Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Novas Diretrizes do Projeto (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovadas 12 100 %
Reprovadas 0 0 %

4 Páginas <1234>
Diretrizes Opções
#31 Joao Enviado : 30/09/13 18:12
Samyaza,

Fico triste que você compare o Marcelo e todos os outros com o que você chama de "bandidagem".

Você parte de princípio que todos são corruptos, talvez não você. Eu parto do princípio que, neste projeto todos querem o melhor.

Enfim... quando não se tem argumento abaixa-se o nível. Comentário inútil, mas não pude evitar.
#32 Samyaza Enviado : 30/09/13 18:24
João,
vc está enganado, eu não confio em ninguém. Algumas pessoas aqui no projeto me conhecem pessoalmente e poderão confirmar a afirmação, não acredito no caráter, na sinceridade e na honestidade das pessoas, nos meus anos de militar aprendi a pensar dessa forma, apenas a palavra escrita que possa posteriormente ser cobrada pode ter algum valor, do resto eu não credito o menor pingo de confiança. É uma questão pessoal e exagerada? Talvez sim, mas é como penso e foi com esse pensamento que consegui comprovar os equívocos do Marcelo e gerar a confusão que lhe colocou hj como coordenador temporário, então sem ficar "xatiado" vc deveria era agradecer-me.

E não vou mudar minha forma de pensar só pq as pessoas não gostam.

Não vejo onde o nível baixou, comparações são sempre úteis para facilitar o entendimento de uma questão, além do mais, não há provas sobre as ações da nossa chefe do executivo e seus assessores, o que expressei foi minha opinião sobre eles e que vc, ao se doer, acabou por concordar. E não lembro onde escrevi "bandidagem".

Deixando o mimimi pessoal e voltando a questão principal, ressalto, permitir que o coordenador geral escolha os demais é permitir a formação de uma panela, ainda mais sem uma oposição definida (o pessoal aqui parece ter medo de questionar ou a maioria acha que não vale a pena).

Abraços!
#33 Marcelo Teixeira Enviado : 30/09/13 18:40
Fiz uma leitura rápida e achei que ficaram ótimas e bem claras as diretrizes.
#34 Marcelo Teixeira Enviado : 30/09/13 18:45
Quanto a escolha dos coordenadores, acho que pode haver uma eleição inicial para definir quem serão estes, mas o coordenador geral deve primar pelo bom andamento do projeto e se identificar que algum coordenador não está funcionando bem, deve retirá-lo e colocar outro, ou solicitar nova eleição. Fora isto, acho que os coordenadores não devem ser mexidos.
#35 nelsonnrs Enviado : 30/09/13 18:45
Enquanto tivermos atitudes extremistas assim, como as do nosso amigo Samyaza, nadaremos contra a correnteza.
Triste constatação em um projeto que me fez (nos vez) tão bem.

Sei bem onde isso vai parar. Já vi acontecer pelo menos uma dezena de vezes. E, na boa? Problemas como esse já me bastam os que aparecem no meu emprego, o qual paga meu salário. Esse projeto foi sempre uma forma de esquecer um pouco as dificuldades do dia-a-dia, e não arrumar outras novas.

Boa sorte a todos!

Grande abraço,
Nelson.
#36 Marcelo_Rodrigues Enviado : 30/09/13 18:54
Pessoal,

vou me dar o direito de não responder diretamente, pois sempre busquei manter ao máximo o nível do projeto.

Eu podia não ter feito nada e simplesmente podia ter banido o Samyaza, o bcsaulo e o Hugar por terem violado as regras do fórum (vejam elas na tela de Registrar).

Mas decidi apenas suspende-los e sair para dar espaço para outros por achar que precisamos de renovação e mesmo se eu voltar a exercer a coordenação quero que seja pelo voto e não apenas por que fui eu que fundei o projeto. Não quero o cargo de coordenador-imperador-supremo-perpétuo.

Nunca "despedi" nenhum coordenador e por várias vezes abri chamada (via informativo) para coordenadores. Quase sempre quando aparecia, era um só. Teve apenas um caso que levei para eleição por ter mais de um.

O que digo é que na maioria das vezes haverá apenas um candidato. Minha proposta é que se só tem um candidato não haja eleição.

Outro ponto é que como foi reclamado, pretendemos não ter muitos livros simultâneos, o que vai demandar por poucos coordenadores, logo pouquíssimas votações.

