🏝️Religiões das Ilhas Independentes - Ilhas Independentes - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

3 Páginas <123
Responder...
🏝️Religiões das Ilhas Independentes Opções
#61 zetagmar Enviado : 16/01/20 10:47
Primeiramente, obrigado pelo elogio Marcelo, mas seria muita pretensão minha me dar este crédito já que tive várias conversas com outros membros do tagmar por e-mail e foi comentado isso. A única coisa que aconteceu é que fui eu que postei o comentário.
Como já havia lhe escrito em e-mail, temos muito material. O tagmar tem se tornado cada vez mais complexo e completo. O que no final das contas acaba também dando mais trabalho.

Mas vamos aos comentários.
Não querendo criar polêmica, principalmente por conta do assunto Religião que é algo sempre sensível para muitas pessoas. O meu argumento para muitos pode se tornar ofensivo e já de ante mão quero deixar claro que respeito todas as religiões, qualquer culto tem sua importância.
A pergunta que o Marcelo fez foi "Faz sentido alguém cultuar um titã que não existe mais?".
A pergunta poderia ser respondida de várias formas.
- Quem ganha com o culto?
- Como ter certeza que foi agraciado com um milagre ou privilegiado por um deus?
- Demonstrações pirotécnicas satisfazem os fiéis?

As minhas considerações são que os cultos religiosos que vierem a existir não necessariamente tem que dar ao sacerdote poder divino. Os "sacerdotes" dos titãs seriam somente magos elementais que usam a ideia religiosa para obter mais poder e quando falo em poder é o poder político, o prestígio dentro de uma sociedade.
A ambientação inicialmente pensada tinha somente duas religiões conflitantes.
A primeira seria o culto aos titãs, que seria largamente predominante. A segunda seria o culto aos deuses que vem com os humanos. Esta está crescente, porém ainda fraca.
Se formos colocar em número, o Culto aos Titãs são 80% dos indivíduos e o Culto aos Deuses 20%.
A ambientação também tem como pano de fundo um período de guerra. Uma guerra naval que vem se arrastando por anos. Uma das grandes divergências entre o pessoal que inicialmente estava pensando, no Projeto Ilhas Independentes, seria em que ponto da guerra as coisas se encontravam.
Se seria um período de clímax onde as batalhas incessantes prosseguem e não tem um lado vencedor ou se estaríamos em um momento de paz armada, ainda em uma corrida armamentista para o grande confronto final.

Voltando para o assunto religião.
Sendo sincero, gostei bastante das outras religiões que o Elton ajudou a desenvolver e acredito que devam existir, principalmente porque algumas ajudam a definir alguns povos e criar até justificativas plausíveis para alguns comportamentos (Silar e Vancos).
As religiões ajudariam a embasar comportamentos, mas não dão qualquer bônus ou ônus ao personagem.
O Culto dos Titãs não se importam e até permitem que hajam outros cultos, mas poderia ser cobrado um valor ou taxa a estes cultos menos influentes.

Resumindo:
Cada raça tem uma religião e uma definição de existência. Estes "Deuses" criados por eles são cultuados, contudo não oferecem qualquer milagre, já que não existem. Nada impediria de cultuar a religião predominante também.
O Culto aos Titãs são magos elementais (possuem poderes pois usam magia elemental), mas os Titãs não influenciariam nada, apesar destes "sacerdotes" venderem está ideia ao povo.
O Culto aos Deuses são sacerdotes que recebem seus poderes dos Deuses de Tagmar.
#62 elton10pkn Enviado : 16/01/20 22:40
Bem, pelo que posso notar o principal problema são as religiões humanas.

No post #22 e #25 eu já havia tentando responder alguns questionamentos e tentanto organizar as religiões por povos, fica mais fácil entender.

Citação:
A primeira seria o culto aos titãs, que seria largamente predominante. A segunda seria o culto aos deuses que vem com os humanos. Esta está crescente, porém ainda fraca.
Se formos colocar em número, o Culto aos Titãs são 80% dos indivíduos e o Culto aos Deuses 20%.

Eu acho isso um pouco incoerente. O Cataclisma foi causado justamente por isso. Os deuses queriam acabar com as heresias e falsas divindades. Além do mais os moltas seriam o povo mais poderoso nas Ilhas e adorariam os deuses. No entanto, faz sentido que os Valons, como maiores rivais dos moltas tenham uma religião diferente e culto titã é uma opção bem coerente.

Citação:
A pergunta que o Marcelo fez foi "Faz sentido alguém cultuar um titã que não existe mais?".
A pergunta poderia ser respondida de várias formas.
- Quem ganha com o culto?
- Como ter certeza que foi agraciado com um milagre ou privilegiado por um deus?
- Demonstrações pirotécnicas satisfazem os fiéis?

Bem, se colocarmos somente os Valons como "adoradores" dos titas eu responderia da seguinte forma:
Os Valons são extremamente xenófobos e os outros povos (incluindo sua cultura) são menosprezados.
-Quem ganha com o culto? R.: os magos. Um povo que segue aos deuses acaba por ter varias limitações éticas, por assim dizer. É fato que não há deuses maus em tagmar. Logo, faz sentido que governos que os seguem veem com maus olhos alguém faça algo que desagrade os deuses, necromantes são um bom exemplo.
-Como ter certeza que foi agraciado com um milagre ou privilegiado por um deus? R.: Isso é simples. Primeiro que um sacerdote se apresentaria como tal e, além disso, com exceção dos Rastreadores somente eles tem poderes de cura e invocar enviados.
-Demonstrações pirotécnicas satisfazem os fiéis? R.: Não. Mas para o povo comum como duvidar de alguém capaz de controlar um ser feito de fogo, ou controlar as forças naturais? Ou, talvez, esses magos tenham desenvolvido alguma forma de cura.

