Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : 1.4 Humanos (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

1.4 Humanos Opções
#1 Fábio_CM Enviado : 09/01/18 11:05
Esta tarefa tem os seguintes objetivos:
1. Criar um texto introdutório resumido para os diferentes povos humanos que vivem nas Terras Selvagens. O texto não deve ser uma cópia do que está no Livro das Terras Selvagens, mas trazer de forma resumida informações quanto a variações de características físicas e sociais, bem como suas preferências de profissões e armas (inclusive exóticas, se existirem), separando-as por povos. Por exemplo, os vermelhos utilizam a arma X como comum, embora ela seja exótica para todos os outros.
2. Criar caracterizações de origem para as Geleiras (mínimo 4), o Domo de Arminus (mínimo 3) e as estepes entre as Geleiras e a Muralha de Goguistá. Criar caracterizações de outros tipos que achar conveniente.
3. Os atributos e capacidades dos humanos são os mesmos daqueles presentes nos reinos. Nada deve ser acrescentado.
#2 Sistema Automático Enviado : 13/01/18 09:14
A Terefa foi solicitada pelo usuário samuel.azevedo
#3 samuel.azevedo Enviado : 16/01/18 12:03
Comecei o trabalho. Descrevi os povos humanos das terras selvagens (bárbaros, lazúlis, nômades, sangar, e rúbeos) - será que faltou algum? E comecei a fazer as caracterizações dos bárbaros.
#4 RenatoCardos Enviado : 16/01/18 12:20
Samuel. No livro estes são os povos nômades (região das geleiras). Os bárbaros no livro são os Volins, Iilins, Nierus , Zumis, Nasinquis e Ortoor Maerquir que estão mais ao norte ao sul de Eredra.
#5 samuel.azevedo Enviado : 16/01/18 12:44
Os ortoor maerquir são orcos.

No texto Bárbaros e Nômades consta os clãs bárbaros (volins, iilins, nierus, zumis, nasinsquis e ortoor) e descreve um povo nômade da mesma região. Os povos das geleiras (rúbeos e lazúlis) também são nômades.

Esta tarefa é para descrever todos os povos humanos do livro das terras selvagens. ;-)

Abraços
#6 Ares Enviado : 16/01/18 13:25
Herdeiros de Tindael?
Talvez a população de Telas? Mas não sei, eles são majoritariamente estrangeiros dos reinos, então obedeceriam as caracterizações dos povos dos reinos.
#7 samuel.azevedo Enviado : 16/01/18 13:43
Pelo que entendi os herdeiros de Tindael são os descendentes de quem escapou da tragédia das estepes vítreas no reino de Tindael. Vou colocar como Tindaeli.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/01/18 13:53
Sim, os de Telas são estrangeiros e são um enclave do "Reinos Civilizados" no meio das terras selvagens. Faz sentido seguir as caracterizações e tudo mais da ambientação principal.
#9 samuel.azevedo Enviado : 16/01/18 22:16
Entre os objetivos da tarefa, está:

Citação:
2. Criar caracterizações de origem para as Geleiras (mínimo 4), o Domo de Arminus (mínimo 3) e as estepes entre as Geleiras e a Muralha de Goguistá. Criar caracterizações de outros tipos que achar conveniente.


Acredito que deveria ser uma tarefa separada fazer caracterizações das regiões, para não confundir com as caracterizações estas raças com suas regiões. No trabalho que estou fazendo, estou colocando caracterizações para as raças em si, uma, principal, que é obrigatória da raça e outras que podem ser aprendidas por quem tiver um mestre desta raça. (Aqui uso a palavra raça no contexto das etnias humanas das Terras Selvagens).

Abraços
#10 samuel.azevedo Enviado : 16/01/18 23:32
Bom, fiz um primeiro esboço com as raças e caracterizações para cada raça. Precisa principalmente de uma revisão para adicionar as armas preferidas ou comuns de cada povo.
#11 Fábio_CM Enviado : 17/01/18 01:28
samuel.azevedo escreveu:
Acredito que deveria ser uma tarefa separada fazer caracterizações das regiões, para não confundir com as caracterizações estas raças com suas regiões.

Ok. Vamos ver como fica e depois abrimos tarefas para as que faltarem.

