Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Revisão do Livro de introdução à Ambienteção -discussão inicial
#1 Joao Enviado : 14/01/14 02:54
Jogador: Joao
EF:
EH:
Karma:
Abro o tópico para validarmos a revisão.

Após isso, se for para revisão, escolheremos um coordenador para seguir com a revisão capitulo por capítulo.
=================================================

Reescrever/Atualizar:

  • Mapas
    -- Atualizar os mapas.

  • Parte das fronteiras

    -- Terras Selvagens
    -- Império


  • Parte dos deuses
    -- Atualizar as definições e apresentar pequenas apresentações.

    Acrescentar:

  • Calendário de Tagmar.

  • Parte das fronteiras

    -- Caridrândia

    Glossário
    -- Bankdis
    -- Deuses.Proposta: Definir os Titãs, Deuses e Demônios, segundo sua atitude frente a organização do universo:
    Titãs - Caos;
    Deuses - Ordem;
    Demônios - Corrupção;
    -- Imperio: ambientação suplementar de Tagmar.
    -- Profissão de personagem.
    -- Profissão em Tagmar.
    -- Mundo conhecido: Ambientação fundamental de Tagmar.
  • #2 Marcelo Villanova Enviado : 14/01/14 12:15
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Sim, tem um monte de coisas que precisam ser revisadas. Por exemplo:
    No livro dos reinos costa um nome (que não me lembro para governante de Litória), mas na aventura pronta a Fronteira esta outro nome (Visconde Durandaus).

    No livro dos necromantes, modifica o significado de uma palavra (coisa que já deu confusão): ateu. O livro usa essa palavra para designar aqueles que creem na existência dos deuses, mas não os servem. Isso já deu o que falar em discussões anteriores e se chegou a conclusão que o projeto não pode mudar o significado das palavras sob o risco de gerar erro de interpretações.

    E outras coisas, o Samyaza chegou a enumera-las em um posts anteriores.
    #3 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/01/14 14:04
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Outra coisa para este livro: Deveríamos incorporar um resumo do texto do calendário que já foi aprovado.

    OBS: sugiro um resumo, pois acho ele grande de mais para uma "Introdução a Ambientação".
    #4 Joao Enviado : 14/01/14 14:59
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    A ideia é começar por este livro, tentando localizar o essencial para a ambientação. Assim, ele serviria de referência para todos os outros.


    foquemos nestes três pontos:

    Partes para reescrever.
    Partes para acrescentar.
    Glossário.

    vamos montar um esqueleto da revisão.
    (vou atualizando no primeiro post)

    Erros de português, e demais erros de forma vamos deixar para destacar no momento da execução da revisão do texto em si, ok?


    Minha opinião:
    Dada a forma que o livro dos deuses está tomando. Acho que é importante reescrever a parte dos Deuses.
    #5 Joao Enviado : 14/01/14 15:58
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo_Rodrigues escreveu:

    OBS: sugiro um resumo, pois acho ele grande de mais para uma "Introdução a Ambientação".


    Sei lá. Meu livro de "intrudução à mecânica quantica" tem mais de 300 páginas e esse livro tem menos que 40.

    Se for o caso, mudar o nome do livro para "Fundamentos da ambientação de Tagmnar."Muito Feliz

    Abraços!
    #6 Marcelo Villanova Enviado : 14/01/14 18:12
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Citação:
    Minha opinião:
    Dada a forma que o livro dos deuses está tomando. Acho que é importante reescrever a parte dos Deuses.


    Ou colocar nele as fichas dos deuses.

    Sobre titãs e demônios acho melhor deixar pra outro livro.
    #7 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/01/14 18:38
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Villanova, não entendi o que vc quer dizer com "fichas dos deuses"? Que fichas são estas?
    #8 Marcelo Villanova Enviado : 14/01/14 20:09
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    A da tarefa dos deuses. Eu chamo de fichas pq se parecem fichas: nome, cor, descendentes, datas comemorativas etc...
    Cada uma delas tem 2 páginas, sendo 12 deuses, dá 24 paginas ao total.
    #9 Arion Enviado : 14/01/14 22:31
    Jogador: Arion
    EF:
    EH:
    Karma:
    Beleza pessoal!

    Sobre o Livro de Introdução à Ambientação, vou deixar duas sugestões e a indicação de uma incoerência.

    Inicialmente, gostaria de citar o texto introdutório que fica na caixa de downloads sobre o Livro de Introdução à Ambientação:

    Citação:
    Livro com a parte introdutória da ambientação do Tagmar. Este livro contém a ambientação básica do Tagmar, é de uso do Mestre de Jogo, mas também pode ser lido pelos jogadores, pois ele dá uma descrição geral da ambientação sem entrar em algum detalhe que comprometa as aventuras.


    Como temos uma descrição geral da ambientação, acredito que quanto mais rico esse material for, melhor. Então, não vejo maiores problemas em passarmos um poucos das atuais 40 páginas do livro. Claro, não podemos também exagerar na dose. OK?

    SUGESTÃO 1

    Minha sugestão é quanto a ampliação da descrição do Império e das Ilhas Independentes.

    Império já tem um texto consolidado. Fica mais tranquilo na hora de selecionar alguma informação extra.

    As ilhas independentes ainda estão engatinhando. A região está precisando de um norte para o futuro livro. Então algumas informações extras são MUITO bem vindas. Uma sugestão seria aproveitar as informações constantes do livro de criaturas, página 19, sobre as Ilhas Independentes. OK?

    SUGESTÃO 2

    Incluir uma língua própria para as Ilhas Independentes, podendo ser alguma variação do Malês.

    INCOERÊNCIA

    Na página 19 Livro de Introdução à Ambientação temos a seguinte informação sobre as ilhas independentes

    Citação:
    Inclusive, dizem haver contos élficos relatando toda a vida, fauna e flora deste lugar tão distante...


    A incoerência é que na página 18 do livro de criaturas existe a informação que não existem elfos, pequeninos e anões nas Ilhas Independentes e que os marinheiros se espantam quando vêem um deles.

    Então, fica a sugestão para alterar "contos élficos" para "Pergaminhos nas bibliotecas de Portis"...

