Renomada pelo seu povo hospitaleiro, Ninêmes é uma ilha pacifica ao sul, mas quando se trata de assuntos de seu interesse pode muito bem pegar em armas e lutar por aquilo que quer. A ilha passa por um momento de revolta, que gerou a queda do governante e uma política totalmente comerciante. Na ilha se localiza a cidade de Mir, muito conhecida pela aguardente retirada da destilação do suco de pera. A maioria dos habitantes da ilha tem estatura mediana, pele branca e os homens têm o costume de cultivar a barba, além de serem muito fiéis e leais a sua religião.
AmbientaçãoMirA cidade se localiza no litoral sul da ilha, com um porto movimentado e muitos mercados. A cidade é muito procurada por mercadores devido a quantidade de especiarias (canela, gergelim, pimenta), muito abundante e também sua excelente aguardente de pera, produzida somente aqui. Muitas outras cidades tentaram fabricar a aguardente igual a de Mir porém seu gosto nem chega aos pés da original. Os alambiques da cidade mantem o segredo da bebida trancado a sete chaves. Aqui também fica um dos melhores mercados de perfumes encontrados em todo sul, sendo possível encontrar essências desde flores até de plantas marinhas exóticas. O governante era na verdade Dior Celtigar( um homem manipulável que só esta no governo devido seu pai), mas uma recente guerra civil o tirou do poder devido ter exilado o sacerdote mais renomado de Mir, Thoros. Hoje, Dior esta preso na masmorra de seu próprio castelo, tomado pelos insurgentes.
Clima, fauna e floraA ilha tem uma flora exuberante capaz de proporcionar frutos exóticos, perfumes requintados, ungüentos milagrosos e venenos poderosos. As florestas escondem animais de rara beleza como a límpis, uma raposa amarela de pata vermelhas e orelhas negras (muito rara de encontrar), os tamanduás, o javali-montês e as lontras (muito comuns no interior da ilha). Devido a localização de Ninêmes, o clima desta é subtropical variando entre 15°C e 23°C, sendo mais chuvoso no verão (época mais arriscada para navegar, devido as tempestades fortes e repentinas).
CostumesNinêmes é conhecida pelas grandes plantações de pereiras, que produzem matéria-prima para o grande produto da ilha a aguardente de pera. Esta é destilada em grandes alambiques que produzem quantidade suficiente para atender o mercado interno e externo (porém sem fazer com que o preço da bebida caia). A escravidão é proibida segundo os preceitos da igreja local, mas devido a pressão de comerciantes da ilha, o governante autorizou esta, causando a revolta do povo. Tais atos foram duramente reprimidos pela milícia, e devido o perigo de uma guerra civil, Dior Celtigar, exilou o sacerdote líder da igreja local, Thoros, acusado de liderar a rebelião, mas ao invés de acabar com a rebelião isso somente agravou-a, causando uma verdadeira guerra civil. Os comerciantes vendo a derrota eminente mudaram de lado, apoiando a causa do povo, deixando a nobreza só. Depois de várias lutas, a população invadiu o castelo de Dior e o capturou, vários outros nobres que apoiavam-no foram exilados e alguns de maior perigo, enforcados. O povo agora espera a volta de Thoros à cidade, escolhido pelos rebeldes como futuro governante. Os escravos antes presos, agora estão soltos e muito agradecidos, sendo que muitos se tornaram fiéis na Igreja de Mir.
Thoros de Mir é um sacerdote do deus Sotoros. Aparenta ter aproximadamente 50 anos, com cabelos brancos e olhos azuis. Mas não se engane por sua aparência, pois Thoros ainda tem uma voz impetuosa e uma força inexplicável. Alem disso é muito conhecido por ganhar lutas em torneios pelas ilhas do sul. Uma de suas peculiaridades é sua montante, Pirochaldriax, O Fogo de Ninêmes, que se acende em chamas com uma ordem de Thoros, e tal vantagem já lhe rendeu varias vitórias e muitos covardes que fugiam das chamas de sua espada. Atualmente, Thoros esta na ilha de Norvos.
Os barcos de Mir, possuem remos brancos, velas escarlates e o casco castanho.