Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Procedimento com as Tarefas (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 10 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

4 Páginas <1234>
Procedimento com as Tarefas Opções
#61 Marcelo_Rodrigues Enviado : 18/10/13 08:43
Mais uma sugestão de melhoria no texto:

Citação:
1.1. Abertura.
Esta etapa fica ao encargo da coordenação.

...
C. O coordenador deverá dividir o livro em Tarefas.
-- Caso já exita algum texto parcialmente desenvolvido este será postado na Tagmarpedia.
-- A coordenação deverá colocar junto a tarefa os objetivos da e os critérios que devem ser alcançados.
-- O coordenador do livro decidirá quantos voluntários poderão participar de cada tarefa.

D. Todo aquele que se voluntariar poderá ser o responsável pelo livro, desde concorde com as diretrizes do projeto, a estrutura do projeto, e o procedimento aqui exposto. O coordenador poderá não aprovar um voluntário caso este não possua as qualificações para a tarefa.

Deixa eu explicar as minhas sugestões.

- A lista de tarefas conterá um campo "Objetivo", assim quem ler a lista já saberá melhor do que se trata a tarefa.

- Vamos deixar o coordenador do livro escolher quantos voluntários poderão participar. Assim para tarefas maiores podermos trabalhar desta nova forma colaborativa.

- As vezes a pessoa tem disposição, mas não tem conhecimento ou habilidade para a tarefa. O coordenador deve poder decidir se aceita ou não o voluntário. Exemplo corriqueiro disto são as tarefas de ilustração. isto também já aconteceu com romances e com uma tarefa de regras (a pessoa não conhecia as regras do nosso RPG).
#62 RenatoCardos Enviado : 19/10/13 10:16
Olá pessoal,

estava lendo o texto e achei uma coisa estranho na parte de votações. Se no item 1.5 diz que todo texto vai sofrer revisão de português o “Aprovado com revisão de forma” perde o sentido, NE?

Quanto as justificativa, faz sentido dar uma justificativa para “aprovado”? Se tá aprovado é claro que a pessoa concordou com todo o texto. Quanto ao “reprovado”, aí sim faz sentido, pois o autor precisa saber o que tem de ser melhorado.

Sugiro então atualizar o texto para:

Citação:
a. Existem apenas dois critérios de avaliação na votação:

1. Aprovado.
-- Não se vê necessidade de nenhum tipo de revisão.

2. Reprovado -- É vista incoerência, inconsistência com as diretrizes e/ou os objetivos e critérios propostos para a tarefa ou vê necessidade de revisão de incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais ou mesmo erros de função e/ou finalidade.

Os Heróis que votaram em REPROVADO devem justificar seu voto. Caso contrário o voto será invalidado.

b. Em caso de aprovação, o os responsáveis pela tarefa serão considerados Herói de Tagmar.
c. Caso a tarefa seja aprovada com revisão de forma após o coordenador implementar as revisões os responsáveis pelo livro serão considerados Heróis de Tagmar.
-- Se a participação de algum responsável for julgada insificiente por algum participante do projeto, cabe aos Heróis de Tagmar julgar se este responsável terá o status de Herói, tal como o procedimento de indicação nas diretrizes.

d. Caso a tarefa seja reprovada ela será repassada ao coordenador para reabrir a tarefa para os responsáveis, implementar as revisões e submeter a tarefa para nova votação.
-- Caso o coordenador fique impossibilitado de reabrir a tarefa, se abrirá nova eleição de coordenador

#63 Joao Enviado : 22/10/13 15:44
texto editadoFeliz

olhem a parte de "livro à revisar"Eh?

Até!
#64 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/10/13 09:55
E o lance de termos um supervisor de conteúdo? Gostaram da ideia?

A ideia é termos uma pessoa preocupada com o TODO em termos de conteúdo. Ela não seria um coordenador. Ela estaria apenas dando o aval que tudo está correto em termos de Ambientação e Regras; e que estas não infringem as Diretrizes.