    Sem mais


    #10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/01/14 23:43
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Villanova,

    agora entendi... mas não são duas páginas... são de 3 a 4, multiplicado por 15 deuses dão perto de 45 páginas só de deuses! Meio grande para uma "introdução" né? Muito Feliz

    Minha sugestão é colocar um resumo (bem maior que o atual do Livro de Introdução) e deixar o texto detalhado para o Livro dos deuses.

    Não acham melhor?
    #11 Marcelo Villanova Enviado : 15/01/14 00:01
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Então, foi o que eu falei...
    Tem informações que não são assim tão importantes, como: cor, objeto mágicos, lugares de culto e datas festivas (que estarão no próprio calendário)...
    #12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/01/14 10:50
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Hoje o Livro de Introdução a Ambientação tem 30 páginas. Se colocarmos uma página para cada deus, serão +15 páginas!

    Logo um resumo de cada deus seria mais adequado. Com 1/3 de página para cada deus já teríamos 5 páginas só para os deuses, o que é bem melhor que aquela unica página da versão atual deste livro.

    Não seria de bom tamanho?
    #13 Ares Enviado : 15/01/14 18:58
    Jogador: Ares
    EF:
    EH:
    Karma:
    Acho que de 1/3 esta de bom tamanho pra Introdução a Ambientação. Afinal é a Introdução a Ambientação e não o Guia Completo da Ambientação de Tagmar ou algo do gênero. Tem que se passar todas as informações básicas e deixar aquelas mais profundas pros outros livros.
    #14 Max_Sovat Enviado : 15/01/14 21:18
    Jogador: Max_Sovat
    EF:
    EH:
    Karma:
    Salve a todos!
    Bom, para começar acredito que a revisão deste livro deve ser quanto a incoerências junto a outros livros já aprovados e fechados... se formos discutir aqui sobre colocar textos ainda em desenvolvimento, daí nunca teremos este pronto (ou qualquer outro). Vou tentar ser mais específico, não acredito ser uma boa idéia ir alterando este livro com os textos dos deuses, demônios e titãs ainda não consolidados, pois iríamos realizar vários retrabalhos aqui. Da mesma forma (senão pior) sobre as expansões ainda não "fechadas", como as terras selvagens e a atualização do império.
    Enfim, acho que vale a pena revisar este livro buscando coerência com os outros já escritos e oficiais. As tarefas e livros em desenvolvimento, só após concluídos, serão inseridos nesta revisão. Sobre o calendário, se já está fechado e aprovado o texto (e por ser um só) acredito sim poder ser inserido neste livro.

    PS: Não sei a quantas andas o livro das ilhas independentes porém tenho alguns textos e e-mails antigos com mapa e vários reinos/regiões descritas resumidamente que fiz junto a vários amigos aqui do grupo cerca de 4 anos atrás que serviria de base ao desenvolvimento delas... se quiserem estou à disposição...
    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #15 RenatoCardos Enviado : 16/01/14 09:32
    Jogador: RenatoCardos
    EF:
    EH:
    Karma:
    Olá galera! É muito bom ver o pessoal animado novamente.

    Gostaria de deixar minha humilde opinião.

    Devemos ter em mente que o livro de introdução a ambientação tem como origem duas fontes: Livro do Tagmar 1 (capitulo ambientação) e o livro dos reinos.

    Para o conteudo oriundo do Tagmar 1 este não deve ser alterado e qualquer inconsistência com outro livro, é no outro livro que deve ser alterado, e não o livro de introdução a ambientação. A parte que tem conteudo oriundo do livro dos reinos esta sim deve ser ajustada de acordo com o livro dos reinos.

    O calendário é uma adição importante, mas um resumo vai cair bem, para não deixar o livro grande demais para uma "introdução".

    Quanto aos deuses, não vejo este problema, já que dos 15 deuses 14 já foram concluidos, votados e aprovados! Imagino que terminar o ultimo vai ser fácil, já que o texto está pronto e lá indica que só falta uns ajustes para ir a votação.

    A questão de falar dos demonios e da cosmologia, aí sim fica difícil, já que nada está aprovado ainda. Mas nada impede de ser fazer esta revisão e quando ficarem prontos, nós darmos uma atualizada no livro. Muito Feliz

    Alem disto, podemos pegar o texto para fazer uma melhoria no estilo de escrita, uma revisão de português e fazer ampliações em pontos que estão "pobres". Com certeza esta revisão é uma ótima ideia.

    Este é o livro "porta de entrada" para nosso mundo. Ele tem que ser muito bom para poder cativar as pessoas. Não vamos deixá-lo chato de ler, né? Pray



    #16 Joao Enviado : 18/01/14 13:14
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Pessoal,

    Acho que não ficou claro a minha proposta.

    1o Não é para desenvolver os demônios e titãs.
    Apenas para conceituar em que esfera trabalham, em uma palavra, vejam:

    Titãs: Caos
    Deuses: Ordem
    Demônios: Corrupção

    A ideia é fazer um glossário e não uma enciclopédia.

    Sobre o livro em si.

    Este será o livro fundamental da ambientação do Tagmar 2,
    o ponto de partida para as outra revisões.

    A atualização começará por este livro e se espalhará para os demais.

    Pode-se acrescentar algo que ainda não foi decidido?
    Sim. Pois será decidido na discussão deste livro. E será mudado à frente.

    Agora, este tópico é para coletar sugestões, o mérito de sua incorporação será discutido mais adiante. Vamos nos ater a isso, ok?

    No entanto uma coisa deve ser definida aqui: O número máximo de páginas que o livro deve ter excluindo glossários e possíveis apêndices.