Os valons não cultuariam aos titãs por simples fé, mas como uma de obter um poder que eles não seriam livres para ter se limitassem as imposições dos deuses. De fato, eles não negariam a existência dos deuses, mas questionariam a sua importância. Eles carregariam os mesmos pensamentos que os deuses tentaram extirpar no cataclisma e tentariam possuir novamente o poder que perderam.
#63 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/01/20 13:39
Vai ai algumas sugestões com base dos comentários do Elton.

A questão se ser majoritário os Titãs, acho que também não seria o ideal, mas da mesma forma que os Bankids toram quase toda Tagmar podemos explicar que a religião Titânica vem se expandindo que eque boa parcela já a segue. A questão cura não seria pre-requisito. Magias elementais se bens usadas podem ser encaradas como ira divina (fogo, raios, terremotos) e aquando usadas contra inimigos de uma nação poderia impactar muito a população e fortaleceria a crença. Se usar para ajudar chuva durante uma seca seria uma "ajuda divina". Aqui os cultistas titânicos usariam a negação aos deuses de forma semelhante aos demonistas para reforçar sua crença e afastar os verdadeiros sacerdotes da população. Com certeza nos lugares onde este religião titânica for predominante haverá perseguição aos sacerdotes.

#64 Ketalel Enviado : 20/02/20 09:04
Além de tudo que já foi citado. Vamos lembrar que os Sacerdotes (com "S" maiúsculo) de Tagmar são minoria, escolhidos pelos Deuses. A maior parte dos cultos não tem magia.
Isso pode ser o que determina a vantagem do culto titânico sobre o dos deuses.
Em outras histórias como Game of Thrones (o livro, não a série) podemos ver a "religião" dos piromantes, que na verdade nem magos eram.
A vantagem do culto aos Titãs é que além de poder se passar como ira dos deuses como o Marcelo pontuou, os sacerdotes (com "s" minúsculo) desse culto que não são magos ainda poderiam se diferenciar daqueles que seguem os deuses por todos seus fiéis poderem fazer "milagres". A manipulação do fogo por alquimia, através de fogo grego, "Fogo Vivo" e outras questões "tecnológicas" (tá aí o link com a outra discussão) podem conferir poder aos falsos sacerdotes. Um poder desconhecido pela maior parte da população (apenas eles dominariam essa tecnologia) que coneta o rebanho a sua fé, quando os fiéis dos deuses que não são Sacerdotes não teriam poder algum.
#65 zetagmar Enviado : 20/06/20 16:31
Srs. andei lendo algumas coisas e acabei esbarrando exatamente em uma ideia que estamos elaborando aqui e que virou um livro.
O assunto em questão é Magos agindo como sacerdotes de uma religião.
Na obra O Ciclo Nessântico é colocado exatamente assim. Uma religião que utiliza as energias do "Segundo mundo", o que para nós seria conhecido como as energias mágicas.
Já terminei o primeiro volume , O trono do Sol e estou entrando no segundo volume. São um total de três.
Acredito que seja uma boa leitura, não que seja indispensável para poder participar da conversa ou dar a opinião. Mas acredito que fica mais fácil já pensar sobre o assunto quando já temos algo concreto criado.
Fica a ideia.
#66 elton10pkn Enviado : 01/08/20 20:55
Salve,
retornando as atividades vou trazer uma abordagem para as religiões das Ilhas. Observando as últimas postagens e seguindo uma tendência que já estava implícita, acho que é consenso que a religião das Ilhas irão tem conotações religiosas. Não todas, é claro. Isso acaba nos levando a um assunto paralelo que é a forma como a organizações mágicas estão organizadas. Faz sentido que, como uma região altamente isolada, as Ilhas não possuam as mesmas organizações presentes nos Reinos, em especial os Colégios. As ordens dos deuses seriam muito semelhantes em conceito e preceitos (afinal os deuses são os mesmos), salvo que teriam particularidades regionais, porém seriam independentes dos Reinos ou teriam relações implícitas, talvez criando ganchos entre as ambientações. As confrarias e trilhas clássicas nunca foram abordadas de forma muito especifica aos Reinos, logo não vejo porque deveriam ser muito diferentes, com óbvia exceção das trilhas e confrarias regionais, afinal não faria sentido ter a Trilha Sombria nas Ilhas.
Já os Colégios é que mudança seria mais radical. Todos eles tiveram seus fundamentos intrinsecamente ligados ao continente dos Reinos. No entanto, as fontes de magia de Tagmar são as mesmas independente do lugar, logo surgiriam vertentes semelhantes as existentes nos Reinos, mas seus objetivos e fundamentos seriam completamente diferentes. A própria ambientação dos Reinos deixa explicito que usuários de magias elementais sofrem um certo estigma do povo em geral que os associa aos Titãs, nas Ilhas isso seria diferente, pois, eles mesmos, se identificariam com os titãs e se organizariam de forma semelhante a uma religião. As outras vertentes mágicas ainda não tenho uma visão clara de como elas devem ser organizadas, até porque meu foco agora vai ser as religiões. Dessa forma, acho de interessante a ideia de trabalhar com esse conceito de uma organização mágica com um forte viés religioso.

Afim de esclarecer como ficaria a divisão das profissões entre as religiões e seus status atuais vou lista-las:
  • Titanismo - composta por magos que dividem e seguem preceitos de forma semelhante a uma religião. Em construção.
  • Elementismo: versão primitiva e desorganizada do Titanismo, mas seguida pelos Colossais. Em construção.
  • Panteão Heroico - até o momento deve ser composta por sacerdotes, no entanto o tema ainda é controverso. Em discussão.
  • A Crença Aquariana - composta por sacerdotes de Ganis e seus filhos Quiris e Liris. Em discussão.
  • Panterismo - composto por sacerdotes de Cambu. Em discussão.
  • Filosofia Silar - composto por monges (sugestão de classe). Em construção.
  • O Pai Dragão - composto de feiticeiros ou magos (o que for mais adequado). Em discussão.
  • O Conclave de Gelo - composto por magos, semelhante ao Titanismo. Em discussão.
  • Morgum - essa religião deve passar por uma reformulação completa afim de evitar más interpretações.
  • O Clã das Deusas - composta por sacerdotisas. Em discussão.

