Ajustes nas Diretrizes 2 - Herói do Tagmar 2 - Diretrizes e demais normas - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Ajustes nas Diretrizes 2 - Herói do Tagmar 2 Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/02/16 19:33
Srs,

um acontecimento recente levou a coordenação a uma longa discussão se deveria ou não aceitar uma indicação para herói, mas as regras atuais são muito fracas e por isto a indicação foi aceita.

Para minimizar este tipo de situação estamos propondo as seguintes mudanças (marcadas de laranja) no texto da Estrutura do Projeto, Item 3:

Citação:
3 - Herói do Tagmar2

É considerado Herói de Tagmar todo participante que:

1) Seja ou tenha atuado como Coordenador eleito e que sob sua coordenação tenha conseguido no mínimo 3 tarefas aprovadas. Na eleição o Coordenador receberá o título de Herói de forma provisória e somente após conseguido no mínimo 3 tarefas aprovadas é que ser tornará uma herói definitivo. Caso abandone a coordenação antes, perderá automaticamente o título.

2) Tenha concluído de uma a três tarefas oficiais em todas suas etapas, inclusive sua oficialização. (ver procedimento e etapas de uma tarefa.)

§ único – As tarefas de Ilustração têm um critério diferente, sendo necessária sempre 3 tarefas deste tipo para a admissão no quadro de Heróis de Tagmar.

3) Ser indicado pelo coordenador referente as suas tarefas através de um texto explicativo no fórum apropriado para indicações -- acessível somente a coordenação -- e ter status de participação no mínimo "Visconde" e pelo menos 3 meses de inscrição. A quantidade de tarefas (1 a 3) será um critério do referido coordenador com base na importância, complexidade e extensão das tarefas executadas.

§ 1º – No texto explicativo deverá constar a justificativa da indicação.
§ 2º – A justificativa precisa ser coerente, portanto, serão considerados se nela consta: participação e contribuição do indicado no fórum do projeto; altruísmo e empenho do indicado quanto às suas responsabilidades no projeto
§ 3º – A Coordenação avaliará a justificativa nos quesitos apontados no § 2º e se o indicado não burlou nenhuma das responsabilidades e direitos explícitos na estrutura do projeto.
§ 4º – Desde que cumpridos os critérios acima e nenhum coordenador se manifestar contra, fica o Coordenador Geral obrigado a aceitar a indicação.

§ 5º – Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação com todos os Heróis, exigindo-se, nesses casos, maioria simples dos votos válidos apurados.

I. Após a apuração dos votos se fará uma declaração explicita dos resultados, identificando a intenção e origem dos votos apurados, que ficarão visíveis por 24h somente para os Heróis de Tagmar.
II - Fica vedado aos Heróis de Tagmar divulgarem o resultado na forma explicita.
III. Ao término do tempo de exposição o tópico será editado, permanecendo apenas a justificativa da indicação e o resultado final da votação protegendo o anonimato dos votantes.
IV. Somente então, no caso de resultado favorável ao indicado, procede-se com a aceitação do indicado.

A motivação destas condições consistem em evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham demonstrado no fórum um conhecimento um pouco mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.

Basicamente são duas duas mudanças:

1) Tivemos caso de coordenadores que entraram... passaram meses mas não concluíram praticamente nada. Não é justo que obtenham o título assim.

2) O método atual deixa brecha para que qualquer um pegue uma tarefa bem pequena e pronto... vira herói. Nada mais justo que o Coordenador sobre o qual a pessoa está trabalhando veja se a tarefa realizada é representativa. Mas há um limite máximo para impedir injustiças por parte do Coordenador.

OBS: O título de herói é um prêmio pela a participação ativa no projeto. O título não é o objeto fim. Quem age assim está corrompendo o proposito deste prêmio.
#2 Bruno Enviado : 02/02/16 10:28
Não sabia que a minha indicação como herói trazia tantos problemas ao projeto.

Vou aproveitar e deixar minha sugestão aqui.

Citação:
2) Tenha concluído de uma a três tarefas oficiais em todas suas etapas, inclusive sua oficialização. (ver procedimento e etapas de uma tarefa.)

§ único – As tarefas de Ilustração têm um critério diferente, sendo necessária sempre 3 tarefas deste tipo para a admissão no quadro de Heróis de Tagmar.

Essa parte deveria ter mais clareza, os critérios para 1 ou 3 estão muito subjetivos e deveriam ser mais claros, especificando o peso que cada tarefa representa.
Não podemos deixar critérios subjetivos nas diretrizes.

Espero ter ajudado.

Até mais.
#3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/02/16 13:27
Bruno,

pelo contrário. É para ser subjetivo sim. O Coordenador é que decide se vai precisar de 1, 2 ou 3. As tarefas são muito diferentes em complexidades, dificuldade e extensão e desta forma não temos como parametrizar.

