Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Novas Diretrizes do Projeto (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovadas 12 100 %
Reprovadas 0 0 %

4 Páginas <1234>
Diretrizes Opções
#61 Joao Enviado : 03/10/13 10:18
Vou corrigir a dubiedade.

Mas a questão é que, uma vez que o coordenador geral achar que a justificativa é valida, não é necessário abrir para votação.

Também vou mudar o texto para maior que a metade (50%). O texto estava como antes, porque a definição de maioria simples é metade dos votos mais um.

Sobre o termo "Heróis de Tagmar". Gostaria de saber se vale a pena continuar com a definição de "Herói de Tagmar", todo membro votante no fórum.

#62 Alan Emmanuel Enviado : 03/10/13 11:02
Olá a todos!
Segue minhas observações:

NO TEXTO DIRETRIZES

1) “(...) sempre terão que ser avaliados tendo em vista na medida do possível:” Esse “na medida do possível” é dispensável e devia ser retirado. Sugiro: “sempre terão que ser avaliados tendo em vista:”
2) No tópico: “Ampliação da ambientação boa;” acho uma construção melhor a frase: “Ampliação, melhoria e desenvolvimento da ambientação;”
3) No tópico: “Equilíbrios entre as profissões e raças;” acho melhor: “Equilíbrios entre as profissões e entre as raças;”
4) No tópico: “Ênfase ao roleplaying (interpretação) e a ambientação.” Pode-se tirar “e a ambientação” pois ela já foi trabalhada num tópico acima.
5) No parágrafo “(...) é importante destacar que não podem ser mudadas as relações fundamentais entre os elementos dados na Ambientação do Tagmar 1.”. É bom especificar quais são esses elementos, pois isso é passível de interpretação... Por exemplo: Realismo, Baixo Nível Tecnológico, Baixo Nível de Magia, etc... (esses termos são apenas indicativos, podem ser outros nomes...)

NO TEXTO DEMÓCRÁTICO

Só para “pentear” um pouco o texto, pequenas mudanças na construção das frases (assinaladas abaixo)

São considerados Membros Votantes os membros devidamente registrados no Projeto e que satisfaçam a pelo menos um dos seguintes critérios:
1) Ser ou ter atuado como Coordenador.
2) Tenha concluído pelo menos uma tarefa oficial em todas suas etapas, inclusive sua oficialização. (Ver procedimento e execução de tarefas)
§ único – As tarefas de Ilustração não serão consideradas para fim deste critério.

3) Ser indicado por um Herói de Tagmar via MP ao Coordenador Geral e ter hank de participação, no mínimo, "Visconde".
§ 1º – não ter burlado nenhuma das responsabilidades e direitos explícitos na estrutura do projeto.
§ 2º – As indicações precisam ser devidamente justificadas e coerentes, portanto, serão considerados na avaliação: participação e contribuição no fórum do projeto; altruísmo e empenho quanto às suas responsabilidades no projeto
§ 3º – Desde que cumpridos os critérios acima fica o Coordenador Geral obrigado a aceitar a indicação. Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação, exigindo-se, nesses casos, 50%+1 dos votos válidos para proceder com a aceitação do indicado.

NO TEXTO NÍVEL PROFISSIONAL

Essa parte ficou, na minha opinião, um pouco difícil de entender para quem não conhece o funcionamento do projeto, portanto sugiro outro texto, mais imparcial e explícito, sugiro o texto abaixo:

Quanto às Revisões
Fica definido como “Pendente de Revisão” todo e qualquer material oficial que contenha:

1) Não conformidade com as Diretrizes do Projeto
2) Erros graves de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa;
3) Incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais;
4) Erros de função e/ou finalidade. P.ex. Textos de Ambientação que acrescentem novas Regras, ou vice-versa;
§ 1º – Cabe ao Coordenador Geral classificar um material como “pendente de revisão”
§ 2º - Qualquer Membro Votante pode indicar, via MP, um material oficial para revisão. Para tanto é preciso indicar os pontos que justificam a indicação.
§ 3º – Desde que cumpridos os critérios acima fica o Coordenador Geral obrigado a proceder com a classificação. Em caso de impasses e/ou divergências, será convocada uma votação, exigindo-se, nesses casos, 50%+1 dos votos válidos para proceder com a classificação do material indicado.
§ 4º – Em caso de grande acúmulo de material sem revisão o Projeto, na pessoa de seus coordenadores, procederá com a criação de um calendário de revisão, podendo para tal, trancar outras tarefas em andamento.

No texto acima eu usei o "formato jurídico" (com artigos e parágrafos) para pontuar e exemplificar melhor as ideias, não é obrigatório segui-lo, mas acho assim mais fácil de entender e de fazer referências mais tarde.

Ainda não pontuei tudo (levei boa parte da manhã só pra ler as postagens e me atualizar - rsrs)... Ma gostei muito do que li até agora e acima pontuei apenas questões de escrita... depois manifesto minha opinião quanto ao que tem sido discutido...

Grande abraço a todos!
#63 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 12:01
Uma explicção tecnica sobre o nosso forum:

O termo "heroi do tagmar" é implementado no fórum através de um UserGroup chamado "Herois do Tagmar 2". O acesso a votação é controlado por este UserGroup.

Se o membro indicado não entrar no "Heróis do Tagmar 2", então vai complicar distinguir os heróis e os votantes. Acho que seria mais fácil ser incluído no grupo dos heróis. A ideia é que participar de forma ativa nas discussões é uma vorma válida de se tornar um herói.

Agora um ponto que sou contra. Da mesma forma que o coordenador geral não poderá indicar os coordenadores, acho que ele também não deve ter todo o poder de aprovar ou reprovar. Se tiver, iremos cair de novo no lance da panelinha. Ao delegar a palavra final para os heróis, estamos dando mais legitimidade e transparência.

OBS: note que o coordenador apenas validaria se o integrante está apto a ser indicado com a verificação do Rank e conduta.

Mais uma coisa... SALVE mestre Alam! Nosso brilhante cartógrafo!!! Feliz

#64 Joao Enviado : 03/10/13 12:02
Antes de tudo:

Caramba Alan!!! Você faz falta!!!Muito Feliz

Vou implementar bastante coisa, (...) deletei que escrevi porque implementei 99% do texto!!! Obrigadão!!!!
Abraços!

#65 Joao Enviado : 03/10/13 12:07

Mas, Marcelo, o coordenador não terá o poder de reprovar ou aprovar, mas de endossar, pois os Heróis é que definirão por voto caso tenha alguma disparidade
.
De qualquer forma concordo acho que o texto não ficou bom.

vou mudá-lo de novo.
#66 Joao Enviado : 03/10/13 12:40
Texto editado!
#67 Marcelo Villanova Enviado : 03/10/13 15:02
Sobre a ambientação seria melhor deixar explícito o que faz parte da ambientação de Tagmar1 que não será alterado (no item 1°): As profissões; os reinos; os deuses e as raças, pois ficou no item número 3, seria melhor colocar junto.

