Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Novas Diretrizes do Projeto (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovadas 12 100 %
Reprovadas 0 0 %

4 Páginas «<234
Diretrizes Opções
#91 Joao Enviado : 06/10/13 23:32
Sobre "essência"
Na verdade a essência é aquilo que define o ente. Uma vez a essência muda, o ente deixa de existir como tal. Dito de outra forma, o que define um RPG como TAGMAR? Essa resposta está na 3a diretriz. Mas vou pensar em um texto melhor.

Sobre oficialização em curto prazo

Vamos ler o texto inteiro:

Citação:

Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais, pois sem elas cada um faria seu trabalho de uma forma, o que conduziria a uma desorganização e ao provável fracasso do projeto.

Preste atenção no destaque. O termo "curto prazo" se refere ao tempo que a terefa levaria para ser oficializada. Qualquer um pode desenvolver um trabalho no tempo que quiser e nada impede que ele seja oficializada em um futuro distante. Mas se deseja ver oficializada sem ter que passar por processos mais demorados que o comum terá que seguir as diretrizes.

Sobre as 24h

De novo, vamos ver o contexto da citação:
Citação:
§ 5º – Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação, exigindo-se, nesses casos, maioria simples dos votos válidos apurados.

I. Após a apuração dos votos se fará uma declaração explicita dos resultados, identificando a intenção e origem dos votos apurados, que ficarão visíveis por 24h somente para os Heróis de Tagmar.
II - Fica vedado aos Heróis de Tagmar divulgarem o resultado na forma explicita.
III. Ao término do tempo de exposição o tópico será editado, permanecendo apenas a justificativa da indicação e o resultado final da votação protegendo o anonimato dos votantes.
IV. Somente então, no caso de resultado favorável ao indicado, procede-se com a aceitação do indicado.

Este texto foi para entrar em acordo com o pedido do RavenVitrius que muitos concordaram, eu não fui um deles.

A questão é manter a votação dos heróis no anonimato com relação ao indicado. De qualquer forma, isso está longe do obscurantismo pois se houver divergencias, isso significa que haverão heróis contra e a favor, ambos estarão garantido a lisura do processo.

Sobre a questão do tempo, é necessário um tempo de exposição aberta dos resultados antes do indicado ser nomeado herói a fim de garantir o anonimato dos votantes.

Sobre a ilustração
Ela não é o texto e nem uma diretriz. Ela se remete a ele o etc significa: "Leia a respeito do que se diz a respeito da Ambientação."

Por fim, faço as palavras do Alan as minhas palavras para os outros pontos.

=============
Texto da diretriz editado

#92 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 12:55
Renato, não estou tirando os méritos de quem participa e dá ideias, mas como disse o Allan Emanuel, ser herói por meio da participação no fórum é (teoricamente) mais simples do que assumindo uma tarefa.

Sendo assim, aquele que assume uma tarefa, escreve, ouve sugestões, discute, corrige etc... Merece maior destaque do que aquele que deu ideias, porque seu esforço foi maior.

Lembro que o título de herói de Tagmar foi criado com essa intenção: incentivar e valorizar aquele que assume tarefas.

Quem foi coordenador sabe que a maior dificuldade do projeto e que faz o projeto ficar parado é voluntários. Muitos assumem a tarefa e a abandonam, por vários motivos, mas o mais comum são problemas pessoais, profissionais e por causa dos estudos. Temos um número limitado de escritores e são sempre os mesmos (lembro que numa das discussões sobre as Terras Selvagens essa foi a reclamação do Hector, na época coordenador de regras). Então, precisamos valorizar e incentivar a maior participação nessa parte, pois sem escritores os debatedores vão discutir sobre o quê?

Outra coisa é o tempo de mandato dos coordenadores. Por experiência, vejo que as coordenações mudam muito rapidamente, no ultimo ano a coordenação de criaturas mudou umas 4 vezes num período inferior a um ano: era p T-Rex, depois o Abardel, ficou sem ninguém um bom tempo e depois voltou o T_Rex. Creio que isso num intervalo de 4 ou 5 meses. O mesmo com as outras coordenações. Existe uma flutuação grande na participação do fórum, pois cada um tem que cuidar das suas vidas. Vai ser muito mais comum cargos vazio e nem sempre vai (na minha opinião: raramente) vai ser preciso realizar eleição, ou o coordenador geral vai colocar alguém que se apresentou, ou o cargo vai ficar vazio ou o coordenador geral vai acumular essa função - isso é o mais comum.
#93 Joao Enviado : 07/10/13 14:46
Opa!

Marcelo, eu concordo que devemos diferenciar àqueles que contribuem com uma tarefa, pois têm uma enorme responsabilidade nas mãos.

Mas a ideia do voto como motivador não é uma boa saída. Tanto que as manifestações, inclusive daqueles que já foram coordenadores ou que já desenvolveram uma tarefa, até agora foram a favor de tirar essa carga dele.

Eu mesmo quis diferenciar um membro votante de um Herói de Tagmar.

Mesmo porque os Heróis de Tagmar são co-autores dos livros oficializados.

Uma das coisas que pensei para diferenciá-los, por conta da experiência desenvolvida é que, somente um membro que finalizou uma tarefa poderia se candidatar para a coordenação. Mas isso também não é premiação, é responsabilidade.

Poderíamos pensar em outras maneiras de premiar um executor de uma tarefa?

#94 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 15:09
Esse que na minha opinião é o ponto mais importante de tudo que se esta discutindo. Desculpe a critica, mas o resto do que vocês estão fazendo é blablabla... Esse que é o nosso maior problema, a estagnação do projeto, pois o nosso método de disponibilizar tarefas e esperar é o que tem sido mais criticado.

O projeto funciona como pedra fundamental o voluntariado, isso acaba sendo bom e mau ao mesmo tempo. Uma das coisas que conversei sobre isso com o Rodrigues, ele havia dado a idéia de usar o tagmarpedia como forma de criação, já que a participação crítica é maior do que assumir tarefas, ele havia tido uma idéia que ainda estava em esboço: criar um texto através do Tagmarpedia, assim como é feito no wikipedia. Isso tornaria a criação mais dinâmica, paralela a discussão. E ao mesmo tempo o fórum não ficaria muito tempo parado, funcionando só o PBF.

Dar maior crédito a quem dá opinião é legal, concordo, mas não resolve o problema, que está na origem: a montagem do texto por falta de voluntários.
#95 Joao Enviado : 07/10/13 15:20
Marcelo,

Não sei se você se lembra, mas uma vez eu escrevi que a própria maneira que o projeto estava estruturado desmotivava.

Acredito que se angariar voluntários é o ponto principal, o voluntário deve ter noção de onde está entrando e quais são os limites de sua atuação.

Se o projeto não tinha voluntários o suficiente mesmo com o voto como motivador, será que ele motivava mesmo? Será que o ponto que você está levantando é o ponto fundamental que fará diferença na quantidade de voluntários que o projeto atrairá?

Eu acho que não. Acho que o conjunto do trabalho que estamos tendo aqui é que fará a diferença, mas só poderemos saber mesmo depois de implementar, né?

No entanto, se a maneira nova de definir os Heróis de Tagmar desestimular o número de voluntários. Acho que você terá toda a força para levantar uma reforma nessa diretriz.

Abraços!

PS: E contará com minha humilde ajuda para isso.
#96 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 15:45
Não estou defendendo a forma antiga de trabalhar.

Ao contrário, estou dizendo que antes de discutir tudo isso que esta sendo discutido o mais importante, na minha opinião, é: o voluntariado.

Como o projeto tem funcionado: se disponibiliza tarefas e fica rezando esperando uma alma boa assumir e fazer. Isso não tem dado certo. As pessoas estão cada vez mais atarefadas, então é preciso nos adaptar a vida das pessoas e não ao contrário.

Fazer com que as pessoas façam as tarefas nos tempo que elas tem disponível, mesmo que pouco. Isso que acho por hora mais vital discutir - a forma de trabalho. Só isso que estou falando sem defender uma forma ou outra, muito pelo contrário.
#97 Fábio_CM Enviado : 07/10/13 16:15
A forma como se criam as tarefas deve ser aprimorado, na minha opinião reduzindo o tamanho dos textos, tornando uma tarefa longa em várias tarefas curta.

Mas acho que isso é ponto para ser discutido em outro momento.