    Estamos nos renovando, vamos olhar para frente!
    #17 Ares Enviado : 18/01/14 15:46
    Jogador: Ares
    EF:
    EH:
    Karma:
    Será feita a troca do mapa mais antigo por um mais atual? Nas paginas 13, 17 e 30(acho que em outros lugares também).
    Acho que falta um resumo sobre Caridrândia(ou seria Caridrândida?) na parte 3.2 As Fronteiras(pagina 18 e 19), além que talvez possa se dar uma atualização nas informações pelos livros Terras Selvagens e O Império.
    #18 Ketalel Enviado : 20/01/14 08:08
    Jogador: Ketalel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Lembrando que ficaram algumas inconsistências do Tagmar 1 nesse livro. Um exemplo é a breve xplicação sobre Amiem, onde se diz sobre um ritual num rio na fronteira do reino, sendo que essa informação não consta no livro dos Reinos.
    #19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/01/14 10:58
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Ketalel,

    neste caso a inconsistência não é neste livro, mas sim no Livro dos Reinos. Este sim é que deve ser ajustado para combinar com o Introdução a Ambientação. Muito Feliz
    #20 Joao Enviado : 20/01/14 12:35
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Ketalel,

    neste caso a inconsistência não é neste livro, mas sim no Livro dos Reinos. Este sim é que deve ser ajustado para combinar com o Introdução a Ambientação. Muito Feliz


    Esse é o espírito!
    Este livro será a bola de neve para causar a avalanche de revisões. Sei que será um trabalho árduo, mas deixaremos nossa Ambientação bem trançada.

    Mas a observação do Ketalel, é extremamente importante para ficar arquivado aqui e fazermos os ajustes mais adiante.

    Ares, sugestões anotadas!

    Pessoal,
    Já abri para a candidatura de coordenador para a revisão deste livro, ok?
    #21 Samyaza Enviado : 21/01/14 15:52
    Jogador: Samyaza
    EF:
    EH:
    Karma:
    Tagmarianos, saudades de vc´s...

    Villanova obrigado por lembrar de mim! Sua imparcialidade em alguns assuntos passados foi admirável.

    Max concordo com quase tudo o que vc disse, só acho que seremos minoria (ainda bem que o dito popular está a nosso favor nesse caso).

    Acho que vc´s estão (re)começando errado (sinceramente achei que ia demorar mais um pouco pra começar a identificar essas coisas), mas enfim, não acho prudente começar a revisão dos livros publicados pela Introdução a Ambientação.

    Acredito que tenham tomado a sábia decisão por ser ele um dos menores livros servindo de teste da nova estrutura para os livros seguintes, mas acho uma péssima ideia pelos seguintes motivos:

    1 - Um dos maiores problemas no projeto não é a ambientação e sim as regras, de forma que acho mais fácil começar pelo manual de regras;

    2 - O livro para revisão é uma introdução, ou seja, ele resume e apresenta o conteúdo de algo maior (a ambientação de tagmar, principalmente o conteúdo do livro dos reinos, terras selvagens, império e ilhas indepentes) daí fica a pergunta: como é que vc´s vão revisar um livro cujo resultado depende da revisão de livros que ainda sequer foram terminados e oficializados?

    Exemplo: chega para um professor de metodologia científica e diga que vai começar seu TCC/Tese pela introdução, antes que o trabalho todo tenha sido terminado, e aguarde a resposta dele.

    3 - A ideia de usar este livro como base para as revisões futuras é péssima, vai contra a lógica, é um tiro no pé, se vc´s seguirem a regra (se bem que as regras daqui mudam de acordo com a conveniência) de que um livro oficializado não é alterado, ficando as alterações para os materiais ainda em produção, vc´s vão acabar colocando coisas na introdução a ambientação que não poderão ser alteradas e podendo dar problema nos textos futuros.

    Revisando a introdução a ambientação primeiro e usando ela como referência vc´s estarão engessando a produção de outros textos ainda em andamento (onde os autores deveriam ter mais liberdade), além de prejudicial não é, nada inteligente, não é sequer necessário.

    Abraços!

    #22 Marcelo Villanova Enviado : 21/01/14 19:30
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    O livro de Introdução a Ambientação é bem simples, é a base de toda a ambientação e consiste em: geografia geral, história de Tagmar (os ciclos), religião e curiosidades.
    Pelo que entendi a tarefa consiste em: revisar o livro para identificar inconsistência dentro dele mesmo, algo que foi dito num capítulo e dito diferente em outro de forma contraditória ou textos confusos.
    Esse livro serviria de referência para os demais livros da ambientação e na sequência o livro diretamente atingido por ele seria o livro dos reinos. Então a segunda parte da tarefa é fazer o que fez o Ketalel, identificar elementos que em outros livros se contradiz a esse livro.
    Começar dos outros livros até chegar nesse poderia ser feito tbm, mas lembre-se a base do projeto é o Tagmar1 e esse livro é quase todo ele Tagmar1 e pelo que ficou decidido o tagmar1 seria a referência. O mesmo raciocínio funcionaria com regras, partindo do livro de regras até atingir os demais livros que dele depende.
    #23 RenatoCardos Enviado : 21/01/14 22:22
    Jogador: RenatoCardos
    EF:
    EH:
    Karma:
    Concordo com a iniciativa do João e os pontos assinalados pelo Villanova. Este livro é a base de toda nossa ambientação e é por aqui que devemos iniciar. Podemos dar uma espandida em alguns pontos (como capítulo sobre deuses e os reinos). Podemos incluir coisas novas (calendário).

    É por aqui que devemos começar. Lembre-sem que as regras segem a ambientação, e não o contrário.Feliz
    #24 Joao Enviado : 22/01/14 10:45
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Bem vindo Samyaza! Felizmente encontro um comentário seu aqui!

    Enfim, é como o RenatoCardos e o Marcelo Villanova, falaram.

    Mas não se preocupe, uma vez bem encaminhada a revisão deste livro, vamos encaminhar a revisão do manual de regras o qual você pode , inclusive, se candidatar a coordenador.

    como diria o bardo "Espírito da cítara":
    Citação:

    Vamos passo a passo
    num compasso,
    em harmonia
    para um dia
    chegar lá.
    Sem medo de tropeçar,
    pois a síncope,
    não é erro
    é apenas uma chance
    de improviso
    que no momento certo
    pode fazer o sorriso
    saltar.




    #25 Ares Enviado : 22/01/14 12:19
    Jogador: Ares
    EF:
    EH:
    Karma:
    Tive que reescrever o texto a seguir umas duas ou três vezes para ele não ficar confuso ou muito agressivo, mas caso ele tenha ficado uma destas duas coisas(ou ambas), então peço que me desculpem por isto.