Todavia, isso não impede que novos elementos sejam criados em outro cenário, como: Imperio e Ilhas Independentes. Esse acréscimo seria importante, pois esses novos cenários permitiriam a criação de "novidades", pois pareceria que nada pode ser criado e tão somente ampliado ou corrigido.
#68 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 18:21
João,

gostei! Do jeito que está fica semelhante a escolha do subcoordenadores. Se ninguém se opor, então a pessoa é aprovada sem votação. Simplifica bastante!

Acho que a sugestão do Villanova procede, não acha?
#69 Joao Enviado : 03/10/13 19:26
Marcelo_Rodrigues escreveu:

Acho que a sugestão do Villanova procede, não acha?

Procede. A parte dos "elementos de ambientação" foi corrigida nas definições. E a parte de desenvolvimento de novos horizontes foi colocado no texto.
#70 Arion Enviado : 03/10/13 21:19
Olá pessoal! Feliz

O texto está ficando bom, com boa escrita e tudo mais... Vou deixar dois pontos para reflexão

1) A exclusão dos ilustradores do grupo heróis de tagmar

Todos nós sabemos que a ilustração dos livros é um dos maiores desafios do projeto. É muito difícil encontrar voluntários nessa área, principalmente de boa técnica. Com isso, acho que o projeto deveria incentivar, o máximo possível, a participação dos ilustradores. Então, vou deixar uma sugestão para garantir o direito de voto e admissão no grupo "Herói de Tagmar" àquele que cumprir pelo menos 05 tarefas de Ilustração. Com isso, seria feita justiça com o pessoal que gosta de desenhar e contribui para o crescimento do projeto.

2) A questão do quorum de votação

Vejo os seguintes textos nas diretrizes

Citação:
a mesma forma, para se incluir uma nova diretriz ou realizar alguma exceção será necessária a abertura de um tópico com a proposta, uma discussão de período mínimo de 14 dias seguida de aprovação em votação cujo número de votos a favor seja igual ou maior a 2/3 dos votos totais.

Citação:
Além disso, tanto a oficialização de tarefas executadas como as mudanças estruturais que podem vir por acontecer no projeto, devem passar pela aprovação da maioria simples (50% dos votos +1 voto) dos membros votantes.

Pois bem,
Considerando que o grupo "heróis de tagmar" ultrapassa a marca de 80 integrantes;
Considerando que em média apenas 5 a 10 membros participam simultaneamente de cada votação e
Considerando, ainda, que a maior parte dos integrantes dos heróis de tagmar não participa ativamente do projeto

acredito que seja praticamente impossível atingir o quorum proposto nessas deliberações. É preciso ajustar o texto para substituir os termos "votos totais" e "(50% dos votos +1 voto) dos membros votantes" por, respectivamente, "votos apurados" e (50% dos votos +1 voto) dos que votaram, ou algo parecido... Assim, o quorum seria definido de acordo com o número eleitores participantes e não de acordo com o total do eleitorado.

Por enquanto é isso...
#71 Joao Enviado : 03/10/13 21:56

Citação:
respectivamente, "votos apurados" e (50% dos votos +1 voto) dos que votaram, ou algo parecido...

Arion era exatamente isso que eu queria escrever mas não achava as maleditas das palavras.
#72 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 22:02
No caso então seria:

Citação:
...Maior que 50% dos votos apurados...
#73 Falgarden Enviado : 03/10/13 22:06
Bom, a discussão (tirando algumas trocas de farpas) está muito interessante, acho que o Coordenador Temporário foi bem escolhido!
Sem entrar em pormenores e apesar da desvirtuação do tópico, as propostas de todos os membros estão contribuindo para o bem do projeto. Minha opinião sobre as diretrizes e os pontos debatidos que considerei mais importantes:

1 - Não entendi o porque dos 9 anos de vigor para as diretrizes, porque não um período mais redondo como 2, 4, 5 ou 10? Acho 5 anos um prazo rasoável.Também, como foi citado pelo Samyaza, não está explícito o que acontece após este período. Sugeriria colocar "Sua vigência se dará pelo período de x anos, quando uma nova votação obrigatória definirá se as
diretrizes devem ser mantidas ou devem sofrer alguma alteradação. Porém, independente deste período ter sido alcançado, o coordenador geral do projeto poderá propor uma alteração nessas diretrizes (podendo esta ter sido sugerida por um outro membro que deve ser um Heroi do Tagmar2), incluíndo, alterando ou excluíndo alguma diretriz (ou conjunto delas).
Seja como for, antes de qualquer uma das votações citadas (seja por tempo ou proposta), deverá haver uma discussão sobre o tema com período mínimo de 14 dias (prorrogável
à critério do coordenador geral) e após isso uma votação sobre o tema, com período definido antecipadamente pelo coordenador geral, também não sendo inferior a 14 dias. Esta
votação deverá ter a aprovação de pelo menos 2/3 dos votos totais para que qualquer alteração nas diretrizes possa ser oficializada."

2 - Herois do Tagmar: Concordo plenamente com a maioria em manter a votação exclusiva aos Herois do Tagmar 2 e também concordo com os critérios exigidos para que se seja um Heroi.
Só não concordo da tarefa de ilustração ficar de fora, talvez devemos estabelecer um critério, como uma quantidade mínima de ilustrações aprovadas (boa sugestão do Arion, de 5 ilustrações) . Também gostei da sugestão do RavenVirius (Heroi por merecimento), cujo Coordenador geral poder abrir uma votação e, se os outros Herois concordarem com os méritos apresentados pelo Coordenador, ele seria votado, aprovado e ganharia também o título (e na minha opinião a votação neste caso seria usando o sistema atual, "semi-secreta" e 50%+, pois se o cara se tornar heroi ele vai ter acesso à votação e ver quem foi contra mesmo, e se o cara não se tornar desta forma, continua existindo a possibilidade dele passar a ser ao realizar uma tarefa, não há por que ficar chateado, acho que a transparência deve prevalecer).
Não concordo com o João na questão de separar o título Herois com membros votantes por ser uma redundância e criaria um título na minha opinião desnecessário.

3 - Violação às Regras: Concordo com o M. Rodrigues com relação ao artigo 8 (direcionando o leitor para "Normas e Condutas dos Integrantes do projeto") pois acho que este tema deve ser abordado separadamente (não diretamente nas Diretrizes do Projeto).

