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“Raros são os que não choram de emoção após ouvirem os cânticos e as músicas entoadas pelos Napóis, mas não se enganem quanto à humanidade desta raça. Podem até seguir a trilha de Cambu, porém acredito que ajudam no dever de Cruine, uma vez que comem os mortos...”

(Palavras de Jorel, sacerdote de Cruine em Uno).

Os Napóis são criaturas de aspecto humanoide, porém com parte do corpo coberto de penas, além de um magnífico par de asas que saem de suas costas. Possuem olhos afiados e um bico curvado semelhantes ao de uma águia. Esta raça também apresenta cores variadas, além de cristas de penas de diversos tamanhos e formas, criando individualidade entre os membros dessa raça.

Em sua totalidade, habitam os lugares mais altos que encontram, sendo suas maiores colônias encontradas na Cadeia Ergoniana. Todavia, mantêm várias rotas comerciais aéreas sobre todo o Mangue, os que os tornam profundos conhecedores da região e de tudo que se passa nela.

Sua capital é chamada Arboris e é atualmente regida pela rainha Perse, a Alta Branca. Sua autoridade e suas decisões são seguidas à risca, pois a sociedade dos Napóis é extremamente rígida e devotada à ordem, tanto que, caso a regente atual morra, a descendente direta e de grau maior assume o posto, independentemente da relação desta com a antiga monarca.

Sua sociedade é composta por castas, quem nasce pertencente a uma casta morrerá pertencendo àquela casta. A única exceção são os Sacerdotes, que são escolhidos de todas as castas.

As Castas são: Família Real, Mestre de Armas, Comerciantes e Livres.

No topo da Sociedade está a Rainha e suas filhas. Incapazes de gerar machos, estas fêmeas governam os Napóis há séculos. Os machos são escolhidos pela Rainha, sendo apenas para reprodução.

Abaixo da Rainha estão os Sumo-Sacerdotes, que servem também de conselheiros quando requisitados, o que reduz seus poderes políticos.

Os Mestres de armas são equivalentes aos generais, responsáveis pela organização das forças militares e da proteção de Arboris e das colônias. Existem pelos menos 4 Mestres de armas. Cada um responsável pela defesa de um dos principais pontos de acesso a cidade.

Abaixo de cada Mestre de Armas existem 10 comandantes, cada um com um título próprio que faz referência ao seu batalhão, que é composto por 2 Campeões, 4 Capitães e 88 soldados. Apesar de os Campeões serem muito mais habilidosos que seus Comandantes não possuem a capacidade de liderança e a organização tática que o posto requer.

Apesar de apenas a casta dos Comerciantes ser considerada Mestre na arte do Comercio e da Barganha, os Napóis são simpáticos as outras raças. Suas especialidades comerciais são plantas raras que só crescem no topo das Cadeias Ergonianas, além de diferentes tipos de couro e reagentes para manufatura.

Estes seres são em sua maioria devotos de Lena, Maira, Plandis, Crisagom e Cruine. Os templos Napóis, apesar de possuírem os mesmos símbolos possuem uma visão única dos deuses, as estátuas que os representam têm aparência de Grandes Aves.

Lena, a deusa da Fertilidade, é simbolizada por uma Cegonha; Maira, a Grande Mãe, uma Garça rosa e branca; Plandis, das Profecias, uma Coruja negra; Crisagom, da Ordem, um Falcão dourado e azul; e Cruine, das almas, simbolizado por um corvo negro ou até mesmo pela coruja.

Os sacerdotes de Plandis, conhecidos como os Profetas, servem de guias espirituais e ajudam a renovar o espírito de estoicismo e obstinação social dos Napóis.

Já os sacerdotes de Maira, denominados de Asas Protetoras, cuidam do equilíbrio natural e da coexistência da raça com as criações da Grande Mãe.

Os servos de Lena, sob a alcunha de os Filhos da Vida, são responsáveis pelo auxílio aos enfermos e aos ovos. Além disso, são os organizadores de quase todos os festivais e comemorações.

