Ajustes nas Diretrizes 1 - Núcleo do Sistema - Diretrizes e demais normas - Tagmar
Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Ajustes nas Diretrizes 1 - Núcleo do Sistema Opções
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/01/16 14:20
Srs,

Nossa diretriz possui a seguinte definição:

Citação:
O projeto Tagmar 2 teve como princípios fundamentais as diretrizes que foram definidas nas fases iniciais do projeto. Depois de nove anos de desenvolvimento, estas diretrizes foram revistas se ajustando às experiências acumuladas durantes estes anos.

A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si, ou seja – quais são os limites que definem um RPG como Tagmar – e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum:

– Um RPG gratuito e de qualidade.

Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.

Sua vigência se dará por mais 5 anos, ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação com duração de uma semana e o número de votos a favor seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados.

§ único – Tendo findado o prazo de vigência a coordenação responsável obrigatoriamente trancará todas as atividades em andamento, convocará a eleição de um coordenador temporário para iniciar uma nova revisão, ou manutenção, das diretrizes abrindo a oportunidade de refrescar a discussão.

Da mesma forma, para se incluir /alterar uma nova diretriz ou algum ponto na estrutura do projeto ou procedimento com as tarefas, ou realizar alguma exceção será necessária a abertura de um tópico com a proposta, uma discussão de período exatos de 14 dias seguida de aprovação em votação cujo número de votos a favor seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados.

Este tópico então é uma proposta para detalhar melhorar o item "A) Núcleo do Sistema Tagmar" da seção "Definição" das nossas diretrizes.

Hoje estão definidos:

Citação:
A) Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção ou resolução das estatísticas dos personagens. Consiste em:

- Tabela de resolução colorida;

- Tabela de confronto de forças;

- Energia Física;

- Energia Heroica;

- Atributos.

- Compra de habilidades, magias, técnicas de combate, grupo de armas e qualquer outra característica que sua evolução possa ser conquistada por sistema de pontos.

- Evolução do personagem por estágios.

O definição atual é muito vaga e é primordial detalha-la mais, pois ela define o que é O Tagmar e limita o que pode ou não ser alterado.

Para isto estou apresentando um novo Núcleo do Sistema Tagmar 2. E gostaria de discuti-lo com todos, pois pretendo levar ele a votação.

OBS1: acesse a proposta no link acima.
OBS2: esta é uma proposta inicial e conto com todos para podermos refina-la ANTES de ir a votação
OBS3: Temos outros itens a ajustar nas diretrizes, mas vamos começar com este primeiro.
#2 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/01/16 14:22
Um adendo... por favor Pray ao comentar peço que citem apenas o nº do item com a crítica/sugestão. Não é necessário citar todo o item! Pray
#3 Ares Enviado : 30/01/16 15:43
9; 10; 11; 12; 16 - As raças, profissões, deuses etc existentes são definidos pela ambientação usada, essa já sendo protegida em seus fundamentos pelo item B da 1ª Diretriz.

Citação:
1°) O Projeto é TAGMAR
Definimos a essência do RPG Tagmar 2:
A) O núcleo do sistema, como definido acima.
B) Os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1.
Estes pontos não podem ser alterados nas tarefas oficiais desenvolvidas neste projeto ou o RPG seria descaracterizado como Tagmar 2.

Um maior detalhamento desses itens, caso seja visto como necessário, deveria ser realizado no item C das Definições, ao invés do item A, discutido aqui.

Citação:
C) Ambientação: Estrutura para o desenvolvimento e interação dos personagens:
- Elementos de Ambientação: Raças, Profissões, Culturas, Mitologia, Verossimilhança, Desenvolvimento Tecnológico, Inserção e interferência da Magia nas relações dos outros elementos da ambientação.

3 - Só arrumar por ordem alfabética os atributos, questão de estética mesmo.
4 - Tirar a palavra "Atributo". Só "Resistência Física e Resistência Mágica" parecem bastar para transmitir com sucesso o que se quer. Por exemplo o item 5.
7; 8 - Não poderiam ser fundidos? Me parecem querer dizer, no final, a mesma coisa. Por exemplo:
Evolução: Se dá pela passagem de estágio do personagem através da aquisição de pontos de experiencia, conseguidos pelo mérito do personagem na campanha através dos critérios estabelecidos pelo mestre.
13 - Já esta inserido dentro do ponto 1.
17; 19 - Me parecem que podem ser fundidas.
#4 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/01/16 18:48
Aries,

ajustei o texto da seguinte forma

a) o item 12 realmente não tem nada a ver com regras. Tetirei
b) os itens 9; 10; 11; e 16 são elementos de regras que devem ser compatíveis com a ambientação. A diretriz da ambientação só fala que não devem ser removidas da ambientação, mas não fala que as regras devem seguir a ambientação; é para isto que coloquei isto no núcleo do sistema. Preferia manter.
c) Arrumei a ordem dos atributos do item 3
d) Retirei a palavra "Atributo" no item 4.
e) Mesclei os item 7 e 8
f) Item 13 removido
g) Mesclei os item 17 e 19
#5 samuel.azevedo Enviado : 30/01/16 19:42

Sobre o item 2. Tabela de Confronto de Forças. Estive pensando se ela não é desnecessária. Imagine usar apenas a tabela de resolução colorida também para isso. Quem usou o efeito ofensivo rola o d20 na coluna igual a força de ataque do efeito, e quem está se defendendo rola na coluna igual ao valor de sua resistência, se a defesa tirar a mesma "cor" ou maior na tabela então a defesa ganha, senão o ataque ganha. Isso reforçaria a tabela de resolução e tiraria um pouco a complexidade do sistema, que acham?

O item 3. Os seis atributos principais, está errado, são sete! Faltou o carisma, e o nome do intelecto está trocado por inteligência.

Sobre o item 5. Energia Física e Heróica - deixá-lo assim iria bloquear a criação de uma energia diferenciada para as profissões não místicas usarem habilidades especiais (por exemplo, Estamina), o que pode vir a tona com a discussão do equilíbrio entre as profissões.

O item 6 menciona os 6 atributos básicos (e são 7), o resto do item está bom.

O item 11. Raças x Profissões, diz que devem respeitar as ambientações. Mas não lembro os textos das ambientações dizerem as limitações, posso estar enganado.

O item 16. Especializações, acredito que precisa abrir a possibilidade de separar a noção das instituições/organizações que as ambientações citam da noção de especialização. Acho isso limitante em Tagmar. Ex: A Ordem de Cruine, é uma instituição religiosa que caça demônios e mortos vivos, entre outras coisas. Só participaria desta ordem apenas sacerdotes? Claro que não. Ela fica muito mais rica quando se abre para outras profissões fazerem parte da ordem, mas apenas os sacerdotes que a ingressam continuariam ganhando novas habilidades restritas (as magias da especialização).

De resto, estou de acordo.

Abraços!
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/01/16 20:24
Samuel,

No item 3, fiz a correção (credo como não vi isso!d'oh! )

Sobre o item 2. Tabela de Confronto de Forças. O problema é mais complexo que parece. Quando lançamos o Tagmar 1 queríamos usar a tabela coloria para tudo, mas a distribuição de probabilidade não era boa para isto. Vou manter por enquanto, mas vou marcar para decidirmos.

Sobre o item item 5 (Energia Física e Heroica). Isto é a alma do Tagmar. Ele nasceu com estes dois atributos e faz parte de sua essência. Pray

Corrigi no item 6.

Quanto ao item 11. Raças x Profissões, sim tem isso na ambientação. Um exemplo está no Terras selvagens (região dos mangues) que descreve as raças dos gouras, sekbets e napois. Feliz

No item 16. Especializações o que está definindo é que tem que ser compatível com a ambientação. Por exemplo: no O Império as profissões são bem diferentes, no Terras Selvagens há um colégio de magia para os elfos de lar e de caridrandia. Na região do Domus de Arminos cita nominalmente os 6 colégios. Ou seja... é livre desde que não contradiga a ambientação.
#7 Ares Enviado : 30/01/16 22:11
Acho que os itens 9; 10; 11 e 16 podem ser fundidos e resumidos da seguinte maneira.
Raças, Profissões e Especializações: Devem ser compatíveis com a ambientação. Aqueles não compatíveis com a ambientação podem ser adicionados ao Livro de Regras Opcionais.
#8 Marcelo Villanova Enviado : 31/01/16 00:52
Creio que alem dos elementos citados como características do sistema Tagmar outro ficaram de fora. Por exemplo: volta e meia alguém pergunta - Por que pequeninos não podem ser bardos? Ou por que anões não podem ser magos? Etc... A resposta sempre evoca a identidade original de Tagmar, mas isso não está escrito em canto nenhum.

Concordo que as regras devem seguir a ambientação, e que é necessário que isto esteja escrito, porque já deu controvérsia várias vezes...

#9 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/01/16 09:48
Villanova,

tinha pensado em colocar isto, mas estava indeciso. O que você propõem é de fixarmos as Raças X Profissões para as 6 raças originais do Tagmar 1? Think

Realmente isto volta e meia reaparece nas discussões. Brick wall

Ares,

vou manter os itens 9; 10; 11 e 16 separados para que deixar mais claro, mas vou botar em todos a observação de poderem serem incluídos no Livro de Regras Opcionais. Assim aquele "Meio-Orco Sacerdote da ordem de Tanis" poderá ser feito... rsrsrsr
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/01/16 09:58
Reorganizei os itens, por isto ATENÇÂO: a numeração mudou.

#11 Alisson Enviado : 31/01/16 12:40
samuel.azevedo escreveu:

Sobre o item 2. Tabela de Confronto de Forças. Estive pensando se ela não é desnecessária. Imagine usar apenas a tabela de resolução colorida também para isso. Quem usou o efeito ofensivo rola o d20 na coluna igual a força de ataque do efeito, e quem está se defendendo rola na coluna igual ao valor de sua resistência, se a defesa tirar a mesma "cor" ou maior na tabela então a defesa ganha, senão o ataque ganha. Isso reforçaria a tabela de resolução e tiraria um pouco a complexidade do sistema, que acham?

Não, Samuel, por favor, pense bem.
Uma cor engloba vários números. Ao fazermos isso, estaremos diminuindo o poder de um místico de usar um feitiço em alguém.
Acredito que a tabela precisa de um texto para explicá-la melhor. Inclusive números acima de 20.

1. De acordo.
2. De acordo.
3. Para mim, não há necessidade realmente de criar mais um atributo no momento. Houve discussões de alguns membros sobre a necessidade de um atributo exclusivo para sacerdotes, na minha opinião poderia ser "Fé", mas como não há habilidades que possam ser usadas com esse atributo, acredito que não seria interessante, apenas dificultaria mais a vida do sacerdote, que precisa de ter seus atributos muito equilibrados. De toda forma, recomendo play teste, para quem sabe, no futuro, isso possa ser implementado com eficácia, porém hoje não.
4. De acordo.
5. De acordo.
6. De acordo.
7. De acordo.
8. De acordo.
9. Na minha opinião pode continuar como está, exceto pelo fato dos pequeninos poderem ser guerreiros e não poderem ser bardos. Acho que não há impedimento para poderem ser bardos, mas seu físico, sim, este impede que eles sejam guerreiros, não quero me aprofundar nisso, mas se você observar, muitas das técnicas de guerreiro precisam de peso grande, coisa que pequeninos não têm, mal podem usar algumas armas e é um absurdo admitir que eles podem ganhar uma EH na mesma faixa de um Humano de 2 metros de altura. Há vários fatos que comprovam que eles não podem ser guerreiros, mas isso é assunto para outro tópico.
10. De acordo.
11. De acordo. Aqui poderia haver uma regra simples, no manual de regras comum e uma complexa para o livro de regras opcionais, esta seria apenas para mestres e jogadores experientes que não se importam de dificultar um pouco as coisas para conseguir um pouco mais de realismo.
12. Não acho que as especializações novas devem ser opcionais, pois bardos, rastreadores e ladinos têm apenas 3 cada, que tal 4 ou 5? Isso pode variar de acordo com a oferta de material existente no site.
13. De acordo.
14. De acordo.
AVDACES FORTVNA IVVAT
#12 samuel.azevedo Enviado : 31/01/16 14:45
Alisson tocou bem nos pontos 9 e 11.
#13 T.REX Enviado : 01/02/16 02:29
Prezados,

Não tenho muito o que digitar. Ares, Samuel e Alisson já mostraram muito. Apenas 3 coisas curtas me chamou atenção:

1 - A tabela colorida apresenta falhas nas suas curvas que precisam ser alteradas. Algumas colunas apresentam simetria. São elas: 3 e 4, 7 e 8, 15 e 16.

8 - Ilhas Independentes é uma região não oficializada, mas já existe raças jogáveis por lá.

12 - Mais uma vez as Ilhas Independentes sendo esquecidas.

Sei que nestes pontos não devemos apresentar inconsistências dentro de cada um deles e sim a EXPLICAÇÃO das partes em questão. Sobre essas inconsistências acredito que este não seja o tópico apropriado.

Sds. reptilianas,
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/02/16 08:23
T.Rex, Alisson e Samuel,

Uma coisa importante é que estas definições que estão sendo propostas visam apenas evitar que o nosso Tagmar seja desfigurado na sua essência ou que sejam discutidos e rediscutidas coisas já discutidas e decididas.

Para o item 1 Tabela colorida: está escrito que "deve ser mantida e deve ser a base para a resolução de testes de Habilidade e de Combate. As cores devem ser mantidas. A proporção das cores devem ser definidas por curvas e retas as quais definem as probabilidade de acerto ou de realização com sucesso. A tabela de crítico não faz parte do núcleo do sistema."

Mas não estamos fixando a tabela em sí como ele é hoje. Ou seja se for necessário podemos alterar as curvas para corrigir problemas. O que não pode ser feito é deixar de ser curva e retas.

Para o item 9 Raça X Profissão: já marquei como "A ser decidido". isto quer dizer que vamos votar em separado este item. Mas vamos decidir de uma vez por todas, ok?

Para o item 11 Absorção: O que está escrito é que o conceito não pode ser eliminado, mas está bem claro: "as regras de funcionamento da absorção não estão fixadas". Isto quer dizer que SIM, podemos mudar a regra de absorção, inclusive podemos criar uma regra mais detalhada como opcional.
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/02/16 23:03
Nobre T.Rex,

não esquecemos das Ilhas Selvagens Não. Os itens 8 e 12 deixam claro que não não fixamos nada para esta ambientação que no memento é extra oficial. Ou seja... está livre para criação!
#16 Fábio_CM Enviado : 02/02/16 11:58
Para mim, a questão de pequeninos serem ou não bardos, por exemplo, não é uma questão de regras, mas puramente de ambientação. Não existe nada nas regras que impeça, mecanicamente, por exemplo, um anão de assumir a profissão de mago - tanto que no império eles podem ser.

E eu acho que a atual relação de limitações Raça x Profissões não pode mudar. O que faltam são explicações dentro da ambientação para justificá-la. É o que fazíamos nas tarefas das raças e profissões e que foi interrompido.
#17 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/02/16 13:31
Fabio,

este ítem 9 (Raça X Profissão) é o mais polemico. Ele será discutido em separado e votado em separado. Muito Feliz

Amanha abro a discussão exclusiva para este item ok?
#18 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/16 14:31
No Império os anões NÃO PODEM SER MAGOS. Tenho o livro original e eles tem as mesmas limitações dos anões no mundo conhecido
#19 samuel.azevedo Enviado : 02/02/16 14:32
Já foi decidido se a magia magmática é arcana ou sagrada?
#20 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/16 14:34
Ela é sagrada, pois foi dada aos anões por Tânis.
Pelo menos é o que diz o texto original
Se quiserem coloco um print do livro original do Império pra vcs verem, pq esta desinformação tem sido repetida tantas vezes que tende a se tornar verdade
#21 Ares Enviado : 02/02/16 14:43
Então titãs-segundos podem ter o equivalente, na questão de magia, a sacerdotes?
#22 Marcelo Villanova Enviado : 02/02/16 14:52
Tânis foi promovida de titã segunda a deusa. Na época queria trabalhar esse tema, mas o coordenador geral não quis e assim ficou esse buraco.

Não estou conseguindo colocar a foto do livro original, de qqer forma quem tiver o livro está escrito na página 32.
#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/02/16 14:58
Usuários visualizando este tópico
Guest
Ir para o Fórum