O "supervisor de conteúdo" irá dar um aval aos trabalhos realizados evitando que inconsistências, contradições e problemas estruturais sejam inseridos nos trabalhos. Até hoje esta tarefa era realizada pelo Coordenador Geral e isto gerava sobrecarga da função. O coordenador Geral tinha virado um gargalo no projeto.
#65 Fábio_CM Enviado : 23/10/13 11:15
Acho que supervisionar a compatibilidade e coerência de TUDO, Regras + Ambientações, é muito para uma só pessoa, mesmo sendo apenas essa sua missão.
#66 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/10/13 14:54
Fabio,

Sim, concordo com vc. Mas temos de ter pelo menos uma pessoa fazendo isto para aliviar o Coordenador Geral.Brick wall

Da mesma forma que teremos mais de um autor por tarefa, nada impede de termos mais de um supervisor. Mas acho que podíamos inserir este papel na nossa estrutura de trabalho. Não acha? Think
#67 Alan Emmanuel Enviado : 23/10/13 16:20
A ideia do supervisor parece boa... seria uma grande ajuda ao coordenador geral e ao coordenador da tarefa. Mas gostaria de ainda bater na tecla de testarmos esse treco... como sugerido lá atrás.

#68 Ares Enviado : 23/10/13 17:08
Gostei da ideia.
Mas concordo com o Alan, tem que testar de alguma forma. Já que na maioria das vezes as coisas são mais complicadas na pratica do que na teoria.
#69 Joao Enviado : 23/10/13 19:21
Eu não entendi bem a necessidade do papel do supervisor,Think

Não é só uma questão de acrescentar mais um passo no processo de fiscalização do livro.

Se reparamos no texto,
Durante a execução da tarefa qualquer participante pode fiscalizar o conteúdo e apontar inconsistências.
O coordenador do livro pode fiscalizar da mesma maneira.
Durante a votação os heróis farão o mesmo.
E depois a equipe de revisão passará o pente fino.
Por fim se não estiver de acordo com a diretrizes mas (apesar de tudo isso) tiver sido oficializado ele terá que ser enviado para revisão.
Tudo é feito no coletivo, com discussão e interação.Applause

Uma coisa é o poder de gerenciamento, outra é o poder de decisão final.
Se avaliar bem, esta pessoa teria o poder de anular todo o trabalho feito pelo coletivo, acho que vai na contra mão do que estamos fazendo.Eh?

Bem, é isso!
Até!Feliz

#70 Falgarden Enviado : 23/10/13 20:28
A ideia do supervisor é muito interessante de fato, sendo apenas um (para não criarmos muitas funções) que auxiliaria o coordenador geral, tendo apenas esta função de ver se há conflitos em qualquer material que sai após a supervisão, acho válido... Mas teria que ser um cara que saca muito do sistema (tipo já leu praticamente todos os livros e possui a ambientação quase que de cor).

Dou apoio à proposta, só acho que não precisa mais de um nesta função, uma vez que os próprios usuários também tentam captar estas inconsistências e depois deles ainda tem o revisor da tarefa... Mas uma pessoa com esta função exclusiva, na minha opinião é válido sim.
#71 Leonardo Enviado : 23/10/13 23:32
RavenVitrius escreveu:
Gostei do esquema ilustrado pelo Marcelo, bem ao estilo programador. rsrs

Sobre as diretrizes eu queria dar uma nova opinião mas como foi trancado, vou escrever a parte para postar qd a discussao reiniciar.

Sobre as tarefas, não tenho muita ideia para dar a respeito e melhorar a situação. Mas acho que o andamento esta indo bem.

A unica coisa que tenho pra falar sobre e algo que me ocorreu e que pode ter ocorrido com outros membros tambem.

A um tempo atras pensei em ser voluntario para uma tarefa, fui procurar uma que tivesse o meu perfil. Mas todas as vezes que eu ia nas tarefas, a maioria estava ocupada e muitas vezes via o mesmo nome ocupando varias tarefas. As que sobravam nao me agradavam. Isso ocorreu algumas vezes, e me deu a noção de que era muito dificil assumir uma tarefa que me agradasse pois sempre que eu ia la todas estavam ocupadas.

Certa vez eu ate disse brincando para quem tem o titulo herois do tagmar deixar o pessoal q nao tem assumir alguma tarefa e ganhar o titulo tambem. Mas a ideia e mais ou menos essa, se toda vez que abrir uma tarefa a pessoa que ja realizou varias assumir denovo, nunca vai se abrir espaço para os novos membros realizarem tarefas tambem.