    1-
    Acredito que a Ambientação sendo a base do Projeto Tagmar 2 e ela possuindo erros mais fáceis de serem corrigidos, a maioria pequenas inconsistências dentro dos próprios livros ou entre os diversos livros, deve ser a primeira a ser revisada.

    Afinal a proposta não é reformular totalmente o Tagmar 2 e criar algo totalmente diferente do que já existe.
    Neste ponto discordo acho que de todo mundo.

    2-
    O livro das Ilhas Independentes ainda não existe. Mas o livro das Terras Selvagens sim e existem regiões neste livros que não estão no livro de Introdução a Ambientação, nada mais justo que adicionar o resumo de Caridrândia junto dos outros.

    Sobre o Império possui um texto sobre ele no livro de Introdução menor que o de qualquer um dos reinos do mundo conhecido, sendo que o Império possui até um livro próprio.

    A proposta não é refazer o livro com informações totalmente novas e sim adicionar um resumo do material de outros livros do ambientação já existentes e materiais já aprovadas como é o caso do Calendário.

    Porem acho que a revisão da ambientação poderia começar tanto com este livro, como por livros mais novos. Sendo que não possuo uma opinião de qual das duas opções seria a melhor.

    3-
    Livros oficiais podem ser alterados quanto se acha necessária uma revisão deles ou em livros de constante atualização como o Livro de Criaturas. Afinal é isto que estamos fazendo neste livro, revisando.

    Mas de qualquer forma as alterações devem ficar pros materiais ainda não lançados, afinal as informações nos livros oficiais de certa forma já estão consolidadas e é muito mais simples criar novos textos com base do que já existe, do que alterar o que já existe com base nos textos sendo criados.

    Mas especificamente em relação a revisão do livro de Introdução, eu espero pelo menos, que não serão adicionadas muitas informações de forma a permitir uma maior liberdade para a criação dos novos livros. Se por exemplo propusessem a adição de informações sobre as Ilhas Independentes, eu seria contra pelo fato do livro ainda não existir, ao contrario de adição de informações sobre o Império, um livro que já existe.

    Um monte de smiles pra todo mundo ficar feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz Muito Feliz
    #26 Joao Enviado : 22/01/14 13:51
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Pessoal,
    Quantas páginas teria o livro.
    Eu sugiro entre 40 no mínimo e 45 páginas no máximo.
    #27 Ares Enviado : 22/01/14 15:28
    Jogador: Ares
    EF:
    EH:
    Karma:
    São 25 paginas sem as 2 finais sem quase nenhum texto e nem as 4 primeiras que não possuem informações da ambientação. Então acho que não deve passar de 40 paginas "uteis" com toda a informação adicional, e talvez seja informação demais.
    #28 Joao Enviado : 23/01/14 09:55
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Tem razão...

    então entre 30 e 35 páginas "úteis" (gostei do termo)?

    Mudando um pouco de assunto (mas não vamos esquecê-lo, hein.), vou também destacar um ponto que acredito ser importante para não sairmos do eixo,

    A maneira como definimos e dividimos ambientação e sistema nas diretrizes, deve estar explicita neste livro.

    Assim o Tagmar dois teria dois livros fundamentais de leitura obrigatória:
    Ambientação: introdução à ambientação.
    Sistema: Manual de Regras.

    Por isso, penso que este livro também deve tirar um peso da ambientação que está no manual de regras:
    as descrições das raças fundamentais de Tagmar e um esclarecimento sobre as profissões principais. Embora o manual de regras não vá deixar de citar partes da ambientação, o livro de introdução à ambientação deve ser o livro fundamental de descrição desta.

    E, claro, sem deixar de ter em mente que este livro tem como linha dorsal o Tagmar 1 e o mundo conhecido. Podemos citar outras extensões oficiais com resumos e citações, e ganchos de expansões não oficiais como lendas e "ouviu-se falar".
    #29 Leonardo Enviado : 25/01/14 21:00
    Jogador: Leonardo
    EF:
    EH:
    Karma:
    #30 Marcelo_Rodrigues Enviado : 26/01/14 19:41
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fazendo as contas:

    São 26 páginas uteis hoje. Com 5 dos deuses, mais 2 para raças, 2 para profissões, 2 para calendário e 1 para lugares referentes aos livros novos teremos 38 páginas úteis.
    #31 Marcelo Villanova Enviado : 27/01/14 19:17
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Citação:
    São 26 páginas uteis hoje. Com 5 dos deuses, mais 2 para raças, 2 para profissões, 2 para calendário e 1 para lugares referentes aos livros novos teremos 38 páginas úteis.


    Sobre os deuses basta apenas uma breve explicação sobre a colegialidade dos deuses, pois assim eles eliminaram os Titãs, criaram o mundo material e derrotaram os demônios e portanto não há guerra entre eles e nem entre seus sacerdotes. Deixaria a explicação específica sobre cada deus para o livro dos deuses&demônios. Isso resolveria um monte de questionamentos feitos ultimamente de pessoas querendo os deuses brigando entre si. Não daria mais que 2 paginas.

    Sobre raças e profissões não combina com esse livro, que faz um apanhado da história geral de Tagmar. Deixaria isso para o livro específico.

    E colocaria aqui toda a tarefa calendário de Tagmar que já está pronta e aprovada.

    O acréscimo de paginas não ficaria muito significativo.
    #32 Joao Enviado : 30/01/14 16:40
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Opa!
    Vou lembrar de novo:

    A proposta deste livro introduzir os elementos de ambientação para o jogador tal como foi definido nas diretrizes:

    Citação:

    - Elementos de Ambientação: Raças, Profissões, Culturas, Mitologia, Verossimilhança, Desenvolvimento Tecnológico, Inserção e interferência da Magia nas relações dos outros elementos da ambientação.


    Este deve ser o foco do trabalho desenvolvido para este livro.

    Desta maneira, ele seria a ponto de apoio e leitura obrigatória para os jogadores que desejam jogar na ambientação de Tagmar.

    O calendário não deve tomar mais que uma página ou apenas uma figura no estilo a que o Fábio postou aqui.

    Acho que os deuses não devem tomar mais que duas ou três páginas.

