Pelo historiador Fernandi Cortêses
Estudos revelam que o povo Leva é um dos grupos humanos originais que habitavam o continente de Tagmar antes do grande cataclismo.
Diferente não somente fisicamente, os Levas possuem uma rica herança cultural e politica que antecede em três séculos a chegada dos Moltas a região do Frefo.
Relatos históricos afirmam que os Levas, o principal dos quatro grupos humanos que se estabeleceram na região, lutaram contra as adversidades locais para se estabelecerem no entorno dos rios Brual e Aurim, nas savanas próximas ao deserto de Blirga, nos oásis e regiões costeiras
Artefatos históricos e antigas histórias datam a presença dos Levas para entorno de 320 anos antes do cataclismo, onde estes já dominavam a região hoje conhecida como Deserto de Blirga, posteriormente estendendo sua influência e domínio até o rio Aurim as margens da Floresta de Kender ao sul e passando os Montes Moncurianos ao norte.
Este povo é dividido em um sistema simples de castas onde a lealdade está baseada na herança consanguínea e pelo poder militar. Outros grupos humanos como os Oxias, os Bassais e os Malacais sempre viveram em tribos menores e grande parte de sua história ficaram como ora aliados, ora inimigos.
Como uma nação tribal e nômade as alianças eram costuradas pela ocasião, pela traição ou cobiça. A hierarquia de poder estava descentralizada e divididas entre três grandes tribos Levas que são
os Moncurias, os Brual e os Blirga. Estes grandes Tribos tinham como vassalos os cinco tribos de primeira vassalagem:
os Tasai, os Mongalis, os Sanis, os Bankdis e os Messais.
Cada um destas tribos comandavam outras centenas de tribos e uma intricada rede de alianças. As disputas mais básicas se davam por água, controle das regiões de caça, de mulheres e por fim de animais.
A condição de mudança veio logo após o cataclismo, onde o líder da tribo Sanis, o grande senhor Monrue disse ter ouvido o chamado dos deuses e ordenou que sua tribo se estabelecesse na região litorânea.
O local especificamente escolhido é um dos poucos que oferecem abrigo das ondas que açoitam as praias pedregosas desta região. O recife de coral permitiu que os novos habitantes pudessem desenvolver a pesca e o cultivo de ostras.
Seriam necessários 100 anos aproximadamente para a vila pesqueira tornar-se uma cidade. Foi somente em 180 d.c. que a cidade foi chamada de Sadom e os primeiros alicerces do reino seriam formados.
Antes podem da formação do reino de Levânia e a fundação de Sadom como sendo a capital grandes acontecimentos levaram ao alinhamento dos Levas como povo e unidade.
A força motriz para este acontecimento ocorreu no ano 12 d.c. com o chamado Levante das Espadas, quando os Bassais se revoltaram do domínio dos Levas e iniciaram uma guerra sangrenta pelo deserto.
O líder Bassai chamado Alvaras reuniu os duas grandes tribos de sua gente e começou um grande ataque as comunidades Levas menores. Sua intensão era aniquilar as principais forças opositoras na região ao leste do Deserto de Blirga e reivindicar sua posse.
Contudo o que Alvaras não contava é que o ataque fosse considerado um ato de traição da tribo dos Tasai para com os Lescos. Um engano que felizmente serviu ao seu propósito já que duas das tribos mais poderosas lutando entre si permitiu que ele se fortalecesse.
Os sete anos seguintes foram marcados pelo crescimento da influencia dos Bassai e o lento declínio das duas tribos Levas.
Neste mesmo tempo ao norte, a tribo Mongalis enfrenta o que é o seu maior desafio. Uma luta interna entre tio e sobrinho levou a um racha na linha de sucessão de poder.
Assas líder da tribo Mongalis foi morto em um dos ataques por animais feito a Tribos rivais e seu filho Sangan foi excluído da liderança do tribo por seu tio Ragos.
A rivalidade entre as tribos dos irmãos começou décadas antes.
Assas era o segundo filho na linha de sucessão e a Ragos ficou o direito de governar a tribo de seu pai após a sua morte. Fongor, líder da tribo Leva do norte, foi durante mais de três décadas o senhor incontestável da região e tendo dezenas de outras tribos jurado fidelidade a ele.
Com o casamento de Assas, este assumiu o direito de formar sua tribo e levou consigo vários fieis aliados dentro da tribo do pai. Apesar de tudo a tribo de Fongor permaneceria na liderança da região por mais nove anos.