A questão da divulgação é extremamente importante, justamente para que a maioria tenha ciencia que se abrirao novas tarefas. Sugiro ate que depois de aberta uma tarefa, quem tenha o titulo de heroi so possa assumir depois de um certo tempo (1 ou 2 semanas), justamente para dar espaço para quem ta chegando tambem participar da criação.

Lembrando que nao digo isso por mim, me citei apenas como exemplo.

Então se é um problema do projeto a falta de voluntarios como disse o Villanova, deve-se investir em divulgação e motivação aos membros para a participação das discussões, estas que vao anteceder as tarefas. Muita gente por ai tem potencial criativo, mas pode se sentir acanhado por ser novo no projeto, mas com a motivação certa conseguiria realizar uma tarefa com êxito. Se faltam voluntarios temos que buscar meios para atrai-los.

E isso galera, sei q nao contribui mt, mas espero ter atentado pra algo importante.

Abçs

Acho que uma pessoa por tarefa seria o ideal.
#72 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/10/13 11:06
Pessoal,

neste últimos 9 anos eu fiz exatamente este papel de supervisor. Isto ajudou muito a termos livros mais coerentes evitando regras powerup e esquisitices na ambientação. O problema da criação coletiva é que todos PODEM colaborar com a supervisão. Pode ser que 1 faça, que 2 faça, que vários façam esta supervisão. Mas como é um "PODE", com frequência acaba sendo NENHUM, já que é uma opção dos voluntários fazerem isto.

Foi por este tipo de situação que a revisão de texto passou ser obrigatório após a aprovação. Tivemos uma equipe de revisão e até mesmo um coordenador só para isto. Só que a equipe de revisão não olha conteúdo. Apenas a parte do português. Brick wall

Sempre fiz esta supervisão, mas o excesso de outras responsabilidades com a coordenação geral acabou por me prejudicar nesta supervisão. Foi assim que eu virei um gargalo do projeto. A supervisão é para pegarmos os problemas ANTES de irmos a votação. Teve um episódio (o Villanova deve lembrar) que eu pequei uma incosistencia quando o livro já tinha sido aprovado e revisado no português. Deu o maior stress ter que reabrir discussão, votar e revisar de novo. O motivo foi que no referido texto eu não fiz a supervisão. Mancada minha... Triste

O supervisor apenas dá o aval ANTES da votação. Ele apenas diz: " - Houston, temos um problema!". Ele levanta a bandeira do problema. O supervisor não precisa atuar só no fim do trabalho. Ele olha o desenvolvimento e vai apontando os problemas.

Com frequência os colaboradores de uma tarefa olham para a texto produzido e ficam discutindo o texto, mas acabam se esquecendo de como este texto influencia e é influenciado pelo todo. Ao formalizarmos esta atividade de supervisão, obrigará que nenhum texto vá a votação sem ter sido supervisionado. Da mesma forma que a revisão do portugues, a supervisão não é opção. É obrigação. Sacaram? Muito Feliz

Acredito que o Projeto Tagmar 2 está indo para uma nova fase. Uma fase mais formalizada, mais institucionalizada. Precisamos ter este nivel para podermos sobreviver a longo prazo. Não pode ser apenas o "Projeto-Maneiro-do-Marcelo-Rodrigues". Brick wall Brick wall Brick wall

#73 Joao Enviado : 24/10/13 14:16
entendi...
Então a votação para a finalização da tarefa seria aberta pelo(s) supervisor(es)?
#74 Marcelo_Rodrigues Enviado : 24/10/13 16:28
Sim, sim, quem controla e abre a votação seria o coordenador do livro... O supervisor dá apenas o OK. Tenho a ideia de o supervisor apertar um botão na nossa lista de tarefas a qual registra que a supervisão foi feita e está tudo ok para poder ir para votação.

Gostaria de aproveitar e explicar por que estou insistindo neste ponto.

Quando me afastei do projeto me perguntei: será que o projeto pode existir sem mim? E fiquei bem surpreso quando vi que sim!

João, vc foi a pessoa que na minha ausencia mostrou que é possível organizar as coisas, e que o trabalho em equipe vale a pena. Foi por isso que incentivei vc a assumir esta empreitada. E continuo apoiando! Só não quero que vc acabe sobrecarragado como eu fiquei!! Brick wall

E quanto a mim? Bem... Eu amo este RPG e quero continuar a ajudar, neste caso gostaria de poder ajudar como um coordenador de um dos livros, ou se o grupo aprovar a ideia, com a responsabilidade de ser o supervisor.