Esta são as minhas observações. Acho que falei tudo. Feliz

#37 Marcelo Villanova Enviado : 30/09/13 19:11
Citação:
• Eleição anual do coordenador-geral.
• Sempre que se tiver voluntário, o coordenador de um livro não poderá realizar as tarefas (ver estrutura do projeto).
• somente através da votação dos participantes do projeto se poderá aprovar ou modificar algo.

Quais participantes? Todos ou só os heróis? Se forem todos corre-se o risco de criarem perfis fake para votar.

Citação:
1 - Isso já não garante a lisura do processo e mantém uma dinâmica mais veloz?

Inclusive, pode-se pedir antes de tudo, um plano de trabalho anual do coordenador geral para ser aprovado pelos participantes.

Isso já era feito, mas por algum motivo foi abandonado, que alias era mensal.

Citação:
Agora, ao contrário,

Do ponto de vista organizacional, estamos falando de cargos executivos ou seja, que vão executar aquilo que consta nas diretrizes, na estrutura do projeto e na execução de tarefas. Normalmente, estes cargos são eleitos em chapas justamente para evitar uma disputa interna e atravancar o andamento da execução das mais variadas tarefas.

Se os coordenadores forem eleitos independentemente a divergência de ideias entre eles poderá prejudicar o projeto. Isso deixará o andamento do projeto engessado.

ou seja, vejo como contras à proposta de eleição obrigatória de coordenador por ramo ou livro:

• Aumento da burocratização do projeto.
• A possibilidade real de um embate interno entre os membros da coordenação prejudicando o andamento do projeto.
• Prejudicamento da continuidade de um trabalho.

Também acho que isso fica muito burocrático, mas se deve pensar no objetivo pretendido: se o objetivo for esvaziar o poder do coordenador geral a eleição é válida. Agora se o objetivo é ressaltar o papel do coordenador geral, então é justo que ele escolha os coordenadores. Portanto, vai depender do que se pretende.
O andamento do projeto é mais prejudicado por voluntários que abandonam a tarefa sem avisar do que propriamente por mudanças de coordenação. Penso que quanto a isso não há como fugir, pois como o projeto é voluntário, então acaba-se ficando a mercê da participação dos membros.

PS: Estou sem internet e por isso terei dificuldade de acompanhar as discussões.

#38 Arion Enviado : 30/09/13 20:52
Sobre a questão da eleição dos coordenadores, acho que a votação para coordenador-geral é praticamente unânime. A discussão gira em torno do tempo do mandato (1 ou 2 anos) e da forma de ingresso dos demais coordenadores.

Acho que o ideal seria deixar nas diretrizes apenas a previsão de possibilidade de eleições para coordenadores. Vamos deixar o detalhamento para a hora certa, ou seja para a regulamentação. A analogia do Marcelo Rodrigues com a Constituição Federal e as leis federais é válida.

Sou favorável à eleição dos coordenadores sempre que tiver mais de um interessado no cargo, como já ocorreu um tempo atrás. Desse modo, sempre que ocorrer a vacância de um cargo de coordenador, deve-se divulgar a oportunidade para os possíveis interessados. Na prática, teremos poucos interessados nessas coordenações. Como o cargo tem uma rotatividade alta, o Coordenador-Geral vai acabar convidando o pessoal de sua confiança mesmo.
#39 Joao Enviado : 30/09/13 21:53
Arion escreveu:
Sobre a questão da eleição dos coordenadores, acho que a votação para coordenador-geral é praticamente unânime. A discussão gira em torno do tempo do mandato (1 ou 2 anos) e da forma de ingresso dos demais coordenadores.

Acho que o ideal seria deixar nas diretrizes apenas a previsão de possibilidade de eleições para coordenadores. Vamos deixar o detalhamento para a hora certa, ou seja para a regulamentação. A analogia do Marcelo Rodrigues com a Constituição Federal e as leis federais é válida.

Sou favorável à eleição dos coordenadores sempre que tiver mais de um interessado no cargo, como já ocorreu um tempo atrás. Desse modo, sempre que ocorrer a vacância de um cargo de coordenador, deve-se divulgar a oportunidade para os possíveis interessados. Na prática, teremos poucos interessados nessas coordenações. Como o cargo tem uma rotatividade alta, o Coordenador-Geral vai acabar convidando o pessoal de sua confiança mesmo.

OK.

Vou implementar a forma geral e discutiremos na parte de estrutura do projeto.