Compare o textos de criaturas ou magias com o que foi feito no livro de ambientação. É uma diferença descomunal.

O fato de ter um limite (3 tarefas) é que garante injustiça e traz clareza.

#4 Bruno Enviado : 03/02/16 09:10
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Bruno,

pelo contrário. É para ser subjetivo sim. O Coordenador é que decide se vai precisar de 1, 2 ou 3. As tarefas são muito diferentes em complexidades, dificuldade e extensão e desta forma não temos como parametrizar.

Compare o textos de criaturas ou magias com o que foi feito no livro de ambientação. É uma diferença descomunal.

Marcelo, preciso discordar de você, me parece muito errado uma lei/regra ser encarada de forma subjetiva. Parece coisa de quem quer deixar brechas.
Essa diretriz vai a votação pelos membros? Se não vai, deveria ir.

Abraço.
#5 Ares Enviado : 03/02/16 09:31
Bruno escreveu:
Bruno,

Marcelo, preciso discordar de você, me parece muito errado uma lei/regra ser encarada de forma subjetiva. Parece coisa de quem quer deixar brechas.
Essa diretriz vai a votação pelos membros? Se não vai, deveria ir.

Abraço.

No link das diretrizes:
Citação:
Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.

Sua vigência se dará por mais 5 anos, ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação com duração de uma semana e o número de votos a favor seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados.

Não só ira para votação, como precisa de 2/3 dos votos validos.
#6 Samyaza Enviado : 03/02/16 10:11
Acredito que a decisão de deixar a cargo do coordenador do livro/área faz parte da decisão da Coordenação Geral de dar maior liberdade aos outros coordenadores, sou favorável à ideia, agora cabe aguardar a votação.
#7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 12:49
Srs,

é subjetivo porque a complexidade e tamanho também são. O que é injusto é dar o mesmo peso de uma tarefa minuscula com uma enorme.

Exemplo: acessem estes 2 textos que foram feitos para o Livro de Ambientação (cada um era uma tarefa):

Texto1: http://www.tagmar.com.br...%C3%A7%C3%B5es%20Finais

Texto2: http://www.tagmar.com.br...i%C3%A3o%20dos%20Reinos

e me digam se acham que o cara que teria feito somente o texto 1 merecia ser heroi? E o cara que fez o segundo?

Mas mesmo sendo subjetivo tem um limite. 3 tarefas quaisquer mesmo sendo simples.

OBS: o que o Ares citou está correto. Esta mudança irá obrigatoriamente a votação e deve obter 2/3 dos votos válidos.
#8 Ares Enviado : 03/02/16 12:56
Tenho que concordar com o Marcelo Rodrigues após seus argumentos. Mas quando ao debate ser exclusivo dos coordenadores, senão me engano, na época da criação das diretrizes foi colocado heróis como um todo por causa de críticas a uma suposta panelinha, que nunca vi como existente.
#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 13:31
Mas ares, a discussão interna é para dar aceite. Não dando aceite, forçosamente irá para o concelho de todos os herois.

Ou seja: obtendo os requisito mínimos ou a coordenação aceita a indicação, ou vai a votação pelos herois conforme está escrito:

Citação:
§ 5º – Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação com todos os Heróis, exigindo-se, nesses casos, maioria simples dos votos válidos apurados.

Vou ilustrar a situação:

1) Um a pessoa conclui a tarefa e esta é votada e aprovada. Ele já é visconde e tem mais de 3 meses de atividade. Mas esta é a sua primeira tarefa.

2) O seu coordenador acha que não é suficiente e não indica indica para ser heroi, pois o coordenador avaliou que ele não atingiu o mínimo.

3) a pessoa conclui outra tarefa e esta é votada e aprovada.

4) O seu coordenador acha que é suficiente e indica indica para ser heroi.

5) Outro coordenador discorda por achar que não atingiu o mínimo.

6) Abre então uma votação para todos os herois

7) Os herois decidem que não é suficiente. Então ele ainda não se torna heroi.

8) a pessoa conclui outra tarefa e esta é votada e aprovada.

9) A indicação tem que ser aceita. Não ha mais argumentos.

#10 Ares Enviado : 03/02/16 14:16
Parece justo.
#11 Azurius Enviado : 03/02/16 17:10
Eu concordo com o Rodrigues em partes. Mas aqui infelizmente o lado pessoal pra alguns conta muito mais que o trabalho, e assim fica realmente difícil se aceitar critérios subjetivos como o bruno levantou a lebre.