    As profissões e raças devem ser descritas aqui também, bem como a sua relação. Isso principalmente porque será aqui que ficará destacado quais raças podem o não usar magias e milagres.

    Acho que para entender melhor o que quero dizer, deve-se ter em mente que dentro de um jogo, para o jogador localizar um personagem em uma ambientação, este normalmente tem: uma raça, profissão, nacionalidade, crença, passado (história).

    Primeiramente, é isso que este livro tem que fornecer ao jogador como introdução e afim de se aprofundar em outros livros oficiais (ou em vias de oficialização, em construção, ou a construir).

    Claro que a forma como isto se apresentará pode variar (conto, relato, descrição).

    Por fim adicionam-se elementos secundários para enriquecer o contexto.

    Espero que não tenha ficado enfadonho a quantidade de (re)explicação a fim de entender o objetivo deste livro.

    Abraços!
    #33 Marcelo Villanova Enviado : 30/01/14 18:20
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Opa, então estamos mudando o objetivo deste livro.
    Vou lembrar de novo.

    O objetivo deste livro é simplesmente descrever o cenário geral de Tagmar: história geral, geografia geral, clima, flora e fauna, lendas, deuses... Sem se ater a elementos de "jogabilidade": que raça pode isso ou aquilo, pois isto é elemento do sistema e das regras.

    Lembro de novo: esse é um livro de ambientação simples e pura, sem ater a elementos de regra ou sistema, tal como foram definidos nas novas diretrizes. A ambientação é somente uma descrição do cenário e dos elementos e seres que compõe o cenário, fatores que envolvem o "jogo" em si, não é abordado nos livros de ambientação (Livros de Introdução a ambientação, Livro dos Reinos, Livro do Império e Livro das Terras Selvagens, todos eles são descrição de cenário).

    Mas se o ponto é mudar o objetivo do livro, e torna-lo um livro de ambientação e sistema, então essa é outra discussão.
    #34 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/01/14 19:45
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Villanova,

    acho que o que o João está falando são dos elementos de ambientação que estão derivados das regas do Tagmar 1. Exemplo disso é a combinação de Raça X Profissão que no Manual de Regras aparece como uma tabela. Não há nenhuma explicação em termos de ambientação sobre isto.

    A auxenia deste tipo de informação é que gerou alguns problemas quando iniciamos os trabalhos do Tagmar Gurps . A galera do Gurps não entendia por que era proibido Anaão fazer magia de mago. Outro exemplo são os colégios de magia. Eles são elementos de ambientação da mesma forma que a organização dos ladinos em Guildas.

    Acho que é válido dar explicações sobre as "profissões típicas" dos "aventureiros" bem como seria muito bem vindo descrevermos as raças "comuns do mundo conhecido".

    Mas é óbvio, serão descrições genéricas sem nenhuma informação de regas. Mas nada nos impede de dizer que "Anões veem com aversão a magia arcana e não nunca foi visto um Anão mago", ou dizer que pequeninos são ágeis, ou que os Elfos dourados são sábios... sacou?
    #35 Marcelo Villanova Enviado : 30/01/14 22:10
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu entendi isso. Tanto que falei que não combina com esse livro. Ele é um livro puramente descritivo, em termos de cenário, essa explicação destoaria do restante do livro. É só olharem o índice do livro que vão ver que isso vai destoar e desarmonizar o livro. Ainda citei os outro livros de ambientação: o das Terras selvagens não diz que raça pode jogar de que profissão, pois isso vai aparecer no livro de regras das terras selvagens; a mesma coisa com o Império, o livro de ambientação não tem isso que vai estar no livro de regras.

    Ou todos os livros de ambientação (incluído terras selvagens e Império) tragam esse tipo de informação para não destoar o conjunto ou isso ficaria melhor no livro de regras do que nesse livro, porque diz respeito ao aspecto jogo ou jogabilidade, elemento este que não é de preocupação imediata da ambientação.

    Por ultimo: restrições de raças e profissões nunca foram feitas em nenhum dos livros de ambientação exatamente para que a ambientação fosse usada com qqer sistema de regras. As regras de Tagmar, essas sim que deveriam trazer essas restrições, pois afinal são as regras de Tagmar e não de GURPS ou AD&D etc...
    #36 Fábio_CM Enviado : 31/01/14 00:14
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Quando escrevi o texto dos magos tentei explicar a forma como cada raça se relaciona com a magia dos magos. Talvez não seja o lugar mais correto para constar estas descrições, mas é uma proposta. O texto ainda não foi posto em discussão, mas seria legal se fosse apresentado antes do livro de introdução a ambientação ser alterado.
    #37 Joao Enviado : 31/01/14 00:15
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:

    Opa!

    Bom em primeiro lugar, embora possamos ter conceitos diferentes do que é regra (sistema) e do que é ambientação deve-se apoiar essas definições na diretriz.

    O fato de o Anão não poder usar magia não tem nenhum tipo de penalidade em termos de sistema. Apenas a ambientação de Tagmar diz que não pode. A maneira como isso será contado ao leitor pode ser de diversas formas, mas é uma opção de ambientação e não de sistema. Isso pode até ser comentado no livro de Regras, mas não pode ficar omisso no livro que trata especificamente da ambientação.



    Marcelo Villanova escreveu:
    Opa, então estamos mudando o objetivo deste livro.


    Sim estamos. Antes este livro era um complemento, agora o objetivo é fazer dele um par com o livro de sistema.
    #38 Marcelo Villanova Enviado : 31/01/14 08:51
    Jogador: Marcelo Villanova
    EF:
    EH:
    Karma:
    Citação:
    Talvez não seja o lugar mais correto para constar estas descrições, mas é uma proposta. O texto ainda não foi posto em discussão, mas seria legal se fosse apresentado antes do livro de introdução a ambientação ser alterado