Os Espadas do Céu, como são conhecidos os servos de Crisagom são responsáveis juntamente com os bardos pelo ensino da cultura e da disciplina para os jovens Napóis.

E, por último, os servos de Cruine – Emissários da Morte – encomendam cerimônias de repouso eterno dos heróis.

Os napóis são praticantes e amantes da boa música e das artes cênicas, os espetáculos realizados em dias festivos são belíssimos e muito alegres. Cotidianamente estão sempre conversando, cantando ou declamando.

Entre eles não há profissão mais honrosa que a dos bardos, pois estes contam toda a história de seu povo em primorosos instrumentos de corda aos quais aliam seus belíssimos cantos. Além disso, seus rastreadores são falcoeiros soberbos e amam suas aves como a um filho, talvez até mais. Os falcões treinados pelos Napóis tornam-se fabulosos companheiros devido a facilidade de comunicação com seus donos. Tal é a habilidade dessas aves em executar ordens que muitos chegam a pensar que são mágicas.

E, abaixo de todas as Castas, estão os Livres, estes Napóis fazem todo tipo de trabalho para as outras castas. Mas somente um Livre, pode se tornar um bardo ou um Campeão. Mas em geral engrossam as fileiras do exército e dos templos.

Os Napóis mantêm uma relação de paz e comércio com quase todas as raças dos Mangues. A exceção são os Sekbets. Pois, há alguns anos, os Sekbets invadiram ruínas consideradas sagradas próximas ao território Napol, estes exigiram a retirada da tribo invasora. O resultado foi o início de uma guerra acirrada que dura até hoje.

Por várias vezes os Napóis têm auxiliado exploradores que vêm de Uno sendo muito prestativos pelo preço certo, mas dificilmente se recusam a oferecer um teto e um pouco de comida. Por serem necrófagos, não se pode esperar um banquete.

Tipo de Criatura

Raças Selvagens

Organização e Habitat

Grupo Médio ou Grande / Mangues

Habilidades / Técnicas de Combate

  • Comum: Usar os Sentidos(7)
  • Fêmea: Trabalhos Manuais(2)
  • Sacerdote: Línguas(3), Misticismo(3), Usar os Sentidos(7) / Esquiva(2), Imprevisibilidade(5), Resistência à Dor(1)
  • Ladrão: Ações Furtivas(8), Escapar(8), Furtar Objetos(8), Usar os Sentidos(9) / Ataque Oportuno(7), Esquiva(6)
  • Capitão: Ações Furtivas(7), Acrobacias(7), Escapar(9), Usar os Sentidos(11)
  • Bardo: Ações Furtivas(10), Arte(10), Etiqueta(10), Persuasão(10), Usar os Sentidos(12) / Ataque Oportuno(10), Esquiva(8), Imprevisibilidade(10)
  • Ratreador: Ações Furtivas(9), Manusear Armadilhas(12), Seguir Trilhas(12), Usar os Sentidos(12) / Ataque Oportuno(10), Esquiva(7), Imprevisibilidade(10)
  • Sumo Sacerdote: Escrita(6), Línguas(6), Misticismo(6), Usar os Sentidos(12) / Esquiva(7), Imprevisibilidade(10)
  • Comandante: Acrobacias(11), Liderança(9), Usar os Sentidos(12) / Ataque Oportuno(11), Esquiva(10), Imprevisibilidade(11), Voz de Comando(11)
  • Campeão: Acrobacias(16), Usar os Sentidos(16) / Ataques múltiplos(10), Golpe Giratório(14)
  • Mestre das Armas: Acrobacias(15), Liderança(12), Usar os Sentidos(16) / Ataques múltiplos(10), Golpe Giratório(13)
  • Rainha: Liderança(14), Negociação(14), Persuasão(14), Usar os Sentidos(17)

Magias e Poderes Especiais

  • Bardo: Qualquer magia Básica de Bardo (à escolha do Mestre) sendo 6 magias nível 1, 2 magias nível 3, 1 de nível 6.
  • Ratreador: Qualquer magia Básica de Rastreador (à escolha do Mestre) sendo 6 magias nível 1, 2 magias nível 3, 1 de nível 6.
  • Sumo Sacerdote: Qualquer magia Básica de Sacerdote (à escolha do Mestre) sendo 6 magias nível 1, 3 magias nível 3, 2 de nível 6.