Vale ressaltar que as religiões descritas são aquelas que merecem destaque. Outras religiões devem existir de fato, mas são particularidades. Eu nunca vi em nenhum livro, por exemplo, algo sobre a religião dos orcos e eles tem sacerdotes, até.
  • #67 Max_Sovat Enviado : 08/08/20 07:48
    Salve, salve!
    Pelo que vi essa discussão evoluiu bastante! Sei que cheguei tarde, mas queria perguntar, existe alguma crença que se assemelhe ao culto à Maat ou Rá no egito? Acho interessantíssimo tem uma religião que não envolva um Deus propriamente, mas sim uma filosofia, a busca pela retidão ou pelo melhor à sua civilização...
    Outra ideia seria algo em torno do Mana da Polinésia, que acreditam ser a "força de vontade" do ser que lhe provém liderança! Traduzindo para Tagmar seria algo como a EH sendo comprovada por algum teste/prova legitimaria a liderança religiosa/politica à alguém
    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #68 elton10pkn Enviado : 11/08/20 00:35
    Max_Sovat escreveu:
    Salve, salve!
    Pelo que vi essa discussão evoluiu bastante! Sei que cheguei tarde, mas queria perguntar, existe alguma crença que se assemelhe ao culto à Maat ou Rá no egito? Acho interessantíssimo tem uma religião que não envolva um Deus propriamente, mas sim uma filosofia, a busca pela retidão ou pelo melhor à sua civilização...

Salve,
    chegou tarde não, o texto está em pleno desenvolvimento. Sim, existe uma "religião" assim, A Filosofia Silar. Eu não conhecia esses cultos egípcios, mas a filosofia é algo do tipo. Ela é seguida principalmente pelos reptantes, mas no texto explica que não se limita a eles. Essa filosofia não é uma religião propriamente dita, porque os seus seguidores não negam a existência dos deuses, muitos os seguem, mas sua relação a isso é bem diferente do usual. Talvez, explicar isso seja um ponto a ser melhorar no texto.

Citação:
    Outra ideia seria algo em torno do Mana da Polinésia, que acreditam ser a "força de vontade" do ser que lhe provém liderança! Traduzindo para Tagmar seria algo como a EH sendo comprovada por algum teste/prova legitimaria a liderança religiosa/politica à alguém

Bem, isso não deve ser abordado diretamente do texto, já que as regras serão definidas posteriormente, mas talvez a filosofia Silar tenha essas características. A minha ideia é que os Silars tenham uma forma de poder parecida com os Palátinus do império. Até o texto diz que os reptantes vieram das regiões do Império, porém a ligação entre os Palátinus e Silar vai ficar em aberto. No entanto, isso não vai ser discutido aqui, até porque acho que a forma como os poderes dos Palátinus foi apresentada muito estranha. É muito diferente das demais profissões e como Império não possuem regras oficiais não faço a menor ideia de como isso vai ser implementado.
    #69 samuel.azevedo Enviado : 11/08/20 11:05
    elton10pkn escreveu:
    Salve,
    retornando as atividades vou trazer uma abordagem para as religiões das Ilhas. Observando as últimas postagens e seguindo uma tendência que já estava implícita, acho que é consenso que a religião das Ilhas irão tem conotações religiosas. Não todas, é claro. Isso acaba nos levando a um assunto paralelo que é a forma como a organizações mágicas estão organizadas. Faz sentido que, como uma região altamente isolada, as Ilhas não possuam as mesmas organizações presentes nos Reinos, em especial os Colégios. As ordens dos deuses seriam muito semelhantes em conceito e preceitos (afinal os deuses são os mesmos), salvo que teriam particularidades regionais, porém seriam independentes dos Reinos ou teriam relações implícitas, talvez criando ganchos entre as ambientações. As confrarias e trilhas clássicas nunca foram abordadas de forma muito especifica aos Reinos, logo não vejo porque deveriam ser muito diferentes, com óbvia exceção das trilhas e confrarias regionais, afinal não faria sentido ter a Trilha Sombria nas Ilhas.
    Já os Colégios é que mudança seria mais radical. Todos eles tiveram seus fundamentos intrinsecamente ligados ao continente dos Reinos. No entanto, as fontes de magia de Tagmar são as mesmas independente do lugar, logo surgiriam vertentes semelhantes as existentes nos Reinos, mas seus objetivos e fundamentos seriam completamente diferentes. A própria ambientação dos Reinos deixa explicito que usuários de magias elementais sofrem um certo estigma do povo em geral que os associa aos Titãs, nas Ilhas isso seria diferente, pois, eles mesmos, se identificariam com os titãs e se organizariam de forma semelhante a uma religião. As outras vertentes mágicas ainda não tenho uma visão clara de como elas devem ser organizadas, até porque meu foco agora vai ser as religiões. Dessa forma, acho de interessante a ideia de trabalhar com esse conceito de uma organização mágica com um forte viés religioso.

Olá, que ótima notícia, o seu retorno! Não estou mais como coordenador do livro, mas mesmo assim fico muito feliz. A tarefa já tinha uma boa base, acredito que o resultado final via ficar muito bom.