PS: O último post do Marcelo me convenceu.
#40 Fábio_CM Enviado : 01/10/13 16:11
Olá.

Tem um detalhe que eu acho que devemos dar um destaque:
João escreveu:
A) Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção das estatísticas dos personagens. Consiste em:
Tabela de resolução colorida.
(...)

Vejam se não seria interessante:
Tabela de resolução que relaciona uma jogada de dados ao resultado.

Digo isso porque o mérito da tabela que deve ser mantido não é o de ser colorida, mas sim o fato dela unir o número do dado com o grau de sucesso que se obteve.

Outra coisa: as duas tabelas não tem relação com a construção das estatística dos personagens, como sugere o título.
#41 samuel.azevedo Enviado : 01/10/13 16:37
Sem querer ser agressivo, mas talvez sendo pelo choque do que li...

Samyaza escreveu:

... eu não confio em ninguém. Algumas pessoas aqui no projeto me conhecem pessoalmente e poderão confirmar a afirmação, não acredito no caráter, na sinceridade e na honestidade das pessoas, nos meus anos de militar aprendi a pensar dessa forma, apenas a palavra escrita que possa posteriormente ser cobrada pode ter algum valor, do resto eu não credito o menor pingo de confiança....

Declarações lamentáveis e dignas de pena. Parece a declaração de alguém que sofre de uma patologia psicológica grave (já passou do nível razoavelmente saudável de desconfiança para um nível extremo e danoso ao convívio com as outras pessoas). Acho que precisamos incluir uma regra para exigir psicoteste antes de aceitar as pessoas no forum.

Inclusive são declarações contraditórias com quem declara buscar democracia, afinal, ter confiança é natural para o processo democrático - as pessoas votam em quem elas confiam que irá cumprir o cargo, não? Já que você não confia nas pessoas, Samyaza, faria o quê no poder? Destituiria todas as pessoas de todas as tarefas? Criaria leis para "proteger" a si mesmo de todas as pessoas? Acabaria com a câmara e o senado porque não confia neles?

Samyaza, vamos parar de besteira e parar de dizer que você quer o melhor para o projeto, você não confia em ninguém e está tentando forçar suas idéias. A máscara caiu! cadê a democracia que você mesmo levanta a bandeira? Só está escrevendo coisas para inflamar as pessoas, mesmo quando tenta ser polido.

Confiança também é um valor humano básico para relações em uma comunidade em que as pessoas criam algo colaborativamente, como esta. Como alguém pode atribuir tarefas para as pessoas ou deixar as pessoas trabalharem à vontade sem confiar que as pessoas farão sua parte? Alguém que pensa assim teria problemas em desempenhar o cargo de coordenador.

Não estou falando em ter confiança absoluta, confiança cega também é ruim, mais ao menos um mínimo é preciso para viver em paz neste mundo.

Para meditar:

"Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança." Lao-Tsé

"Um ato de confiança dá paz e serenidade." Fiodor Dostoievski

"A amizade supõe a confiança, união de pensamentos e esperança." André Maurois

Já aviso que não vou ler nenhuma resposta, então não importo com o que você vai pensar ou responder, responda a vontade neste espaço da mesma forma que eu escrevi a vontade. Viu como sou justo?

#42 Samyaza Enviado : 01/10/13 19:30
samuel.azevedo:

Citação:
Declarações lamentáveis e dignas de pena.

Fique com sua pena, quem possui pena é galinha que só toma no forevis (sem citar o lance de ter que botar o ovo).

Citação:
Parece a declaração de alguém que sofre de uma patologia psicológica grave (já passou do nível razoavelmente saudável de desconfiança para um nível extremo e danoso ao convívio com as outras pessoas).

É um diagnóstico? Passa o CID para eu pegar umas dispensas no trabalho, se é que vc é psiquiatra para diagnosticar.

Citação:
Acho que precisamos incluir uma regra para exigir psicoteste antes de aceitar as pessoas no forum.

Sugira ao João, talvez ele inclua e caso vc seja psiquiatra aceitaria fazer a análise (e posterior tratamento) dos membros de graça?

Citação:
Inclusive são declarações contraditórias com quem declara buscar democracia

Não disse que busco a democracia, se vc ler vai verificar que o que questionei foi o fato do Tagmar se intitular completamente democrático (sem explicar os critérios dessa democracia) quando na verdade não é, duvida? Converse com todos os membros (não apenas os Heróis do Tagmar) e verifique se eles acham o critério justo e democrático.

