Esta página contém material oriundo dos livros oficiais e não pode ser editada
Os sacerdotes ocupam uma função vital no Império. Em uma terra supersticiosa em que se acredita em destino e se conhece a presença da magia e de criaturas místicas, os sacerdotes são os únicos que podem exercer o poder provindo dos deuses e traduzir a vontade divina estudando os presságios. Deve ser observado que a maioria dos sacerdotes não possui poder mágico, como eles mesmos explicam os desígnios dos deuses são misteriosos e seu poder não deve ser desperdiçado. Os sacerdotes são usualmente da oligarquia exceto quando alguém do povo manifesta claramente os poderes divinos. Nesse caso ele ou ela poderá se tornar sacerdote ou sacerdotisa, mas dificilmente alcançará os cargos mais altos na hierarquia eclesiástica. Todo aquele ou aquela que demonstrar poderes divinos deve entrar para a igreja, se ele se recusar, bem, aquele herege era na verdade um feiticeiro tentando nos enganar.
O estudo dos presságios é exclusivo dos sacerdotes e o estudo da astrologia é restrito aos sacerdotes com autorização expressa do Estado. Mesmo os sacrifícios aos deuses que devem ser realizados pelo Imperador e os governadores são feitos de acordo com as recomendações dos sacerdotes.
Dessa forma os sacerdotes, e principalmente o sumo-sacerdote, exercem grande poder e influência sobre o povo, a oligarquia e o Imperador. Não foram poucas as vezes que o conselho sacerdotal foi o verdadeiro poder no Império.
Os sacerdotes dos três deuses do Império se organizam em três igrejas que seguem uma hierarquia definida:
Noviços: estudantes ainda não ordenados;
Sacerdotes: podem ser os responsáveis por pequenos templos em vilas, ser ajudantes nos templos nas cidades, ou assumirem o manto de errantes desligando-se temporariamente dos templos e hierarquia eclesiástica para vagar pregando e cumprindo as vontades divinas pelo tempo que for necessário (A maioria dos sacerdotes de origem popular escolhe o manto do errante);
Sacerdote-mor: responsáveis por um templo em uma cidade;
Sacerdotes do conselho: membros do conselho sacerdotal. O conselho sacerdotal é formado por três membros da igreja de Aktur, dois membros da igreja de Tanis e dois membros da igreja de Bismaral.
O sumo-sacerdote: é eleito pelo conselho sacerdotal e é o responsável pelo Grande Templo no zigurat da capital do Império, escolhe os membros do conselho sacerdotal, escolhe o sacerdote-mor e coroa o novo Imperador.
Verbetes que fazem referência
A Magia no Império
Verbetes relacionados
Ordem Imperial de Magia |
Academia Dictinea de Magia |
Guilda Birsa de Magia |
Luminars |
Palátinus |
Reis Feiticeiros |
Império Aktar |
Birsos |
Dictineos |
A Magia Magmática |
Aucham Enemor