Sobre essas religiões que não usam magia divina, eles praticam magia mas não recebem milagres por meio de orações como os sacerdotes... Mas talvez eles tenham a crença de que eles receberam a capacidade de usar magia como dádiva das entidades que adoram.

elton10pkn escreveu:

Afim de esclarecer como ficaria a divisão das profissões entre as religiões e seus status atuais vou lista-las:
  • Titanismo - composta por magos que dividem e seguem preceitos de forma semelhante a uma religião. Em construção.
  • Elementismo: versão primitiva e desorganizada do Titanismo, mas seguida pelos Colossais. Em construção.
  • Panteão Heroico - até o momento deve ser composta por sacerdotes, no entanto o tema ainda é controverso. Em discussão.
  • A Crença Aquariana - composta por sacerdotes de Ganis e seus filhos Quiris e Liris. Em discussão.
  • Panterismo - composto por sacerdotes de Cambu. Em discussão.
  • Filosofia Silar - composto por monges (sugestão de classe). Em construção.
  • O Pai Dragão - composto de feiticeiros ou magos (o que for mais adequado). Em discussão.
  • O Conclave de Gelo - composto por magos, semelhante ao Titanismo. Em discussão.
  • Morgum - essa religião deve passar por uma reformulação completa afim de evitar más interpretações.
  • O Clã das Deusas - composta por sacerdotisas. Em discussão.

Vale ressaltar que as religiões descritas são aquelas que merecem destaque. Outras religiões devem existir de fato, mas são particularidades. Eu nunca vi em nenhum livro, por exemplo, algo sobre a religião dos orcos e eles tem sacerdotes, até.

• O material é de ambientação, não sei se cabe mencionar regras como acima. Mas poderia ter um subtópico no final para listar a Sugestão de Interpretação dos usuários de magia para as crenças acima, ainda não sei como ficaria interessante.

O morgum, como está tá lembrando um pouco de religiões que existem no mundo real e pode dar más interpretações mesmo. O texto aprovado na tarefa das Raças é esta:
    "Eles não adoram um único deus em específico, mas veneram todos os deuses, especialmente os antigos titãs em suas manifestações na natureza, e acreditam que vivem muitas encarnações e a cada encarnação recebem uma missão e um karma da vida passada que devem ser superados para atingir a iluminação e finalmente morar entre os deuses. Costumam morar em residências coletivas em formatos de templos, e no centro de cada um há um grande altar para os antepassados e para muitos deuses. No centro da Floresta de Artrum há uma ruína com um templo em forma de torre com andares superiores e subterrâneos, com estátuas de seres diversos, e eles chamam este lugar de Templo dos 10 mil Deuses. Todos de aparências, tamanhos, raças e traços diferentes, e algumas estátuas tem aparência de animais e outras chegam a ser muito abstratas. Eles não sabem quem construiu o templo, mas entre as estátuas há algumas divindades com aparências similares as deles e as divindades dos povos vizinhos. Boa parte dos sacerdotes magornos dedicam suas vidas e de seus familiares a manutenção dos templos, a meditação e ao estudo das artes marciais."

Basicamente seria uma religião aberta a adorar todos os deuses de todas as religiões, quando propusemos sincretismo, acho que quis dizer que em alguns eles saberiam que o deus X de tal religião é o deus Y de outra, misturariam todas as religiões da ambientação, e dariam seus próprios nomes para os deuses das demais religiões da ambientação...

Se quiser, também pode mencionar por alto as religiões prováveis das raças selvagens (ver fim da tarefa das raças):

Sereias - titã água? princesa infernal Vouxis ?
    Tritões - idem anterior, e o príncipe infernal Udoviom ?
    Centaurinos - as estrelas ou ateísmo?
    Gigantes - culto aos titãs de uma forma mais primitiva?
    Sasquates - culto primitivo a Selimom?
    Yatujas - adoram os antigos reis feiticeiros ou simplesmente tratam seu meio de vida violenta como uma religião "A Caça"?
    Tessaros - o texto diz que são adoradores da princesa infernal Anasmadis.
    Nolusgos - algum culto sofisticado (já que tem sociedade organizada em castas) que expresse seu medo primitivo e vulnerabilidade ao sal de alguma forma.
    Rainhas Arcanas - acho que elas querem se tornar deusas, são muito poderosas e imortais, e tem mulheres de outras raças servindo elas que poderiam adorar elas tb.
    Dragões Imperiais do Gelo - o texto diz que são as divindades dos vancos. Já estão contemplados no texto do Conclave do Gelo.
    Piratas - existe alguma crença ou religião geral dos piratas, cada um segue a da sua raça, ou eles são mais livres para ter qualquer religião?

Abraços

#70 Max_Sovat Enviado : 11/08/20 20:56
    Salve à todos! Ainda vou ler o opinar sobre o texto, mas uma ideia não me sai da cabeça, então tive que lança-la aqui... E se existisse uma religião baseada nos astros, poderia ser chamada de TRILUNAR...
    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #71 elton10pkn Enviado : 16/08/20 01:10
    samuel.azevedo escreveu:

Sobre essas religiões que não usam magia divina, eles praticam magia mas não recebem milagres por meio de orações como os sacerdotes... Mas talvez eles tenham a crença de que eles receberam a capacidade de usar magia como dádiva das entidades que adoram.

Sim, é basicamente isso que vai acontecer. O Titanismo (quero um nome melhor kkkk) vai ter essa visão. Vou me aproveitar um pouco da história dos Prometeicos que está no livro do colégio elemental, mas vai ser uma versão radical. O adoradores dos titãs clamam que foram eles os criadores dos humanos. Quase todas as raças tem algum deus patrono, mas não os humanos. Os titanistas vão se aproveitar disso pra sua religião. Os fundadores e membros de mais alto escalam passam por um ritual de conformação mais severo onde eles adquirirem um visual mais próximo do elemento da qual representam.

samuel.azevedo escreveu:
    O material é de ambientação, não sei se cabe mencionar regras como acima. Mas poderia ter um subtópico no final para listar a Sugestão de Interpretação dos usuários de magia para as crenças acima, ainda não sei como ficaria interessante.