Citação:
afinal, ter confiança é natural para o processo democrático - as pessoas votam em quem elas confiam que irá cumprir o cargo, não?

Duas observações, usando como comparação nosso país:
1 - vivemos numa democracia, o povo "confia", vota, elege alguém de "confiança" e vemos o cara (ou a cara) fazer merda depois de assumir o cargo;
2 - Se numa democracia há confiança pq existem órgãos como a ABIN ou o TCU?

Citação:
Já que você não confia nas pessoas, Samyaza, faria o quê no poder? Destituiria todas as pessoas de todas as tarefas? Criaria leis para "proteger" a si mesmo de todas as pessoas? Acabaria com a câmara e o senado porque não confia neles?

Tá falando do projeto ou do Brasil? No Brasil eu manteria todas as pessoas em suas tarefas, apenas baixaria os salários para valores não chamativos para corruptos e aumentaria o salário dos órgãos de vigilância para evitar que fossem "comprados". E é claro organizaria através de um pseudônimo estratégias para verificar o cumprimento ou não dos órgãos de vigilância. Também ampliaria a lei de transparência pública para que qualquer cidadão possa acessar o SIAFI e as prestações de contas completas dos órgãos públicos e similares (além é claro de cursos gratuitos na ESAF para ensinar o povo a pelo menos ler uma célula orçamentária). E por fim qualquer funcionário público não teria os mesmos direitos de privacidade que um cidadão comum, inclusive os membros de suas famílias.

Se vc tá falando do Tagmar, caso assumisse a coordenação eu usaria um critério simples:
1 - proposta de ideia;
2 - contra proposta;
3 - votação entre as propostas.

Usando esse esquema não precisaríamos de mimimi.

Citação:
Samyaza, vamos parar de besteira e parar de dizer que você quer o melhor para o projeto

O que eu defendo é que se tenha eleições para coordenadores tbm e vc parece ser contra, quem é que é anti democrático? Eu ou vc? Ou uma eleição é uma forma de ditadura? Onde está a besteira? Sempre quis o melhor para o projeto e acho que ter eleição e transparência é o melhor para o projeto, repito onde está a besteira nisso?

Citação:
você não confia em ninguém e está tentando forçar suas idéias. A máscara caiu!

Não confio mesmo, afinal foi o que eu disse no texto que vc repetiu, cadê a novidade? E sim, tento forçar minhas idéias, afinal não se pode argumentar? Vc não quer que eu argumente e me acusa de anti democrático? Que máscara que caiu? A sua?

Citação:
cadê a democracia que você mesmo levanta a bandeira?

Não defendo bandeira nenhuma (exceto a do meu país) e eu que lhe pergunto onde está a democracia que vc defende quando vc não quer que eu proponha eleições e sequer quer que eu argumente contra?

Citação:
Só está escrevendo coisas para inflamar as pessoas, mesmo quando tenta ser polido.

Eu escrevo o que penso se alguém fica com a rosca queimada por isso é uma coisa que a pessoa que tem que lidar, não eu. Aliás, acho que o "flame" aqui tem sido seu.

Citação:
Confiança também é um valor humano básico para relações em uma comunidade em que as pessoas criam algo colaborativamente, como esta. Como alguém pode atribuir tarefas para as pessoas ou deixar as pessoas trabalharem à vontade sem confiar que as pessoas farão sua parte? Alguém que pensa assim teria problemas em desempenhar o cargo de coordenador.

E não existem órgãos de inteligência e vistoria quer seja numa empresa ou num órgão público neh? Ninguém bate cartão, internet é liberada pra geral ficar no facebook e mesmo assim todo mundo trabalha neh?

Citação:
Não estou falando em ter confiança absoluta, confiança cega também é ruim, mais ao menos um mínimo é preciso para viver em paz neste mundo.

Como assim? Existe confiança que não seja absoluta? Tipo branco-escuro? Subir pra cima? Descer pra baixo? neh?

Citação:
Para meditar:

"Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança." Lao-Tsé

"Um ato de confiança dá paz e serenidade." Fiodor Dostoievski

"A amizade supõe a confiança, união de pensamentos e esperança." André Maurois

E depois vamos "geral" fumar maconha, conversar com duendes, dançar cirandas de mãos dadas neh?
Pra meditar:
"...ou me imitem ou me excedam." Gen. J.B. Magalhães

Citação:
Já aviso que não vou ler nenhuma resposta, então não importo com o que você vai pensar ou responder, responda a vontade neste espaço da mesma forma que eu escrevi a vontade. Viu como sou justo?

