Anões podem ser Magos? - Diretrizes e demais normas - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Anões podem ser Magos? (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 2 13 %
Reprovado 13 86 %

Anões podem ser Magos? Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/02/16 08:17
Srs,

estamos votando o ajuste nas diretrizes no item Núcleo do Sistema: Raça X Profissão.

Esta será a ultima vez que decidimos sobre esta questão, pois ela será incorporada ao Núcleo do Sistema.
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/02/16 08:17
Iniciamos a votação. A data para encerramento é 23/02/2016 .
#3 saulocr Enviado : 17/02/16 08:55
Cara não é justo esse sistema de votação.

São mais de 400 membros e 20 decidem os rumos do projeto!
#4 Ares Enviado : 17/02/16 10:43
A questão é que se qualquer um possa votar, alguém pode criar 10 contas fakes e usar elas para ganhar qualquer votação, ou outra pessoa fazer o mesmo e se tornar uma guerra de fakes. Logo é necessário uma forma de selecionar quem pode votar ou não, o status de herói é isso, pois significa que a pessoa já contribuiu ao projeto e elimina essa tática suja.
#5 RavenVitrius Enviado : 17/02/16 12:14
Teremos pouco tempo para apresentar argumentos. E estamos falando de algo permanente. Fora que se eu me manifestar para o contrário, não faz diferença pois não posso votar :/
#6 saulocr Enviado : 17/02/16 12:24
Ares escreveu:
A questão é que se qualquer um possa votar, alguém pode criar 10 contas fakes e usar elas para ganhar qualquer votação, ou outra pessoa fazer o mesmo e se tornar uma guerra de fakes. Logo é necessário uma forma de selecionar quem pode votar ou não, o status de herói é isso, pois significa que a pessoa já contribuiu ao projeto e elimina essa tática suja.

Ou seja as decisões ficam pautadas em duas dezenas se pessoas! Isto é democracia? E outras centenas de jogadores que queriam e poderiam opinar e não podem?
#7 RavenVitrius Enviado : 17/02/16 12:55
Esse sistema tem pros e contras.
Mas não vou me atentar a isso.
A pergunta que queria fazer é:
Por que as restrições???

Parece que as vezes a questão é estética, ou porque "não combina".

Mas trazendo para a realidade, por exemplo, por que um anão não pode ser mago??? Se constar no livro que A RAÇA NÃO CONSEGUE manipular o mana blz. Mas parece que eles só não são magos pelos problemas que tiveram no passado.

Dentro de outro contexto, o personagem não tendo influência do passado, ficaria ele impossibilitado de ser mago se fosse instruído para isso?

As limitações sendo culturais (como parede ser), pra mim não fazem muito sentido, por que como já disse anteriormente, RPG sendo um jogo abrangente em suas possibilidades, deveria permitir o improvável.

Existem outros continentes no mundo de tagmar? Lá existem anões? Lá eles também não poderão ser magos?
Se a expansão chegar a esse ponto, o que faremos? Vamos ter que alterar o núcleo novamente?

Acho que se for para limitar profissão que seja por uma limitação do ser da raça, não por um contexto histórico porque isso abre margem para um contexto diferente até em outras ambientações.

Essa é minha opinião, abraços ;)
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/02/16 13:07
Srs,

com base nas votações todos os livros serão alterados (Regras e Ambientação) para expressar claramente as limitações da raça.

Assim, terminamos de vez com esta discussão que se arrasta desde 2004, pois nunca havíamos batido a martelo.
#9 RavenVitrius Enviado : 17/02/16 13:15
Marcelo,

Nesse caso está sendo decidido antes de haver uma explicação.

Eu acredito que seria melhor se criar a explicação para depois haver a votação.

Entendo que isso já tem muito tempo, já vi sobre isso no projeto tem tempo.

Mas vendo as votações, são as mesmas 7 pessoas que estão votando,e nos tópicos simplesmente não tem nenhuma explicação para os votos ou a alteração que será feita para justificar a limitação.
#10 Ares Enviado : 17/02/16 13:21
Marcelo, caso o resultado permita que os anões sejam magos(ou as outras opções). Isso será visto, dentro da ambientação, como algo raro e incomum?

Essa votação se refere a quais ambientações? Somente a dos Reinos? Das Terras Selvagens? Do Império? A das Ilhas Independentes? Todas as futuras?

Raven, boas colocações, me fizeram repensar um pouco.