Uma coisa a ser mencionada é quem nem tudo são religiões propriamente ditas. Estou colocando cultos (seitas) também.

samuel.azevedo escreveu:
    O morgum, como está tá lembrando um pouco de religiões que existem no mundo real e pode dar más interpretações mesmo. O texto aprovado na tarefa das Raças é esta:
    Leia o resto do texto...
    "Eles não adoram um único deus em específico, mas veneram todos os deuses, especialmente os antigos titãs em suas manifestações na natureza, e acreditam que vivem muitas encarnações e a cada encarnação recebem uma missão e um karma da vida passada que devem ser superados para atingir a iluminação e finalmente morar entre os deuses. Costumam morar em residências coletivas em formatos de templos, e no centro de cada um há um grande altar para os antepassados e para muitos deuses. No centro da Floresta de Artrum há uma ruína com um templo em forma de torre com andares superiores e subterrâneos, com estátuas de seres diversos, e eles chamam este lugar de Templo dos 10 mil Deuses. Todos de aparências, tamanhos, raças e traços diferentes, e algumas estátuas tem aparência de animais e outras chegam a ser muito abstratas. Eles não sabem quem construiu o templo, mas entre as estátuas há algumas divindades com aparências similares as deles e as divindades dos povos vizinhos. Boa parte dos sacerdotes magornos dedicam suas vidas e de seus familiares a manutenção dos templos, a meditação e ao estudo das artes marciais."

Basicamente seria uma religião aberta a adorar todos os deuses de todas as religiões, quando propusemos sincretismo, acho que quis dizer que em alguns eles saberiam que o deus X de tal religião é o deus Y de outra, misturariam todas as religiões da ambientação, e dariam seus próprios nomes para os deuses das demais religiões da ambientação...

O problema é dessa forma talvez eles não tenham sacerdotes de vdd. Ao que parece os deuses não gostam dos titãs serem tratados como deuses. Muito justo aliás se formos considerar que a versão deles dá criação está certa. Vou pensar em alguma coisa. Talvez a religião deles não seja unificada e cada grupo ou tripo acredite em algo.

samuel.azevedo escreveu:
    Se quiser, também pode mencionar por alto as religiões prováveis das raças selvagens (ver fim da tarefa das raças):

Leia o resto do texto...
    Sereias - titã água? princesa infernal Vouxis ?
    Tritões - idem anterior, e o príncipe infernal Udoviom ?
    Centaurinos - as estrelas ou ateísmo?
    Gigantes - culto aos titãs de uma forma mais primitiva?
    Sasquates - culto primitivo a Selimom?
    Yatujas - adoram os antigos reis feiticeiros ou simplesmente tratam seu meio de vida violenta como uma religião "A Caça"?
    Tessaros - o texto diz que são adoradores da princesa infernal Anasmadis.
    Nolusgos - algum culto sofisticado (já que tem sociedade organizada em castas) que expresse seu medo primitivo e vulnerabilidade ao sal de alguma forma.
    Rainhas Arcanas - acho que elas querem se tornar deusas, são muito poderosas e imortais, e tem mulheres de outras raças servindo elas que poderiam adorar elas tb.
    Dragões Imperiais do Gelo - o texto diz que são as divindades dos vancos. Já estão contemplados no texto do Conclave do Gelo.
    Piratas - existe alguma crença ou religião geral dos piratas, cada um segue a da sua raça, ou eles são mais livres para ter qualquer religião?

Eu tô ao máximo tentando não criar novas religiões. Até porque não sei como vai ficar no livro final. Se vai ser um capitulo só das religiões ou se vai ficar dentro de cada povo.

Max_Sovat escreveu:
    Salve à todos! Ainda vou ler o opinar sobre o texto, mas uma ideia não me sai da cabeça, então tive que lança-la aqui... E se existisse uma religião baseada nos astros, poderia ser chamada de TRILUNAR...

Isso parece uma boa ideia de magia para os vagantes noturnos, mas analisando não há nenhuma religião ou divindade lidada as luas. Acho que vou incorporar esse conceito em algumas das religiões que estou revisando.
    #72 Flores Enviado : 22/11/20 00:26
    Gostaria de dizer, não sei quem foi que executou o trabalho, mas a apresentação do Panteão Heroico no fim ficou fantástica. Mas precisa conferir os textos já aprovados, ontem esbarrei com referência a alguns dos nomes antigos. Algo em relação a atuação do titã segundo.
    Pense ai, pois é com ôces.
    #73 Flores Enviado : 23/11/20 02:44
    Ok, falando de religião, pois ainda deve estender um cadim pelo visto. Vamos de uma proposta para englobar a todas.

"Não pode-se afirmar, mas é capaz que o dia de uma lua cheia possa vir a ser o dia mais lucrativo de um capitão, mesmo aos piratas. Por vastas ilhas é possível comprar uma passagem para que participe do leilão do capitão. Após a passagem ocorreria a festa em alto mar, ao luar a cartomante surge, e os maiores lances podem vir ao baralho da cartomante, retirar uma carta que o acompanhará e uma carta símbolo da Religião, se houver. O Símbolo da religião é incorporado à carta de uma constelação do Mapa Celeste e também a lua cheia do momento. Até a próxima Lua cheia desta lua, aquela carta será uma amuleto.

Ou, para aqueles intrépidos mais aventureiros, há aqueles que ainda apostem suas moedas ao mar. Pois, assim como os Segundos, o valor de sua oferenda junto à carta, determinará sua passagem através do caminho das luas. Quantos assuntos um capitão conseguiria resolver em uma lua cheia? Determina-se por exemplo o caminho para o Mapa Astral/Losango Astral Sendo esta carta junto a alguma gema.
    O detentor da carta a enrola na gema, se possível, da um laço com algum material e joga o embrulho ao mar. Abre-se então o caminho para que seu navio passe.

Um Cartomante com 19 cartas (4 carta do Titanismo, 8 cartas do panteão heróico, +1 carta da crença aquariana, + 1 Carta do panterismo, + 1carta da Filosofia Silar, +1 carta Pai dragão, +1 carta Conclave de gelo, +1 carta Morgum, +1 carta clã das deusas) + as cartas das constelações. Esse faz um dinheiro em qualquer lugar contendo cartas de até duas luas cheias simultâneas.