Tipo assim neh: http://www.youtube.com/watch?v=TesmKWHixoY

Ou assim: http://www.youtube.com/watch?v=mHo6aoAxOiw

Abraços!
#43 Ares Enviado : 01/10/13 21:32
Gostaria que as pessoas não desvirtuassem o tópico para uma troca de ofensas diretas e indiretas. Alguém faça o favor de retirar as postagens que não contribuem para o avanço da discussão.(Pode retirar esta minha postagem também).
#44 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 01:08
Saudações a todos,

Primeiramente tenho que dizer que precisamos de sabedoria, paciencia, compreensão e bom senso para discutirmos os assuntos aqui. Trocar "ofensas" so vai gerar discussoes e atrasos desnecessarios.

E isso é algo que cabe a cada um, se o "coleguinha" foi rispido, disse algo que nao gostou ou nao soou bem, tenha sabedoria para nao retribuir na mesma moeda, devemos buscar esse tipo de atitude para manter a discussao sadia e proveitosa.

Devemos nos atentar, pois se muitos pontos sao colocados, ai vem cada um falando de alguns desses pontos e no final alguma coisa pode passar despercebia, seria bom ver primeiro tudo que foi levantado pelos participantes e tentar na medida do possivel dar atenção aos pontos que foram levantados. Senão ficam muitas opiniões sobre pontos isolados nos topicos.

E sobre diretrizes e td mais, acho que no final das contas o bom senso geral deve prevalecer. Um exemplo é essa questão da ambientação nao ser mudada. Td bem, nao deve mesmo, mas acho que pequenos ajustes podem ser feitos se houver um comum acordo para isso, visando o melhor para o Tagmar. Por exemplo essas questão dos Elfos serem mais rapidos que os humanos, para se evitar ambiguidade e um ajuste melhor com as regras e o equilibrio, trocar essa palavra por ágeis. Não vejo problema em ocorrer mudanças desse tipo, para evitar mau entendimento.

Resumindo, espero que as diretrizes não impeçam que erros assim sejam corrigidos caso sejam encontrados futuramente, algo que TODOS vejam que seria melhor ser corrigido. Como vai ser a forma de votação ai depende de vocês.
#45 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 01:50
Outra questão que gostaria de levantar e sobre o titulo Heróis do tagmar II.

Galera, eu juro que isso não é pq não tenho o tal titulo (acreditem se quiser), é por uma questão de bom senso mesmo. Eu nem levo o projeto tanto a serio, no bom sentido da palavra e sem desmerecer o mesmo é claro, é mais um hobbie pra mim.

Pelo q percebi (me corrijam se eu estiver errado), o titulo serve para dar o poder de votação ao membro, e se eu nao me engano a possibilidade de assumir alguma coordenação.

Tendo em vista isso, acho que deveria haver a possibilidade de conceder o titulo "por merecimento".

Ter o titulo da o direito ao membro de participar das votações pois com isso o tal membro mostra sua capacidade e conhecimento do jogo e tudo mais.

Porem eu acho que votar é diferente de criar algo, para votar voce precisa saber analisar, ter senso critico etc.
Para criar voce ja precisa de criatividade, um certo tempo e nesse caso conhecimento do jogo.

Com isso quero chegar ao ponto que: é possivel que existam membros que podem participar das discussoes, ler o texto proposto, dar opinioes construtivas, porem, nao tenham uma capacidade de criação muito grande ou talvez o tempo que demanda uma tarefa.

Então para concluir, esse titulo "por merecimento" (é so uma forma de falar ta?) seria concedido se algum coordenador ou ate se preferirem, algum heroi julgar que determinado membro, pelo tempo no projeto e pelas suas participações, mereça o titulo. Seria aberta uma votação secreta (ou não) entre todos os herois para julgar se o membro sera comtemplado. Quem fizer a indicação coloca os motivos da mesma para que todos possam analisar e no final ve se o titulo é concedido.

Sobre esses membros tbm ter o direito de assumir uma coordenação ai é com vocês.

Novamente, digo isso porque existem pessoas que tem uma boa capacidade de analisar, mas nao tem uma boa capacidade de criação, de textos por exemplo, que é muito comum nas tarefas. E essas pessoas tem todo potencial para votar pois saberão definir bem as propostas de cada votação. Não teria o problema dos fakes, e aumentaria o numero de votantes, o que acho que daria mais condições para a melhor opção ser votada.

