Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Responder...
Renome, regras para tornar seu jogo mais narrativo Opções
#1 Alan Emmanuel Enviado : 25/02/16 19:45
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

Renome, regras para tornar seu jogo mais narrativo

Renome é uma ferramenta simples de narrativa. Conforme os personagens avançam de Estágio seus feitos vão tornando-se cada vez mais conhecidos e seus nomes vão sendo levados de boca a boca, cidade em cidade, reino a reino e por aí vai. Quando chegarem a uma cidade ou vilarejo o mestre pode testar o renome dos personagens para saber se eles já são conhecidos no local. Se preferir, o mestre pode rolar o teste a cada mudança de cena. Ao chegarem numa taverna ou visitarem um palácio, por exemplo. O mestre pode usá-la para ter um indicativo geral sobre a reputação do grupo de jogadores.

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Hector Folha-Palida Enviado : 26/02/16 07:57
Minha visão prum Bardo explodiu os limites conhecidos com essa ideia XD

A jogabilidade de um bardo triplica facilmente com uma regra dessa, sem falar na utilidade das habilidades sociais e das magias.

A tabela é meio tensa de memorizar, seria mais fácil dar um valor especifico (como o RF e RM) para não ser necessário recalcular em cada nova cidade.
#3 T.REX Enviado : 26/02/16 09:07
Srs,

Bom dia!

Adorei isso aqui. Temos que oficializar rápido Applause . E concordo com as palavras do irmão Hector Folha-Palida.

Sds. herbívoras,
#4 Alan Emmanuel Enviado : 26/02/16 09:34
Obrigado pelo apoio senhores!

Hector: é verdade! A tabela é monstra. Mas a turma por aqui curte esses treco aí resolvi deixar... Eu, particularmente, vou usar meu próprio conselho presente no texto: "Se realizar esse cálculo for demorado ou complicado demais para você, simplesmente esqueça a tabela e aplique ajustes de -20 a +20 de acordo com seu bom senso e as circunstâncias envolvidas.". Nesse caso a tabela torna-se apenas um guia para julgamento, uma ferramenta qualitativa pra nortear o quanto devo aplicar de bônus ou redutor...

Abraços!
#5 Fábio_CM Enviado : 26/02/16 10:38
Cara, muito bom e fácil de se aplicar. Eu gostei especialmente porque usa uma característica já presente no sistema!

Eu só acho que falta alguma penalidade, bônus ou alteração de perspectiva no caso do personagem não corresponder ao seu renome.

Por exemplo, um personagem com fama de heróis que recebe uma dúzia de pedidos de ajuda ao chegar na cidade e recusa, poderia receber uma penalidade em carisma ou no próprio renome por 1 semana.

Um herói que seja confundido com um vilão e faça boas ações pode receber benefícios no próximo teste.

Nessa linha.
#6 Alan Emmanuel Enviado : 26/02/16 15:10
Boa ideia Fábio!

Vou pensar em algo a respeito!

Nas minhas aventuras eu gosto muito de trabalhar com o lance da Reputação, dou títulos e apelidos pros caras e tudo mais! Me divirto quando nem sempre os títulos são verdadeiros, apenas a fofoca rolando solta mesmo!

Abraços!
#7 Fábio_CM Enviado : 27/02/16 11:58
Vamos usar essa regra.
#8 baldur Enviado : 28/02/16 03:27
Gostei.
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum