Aviso
(12/01/2012)
A descrição abaixo representa uma adaptação caseira. Diversas habilidades aqui descritas não existem no sistema Tagmar oficial. Contudo elas podem ser literariamente utilizadas em suas mesas.
Sugiro que para os jogadores que desejem personagens devidamente iguais aos do livro oficial que aguardem as versões discutidas e aprovadas, e tornadas assim oficiais.
Em cada raça, no seu devido tempo, será incluso adendos derivados das discussões existentes no fórum. Tudo será devidamente ajustado.
ELFOS (Características comuns aos elfos florestais e dourados)• Tamanho médio.
• Deslocamento base: 12 metros. O deslocamento do elfo é mais rápido do que o normal para humanóides de tamanho médio. Este benefício se aplica apenas quando não estiver utilizando armadura ou estiver utilizando armaduras leves ou médias, e não estiver carregando uma carga pesada. Aplique este bônus antes de modificar o deslocamento do elfo por qualquer carga carregada ou vestimenta.
• Sono leve: Elfos necessitam apenas de 4 horas de sono para descansar ao invés de 8 horas. Elfos possuem sono mais sensível que de outras raças, por isso ele não sofre o redutor de -10 em testes Percepção [Audição] e Percepção [Tato] para acordarem por ato reflexo, podendo com isso, fazer seus testes de percepção como se estivesse acordado.
• +2 de bônus racial de Vontade contra magias ou efeitos similares de encantamento.
• Visão na penumbra: 36m. Consegue distinguir cores e detalhes. Elfos conseguem enxergar 2x mais longe que um humano.
• Beleza: +4 de bônus nas perícias Diplomacia e Blefar que envolvam situações de sedução com humanos e meio-elfos de ascendência humana. Os elfos são agraciados com a perfeição física do Deus Palier.
• Idioma/escrita básico: malês, élfico, escrita élfica.
• Idiomas/escritas adicionais: goblin, khurng, silvestre, voz da pedra. Caso seja clérigo, inclui-se na lista: celestial e infernal.
ELFO DOURADO• -2 de força, -2 de constituição, +2 de inteligência, +2 de sabedoria, +2 de carisma.
• +2 de bônus nos testes de Percepção baseados no paladar e tato; +2 de bônus racial nos testes da perícia Arte da magia e em uma perícia de Conhecimento (qualquer) ou Profissão (qualquer). São considerados como perícias de classe. São perícias ligadas a uma habilidade inata e de tradição familiar.
• Predileto de Palier: Habilidade Similar a Magia, 2/dia: Magia de Nível 0, podendo ser escolhida da lista do Mago, das escolas de Abjuração, Adivinhação, Encantamento, Ilusão, Transmutação e Universal. Os elfos dourados possuem afinidade natural com a magia arcana.
• Classe favorecida: mago ou bardo.
ELFO FLORESTAL• +2 de destreza, -2 de constituição.
• +2 de bônus racial para testes de Percepção baseados em Audição e Visão; +2 de bônus racial em testes de Natureza e Sobrevivência. Percepção, Natureza e Sobrevivência são consideradas perícia de classe.
• Usar armas: Todo o elfo possui o talento Usar Arma Comum: espada longa, sabre, arco curto (comum, composto e reforçado), arco longo (comum, composto e reforçado).
• -2 de redutor nas seguintes perícias: Diplomacia, Blefar e Atuação com qualquer criatura de cultura não-florestal. -6 contra inimigos raciais (anões, orcos, gigantes e similares). Elfos são xenófobos e desconfiados.
• Classe favorecida: rastreador ou batedor.
EnvelhecimentoMaturidade: 225 anos
Velho: 337 anos
Venerável: 450 anos
Idade máxima: +6d100+50 anos
Elfos não recebem redutores durante a maturidade, velhice ou venerabilidade. O tempo cobra o envelhecimento do elfo subitamente no último ano de vida, o qual receberá todos os bônus e redutores nas frações deste último ano. Os elfos podem escolher “envelhecer” (veja abaixo).
Elfos dourados podem decidir não morrer, mesmo ultrapassando a idade máxima, desde que tenham Vontade de Viver (um sentimento profundo de cumprir uma tarefa que exige a existência de sua vida, até que a tarefa se conclua ou uma nova necessidade apareça). Ainda sim, são necessários testes de Vontade (CD 10 + nível do personagem) a cada aniversário para que seu ímpeto não desapareça. (a explicação da composição da CD se deve ao fato de que quanto mais plena a vida do personagem, menos razões e desafios se abre para ele, visto que haverá poucas coisas que ainda restam ser feitas). Esses testes devem ser feitos apenas quando o personagem ultrapassa idade máxima. Um elfo dourado pode deliberadamente sofrer os efeitos do envelhecimento se assim desejarem, desde que alcancem esta idade (para isso, um elfo deve passar por um período de 1d6 meses em meditação na sua terra natal para que possa “envelhecer” seu corpo e mente).
Verbetes que fazem referência
Raças