4 - Também acho que as diretrizes deveriam estabelecer um mandato definido (quem sabe 2 anos, como o nelsonnrs sugeriu?) onde se teria uma nova votação se o Coordenador Geral continua ou não, e uma outra para definir algum dos demais Coordenadores devem ser alterados.

5 - Concordo com a substituição dos termos "ambientação boa" e "jogo mais rico" por termos que descrevam melhor o que se pretende explicar.

6 - Acho que deveria ficar mais clara a prioridade do conflito entre diretrizes, por exemplo: Se uma regra está contradizendo a ambientação do Tagmar 1 ou ambientação aprovada
do Tagmar 2, muda-se a regra para se ajustar a ambientação. Se foi constatado que uma ambientação poderia ter sido melhor redigida ou entra em conflito com outro trecho da
ambientação, ela poderá ser mudada, seguindo os critérios do projeto (discussão e votação). Seguindo o exemplo citado pelo Marcelo Rodrigues.

7 - Definições: Concordo com o Arion na inclusão de definições e acho que as definições devem sim ser mantidas nas diretrizes (Questões sobre melhor explicação no
Livro de Regras deveria ser debatida em outro tópico).

8 - Quanto ao termo "mais rápido" da descrição geral dos elfos, mais rápido é muito relativo, pode querer dizer mais veloz, mais ágil, etc. Considerando que os elfos são mais ágeis (na descrição tanto dos elfos dourados quanto dos florestais usa este termo), mas são mais baixos (pernas mas curtas, deslocamentos cobrindo menor distância) e menos resistentes ao exercício físico intenso de uma corrida (Físico menor) não acho que necessariamente os elfos tenham que ter VB maior que um humano não, ser mais rápido não significa necessariamente ser mais veloz na corrida e sim num contexto geral (reflexos e velocidade dos membros do corpo).
Entretanto, após analisar o manual de regras passo a concordar de uma certa forma com o Samyaza, pois a VB recebe ajuste de Físico e o físico de um elfo é -1, tornando na prática a VB de um elfo comum igual a 15 (três metros abaixo da humana que é 18), sendo então na prática os elfos mais lentos até que os anões (cuja VB+ajuste de fisico = 16). Os anões são bem mais baixos, mais lentos e possuem pernas extremamente curtas, o que faz esta tabela não fazer muito sentido (até porque a VB dos Pequeninos também está consideravelmente reduzida, pois apesar de bem pequenos, eles não seriam tão menos lentos que um anão, na minha opinião. Diante do exposto concordo que a regra da Velocidade Base deveria entrar novamente em discussão e sofrer uma modificação, mas proponho a criação de um tópico sobre a discussão em questão. (Lembrando que a VB 17 é a dos Meio-elfos, a dos Elfos mesmo é 16, menor ainda)

9 - Com relação à eleição de Coordenadores, na minha opinião deveria ser da seguinte forma (Creio que seja uma ideia parecida com a do Arion e M. ROdrigues):
a) Se existe apenas um candidato ao cargo: Coordenador geral escolhe se deve ser deve preenchido por ele. Caso não possa ser, ele deve explicar o porque dele não poder
ocupar o cargo. Um período de experiência poderia ser estipulado para que o Coordenador geral avalie se ele deve ficar no cargo.
b) Se existem dois ou mais para o cargo: Coordenador geral avalia se os dois podem concorrer, em caso positivo uma votação será feita para a escolha de quem vai ocupar
ao cargo, caso só um possa concorrer, este estará automaticamente no cargo. Seja por votação ou único candidato, Coordenador geral também pode estipular um prazo
de experiência.
c) Se algum Coordenador precisar sair do cargo (Por opção ou não): Faz-se uma nova seleção conforme os critérios acima e o Coordenador Geral assumirá temporariamente
aquela Coordenação até haver um novo Coordenador para o cargo.

10 - Formação de Chapas: Discordo, acho que cada membro deve concorrer individualmente, a criação de chapas ("partidos") além de favorecer as panelas (não é o que se pretende evitar?) burocratizaria mais o processo e não daria espaço para muitos membros participarem, acho que qualquer um com direito a voto (Heroi) poderia concorrer.

Por enquanto é só, sei que escrevi muita coisa mas espero ter contribuído com a discussão. Abraço aos nobres amigos do projeto!
#74 Alan Emmanuel Enviado : 03/10/13 22:10
Antes de qualquer coisa: obrigado pela calorosa recepção!

De fato Arion... concordo com você quanto à votação. Quando li a primeira vez achei que "maioria simples" se referisse à maioria dos que votaram, mas consultando agora o termo vi que maioria simples é a maioria dos votos em uma assembleia com quorum formado pela maioria absoluta (total geral dos membros com direito a voto + um), algo virtualmente impossível de conseguir no Projeto...

Sugiro mudar para: "maioria dos votos válidos computados".

Isso me fez pensar que precisamos de um critério de desempate... Que, na minha opinião, deve caber o Coordenador da Tarefa. Para tanto o coordenador da tarefa teria o "voto minerva" e só votaria em caso de empate.

Também li o restante das diretrizes e gostaria de sugerir, quanto ao licenciamento, o seguinte texto em substituição ao atual:

"Todo material produzido pelo Projeto é licenciado sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) e disponibilizado na internet através do site oficial do Projeto na página de Downloads.

Você pode:
Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
Uso não comercial — Você não pode usar esta obra para fins comerciais.
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob uma licença similar à presente."

Para maiores informações jurídicas sobre a licença e direitos de uso acesse o link.

O item 8º precisa ser expandido e melhor explicado... as punições, sua aplicação, duração, efeitos, pessoas competentes para administrar, e outras coisas precisam ser explícitas e previstas... Sei que isso ainda será feito, tudo a seu tempo, como diria Jack "vamos por partes" - rsrsrs

Gostei muito mesmo de tudo que li até aqui e fico muito feliz de poder contribuir.

PS.: O Marcelo Rodrigues e o João postaram antes de mim sobre os votos enquanto eu digitava... senão eu não teria repetido. ahsuahsuahsuahsuahsuahsu

Grande abraço!
#75 Joao Enviado : 03/10/13 22:11
Ces tão me matando...

Ilustração: vou adotar a proposta do Arion.

Sobre vigência, o 9 ta lá por uma questão randômica, como ninguém sugeriu nada até então ele ficou, mas 5 anos acho que é uma boa.

A questão de normas de comportamento esão abordadas na parte de estrutura do projeto e execução de tarefas. Se mesmo assim alguma coisa não for contemplada, ai abrimos um tópico só para isso.
#76 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/10/13 00:05
Gostei muito do item 9 do Falgardem. É semelhante a indicação para heroi. Tem coerencia.