    Tbm acho, pois isso ainda esta sendo desenvolvido em outra tarefa, que ainda não foi finalizada. To falando isso por questão de prudência, pois o projeto sempre colocou suas decisões em discussão e avaliação. Esse sempre foi um tema polêmico e de muito debate. E isso está sendo desenvolvido, trabalhado e aprofundado no livro de raças&profissões, por isso que disse anteriormente para deixar isso de lado por hora, para ser tratado de forma mais exata no livro de raças&profissões, onde então esse assunto será amplamente discutido e apresentado. Então cuidado para não colocar a carroça diante dos bois.
    #39 Fábio_CM Enviado : 31/01/14 11:55
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Villanova, falo isso porque o todo o texto inicial já criado por mim e outros é baseado no livro de introdução a ambientação como está agora.
    #40 Joao Enviado : 02/02/14 15:11
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Opa Fábio!
    Espere quando abrir a etapa de revisão/reestruturação propriamente dita, este tópico esta mais para nos concentrarmos no o que fazer e não no como.

    pessoal aqui o índice que proponho:


    • História

      • 1º Ciclo ou O "Tempo das Névoas"
      • 2º Ciclo ou "O Tempo dos Filhos"
      • 3º Ciclo ou "Tempo das Mentiras Infernais"
        Extratos do "Livro de Maudi"

    • Geografia do Mundo Conhecido
    • Cronologia dos Reinos do Mundo Conhecido
    • Os deuses de Tagmar
    • As Raças
    • As línguas
    • O mapa principal
    • Os aventureiros.
    • Considerações Finais
    • Apêndice

      • Extratos do "Livro de Maudi"
      • Glossário.



    ta ai!
    #41 Arion Enviado : 02/02/14 20:07
    Jogador: Arion
    EF:
    EH:
    Karma:
    1) Dentro da parte da geografia, O império deveria ganhar o seu subtítulo próprio, com uma maior descrição da região.

    2) Acho que essa nova fase do projeto deveria ganhar uma versão própria, provavelmente "versão 3.0", para diferenciarmos os livros já revisados e ampliados.

    3) Poderíamos modernizar um pouco a diagramação dos livros, principalmente melhorando essa corrente que fica no rodapé e no título.

    4) Acho que no livro de introdução deveríamos também falar dos "mares e oceanos" de tagmar.. Não existe quase nenhuma referência nos livros. Os famosos "Grande Oceano", "Mar do Sul" "Mar do Norte", "Oceano tagmariano" simplesmente não existem nos mapas e nos livros. Vamos precisar deles futuramente, com a expansão da ambientação rumo às ilhas independentes.

    5) As Ilhas independentes devem mesmo ser apenas citadas. Não temos muitos elementos concretos para avançarmos. No futuro, será necessária a elaboração de um "texto-base", uma espécie de manual para a criação da ambientação. Sem esse manual, será impossível criar uma ambientação amarrada. Mas isso é futuro.

    Sem mais.

    #42 Fábio_CM Enviado : 02/02/14 22:28
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Citação:
    Opa Fábio!
    Espere quando abrir a etapa de revisão/reestruturação propriamente dita, este tópico esta mais para nos concentrarmos no o que fazer e não no como.

    Ok então. Só estava preocupado com uma possível perda de trabalho, mas deixemos isso para depois.

    Quanto ao índice, gostei das propostas do Arion:
    Concordo quanto a Geografia e a necessidade de um subtítulo próprio para o Império. Até porque ele não é, de certa forma, parte do "mundo conhecido".
    Também concordo com a modernização da diagramação e a inserirmos tópicos sobre os mares e oceanos de Tagmar.
    #43 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/02/14 08:37
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Achei ótimo, só discordo de colocar o conto no final. Ele deve ser no inicio, semelhante aos demais livros. O conto é uma forma inteligente de cativar a leitura. Proponho então:


    • Prólogo (Extratos do "Livro de Maudi")
    • História

      • 1º Ciclo ou O "Tempo das Névoas"
      • 2º Ciclo ou "O Tempo dos Filhos"
      • 3º Ciclo ou "Tempo das Mentiras Infernais"
        Extratos do "Livro de Maudi"

    • Geografia do Mundo Conhecido
    • Cronologia dos Reinos do Mundo Conhecido
    • Os deuses de Tagmar
    • As Raças
    • As línguas
    • O mapa principal
    • Os aventureiros.
    • Considerações Finais
    • Apêndice

      • Glossário.

    #44 Joao Enviado : 04/02/14 11:06
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Beleza!
    #45 Joao Enviado : 04/02/14 11:33
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Tópico trancado pois a tarefa tem um coordenador e pode ser continuada aqui!
    #46 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/05/14 14:21
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Alem e João,

    como supervisor gostaria de solicitar a parada total dos trabalhos deste livros, pois há um conflito grave de entendimento do objetivo da atual revisão.

    Inicialmente entendia-se que a revisão visava apenas:

    1 - Revisar e melhorar o conteúdo

    2 - Incluir algumas coisas faltantes (raças, calendário e profissões.

    3 - A revisão seria rápida para não emperrar os demais livros

    Não foi dito que o objetivo original do livro seria mudado. Sim, o Livro de Introdução faz parte do "Kit Iniciante e é peça fundamental para os jogadores novatos.

    Não foi dito que iamos criar um livro novo. Que íamos inserir coisas do Terras Selvagens e O Império as quais nem temos regras. Que íamos rever agora as regras para poder acomodar a ambientação do O império e o Terras selvagens.

    Não adianta trocar o nome do livro, pois o caminho que está sendo tomado destitui do "kit Iniciante" da parte de ambientação.

    Solicito pararmos tudo e abrir discussão em separado para discutir o que será feito e caso não cheguemos a um consenso, que se abra uma votação.

    Desculpe-me se pareço rude, não é minha intenção.Triste Mas estou muito preocupado com caminho está se tomando.Think
    #47 Alan Emmanuel Enviado : 27/05/14 14:40
    Jogador: Alan Emmanuel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Copio e colo abaixo o dito por mim no post sobre as Raças

    Citação:
    Acredito que fechou!

    O problema da desproporção com os outros capítulos, na minha opinião, foi resolvido agora que o João dividiu o texto em dois capítulos: Raças (que está excelente!) e Reinos (que estava "faltando", como o Marcelo observou em outro tópico). Pois o texto das raças ficou bem pequeno e o texto dos reinos foi que ficou "agigantado" exatamente como imaginei e como acredito que deve ser, pois agora são muitos reinos e locais pra descrever.

    Quanto às raças "jogáveis": realmente acho que é melhor omitirmos nesta primeira versão do novo livro de introdução ao tagmar as raças para as quais ainda não existem regras. Embora seja um livro de ambientação certamente provocará confusão nos novatos (e veteranos também, eu acho) que vão ler a descrição da raça e não vão encontrar as regras pra elas. Também não acho produtivo adiar o lançamento deste livro para quando fizermos essas regras, uma vez que quando as regras estiverem prontas podemos quase de imediato lançar a nova versão deste livro com a inclusão das raças por hora omitidas... Isso não causa prejuízo nenhum para a ambientação, entendimento, forma, conteúdo ou sistema, uma vez que essas raças já estão suficientemente definidas nos livros das terras selvagens e no de criaturas, e aqui quase nada foi acrescentado que não se possa ver ou deduzir a partir destes outros materiais.

    Quanto ao tamanho deste livro: O atual livro de introdução possui 30 páginas que abordam apenas o Reino e muito superficialmente (muito mesmo) a história de tagmar e outros locais. Minha opinião: Agora temos um livro de introdução que realmente cumpre seu papel; o outro, com todo respeito ao trabalho feito, não fazia isso pois é um tanto quanto superficial... É de se esperar, portanto, que um livro de introdução que atenda às expectativas, além de resumir toda a ambientação - que hoje são 3 cenários completos! e não apenas os Reinos - vai fica mais robusto, com certeza!

    A atual divisão (com raças separadas de reinos e com a omissão de sekbets, gouras, napol etc.) agrada-me muito mesmo e, mesmo não tendo jogado no word pra contar as palavras, acredito que está dentro da expectativa...

    Minha ultima observação diz respeito ao kit iniciante. Devemos realmente nos preocupar com a existência e funcionalidade deste kit (eu mesmo já imprimi vários para levar quando narro). Mas ele também precisa de renovação! Particularmente sou a favor que de os livros Guia de Regras Resumido, Arquétipos e Magias para Principiantes fossem compilados num único livro... que ficaria com mais ou menos o tamanho no nosso novo Introdução e faria par com ele e os acessórios do mestre, pronto! dois livros, tudo que precisa pra jogar, perfeito!

    Abraços!


    Não acho que a tarefa precise parar, todos tem produzido material muito decente, estão animados e felizes com uma movimentação que há muito não víamos por aqui. Não vejo razão para castrar isso... Podemos acertar nossas diferenças aqui em offmode e deixar o pessoal continuar alimentando o que tem sido feito. Mesmo porque, se não usarmos o produzido aqui nesse momento, certamente vira material substancial para ser visto depois.

    É o que penso!

    Marcelo não acho que o livro, mesmo tendo ganho corpo novo e ficado mais robusto, esteja desvirtuado do cerne de ser um livro de introdução. Acredito que minha sugestão (vide quote acima) resolveria a questão perfeitamente e sem danos para ninguém. Se juntarmos os livros mencionados no quote teremos um kit iniciante com dois belíssimos livros com cerca de 100 pgs cada, acho muito bom essa média.
    #48 Joao Enviado : 27/05/14 17:51
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Alem e João,

    como supervisor gostaria de solicitar a parada total dos trabalhos deste livros, pois há um conflito grave de entendimento do objetivo da atual revisão.


    Não foi dito que o objetivo original do livro seria mudado. Sim, o Livro de Introdução faz parte do "Kit Iniciante e é peça fundamental para os jogadores novatos.


    Desculpe Marcelo, mas cito os diversos posts deste mesmo tópico

    Post1 escreveu:
    Reescrever/Atualizar:

    Mapas
    -- Atualizar os mapas.

    Parte das fronteiras

    -- Terras Selvagens
    -- Império



    Post4 escreveu:
    A ideia é começar por este livro, tentando localizar o essencial para a ambientação. Assim, ele serviria de referência para todos os outros.


    foquemos nestes três pontos:

    Partes para reescrever.
    Partes para acrescentar.
    Glossário.


    Pots16 escreveu:
    Sobre o livro em si.

    Este será o livro fundamental da ambientação do Tagmar 2,
    o ponto de partida para as outra revisões.

    A atualização começará por este livro e se espalhará para os demais.

    Pode-se acrescentar algo que ainda não foi decidido?
    Sim. Pois será decidido na discussão deste livro. E será mudado à frente.

    Post37 escreveu:
    Marcelo Villanova escreveu:
    Opa, então estamos mudando o objetivo deste livro.


    Sim estamos. Antes este livro era um complemento, agora o objetivo é fazer dele um par com o livro de sistema.

    Ou seja, está mais do que claro a finalidade para a qual esta tarefa foi montada.

    Desta forma, o andamento dado nos demais locais está de acordo com as diretrizes.

    Enfim, não há porque se preocupar ou estagnar os esforços do pessoal por aqui, todos estão vendo como positivo os trabalhos aqui realizados. E as soluções para os contratempos estão surgindo.
    Abraços
    João
    #49 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/05/14 10:46
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    João e Alan,

    vocês estão cometendo dois erros graves:

    1º) Matar o livro que faz parte do Kit Iniciante. O que está sendo feito NÂO é uma revisão, mas sim criando um novo livro, muito maior e que realmente vai ser muito bom e será o par do Livro de Regras (legal!). Mas infelizmente vai deixar desfalcado Kit Iniciante. Se querem continuar, terão de trocar o nome do livro (retirar a palavra "introdução") e trocar a palavra "revisão" para "criação".

    2º) Misturar elementos do O Império e Terras Selvagens quando não há regras que o suportem O "Terras Selvagens" e "O Império". A proposta atual cria uma expectativa errada no jogador em que ele acreditará poderjogar com raças, mas na verdade não há regras para elas. A justificativa que "vamos então atualizar as regras" é completamente errônea, por que isto não é simples, demora, tem que ser testada, testada, testada. Será leviano achar que regras novas para personagens do Terras Selvagens e O Império vão ficar prontas em menos de um ano.

    Resumindo: este livro está criando dois grandes problemas: desfalcar o Kit Iniciante e entravar totalmente o projeto numa maga-ultra-revisão-regras-e-ambientacao-que-vai-levar-eras.

