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Conhecendo o Tagmar2
Conhecendo
Nascido em 1991 com o honroso título de “1º RPG Brasileiro”, Tagmar, publicado
então pela GSA foi o primeiro produto brasileiro para um mercado que ainda iria
se formar. Tagmar foi um RPG típico do inicio dos anos 90, mas trazia uma série
de novidades sendo que a principal era ter tudo que um RPG precisava em um
único livro; regras, ambientação, magias, criaturas e uma aventura pronta. Na
época, os RPG eram importados e era necessário ter vários livros para jogá-los.
Devido a estas características, que incluíam novas idéias, como por exemplo, o
inédito conceito da Energia Heróica; em pouco tempo, o Tagmar se tornou um
sucesso, reunindo um grande número de fãs.
Este sucesso perdurou até quase o fim dos anos 90, quando em 1997 a editora GSA
fechou. Sem uma editora para dar continuidade o Tagmar ficou estagnado. Até
que...
Em setembro de 2004, os autores do RPG Tagmar se reuniram, e em uma decisão
histórica, decidiram liberar os direitos comerciais do RPG, desde que não fosse
para fins lucrativos... Com esta resolução em mãos, um grupo de pessoas se
reuniu e decidiu criar uma nova versão do Tagmar... Nascia assim o Projeto
Tagmar.
Este projeto foi criado seguindo os moldes dos projetos Open Source usados para
desenvolvimento de software. Neste tipo de projeto os produtos são
criados/evoluídos através de trabalho voluntário e utilizam uma licença
especial na qual todo material gerado é de domínio público. Usando esta
organização, o Projeto Tagmar foi concebido com dois grandes objetivos:
1°) Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e
expandida.
2°) Criar um RPG de nível profissional que seja 100% gratuito (para fins não
comerciais) e possa ser baixado diretamente da Internet!
Tagmar foi um excelente RPG no inicio dos anos 90, mas infelizmente ele não
acompanhou a evolução dos outros RPGs. No inicio do projeto foi feita uma
grande pesquisa que resultou em um plano de trabalho com muitas idéias a serem
desenvolvidas. Destre os principais itens a serem trabalhados se destacavam:
-
Dificuldade de criar o personagem (demorado e com muitas tabelas baseadas em
sorteio)
-
Ambientação boa, mas pequena.
-
Desequilíbrios entre as profissões e raças.
-
Poucas opções para caracterização dos personagens.
-
Dificuldade na compreensão e na utilização do sistema de combate.
-
Pouca ênfase ao roleplaying (interpretação) e na ambientação.
Após um ano de trabalho o projeto finalmente chegou ao término da primeira
versão com o lançamento do Tagmar 2.0 em set/05, que tinha
como principal ênfase a atualização das regras. Agora, em março de 2006, ficou
pronta a versão 2.1 que além de mais algumas novidades na
parte de regas, traz a tão esperada ambientação expandida, com o lançamento do
Livro dos Reinos.
Novidades do Tagmar 2
Redução na quantidade de tabelas
Conhecido em sua época como o "RPG de tabelas brasileiro", a criação de
personagens para o sistema Tagmar original envolvia dezenas de tabelas e muitos
rolamentos de dados. Isso requeria muito tempo, e muitas vezes limitava o
personagem devido a rolamentos ruins. O fator sorte era algo tão forte que de
desagradava muita gente. Hoje, as novas regras do Tagmar permitem a criação
de personagem sem um único rolamento sequer.
Mudanças nos Atributos
Aos seis atributos básicos do Tagmar (Força, Físico, Agilidade, Aura, Intelecto
e Carisma) foi adicionado mais um atributo: Percepção. Na verdade esta era uma
habilidade, que de tão importante, viu-se a necessidade de tornar-se um
atributo. Esta mudança faz parte da iniciativa de reequilibrar o sistema.
O Atributo Carisma, foi revisto e o significado dele agora vai além da beleza
pessoal, e passa também a representar força de vontade e presença de espírito.
Balanceamento das raças
Algumas das raças eram muito prejudicadas pelo sistema de criação com uso da
tabela Peso x Altura. Os pequeninos, por exemplo, eram péssimos guerreiros pela
falta de EF. Isso foi resolvido adotando como base da EF os atributos Força e
Físico e um bônus relativo à raça. Para os anões, foi revisto o ajuste de -1
para Carisma, que foi recolocado para Aura.
