Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Procedimento com as Tarefas (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 10 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

4 Páginas <1234>
Procedimento com as Tarefas Opções
#31 Joao Enviado : 09/10/13 23:37
Texto editado.

Fiz um pequeno esquema para ilustrar como que os elementos do projeto se relacionam.
#32 Arion Enviado : 10/10/13 10:54
Mas algumas sugestões, com as respectivas citações Think

Citação:
b. Em seguida, abre-se uma enquete para eleger o coordenador responsável do livro -- doravante chamado simplesmente de coordenador.

Caso haja apenas 1 interessado não há que se falar em eleição do coordenador. Então, deveria prevalecer a regra constante das diretrizes, eleição apenas caso haja mais de 1 interessado

Citação:
Em seguida, o coordenador deve realizar uma chamada aberta na página principal do projeto, por redes sociais, e outras formas de divulgação -- se possível por por MP também -- por voluntários para realizar as tarefas e participar das discussões do livro respectivo.

Acho que a divulgação deveria ficar a cargo da "coordenação" e não do coordenador. Quanto mais divulgação melhor, sem contar que ainda acho interessante a criação de um cargo de "coordenador de relações públicas" para receber novos integrantes e divulgar o projeto na internet.

Citação:
A cada edição, o responsável responderá com uma menssagem no tópico de sua discussão escrito unicamente "Texto Editado"
-- As modificações poderão ser vistas ao clicar no link histórico da Tagmarpédia.

Essa é para o Marcelo Rodrigues,

Gosto muito daquele lance "versão 7 disponível, comentem, opinem, etc... Será que tagmarpédia haverá um campo especificando qual a versão do texto está disponível ou algo parecido?

Citação:
Caso a tarefa seja reprovada com revisão de fundo ela será repassada ao responsável pela tarefa para implementar as revisões e submeter a tarefa para nova votação.

Esse trecho poderia ser escrito assim

Caso a tarefa seja reprovada com revisão de fundo ela será repassada ao responsável pela tarefa para implementar as revisões e submeter a tarefa para nova votação. Caso o responsável não seja encontrado ou por algum motivo não possa implementar as revisões, o coordenador passará a tarefa para outro voluntário interessado.

Citação:
Por fim, o livro como um todo entrará em votação seguindo os mesmos critérios destacados acima.

Sinceramente não vejo necessidade de nova votação para aprovação do livro. Mesmo que individualmente, os textos já terão passado por discussão e votação. Não podemos burocratizar demais o projeto. Essa revisão de português é apenas para fins de envio à diagramação dos livros e publicação. Eventuais erros ou inconsistências existentes deverão ser reportados futuramente à coordenação em algum local específico do site... Tipo um tópico para "erros no livro de criaturas"... Se burocratizarmos demais a coisa não vai andar... Sem contar que os coordenadores ficarão BEM sobrecarregados com esse excesso de formalismo.

Saudações
#33 samuel.azevedo Enviado : 10/10/13 14:43

Joao escreveu:

• Em seguida, o coordenador deve realizar uma chamada aberta na página principal do projeto, por redes sociais, e outras formas de divulgação -- se possível por por MP também -- por voluntários para realizar as tarefas e participar das discussões do livro respectivo.

• se possível por por ... (tem um "por" sobrando).

Joao escreveu:

• Na fase de escolha o coordenador deve entrar em contato com o voluntário de maneira cortês. No contato deve-se constar os objetivos e critérios para a tarefa, um link para as diretrizes do projeto Tagmar bem como uma pergunta quanto a concordância com a tarefa.

• Acho que também precisa perguntar se a pessoa concorda com os prazos e regulamentos do projeto de acordo com as diretrizes que ela acabou de ver.

[quote=Joao]

1. A votação se dará pelos Heróis de Tagmar.

[quote]
    E quanto aquela proposta de ter um segundo grupo votante, de pessoas de notável participação ativa nos foruns?

Pergunta, só o coordenador geral decide quando vai se pensar um novo livro? Não podem haver sugestões/votos?

//offtopic = existe alguma regra para formar uma espécie de assembléia geral ou plebiscito caso uma quantidade de membros do forum queiram botar um assunto em votação?

Abraços
    #34 Alan Emmanuel Enviado : 10/10/13 15:17
    Olá meus queridos!

1) Legal que parecem todos ter concordado com uma nova roupagem... a de trabalho colaborativo... seguem algumas observações tendo isso por base...

Conteúdo dos sub-capítulos;
    O conteúdo dos sub-capítulos seria o texto em si... poderia dizer: Resumo dos subcapítulos

-- Este tópico deve permanecer aberto exatamente durante um mês corrido. Podendo ser prorrogado em mais um mês.
    Acho 01 mês muito... alguns materiais são fáceis de subdividir e gastar um mês só decidindo quais serão os capítulos e afins... acho meio tenso... Até pq o coordenador já tem uma ideia do que será o conteúdo... pra mim 15 dias tá de bom tamanho.
    Outra questão: viabilizar que seja prorrogado... quantas vezes pode ser prorrogado? O texto dá a entender que só pode ser prorrogado 1x. Não estou questionando, apenas quero entender...