Saulo, a partir do momento que qualquer um que se esforce pode conseguir a capacidade de voto, e todos podem opinar e dar a sua opinião, mesmo que não possam votar. Sim, me parece democrático, mas não anárquico e claro que possui suas limitações, não digo de forma nenhuma que o sistema é perfeito.
#11 Fábio_CM Enviado : 17/02/16 13:33
RavenVitrius escreveu:
Marcelo,

Nesse caso está sendo decidido antes de haver uma explicação.

Eu acredito que seria melhor se criar a explicação para depois haver a votação.

Entendo que isso já tem muito tempo, já vi sobre isso no projeto tem tempo.

Mas vendo as votações, são as mesmas 7 pessoas que estão votando,e nos tópicos simplesmente não tem nenhuma explicação para os votos ou a alteração que será feita para justificar a limitação.

Já eu acho que o caminho é esse. Primeiro temos que saber o que queremos e depois pensamos em uma explicação do porquê.

O Tagmar era assim no início. A decisão de anões serem ou não magos é algo muito mais de manter a origem do que de concordância com o que já foi descrito, que é pouco. O livro das raças e profissões estava sendo desenvolvido e abordaria tudo isso e, para mim, é na ambientação que devemos explicar do porquê tais raças não podem assumir tal profissão.

Não existe nada na mecânica de Tagmar que impeça de um anão usar magia. A limitação virá porque o manual de regras é escrito para ser usado na ambientação de Tagmar. Por exemplo, se o manual fosse para gerar um sistema genérico, não haveria porque deixarmos raças limitadas à algumas profissões.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/02/16 13:33
Ares,

se você conferir o andamento da votação agora, verá que ela expressa bem o que já tínhamos discutido. Só abri para todos por questões de transparência e por que não houve consenso em só abrir para uma.

Mas com certeza se for aprovado nós colocaremos algo dizendo que seria raro. Tão raro como anão ladino. Muito Feliz

Fabio,

é por aí mesmo. Vamos decidir e depois explicar. Daria para fazer o contrário, mas daria muito mais trabalho com discussões filosóficas/metafisicas/cosmológicas sem fim. Brick wall
#13 RavenVitrius Enviado : 17/02/16 14:18
A questão é: por que queremos isso ou aquilo?

Vai ser feito assim, blz.
Mas sinceramente, deixa a impressão de acho melhor assim, depois arrumo uma justificativa.

Continuo com a ideia de que restringir totalmente é perder muito em termos de jogo, de enredo, de possibilidades. Como disse, anteriormente, mesmo sendo raríssimo, poderia haver situações improváveis.

Debater antes é mais trabalhoso sim, mas acho que no final fica mais bem feito. Qualquer limitação vai ser paliativa se futuramente os argumentos não se sustentarem em outras ambientações por exemplo.
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/02/16 14:38
RavenVitrius,

esta discussão já foi foi feita recente mente e em muitas outras vezes nesta última década! Mas nunca tinhamos levado ao seu término ( votação). Então estamos fazendo isto agora.

Não vamos mais prolongar e é inútil voltar de novo ao mesmo tema. Cada um pode arranjar inúmeras justificativas para que uma raça possa ou não fazer magia. E não vamos conseguir um consenço. Então naõ adianta discutir, vai ser perda de tempo pois teríamos inúmeras sugestões contraditórias (uma explicando o sim e outras explicando o não) e que culminaria então nesta votação. Brick wall

De forma alguma quero desrespeitar sua opinião ou dos outros, ok? Feliz

Por isto vamos votar e depois explicar.

Para não delongar mais, vou trancar estas discussões.

Mais uma vez, peço desculpas, respeito sua opinião mas temos de fechar isto de uma vez por todas.

Um abraço,

Marcelo

#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/02/16 15:40
Srs,

Todas discussão sobre Raça x Profissão já foi discutida em http://www.tagmar.com.br...aspx?g=posts&t=6905 (sem falar dos tópicos antigos)

OBS: Uma coisa a deixar bem claro:

Uma regra do projeto é que quando não há consenso num item, nós devemos parar e votamos, e quando necessário, trancar para aguardar a conclusão da votação.

#16 Sistema de Votação Enviado : 23/02/16 00:00
Resultado da Votação "Anões podem ser Magos?":

Aprovado, 2 votos (13%)
Reprovado, 13 votos (86%)

Votos individuais:
Alesso - Aprovado
Ketalel - Aprovado
AirtonJr777 - Reprovado
Alisson - Reprovado
Ares - Reprovado
Azurius - Reprovado
Bruno - Reprovado