    Não vou mais insistir neste assunto. Se vcs acham que podem fazer isto sem colocar em votação o que solicitei então prossigam. Por favor, não venham me dizer que há um consenso sobre o que está sendo feito, ok?

    #50 Alan Emmanuel Enviado : 31/05/14 12:21
    Jogador: Alan Emmanuel
    EF:
    EH:
    Karma:
    Meu querido!

    Citação:
    Matar o livro que faz parte do Kit Iniciante. O que está sendo feito NÂO é uma revisão, mas sim criando um novo livro, muito maior e que realmente vai ser muito bom e será o par do Livro de Regras (legal!). Mas infelizmente vai deixar desfalcado Kit Iniciante. Se querem continuar, terão de trocar o nome do livro (retirar a palavra "introdução") e trocar a palavra "revisão" para "criação".


    Acho que não... Revisamos o texto e acrescentamos informações que todo mundo sentia falta e reclamava pela inexistência.

    Citação:
    Misturar elementos do O Império e Terras Selvagens quando não há regras que o suportem O "Terras Selvagens" e "O Império". A proposta atual cria uma expectativa errada no jogador em que ele acreditará poderjogar com raças, mas na verdade não há regras para elas. A justificativa que "vamos então atualizar as regras" é completamente errônea, por que isto não é simples, demora, tem que ser testada, testada, testada. Será leviano achar que regras novas para personagens do Terras Selvagens e O Império vão ficar prontas em menos de um ano.


    O único elemento que provocava isso era as raças novas e elas não constarão nessa versão...

    Citação:
    Resumindo: este livro está criando dois grandes problemas: desfalcar o Kit Iniciante e entravar totalmente o projeto numa maga-ultra-revisão-regras-e-ambientacao-que-vai-levar-eras.


    Bom, e se revisássemos apenas o básico mantendo o livro do kit e déssemos outro nome a esse livro? João e Marcelo, meus amigos, tenhamos paciência se todos cedermos um pouco chegaremos num consenso!

    PS.: Marcelo, revisões são assim mesmo: sem fim! Veja aí o D&D Next!
    #51 Joao Enviado : 31/05/14 14:59
    Jogador: Joao
    EF:
    EH:
    Karma:
    Não tenho problema nenhum em mudar o nome.
    Deixei bem claro o que se deseja fazer.
    Em um momento futuro poderemos nos focar no kit iniciante, essa é uma preocupação a posteriori.

    #52 Ares Enviado : 31/05/14 15:45
    Jogador: Ares
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu apoio uma votação para decidirmos o que será feito do livro, afinal após as mudanças é esperado uma maior participação das pessoas nas decisões sobre a criação dos materiais. Não digo que não é possível se chegar num consenso através unicamente da discussão, acredito inteiramente nisto, mas acho que uma resolveria o problema mais rapidamente e de forma talvez mais justa. Eu acho que as seguintes opções seriam boas.

    Manter o titulo Livro de Introdução a Ambientação e tornar ele um livro que faça par com o livro das regras.
    Manter o titulo Livro de Introdução a Ambientação e deixar ele como um livro do kit de iniciantes, resumindo bastante as informações.
    Alterar o titulo do livro e considerar ele um livro inteiramente novo e a base da ambientação.

    Mas mesmo que ocorra uma votação, eu não acredito que esta deva paralisar a revisão ou criação do livro e mesmo que a opção que diga por resumir o livro vença, acredito que os textos criados devem ser preservados para uso posterior e até mesmo oficializados(ou semi-oficializados), mesmo que seja só para ficar dentro da Tagmarpedia.

    Já adianto que minha opinião é que pode-se simplesmente alterar o titulo do livro e seguir em frente, permitindo até uma inclusão maior de textos já que deixara para trás toda a lembrança de ser o livro de introdução a ambientação e se tornará na verdade basicamente um livro da ambientação.
    #53 RenatoCardos Enviado : 31/05/14 16:23
    Jogador: RenatoCardos
    EF:
    EH:
    Karma:
    Na minha humilde opinião acho que ambos estão certos. Devemos criar e ampliar o livro para termos o Livro de Ambientcação que seria o par do Manual de Regras. Mas devemos manter o Livro de Introdução a Ambientação que seria o par do Guia de Regras Resumido. Não podiamos fazer assim: Faz-se o Livro de Ambientação e se resume depois para o Livro de Introdução a Ambientação?


    Deviamos também decidir sobre esta história de colocar material do Império e Terras Selvagens.

    Vou concordar. Tá meio zoneado este livro.d'oh! Duas votações caiam bem para definir os objetivos.
    #54 samuel.azevedo Enviado : 31/05/14 16:41
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    Ares escreveu:


    Já adianto que minha opinião é que pode-se simplesmente alterar o titulo do livro e seguir em frente, permitindo até uma inclusão maior de textos já que deixara para trás toda a lembrança de ser o livro de introdução a ambientação e se tornará na verdade basicamente um livro da ambientação.


    A minha também, chamem de outro nome, ex: Libro Básico da Ambientação.

    O importante é que este livro contém as informações cruzadas, revisadas e centralizadas dos livros da ambientação, e a partir dele serão feitas revisões em todos os outros livros.

    E para mim deveria ter o material do Império e Terras Selvagens sim, deixando o livro em suspenso enquanto não sai o de regras, ou deixando o aviso que as raças a seguir estão em processo de desenvolvimento das regras.

    Abraços
    #55 Arion Enviado : 31/05/14 17:27
    Jogador: Arion
    EF:
    EH:
    Karma:
    Acho que podemos trabalhar com duas vertentes

    1) Livro de introdução à ambientação para inciantes: para fazer parte do kit iniciantes, podendo até manter o livro atual de introdução à ambientação.

    2) Livro de Ambientação, que seria esse livro que está sendo atualizado com muita competência, sem limitação de páginas e conteúdo.

    No mais, isso é democracia... Buscar um consenso diante de posições divergentes.
    #56 Marcelo_Rodrigues Enviado : 31/05/14 22:18
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Concordo com o Arion e o Renato. Dois livros seria o ideal. Mas discordo de colocar coisas de ambientação não jogáveis, principalmente a questão das raças.
    Usuários visualizando este tópico
    Guest

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.