Galera, é so uma proposta. Se aqui não foi o local correto para tal, me perdoem.
Espero que analisem e deem opinião. Muito obrigado.

Um abç a todos!!!
#46 Ares Enviado : 02/10/13 11:47
Eu apoio o RavenVitrius na questão do titulo por participação nas discussões.
Imagino que tenha que existir um tempo minimo no fórum e uma quantidade minima de postagens nas discussões oficiais.
Quanto a votação, acho que deve haver no minimo 2/3 de aprovação e deve ser por voto secreto para não criar atritos posteriores.
#47 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/10/13 12:40
Também sou simpático a ideia já que teria a votação como fator decisivo. Só não há como ser secreta.

Deixa eu explicar por que nossas votações são semi-secretas.

Durante a votação não aparece quem deu o voto, mas após a votação uma lista nominal é gerada pelo sistema. A finalidade disto é que quem votou pode conferir se seu voto foi computado corretamente. Não que o sistema possa errar, mas evita que alguém possa nos acusar de fraude.

Se for totalmente secreta não podemos comprovar que os números não foram alterados.

Outra informação histórica. Nos criamos isto no inicio do projeto como forma de incentivo as pessoas trabalharem. É uma forma de premiação. Hoje figuram nos Heróis as pessoa que estão nos créditos dos livros como Autores e/ou como Coordenadores.

OBS: nossa urna usada nas eleições no país é criticada exatamente por que não há como se auditar os votos.

#48 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 13:00
A votação não pode ser feita via forum? Em um local que so esteja acessivel aos herois?

Todos veriam seus votos e seria secreto. Para evitar que o cara nao fique puto com quem votou contra e esses tipos de coisa.
#49 Joao Enviado : 02/10/13 14:21
Vamos lá:

RavenVitrius, acho que você tem razão sobre a questão dos membros que participam.

Proponho separar o status de Herói de Tagmar do status de membro votante e proponho o seguinte para a questão dos membros votantes:

[Box]
Os membros do projeto terão direito a voto se cumprirem uma das duas condições:

-- o integrante que tenha concluído pelo menos uma tarefa em todas suas etapas, incluindo a sua oficialização . A única tarefa que mesmo concluída não concede este direito é a de Ilustração.

-- o Integrante que requisitar depois de atingir o patamar de 50 envios uma avaliação de seu status para membro votante. Durante uma semana se abrirá ema enquete a respeito da mudança de seu status e os membros votantes avaliarão a contribuição do membro requisitante e se este, durante sua participação no projeto, faltou com suas responsabilidades atribuídas na estrutura do projeto. Este membro será aceito se a soma dos votos a favor de seu ingresso no status de votante ultrapassar 1/3 (um terço) da soma total dos votos.
[/Box]

Sobre as votações em secreto. Acredito que isso não ajudará o andamento do projeto. Além dos pontos apontados pelo Rodrigues que podem fazer levantar suspeitas, acredito que temos que atuar no projeto às claras e com transparência. Podem existir desavenças, mas faz parte do processo de amadurecimento passar por cima delas.

#50 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/10/13 14:24
Porder ser reservada aos heróis dá para fazer sim, mas será que a pessoa não vai ficar chateada em não ser aprovada? Com certeza sim, da mesma forma que qualquer um ficará chateado se não for eleito para uma coordenação.

Acho que a rejeição das urnas uma coisa natural da democracia. Talvez a pessoa fique chateada em não ser aceita pelo fato de estar concorrendo com ninguém, só com sigo mesmo.

Por isto, mesmo achando simpática a ideia, eu prefiro que o sistema atual não seja alterado.
#51 Joao Enviado : 02/10/13 14:55
Mas acredito que a questão não é de ser simpática ou não.
Mas se o argumento que o RavenVitrius postou precede o argumento da precaução ao estardalhaço de uma pessoa que não for aceita. E acho que o argumento RavenVitrius precede. Se uma pessoa não realiza nenhuma tarefa no projeto e não consegue 1/3 dos votos a favor, acredito que ela terá que repensar suas atitudes no fórum.
#52 RavenVitrius Enviado : 02/10/13 14:57
Minha opinião pessoal,

Acho que se for pra ficar chateado por nao ser aceito, vai ficar vendo quem votou contra ou nao vendo quem votou.
A diferença é que vendo quem votou contra pode fazer o cara criar uma inimizade por eles, sendo secreto e o cara so ver o resultado nao.