O coordenador deve tomar o resultado da discussão anterior e dividir o livro em tarefas a serem cumpridas tendo em vistas os itens de 1 a 4 destacados acima.
    Não vejo necessidade de “dividir tarefas”. Acho que algo mais simples é mais funcional. Se a tarefa (referindo-se aos livros) tem ali seus voluntários e eles tem acesso aos esboços definidos na abertura etc. Podem simplesmente executar os capítulos. Seria necessário informar que: “fulano de tal está editando este capítulo neste momento” (acho que a tagmarpedia já faz isso) e enquanto ele edita outros não poderiam editar o mesmo capítulo ao mesmo tempo, mas quando ele terminar sua edição outro voluntário pode abrir e editar o arquivo dando sua contribuição.
    O que precisa (puxando pro Marcelo aqui) é que a tagmarpedia pinte de cores diferentes o que cada editor fez... assim podemos acompanhar as produções de cada um e ver o que foi mudado usando o histórico... (eu acho, aceito sujestões). Se o marcelo conseguir aprontar a ferramenta de “versionamento” então estará perfeito!

Até três voluntários podem ficar responsáveis pela mesma tarefa, em caso de concordância por parte dos voluntários e do coordenador.

Limitar os voluntários a três e força-los a digitar certos trechos de forma unilateral... é basicamente a mesma coisa de pedir pra cada um deles fazer um livro independente e depois juntar tudo... Pra mim, quanto mais gente melhor! Mais rápido se produz e mais rápido se vê resultados.
    Veja por exemplo esse tópico. Abrimos ele dia 07 e olha só o que já produzimos! Se isso aqui fosse um livro já estaríamos findando um capítulo, e em três dias apenas!
    Usamos muito tempo e energia em discussões e ajustes que se pudessem ser editados direto seriam muito rápidos e simples.
    O que quero dizer é que se nós mesmo arregaçarmos as mangas podemos ir produzindo, um pouquinho cada um... na medida do possível, ir digitando e, depois de um capítulo pronto, aparar as arestas, vê o que não ficou legal... costurar os retalhos e ir refinando... Copiando e colando, conversando sobre o próximo passo e trocando ideia a cada dia de produção. Sempre de fora pra dentro. Partes > Capítulos > Sub-capítulos > Tópicos
    Nesse ritmo, colaborativo e em tempo real, no final das discussões o livro já vai estar praticamente prontinho; até quanto à revisão, pois um vai corrigindo a falha do outro...
    Claro que precisa ter um coordenador (que não edita, só lê) e o grupo teria que ser fechado pra não ter gente digitando bobagem. Além disso, a equipe de criação precisa estar bem afinada e alinhada com os objetivos da tarefa... Se os usuários pudessem ver o texto em tempo real (e não editar), o ritmo seria mais vertiginoso ainda! Pois o que não ficou bom poderia ser resolvido em minutos...
    Bom, existe a problemática de alguém escrever algo horrível e gerar uma grande discussão; demorada e chata, com muitas farpas sendo arremessadas pra todo lado... porém, se tal discussão ocorrer ela ocorreira de qualquer jeito...
    Outra questão é gente que não gosta de ter o texto editado por outra pessoa, ou casos em que a reedição fica pior que o original... pode gerar discussões também... paciência, teria que ter moderador pra isso acho... e muitas “mini-votações” entre a equipe de criação pra envitar transtornos, como disse acima, é essencial que a equipe esteja afinada e alinhada com os objetivos. Discutir bastante antes de começar a digitar mesmo seria essencial (ou seja, planejamento) pra garantir que todos estão alinhados... isso seria feito durante o item a da Abertura.

Os itens f, g e h (tomando por base o pensamento acima) são dispensáveis...

Eu gostaria de chamar a atenção em vários pontos do tópico Execução, mas queria ver primeiro a reação ao que postei acima. Dependedo dos comentários eu continuo... pois se algo for mudado muita coisa não precisará ser dita... E se minha ideia parecer alienígena demais ou impraticável... ajustamos.

Abraços!

PS: João; eu vi que vc me viu! ^^
    #35 Marcelo_Rodrigues Enviado : 11/10/13 09:16
    Olá Pessoal,

eu tinha falado da necessidade de uma pessoa para fazer supervisão dos trabalho. Este pessoa seria o supervisor geral. Seu papel seria:

• Supervisiona se as diretrizes estão sendo cumpridas e aplicadas aos conteúdo dos trabalhos .
    • Faz revisão dos trabalhos com enfoque na coerência com a ambientação e equilíbrio do sistema (regras).
    • Responde aos questionamentos enviados pelo "Entre em contato" (nos questionamentos de conteúdo)
    • Da aval nos trabalho (diz que um trabalho pode ir a votação. Ele não inicia a votação, apenas dá o seu aval)

O João tinha me pedido para mostrar como seria esta participação. Então abaixo disponho uma ilustração do processo que estamos definindo já com esta participação do Supervisor.

O motivo de estar propondo esta supervisão, é que quando fui coordenador geral fiquei extremamente sobrecarregado com as atividades de coordenar o projeto como um todo, supervisionar os coordenadores, e supervisionar o conteúdo. É muito trabalho para uma pessoa só. Minha proposta é separar a coordenação das pessoas e suas tarefas da supervisão do conteúdo em si.
    Marcelo_Rodrigues anexadas as seguintes imagens:
    Processo.jpg
    #36 Arion Enviado : 11/10/13 11:05
    Vou dar uma olhada mais tarde nessa ilustração. Mas é fato que a coordenação geral do projeto está sobrecarregada. De qualquer forma, vou sugerir manter a nomenclatura já consolidada de "coordenador". Então, vou propor a alteração da nomenclatura de supervisor para coordenador executivo. Então sempre teremos a a figura da "coordenação" ou dos "coordenadores" no projeto.
    #37 RavenVitrius Enviado : 11/10/13 13:20
    Gostei do esquema ilustrado pelo Marcelo, bem ao estilo programador. rsrs

Sobre as diretrizes eu queria dar uma nova opinião mas como foi trancado, vou escrever a parte para postar qd a discussao reiniciar.

Sobre as tarefas, não tenho muita ideia para dar a respeito e melhorar a situação. Mas acho que o andamento esta indo bem.

A unica coisa que tenho pra falar sobre e algo que me ocorreu e que pode ter ocorrido com outros membros tambem.

A um tempo atras pensei em ser voluntario para uma tarefa, fui procurar uma que tivesse o meu perfil. Mas todas as vezes que eu ia nas tarefas, a maioria estava ocupada e muitas vezes via o mesmo nome ocupando varias tarefas. As que sobravam nao me agradavam. Isso ocorreu algumas vezes, e me deu a noção de que era muito dificil assumir uma tarefa que me agradasse pois sempre que eu ia la todas estavam ocupadas.

Certa vez eu ate disse brincando para quem tem o titulo herois do tagmar deixar o pessoal q nao tem assumir alguma tarefa e ganhar o titulo tambem. Mas a ideia e mais ou menos essa, se toda vez que abrir uma tarefa a pessoa que ja realizou varias assumir denovo, nunca vai se abrir espaço para os novos membros realizarem tarefas tambem.

A questão da divulgação é extremamente importante, justamente para que a maioria tenha ciencia que se abrirao novas tarefas. Sugiro ate que depois de aberta uma tarefa, quem tenha o titulo de heroi so possa assumir depois de um certo tempo (1 ou 2 semanas), justamente para dar espaço para quem ta chegando tambem participar da criação.

Lembrando que nao digo isso por mim, me citei apenas como exemplo.

Então se é um problema do projeto a falta de voluntarios como disse o Villanova, deve-se investir em divulgação e motivação aos membros para a participação das discussões, estas que vao anteceder as tarefas. Muita gente por ai tem potencial criativo, mas pode se sentir acanhado por ser novo no projeto, mas com a motivação certa conseguiria realizar uma tarefa com êxito. Se faltam voluntarios temos que buscar meios para atrai-los.

E isso galera, sei q nao contribui mt, mas espero ter atentado pra algo importante.

Abçs
    #38 Joao Enviado : 11/10/13 15:43
    Pessoal,

Texto PROFUNDAMENTE editado para tentar levar em consideração os pontos levantados aqui. Leiam com ciudado ( Pray ).

Acho que inclusive consegui levar em consideração as observações do Villanova para diferenciar o Herói de Tagmar vejam:

Herói de tagmar: Participante com direito a voto e com direito a edição no texto do livro novo à oficializar no tagmarpédia. É conseguido através de uma coordenação de livro finalizada.

Guardião de Tagmar: Participante com direito a voto. Conseguido por indicação ou por finalizar uma tarefa em um livro "passível de atualização".

Antes de comentar estas definições, peço que olhem o texto editado.
    #39 Marcelo Villanova Enviado : 11/10/13 19:16
    João, a ideia do Allan é realmente muito boa, mas é algo totalmente novo com a qual a maioria não está acostumada.
    Eu sugeriria um teste, abrir uma tarefa e testar esse novo esquema a prática, pra depois avaliar o que deu certo e o que não deu. Sei que vai levar um tempo, mas como é algo novo acho melhor testar. Também não sei se o Tagmarpedia possui todas as ferramentas necessárias para esse esquema funcionar...
    Creio que um coordenador do Tagmarpedia também se faria necessário, alguém que soubesse manusear sua programação, resolver problemas de funcionamento etc...
    #40 Arion Enviado : 11/10/13 21:17
    Rapaz... Think

Vou ser bem sincero... Esse texto está um pouco pesado e confuso!

Todos nós estamos acostumados com as figuras do Coordenador, Heróis de Tagmar e Voluntários (responsável pela tarefa). Não deveríamos alterar essas definições.

Lendo o texto observei que em determinadas partes o coordenador aparece no lugar do voluntário (responsável pela tarefa).

Li também que o heróis de tagmar estão com a definição alterada, sendo criada a figura do "Guardião de tagmar" (que só serve para confundir) para suprir essa lacuna, enfim... O negócio está ficando complicado...

Acho que não deveríamos mudar essas nomenclaturas mais consagradas.

Os guardiões de tagmar são uma figura totalmente dispensável, dentro dessa perspectiva de manutenção da nomenclatura atual.

Se pensarmos nos coordenadores atuais (regras, ambientação, criaturas, etc), fica muito confuso misturar o conceito de responsável pela tarefa com o de coordenador..

Também achei que a parte da execução está complexa... Podemos simplificar um pouco as coisas...

Enfim... Estou sendo MEGA conservador na minha opinião, pois fiquei perdido no meio de tanto conceito novo. Acho que vai ser algo muito pesado para se trabalhar no dia a dia, principalmente para os novos participantes, enfim...

Mas vou deixar os demais colegas opinarem... Think

Saudações! Feliz
    #41 Joao Enviado : 11/10/13 22:23
    Arion escreveu:

Se pensarmos nos coordenadores atuais (regras, ambientação, criaturas, etc), fica muito confuso misturar o conceito de responsável pela tarefa com o de coordenador..

Saudações! Feliz

Sei que é tudo novo, mas para implementar a proposta convergente com a do Alan, não tem como manter as características anteriores...

A ideia seria acabar com as coordenações como elas estão e montar apenas coordenação por livro, tal como o de criaturas. Acho que o trabalho feito nesse livro deveria ser nossa referência também.

Enfim... vão opinando que vou mudando.

Abraços!

#42 Ares Enviado : 12/10/13 00:47
    Também concordo que as definições devem ser basicamente mantidas e o Guardião de Tagmar é algo meio dispensável.
    #43 Joao Enviado : 12/10/13 11:55
    Ares escreveu:
    Também concordo que as definições devem ser basicamente mantidas e o Guardião de Tagmar é algo meio dispensável.

Gente...
    A questão não é manter a definição ou mudar a definição. A questão é manter o método antigo ou mudar o método para algo novo.

Obviamente, se o método antigo permanecer a definição de guardião de Tagmar é dispensável.

PS: Vou mudar alguns pontos e trocar algumas definições para tentar manter mais coerente.
    #44 Joao Enviado : 12/10/13 15:36
    Texto editado

Herói volta a ser herói.
    Coordenador é coordenador, mas a área de atuação é definida pelo livro, e não o inverso.

Mais uma rodada de críticas!Applause
    #45 Alan Emmanuel Enviado : 12/10/13 17:35
    Saudações!

Li até o final da parte 1.

Devo dizer o seguinte: parabéns a todos! Tá ficando muito bom! Agradecimento especial ao paciente e sapiente João, que tá conseguindo juntar tudo isso e postar de forma organizada e compreensível! vlw cara!!!

Devo dizer tb que concordo com o Villanova em fazer um playtest pra ver como esse treco funciona na prática. Produzir uma tarefa fácil pra que possamos sentir tudo na prática.

Pode ser "produzir um mini cenário". Uma pequena vila genérica com seus personagens, monstros, mistérios e enigmas. Algo que os jogadores possam encontrar em uma viajem e onde tenham que passar a noite, ou abastecer as provisões.

Abraços!
    #46 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/10/13 09:19
    Joao,

li tudo e fiquei com uma duvida enorme. No metodo que usamos no projeto até hoje, cada tarefa era desenvolvida por uma pessoa (responsavel pela tarefa) e o grupo ia opinando e discutindo, mas era o responsavel que promovia as ediçoes.

Lendo o texto me pareceu que está sendo proposto que varias pessoas vão mecher no texto ao mesmo tempo atraves da Tagmarpedia. Seria esta a proposta? Ou sou eu que estou entendendo errado?
    #47 Fábio_CM Enviado : 14/10/13 11:03
    Outras perguntas:

Quando um livro novo passaria a ser um livro passível de constante atualização?

O responsável pelo livro não seria um coordenador de livro novo?

Quem seria o responsável por atribuir permissões aos voluntários, o coordenador geral ou qualquer coordenador?

Eu acho que o ideal seria desenvolver os livros nas menores tarefas possíveis.
    #48 Marcelo Villanova Enviado : 14/10/13 11:17
    O problema de dividir em tarefas menores, é que alguém vai ter que cuidar de harmonizar tudo, ler tudo e cuidar da coerência do texto como um todo. O problema disso é que voltamos pro mesmo lugar: ficaremos refém do tempo de uma pessoa (ou falta de tempo), se essa pessoa não tiver tempo a tarefa ficará séculos parada. Dai alguém vai dizer: ah, vamos estabelecer um tempo. Ora estabelecer prazos não garante que alguém vai cumpri-los, a próxima pessoa pode também não ter tempo.
    O ponto é: as pessoas não tem tempo e a tendência é que fiquem cada vez com menos tempo. Portanto, como adaptar projeto para a vida atribulada das pessoas?
    #49 Fábio_CM Enviado : 14/10/13 11:35
    É verdade que trabalhando com vários autores corre-se o risco de haver problemas de harmonia entre os diferentes textos. Evitar isso seria, no meu ponto de vista, a atribuição do coordenador do livro.
    As divergências nas tarefas serão minimizadas quando passar-mos a abrir apenas uma tarefa por vez. Podemos, inclusive, estabelecer "pré-requisitos" de leitura para os voluntários. Por exemplo, para escrever uma seção denominada "Relação com a Magia" no livro "Raças", subtítulo "pequeninos", é necessário ler as seções "1", "2" e "3", já escritas, além das seções "1, 5 e 7 do livro XXX de ambientação e a seção Pequeninos do livro de regras".
    #50 Joao Enviado : 14/10/13 12:50
    Marcelo_Rodrigues escreveu:

Lendo o texto me pareceu que está sendo proposto que varias pessoas vão mecher no texto ao mesmo tempo atraves da Tagmarpedia. Seria esta a proposta? Ou sou eu que estou entendendo errado?

Sim, era esta a proposta do Alan que ninguém se manifestou contrário.
    Inicialmente tinha atribuido aos heróis de Tagmar, mas não gostaram pois tinha mudado as definições. Então voltei para as definições.

Mesmo assim coloquei limitações. Isso só acontece no livro do tipo livro novo.

Nos livros do tipo passíveis de constante atualização o esquema fica como estava.

Fábio_CM escreveu:

Quando um livro novo passaria a ser um livro passível de constante atualização?

O responsável pelo livro não seria um coordenador de livro novo?

Quem seria o responsável por atribuir permissões aos voluntários, o coordenador geral ou qualquer coordenador?

Oi Fábio, pensei que estava claro, mas vou ver se mudo o texto para torná-lo mais inteligível.

O livro passa a ser do tipo de constante atualização quando preenche as especificações da definição e é um livro oficial.

Por exemplo se formos fazer um livro de Habilidades, ele primeiro seria um livro do tipo livro novo e depois de oficializado ele seria um livro passível de constante atualização.

Isto porque cada habilidade criada. a princípio, assim como magias, criaturas e técnicas de combate, não dependem uma da outra. São textos curtos que podem ser criados testados e revisados rapidamente.

Os responsáveis pelos livros são aqueles que podem editar o livro novo, o coordenador é quem vai moderar esta edição (e isto responde as duvidas dos dois post anteriores). Lembre que o coordenador agora é por livro. Imagine um "livro das ilhas perdidas" haverá somente um coordenador para esse livro, não haverá mais um "coordenador de ambientação".

Além do mais será aberta um tarefa por vez, não se editará o "capítulo 2" sem ter feito o "capítulo 1" assim todos os "responsáveis pelo livro" estarão trabalhando juntos com um moderador, quase da maneira que estamos fazendo aqui.

Villanova, acho que o método proposto aqui esta de acordo com o que você está pedindo:
    1. várias pessoas tem tempos diferentes, cada uma irá suprir a falta da outra.
    2. Como será uma tarefa por vez, as pessoas estarão concentradas no mesmo texto, o que afinará os estilos (eu mesmo vi isso acontecer quando estava responsável pelas magias perdidas.)
    3. O coordenador fará os ajustes necessário e moderará os impasses. Isso não tomará tanto tempo.
    4. A equipe de revisão ficará encarregada dos ajustes finais, áqueles que passarem pelos debatedores. O que não interromperá o trabalho caso se veja algum erro esquecido, depois de passar pelo capítulo.

UFA!Feliz

Mais comentários?Think
    #51 Marcelo Villanova Enviado : 14/10/13 13:20
    Eu gostei da ideia, embora ache que precise fazer um teste prático. Só estou chamando atenção para os que não gostaram ou que deram outras ideias, que precisamos superar a dependência de uma única pessoa para o projeto andar, pois isso é chato e frustrante para os demais. Eu entendo que cada um tem suas tribulações e falta de tempo, mas essa pessoa também tem que entender que quando ela faz isso ela frustra os outros que estão esperando ela, e esse atraso fica pior quando é o coordenador geral, um coordenador ou um voluntário de tarefa.
    Por isso, que as ideias apresentadas (se alguém não concordar com a do Allan), apresente uma que nos liberte da dependência de uma única pessoa e do tempo dela.
    #52 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/10/13 15:09
    Não tinha entendido... então me manifesto. Sou contra a proposta. Vai dar zona! Brick wall

Deixa eu explicar por que nunca implementei isto para tarefas oficiais.

O modelo de sucesso da colaboração livre é visto na Wikipedia, onde qualquer um sai mechando sem perguntar a qualquer hora. Este modelo é baseado que haja uma quantidade grande de colaboradores e que o produto final da colaboração seja um consenso de opiniões. Quando alguém coloca algo "errado" há uma tendencia que as pessoas interessadas no verbete acabem por corrigindo o erro. Note que a wikipedia funciona por que o "errado" é algo tangível. Experimente entrar no verbete QUADRADO e dizer que é um figura com 3 lados. Veja o quão rápido isto muda. Faça isso num verbete desconhecido e aí vai demorar muito, se não ficar com erro.

O problema é que nossos texto não ao são algo tangível de "certo" e "errado". Vai ter gente mechendo, outro alterando, e de novo voltando. Logo vira uma guerra.

Por um tempo estive ativo na wikipedia e mais de uma vez me estressei com pessoas que ficavam todo hora desfazendo minhas edições por que elas achavam que estavam certas. Isto será certeza. Na nossa TagmarPedia nunca tivemos reclamação por a quantidade de pessoas ativas nos verbetes abertos para edição (extra-oficiais) é muito baixa.

Outro problema da Tagmarpedia (e da wikipedia também) é que não há controle de concorrência. Se duas pessoas estiverem mexendo e salvarem, será preservado a versão do ultimo que salvar. O outro perde as sua edições. Nas nossas tarefas a atividade com frequência é alta.

Por ultimo o maior problema da criação coletiva. Quando todos mechem, perde-se o foco e o texto vai perder a forma, pois cada um vai mexer em um ponto e acaba por desfazer o trabalho de outro ou a criar inconsistência. Imagine se este tópico que estamos discutindo fosse alterado pelo João, eu, Alam e o Villanova?
    #53 Alan Emmanuel Enviado : 14/10/13 17:57
    Salve meus queridos!

Pegando embalo na deixa do mestre Marcelo Rodrigues.

Mestre, hoje temos ferramentas de gerenciamento (conhecimento técnico) que permitem o trabalho colaborativo neste tipo de texto... vejamos umas diferenças básicas entre o produto da wikipedia e o que estou(amos) sujerindo:

1) Todos não podem mexer no texto...
    Apenas os "voluntários" podem. Algo que na prática estará entre 1 a 5 pessoas... num grupo pequeno desse é possível encontrar sinergia suficiente para manter a tarefa caminhando sem destoar e sem encontrar problemas do tipo "quem mexeu no meu queijo?!", pois a comunicação dentro do grupo é simples (mas sim, esse é um ponto que deve ser trabalhado com cuidado, pois quando lidamos com pessoas e com seus "egos" sempre estamos pisando em cascas de ovos). Em todo caso é preciso que o time esteja alinhado com os objetivos da tarefa e as diretrizes do projeto.

2) Existe um Coordenador
    Este sujeito não edita, apenas lê, analiza e "puxa a orelha" se os voluntários perderem o foco ou incluírem banalidades, além dele outros usuários podem ler o texto (mas não editar) e usar o fórum para discutir e apontar erros e outras coisas.

3) Existe planejamento
    Os voluntários tem um esboço do texto (partes, capítulos, subcapítulos, itens e subitens) que devem usar como bússola. Repare que, muito provavelmente, no momento que estabecermos as discussões para se chegar a esse esboço (no primeiro momento de trabalho) o conteúdo do livro já estará praticamente definido, os voluntários precisarão mesmo é digitar algo que já foi, certamente, ventilado e discutido... Pelo menos é o que eu imagino que vai acontecer. Será como numa reunião de brainstorming. Já saímos dela sabendo o que vai ser feito, mas ainda precisamos colocar num papel e executar...

4) Faremos por partes (de fora pra dentro)
    Haverá uma ordem de execução ditada pelo coordenador. Não faremos do livro uma colcha de retalhos... cada parte será executada na ordem determinada, de "fora pra dentro" dos capítulos gerais para os mais específicos. Isso vai garantir coisas boas: A) foco; B) porções menores a serem analizadas e harmonizadas; C) sinergia; D) rapidez na execução dos ajustes e correções e E) um trabalho praticamente finalizado ao final das discurssões.

5) Faltam algumas coisas...
    Esta ideia ainda não está pronta... faltam certas ferramentas, coisas como controle de acesso e edição e uma forma mais eficaz de verificar se um texto já foi editado... no Google Docs isso já está implementado, mas na Tagmarpedia eu não sei... Na unha, cada voluntário teria que "pintar" suas edições de uma cor e verificar sempre o histórico à procura de alterações...

Citação:
    Imagine se este tópico que estamos discutindo fosse alterado pelo João, eu, Alam e o Villanova?

Acredito que, se os itens acima forem seguidos, sairia um treco muito, muito, muito massa de verdade!

Bom é isso, seria bom mesmo fazer um texte e ver na prática, como o Villanova sujeriu...
    #54 Falgarden Enviado : 14/10/13 18:51
    Citação:
    2. Livro passível de constante atualização.

Acho que o termo "Livro oficializado e atualizável" seria mais apropriado, pois não está claro no título que é um livro já oficializado e também dá a entender que a atualização será constante, a atualização será por demanda não é? (Conforme propostas de expansão ou melhoria) E não constante, ou estou enganado?

Citação:
    3. Livro à revisar.

Pelo que entendi da descrição seria um livro que já está sofrendo um processo de revisão, então acho que "Livro em revisão" talvez seja melhor apropriado.

Citação:
    1.2. a. Os responsáveis pelo livro desenvolverão o texto de forma coletiva (...)

Neste ponto concordo com o nobre Marcelo Rodrigues, isto irá gerar uma intensa confusão, nesta questão acho que deve se manter como está. O responsável sendo uma espécie de mediador dela, decidindo o que entra ou não naquela tarefa. O processo de criação coletiva sem um líder bem definido dá confusão, quem já fez trabalho em grupo sabe do que estou falando... Entendo o ponto de vista do nobre Alan, sobre ter um grupo pequeno de voluntários que pode editá-la, mas não concordo, acho que deve ser apenas um como antes, que escuta vários voluntários contribuintes e decide o que vai alterar na tarefa e o que não.
    Os argumentos do Alan são fortes, mas por enquanto não sou a favor, apenas estaríamos desmembrando uma tarefa, que já é um pedaço de algo maior como um livro e subdividindo ainda mais (em subtarefas). A sinergia poderia criar tarefas excelentes e um acabaria por incentivar o outro a dar prosseguimento à tarefa? Creio que sim. Mas o contrario também pode causar desastres, desânimo e brigas, além de toda hora o Coordenador do livro ter que intervir (desviando ele do foco de outras tarefas, que também precisariam de atenção).
    Enfim, apesar da ideia ser interessante por enquanto acho que é mais prejudicial do que benéfica, pelo menos na forma que está se estruturando...
    Se dentre esses (até 3) voluntários que assumissem a tarefa, tivessem um líder, que além de ter a palavra final em caso de discordância seria o responsável por "fundir as ideias", eu já acho proveitoso (não estou falando do Coordenador e sim um "Voluntário líder").

Citação:
    c. Em caso de aprovação, o os responsáveis pela tarefa serão considerados Herói de Tagmar.

Creio que haja alguns erros de concordância aqui, além disso acho que no final deveria estar especificando que ele(s) será(ão) considerado(s) herói(s) se já não o forem...

Citação:
    Por isso, que as ideias apresentadas (se alguém não concordar com a do Allan), apresente uma que nos liberte da dependência de uma única pessoa e do tempo dela.

Uma sugestão: Existe uma tarefa em desenvolvimento ou avaliação, e o responsável pela tarefa não dá as caras no tópico da tarefa ou algum posicionamento ao coordenador a mais de uma semana. O Coordenador então tenta entrar em contato com o responsável e caso no prazo de 48h não consiga, a tarefa poderia ser reassumida por outra pessoa, caso haja voluntário que assim o deseje.

Outra sugestão: Além da anterior, o Coordenador seria corresponsável pela tarefa, então caso ele visse que o responsável está ignorando muito os colaboradores do forum, ele chamaria a atenção do voluntário que na insistência do "erro" (sem justificativa coerente) seria destituído da tarefa em questão e ficaria proibido de reassumi-la.

Enfim, de uma forma geral acho que as discussões estão tomando um bom rumo, não pude ler todas as discussões do tópico então me desculpem se algo já foi comentado. Assim que puder comento mais, abraços!

PS: Só acho que estamos complicando demais o Tagmar, existe algo nisso de muito positivo (estamos tentando abranger ao máximo o que precisamos para organizar o projeto) mas há algo muito negativo (cria um nível de complexidade que pode afastar as pessoas do projeto, pois exige muito tempo para assimilá-la). Creio que devemos continuar o que estamos fazendo, mas acho que temos que ter versões resumidas de tudo e elas serem a "porta de acesso" aos novos usuários, pois se colocarmos esses "monstros" que estamos criando logo de cara, podemos assustar e afastar as pessoas do projeto... Think
    #55 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/10/13 08:36
    Bemm... vamos resumir as informações sobre a questão da "Criação Coletiva".

Ficou claro que não vamos trabalhar no modelo da wilipedia onde a colaboarção é livre. Vamos trabalhar no modelo de colaboração coordenada por um líder (viu? Líder é um bom nome!).

Este modelo de colaboração é o mesmo usado no desenvolvimento de software. Para quem não sabe, trabalho exatamente com isso; sou arquiteto de software em uma empresa de desenvolvimento de software. Neste modelo há um líder que coordena o trabalho de vários desenvolvedores que trabalham em arquivos fontes compartilhadamente. Dois ou mais desenvolvedores podem estar mexendo na mesma porção de código (classe) sem problemas. Até aí parece com a nossa proposta.

Só que temo uma limitação enorme! No desenvolvimento de software usamos ferramentas com suporte a colaboração (SVN) que permitem se editar (dando Update no fontes) e atualizar (commit) sem problemas, pois o SVN faz o merge dos fontes gerenciando inclusive os conflitos.

No nosso site NÂO HÁ esta tecnologia e se duas pessoas mexerem no mesmo verbete ao mesmo tempo HAVERÁ perda de conteúdo, pois quem salvar por ultimo vai apagar o conteúdo do editor anterior. Este é a nossa limitação.

Há uma possibilidade de incluir no nosso site um "trava de edição". Isto impediria que duas pessoas editassem simultaneamente o mesmo texto. Permitiria que duas ou mais pessoas trabalhassem no texto, mas exatamente no mesmo tempo, assim se alguem sumir o outro poderá dar continuidade sem problemas.

OBS: Para minimizar os efeitos das "travas" podemos quebrar cada texto em varias partes. Assim o editor só estaria bloqueando um pedaço do texto.
    #56 Ares Enviado : 15/10/13 17:08
    Imagino que se poderia usar o Google Docs para a edição do texto e se postar o resultado na Tagmarpedia, quanto os responsáveis pela tarefa, através de ferramentas de chat mais diretos que discutir no fórum, acharem que o texto esta bom para ser apresentado ao publico.

De qualquer forma, acho que o método de criação coletiva deve ser testado antes, e mesmo se for provado eficiente, deve-se ainda permitir a criação de tarefas por uma unica pessoa. Deixando em aberto esta opção.

Comentários sobre o texto.
    Citação:
    Em seguida, abre-se uma enquete para eleger o coordenador responsável do livro -- doravante chamado simplesmente de coordenador.
    -- O coordenador tem como responsabilidade de moderar a confecção do livro.

O mandato do coordenador no caso termina na publicação do livro, certo?
    Como fica a questão dos coordenadores dos livros passiveis de revisão?
    Sendo o coordenador eleito para um livro em especial, então acabariam as coisas de coordenador de ambientação, regras e tal?
    E no caso como fica a questão dos poderes de moderação aos coordenadores?
    Sei que são questões que não vão se encaixar neste texto em especial, e sim no da estrutura do projeto. Mas ao se falar da eleição dos coordenadores nesta área, acho que o assunto deve-se refletir no assunto ao se tocar neste ponto.

Citação:
    Todo aquele que se voluntariar poderá ser o responsável pelo livro, desde concorde com as diretrizes do projeto, a estrutura do projeto, e o procedimento aqui exposto.

Da a impressão, junto do fato de ser um texto que vai ser desenvolvido por uma equipe, que qualquer um poderá entrar nesta equipe sem limite de participantes.

Citação:
    Votação de Tarefa
    A votação se dará pelos Heróis de Tagmar e Guardiões de Tagmar.

Não devia ser retirado os Guardiões? Pelo que eu entendi nas discussões, é um titulo dispensável.
    #57 Alan Emmanuel Enviado : 15/10/13 23:49
    Exatamente assim mestre Marcelo Rodrigues!
    #58 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/10/13 09:14
    Ok, posso desenvolver a "trava de edição".

Quanto ao processo, recomendo que:

1) O Coordenador do Livro é que deve estipular quantos participarão em cada tarefa. Isto pode ser feito por ele no nosso sistema. Assim atende as tarefas com multiplos autores, como a tarefas com 1 autor (bastará colocar "1" na quantidade).

2) O google docs é legal, mas é uma ferramenta externa e acabamos caindo de volta para um documento fora do projeto. Há outras opções melhores que o google docs. Vejam em http://collabedit.com/ ou http://titanpad.com/rFV6iKLRyn ou http://www.firepad.io/#1
    #59 Alan Emmanuel Enviado : 16/10/13 18:13
    Saudações!

[quote]2) O google docs é legal, mas é uma ferramenta externa e acabamos caindo de volta para um documento fora do projeto. Há outras opções melhores que o google docs. Vejam em http://collabedit.com/ ou http://titanpad.com/rFV6iKLRyn ou http://www.firepad.io/#1[/quote]

Mestre fiquei sem saber se você é contra ou a favor de uma ferramenta externa... Dos links que vc passou achei massa o Titan, mas não testei muito...
    #60 Marcelo_Rodrigues Enviado : 17/10/13 08:09
    Eu quis dizer que não apoio usar ferramentas que mantenham o texto fora do nosso site tais como Word, Google Docs e as outras que eu mostrei nos links.

Mas se for inevitável ter que usar alguma externa, usem estas que eu mostrei que são melhores que o Google Docs.

OBS: encontrei ontem uma outra ferramenta que pode ser adicionada ao nosso site. Estou ainda fazendo testes de como integra-las ao nosso sistema. Se tudo der certo seremos o primeiro site de colaboração real-time do Brasil! Dancing
    Usuários visualizando este tópico
    Guest
    4 Páginas <1234>
    Ir para o Fórum