Peso/Altura

  • Comum: 49 Kg
  • Fêmea: 25 Kg
  • Filhote: 10 Kg
  • Sacerdote: 42 Kg
  • Ladrão: 36 Kg
  • Capitão: 64 Kg
  • Bardo: 64 Kg
  • Ratreador: 55 Kg
  • Sumo Sacerdote: 42 Kg
  • Comandante: 64 Kg
  • Campeão: 81 Kg / 2,2 m
  • Mestre das Armas: 81 Kg / 2,2 m
  • Rainha: 81 Kg
Atributos

  • Comum: INT(-1), AUR(0), CAR(0), FOR(0), FIS(0), AGI(1), PER(4)
  • Fêmea: INT(0), AUR(0), CAR(0), FOR(0), FIS(0), AGI(1), PER(4)
  • Filhote: INT(0), AUR(0), CAR(0), FOR(-2), FIS(0), AGI(1), PER(4)
  • Sacerdote: INT(1), AUR(1), CAR(0), FOR(0), FIS(0), AGI(1), PER(4)
  • Ladrão: INT(0), AUR(0), CAR(0), FOR(0), FIS(0), AGI(3), PER(4)
  • Capitão: INT(0), AUR(0), CAR(0), FOR(1), FIS(1), AGI(2), PER(4)
  • Bardo: INT(1), AUR(2), CAR(2), FOR(3), FIS(2), AGI(2), PER(4)
  • Ratreador: INT(-1), AUR(1), CAR(0), FOR(0), FIS(0), AGI(1), PER(4)
  • Sumo Sacerdote: INT(1), AUR(2), CAR(1), FOR(1), FIS(0), AGI(1), PER(4)
  • Comandante: INT(0), AUR(0), CAR(1), FOR(2), FIS(1), AGI(3), PER(4)
  • Campeão: INT(1), AUR(0), CAR(0), FOR(3), FIS(3), AGI(4), PER(4)
  • Mestre das Armas: INT(0), AUR(0), CAR(0), FOR(3), FIS(2), AGI(3), PER(4)
  • Rainha: INT(1), AUR(3), CAR(1), FOR(3), FIS(2), AGI(2), PER(4)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralKarmaVB
Napól Comum 114(17)5L1Lança leve51012963111 25 (voando) 15 (em terra firme)
Napól Fêmea 1100L1Punhal50-18642111 25 (voando) 15 (em terra firme)
Napól Filhote 160L1(não possui)///////111  
Napól Sacerdote 112(19)7M1Lança leve51012963121 25 (voando) 15 (em terra firme)
Napól Ladrão 312(15)21L3Gládio87312963333 25 (voando) 15 (em terra firme)
Napól Capitão 517(22)40M2Espada1074171395655 25 (voando) 15 (em terra firme)
Machado693131074
Napól Bardo 618(23)54M2Arco simples13116129638861425 (voando) 15 (em terra firme)
Napól Ratreador 614(18)42P1Arco simples1311612963676725 (voando) 15 (em terra firme)
Lança leve95412963
Napól Sumo Sacerdote 612(22)42M1Cajado96497536861425 (voando) 15 (em terra firme)
Lança pesada585171395
Napól Comandante 717(25)56M3Montante711122418126877 25 (voando) 15 (em terra firme)
Punhal127610864
Napól Campeão 1021(30)100P4Espada de mão e meia (com duas mãos)1214162015105131010 25 (voando) 15 (em terra firme)
Machado131610151296
Napól Mestre das Armas 1020(30)90P3Espada1613101915117121010  
Mangual (com uma mão)1113132015105
Napól Rainha 1120(33)99P2Espada de mão e meia (com duas mãos)1315172015105131411 25 (voando) 15 (em terra firme)
Lança pesada1114111915117