Uma pessoa contendo a carta de sua religião e da constelação que estava no céu no período da primeira noite de sua morte, a mesma pode vir a aparecer na ilha da sua entidade religiosa. Objetivo, adquirir uma ou duas magias específicas. (Magias raras e com relação ao caminho do sacerdote destas religiões. Assim, proclamando para algumas áreas sacerdotes e outras algum outro tipo de profissão ligada à religião. )

Um ferreiro com uma carta de Bigorna forjando armas mágicas específicas para aquela religião.

Um Magornos com uma carta do Macaco, mesmo ele sendo austral.

Um Panto com uma carta de Gato austral.

Um Aquariano com uma carta de Titã ou até contendo Sammia ou Lamiria.

Um Gnomio com uma carta de gnomo.

Um O pai dragão com uma carta Dragão austral.

Um O conclave de gelo com um Dragão austral ou um Leviatã.

Um Draconiano com uma carta Dragão austral.

De uma coisa eu sei, uma carta embrulhada com qualquer pedrinha preciosa, leva até ao Losango Astral.

Cada religião pode adotar uma combinação e ter caminhos diretos para uma localidade sua única dentro do sistema de cartomante + pedras peciosas. "A escola dos sacerdotes".

A cartomante prefere um jogo de suspense, ao sugerir que até Marrar provavelmente detinha uma carta. (Marrar e a magia perdida Chuva Etérea + carta (Hidra maior + gemas; ) + Karma.)

"O que Amaz não pode perceber ao realizar seu pedido, era que terminaria sendo a professora de todos os sacerdotes do panteão heróico". (Lista confeccionada após selecionar as magias de Sacerdotes e da ordem de Sevides).

As magias da aprendiz de Ochoal, Amaz e suas delegações:
    Magia 1 da Casa de Amaz: Poder evocar ataques com as cartas. Leviatã ou Sereia por exemplo. (Nova)
    Magia 2 da Casa de Amaz: Ressureição
    Magia 3 da Casa de Amaz: Ira Divina
    Magia 4 da Casa de Amaz: Contatos
    Magia 5 da Casa de Amaz: Cartomante da Lua Cheia(Nova)
    Magia 6 da Casa de Amaz: A Cartomante (Nova)

A magia Ressurreição de Amaz propicia ao Sacerdote ou quem ecoe a magia, que caso o corpo siga a aquelas regras e possua o número de gemas em sua posse, quem profere a magia acumula algumas gemas em seu tesouro seguro na ilha de Amaz e aquele que é ressuscitado renasce com o poder daquela gema que possua como um extra nesta nova chance de vida. Podendo partir assim que aprender as duas magias obrigatórias.

A Cartomante seriam regras de utilizar o baralho em sua posse contendo poder de Lua Cheia (indiferente do numero de cartas) diariamente. Podendo mudar a sorte de um jogador por um dia. Dentre as opções disponíveis, selecionando as cartas possíveis. Custando duas moedinhas ou gemas quaisquer.

Magia 1 do Sacerdote de Ochoal: Contatos
    Magia 2 do Sacerdote de Ochoal: Presença Divina

Magia 1 do Sacerdote de Sammia: Controle Climático
    Magia 2 do Sacerdote de Sammia: Contatos
    Magia 3 do Sacerdote de Sammia: Presença Divina

Magia 1 do Sacerdote de Roccar: Campo Abençoado
    Magia 2 do Sacerdote de Roccar: Controle Climático
    Magia 3 do Sacerdote de Roccar: Contatos
    Magia 4 do Sacerdote de Roccar: Presença Divina

Magia 1 do Sacerdote de Telrar: Contatos
    Magia 2 do Sacerdote de Telrar: Presença Divina

Magia 1 do Sacerdote de Feerte: Maldições.
    Magia 2 do Sacerdote de Feerte: Recuperação Física
    Magia 3 do Sacerdote de Feerte: Contatos
    Magia 4 do Sacerdote de Feerte: Ordens
    Magia 5 do Sacerdote de Feerte: Presença Divina

Magia 1 do Sacerdote de Lamiria: Controle Climático.
    Magia 2 do Sacerdote de Lamiria: Contatos
    Magia 3 do Sacerdote de Lamiria: Presença Divina

Magia 1 do sacerdote de Marrar: Graça Divina.
    Magia 2 do Sacerdote de Marrar: Controle Climático.
    Magia 3 do Sacerdote de Marrar: Purificação.
    Magia 4 do Sacerdote de Marrar: Contatos

Após aprender Contatos, qualquer sacerdote do panteão heróico poderá aprender as magias da Casa de Amaz.

Ao falar de Gemas, são os itens contidos no Livro de Objetos Mágicos citados como catalizadores:
    Citação:
    Gemas preciosas ou semipreciosas e chifres de criaturas místicas estão associadas ao
    armazenamento de pontos de karma, sendo utilizados em muitos dos fócus mágicos por causa
    disso.

E assim conseguimos denotar mais valor ainda a pedrinhas preciosas de tesouros piratas ou de navegação.

Enquanto isso,os Yorgs prisioneiros, utilizando catalizadores de origem animal.
    Citação:
    Partes gerais de criaturas místicas, como pêlos, escamas, couro, chifres, olhos, bicos, garras, sangue,
    etc. são catalisadores de magias poderosas, geralmente relacionadas aos poderes que a criatura
    possui, ao elemento que predomina sua existência, ou ao ambiente em que vive.

Para a ordem dos Panteão Heróico, somente algumas magias novas abriria as portas de alguns sistemas diferentes.
    #74 Flores Enviado : 23/11/20 12:38
    Criando uma relação entre as magias de um Sacerdote de Amaz e o Mapa Celeste contido nos complementos extra-oficiais.

Magia 5 da Casa de Amaz: Cartomante da Lua Cheia(Nova)
    Cartas de Amaz ou de seus sacerdotes:
    Invoca Criaturas: O Caçador, O Cavaleiro, O Cefeiro, O Arqueiro, A Serpente, O Gnomo, O Minotauro, um Anão, um Elfo, um Grifo, A Ninfa, O Ladrão, O Mago, Hidra Menor, O Peixe, O Escorpião, O Bárbaro, O Guerreiro, A Sereia, Levitã, Hidra maior, Unicórnio, Fada, Gato, O Macaco.

