste tem uns 1000 quilômetros de distância. Tens outros 1000+ até o arquipélago do sudeste. O mar interno em Agéia tem uns 500 km de diâmetro (com várias ilhas menores por dentro). Acho que espaço para navegação tem.
Usuários visualizando este tópico
Guest (4)
2 Páginas 12>
Ir para o Fórum