Esta página contém material oriundo dos livros oficiais e não pode ser editada
Saravossa
Capital de Calco, Saravossa, é uma cidade costeira banhada pelo Mar do Norte, possuindo um clima tipicamente tropical, circundada de vegetação arbustiva e tendo ao sul um bosque. Sua importância se deve ao fato de sediar a maioria dos centros de estudo, templos do reino, a Casa Ministerial e o Palácio Real de Calco. Lá fixou residência a Sociedade de Malim: grupo de magos da linhagem seguida por Mermes de Quizes, atual conselheiro da paz e seus amigos: Arísia OlhosClaros (maga elemental), Divanom Isonar (mago ilusionista), Eidolom Gibral de Ender (mago elemental), conhecidos em todo Mundo Conhecido.
A cidade é dividida em cinco áreas:
O porto: O porto de Saravossa é pequeno em comparação aos portos de outras cidades do mundo. Em compensação, é um dos mais movimentados. Pessoas de todas as raças são vistas constantemente indo e vindo para outras partes do Mundo. O porto de Calco está se tornando, com o tempo, de um porto para transporte de mercadorias, para um de transporte de pessoas. Os seus pontos principais são as empresas de viagens, lideradas por Sedro Aqueno, famoso comerciante que voltou suas embarcações para viagens de pessoas, liderando um mercado não explorado em Tagmar; e O Farol, que ilumina a noite com uma luz mágica, servindo de referência para embarcações perdidas. Existem planos para, no futuro, ser ampliada a área do Porto, abrindo espaço para mais docas e armazéns, uma idéia combatida por Sedro.
O centro comercial: O centro comercial, ou Praça de Cambu localiza-se à noroeste da cidade. Suas ruas são limpas e espaçosas para uma cidade de Tagmar. Lá você pode comprar produtos produzidos em todo o Mundo Conhecido, já que quase todo o tipo de material é comercializado ali (menos escravos, já que a escravidão foi abolida pelo Grande Sábio). Também se encontram nessa área as tavernas e locais de entretenimento geral (como direi... prostíbulos) para os viajantes cansados. Seu maior marco é o Templo de Cambu, onde o sacerdote Veristi, recebe as oferendas e recolhe os impostos devidos ao reino.
O palácio Real de Calco: no meio da cidade, acima de uma elevação, encontra-se uma das maravilhas do Mundo Conhecido: O Palácio Real de Calco. Feito primeiramente para guardar o corpo do Grande Sábio, Malim, serve também como local de comando do reino e fortaleza. O Palácio Real de Calco é todo feito em Calcário com sua entrada com pedras semipreciosas e mármore, formando desenhos diversos. No salão real, foi elevado o esqueleto de um dragão, achado morto no sul após a guerra com o Senhor do Lago Denégrio. E atrás do Trono, repousam os restos mortais do Grande Sábio.
A Casa Ministerial: situado à frente do Palácio Real, fica a Casa da Ordem Ministerial. Construída nos mais diversos materiais, tendo como predominância a madeira de lei feita de Alerubra, cada Casa da Ordem Ministerial é ricamente detalhada segundo sua função, contendo afrescos feitos por artesãos de diversas cidades de Calco.
Área Residencial: no leste de Saravossa, fica a área residencial, nela encontram-se as casas dos moradores da cidade. Subdivide-se em parte nobre área dos templos e subúrbio. Na parte nobre, localizam-se as mansões dos lordes de Calco, praticamente toda a nobreza do reino possui um recanto lá, com a finalidade de se alojar nos períodos de festividades dos vários deuses e manter um local de repouso entre as viagens. Grandes comerciantes também possuem casas nesses locais. Na Área dos Templos estão a maioria dos templos da cidade, como sugere o nome, e colégios de magia. A Biblioteca Central de Saravossa divide espaço com o Templo de Palier, que cede seus membros para organizar e manter a biblioteca. Ela é considerada a maior biblioteca do Mundo conhecido. Dizem que ela possui obras oriundas do Segundo Ciclo, mas esse boato não é confirmado pelos sacerdotes e acólitos que lá trabalham. Nessa área estão também a maioria das fontes de água natural usadas pela cidade. No chamado subúrbio, que difere muito da nossa ideologia de “subúrbio”, moram os cidadãos comuns e pequenos comerciantes. Várias tavernas também se localizam ali. Ultimamente, tem acontecido crime que tem chocado a sociedade nessa área, várias pessoas, de várias raças, têm aparecido mortas nas áreas mais afastadas, em becos que costumam dar para fora da cidade. Ninguém ainda conseguiu resolver esse misterioso crime.
Área dos artesãos: no sudoeste, grudado ao centro comercial, encontra-se a chamada Área dos Artesãos, local onde se concentram os artesãos e artífices expondo seus trabalhos e produtos e produzindo-os para uma posterior comercialização. Alguns deles são tem seu nome reconhecido em todo mundo: como Heitor de CostaSalva, um dos escultores vivos mais conceituados pelos seus trabalhos; Celebriem de Novo Porto, meio-elfo, produtor dos melhores barcos do Mundo Conhecido (segundo ele mesmo) e Mélom Punho de Martelo, anão ferreiro conhecido por construir armas para os nobres mais poderosos de Calco.
A cidade fisicamente é bem definida, mas seus limites legais vão até mais um pouco à frente da estrada para o sul, terminando próximo ao Moinho de Vento, onde mora a Maga Arísia OlhosClaros.
Verbetes que fazem referência
Calco
Verbetes relacionados
Saravossa |
Malocai |
Carom |
Bassani |
Torojai |
Saupami |
Tória |
Abrasil |
Rei Hemilanor |
Mermex, Conselheiro da Defesa. |
Arísia Olhosclaros |
Divanor Isonar, Conselheiro da Justiça. |
Ivis Malder, Conselheiro e Escriba do Rei. |
Egelom Martine, Conselheiro e Diplomata. |
Celsior Altana, Conselheiro da Paz. |
Dartam Albiom, Conselheiro e Tesoureiro do Rei. |
Veljanus Gracos, Conselheiro do Arcano. |
Envilla Demiris, Conselheira da Religião.