Continuando, acho que não ser aceito faz parte e é uma questão de maturidade, esse lance de ficar chateado acho bobeira (minha opinião), não quero ser beneficiado por essa ideia ja que estou trazendo a proposta, mas nao me importaria nem um pouco se nao fosse aprovado. Como disse, é um hobbie pra mim, participo pq gosto do tagmar e continuaria participando se nao fosse aprovado, no final prevalece a maturidade e o bom senso.

Mas como sei que existirão os chateados, pensei no seguinte:

A ideia é ser uma questão de merecimento, porem, tal merecimento nao deve ser visto pelo proprio membro como o João deu a ideia do cara solicitar votação. Seria como uma indicação por um herói, que seria enviada ao coordenador geral talvez por MP ou por outro meio que seja secreto. Dai fazia-se a votação tambem secreta.

Ou seja, o membro que esta sendo avaliado para ser um possivel votante, nao saberia disso.
Se o resultado fosse negativo, nada seria mudado, se fosse positivo ele teria a noticia de que foi comtemplado.

Desse modo nao haveria como as pessoas ficarem chateadas, pois elas nem saberiam que estariam sendo julgadas.
Assim os membros so precisam saber que podem ser agraciados caso colaborem com o projeto, mas nao saberão quando.

Eu espero que o bom senso dos herois e principalmente dos coordenadores funcione muito bem sobre essa questão.
Principalmente os coordenadores tem que estar atentos a isso para nao tornar essa opção uma coisa totalmente rara que quase nunca acontece. Se os coordenadores e herois souberem observar bem os membros que estao ajudando, ai a ideia vai pra frente, pois geraria incentivo de todos os participantes.

O que acham?
#53 Ares Enviado : 02/10/13 15:44
Concordo com o RavenVitrius. E acho que para ser aceito, tenha que ter pelo menos 50%+1 dos votos.
#54 Marcelo_Rodrigues Enviado : 02/10/13 15:58
Gostei da ideia de ser indicado.

Uma coisa que o sistema do nosso site está fazendo, é que os posts na parte do PBF não contam para a soma de envios. Não é um funcionalidade automática, mas de vez em quando roda para acertar a contagem.

Se forem aprovar a ideia recomendo não fechar no numero de posts, mas sim no Rank da pessoa.
#55 Samyaza Enviado : 02/10/13 17:04
Achei a ideia boa também, se bem que talvez seja melhor eu não opinar para não transformar a ideia em algo anti democrático.

Abraços!

#56 Joao Enviado : 02/10/13 23:37
Texto das diretrizes editado.

Sobre o "conclave" para aceitar o membro indicado como membro votante. A pessoa que indicou fica obrigada a escrever um texto justificando a indicação através da atuação do indicado no fórum e, se nada pesar contra no que diz respeito às responsabilidades do projeto, o coordenador geral fica obrigado a aceitar a indicação.

Fábio, modifiquei o texto tendo em vista a sua observação também.

Sobre o nome da tabela, refletindo um pouco, acho que o termo "tabela colorida" está além de dizer que é uma tabela cheia de cores, entendo que é um nome que sintetiza o que você escreveu mais o "layout" Tagmar.

De uma forma, eu acho que o Layout da tabela é uma identidade que a caracteriza como "Tagmar" , não?
Se for o caso, podemos criar um link explicando melhor, ou acrescentar numa revisão do manual de regras. Enfim, só para não tornar o texto demasiado longo.
#57 Fábio_CM Enviado : 03/10/13 08:09
Joao escreveu:
A) Núcleo do Sistema Tagmar: Princípio básico para construção ou resolução das estatísticas dos personagens. Consiste em :

Melhorou Feliz

Joao escreveu:
De uma forma, eu acho que o Layout da tabela é uma identidade que a caracteriza como "Tagmar" , não?

Pensando por este lado, somado a modificação do texto dos princípios, concordo com você. A tabela colorida, do meu ponto de vista, está para as regras assim como o mapa geral está para a ambientação: é o cartão de visitas.
Acho que o link para a página de FAQ (na tagmarpedia) ou uma explicação (no livro) para explicar a tabela colorida já estaria de bom tamanho.
#58 arabedoido77 Enviado : 03/10/13 09:00
(Pegando um tempinho de meu trabalho nômade para opinar)

Achei boa a ideia do Raven Vitrius sobre a indicação também. Realmente, dessa forma dá para evitar problemas e até mesmo ressentimentos entre os membros. Só vou fazer uma observação sobre uma outra colocação que foi feita sobre a quantidade de votos necessária para a aprovação.