Por exemplo: alguém quer concorrer para ser o coordenador do Livro de Aventuras nas Terras Selvagens, mas nunca demonstrou no fórum que conhece bem as regras. Nunca participou das discussões sobre regras. Será que ele é capaz de ser o coordenador para este livro?

Ser coordenador exige:

1) Domínio no assunto em questão.

2) Habilidade para liderança.
#77 RavenVitrius Enviado : 04/10/13 02:21
Então Galera,

So reforçando, esse titulo por merecimento poderia ser indicação de qualquer heroi.
E sobre a votação, por mais q nao veja problema, nao posso falar so por mim, acho q a mesma tem q ser de alguma forma que nao se possa ver quem votou a favor ou contra. Sugeri via forum que so fosse acessível aos herois, e claro este deve ser apagado ao final justamente para em caso de aprovado ele nao veja quem votou contra.

Por mais q alguns nao vejam pq se "chatear", existem pessoas q podem nao gostar ou isso influenciar de alguma forma minima q seja.

Pra mim, manter td secreto é a melhor forma de evitar qlq problema.
#78 Samyaza Enviado : 04/10/13 02:46
#79 RavenVitrius Enviado : 04/10/13 03:23
- Sobre a vigencia das diretrizes, pra mim 5 anos ta bom. Daí votação pra ver se mantem ou nao.

- Sobre a vigencia do coordenador geral, pra mim 2 anos ta bom. Daí votação pra ver se mantem ou nao.

- Sobre a nao mudança da ambientação digo novamente, nao acho legal que as diretrizes "engessem" a correção de erros ou divergencias entre outras falhas.

Usando o exemplo mais usado (sempre ne? rsrs), no caso dos elfos, trocar a palavra rapidos por ageis para evitar problema seria a melhor solução inicialmente, e eu nao consideraria isso uma mudança na ambientação, uma simples troca de palavra, seria apenas dar mais clareza ao texto, assim como podem ocorrer em outras ocasiões.

- Sobre o titulo por merecimento, caso seja aprovado, gostaria de pedir para nao ser de forma alguma beneficiado por isso. Como fui eu q levantei essa bandeira (nao estou dizendo q sou dono da ideia), nao quero dar a entender que fiz isso para me beneficiar, por mais q esse nunca tenha sido o motivo, nao me permitir ser beneficiado por essa ideia é o q dará total certeza, e assim ngm podera falar algo a respeito (não q eu ache q vao falar tbm, é apenas precaução gente).

- Sobre a eleição dos coordenadores, acho boa a ideia do Falgarden, so quero atentar pra caso o coordenador geral nao quiser aprovar alguem, que ele tenha excelentes argumentos pra isso, pois ser recusado é algo que pode gerar frustração por parte de alguem e consequentemente reivindicações e reclamações. A partir disso sugiro:

Que se retire esse poder do coordenador geral de definir se algum heroi pode ou nao assumir uma coordenação e que o processo seja de votação mesmo, a menos que so tenha uma pessoa voluntaria ao cargo. Porém, se estipule um tempo de experiencia para que o coordenador que assumiu seja avaliado pelo coordenador geral, se for aprovado ele se mantem, se nao for, abre-se uma votação para que os herois decidam. O objetivo disso é:

Ninguem gosta de ser pre-julgado, portanto por mais que uma pessoa ainda nao tenha mostrado seu potencial para assumir uma coordenação nao quer dizer que ela nao tenha, portanto se o coordenador geral nao permitir que alguem assuma logo de cara, pode gerar uma certa frustração de quem foi "impedido" de assumir o cargo, a situação se agravaria mais se nao houver voluntarios, pq perder pra si mesmo deve ser foda, rs (desculpem o termo, eu edito se solicitado)

Por isso acho melhor dar o direito de um tempo de experiencia, porque ai sim o voluntario vai poder mostrar se é capaz de assumir a tarefa ou não. E no final do periodo se nao for aprovado pelo coordenador geral, ainda sim ele seria julgado pelo voto. Isso ajudaria o coordenador geral a nao ser alvo de criticas, pois a partir do momento que ele tem esse poder de negar algo, ele pode ser julgado de autoritario entre outros adjetivos, se essa negação ocorrer mediante voto, aí sim fica mt mais tranquilo de se aceitar a tal negação, pois nao foi so uma pessoa q nao gostou do seu trabalho, mas a maioria.

E vale lembrar que para ser coordenador, é necessario ser heroi, e para adquirir tal titulo, seja por conclusao de tarefa ou por merecimento, o membro tem q mostrar um nivel de conhecimento adequado. Acho que por ter o titulo o membro ja se mostra uma pessoa capaz e com potencial, e se o mesmo se voluntariar para uma coordenação, é pq ele tem confiança que pode fazer um bom trabalho.

Nao sei se passei muita clareza, espero que sim. Qualquer coisa explico novamente.

Abç a todos
#80 Fábio_CM Enviado : 04/10/13 09:18
Os 5 anos de vigência das diretrizes está bom. Eu também não via problema em 9, mas 5 arredonda (assim haverá a próxima votação em 2018 ou 2019).

Sou a favor do recebimento do título heróis de tagmar da forma como foi apresentada. Só acho que a sugestão não deveria ser por MP. Não tem uma seção do site visível apenas para os coordenadores? Acho que seria o melhor lugar para colocar a sugestão do novo mesmbro.
#81 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/10/13 09:36
Boa Fábio!

Tem sim a seção só para os coordenadores.E melhor ainda, nossa página de contato faz exatamente isso: ele envia um post para esta área. Assim basta o Herói fazer o login e mandar a mensagem.

OBS: ao fazer login o sistema identifica o remetente.

João,

na diretriz 1º não era para entrar o lance de que a regra não pode contradizer a ambientação?
#82 Joao Enviado : 04/10/13 10:59
Marcelo_Rodrigues escreveu:

na diretriz 1º não era para entrar o lance de que a regra não pode contradizer a ambientação?

Tem pena de mim...

eu achava que o texto da revisão já dava conta. mas vou colocar.

A quantidade de informações é tanta que está difícil de passar o pente fino. Mas estou muito feliz com a maneira que o texto está se desenvolvendo. Muito Feliz

Pessoal, mais uma coisa:

Sobre a maneira como vai se dar a eleição e mandatos, tinhamos combinado de discutir na estrutura do projeto.. mudamos para cá?
#83 Joao Enviado : 04/10/13 13:36
Texto editado.

Prestem atenção na nova construção da frase da nossa primeira diretriz (Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! eu sempre quis dizer isso!! Eu quero ser o Spock!!)Dancing
#84 Joao Enviado : 04/10/13 13:56
Mais mudanças.