Acredito se isto der certo, o projeto seguirá e terá nos anos que vão se seguir outras pessoas que irão assumir o papel de Coordenador Geral, Coordenador de Livros, Revisores e também como Supervisor. Feliz

#75 Falgarden Enviado : 24/10/13 18:18
Com relação a isso concordo plenamente e de fato não vejo pessoa mais capacitada para este cargo, na minha opinião você uma das pessoas que mais conhece sobre o Cenário como um todo (se não o que mais conhece), até porque você já possuía indiretamente esta função... E olha, ela É necessária.

Faço votos que a função de Supervisor de Conteúdo exista....

Só não concordo com uma coisa: que o projeto pode existir sem você... Porque além de você carregar em seu coração o amor ao projeto como de uma mãe para um filho (e neste caso realmente pode se dizer que é literal já que foi um dos criadores), você sempre se dedicou e se sacrificou muito por ele, além da grande competência enquanto era o Coordenador Geral... Sem babação de ovo, apenas um reconhecimento, você é realmente a pedra fundamental dele...

Tudo que aconteceu, de fato precisava acontecer, para todo mundo refletir... Tomara que tudo isso só tenha pontos positivos e que o projeto cresça cada vez mais... Também tenho minhas razões para amá-lo como é, a ideia é sensacional e conheci o RPG através de Tagmar... Aliais cheguei a acompanhar também o projeto na época em que era bebê (grupos de discussão), mas ele sumiu e achei que tinha morrido, quando de repente o achei renascido como uma Fenix num Forum (o antigo forum do projeto).

Avante Tagmar!

(rs... desculpem as minhas divagações...)
#76 Marcelo_Rodrigues Enviado : 25/10/13 13:24
Falgarden,

fico muito lisongeado com suas palavras mas não to com toda essa bola não...Shame on you

Mas valeu pelo voto de confiança Feliz

Pessoal,

falta mais alguma coisa?
#77 Leonardo Enviado : 25/10/13 21:00
Não cheguei a ler todas as regras propostas, mas não penso em ser um coordenador ou supervisor mas fico contente que o projeto esteja voltando.

O Tagmar não pode parar!!!Dancing
#78 Max_Sovat Enviado : 26/10/13 00:22
Salve galera!
Acho muito interessante a figura do supervisor, porem ainda acho uma tarefa gigante para uma pessoa so... acredito que os revisores de cada livro podem analisar um livro novo, verificando e comparando as informacoes deste novo livro ao que revisa, de forma a corrigir incoerencias e discrepancias...
A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
#79 Marcelo Villanova Enviado : 26/10/13 00:37
Tbm acho muita coisa para uma pessoa só o cargo de supervisor, e só estaremos mudando seis por meia dúzia, tira isso do coordenador geral e passa para o supervisor, e no fim não muda nada, pq se o supervisor não tiver tempo de ler, estiver atarefado, com mulher, filhos etc... A tarefa ficará lá congelada só esperando o "donzelo" se desocupar e os mesmos problemas se repetirão.
Precisamos de um método que não deixe o projeto inteiro refém de uma única pessoa e do seu tempo ou falta de tempo.
#80 Joao Enviado : 26/10/13 01:55
texto editado.

Villanova, pensei no que você escreveu. Então pensei no papel do supervisor como restritivo e não permissivo. Ou seja, ele só precisa se manifestar se ver algo errado.
Já adicionei o seguinte parágrafo no texto.
Citação:

• O supervisor de conteúdo terá e mesmo prazo para avaliar o texto e conteúdo. Se dentro deste período de um mês o supervisor de conteúdo não se manifestar contrário à abertura de votação e pedir reabertura da edição do texto --sendo que esta posição deve ser justificada de acordo com as diretrizes -- o coordenador do livro poderá abrir a etapa de votação.

• ***momento de reflexão ******
    Sabem, penso que um texto deste tipo é algo que almejamos como objetivo e nos esforçaremos para implementar.Muito Feliz
    Do meu ponto de vista, se a coisa funcionar uma boa parte do que pretendemos acho que o projeto vai crescer bem. Feliz
    Até!
    #81 Marcelo_Rodrigues Enviado : 26/10/13 12:30
    Villanova,

No nosso modelo de trabalho anterior, o coordenador ficava refém da pessoa que assumia a tarefa. Quando esta abandonava, só depois de muito tempo é que ele decidia repassar. Esta demora era pelo fato de ele não querer ofender a pessoa.