Sobre o que está no verbete:
•1• O terceiro parágrafo de Bárbaros se refere a um clã específico, aos orcos ou aos bárbaros em geral?
•2• Não saber ler e escrever significa que eles não podem compra a habilidade Escrita? Nunca? Não saber ler e escrever é o padrão para a maioria das pessoas em Tagmar e Escrita já é uma habilidade restrita. Então, qual seria o prejuízo deles?
•3• As caracterizações de custo 0 são "pacotes" fechados, ou kits, para transformar um personagem comum em uma versão mais próxima dos personagens daquela região, correto? Portanto, para remover as características individuais seria preciso recomprar os pontos normalmente. Por exemplo, para criar uma Lazúli de 1,80 seria preciso pagar 1 ponto de caracterização. Essas é a ideia?
•4• Caracterização Bárbaro: Os efeitos negativos estão brandos comparados com os efeitos positivos para fazê-la gratuita. Além disso, não entendo porque 1 ponto em técnicas de combate. Para mim não parece muito coerente os bárbaros passando técnicas de combate através das gerações (considerando que os grupos de armas são o saber lutar, enquanto as técnicas de combate são o refinamento na forma de lutar).
•5• O que a caracterização Armadureiro Volim traz de benefício? Saber construir uma armadura completa é exótico para eles? Isso não aparece nos parágrafos acima.
•6• Várias: Para seguir o padrão das caracterizações de origem, sugiro que você não use bônus de níveis nas habilidades, mas sim bônus em colunas.
•7• Escravagista: Eu gostei. Você comparou com as caracterizações de aliança para certificar-se se o custo é compatível com os poderes de um aliado e seguidor?
•8• Lazúli: aqui uma contradição de regras (repetida em outras caracterizações posteriores). Você concedeu +2 em RF contra o frio, mas a regra de resistência contra o frio exige um teste de físico.
•9• Mira lazúli: Possível de ser somada com a técnica mira, correto? Porque a técnica de combate também usa percepção como base.
•10• O +2 em deslocamento seria VB? Portanto, um nômade humano teria VB 22?
•11• As penalidades do status social nômade são em colunas ou em níveis? Se forem em colunas eu achei pouco para os custos.
•12• Segredo rúbeo está muito forte para seu custo 1. Os bônus em níveis poderiam ser convertidos para bônus em colunas.
#12 samuel.azevedo Enviado : 17/01/18 19:09
Olá, muito obrigado pelas contribuições! Aí vai minhas respostas:

1. É sobre bárbaros em geral. Corrigi a primeira oração para ficar mais claro.

2. Ok, vou tirar esta parte de alfabetização das caracterizações.

3. Procurei fazer uma caracterização de custo 0, para ser o "kit" ou "pacote" de um humano padrão daquela etnia. Busquei listar os aspectos positivos e negativos usando caracterizações já existentes ou criando novas caracterizações, de forma que os custos de todas somadas dê 0. Assim, o jogador poderá usar o sistema de caracterização para personalizar seus personagens normalmente. Inclusive, tive alguma dificuldade nos textos do povo bárbaro e nômade, pois não descreve se possuem características físicas marcantes que diferencie seus corpos dos outros humanos (uma tribo usa roupas assustadoras, outra tribo usa barba). Já com os povos Sangar e herdeiros de Tindael, não percebi tanta riqueza de detalhes no texto para fazer muitas caracterizações extras.

4. Ok, refiz a caracterização bárbara. Por falar nisso, em todas as caracterizações de custo 0 procurei listar quais são as caracterizações positivas e negativas que as compõe, veja se ficou melhor assim.

5. Verdade, fazia sentido quando armaduras completas não existiam no cenário. Alguns textos, como o dos bárbaros, são tão ricos que não consegui sintetizar tudo nesta tarefa; mas consta que só eles usam armaduras completas entre os bárbaros, no livro das terras selvagens.

6. Ok, vou seguir isso exceto para casos de bônus muito específicos, como ficou o do Armadureiro Volim - estes específicos vou deixar bônus em nível.

7. Sim, me baseei nas caracterizações Aliado e Seguidor, meu objetivo é que seja uma variação delas; mas tem algo mais, porque o escravo pode querer fugir.

8. Corrigido.

9. Sim.

10. Isso, mas diminui o bônus.

11. Ok, corrigi para níveis; mas sinceramente fiz esta caracterização apenas porque o texto dos nômades menciona que isso é muito importante para eles, mas não esclarecia todos os níveis de status, então criei alguns. Talvez fosse suficiente apenas dizer que é comum aplicar as outras caracterizações sociais.

12. Ok, corrigido.
#13 Ares Enviado : 17/01/18 21:00
Tindaeli:
1-Porque não uma caracterização para montaria de avestruz?
Sangar:
1-Que tal algo sobre o conhecimento das ervas e preparo delas?
2-Os Olgaris são obviamente sacerdotes, mas poderiam ter uma caracterização também dizendo que o sacerdote é um deles.
Vermelhos:
1-Escravo de Guerra, uma caracterização para ser um e outra para ter um, tem todo um plano de fundo interessante na ambientação.
Azuis:
1-Trenos?
#14 samuel.azevedo Enviado : 18/01/18 00:44
Olá Ares, obrigado pelas sugestões, incorporei todas elas!