Pensando nas preocupações do nobre RavenVitrius editei o texto da escolha de Heróis. Verifiquem se ficou de acordo.
#85 RenatoCardos Enviado : 05/10/13 00:02
A diretriz 2 está bem inchada mesmo. Então João, a ideia é deixar uma coisa mais enxuta e transportar estes detalhes para Estrutura da organização. Seria isto?

Acho que seria bom, já que permitiria fazer ajustes sem ter que ficar emendando as diretrizes.
#86 Samyaza Enviado : 05/10/13 02:19
Olá,

tenho perguntas:

Citação:
A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si

1 - Se a motivação para a existência das diretrizes está na essência do Tagmar o que é essa essência?

Citação:
e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.

1 - Que parâmetros são esses?
2 - É confirmado que os participantes (100% deles pois o texto não exclui ninguém) tem esse objetivo em comum? Onde está a pesquisa que demonstra essa afirmação?

Citação:
Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais,

1 - Isso quer dizer que um trabalho de longo prazo não precisa levar em consideração as diretrizes neh?

Citação:
Sua vigência se dará por mais 5 anos

1 - Mais o que? Isso significa 1 ano e +5 anos? 1 mês e + 5 anos? Acho que está impreciso, além disso a partir de quando começar a contar esses "X + 5 anos"?

Citação:
ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação

1 - Se só estamos discutindo ainda as diretrizes e os cargos ficam na parte de estrutura e organização como pode nas diretrizes conter um cargo que sequer foi definido ainda se existirá?

Citação:
seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados

1 - Isso quer dizer que é possível invalidar um voto? Como isso é feito? Quem pode invalidar? Sobre quais circunstâncias?

2 - O que seria votos não apurados? Alguém pode decidir deliberadamente não apurar votos? Como? Sobre que circunstâncias?

Citação:
§ único – Tendo findado o prazo de vigência a coordenação responsável trancará as atividades em andamento, convocará a eleição de um coordenador temporário para iniciar uma nova revisão --ou manutenção -- das diretrizes abrindo a oportunidade de refrescar a discussão.

1 - Cita-se a coordenação isso quer dizer o que? Que todos os coordenadores devem concordar em trancar? E se alguém discorda?

2 - É possível reeleição? Durante quantos mandatos?

3 - O texto dá a entender que as diretrizes não poderão ser alteradas de forma alguma durante os 5 anos, é isso mesmo?

Citação:
Da mesma forma, para se incluir uma nova diretriz ou realizar alguma exceção

1 - Ok, para incluir uma nova ou em exceções pode-se abrir votação mas e em caso de alteração apenas? Pode abrir votação?

Citação:
uma discussão de período mínimo de 14 dias

1 - Qual o período máximo? Não existe? Caso não exista isso não pode ser explorado para evitar que uma proposta não possa ser votada e assim ser incluída ou alterada?

2 - 14 dias está impreciso, conta-se apenas os dias úteis ou não?

Citação:
É o objetivo do projeto Tagmar 2, criar um ambiente de encontro para os jogadores deste RPG,

1 - Não está específico, onde vai ser esse ambiente de encontro? No Bob´s?

2 - Os objetivos não eram criar um rpg gratuito e de qualidade?

Citação:
• Simplicidade e rapidez para criar o personagem;

1 - Necessário especificar a definição de rapidez e se ela será atingida pela ficha automatizada ou não, há uma diferença abissal entre fazer uma ficha sem a planilha e com a planilha

Citação:
Extrapolação da ambientação sem prejudicar a ambientação original;

1 - O que seria prejudicar a ambientação original?

Citação:
Equilíbrios entre as profissões e entre as raças;

1 - Que tipo de equilíbrios?

Citação:
- Destaca-se que a avaliação dos pontos acima devem ser flexíveis o suficiente para levar em conta os limites que o próprio objetivo da tarefa impõe para a construção da estatística ou conceitos.

1 - Na prática isso significa o que?

Citação:
O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico

1 - Essa é a terceira versão de objetivo que eu encontro no texto e em nehum ponto diz que eles são complementares. Qual o verdadeiro?

Citação:
É importante frisar que as regras a serem incorporadas não podem contradizer a proposta de ambientação.

1 - Qual proposta de ambientação?

Citação:
É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. No entanto, é importante destacar que não podem interferir nas relações fundamentais dadas entre os elementos de ambientação (tal como definidos acima) da Ambientação do Tagmar 1.

1 - Que elementos da ambientação são esses?

Citação:
2°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.

1 - Pela forma como está sendo apresentado, o texto não deveria dizer que é parlamentar?

Citação:
§ único –[ As tarefas de Ilustração têm um critério diferente, sendo necessária 3 tarefas deste tipo para a admissão no quadro de Heróis de Tagmar.

1 - Se é democrático pq para os ilustradores há uma diferenciação? }Isso não prejudica o projeto ao desestimular ilustradores uma parte da qual somos muito carentes no projeto?

Citação:
3) Ser indicado por um Herói de Tagmar através de um texto explicativo no fórum apropriado para indicações -- acessível somente aos Heróis de Tagmar -- e ter hank de participação, no mínimo, "Visconde".

1 - Pq o texto é acessível somente aos heróis do tagmar? Deixaremos de lado a transparência?

2 - Pq um personagem de caverna do dragão (hank) aparece no texto?

Citação:
§ 2º – A justificativa precisa ser coerente, portanto, serão considerados se nela consta: participação e contribuição do indicado no fórum do projeto; altruísmo e empenho do indicado quanto às suas responsabilidades no projeto

1 - Se o projeto é democrático como pode ter critérios excludentes?

2 - Como vc´s vão medir valores abstratos como altruísmo e empenho?

Citação:
I. Após a apuração dos votos se fará uma declaração explicita dos resultados, identificando a intenção e origem dos votos apurados, que ficarão visíveis por 24h somente para os Heróis de Tagmar.

1 - Pq por apenas 24horas?

2 - Pq apenas para os heróis do tagmar? Compreendo a questão da votação mas pq os outros membros sequer podem saber o que aconteceu? Vamos caminhar para o obscurantismo?

Citação:
II - Fica vedado aos Heróis de Tagmar divulgarem o resultado na forma explicita.

1 - Porque?

Citação:
A motivação destas condições consistem em evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.

1 - Isso é sacanagem neh? Tanto vc como o Marcelo já deixaram claro que não tem conhecimento profundo do Tagmar 2, como é que vc´s vão se incluir nisso?

2 - Como vc´s vão definir "conhecimento profundo"?

Citação:
Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.

1 - O que são fundamentos das descrições?

Citação:
§ 1º – O mérito subjetivo de um determinado assunto não fazer sentido para um individuo mas fazer para outro não é critério para levar um material oficializado para revisão.

1 - O que se define por mérito subjetivo?

Citação:
§ 2º – Cabe ao Coordenador Geral classificar um material como “pendente de revisão”

1 - Sob que condições?

Citação:
§ 5º – Em caso de grande acúmulo de material sem revisão o Projeto, na pessoa de seus coordenadores, procederá com a criação de um calendário de revisão, podendo para tal, trancar outras tarefas em andamento.

1 - Mas se não tem material para revisar ("grande acúmulo de material SEM revisão" deveria ser grande acúmulo de material A revisar) para que um calendário?

Citação:
Todos os membros deverão agir de boa fé,

1 - Como vc´s vão medir algo abstrato?

Citação:
com o objetivo de promover o trabalho coletivo,

1 - É a quarta definição de objetivo diferente, qual o verdadeiro?

O que significa os ETC nos gráficos?

Abraços!
#87 Marcelo Villanova Enviado : 05/10/13 09:08
João, também achei que o assunto das votações seriam discutidos em outro lugar, mas aqui vai minha observação:
O título de herói de Tagmar foi criado para premiar quem assume uma tarefa e a entrega, sendo o projeto de colaboração voluntária, essa seria a melhor forma de premiar quem se dispôs a realizar a tarefa, escreveu, ouviu sugestões, reescreveu, editou etc... Muitas vezes alguns assumem as tarefas e depois a abandonam por causa do trabalho, estudo ou problemas pessoais.

Ao dar ao participante do fórum assumir o titulo de herói de Tagmar pela participação e rank de postagens, não seria injusto com aquele que assumiu a tarefa? Pois são dois méritos diferentes que estão recebendo a mesma "recompensa". Teoricamente quem escreveu teve trabalho maior, mas está sendo tratado da mesma forma que aquele que simplesmente deu "pitaco". Penso que a pessoa que assumiu uma tarefa e se deu o trabalho de escrever, merece um destaque muito maior, pelo próprio caráter do projeto. Evidentemente quem opina também faz parte do projeto, pois igualmente está dando idéias, sugerindo etc... Mas percebam que o esforço de ambos é diferente, e na minha opinião que escreveu mereceria algo a mais.

O risco disso é de muitos tentarem o titulo de herói de Tagmar pela mera participação, multiplicando posts e termos cada vez mais dificuldade de arrumarmos voluntários para as tarefas ou termos sempre os mesmos (que é a nossa atual situação).

Note que não estou tirando os méritos de quem participa e dá ideias, mas penso que os colaboradores ativos (que assumem tarefas) deveriam estar de alguma forma destacados, até então isso era feito pelo título de heróis de Tagmar. Se ele for igualado a quem dá ideias isso não seria injusto, considerando o trabalho que ele teve? Pois são muitos os que assumem tarefa e abandonam por problemas pessoais e (ou) profissionais. Se dar palpites resulta na mesma recompensa do que quem assume uma tarefa, então é menos desgastante ficar dando palpite e assim se corre o risco de termos cada vez mais um número limitados de colaboradores e um numero crescente de críticos. Na prática isso não mudaria nada do que já acontece hoje, que é exatamente o que estamos criticando e discutindo. Para dar um exemplo: no mundo corporativo pessoas com trabalhos que exigem esforço diferente recebem salários diferentes, exatamente para não ser injusto.
#88 RenatoCardos Enviado : 06/10/13 09:52
Villanova, acho que não haverá este risco, já que a pessoa não pode solicitar. Não adianta ter o rank e ter participado muito, se nenhum herói o indicar. E mesmo que seja indicado precisará passar pelo crivo dos heróis.

Caso passe, então ele será realmente um merecedor. Muito Feliz
#89 samuel.azevedo Enviado : 06/10/13 10:29
Bom dia,

Esta característica de ser um usuário muito participativo em um forum ou site, é algo que em groupware a gente chama de Gatekeeper. Muitas vezes o gatekeeper é alguém que lidera discussões, movimenta e anima as conversas, mantém a conversa ativa, e as vezes recebe o poder de moderador. Podemos traduzir gatekeeper como porteiro, ou uma tradução mais bonita seria Guardião do Portal, ou ainda podemos adaptar para nossa realidade e chamar de Guardião do Forum ou Guardião de Tagmar.

Para resolver a situação que vem sendo discutida sobre a inclusão de pessoas no grupo heróis de tagmar, sugiro a criação de um segundo grupo com poder de voto: Guardiões de Tagmar (ou outro nome que acharem melhor). Assim, não se tira o mérito dos que tiveram tarefas concluídas e aceitas, ou Heróis de Tagmar. E a partir de então Heróis de Tagmar e Guardiões de Tagmar ficam com direito a voto.

Assim, pode-se criar regras específicas para o ingresso/saída, direitos e deveres de pessoas de cada um desses grupos sem misturar ou confundir quem fez/faz o quê e até criar regras que valorizem fatores que acharmos importantes (concluir tarefas, liderar discussões, moderação, etc).

Abraços
#90 Alan Emmanuel Enviado : 06/10/13 12:25
Fala mestre Samyaza, forte abraço. Vou tentar ajudar no que posso.

Citação:
A motivação para a existência destas diretrizes está no que se define como a essência do Tagmar em si
1 - Se a motivação para a existência das diretrizes está na essência do Tagmar o que é essa essência?
A essência é: “alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.”

Citação:
e os parâmetros que norteiam os participantes do projeto para alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.
1 - Que parâmetros são esses?
A essência e os parâmetros são o mesmo: “alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.”
Mas realmente mudar de “e OS parâmetros” para “e NOS parâmetros” fica melhor... essa essência e esses parâmetros são trabalhados ao longo do texto da diretriz e melhor exemplificados, essa declaração é a pedra fundamental sobre qual o sistema todo se baseia... tipo os primeiros artigos da Constituição.

2 - É confirmado que os participantes (100% deles pois o texto não exclui ninguém) tem esse objetivo em comum? Onde está a pesquisa que demonstra essa afirmação?
Não tem pesquisa, pq está sendo decidido agora, se alguém não concorda esse é o momento de falar... e decidir, se não houver manifestação contra é pq a maioria concorda ;) ... eu concordo! Você discorda?

Citação:
Qualquer trabalho desenvolvido neste fórum com finalidade de oficialização em curto prazo, deve levar em consideração estas diretrizes primordiais,
1 - Isso quer dizer que um trabalho de longo prazo não precisa levar em consideração as diretrizes neh?
Eu concordo com isso. Penso que trabalhos que não visam a oficialização ou que são paralelos, ou que não almejem ser oficializados, não precisam seguir essas diretrizes. Como no meu caso que tenho regras pra jogar na era dos titãs (usando M&M) e outras num tagmar cyberpunk... não preciso seguir as diretrizes nesse caso...

Citação:
Sua vigência se dará por mais 5 anos
1 - Mais o que? Isso significa 1 ano e +5 anos? 1 mês e + 5 anos? Acho que está impreciso, além disso a partir de quando começar a contar esses "X + 5 anos"?
Quando não mencionado especificamente, assume-se que são contados a partir da sua aprovação. Isso é o normal...

Citação:
ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação
1 - Se só estamos discutindo ainda as diretrizes e os cargos ficam na parte de estrutura e organização como pode nas diretrizes conter um cargo que sequer foi definido ainda se existirá?
Certas coisas são subentendidas (juridicamente) mesmo que precise de dispositivos legais ainda não criados para sua execução... A presença do Coordenador é subentendida (mesmo que ainda não tenha sido criada). Em efeito jurídico esse item só terá validade quando existir a figura do coordenador/legislador/orgão competente, isso acontece com muitas leis em nosso país... é normal, no momento certo falaremos sobre e esse quesito.

Citação:
seja igual ou maior a 2/3 dos votos válidos apurados
1 - Isso quer dizer que é possível invalidar um voto? Como isso é feito? Quem pode invalidar? Sobre quais circunstâncias?
Se constatarmos fraude ou ação de hackers temos que ter um dispositivo que anule os votos...

2 - O que seria votos não apurados? Alguém pode decidir deliberadamente não apurar votos? Como? Sobre que circunstâncias?
Votos não apurados são o caso, por exemplo, de você votar em casa, a net cair ou nosso servidor, e o sistema não computar o voto... dentre outras mazelas que podem ocorrer. Esse dispositivos prevê circunstâncias onde os votos não foram, por motivo alheio à vontade, não computados/apurados

Citação:
§ único – Tendo findado o prazo de vigência a coordenação responsável trancará as atividades em andamento, convocará a eleição de um coordenador temporário para iniciar uma nova revisão --ou manutenção -- das diretrizes abrindo a oportunidade de refrescar a discussão.
1 - Cita-se a coordenação isso quer dizer o que? Que todos os coordenadores devem concordar em trancar? E se alguém discorda? 
Quando não especificado se assume que é a maioria simples (juridicamente falando)

2 - É possível reeleição? Durante quantos mandatos?
Quando não especificado, sim é possível, quantas vezes se quiser... contanto que haja eleição, mas isso ainda será definido no momento oportuno... como diria Jack “vamos por partes”.

3 - O texto dá a entender que as diretrizes não poderão ser alteradas de forma alguma durante os 5 anos, é isso mesmo?
Não. O restante da frase diz: (...) ou até que, o coordenador geral do projeto abra uma votação com duração de uma semana. 

Citação:
Da mesma forma, para se incluir uma nova diretriz ou realizar alguma exceção
1 - Ok, para incluir uma nova ou em exceções pode-se abrir votação mas e em caso de alteração apenas? Pode abrir votação?
Hum... boa pergunta, o senso comum diz que deve ser a mesma coisa alterar/incluir, mas realmente seria bom acrescentar no texto “alterar/incluir”...

Citação:
uma discussão de período mínimo de 14 dias
1 - Qual o período máximo? Não existe? Caso não exista isso não pode ser explorado para evitar que uma proposta não possa ser votada e assim ser incluída ou alterada?
É verdade, não tem limite máximo... um cara de má fé poderia postergar indefinidamente o treco, pode tirar a palavra mínimo e deixar 14 dias exatos... dessa forma, postergar exigiria uma votação específica...

2 - 14 dias está impreciso, conta-se apenas os dias úteis ou não?
Quando não especificado e são dias corridos (juridicamente)

Citação:
É o objetivo do projeto Tagmar 2, criar um ambiente de encontro para os jogadores deste RPG,
1 - Não está específico, onde vai ser esse ambiente de encontro? No Bob´s?
Pode ser em qualquer lugar, mas refere-se, logicamente, ao site, ao Projeto em si. Qualquer lugar em que o projeto esteja...

2 - Os objetivos não eram criar um rpg gratuito e de qualidade?
RPG gratuito e de qualidade são a Pedra Fundamental (junto com o Tagmar 1). Essa diretriz não contradiz aos outras, apenas complementa, especifica melhor. Como ocorre normalmente com as leis e textos desse tipo que devem ser genéricos e especificados por outros artigos e dispositivos.

Citação:
• Simplicidade e rapidez para criar o personagem;
1 - Necessário especificar a definição de rapidez e se ela será atingida pela ficha automatizada ou não, há uma diferença abissal entre fazer uma ficha sem a planilha e com a planilha
Isso é questão de opinião e ponto de vista, logo, não pode ser previsto na diretriz, é fácil pra uns dificil pra outros. Também não quer dizer que será “o mais rápido e fácil do mundo” será o mais rápido e simples possível levando em consideração as diretrizes fundamentais. Concordo com você que fazer fichas dum jeito ou outro é muito diferente, ao fornecer as duas maneiras e deixar você escolher a melhor o projeto mostra cumprir essa diretriz...

Citação:
Extrapolação da ambientação sem prejudicar a ambientação original;
1 - O que seria prejudicar a ambientação original?
Prejudicar:
1. Causar prejuízo a, lesar.
2. Danificar, embaraçar.
3. Tornar sem efeito, inutilizar.
4. Diminuir o valor de.

Citação:
Equilíbrios entre as profissões e entre as raças;
1 - Que tipo de equilíbrios?
Equilibrio:
1. Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas.
2. []  Igualdade das forças de dois corpos que obram um contra o outro.
3. [Figurado]  Igualdade.
4. Boa inteligência, harmonia (dentro de um partido, entre partidos diferentes, entre nações, etc.)
Sendo a definição 4 a mais apropriada ao caso...

Citação:
- Destaca-se que a avaliação dos pontos acima devem ser flexíveis o suficiente para levar em conta os limites que o próprio objetivo da tarefa impõe para a construção da estatística ou conceitos.
1 - Na prática isso significa o que?
Exatamente o que está escrito. Que os pontos acima não devem tornar a tarefa impossível de ser realizada, mas que devem ser avaliados com coerência.

Citação:
O projeto tem como objetivo construir, e ajustar as regras para tornar o jogo mais rico
1 - Essa é a terceira versão de objetivo que eu encontro no texto e em nehum ponto diz que eles são complementares. Qual o verdadeiro?
A lógica, interpretação e ligação entre os parágrafos do documento mostra claramente que são complementares uma vez que não são contraditórios e dão sentido e significado à afirmação geral: alcançar um objetivo comum: Um RPG gratuito e de qualidade.