Sou a favor de tornar votante um membro bastante participativo, da forma como foi sugerido, com outro título, e de colocar isso nas diretrizes. Acho que uma forma de deixar a "recompensa" por quem escreve mais gratificante é dar mais destaque ao nome dos autores das tarefas, nos livros, e explicitar quem foi(ram) o(s) coordenador(es) (não sei como fazer isso, mas talvez apresentando em uma folha separada, ou no início da tarefa executada, ou um nome por linha... não sei).
#98 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 16:24
Então, Fabio, é isso mesmo que estou dizendo. Pra mim isso é o mias importante, porque diz respeito ao coração da metodologia do projeto, portanto é muito mais importante do que as demais coisas. Pra mim isso deveria ser debatido em primeiro lugar, pois o nosso atual método tem feito o projeto parecer parado.

A estrutura, as diretrizes, os cargos e regras de conduta são importantes sim, mas são secundárias. Ante, se devereria discutir como vamos trabalhar?
#99 Joao Enviado : 07/10/13 16:41
aaaaaaaaaah!

Não tinha entendido.

Marcelo, isso será discutido na fase "Etapas e Execução das tarefas".

É o terceiro momento. Isso somente por uma questão de hierarquia organizacional, não por ser menos importante.

Abraços!
#100 RenatoCardos Enviado : 07/10/13 16:48
Villanova, acho que você levantou uma boa questão. Ao concedermos o título para quem não produz poderemos estar dando um tiro no próprio pé? Brick wall

Então deixamos que está atualmente? Somente o pessoal que conclui o ciclo de uma tarefa oficial e quem assumir um cargo oficial?

Só não entendi por que os ilustradores tem uma regra diferente? Think
#101 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 16:59
Então: João e Renato, qual a minha sugestão:
Primeiro se discute o método de trabalho, sabendo como vai ser conduzido o projeto imediatamente saberemos como se vai organizar, cargos, diretrizes e regras de contudo. Tudo isso vai sair naturalmente como consequência da forma como escolhemos trabalhar.
#102 Fábio_CM Enviado : 07/10/13 17:00
Poderia constar nas diretrizes algo do tipo: "O trabalho no projeto será estruturado em grandes "ciclos", que deverá ser subdivido nas menores tarefas possíveis que possibilite a manutenção da coesão".
#103 Marcelo Villanova Enviado : 07/10/13 17:04
Então, Fabio, percebeu como a estrutura do projeto depende da forma como se decide trabalhar? Por isso que estou propondo uma alteração na ordem de discussão da pauta.
Como diriam no congresso: "senhor presidente, questão de ordem..."
#104 Joao Enviado : 07/10/13 17:09
O Villanova com certeza levantou uma questão importante.

Vou fazer o seguinte. Andamos bastante no que diz respeito a diretriz. Vou trancá-la, mas não vou encerrá-la.
Abriremos mais tarde quando tivermos acumulado mais questionamentos. Ao mesmo tempo, vou abrir o tópico de como executar as tarefas.
Dependendo de como ainda faltariam 20 dias para encerrar esta discussão, quando ela voltar, ela perdurará por mais 20 dias ou até a discussão não gerar mais desenvolvimentos.

Com certeza a discussão das diretrizes não será prejudicada pois voltaremos com algumas ideias mais maduras.

PS: Questão de ordem ouvida e implementada. Muito Feliz

#105 Joao Enviado : 12/11/13 15:21
Tópico destrancado.
E texto editado.
#106 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/11/13 08:39
Para mim está perfeito! Applause

Vamos votar? Dancing
#107 Alan Emmanuel Enviado : 21/11/13 10:53
VOTAR! VOTAR!! VOTAR!!!

Não aguento mais de ansiedade, todo dia passo aqui na expectativa de ver esse treco!
#108 Ares Enviado : 22/11/13 19:16
Também acho que esta pronto pra votação.
#109 Marcelo_Rodrigues Enviado : 23/11/13 11:34
Tambem concordo. Vamos votar!Pray
#110 Arion Enviado : 25/11/13 21:42
Parece que está bom... Só tem um errinho de digitação na palavra "desequilibrada" que está escrita "desiquilibrada" Vamos votar essa bagaceira! O projeto não pode ficar mais tempo em OFF!

Saudações

#111 Sistema Automático Enviado : 30/11/13 17:54
Tópico trancado para votação.

Data para término em 7/12/2013
#112 Sistema Automático Enviado : 07/12/13 05:12
Resultado da Votação "Novas Diretrizes do Projeto":

Aprovadas, 12 votos (100%)
Reprovadas, 0 votos (0%)
Reprovadas, 0 votos (0%)

Votos individuais:
abartel06 - Aprovadas
AirtonJr777 - Aprovadas