A Dama: Carta do amor.
    A Concha: Proteção mágica pelo alinhamento dos chacras de magia.
    O Cruzeiro: Escolha seu destino de acordo com o Caminho das luas.
    Nautilus: Acesso ao mundo do povo subaquático. Baseado em qual religião?.
    A Bigorna: Para um ferreiro.
    O Corredor: Ela lhe da um ponto entre uma de suas rotas e estabelece contato com outra grande Ilha paralela dali contendo duas rotas menores.
    O Suplicante: Um pedido aos deuses. A qual deus encontra-se na carta? A Carta de Amaz é nula, porém ela é a aprendiz de Ochoal e assistente dos Segundos, sendo a responsável no momento por atender a aquela tarefa da carta, com seus poderes (Poderes já explicados dos sacerdotes da casa de Amaz). Sendo assim, ela atende aos desejos de todos os sacerdotes do panteão heróico. Triste sina quando decidiu ser aprendiz!
    O Escudo: Fornece uma proteção mágica ao portador ou um escudo com os mesmos atributos da carta.
    A Prisioneiro: Fornece transporte dimensional ao portador quando sem mais chances de fuga. Única utilização.
    O Dragão: Uma carta de invocação simples, porém podendo aumentar o poder do dragão invocado de acordo com as gemas incorporadas à invocação.
    A Cobra: Invoca um animal, como também possui relação com venenos.
    Kraken: Chama o monstro!

O Sistema de utilização das cartas no dia à dia como um Sacerdote de Amaz ou a utilização de seus sistemas no jogo em si, acabam se auto explicando com o que foi proposto acima.

As magias 1 e 6 da Casa de Amaz, seriam contraponto em relação ao sacerdote de Amaz poder estudar duas disciplinas. É raro alguém que decido percorrer todo o caminho da cartomancia enquanto em seu território, pois seriam 4 magias exclusivas da Casa de Amaz, podendo ser acessadas após aprender a magia Contatos de qualquer casa sacerdotal. Abrindo assim o sistema a qualquer Sacerdote.

O Contrato de Amaz na cartomancia é somente com 8 Cartas de deuses, somente podendo adicionar alguma carta caso a pessoa que vier a receber a próxima carta tenha solicitado, por exemplo Adicionar ao seu baralho a carta da religião Titãnismo. Enquanto seus sacerdotes, possuem liberdade para escolher, mas possuem obrigação em ter as 7 cartas do Panteão heróico e a carta lisa, da qual ela é a responsável (Támbém).
    #75 Flores Enviado : 23/11/20 13:10
    Magia 6 da Casa de Amaz: A Cartomante (Nova)
    Ao acordar, a magia contida nas cartas de Amaz renova seu baralho diariamente. Pelo menos aquelas cartas que possui de utilização geradas em lua cheia. As demais são cartas de uso diário.
    Nível 1: O Cartomante pode puxar uma carta aleatória para ele ou para qualquer pessoa por dia. Para ele não possui custos, porém para terceiros custará pelo menos 2 gemas preciosas no ritual e uma moedinha pelo trabalho.
    Nível 2: O Cartomante pode puxar duas cartas aleatórias para ele ou qualquer pessoa por dia. Suas duas cartas podem ser utilizadas como espécie de bônus diário ou queimadas e chamando sua magia imediata. Para terceiros, caso efeito não agrade, pode ser recusado, ficando obrigatoriamente com 1 efeito e a casta descartada virando uma carta diárias para o cartomante.
    Nível 10: O cartomante pode puxar até 10 cartas aleatórias para ele ou para um terceiro. Uma dessas 10 cartas deverá ser a fixa do dia para o solicitante das cartas. E as outras 9 Negociáveis com o Sacerdote. Sendo estas cartas com marcas de luas e religiões.

Está seria a magia de produção de rotação diária das cartas de um sacerdote. A produção seria com a magia 5. A queima da carta na Magia 1. Sendo 4 as magias desta casa de Sacerdotes.
    #76 Flores Enviado : 23/11/20 13:42
    Magia 2 da Casa de Amaz: Ressureição
    Funciona de forma idêntica a magia conhecida, entretanto caso a pessoa já tenha ouvido falar do panteão heróico ou de qualquer outra religião, ela é a responsável por direcionar os tesouros sagrados jurados para o pagamento de sua passagem por esta vida, aqueles que estavam em sua possem jurados a algum deus das Ilhas independentes. Pela parte do panteão heróico a seus sacerdotes é oferecido Cântico de guerra, o qual consegue canalizar a magia em pessoas contendo tesouros jurados ao panteão, antes que sejam saqueados.
    Um Sacerdote de Amaz através da ressurreição consegue garantir que sua ordem receba através do ritual sua parte como pagamento, a parte do sacerdote a qual ficará guardada até que o mesmo compareça à ilha para a retirada e a criatura ressuscitada recebe uma outra chance de vida, sendo obrigada a escolher duas magias dentre os sacerdotes do panteão heróico ou mais.

Há várias formas de se chegar até a ilha de Amaz e o que se fazer por lá, ocorre que tradicionalmente é um limbo na terra. E talvez por isso essa religião seja Tão popular nas Ilhas independentes, qualquer um com alguma joia jurada ao cair,pode obter uma segunda chance. Os Sacerdotes precisam estar de prontidão em caso de guerras.

O renascimento na segunda chance. De acordo com o seu tesouro de queda e travessia até esta nova vida, a sua parte estabelece quais constelações gostaria de ter encravadas em sua pele com sua parte das gemas, e tatuadas ligadas em sua pele. Podendo ter mais de uma. Ocorre que estas gemas encravadas em seu corpo, somente podem sair de duas formas, cortando suas pele ou através de um novo pagamento a Amaz. Passa a ser uma segurança. E a cada retorno, reescreve-se as constelações na pele. Podendo funcionar para sacerdotes de qualquer religião.