Escolha entre 1, 2 ou 3 tarefas, mas deixe claro que é necessário exatas X tarefas, é muito mais hombrido da parte de um projeto que presa democracia, mas por "alguns que tem certa influência" funciona com demagogia.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 19:00
Elgato,

só tem a temer esta regra quem faz tarefas muito simples (graça a deus são poucas!). Quem participa de verdade está participando com tarefas de peso. Por exemplo:

Tarefa de peso: http://www.tagmar.com.br...gio%20Cronom%C3%A2ntico

Tarefa simples: http://www.tagmar.com.br...me=Raposa&Status=EM

Sacou? Eh?
#13 Azurius Enviado : 03/02/16 20:21
Rs, você é muito divertido meu brow.
#14 Samyaza Enviado : 03/02/16 23:56
M.Rodrigues, há muito a fazer no projeto, procure evitar a perde de tempo com membros que não lidam bem com conceitos democráticos, a maioria das pessoas que comentou é favorável ao ajuste, a quem for contra, que essa pessoa se esforce nas votações.

#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 08:22
Nobre Samyaza,

Com todo respeito, vou discordar da sua última afirmação. Não acho que o pessoal seja antidemocrático. Acho que o pessoal apenas tem um certo temor do desconhecido. O Azurios apenas teme aquela questão antiga da “panelinha do Marcelo”.

O que queria tranquilizar o pessoal, é que esta história da “panelinha do Marcelo” aconteceu lá no inicio do projeto entre 2005 e 2007 onde o não havia eleições e os coordenadores eram indicados por mim.

Mas o projeto mudou. Surgiram as eleições e as diretrizes que eram bem simples foram detalhadas e agora cobrem todos os aspectos do projeto. E é por isto que abri estas discussões para justes das diretrizes.

O projeto é democrático e as pessoas que estão nele também!

Acredito que o que estamos mudando seja justo, pois valoriza quem se esforça e faz tarefas importantes.

No mais acredito que não tenha mais nada a acrescentar a esta discussão.

Abraço a todos,

Marcelo
#16 Fábio_CM Enviado : 04/02/16 09:34
Teoricamente eu acho bastante simples a conclusão de 1 ou 3 tarefas. O grande problema é que, na prática, aprovar três tarefas pode levar 5 anos.

Mesmo assim, é uma diretriz necessária e concordo com sua inclusão.
#17 Alisson Enviado : 04/02/16 10:29
Srs,

é subjetivo porque a complexidade e tamanho também são. O que é injusto é dar o mesmo peso de uma tarefa minuscula com uma enorme.

Exemplo: acessem estes 2 textos que foram feitos para o Livro de Ambientação (cada um era uma tarefa):

Texto1: http://www.tagmar.com.br...%C3%A7%C3%B5es%20Finais

Texto2: http://www.tagmar.com.br...i%C3%A3o%20dos%20Reinos

e me digam se acham que o cara que teria feito somente o texto 1 merecia ser heroi? E o cara que fez o segundo?

Mas mesmo sendo subjetivo tem um limite. 3 tarefas quaisquer mesmo sendo simples.

OBS: o que o Ares citou está correto. Esta mudança irá obrigatoriamente a votação e deve obter 2/3 dos votos válidos.

Estou de acordo. Certos trabalhos são mais complexos que outros. As considerações finais, quando revisei, não levei 10 minutos, mas o texto dos reinos levei mais de uma semana...
AVDACES FORTVNA IVVAT
#18 T.REX Enviado : 04/02/16 14:47
Srs.

Boa tarde!

Por que a preocupação de querer ser ou não herói Brick wall? Por quê esta obstinação por títulos?

Não vai levar a lugar nenhum. Entrei neste projeto por prazer ao TAGMAR. Não entrei por motivo de qualificações. Se me deram, pra mim não fez diferença. O prazer em trabalhar aqui continua o mesmo. Terei a honra em dizer para os meus filhos que construí alguma coisa no 1º RPG brasileiro. Se estou me candidatando a coordenador, não é por nome e sim por gostar de contruir algo que beneficie TAGMAR.

Se neste fórum há pessoas com a mentalidade de obter etiquetas, no meu ponto de vista está no lugar errado. Esta planta precisa de pessoas pra trabalhar, não pra obter títulos. Mas se isto está gerando conflitos no nosso projeto, tem que haver justiça entre aqueles que trabalham muito e os que trabalham pouco.

Li um conflito da parte do Visconde Bruno com relação as regras no ponto 2 e que o nosso Coordenador Geral M. Rodrigues replicou. Talvez, para não gerar dúvidas, a resposta de Marcelo deva ser mostrado no ponto questionado. Sobre os pontos 1 e 3 estão muito bem subjetivos, muito bem específicos.

Sobre as "panelinhas", estou aqui desde 2008 e, assim como escreveu o Príncipe Ares, que se encontra neste projeto desde 2011, também nunca vi.

Marcelo citou:
Citação:
Vou ilustrar a situação:

1) Um a pessoa conclui a tarefa e esta é votada e aprovada. Ele já é visconde e tem mais de 3 meses de atividade. Mas esta é a sua primeira tarefa.

