Li rapidamente o livro (7 horas kkk) e encontrei alguns pontos que precisam ser consertados.
Página 15"A lista das técnicas de combate foi totalmente reescrita e agora existem técnicas Básicas, Restritas da Profissão e Restritas da Especialização;"
O certo é dizer que existem 3 litas:
- Básica: É a lista que está disponível para todas as profissões.
- Restrita: Ladinos e Guerreiros tem suas listas particulares. Esta lista é um adicional a lista básica e as técnicas que ali estão, podem ser adquiridas antes do ingresso a Especialização.
- Avançada: Essas listas estarão disponíveis assim que o personagem ingressar em uma Especialização.
"As Técnicas de Combate agora possuem especializações que podem ser adquiridas uma a uma nos níveis 2,5,8,..."
Tem que trocar o termo especializações por aprimoramentos e sinalizar que essa aquisição é gratuita.
EX: As Técnicas de Combate agora possuem Aprimoramentos. Estes são adquiridos de forma gratuita e estarão disponíveis nos níveis 2,5,8, etc.
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"Agora há uma regra que explica o motivo e o impedimento para que haja "multiclasses" no Tagmar;"
Essa regra só explica o motivo de não poder existir Multiclasse Mística.
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Página 19Parece que ocorreu um reaproveitamento de textos aqui.
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Humanos
"Os Humanos são o modelo de comparação para as outras raças, e por isso não recebem qualquer ajuste"
Esse texto acima não se enquadra mais com os humanos, eles agora possuem 1 ponto flutuante e isso deve ser dito aqui, já que influencia nos dois modos de gerar ficha.
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Pequeninos
"Os Pequeninos são uma raça de humanoides de pequena estatura. Fisicamente, eles se assemelham muito aos seres Humanos, exceto na escala: têm, em média, 1,10 metros de altura."
Na verdade os pequeninos tem 1,14 de média.
"Eles são mestres das artes do Subterfúgio,"
Agora os pequeninos são bonificados em testes para se ocultar e se equilibrar, essa parte do texto poderia mudar um pouco.
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Anões
"Humanos excepcionalmente baixos e atarracados, tendo em média 1,3 metros de altura."
Corrigir pra 1,39
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Elfos Florestais
"O tipo mais comum de Elfo Eles são separatistas"
Letra maiúscula.
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Página 24"Para o Guerreiro, a característica principal é a Força. É através dela que ele intimida e luta contra seus adversários. Também são importantes o Físico e a Agilidade; o primeiro, para garantir a sobrevivência às feridas dos combates e a segunda, para tentar evitar golpes e dá-los com maior precisão."
Na verdade, agilidade e percepção tem sido muito mais importantes, depois das novas técnicas ela são quase que essenciais. Força hoje em dia é algo muito específico e server meio que pra habilitar o uso de uma arma. Físico em grande parte dos casos vem primeiro que a força.
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"A característica menos privilegiada pelos Guerreiros é a Aura."
Acho meio equivocada essa informação, conheço muita gente que prioriza a aura pra fugir de magias que poderia acabar com a ficha.
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"Além disso, os Guerreiros podem participar de Academias de Combate, tendo acesso a técnicas restritas de luta."
O certo a se dizer aqui é que ele tem acesso a formas de combate mais rebuscado (técnicas avançadas).
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Ladinos
"os Ladrões, os Piratas e os Assassinos."
Organizar em ordem alfabética seria melhor.
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Magos
"(energia mística presente no universo) diminuindo o contato do feiticeiro com sua fonte de poder, impossibilitando a execução de seus feitiços."
Tem que trocar feiticeiro por mago e feitiços por magias ou encantos.
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Página 25"A maior dificuldade de um Mago é resistir à fase de iniciante,"
Poderia trocar fase iniciante por primeiros estágios, pois essa ideia de iniciantes remete a início e parece que o jogo tem um fim, quando na verdade o crescimento é infinito.
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"Uma Agilidade alta pode ser desejável, assim como um bom Físico; as demais características são apenas secundárias,"
Acho que não podemos usar o termo secundário nesse trecho.
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Rastreadores
"os Rastreadores só podem fazer feitiços"
Trocar por magias ou encantos.
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Página 28"Percepção: Capacidade do indivíduo de perceber o ambiente em que está. Inclui a atenção e a capacidade de concentração. É de extrema importância para Rastreadores e no uso de Habilidades como Manusear Armadilhas, Observar e Escutar."
Substituir as habilidades observar e escutar por usar sentidos.
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Resistência à Magia
"Erro! Fonte de referência não encontrada."
O que é isso?
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Página 34Colégios
"Magos Ilusionistas, Magos Elementalistas, Magos Necromantes, Magos Naturalistas, Magos Alquímicos e Magos do Conhecimento, conforme o Colégio a que pertençam."
Colocar em ordem alfabética o texto acima e as especializações abaixo que também não estão em ordem.
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Página 40Posses iniciais.
"OBS: opcionalmente o jogador em vez de pegar os equipamentos da lista, pode pegar apenas a arma especificada na tabela e mais 4 M.P. e 5 M.C., devendo neste caso fazer a sua própria compra de equipamentos."
Está errado, o obs. certo é esse aqui: Obs.: opcionalmente, o jogador em vez de pegar os equipamentos da lista, pode pegar a arma que está na lista e 20 m.p. devendo, neste caso, fazer a sua própria compra de equipamentos.
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Definindo os Atributos
A tabela apresentada com os atributos da raça não mostra que o humano tem um atributo livre como a tabela aprovada.
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Página 43Energia Física
A tabela está com os valores diferentes dos aprovados.
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Página 98
Tabela de Habilidades
Montar animais está como AGI e na verdade ele agora é Físico. Na descrição da habilidade está certo, mas nessa tabela está errado.
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Página 100"Refere-se às habilidades em que o personagem de uma determinada profissão recebe 1 nível gratuito sem precisar pagar pontos por ela e cujos testes são feitos com um nível a menos de dificuldade."
Isso aqui não era pra dar nível gratuito ao jogador toda vez que ele passa de estágio? Se é pra fazer isso, está mal escrito.
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Página 101
" Guilda dos Ladrões: Ações Furtivas, Destravar Fechaduras, Escapar, Enganação, Furtar Objetos, Jogatina, Manusear Armadilhas e Escalar Superfícies;
Guilda dos Assassinos: Ações Furtivas, Enganação, Escapar, Manusear Armadilhas, Corrida, Escalar Superfícies e Venefício;
Guilda dos Piratas: Escapar, Jogatina, Náutica, Negociação, Acrobacias, Escalar Superfícies, Malabarismo, Natação e Navegação.
Entretanto, os Ladinos não podem se Aperfeiçoar"
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Página 124"A Habilidade Ataque de Surpresa pode ser usada para aumentar sua Coluna de Resolução. O agredido não revida no primeiro ataque,"
Duas coisas estão erradas aí. É uma técnica e essa técnica não existe mais.
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A guilda dos ladrões está com 1 habilidade a menos, e a dos assassinos tem 2 a menos. Além disso estão fora de ordem alfabética. Outro ponto importante é que vocês usaram o mesmo termo aperfeiçoar aqui e para outra coisa diferente em cima quando falaram de (misticismo, Religião, Aplicar esforço...).
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Página 112"Não é permitido combinar técnicas que sejam da mesma categoria. Assim, duas técnicas da categoria “Ataque” não podem ser usadas em conjunto, mas, se forem de categorias diferentes, podem. A única exceção a esta regra são as da categoria “Perícia”, que podem ser usadas com outras da mesma Categoria. De qualquer forma, deve ser respeitado o limite da Quantidade de técnicas a serem usadas em uma rodada."
Esse pedaço precisa ser melhor explicado, precisa de exemplos.
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"Surpresa Parcial
Caso uma pessoa ou grupo consiga emboscar outro, atacando de surpresa (saindo do meio do mato, se escondendo atrás da porta ou dentro de um armário, etc.), a Surpresa Parcial é obtida. Nesse caso, a pessoa ou grupo vence a iniciativa da primeira rodada automaticamente e tem direito a usar a Habilidade Ataque de Surpresa."
Técnica não existe mais.
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Página 144Técnica Força Interior
"Obs.: Está técnica possui Limite Diário."
A observação está escrita no lugar errado, fora dos padrões. Ela deveria estar entre a Mecânica e o Quadro de Rolagens.
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Página 174"O simples descanso também permite a reposição da Força Mágica, embora"
Acima desse texto tem um borrão entre os parágrafos.
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Página 178Ritual de Conformidade.
Faltou colar a citação que existe na tarefa votada. Acho que esqueceram.
Era essa aqui
"O espírito que se abre para ..."
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Nas caracterizações eu não pretendo analisar profundamente, mas existem várias divergências nos custos.
Fé é um exemplo, se você olhar na tabela você pode perceber que vai de -4 à +4, sendo que no título Fé está assim "Fé {-4 ou 1}", além disso, podemos comprar por exemplo (Proteção dos deuses +4, Deus Patrono +3, Fiel +2) dando um total de +9.
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Sensibilidade à Veneno
Página 208Nessa podemos ver 3 custos diferentes se pararmos pra ler atentamente o texto, compararmos o custo ao lado do título da caracterização e no quadro particular da mesma. Muitos erros como esse passaram nas caracterizações.