Citação:
É importante frisar que as regras a serem incorporadas não podem contradizer a proposta de ambientação.
1 - Qual proposta de ambientação?
Qualquer ambientação oficial. Mas você tem razão... é melhor trocar “proposta” por “ambientação oficial

Citação:
É objetivo do projeto expandir a ambientação original e criar novas ambientações. No entanto, é importante destacar que não podem interferir nas relações fundamentais dadas entre os elementos de ambientação (tal como definidos acima) da Ambientação do Tagmar 1.
1 - Que elementos da ambientação são esses?
O texto é claro “como definidos acima”. Ler o item Definições.

Citação:
2°) O Projeto Tagmar 2 é democrático.
1 - Pela forma como está sendo apresentado, o texto não deveria dizer que é parlamentar?
Não. Porque qualquer pessoa pode fazer uma tarefa e adquirir direito de votar e ser votado. Isso é democracia, são princípios os princípios constitucionais de isonomia. Tratar o que é igual como igual e o que é diferente como diferente. Todos não podem votar, mas todos podem pleitear/conquistar esse direito

Citação:
§ único –[ As tarefas de Ilustração têm um critério diferente, sendo necessária 3 tarefas deste tipo para a admissão no quadro de Heróis de Tagmar.
1 - Se é democrático pq para os ilustradores há uma diferenciação? }Isso não prejudica o projeto ao desestimular ilustradores uma parte da qual somos muito carentes no projeto?
Chama-se isonomia (como dito acima). Ilustrar é muito diferente de escrever... portanto precisa de uma regra específica. Se não concorda esse é o momento de falar (como você e outros estão fazendo agora). Sua observação é pertinente... tanto que antes ilustrações não davam direito a tornar-se Herói, agora, durante as discussões isso foi mudado. Vamos que vamos!
Talvez prejudique alguns, ou estimule outros a desenhar mais para conseguir um espaço entre os Heróis... a mim, motiva.

Citação:
3) Ser indicado por um Herói de Tagmar através de um texto explicativo no fórum apropriado para indicações -- acessível somente aos Heróis de Tagmar -- e ter hank de participação, no mínimo, "Visconde".
1 - Pq o texto é acessível somente aos heróis do tagmar? Deixaremos de lado a transparência?
Na minha opinião, se qualquer pessoa pode ser um herói não há falta de transparência, além do mais, são os heróis que decidem no fim das contas...

2 - Pq um personagem de caverna do dragão (hank) aparece no texto?
Hsuashausauhsuahsauhsauhsuahsuahsuah, boa! Mas tenho certeza que você sabe do que se trata... de qualquer modo podia ser inserido em Definições o que, de fato, é “hank”.

Citação:
§ 2º – A justificativa precisa ser coerente, portanto, serão considerados se nela consta: participação e contribuição do indicado no fórum do projeto; altruísmo e empenho do indicado quanto às suas responsabilidades no projeto
1 - Se o projeto é democrático como pode ter critérios excludentes?
Isonomia, todos podem ter acesso ao voto, mas todos não podem votar... tá na constituição...

2 - Como vc´s vão medir valores abstratos como altruísmo e empenho?
A diretriz prevê isso. Se houver desacordo, levaremos para votação... normal.

Citação:
I. Após a apuração dos votos se fará uma declaração explicita dos resultados, identificando a intenção e origem dos votos apurados, que ficarão visíveis por 24h somente para os Heróis de Tagmar.
1 - Pq por apenas 24horas?
Realmente não sei...

2 - Pq apenas para os heróis do tagmar? Compreendo a questão da votação mas pq os outros membros sequer podem saber o que aconteceu? Vamos caminhar para o obscurantismo?
Realmente não sei, acho que é pra proteger a indentidade de quem votou contra (?!)

Citação:
II - Fica vedado aos Heróis de Tagmar divulgarem o resultado na forma explicita.
1 - Porque?
Idem acima, também não me defini quanto a isso...

Citação:
A motivação destas condições consistem em evitar perfis falsos e dar voz e voto àqueles que tenham um conhecimento mais profundo do RPG Tagmar 2 e do funcionamento do projeto.
1 - Isso é sacanagem neh? Tanto vc como o Marcelo já deixaram claro que não tem conhecimento profundo do Tagmar 2, como é que vc´s vão se incluir nisso?
Aí é tua opinião... pra mim, por exemplo, eles mandam muito bem... não vamos levar pro pessoal...

2 - Como vc´s vão definir "conhecimento profundo"?
Por isso há a indicação, e todo o processo. Se você é um herói e percebe potencial em alguém pra também ser um, você o indica por acreditar que esse cara tem o tal “conhecimento profundo” se os demais concordarem, ele tá dentro. Simples né? Melhor que fazer tarefa... rsrsrsrs (de certo modo)

Citação:
Nem o núcleo do sistema -- como definido acima -- nem os fundamentos das descrições entre profissões, raças, povos e deuses, que partiram da Ambientação do Tagmar 1, serão alterados.
1 - O que são fundamentos das descrições?
Basta consultar as descrições dessas coisas aí no Tagmar 1

Citação:
§ 1º – O mérito subjetivo de um determinado assunto não fazer sentido para um individuo mas fazer para outro não é critério para levar um material oficializado para revisão.
1 - O que se define por mérito subjetivo?
Quer dizer que: “não é porque você não entendeu o texto, que ele precisa de revisão”

Citação:
§ 2º – Cabe ao Coordenador Geral classificar um material como “pendente de revisão”
1 - Sob que condições?
Está descrito no texto nos itens 1 a 4 do caput e nos parágrafos 3 a 5

Citação:
§ 5º – Em caso de grande acúmulo de material sem revisão o Projeto, na pessoa de seus coordenadores, procederá com a criação de um calendário de revisão, podendo para tal, trancar outras tarefas em andamento.
1 - Mas se não tem material para revisar ("grande acúmulo de material SEM revisão" deveria ser grande acúmulo de material A revisar) para que um calendário?
Concordo em gênero número e grau! Texto precisa ser corrigido... (e fui eu que digitei, foi maus...)

Citação:
Todos os membros deverão agir de boa fé,
1 - Como vc´s vão medir algo abstrato?
Exatamente como é feito em todo lugar: discussões e votações...

Citação:
com o objetivo de promover o trabalho coletivo,
1 - É a quarta definição de objetivo diferente, qual o verdadeiro?
Repito que disse em todas as outras vezes que isso ocorreu no texto...

O que significa os ETC nos gráficos?
Significa que ele não está completo e que ainda fatam coisas... às quais definiremos ainda, aqui ou em outro tópico específico

Abraços!
Grande abraço meu querido!
Usuários visualizando este tópico
Guest (23)
4 Páginas <1234>
Ir para o Fórum