Balanceamento das profissões
Algumas profissões eram mais fracas do que outras. Algumas alterações diminuíram
esse diferencial de poder. Ladrões agora podem alcançar níveis em habilidades
que vão além do estágio do personagem. Guerreiros podem escolher manobras
especiais de combate que podem torná-los mais úteis num confronto contra
inimigos.
Revisão da tabela de resolução para torná-la infinita
A tabela de resolução, marca registrada de Tagmar, tinha o problema de não ter
coluna acima da 20. Para níveis altos, ou até mesmo em níveis médios com o uso
de certas regras, era possível alcançar uma coluna de resolução acima da 20. O
problema foi primeiramente contornado com o lançamento do Livro de Criaturas,
que trouxe a regra de dois ataques para estas situações. Apesar disso, a regra
ainda não era funcional. A solução foi tornar a tabela infinita, onde para
níveis acima de 20 ocorre um loop: rola-se no tabela resultante da diferença
(coluna de resolução) - 20, e então adiciona-se 50% ao dano. Uma regra para uso
de habilidades acima da coluna 20 também foi criada.
Revisão e expansão das habilidades
Os grupos de habilidades foram revistos, e agora está mais fácil e rápido
comprar as habilidades. A habilidade Percepção teve sua importância reconhecida
e tornou-se um dos atributos básicos. Todas as habilidades agora possuem um
atributo mestre, e recebem seu ajuste no total.
Revisão de magias falhas ou desbalanceadas
Muitas magias eram extremamente poderosas, ou completamente inúteis. Outras eram
as duas coisas, dependendo do efeito utilizado. Para melhoria do sistema, essas
magias foram revistas e modificadas para dar mais opções de uso aos jogadores.
Divisão das magias de sacerdotes por igrejas
Para melhorar a ambientação e individualizar as igrejas, agora cada Deus de
Tagmar possui uma lista de magias relacionadas ao seu dogma. Isso criou uma
enorme área de escolha para os jogadores que gostam da profissão sacerdote.
Esta iniciativa fortalece a ambientação e o Roleplaying.
Criação de mais colégios de magia
Existem agora mais 3 colégios de magia, conhecidos como Colégio
Natural, Conhecimento e Alquimico.
Simplificação e individualização do sistema de combate
A tabela de Ataque x Defesa foi simplificada. Onde antes existiam 21 defesas
diferentes, hoje existem 3 classes (Leve, Média e Pesada) acompanhadas de um
quantitativo. Uma simples subtração e consulta à tabela simplificada basta para
descobrir sua coluna de resolução.
Habilidades de Combate e Academias
Existem agora as Técnicas de Combate que permitem uma grande
diversidade de ações durante um combate acabando com o monótono "eu bato...
você bate...". Algumas destas habilidades são restritas ao Guerreiros
que entrarem um das 3 Academias de Combate; uma grande novidade para os amantes
dos personagens combatentes, além do que novamente há um casamento com a
ambientação e o incentivo da interpretação.
Mudanças na profissão Ladrão
A profissão ladrão foi renomeada para Ladinos, os quais podem entrar para uma
das 3 guildas agora disponíveis: Guildas dos Ladrões, Assassinos e Piratas. Ao
entrar para uma guilda o Ladino recebe grandes vantagens mas entrar para uma
guilda não é fácil e traz algumas conseqüências...
Mudanças na profissão Bardo e Rastreadores
As profissões de Bardo e Rastreador possuem agora especializações, sentes 3 Trilhas
para os Rastreadores e 3 Confrarias para os Bardos.Estas especializações dão acesso
a novas magias e são uma grande novidade para os amantes destes personagen.
Reorganização do Manual de Regras
Para facilitar a consulta do livro foi totalmente reorganizado para que a parte
de regras fique separada da parte de criação. A perte de Ambientação, Criaturas
e Magias foi separada em livros individuais.
Expansão da Ambientação
Apesar de bem aceita pelos jogadores, a ambientação era a parte menos completa
do Tagmar original. As 18 páginas originais tornaram-se mais de duzentas descrevendo os reinos, raças, profissões e deuses, tudo isto disponível no Livros de Introdução
à Ambientação, o Livro dos Reinos e em outros titulos
disponíveis.