Referência:
    Citação:
    Feerte, o Adivinho dos Céus
    Filho da enigmática Nébula, a incorpórea, é o mais sábio dentre os heróis. Ganhou seu título ao prever o futuro das coisas ao observar o céu, é dito que previu a ira dos deuses no Cataclisma. Possui a aparência de um homem de meia idade vestindo um longo robe. Possui tatuagens em esferas conectadas como se fossem constelações.

Daí, aprovando isso, se for provável. Fala-se de detalhes que faltam. Seria a interação de cada gema na pele pelas constelações e magias. Cada quantidade de gemas e seus poderes mágicos.

O único problema é que para a cada retorno, deve-se aprender outras duas magias ou evoluir o nível de alguma conhecida. De qualquer forma, não é conhecido pelos demais sacerdotes do mundo, porém qualquer pessoas que seja ressuscitada através da magia Ressurreição e sua regra de morte com posse de gema jurada ou metal precioso jurado e algumas moedinhas em oferenda a paciência de Amaz, receberá uma chance nos campos de Amaz. Ou simplesmente segue o caminho dos mortos.

(Aprovando o Mapa celestial passa a ser algo para ser criado rapidamente..) Ou deixa a liberdade do que não foi escrito para a negociação entre o mestre e o jogador, visto que possui um nivelamento pelas cartas existentes.
    #77 Flores Enviado : 23/11/20 14:52
    Magia 3 do Sacerdote de Ochoal (Ensinada por Amaz): Mergulho no vulcão
    Para acessar a civilização que reside debaixo das lavas de um vulcão ardente. Resiste a altas temperaturas se o objetivo for mergulhar em um vulcão.

Magia 5 do Sacerdote de Telrar (Ensinada por Amaz): Mineração.
    Aponta o local mais próximo com uma quantidade similar a que deseja.

Sammia e Lamiria concordam que viagens mais seguras nos mares ocorrem em embarcações contendo boas cartas proveniente de seus sacerdotes em posse de capitães.

Titanismo teria um total de 4 cartas de deuses. Aumentando assim para 19 o número de cartas de religião. Interessante. Um mini grimório para cada religião presente nas ilhas.

O Clan das deusas e uma carta A dama.
    Magia 1 do Sacerdote de Clan das Deusas (Ensinada por Amaz): Pedido Sagrado.
    Vá conversar com as deusas, você tem a carta do amor da Dama e das deusas.

Da crença aquariana, a sua relação com as gemas é a mesma que a de pérolas para os aquarianos.
    Magia 1 do Sacerdote Aquariano (Ensinada por Amaz): Ressurreição da casa de Amaz. Magia de aprendizado obrigatório por um aquariano
    renascido através de gemas ou Pérolas com poderes angelicais.

Magia 1 do Sacerdote Panterino (Ensinada por Amaz): Ressurreição da casa de Amaz. Magia de aprendizado obrigatório por um Panterino
    renascido através de gemas ou Pérolas com poderes angelicais.
    Em animais com garras, há a possibilidade de por exemplo, ele faleceu e continha duas garras de diamante ao invés de tatuagens. Essas duas garras de diamante, conterão o poder do seu possuidor ante de morte junto ao da gema diamante. Ao ser quebrada após a morte do utilizador invocaria uma magia única de aparições da existência deste ser. Gasto único.

Magia 1 do Sacerdote O Pai Dragão (Ensinada por Amaz): Cartomante da Lua Cheia(Nova). Magia de aprendizado obrigatório por um O Pai Dragão renascido.

Magia 5 do Sacerdote de Marrar (Ensinada por Amaz): Magia perdida Chuva Etérea.

Vê ai se aprova o tema, que continuamos. =)
    #78 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/11/20 15:06
    Olá Flores,

o coordenador do Ilhas Independentes é o zetagmar, manda um Mensagem Particular para ele, pois ele anda meio off-line e pode não ver seus posts.

Mas um aviso: este livro será apenas de ambientação, só depois dele pronto é que vamos partir para regras
    #79 Flores Enviado : 23/11/20 15:17
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Olá Flores,

o coordenador do Ilhas Independentes é o zetagmar, manda um Mensagem Particular para ele, pois ele anda meio off-line e pode não ver seus posts.

Mas um aviso: este livro será apenas de ambientação, só depois dele pronto é que vamos partir para regras

Haveria a possibilidade de solicitar a aprovação desse texto referente a uma religião das ilhas independentes?
    Já meio que fecha tudo ali para trabalhar em cima, faltando uma magia ou outra.
    De minha parte, ele fecha a religião de forma simples.
    #80 Flores Enviado : 23/11/20 15:48
    A pergunta que fica é com o nivelamento com as outras religiões. Quantas cartas sagradas cada religião mereceria em cima do que está escrito até agora de seu controle territorial.

4 Titãnismo
    8 Panteão heróico
    7 Demais religiões. (1 carta para cada)
    19 Total

É Dito que o Panteão heróico é o mais comum. E, ele necessita de 8 cartas.
    4 Elementos do Titãnismo.
    1 Carta de cada elemento deus da religião.

Há alguma religião dentre as 7 que necessita de mais uma carta? Acredito que uma religião deva ter dois nomes sagrados. Fechamos 20 cartas de religião. Há uma carta de religião (Existência nas ilhas de influencia +1) para fechar o nivelamento de religião.

A Carta de Amaz no Panteão heróico é tipo um coringa, sem a presença explicita de um deus, mas ela atende e acaso a pessoa solicite outra religião, será encaminhado.
    #81 Flores Enviado : 23/11/20 16:59
    Tudo em um somente documento:

Doc Amaz v1.02
    Usuários visualizando este tópico
    Guest
    3 Páginas <123
    Ir para o Fórum