Foi mencionado que o membro seria considerado herói com 50% +1 dos votos. No geral, esse é um engano comum quando falamos em maioria simples. Acho que seria melhor falarmos em mais de metade, ou como mencionei em outra discussão, usar apenas o termo maioria simples. Alguns podem achar preciosismo de minha parte, mas isso veio de uma explicação que foi dada anos atrás nas longínquas aulas de Direito Constitucional. Explico:

Suponhamos que tivéssemos uma votação e ao todo, houvesse 15 votantes.

Se formos considerar o 50% +1, teríamos o seguinte:

50% de 15, temos 7,5. Somando 1, ficaria 8,5. O problema é que não existe meio voto e pela regra definida, 8 não serviria, precisaria desse meio voto. Logo, se formos ser rigorosos com a regra, teríamos que subir para 9 votos.

Já se considerarmos a maioria simples como "mais da metade", aí sim bastariam 8 votos, pois 7 ainda não é metade mas 8x2 dá 16.

Claro que posso estar sendo chato e isso ser um detalhe menor, mas se pararmos para pensar, seria bom já prevenir um possível problema caso alguém questione o resultado de uma votação. É uma visão meio garantista, mas pode evitar problemas futuramente.
#59 Marcelo_Rodrigues Enviado : 03/10/13 09:21
Quanto aos "50%+1", basta trocar para "maior que 50%". Por exemplo, se forem 15 votos, 50% é 7,5, logo terão de ser 8 votos. Se for 14 votos, então é 8 também já que 50% é 7. Se form 16 então serão 9.

Mas voltando ao texto escrito pelo joão:

Citação:
2) O integrante ser indicado por um Herói de Tagmar por MP ao coordenador geral, ter o hank "Visconde" de participação, e não ter burlado nenhuma das e responsabilidades e direitos explicitas na estrutura do projeto.
No momento da indicação é necessário justificá-la -- através da atuação do indicado no fórum -- e não pesando nada contra no que diz respeito às responsabilidades do projeto, o coordenador geral fica obrigado a aceitar a indicação. Em caso de um impasse, aí se abrirá uma enquete para o aceite, exigindo 50%+1 da aprovação dos membros votantes.

Duas coisas:

1) não entendi se ao receber a indicação terão ou não votação. Ficou dúbio. Não seria melhor assim:

Citação:
O integrante deve ter o hank "Visconde" e ser indicado por um Herói de Tagmar por MP ao coordenador geral. O indicado não pode ter infringido nenhuma das e responsabilidades e direitos explicitas na estrutura do projeto.

No momento da indicação é necessário justificá-la (através da atuação do indicado no fórum). Não pesando nada contra no que diz respeito às responsabilidades do projeto, o coordenador geral fica obrigado a aceitar a indicação e uma votação deve ser aberta para que os Heróis do Tagmar. Para aprovação o indicado deverá ter mais de 50% dos votos.

2) Só acho que a diretriz deve apenas dizer que existe a posibilidade e no documento que descreve a estrutura do projeto é que se deve detalher este ponto. Assim acho que o texto ficaria melhor como:

Citação:
...No entanto, só terá direito a voto àquele que cumpri uma das condições:
1) o integrante que tiver que tenha concluído pelo menos uma tarefa em todas suas etapas, incluindo a sua oficialização. A única tarefa que mesmo concluída não concede o direito a voto é a de Ilustração.

2) O integrante que tenha sido indicado e aprovado (por votação) pelos Heróis de Tagmar.

Os detalhes sobre as votações são descritos no (colocar link)
#60 arabedoido77 Enviado : 03/10/13 09:31
Realmente, Marcelo. Também achei que sua ideia ficou melhor; "mais de 50%" fica perfeito.

Só uma observação, na segunda citação de sua postagem, acho que a frase ficou incompleta ou com um "que" a mais. Está (...) uma votação deve ser aberta para que os Heróis do Tagmar. Para aprovação (...)

O intenção era dizer que "uma votação será aberta para os Heróis do Tagmar", ou é intenção dizer que será aberta uma votação para que os Heróis de Tagmar façam algo?
Usuários visualizando este tópico
Guest (12)
4 Páginas <1234>
Ir para o Fórum