Esta página contém material oriundo dos livros oficiais e não pode ser editada
Grupo: Profissional
Atributo base: Intelecto
Teste sem nível: Não 🚫
Restrita: Sim 👨🎓
Penalidades: Nenhuma
Com habilidade Engenharia, o personagem será capaz de empreender projetos de edifícios, muralhas e máquinas de guerra. A construção sempre exige muito dinheiro para ser executada e bastante tempo para ser concluída. Essa Habilidade é restrita para grande parte da população e não pode ser aprendida sem que o personagem tenha um tutor. Tais tutores podem ser encontrados em alguns colégios de magias, algumas confrarias, em qualquer academia militar ou nos círculos sociais do alto comércio.
O uso da Habilidade começa com a concepção do projeto. Nesta etapa, o Mestre e o jogador discutem a razoabilidade da tentativa, e estabelecem o tempo e a dificuldade para sua conclusão. O personagem então realiza um esboço do projeto e, contanto que possua o material e o tempo necessários, começa a orientar os serviços. O esboço deve ser feito em papel ou pergaminho e apenas seu criador será capaz de entender, a menos que o engenheiro também seja hábil em Arte (Desenho).
O teste de Habilidade deverá ser realizado em segredo pelo Mestre e na metade do tempo previsto para a conclusão da obra. Um fracasso indica que a obra atrasará e custará mais. Uma Falha significa um acidente catastrófico, com perda de metade do material, possivelmente de algumas vidas, e forçará o reinício da contagem de tempo em caso de nova tentativa.
Outro uso que pode ser dado à habilidade Engenharia é detectar falhas em projetos de terceiros, ou até mesmo encontrar uma falha em uma muralha. O Nível de Dificuldade fica a cargo do Mestre.
Rotineiro: projetar e orientar a construção de uma edificação em terreno ideal; um aríete.
Fácil: projetar e orientar a construção de uma edificação em solo desfavorável (muito inclinado ou terreno não muito firme); uma ponte entre 5 e 10 metros de vão; uma torre de cerco.
Médio: projetar uma edificação em solo muito desfavorável (muito inclinado e terreno não muito firme); uma ponte com vão de 10 a 40 metros; uma catapulta com alcance efetivo de até 120 metros.
Difícil: projetar uma edificação em terreno acidentado (local cheio de desníveis, rachaduras, etc.); uma ponte com vão de 40 a 100 metros; uma catapulta grande com alcance efetivo de até 250 metros.
Muito Difícil: projetar uma ponte com mais de 100 metros de vão; um castelo; uma catapulta com alcance efetivo de 400 metros.
Absurdo: o tempo e o custo da obra serão apenas 2/3 do previsto.
Impossível: realizar a construção de pontes nas moções; erguer palácios em terreno argiloso.