Esta página contém material oriundo dos livros oficiais e não pode ser editada
Grupo: Geral
Atributo base: Percepção
Teste sem nível: Sim
Restrita: Não
Penalidades: Nenhuma
Esta Habilidade compreende todo tipo de interação com animais. Lidar com Animais permite ao personagem conhecer características dos animais, saber como se portar em determinadas situações e treiná-los para a realização truques, que são atividades de complexidade simples, como pegar um objeto, atacar alguém ao ser dado um comando, fazer alguma atividade como dar a pata, fingir de morto ou saltar algo. O Mestre deverá determinar o que pode ou não ser esse truque. Lidar com Animais também pode ser empregado para interagir com outras criaturas irracionais.
Uma criatura é capaz de aprender sem grandes dificuldades até 3 truques após ser treinada por um conhecedor desta Habilidade. No entanto, um único truque leva 4 semanas para ser ensinado e é necessário um sucesso com Nível de Dificuldade Fácil modificado de acordo com o tipo de criatura (ver descrição dos Níveis de Dificuldade, abaixo). O teste de Habilidade é realizado apenas no final das 4 semanas. Se o sucesso for obtido, a criatura aprendeu um truque. Se a tentativa fracassou, a criatura não aprendeu o truque e o treinador pode tentar de novo, respeitando o tempo de treinamento. Se o resultado da tentativa for uma Falha, a criatura não só não aprendeu o truque, como jamais o aprenderá deste treinador. Qualquer truque além do terceiro segue o mesmo procedimento, mas os testes de Habilidade são um Nível de Dificuldade maior para cada novo truque. No entanto, o Nível de Dificuldade máximo para aprender do 4º ao 6º truque é Muito Difícil e qualquer truque posterior só pode ser ensinado com um resultado Absurdo no teste de Habilidade.
O Nível de Dificuldade desta habilidade também depende de dois fatores: se o animal foi criado desde pequeno em cativeiro ou se ele foi capturado depois de adulto, e se ele é herbívoro, onívoro ou carnívoro. Testes que envolvam animais místicos são realizados com um Nível de Dificuldade a mais.
Rotineiro: situações corriqueiras com animais domésticos; ordenhar uma vaca ou tosar uma ovelha.
Fácil: animal herbívoro criado em cativeiro; tornar amistoso um cão neutro; treinar um animal carnívoro criado em cativeiro ou herbívoro capturado depois de adulto (sem modificadores).
Médio: situações complexas com animais domésticos, como auxiliar uma vaca a realizar um parto; lidar com um animal carnívoro capturado depois de adulto.
Difícil: ter conhecimento específico sobre animais selvagens, como identificar um ninho de cobras ou descobrir qual é o líder de um grupo de gorilas; acalmar um animal hostil não treinado; lidar com uma criatura irracional e carnívora não categorizada como animal e capturada depois de adulta.
Muito Difícil: situações complexas com animais selvagens, como domar um cavalo selvagem adulto; não ser atacado ao invadir a toca de um urso; acalmar um animal hostil treinado; domar uma criatura hostil, irracional e selvagem não categorizada como animal.
Absurdo: acalmar um animal carnívoro hostil e com fome.
Impossível: situações com qualquer criatura que não esteja na categoria de animais (unicórnio, dragões, minotauros, demônios, etc.).