Fabio, offtopic: sugiro adicionar na lista de tarefas deste livro a descrição de trenós puxados por diferentes animais, bem como algumas fichas de animais (como a variação de cão adaptada para a neve e para puxar trenó).
#15 Fábio_CM Enviado : 18/01/18 16:03
samuel.azevedo escreveu:
Fabio, offtopic: sugiro adicionar na lista de tarefas deste livro a descrição de trenós puxados por diferentes animais, bem como algumas fichas de animais (como a variação de cão adaptada para a neve e para puxar trenó).

A lista de itens e ferramentas deverá ser uma tarefa sim, tem razão.

Quanto as criaturas... bem, acho que poderemos fazer só a lista, por hora. Enquanto não atualizarmos o bestiário atual para a versão 3.0 não devemos ficar criando novas criaturas.
#16 Fábio_CM Enviado : 20/01/18 00:57
Mais alguma coisa?
#17 Fábio_CM Enviado : 21/01/18 23:13
A caracterização Treinamento com armas custa o mesmo e oferece mais benefícios do que a caracterização Preparado para a guerra, do reino de Azanti. Será que é a de Azanti que está fraca? Elas não podem ter tanta diferença pelo mesmo custo.

Samuel, em vez de utilizar bônus em níveis para as habilidades, porque você não diz que a caracterização concede uma tarefa aperfeiçoada gratuitamente? Vejo que todas com bônus em níveis tem mais ou menos a mesma função do que as tarefas aperfeiçoadas. Isso ajudaria a manter a ficha organizada.

Você poderia fazer uma tabela reunindo todas as caracterizações? Qual a categoria vamos enquadrá-las? Não tenho certeza se são de origem. Talvez uma categoria nova.
#18 samuel.azevedo Enviado : 22/01/18 15:10
A caracterização Preparado para a guerra de Azanti deveria ter um custo menor, o bônus é mínimo (+1 ponto de armas) e ainda tem um ônus (deve comparecer a convocação militar com punições caso não fizer). Subi o custo de Treinamento com armas para 2, acho que ficou adequado, um valor maior que este ficaria desvantajoso perto da caracterização Talentoso referente a armas.

Procurei mudar o bônus em nível por tarefa aperfeiçoada.

Acho que algumas das caracterizações listadas nesta tarefa poderiam ser caracterizações de origem; mas nada impede de criarmos uma categoria de caracterização de raças. Vai ter caracterização para as demais raças deste livro?
#19 Fábio_CM Enviado : 22/01/18 15:46
samuel.azevedo escreveu:
Vai ter caracterização para as demais raças deste livro?

Sim.
#20 Fábio_CM Enviado : 25/01/18 18:49
Mais alguma coisa?
#21 Azurius Enviado : 26/01/18 14:43
Lutador (2) - você é mestre na luta desarmada, recebendo +1 em combate desarmado. Consegue imobilizar oponentes com golpes de combate desarmado que causem 50% ou mais na EF, e eles terão que fazer um teste resistido de escapar contra seu teste de força.

Eu particularmente já não vejo com bons olhos a regra que foi implementada no tagmar 3.0 sobre imobilização. Facilitar mais aquilo vai fazer com que seja possível se matar personagens de níveis altíssimos com um personagem de level baixo.

Tocar na física do adversário, abre uma janela de oportunidades enorme pra se matar o adversário. Um bom exemplo disso seria usar veneno no alvo imobilizado.

Nada contra samuel e fábio. Acho apenas a regra desbalanceada mesmo.

#22 Fábio_CM Enviado : 26/01/18 18:15
Acertar a EF não é fácil. Excetuando um crítico ou quando não há mais EH, são poucas as condições que permitem dano na EF. Essas condições raramente são alcançadas se as regras forem seguidas.
#23 samuel.azevedo Enviado : 26/01/18 22:27
Olá,

Acho que Azurius tem razão. A imobilização é bem explicada no novo manual de regras 3.0 neste link ou no trecho abaixo, então dar um bônus e melhorar a imobilização (melhoria equivalente a 2 níveis no resultado) ao mesmo tempo seria dar muitos bônus, além de mexer com a mecânica da imobilização na proposta que a caracterização apresentava.

Citação:

O capítulo de combate apresenta uma série de meios táticos para a solução dos conflitos. Porém, às vezes os personagens desejam realizar ações muito mais físicas e menos estratégicas, como agarrar e imobilizar o adversário.

Para iniciar uma imobilização o atacante deve possuir as duas mãos livres e ser bem sucedido em atingir a EF ou 100% da EH de seu alvo com um ataque empregando combate desarmado. Nenhum dano é provocado, independente do resultado. A vítima tem direito a realizar imediatamente um teste de escapar com dificuldade pelo menos igual à obtida pelo atacante para evitar ser agarrada. Em caso de fracasso ambos os personagens passam a ocupar o mesmo espaço no grid de combate (se ele estiver sendo usado) e a vítima está imobilizada.

A faca e a manopla são exceções a regra acima, pois mesmo armado com uma delas é possível iniciar uma imobilização.

Uma vítima imobilizada não pode realizar magias nem qualquer habilidade que envolva movimentação livre. Ela também não pode usar armas médias ou pesadas e só pode atacar o personagem que a está agarrando. Sua VB fica reduzida a 0 enquanto ela permanecer nesta condição. Ela ainda pode utilizar sua EH para evitar o dano de qualquer personagem que não seja seu imobilizador. No entanto, a vítima imobilizada é suscetível a qualquer ataque oportuno de ataques corpo a corpo.

No início de cada um de seus turnos um personagem imobilizado pode tentar se livrar da imobilização. Para isso ele realiza uma jogada na tabela de testes de resistência, onde a força de ataque é o nível do combate desarmado do oponente e a força de defesa será seu nível na habilidade escapar ou seus valores de força ou agilidade, conforme preferir. Um sucesso afasta os dois e a vítima tem seu turno resolvido normalmente, sem empecilhos.

O personagem que esteja imobilizando pode provocar dano por combate desarmado em todas as rodadas. Ele faz o teste de ataque e acrescenta 25% ao dano obtido. Uma falha crítica neste teste encerra a imobilização imediatamente.

Alternativamente ao dano, o personagem pode tentar sufocar uma vítima imobilizada. Neste caso, como presume-se que a vítima não foi capaz de respirar fundo antes de ser sufocada, ela é capaz de permanecer ativa apenas por [Físico] rodadas antes de estar sufocando (mínimo de 0 - sufoca imediatamente), conforme apresentado na seção Segurando a respiração.


Então, vou trocar a caracterização Lutador para ficar assim:

Lutador (3) - você é mestre na luta desarmada, recebendo +1 no ataque e no dano em combate desarmado.

Obrigado pela contribuição!
#24 Azurius Enviado : 27/01/18 15:11
Samuel, boa tarde meu nego.

A caracterização lutador tá um pouco fraca, custando muito e bonificando algo pouco usado. Abrindo o uso dela para o grupo combate desarmado e reduzindo o custo dela pra 2 pode ser uma boa forma de melhora-la.

O que você acha?
#25 samuel.azevedo Enviado : 27/01/18 15:22
É que essa caracterização foi feita para um povo que prefere lutar sem armas... Vou ampliar para o grupo, mas deixar o custo em 3, pq +1 no dano +-equivale a +1 nível no dano em combate desarmado, e ainda tem +1 no ataque...
#26 Azurius Enviado : 27/01/18 15:35
Nas caracterizações que da mais uma coluna em CD e +2 em jogatina. e custa uma. Por isso que falei do custo 2.

Citação:
Boêmia bandida{1}: O sonho de todo pirata é viver com brigas, bebida, comida, luxúria e moedas sobrando. Você tem essa filosofia e se esforça desde jovem para alcançá-la. Some 2 colunas em todos os testes de jogatina e +1 nos testes quando utiliza o grupo de armas combate desarmado
#27 Azurius Enviado : 27/01/18 15:41
Eu tava pensando em lançar surrupiar algumas ótimas caracterizações suas pros elfos sombrios. Notei que você tem uma pra falar em várias línguas, mas não tem uma pra escrever. Acho que escrever seria maneiríssimo também.
#28 samuel.azevedo Enviado : 27/01/18 19:06
Ótimo exemplo! Então vou baixar o custo para 2. Quanto a usar as caracterizações para outras regiões, não vejo problema desde que não hajam muitas em comum entre regiões totalmente diferentes; inclusive, me parece que há uma ou outra caracterização de origem dos reinos comum em mais de um reino.

Abraço
#29 Fábio_CM Enviado : 04/02/18 22:47
Iniciamos a votação. A data para encerramento é entre 6 e 10 dias.
#30 Sistema de Votação Enviado : 15/02/18 00:00
Resultado da Votação "1.4 Humanos":

Aprovado, 4 votos (100%)
Reprovado (precisa de melhorias), 0 votos (0%)

Votos individuais:
Ares - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum  
Você não pode adicionar novos tópicos neste fórum.
Você não pode responder a tópicos deste fórum.
Você não pode excluir suas participações deste fórum.
Você não pode editar suas participações neste fórum.
Você não pode criar enquetes neste fórum.
Você não pode votar em enquetes neste fórum.

YAFPro Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by YAF | YAF © 2003-2009, Yet Another Forum.NET