2) O seu coordenador acha que não é suficiente e não indica indica para ser heroi, pois o coordenador avaliou que ele não atingiu o mínimo.

Mais justo que isso NÃO EXISTE.

Sobre as palavras do Visconde Azurius. Ele apresentou:
Citação:
Mas aqui infelizmente o lado pessoal pra alguns conta muito mais que o trabalho, e assim fica realmente difícil se aceitar critérios subjetivos como o bruno levantou a lebre.

Grrrrr...!

Por favor, amigão, difícil entender este seu argumento. Acredita que aqui realmente possa existir "PANELINHA"? Com que finalidade o "PUXA SACO" e/ou "AMIGO DE INFÂNCIA" vai ganhar ou causará com toda essa história? Títulos? Votações "COMPRADAS" Brick wall?

E continuou:
Citação:
Escolha entre 1, 2 ou 3 tarefas, mas deixe claro que é necessário exatas X tarefas, é muito mais hombrido da parte de um projeto que presa democracia, mas por "alguns que tem certa influência" funciona com demagogia.

NÃO TEM NADA QUE DEIXAR CLARO A QUANTIDADE DE TAREFAS. Criar X TAREFAS DA CRIATURA RAPOSA, por exemplo, fica fácil demais. São os COORDENADORES que irão analizar a complexidade dentre os ofícios impostos POR ELES. Claro que não serão pra durar anos, como apresentou nosso nobre querido Fábio_CM, Coordenador do livros dos Deuses, acreditando que isto possa acontecer. Mas penso que os coordenadores não dificultarão a vida dos usuários (está aí um ponto que pode ser colocado nas diretrizes Think ).

Think Concluo abaixo o que apresentei acima:

* O ponto 2, pra não gerar dúvidas, pode ser mais explícito. Usuários estão tendo dificuldade de entender a questão;
* O ponto 3, apresentar para que os Coordenadores devam ter discernimento, razoabilidade (sabemos que os atuais possuem esta característica), nas tarefas aplicadas aos usuários. Tarefas nada simples (talvez por isso existir a possibilidade de 3), mas também nada que gere anos de composição (os coordenadores daqui não possuem essa maldade). Mas tudo isso para os futuros Coordenadores.

Azurius, me perdoe, está pensando ERRADO. Gosto de ti. Mas desde a minha coordenação passada que você gera conflitos. Pare com isso! Sem alfinetadas. Como exibiu nosso Coordenador de Divulgação, o projeto não pode perder tempo com membros que não lidam com conceitos democráticos.

Como um todo, as diretrizes estão muito bem colocadas, mas nunca precisei delas. Sempre gostei de me dedicar ao projeto. NUNCA lutei por títulos e NUNCA ataquei um usuário com indiretas em TAGMAR. E se um dia vir me tornar coordenador novamente, continuarei sendo o mesmo, trabalhando com HUMILDADE, brincando sempre.

Sds. jurássicas,
#19 Azurius Enviado : 04/02/16 16:02
Vejo que as pessoas leem mas não entendem.
Ta achando ruim 1 tarefa só? Bota duas, Acha que duas é pouco? bota 10.
Não altera em nada na minha vida essa diretriz, só não gosto de ver leis subjetivas.
Temos que ser o mais claros possíveis naquilo que fazemos. Você não quer chegar no fim do seu mês sem saber se vai receber 10 reais ou 800. Pq seu patrão julgou que o que você fez não valia 800.
#20 Azurius Enviado : 04/02/16 16:07
E quanto a gerar problemas T.Rex, eu já parei de me incomodar a muito tempo com as panelinhas que rolam por aqui, mas vejo que tem gente que não consegue enxergar que eu não preciso morrer de amores por você para trabalhar contigo.

Alfinetadas eu tenho levado aqui ao passar do tempo, parecem que tem muitos coordenadores que gostam de discriminar qualquer coisa que é feita por mim. Mas aí é um problema deles e não meu. O meu trabalho ta aí, você quer ajudar a refinar? blz? não ta afim? então não perturba que já ajuda muito.

Bjus
#21 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/16 19:02
Galera,

acho que esgotamos a discussão deste impasse item 2 (nº de tarefas).

Mais alguma coisa diferente deste assunto?

#22 baldur Enviado : 05/02/16 00:51

Vou ilustrar a situação:

Sem mais.
#23 RavenVitrius Enviado : 05/02/16 10:32
Concordo com a ilustração do Marcelo ;)

Abcs
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/02/16 10:20
Srs, iniciamos a votação da parte principal da alteração para se tornar herói. Nesta proposta não está incluído o item referente a quantidade de tarefa, que será votado em separado, já que não houve consenso.

Deposite seu voto em http://www.tagmar.com.br....aspx?g=posts&t=6911
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum