O Vale de Cannor é a menor extensão com 7.237 Km². O
vale é considerado uma região devido a sua particularidade geográfica, assim como política.
Com 539 Km de extensão, ele nasce no extremo norte e serpenteá até alcançar o sul da continente, cortando assim roda a região do planalto vermelho. A distância média entre os paredões leste e oeste é em média de 12 Km, sendo o ponto mais distante com 29 Km e o menor com 3 Km. A altura média é de 1,8 km não sendo a altura menor que 1 Km e não superior a 2 Km.
A temperatura média é de 35 ºC, sendo a máxima 40 ºC e a mínima 28 ºC. A pequena variação de temperatura ocorre devido ao rio Sinnari que corre no vale.
O rio Sinnari é todo navegável, excluindo é claro as 10 quedas de água (cascatas) existentes no seu percurso.
Este gigantesco vale é o território do Ksaros, uma raça de avançada de repteis que construíram suas cidades no interior do vale e em suas paredes rochosas.
A fauna local é composta de uma grande abundância de aves, reptais e insetos. Os monocs (herbivoros) formam grandes manadas que pastam nas faixas de terra rica em gramíneas. A Pantera do Vale é o maior predador local, sendo temida até mesmo pelos Ksaros e usada como símbolo de força e virilidade.
A flora local é bem diversificada não somente encontrada no interior do vale, mas também ocupando as paredes rochosas. Diversas arvores e principalmente gramíneas são encontradas na região. As arvores de maior porte não alcançam mais de 4 metros de altura, sendo a maioria
Todos os anos ocorre a grande inundação. Na região mais ao norte, onde "nasce" o vale, grandes monções despejam toneladas de água que percorrem o vale como um vagalhão indomável causando a destruição de grande extensão da vida em seu interior. Com a colonização da região pelos Ksaros, grandes diques e represas foram criadas para "domar" a inundação. Criando assim imensas lagoas e mantendo o fluxo de água constante.
Terras do Norte
O vale apresenta um espaçamento maior entre os paredões e o rio corre menos veloz e a uma profundidade de no máximo 5 metros.
Terras do SulO vale tem seu espaçamento encurtado chegando a alcançar em alguns trechos a largura de 3 Km. O rio Sinnari apresenta trechos com 2 metros de profundidade e com uma velocidade muito alta, sendo de difícil navegação.
Localidades importantes
Cascata de Ssiares
Com 567 metros de altura é a maior desnível do rio Sinnari. Considerada o marco delimitados entre as Terras do Norte e as Terras do Sul. A cascata é uma das belezas locais.
As nove quedas de Anisses
É um dos mais belos lugares no vale de Cannor. Localizado nas Terras do Norte, as Nove Quedas de Anisses se encontra no ponto de maior extensão do vale, nos seus 29 Km de extensão, o rio Sinnari se expande e inunda uma grande extensão de terra (12 Km²) e próximo do meio existe uma falha que cria a primeira queda da água.
A água que cai da primeira queda cria um pequeno lago para logo em seguida ocorrer a segunda queda e assim ocorre consecutivamente por mais oito quedas.
Garganta de Tirass
No trecho mais ao sul, nas Terras do Sul, encontra-se uma pequena bifurcação após a cidade de Tirass. A bifurcação prossegue por 200 metros até que acaba em um sumidouro, um imenso buraco no solo que drena toda a água desviada pela bifurcação.
Não existe conhecimento de onde as águas vão dar.
A ilha de Jissi
Uma pequena ilha localizada na saída do vale de Cannor que desemboca no mar. A ilha não tem mais de 200 metros de diâmetro, tendo um aspecto circular. Possui praias rochosas e se ergue 10 metros acima do nível do mar. Com uma vegetação rasteira e pequenos arbustos, a pequena ilha tem uma pequena fortificação dos Ksaros que mantem o controle de entrada e saída de embarcações do vale.
Verbetes que fazem referência
Geografia
Verbetes relacionados
Al Guiar Tar | Praias Rochosas | Montanhas do Oeste | Terras Rochosas | Vale de Cannor | Planalto Central | Deserto Vermelho