Apesar da liderança de Fongor, foi Assas que teceu vários dos acordos com outras tribos, sempre se mostrando um líder e guerreiro nato.
Com a formação da tribo de Assas, muitos dos antigos aliados juraram fidelidade a ele e outros mais viriam quando liderou e venceu uma revolta da tribo Oxias próximo aos Montes Moncurianos.
A vitória lhe rendeu prestigio e poder e lentamente obscurecendo a tribo de Fongor. A Ragos coube somente ver tudo e ouvir impotente todas as histórias sobre seu irmão.
Estava ele à sombra de seu pai enquanto ele vivesse e tudo indicava que estaria a sombra de seu irmão quando se torna-se líder do tribo de seu pai.
Destino ou não, Ragos se tornaria líder da tribo aos 42 anos e este não tão mais poderoso quanto o do seu irmão. A grande verdade é que tratados e vitória sucessivas tornariam o tribo de Assas igual por igual com o de seu irmão e que a linha de fidelidade e subserviência estava abalada.
E foi naquele fatídico ataque que tirou a vida de Assas que Ragos viu a oportunidade de alcançar a liderança das tribos enquanto podia. Rapidamente retirou Sangan do poder destituindo através do casamento com a sua mãe.
Sempre foi comum entre os Levas o casamento entre parentes para salvaguardar o seu bem estar e prover os sobrinhos. O que neste caso Ragos viu a oportunidade de ascender no poder e juntar agora os dois Tribos sob seu controle.
Sangan protestou, mas foi aconselhado por sua mãe a aceitar. O argumento dela é de que faltavam somente dois anos para poder se casar e assim poder assumir o controle de sua tribo novamente.
Ragos durante dois anos governou a vasta região do sul e Tribos traziam presentes para permanecer em sua graça e nas contendas serem beneficiados com seu julgamento. O poder era inebriante e Ragos não desejava perdê-lo.
Foi assim durante uma noite de inverno que foi aconselhado por seus pares a dar fim a vida de seu sobrinho e adquirir todo o poder para si.
Um dos servos leais a mãe de Sangan, a senhora Ilana, revelou a trama e Sangan teve a oportunidade de se antecipar.
Foi dada uma festa para Sangan comemorar seus 16 anos, na trama feita por Ragos, seu sobrinho seria morto durante a festa e ele assumiria o controle das tribos. Contudo os leais companheiros de Sangan trocaram de lugar com os membros da guarda e aprisionaram os traidores e Ragos quando tentava fugir depois que sua trama havia sido revelada pelo sobrinho durante a festa.
Ragos foi feito prisioneiro e açoitado perante todos os membros da tribo de Sangan. Destituído de seu poder, Sangan pelo para si o tribo de seu tio e iniciou nos anos seguintes o que seria o processo de unificação das tribos Levas.
Foram necessários cinco anos até que todas as tribos jurassem lealdade a Sangan e este fosse considerado o senhor dos Levas.
As noticias que chegavam do sul eram preocupantes e todos os lideres das tribos temiam que um grande levante coordenado pelos Bassais do sul pudessem destrona-los do poder.
Os Levas apesar de poderosos eram somente uma das tribos que existiam na região. Se comparado as demais eles não poderiam lutar contra uma união de todas as tribos e Tribos existentes.
Para Sangan era de importância vital que os Levas subjugassem o levante Bassai no sul e assim impedir qualquer unificação a não ser pela tribo Leva.
Foi então feita uma grande marcha para o sul que ficou conhecida como A Rebelião Bassai e todas as tribos Levas compareceram.
Uma grande batalha manchou de sangue as dunas que ficaram vermelhas tanto com sangue Bassai quanto Leva. No final do dia Alvaras foi morto em batalha e os demais juraram fidelidade a Sangan.
A cidade de Sadom foi a primeira a ser fundada pelo então líder da tribo Sanis apesar do contra gosto de Sangan que esperava iniciar o que seria a grande marcha dos Levas, mas acabou se sujeitando aos dizeres divinos.
Sendo assim as cidades foram fundadas pelos grandes tribos e passaram a se tornar sede do poder dos Levas.
A cidade de Sadom foi fundada pelos Moncuria, assim como a cidade de Rokor, a tribo Brual fundou as cidade de Ingru e Dameste e a tribo Blirga fundou as cidades de Sika e Beruni.
Verbetes que fazem referência
Biblioteca Nacional de Saravossa
Verbetes relacionados
A história do Reino de Levânia |
As Crônicas |
A Necrópole |
Tratado de Ervas