A grande diferença da nova proposta de trabalho é aceitar mais de uma pessoa por tarefa. Isso vai eliminar o problema das pessoas que somem, pois se tivermos duas ou mais e se uma sumir, a outra pode dar continuidade. O coordenador ainda poderá a qualquer momento aumentar o numero de pessoas caso ache que a tarefa assim a necessite.

Isto também vale para o Supervisor. Como vc mesmo disse se a supervisão for grande de mais para uma pessoa, que se coloque mais outra! Muito Feliz

OBS: a edição colaborativa via TagmarPedia será fundamental, pois se alguém sumir, não vai sumir com o texto, já que este estará na TagmarPedia.

Bemm... por mim não tenho mais nada a dizer. Fechamos?
    #82 Max_Sovat Enviado : 31/10/13 20:41
    gostei da forma que esta feito, mas acho que os supervisores, sendo mais de um, deverao ter um coordenador proprio...
    A verdadeira felicidade reside no livro dos sábios, no dorso do cavalo e no seio da mulher amada! - Antigo dito de Cavalaria
    #83 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/11/13 10:41
    Max, acho que da mesma forma que os coordenadores dos livros (que são varios), tanto os coordenadores de livros e supervisores devem ficar subordinados ao coordenador geral.

Veja a imagem que postei no http://www.tagmar.com.br....aspx?g=posts&t=5084
    #84 Max_Sovat Enviado : 02/11/13 23:11
    Salve Marcelo!
    Entendi o que quis dizer, acredito que agora só precisamos testar essa nova sistematica...
    Outra coisa, se vamos começar a produzir nessa nova forma, temos que revisar novamente os livros ja publicados.
    #85 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/11/13 09:23
    Max,

Sim vamos fazer isto. Lembra esta discussao surgiu exatamente por causa disto!

Joao,

Voce pode dar uma atualiza no texto para contempar o diagramador, coordenador de ilustracao e os ilustradores?
    #86 Marcelo Villanova Enviado : 05/11/13 10:05
    Uma coisa que o coordenador do livro precisa estar atento e vigiar: em trabalho em grupo sempre tem aquele que não faz nada ou quase nada (como no trabalho de escola) e no fim vai exigir o titulo de herói de tagmar. É nessa hora que o coordenador do título precisa estar atento pra esse tipo de malandragem.
    #87 Joao Enviado : 11/11/13 14:32
    Pessoal,
    Se não houverem mais manifestações, amanhã trancarei este tópico.

Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Max,

Sim vamos fazer isto. Lembra esta discussao surgiu exatamente por causa disto!

Joao,

Voce pode dar uma atualiza no texto para contempar o diagramador, coordenador de ilustracao e os ilustradores?

ok.

#88 Joao Enviado : 02/12/13 18:54
    Tópico destrancado, votação em 7 dias.
    #89 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/12/13 10:03
    Tem duas partes do texto que acho que não estão exatamente como desenhamos.

2.4. Votação - item C

Citação:
    O texto será repassado para coordenação de revisão diagramação e ilustração.

Não deveria ser...

Citação:
    O texto será repassado para um revisor. Após revisado será passado para um diagramador.

revisor e diagramador são pessoas com conhecimento BEM diferente. O primeiro é uma pessoa de Letras. O segundo de Comunicação Visual.

2.2. Execução e contribuição

Ficou faltando falar do coordenador de ilustração. Que tal esta proposta abaixo?

Citação:
    O coordenador de ilustração deve ser acionado pelo Coordenador do livro e em discussão definir quais e quantas ilustrações o livro terá. A partir disto o coordenador de ilustração abrirá tarefas de ilustração que seguirão o tramite aqui definido até a votação final. Após a votação as ilustrações serão repassadas aos diagramadores que farão a composição de Texto + Ilustração.
    #90 Joao Enviado : 09/12/13 13:31
    eu não encontrei a frase destacada...
    nem vou editar o texto ainda com a outra proposta para não mudar a data de edição, pode conferir de novo se ela não está implementada?
    Usuários visualizando este tópico
    Guest (2)
    4 Páginas <1234>
    Ir para o Fórum